Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

22/03/2018 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Oportunista Azul

Não entendam isto como uma tentativa de ensinar alguém a ver futebol e a torcer pelo Cruzeiro, cada um vê como quer, cada um torce como quer ...

Quando criei este espaço (coluna na trilha denominada Torcedor Cibernético), a primeira coluna específica, publicada em 5 de junho de 2005 (isto mesmo, mais de 12 anos atrás !) trazia uma mensagem final que dizia mais ou menos assim:

´... Não entendam este espaço como uma tentativa de ensinar alguém a ver futebol e a torcer pelo Cruzeiro, cada um vê como quer, cada um torce como quer. Mas, para mostrarmos a face de um novo torcedor temos que ser mais atentos e fundamentados em fatos e não em opiniões … `

O PASSADO

Naquele momento, eu estava prevendo coisas ruins. Aquele ano me marcou muito pois perdemos uma sequência recorde de títulos oficiais. Mas o que eu prefira ficou pior. A torcida comemorou rebaixamento do adversário rural e tivemos temporadas muito ruins, como sermos a pior defesa de um brasileiro e a pior campanha depois de muitos anos. Tudo embalado pela inebriante Tríplice Coroa.

A maioria dos torcedores que me questionam não entenderam nada até hoje. Quando chamo parte da torcida de teleguiada, ciclotímicos e outros adjetivos desqualificantes, vestem a carapuça e partem para a agressão pessoal individual. Olham-se no espelho e vão à luta.

Continuam os mesmos.

O PRESENTE

A nova diretoria lançou promoções para captar novos Sócios do Futebol. Como nas atividades da diretoria anterior, sempre apresentamos nossa postura crítica para muitas destas ações. Nesta diretoria, temos um bloqueio (pessoal) que nem isto permitem.

Discordo de muitas ações que dão algum tipo de benefício para o novo associado e esquecem do associado raiz, aquele que se associou em 2009, antes da derrota na Libertadores e permaneceu, mesmo com a derrota, mesmo com a Arena do Jacaré e mesmo com os maus tratos e descumprimentos de acordos perpetrados pela Minas Arena e Cruzeiro.

É compreensível, cada um age de acordo com suas convicções e interesses.

Entretanto, fico assustado quando alguns cruzeirenses (talvez não sejam tanto assim !) que no passado escreveram até incitando o torcedor cruzeirense a NÃO se afiliar ao Programa Sócio do Futebol, que questionaram a lisura e transparência do programa (questionei, desde SEMPRE a falta de transparência) e agora, fazem um Sócio do Futebol mais barato (todos deveriam fazer de acordo com as suas capacidades !) e ficam fazendo proselitismo nas redes sociais da felicidade em poderem comprar um ´ingresso sem filas... ` e outras estultices típicas de torcedores de ocasião.

Fico em dúvida se este tipo de torcedor não está ganhando algum benefício pessoal por ficar propagando este tipo de felicidade em rede social. Será que eles mudaram a opinião que escreveram ou estão somente no bolso de alguém?

O FUTURO

Realmente, falar de torcedor não tem sido uma tarefa fácil. Tá complicado. Sofrer ameaça, velada ou direta, é fichinha. Ver cruzeirense que tinha um discurso correto e uma prática pouco coerente, mudar o discurso e passar a praticar coisas que condenava é deprimente. Ver cruzeirense abaixando as calças para a mídia que faz e acontece, desde o século passado, com o Cruzeiro e sua torcida, é deprimente.

Este post é um desabafo, uma explicação do que venho dizendo desde 2005, no mínimo, mas parece que o esporte preferido dos detratores é falar da minha pessoa. Pelo menos pararam (diminuíram muito) de escrever nos comentários e só enviam mensagens reservadas.

Não quero nenhum torcedor agindo como eu penso que deveria agir. Mas torcedores do Cruzeiro deveriam pensar e não ficarem pedindo que a mídia seja para os cruzeirenses e para o Cruzeiro como é para as frangas. Deveriam pensar que não é a melhor opção se equipararem às frangas.

Deixem de ser oportunistas e hipócritas.

Quem sabe, um dia, entendem o que estou escrevendo.

P.S. E para os que me enviam mensagens diretas dizendo que seria melhor que eu escrevesse isto tudo sem ´ofender` ou ´xingar`, eu digo. Por que vocês não fazem assim. Querem que eu passe o que penso com as palavras e os modos seus?
Acordem !!!


---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
11/10 - 07h59 [2 coment.]
Cruzeiro vence e conquista vantagem do empate na finalíssima  

10/10 - 08h14 [4 coment.]
Cruzeiro joga sua 8a final em busca do hexa na Copa do Brasil 

05/10 - 12h17 [11 coment.]
Cruzeiro é eliminado dentro do Mineirão em atuação complicada 

04/10 - 17h24 [4 coment.]
Cruzeiro x Boca Juniors: Duelo equilibrado de gigantes da América 

02/10 - 15h04 [4 coment.]
Ezequiel completa 50 jogos atuando pela Série A e comemora 

01/10 - 06h46 [1 coment.]
Marcelo Djian relata agressão de pessoal do Palmeiras no Pacaembu 

01/10 - 06h19 [3 coment.]
Cruzeiro perde para Palmeiras depois de 10 partidas invicto 

01/10 - 06h00 [4 coment.]
Apresentado ´novo` balanço e ´novas`notas de auditoria 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster