Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   NotŪcias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

12/02/2018 | Joao Duarte
FUTEBOL não é tênis...

√Č preciso fazer alguma coisa para reduzir o MIMIMI no futebol dos dias de hoje

Mundo Azul,


Reflex√£o acerca das comemora√ß√Ķes de jogadores em campo... - Antes que os tais POLITICAMENTE CORRETOS venham patrulhar o que se escreve √© necess√°rio se aceitar que o mundo mudou, que a intoler√Ęncia hoje atingiu n√≠veis absurdos e que tudo o que se faz em campo hoje √© registrado pelas c√Ęmeras, portanto virtudes e defeitos ser√£o mostrados.
Mas, é preciso se dizer que o futebol não é tênis, mas, além de ser um esporte de contato, é também aquele qual a habilidade, a imposição física, a imposição técnica e também a imposição psicológica são elementos a serem explorados.
Citei estas valências claramente presentes no tênis e que sempre fizeram parte do velho ludopédio.
Tamb√©m as comemora√ß√Ķes s√£o parte do espet√°culo em ambos os esportes. O tenista ao fazer uma passada no advers√°rio grita b(v)amos, come on, yes e segue o jogo. Tamb√©m √© normal quando o tenista devolve TODAS as bolas do advers√°rio, gritar e celebrar, com olhadas de soslaio como a dizer ao seu oponente, aqui n√£o, n√© ?
A torcida ao contr√°rio s√≥ pode se manifestar no intervalo entre os pontos, pois, a concentra√ß√£o faz parte deste esporte. O torcedor que se manifesta repetidas vezes na hora errada √© convidado a se retirar, embora na Copa Davis (competi√ß√£o entre na√ß√Ķes se tolere a coisa um pouco mais).
Pois bem, no futebol esta coisa da fala dentro de campo, do sarro, da imposição psicológica sempre existiu.
Em 16/02/1963, portanto h√° 55 anos, jogavam Santos x Vasco no Maracan√£, pelo torneio Rio-S√£o Paulo, o Vasco jogava um bol√£o e fez 2 x 0 no placar.
Os zagueiros Brito e Fontana infernizavam Pelé, perguntando um para o outro: cadê o Rei? Hoje o Rei não veio?...Ele apareceu do seu lado aí Fontana ? ... Aqui não...Acho que ele não veio ao Maraca... E riam um para o outro.
Pel√© conta sobre o jogo : Naquele dia, o Fontana e o Brito me encheram demais. Toda vez que a bola sa√≠a e eu ia buscar, um deles chutava mais longe, aproveitando que, naquela √©poca, n√£o havia tantos gandulas, depois, falavam: √Č crioulo, essa n√£o d√° mais‚Ķ
O jogo se aproximava do final e o tom do sarro ia aumentando. A√≠ Pel√© pega uma bola no meio, vem na for√ßa, passa por Brito, passa por Fontana e coloca com categoria nas redes vasca√≠nas. Eram 42 minutos da etapa final. Faltava pouco para o jogo terminar. Os beques vasca√≠nos fariam de tudo para a bola n√£o chegar a Pel√©. S√≥ que no tal de √ļltimo suspiro, a bola vai ao ataque e Toninho recebe √† fei√ß√£o para concluir, mas, fura a bola... O Vasco estava salvo, s√≥ que n√£o. Do nada aparece Pel√©, pega a sobra e empata o jogo. Corre at√© o fundo das redes, pega a bola, volta com um sorriso maroto no rosto, se vira para Fontana e diz assim. Toma, leva para tua m√£e. Diz que foi o Rei que mandou.
Imaginem a cena nos dias de hoje ?
Os jogadores do Vasco iriam correr atr√°s do Pel√© para tirar satisfa√ß√Ķes, o juiz iria dar cart√£o amarelo para o Pel√©, ocorreria o maior sururu no campo, mas, qual o que... Pel√© tomou e tirou sarro e depois do jogo, deu entrevista rindo do fato. E do outro lado, Fontana dizia que o crioulo tivera sorte. Sem ser acusado de racista. Isto √© futebol.
Os tempos s√£o outros, mas, o fato √© que h√° um limite para tanto MIMIMI. Estou enfastiado com estes ditos POLITICAMENTE CORRETOS que v√™em motivo incitador de viol√™ncia em qualquer frase dita. Qualquer coisa que se diga √© logo vista como ato racista, incitador de viol√™ncia, chamar algu√©m de apelido √© crime...para √ī...
Talvez seja por esta razão não aparecem mais Tostão, Pelé, Garrincha, Sabiá, Paulada, Gugu, Bibi, Fifi em campo... A moda agora é nome composto, dificultando o trabalho dos narradores (rs, rs, rs).
Agora não se pode chamar o adversário de Franga, Cocota, Craudete, Lourdinha, Codorna, nem de cachorrada (como o próprio Kalil falou de seus torcedores na véspera do jogo contra o Raja Casablanca em Marrocos), pois, isto soa agressivo aos torcedores atleticanos.
Mas, durante anos, chamaram o Raul de Wanderléia porque era louro e usou uma camisa amarela no gol do Cruzeiro, porque ele quebrou o paradigma do uso de camisa com cor diferente de preta, branca ou cinza. Chamavam os cruzeirenses de refrigerados porque a torcida do Cruzeiro assistia o jogo no local onde sempre havia sombra do Mineirão, mas, a conotação era de bicha, viado, fresco ou coisa que o valha. E dentro do campo, o troco era na bola.
Raul pegava tudo e nunca tomou gol de pênalti do Atlético-MG com bola rolando e foi campeão mineiro em 10 de 13 disputas que esteve no gol cruzeirense, este era o real motivo da raiva dos atleticanos contra ele.
As coisas que aconteciam no campo de futebol nos 90 minutos, lá dentro mesmo ficavam, por lá eram resolvidas. Hoje, com o advento da modernidade, não demora muito e vão mudar resultado de campo nos tribunais, tirando o foco da real motivação.
N√£o sou contra a modernidade, contra o VAR, mas, aquilo que acontecer no campo, que se resolva l√°. E h√° que se dar um basta nesta transfer√™ncia de responsabilidades. Este neg√≥cio de achar que qualquer a√ß√£o de um jogador dentro de campo, vira piv√ī para explos√£o de viol√™ncia na torcida √© algo insano.
Neste √ļltimo s√°bado, vimos a final da Ta√ßa Guanabara, ser realizada em Volta Redonda e para um p√ļblico rid√≠culo de 7 mil gatos pingados. O garoto Vin√≠cius Jr. fez um gola√ßo que decidia o t√≠tulo em favor de seu time e se lembrou da famosa comemora√ß√£o do Souza Caveir√£o com o choror√ī. A torcida do Flamengo mudou a letra de uma m√ļsica da torcida do Botafogo que dizia e ningu√©m cala este nosso amor... trocando amor por choror√ī ap√≥s uma conquista sobre os alvinegros.
Ora, coisa mais que normal, tipo fechei a tampa do caixão do adversário e agora podem chorar. Mas, não... O juiz lhe deu amarelo e os jogadores do Botafogo correram para tirar satisfação, para fazerem média com o seu torcedor, em arroubos de machismo indefensável.
Agora o Real Madri que pagou uma verdadeira fortuna pelo menino de 17 anos j√° cogita antecipar a sua volta a Madri com medo que algo possa acontecer com o rapaz. Um verdadeiro absurdo.
Pelo amor dos meus filhinhos, diria Silvio Luiz. Isto seria o maior atestado da imbecilidade que toma conta das coisas. √Č preciso combater este tipo de FOBIA. H√° uma verdadeira distor√ß√£o dos fatos e das coisas.
Se algum torcedor pratica ato violento, que ele seja identificado, punido exemplarmente, seja impedido de ver o seu time jogar, tendo que comparecer à delegacia e por lá ficar durante o jogo inteiro.
E se descumprir a lei que a pena seja aumentada, seja mais rigorosa, de forma que seja desestimulada a conduta errada.
E se atos de torcida ou de grupo de torcedores resultarem na morte ou les√Ķes corporais de qualquer pessoa, que estes sejam punidos exemplarmente.
As c√Ęmeras est√£o espalhadas pelas cidades, principalmente nas grandes cidades e identificar os baderneiros n√£o √© complicado.
O que precisa se fazer com urgência é modernizar as leis de forma que se crie uma legislação atualizada, um código civil revisado, considerando a evolução e uso das imagens como comprovação de culpa.
E que o futebol possa voltar aos bons tempos em que tirar sarro, incitar a rivalidade sadia, a provocação na hora certa seja feita e respeitada.
Do jeito que a coisa anda, vão acabar com a presença do torcedor nos estádios, vamos virar torcedores virtuais.
Ali√°s, o conceito j√° foi inaugurado pelo Atl√©tico-MG que no jogo contra a Caldense anunciou a presen√ßa de 17.536 pagantes, mas, o p√ļblico presente no est√°dio n√£o aparentava nem a metade deste n√ļmero.
Alguns dir√£o que este √© final das coisas, mas, eu serei sempre o sonhador que se lembra dos est√°dios lotados, com festa, com sarro, resenha e menos intoler√Ęncia. Por menos MIMIMI no futebol.

‚ėĽ As homenagens desta coluna hoje v√£o para: Evandro Oliveira, Jorge Schulman, Jorge Santana, Mauro Fran√ßa e Elias Guimar√£es; JP Anchieta, Wilson Fl√°vio e Clemenceau Jr.; Carlos H. C. Campos, Eliezer de Souza Matos e Dr. OLECRAM. E para t√©cnica desta Velha Guarda convoco Beth Makennel.

‚ėĽ E de Concei√ß√£o do Mato Dentro-MG : Vou homenagear os meus amigos da turma do Gin√°sio S√£o Francisco de 1973 (1¬™ parte) com Jos√© Renato de Rezende, Anderson Silva e Silva, Joaquim Luiz de Ara√ļjo Costa, Carlos Gomes da Silva (Vov√ī) e Estanislau Francisco Saldanha; Carlos Tomazzi, Celso Barros e Sebasti√£o Costa Silva; Bento Luiz Silva, Divino Jos√© Sim√Ķes e Geraldo Magela Louzada. E para treinador deste time convoco o mais experiente de todos Fl√°vio Martini Ribeiro (Lol√™).
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...T√£o Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia tambťm as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniűes e declaraÁűes aqui expressas s„o de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org n„o responde por nenhuma opini„o assinada.

ComentŠrios:  Clique aqui e faÁa seu comentŠrio sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 13-02-18 09h52min
Preclaro, JDuarte,
Quem bom que voc√™ escreveu no Cruzeiro.Org. Depois de muito tempo posso voltar a comentar sobre suas vis√Ķes se ser incomodado (quando comento o que voc√™ escreve em outros espa√ßos, as pessoas fazem ila√ß√Ķes e escrevem coisas est√ļpidas sobre a MINHA OPINI√ÉO, como se eu n√£o pudesse ter opini√£o diferente da sua, como voc√™ bem sabe que tenho)
Deixo ent√£o, seus leitores se deliciarem...
 pyxis | BHZ | 13-02-18 09h55min
... então (ainda não é sobre o SEU mimimi...

Tem um débil mental em um grupo de whatsapp (são muitos em muitos lugares), destes seguidores fiéis que você tem, que diz asneiras e que diz que você não participa do grupo ou parou de escrever no Cruzeiro.Org por minha causa... e que eu fico frustrado pelo povo não comentar minhas colunas ou não me elogiar...
Ele diz que você já falou isto para ele e outras pessoas.
Sem querer te confrontar, é isto mesmo?
 pyxis | BHZ | 13-02-18 09h57min
... agora sobre seu mimimi...
Concordo, futebol ficou muito chato... as coisas mudam... e as pessoas n√£o percebem...
Antigamente, só a mídia formal tinha poder de falar. Hoje a Internet mudou isto. E aqueles que, como acontece comigo, ousam ir na contra-mão do estabelecido, são cerceados. Pela mídia? Não, pelos idiotas torcedores que querem ouvir somente o que lhes agrada.
cont ...
 pyxis | BHZ | 13-02-18 10h01min
...
Voc√™ t√° certo na quest√£o do que est√£o fazendo com CRAQUES... mas quem come√ßa isto s√£o os pr√≥prios torcedores teleguiados... voc√™ mesmo faz isto... idolatra um Paulinho McLaren (S√ď UM EXEMPLO !!!) e ficam de mimimi quando a m√≠dia e as frangas fazem um 9a2 com Tardelli e Rocha...
Mas eu entendo... vocês (INCLUSIVE JD) que vivem da rivalidade rural, são assim mesmo.
Não sofro desta sociopatia. Não preciso de frangas e nem de cruzeirenses tapados dando audiência pessoal.
ABS !
 pyxis | BHZ | 13-02-18 10h03min
P.S. Você sabe o que penso... mas de qualquer forma...
Obrigado pela homenagem, citação e menção ao redor de tão ilustres cruzeirenses que um dia já discutiram FUTEBOL e CRUZEIRO apesar da minha opinião contrária, radical e fundamentada...
 pyxis | BHZ | 13-02-18 10h10min
Sobre Futebol e T√™nis IMNSHO, a analogia entre futebol e t√™nis √© muito ruim, eu diria que PODRE... FRACA... Se fosse com OUTRO esporte coletivo, basquete, por exemplo, onde temos atletas CRAQUES, como no futebol, na NBA, por exemplo, a m√≠dia e torcedores n√£o enchem o saco por jogadas sensacionais... pelo contr√°rio, passam a admirar... a exemplo do que jovens cruzeirenses fizeram com o Neymar... seriam exemplos mais adequados √† sua coluna e ojeriza por ¬īpoliticamente corretos`.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 15-02-18 22h12min
Querido hermano João, quem pudera ter a honra de ser homenageado por você. Muito obrigado pelo carinho sempre presente nas suas letras.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 15-02-18 22h20min
O futebol √© ainda o remanescente do p√£o e circo do capitalismo. E n√≥s estamos dentro, apesar de vivermos um circo mais sofisticado, mais cheio de TI que oculta a ignor√Ęncia. O circo hoje exige isso. Estou com voc√™: procuremos demonstrar que o circo √© isso, um escapismo das mazelas. (2)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 15-02-18 22h22min
Seu t√≠tulo √© feliz, e o campo de futebol sempre foi nosso desabafo interior. No fundo, pelo menos uma vez por semana a gente merece ser um cara pintada an√īnimo. rsrsrsrs
 Ronito | Marilia | 16-02-18 17h01min
Jo√£o, voc√™ foi muito feliz na sua coloca√ß√£o! O FUTEBOL est√° chato, a imprensa pegando no p√©, a torcidacada vez mais impaciente e at√© aqui nesse espa√ßo para troca de opini√Ķes, coment√°rios de torcedores e N√ÉO especialistas, analistas, estudiosos do futebol,est√° muito chato. N√£o bastasse a impopularidade de um, a baixa audi√™ncia e participa√ß√£o nas colunas e mat√©rias, agora temos que renovar essa senha toda semana. O site est√° perdendo o brilho e a gra√ßa! J√° foi muito bom e isso e uma pena!
 Ronito | Marilia | 16-02-18 17h05min
Se esse comentário não for excluído, espero que continue escrevendo por aqui... mas eu entendo o seu afastamento e os motivos que o fizeram perder essa graça! Os ataques são constantes! Educadamente, você leva na Boa, eu diria: vai arrumar uma namorada, vai se tratar, sai da minha aba, enfia os seus comentários num foguete e suma daqui. Hehehe.Tem algum outro lugar que você escreve?
 Ronito | Marilia | 16-02-18 17h09min
Só completando, o bizarro não tem a minha audiência, eu nem leio kkkkk... nunca terá, jamais será um influenciados digital! Fraco, fraquíssimo e mal educado. Alberto Rodrigues diria: terrível, terrível, bizonhamente terrivel
 guilopes | Taiobeiras | 16-02-18 21h26min
Olá João, boa noite. Parabéns pela 1ª coluna de 2018! Também gostaria de migrar para outro local que você publica com uma periodicidade maior. Só leio suas colunas aqui no Cruzeiro.org
 Pyxis | BHZ | 17-02-18 13h33min
Ronito, são beócios como você que fazem as coisas ficarem como estão...
√Č um al√≠vio ter a certeza de que o Jo√£o Duarte escreve para gente da sua estirpe. Basta ler o que voc√™ escreveu (para quem √© inteligente) e retirar o que foie escrito com o f√≠gado... sobre o que mesmo? LIXO! e v√īmito ! Excremento digital seria elogio !!!
Continue assim... e n√£o procrie !
 Pyxis | BHZ | 17-02-18 13h39min
GuiLopes,
O João Duarte escrevia, com maior frequência, no Blog do Torcedor do globoesporte.com ( http://globoesporte.globo.com/mg/blogs/especial-blog/torcedor-do-cruzeiro/post/despedida-do-blog.html ).
Como eles est√£o encerrando as atividades (nem imagino porque ! rsrs), talvez o Jo√£o Duarte opte por escrever com mais frequ√™ncia aqui neste espa√ßo que foi o PRIMEIRO a dar abertura para muita gente que hje se diz ¬īm√≠dia` e formador de opini√£o e n√£o nos respeitam
Vamos aguardar !!!
 Ronito | Marilia | 18-02-18 15h13min
Seria uma honra ter o Jo√£o como amigo e uma coluna especial direcionada para pessoas como eu! Mas, tem uma coisa que voc√™ ainda n√£o percebeu.... O Jo√£o escreve para todos, veja a participa√ß√£o em suas colunas! Tenho certeza que uma publica√ß√£o por semana, resgatar√° a audi√™ncia desse site. Coisa que voc√™ n√£o consegue! √Č deprimente escrever dois mega textos, achando que vai arrebentar na audi√™ncia e receber 3 coment√°rios. 1 da Celeste, 1 do webmaster e outro do pr√≥prio autor da coluna. Kkkkkkkkkkkkk
 Ronito | Marilia | 18-02-18 15h16min
Acorda pra vida! Seu lugar n√£o √© em um site de relacionamento e participa√ß√Ķes. Contente-se em copiar e colar as reportagens e solicitar nova senha dos usu√°rios. Isso certamente deve te alegrar.
 Pyxis | BHZ | 21-02-18 10h06min
Ronito,
Deixa eu tentar te explicar uma coisa (se você não entender peça alguém semi-alfabetizado para te explicar).
Tenho atividades profissionais que me tomam muito tempo e por vezes, reconheço, que negligencio algumas coisas do Cruzeiro.Org e Outros portais que administro.
Sociopatas que se preocupam com a minha pessoa e que n√£o tem capacidade de entender nenhum conte√ļdo que escrevo s√£o como voc√™...
Orgulho-e de ter tratado com alguns como faço com você... Eles evoluíram...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 NotŪcias   
22/07 - 12h56 [0 coment.]
Cruzeiro recebe Atl√©tico (PR) pela 14a rodada do Brasileiro¬ī18 

21/07 - 07h14 [1 coment.]
Cruzeiro ter√° doze confrontos dif√≠ceis nos pr√≥ximos 40 dias 

20/07 - 10h24 [0 coment.]
Mano perde dupla de volantes para confronto ante o Atl√©tico-PR 

20/07 - 09h17 [0 coment.]
L√©o e Robinho alcan√ßam marcas expressivas atuando pelo Cruzeiro 

20/07 - 08h52 [0 coment.]
De Arrascaeta se diz orgulhoso por fazer hist√≥ria no Cruzeiro 

20/07 - 07h04 [1 coment.]
Cruzeiro joga bem e quebra sequ√™ncia de partidas sem vit√≥ria 

20/07 - 06h58 [0 coment.]
Sub 20 vence Vit√≥ria no Brasileiro da categoria dentro do Mineir√£o 

19/07 - 18h45 [0 coment.]
Sub 17 empata com Atl√©tico-GO na segunda rodada da Ta√ßa BH 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Orgģ 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster