Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

16/03/2006 | Voz da Arquibancada
Amor Cruzeirense

Por Marco Emilio Guimarães

Começo este texto exaltando a grande felicidade que é ser cruzeirense.

Assim como muitos pelo mundo afora, não tenho a felicidade de morar na cidade do meu time do coração.

Ainda pequeno, aos 2 anos de idade, no final dos anos 60, me mudei com minha família para a "longínqua" (na época) Curitiba.

Nem é preciso dizer que durante as décadas de 70, 80 e 90 (até o início do advento da Internet) era dificílimo obter notícias do Cruzeiro fora de Minas Gerais. Somente podia ver alguns gols aos domingos no Fantástico e algumas vezes no Globo Esporte e só.

Quando ia a Minas em férias, geralmente era no período de Natal e Ano Novo, quando o futebol já estava parado.

Mesmo assim, desde os 9 anos de idade, quando comecei a me interessar mais por futebol, me "apaixonei" pelo Cruzeiro. Isto não foi fácil, pois meu pai era (e ainda é) um torcedor ferrenho do Atlético Mineiro.

Apesar de todas as adversidades, a paixão somente aumentou com o passar dos anos. Hoje graças ao "mundo virtual" posso "viajar" por todos o sites esportivos e buscar informações sobre meu querido clube.

Tenho a felicidade de ter um filho de 13 anos que "contaminei" com a paixão pelo Cruzeiro. Desde que ele era bebê já tratei de comprar camisa, bola, bandeira, boné e tudo mais com as cores celestes. Ele é meu companheiro de arquibancada, quando nosso time joga aqui, e de sofá, para assistir aos jogos na TV.

Sempre juntos nas alegrias (Copas do Brasil 1996/2000/2003 e Brasileiro 2003) e nas tristezas 2004 e 2005. Até minha esposa, que não gosta de futebol também acabou cedendo e hoje torce pelo glorioso.

Por isto às vezes me pergunto se é possível medir o amor de um torcedor pelo seu time. Seria mais torcedor aquele que vai a todos os jogos, mesmo que somente para xingar o time, ou aquele que como eu, sofre para acompanhar a distância o time do coração?

Acho que a resposta é que ambos são igualmente torcedores e cada um a sua maneira, ama seu time.

Torço para que neste 2006 tenhamos muito mais alegrias do que tristezas e voltemos a ver de novo nossas cores e nosso hino mostrados por todo o Brasil.

Um grande abraço a todos,

Marco Emilio Guimarães

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 jeronimo | Rio de Janeiro | 16-03-06 17h08min
Caro Marco Emílio Guimarães, não tem mesmo como quantificar nem comparar com outros torcedores este amor pelo time que escolhemos para torcer, que às vezes beira até a irracionalidade, de tal forma que as pessoas desprovidas desta paixão clubística não conseguem nem entender. As vezes eu mesmo não entendo como posso sofrer e gostar tanto deste clube chamado Cruzeiro Esporte Clube. A paixão é tanta que nos transformamos neste vírus que quer (cont.)
 ROGÉRIO | BH | 16-03-06 17h09min
PREZADO MARCO EMÍLIO, ACHO QUE SUA PAIXÃO PELO CRUZEIRO É COMPARTILHADA POR TODOS NÓS (+/- 10.000.000,00 DE TORCEDORES PELO BRASIL) E SÓ NÓS SABEMOS COMO É BOM SER CRUZEIRENSE E SER RESPEITADO EM QUALQUER CANTO DESTE BRASILZÃO. SE A GLOBO DESSE O DEVIDO VALOR AO CRUZEIRO, NÃO FICARÍAMOS DEVENDO NADA A FLAMENGO E CORINTHIANS. PARABÉNS POR VOCÊ E SEU FILHO SEREM CRUZEIRENSES, MESMO VIVENDO LONGE DAS GERAIS. NÓS SOMOS FELIZES...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 16-03-06 17h09min
contaminar a todos que nos cercam, com a nossa doença, começamos pelos filhos, passando pelos sobrinhos, e chegando as pessoas de nosso convívio. Isto é muito bom, pois quantos mais contaminarmos, mas fortes seremos, pois como sempre digo, a torcida é o maior patrimônio de um clube, sendo por conta de seu tamanho que o clube recebe mais ou menos investimentos. Um abraço.
 Cruzeiro...bh | Belo Horizonte | 16-03-06 17h41min
Parabéns pelo texto, mostrou o sentimento de todos da maior e mais apaixonada torcida de Minas ( por enquanto ), em breve do Brasil
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 16-03-06 18h11min
Parabéns Marco, faço minhas suas palavras pois sou mais um que torce de longe! Meu Saudoso Pai, que acompahava os jogos pelo rádio, claro! Veja só: Era mineiro, porém torcia para o Fluminense e em 1965, o Mesmo resolveu tentar a vida na nova capital e trouxe-nos com malas e cuias. Em 1970, com meus 12 anos e ainda sem time para torcer, observei bem os canarinhos de ouro que trariam a taça do méxico e sabendo onde alguns jogavam (Tostão,D.Lopes e Piazza), daí a paixão celeste, ganhou meu coração.
 alex | São Paulo | 16-03-06 21h54min
Como vai Marcos, minha vida de cruzeirense se perece com a sua, além de fazer o que você fazia para saber do CRUZEIRO, eu tambem colecionava a revista semanal ,na época, Placar e ainda enchia o saco dos parentes de Minas,de visita. Até pouco tempo eu tinha as revistas mas como eram na maioria dos anos 80, nossa pior década, eu as joguei fora. Realmente a distância e o tempo nada podem fazer para destruir o amor do cruzeirense. Abraços, Alex.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 17-03-06 15h29min
SR. COLUNISTA E SRS. ARQUINAUTAS, Permitam-me aproveitar êste espaço para que mesmo longe de Belo Horizonte, incentive uma campanha pedindo consideração e reconhecimento pelos dirigentes do Cruzeiro, solicitando encarecidamente uma colocação no quadro de funcionários da instituição, para o nosso ÍDOLO 10 DIRCEU LOPES. Pois tristemente, chegou-me ao conhecimento e de outros torcedores celestes, notícias da real situação financeira, que ora encontra-se o mesmo...*Saudações Celestes***
 BETH MAKENNEL | Belo Horizonte | 17-03-06 17h54min
É ISTO AI GALERA CELESTE. TORCER DE PAIXÃO PELO CRUZEIRO E MOSTRAR AO MUNDO INTEIRO QUE O TORCEDOR CRUZEIRENSE AMA COM FERVOR E INTENSAMENTE NOSSO QUERIDO CRUZEIRO. LEMBRANDO MEU CONTERRÂNEO ITABIRANO; CARLOS DRUMONDO ANDRADE ;FAÇO UMA PARÓDIA DE SUA LINDA POESIA S/NOSSA TERRA; " É COMO QUE UM DESTINO... SER SE CRUZEIRENSE PARA TODA A VIDA... " E, O MEU DESTINO É SER CRUZEIRENSE, ETERNAMENTE, EXTREMAMENTE,AZUL E BRANCO É A COR DESTA PAIXÃO... CRUZEIRO ESPORTE CLUBE MORA NO MEU CORAÇÃO.
 teceart | Governador Valadares | 20-03-06 12h55min
Copasa pressiona cliente a tirar aparelho Estatal ameaça com corte de água casas e prédios que instalaram eliminadores de ar nos encanamentos. Lei de 1997 obriga a própria empresa a fornecer este equipamento
 teceart | Governador Valadares | 20-03-06 12h53min
Telefone fixo pré-pago é direito de todos Operadora é obrigada a oferecer a opção aos assinantes, sem distinção, segundo determina a agência reguladora. Cliente que tiver pedido de migração de plano negado, pode denunciar
 LLG | Não definido | 18-03-06 12h17min
Está faltando ao Cruzeiro mostrar que não é o melhor só no papel, está faltando jogar como vencedor, impondo respeito com futebol de time grande. Os jogadores estão achando que vão ganhar jogos com o nome que tem, eu ja vi esse filme, foi em 2005.Abraço a todos!
 teceart | Governador Valadares | 20-03-06 12h58min
EM DEFESA DO CONSUMIDOR Empresas insistem em pôr água no frango Relatório do Ministério da Agricultura lista 16 fornecedores autuados por ultrapassar a quantidade permitida de líquido no produto congelado. Donas-de-casa sugerem boicote
 teceart | Governador Valadares | 20-03-06 13h11min
É MUITO ESTRANHO..... O LINK DA RADIO INCONFIDÊNCIA (WWW.INCONFIDÊNCIA.COM.BR), QUANDO CLICO EM AO VIVO, PARA OUVIR OS JOGOS DO CRUZEIRO, FICA TRAVANDO DIRETO. MEU CUNHADO , QUE MORA LÁ NOS USA, TB RECLAMA A MESMA COISA. SERÁ QUE ESTÁ HAVENDO ALGUMA PILANTRAGEM DE ALGUM CONCORRENTE CONTRA A RÁDIO INCONFIDÊNCIA ? É BOM QUE SEJA VERIFICADO ISTO.
 susy 5 estrelas | Manaus | 20-03-06 13h30min
TENHO QUE CONCORDAR COM VC,É UM AMOR REALMENTE INESPLICAVEL!!!ESSE AZUL CONTAGIA DE UMA FORMA TÃO INTENSA QUE NOS FAZER CHORAR E SORRIR AO MESMO TEMPO!!!AGORA QUE FAÇO PARTE DA FAMILIA SANGUE AZUL E FUI NOMEADA COMO MANAUARA ESTRELADA ESSA PAIXÃO AUMENTOU AINDA MAIS!!!PARABENS PELA COLUNA,BJUS.SUSY;MANAUS.AM
 som da musica | Belo Horizonte | 21-03-06 16h10min
É OBRIGAÇÃO DO CRUZEIRO VENCER O CLÁSSICO DE DOMINGO. SE É QUE PODE SER CONSIDERADO UM CLÁSSICO. JÁ FOI. HOJE, O GRANDE CLÁSSICO MINEIRO É CRUZEIRO X IPATINGA. O GALO JÁ ERA. MAIS FALIDO DO QUE O GALO, SÓ MESMO A REDE GLOBO DE TELEVISÃO. UM ABRAÇO PARA TODOS.
 patriciafegarcia | Não definido | 30-03-06 09h23min
MEU AMOR PELO CRUZEIRO VEM DE FAMÍLIA, MEU TATARAVÔERA ITALIANO E QUANDO CHEGOU AQUI SE APAIXONOU PELAS CORES CELESTES! E O AMOR FOI SE ESTENDENDO POR TODA A FAMÍLIA, EU ATÉ DEMOREI UM POUCO MAS DEPOIS DO BRASILEIRÃO EM 2003 A PAIXÃO SE REVELOU E ATÉ HOJE EU SOU RAPOSA FANÁÁÁÁTICA!!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/07 - 07h14 [1 coment.]
Cruzeiro terá doze confrontos difíceis nos próximos 40 dias 

20/07 - 10h24 [0 coment.]
Mano perde dupla de volantes para confronto ante o Atlético-PR 

20/07 - 09h17 [0 coment.]
Léo e Robinho alcançam marcas expressivas atuando pelo Cruzeiro 

20/07 - 08h52 [0 coment.]
De Arrascaeta se diz orgulhoso por fazer história no Cruzeiro 

20/07 - 07h04 [1 coment.]
Cruzeiro joga bem e quebra sequência de partidas sem vitória 

20/07 - 06h58 [0 coment.]
Sub 20 vence Vitória no Brasileiro da categoria dentro do Mineirão 

19/07 - 18h45 [0 coment.]
Sub 17 empata com Atlético-GO na segunda rodada da Taça BH 

19/07 - 07h32 [0 coment.]
Cruzeiro enfrenta América-MG em busca de recuperação no Br´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster