Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

16/03/2006 | Voz da Arquibancada
Amor Cruzeirense

Por Marco Emilio Guimarães

Começo este texto exaltando a grande felicidade que é ser cruzeirense.

Assim como muitos pelo mundo afora, não tenho a felicidade de morar na cidade do meu time do coração.

Ainda pequeno, aos 2 anos de idade, no final dos anos 60, me mudei com minha família para a "longínqua" (na época) Curitiba.

Nem é preciso dizer que durante as décadas de 70, 80 e 90 (até o início do advento da Internet) era dificílimo obter notícias do Cruzeiro fora de Minas Gerais. Somente podia ver alguns gols aos domingos no Fantástico e algumas vezes no Globo Esporte e só.

Quando ia a Minas em férias, geralmente era no período de Natal e Ano Novo, quando o futebol já estava parado.

Mesmo assim, desde os 9 anos de idade, quando comecei a me interessar mais por futebol, me "apaixonei" pelo Cruzeiro. Isto não foi fácil, pois meu pai era (e ainda é) um torcedor ferrenho do Atlético Mineiro.

Apesar de todas as adversidades, a paixão somente aumentou com o passar dos anos. Hoje graças ao "mundo virtual" posso "viajar" por todos o sites esportivos e buscar informações sobre meu querido clube.

Tenho a felicidade de ter um filho de 13 anos que "contaminei" com a paixão pelo Cruzeiro. Desde que ele era bebê já tratei de comprar camisa, bola, bandeira, boné e tudo mais com as cores celestes. Ele é meu companheiro de arquibancada, quando nosso time joga aqui, e de sofá, para assistir aos jogos na TV.

Sempre juntos nas alegrias (Copas do Brasil 1996/2000/2003 e Brasileiro 2003) e nas tristezas 2004 e 2005. Até minha esposa, que não gosta de futebol também acabou cedendo e hoje torce pelo glorioso.

Por isto às vezes me pergunto se é possível medir o amor de um torcedor pelo seu time. Seria mais torcedor aquele que vai a todos os jogos, mesmo que somente para xingar o time, ou aquele que como eu, sofre para acompanhar a distância o time do coração?

Acho que a resposta é que ambos são igualmente torcedores e cada um a sua maneira, ama seu time.

Torço para que neste 2006 tenhamos muito mais alegrias do que tristezas e voltemos a ver de novo nossas cores e nosso hino mostrados por todo o Brasil.

Um grande abraço a todos,

Marco Emilio Guimarães

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 jeronimo | Rio de Janeiro | 16-03-06 17h08min
Caro Marco Emílio Guimarães, não tem mesmo como quantificar nem comparar com outros torcedores este amor pelo time que escolhemos para torcer, que às vezes beira até a irracionalidade, de tal forma que as pessoas desprovidas desta paixão clubística não conseguem nem entender. As vezes eu mesmo não entendo como posso sofrer e gostar tanto deste clube chamado Cruzeiro Esporte Clube. A paixão é tanta que nos transformamos neste vírus que quer (cont.)
 ROGÉRIO | BH | 16-03-06 17h09min
PREZADO MARCO EMÍLIO, ACHO QUE SUA PAIXÃO PELO CRUZEIRO É COMPARTILHADA POR TODOS NÓS (+/- 10.000.000,00 DE TORCEDORES PELO BRASIL) E SÓ NÓS SABEMOS COMO É BOM SER CRUZEIRENSE E SER RESPEITADO EM QUALQUER CANTO DESTE BRASILZÃO. SE A GLOBO DESSE O DEVIDO VALOR AO CRUZEIRO, NÃO FICARÍAMOS DEVENDO NADA A FLAMENGO E CORINTHIANS. PARABÉNS POR VOCÊ E SEU FILHO SEREM CRUZEIRENSES, MESMO VIVENDO LONGE DAS GERAIS. NÓS SOMOS FELIZES...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 16-03-06 17h09min
contaminar a todos que nos cercam, com a nossa doença, começamos pelos filhos, passando pelos sobrinhos, e chegando as pessoas de nosso convívio. Isto é muito bom, pois quantos mais contaminarmos, mas fortes seremos, pois como sempre digo, a torcida é o maior patrimônio de um clube, sendo por conta de seu tamanho que o clube recebe mais ou menos investimentos. Um abraço.
 Cruzeiro...bh | Belo Horizonte | 16-03-06 17h41min
Parabéns pelo texto, mostrou o sentimento de todos da maior e mais apaixonada torcida de Minas ( por enquanto ), em breve do Brasil
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 16-03-06 18h11min
Parabéns Marco, faço minhas suas palavras pois sou mais um que torce de longe! Meu Saudoso Pai, que acompahava os jogos pelo rádio, claro! Veja só: Era mineiro, porém torcia para o Fluminense e em 1965, o Mesmo resolveu tentar a vida na nova capital e trouxe-nos com malas e cuias. Em 1970, com meus 12 anos e ainda sem time para torcer, observei bem os canarinhos de ouro que trariam a taça do méxico e sabendo onde alguns jogavam (Tostão,D.Lopes e Piazza), daí a paixão celeste, ganhou meu coração.
 alex | São Paulo | 16-03-06 21h54min
Como vai Marcos, minha vida de cruzeirense se perece com a sua, além de fazer o que você fazia para saber do CRUZEIRO, eu tambem colecionava a revista semanal ,na época, Placar e ainda enchia o saco dos parentes de Minas,de visita. Até pouco tempo eu tinha as revistas mas como eram na maioria dos anos 80, nossa pior década, eu as joguei fora. Realmente a distância e o tempo nada podem fazer para destruir o amor do cruzeirense. Abraços, Alex.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 17-03-06 15h29min
SR. COLUNISTA E SRS. ARQUINAUTAS, Permitam-me aproveitar êste espaço para que mesmo longe de Belo Horizonte, incentive uma campanha pedindo consideração e reconhecimento pelos dirigentes do Cruzeiro, solicitando encarecidamente uma colocação no quadro de funcionários da instituição, para o nosso ÍDOLO 10 DIRCEU LOPES. Pois tristemente, chegou-me ao conhecimento e de outros torcedores celestes, notícias da real situação financeira, que ora encontra-se o mesmo...*Saudações Celestes***
 BETH MAKENNEL | Belo Horizonte | 17-03-06 17h54min
É ISTO AI GALERA CELESTE. TORCER DE PAIXÃO PELO CRUZEIRO E MOSTRAR AO MUNDO INTEIRO QUE O TORCEDOR CRUZEIRENSE AMA COM FERVOR E INTENSAMENTE NOSSO QUERIDO CRUZEIRO. LEMBRANDO MEU CONTERRÂNEO ITABIRANO; CARLOS DRUMONDO ANDRADE ;FAÇO UMA PARÓDIA DE SUA LINDA POESIA S/NOSSA TERRA; " É COMO QUE UM DESTINO... SER SE CRUZEIRENSE PARA TODA A VIDA... " E, O MEU DESTINO É SER CRUZEIRENSE, ETERNAMENTE, EXTREMAMENTE,AZUL E BRANCO É A COR DESTA PAIXÃO... CRUZEIRO ESPORTE CLUBE MORA NO MEU CORAÇÃO.
 teceart | Governador Valadares | 20-03-06 12h55min
Copasa pressiona cliente a tirar aparelho Estatal ameaça com corte de água casas e prédios que instalaram eliminadores de ar nos encanamentos. Lei de 1997 obriga a própria empresa a fornecer este equipamento
 teceart | Governador Valadares | 20-03-06 12h53min
Telefone fixo pré-pago é direito de todos Operadora é obrigada a oferecer a opção aos assinantes, sem distinção, segundo determina a agência reguladora. Cliente que tiver pedido de migração de plano negado, pode denunciar
 LLG | Não definido | 18-03-06 12h17min
Está faltando ao Cruzeiro mostrar que não é o melhor só no papel, está faltando jogar como vencedor, impondo respeito com futebol de time grande. Os jogadores estão achando que vão ganhar jogos com o nome que tem, eu ja vi esse filme, foi em 2005.Abraço a todos!
 teceart | Governador Valadares | 20-03-06 12h58min
EM DEFESA DO CONSUMIDOR Empresas insistem em pôr água no frango Relatório do Ministério da Agricultura lista 16 fornecedores autuados por ultrapassar a quantidade permitida de líquido no produto congelado. Donas-de-casa sugerem boicote
 teceart | Governador Valadares | 20-03-06 13h11min
É MUITO ESTRANHO..... O LINK DA RADIO INCONFIDÊNCIA (WWW.INCONFIDÊNCIA.COM.BR), QUANDO CLICO EM AO VIVO, PARA OUVIR OS JOGOS DO CRUZEIRO, FICA TRAVANDO DIRETO. MEU CUNHADO , QUE MORA LÁ NOS USA, TB RECLAMA A MESMA COISA. SERÁ QUE ESTÁ HAVENDO ALGUMA PILANTRAGEM DE ALGUM CONCORRENTE CONTRA A RÁDIO INCONFIDÊNCIA ? É BOM QUE SEJA VERIFICADO ISTO.
 susy 5 estrelas | Manaus | 20-03-06 13h30min
TENHO QUE CONCORDAR COM VC,É UM AMOR REALMENTE INESPLICAVEL!!!ESSE AZUL CONTAGIA DE UMA FORMA TÃO INTENSA QUE NOS FAZER CHORAR E SORRIR AO MESMO TEMPO!!!AGORA QUE FAÇO PARTE DA FAMILIA SANGUE AZUL E FUI NOMEADA COMO MANAUARA ESTRELADA ESSA PAIXÃO AUMENTOU AINDA MAIS!!!PARABENS PELA COLUNA,BJUS.SUSY;MANAUS.AM
 som da musica | Belo Horizonte | 21-03-06 16h10min
É OBRIGAÇÃO DO CRUZEIRO VENCER O CLÁSSICO DE DOMINGO. SE É QUE PODE SER CONSIDERADO UM CLÁSSICO. JÁ FOI. HOJE, O GRANDE CLÁSSICO MINEIRO É CRUZEIRO X IPATINGA. O GALO JÁ ERA. MAIS FALIDO DO QUE O GALO, SÓ MESMO A REDE GLOBO DE TELEVISÃO. UM ABRAÇO PARA TODOS.
 patriciafegarcia | Não definido | 30-03-06 09h23min
MEU AMOR PELO CRUZEIRO VEM DE FAMÍLIA, MEU TATARAVÔERA ITALIANO E QUANDO CHEGOU AQUI SE APAIXONOU PELAS CORES CELESTES! E O AMOR FOI SE ESTENDENDO POR TODA A FAMÍLIA, EU ATÉ DEMOREI UM POUCO MAS DEPOIS DO BRASILEIRÃO EM 2003 A PAIXÃO SE REVELOU E ATÉ HOJE EU SOU RAPOSA FANÁÁÁÁTICA!!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster