Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

20/12/2017 | Voz da Arquibancada
Papai Noel, meu elenco, por favor

Por Felipe Cardoso (CLIQUE AQUI para ler e comentar) ...




Quando termina a temporada, é um Deus nos acuda. A temporada de boatos, empresários e agentes de jogadores querendo melhorar salários e trocar de time (só assim eles ganham mais) é um absurdo. Os repórteres são ´estimulados` a publicarem boatos como se fosse notícia. E tem dirigente que fica na obrigação de responder aos repórteres para que a torcida fique saciada na suas expectativas.

Neste sentido, é muito ruim quando vemos um jogador ser especulado para nosso time e, na semana seguinte, é contratado pelo rival.

Escrevo este texto a partir de uma provocação feita no Blog Páginas Heroicas Digitais, do Jorge Santana, que pedia opiniões sobre o tal ´camisa 9` e onde a dinâmica é diferente e não permite que o texto e as minhas ideias sejam mais permanentes e abertas ao debate.

A seguir coloco as minhas impressões para o elenco na temporada de 2018.


GOLEIROS

Atuais: Fábio, Rafael, França, Lucão, Élisson (término empréstimo Vila Nova e de seu contrato), Georgemy (término empréstimo Vitória Guimarães), Alan (término empréstimo Londrina). Base: Jonathan, Eudes, Brazão.

Proposta: Liberar Alan (contrato até Jun18), emprestar Lucão e França pra terem a oportunidade de jogar. Não renovaria com o Élisson. Ficariam em 2018: Fábio, Rafael e Georgemy, Jonathan, Eudes, Brazão.


LATERAIS DIREITOS

Atuais: Lennon, Ezequiel, Galhardo. Base: Lucas Soares, Gabriel Ribeiro, Vitinho.

Proposta: Emprestar Lennon. Incorporar Kevin (fim do empréstimo ao Guarani em Dez17) e ao contrário do que foi feito, renovaria com o Galhardo. Como não foi renovado precisamos de mais uma opção e a primeira seria Bustos de 21 anos e enorme potencial.

Sugeridos: Gastón Silva (Independente, beque e lateral da seleção uruguaia), Bustos (Independiente), Arnaldo (Botafogo) e Eduardo (Bahia).

Observações: Deve-se confiar na recuperação pós lesão de Ezequiel e no deslocamento de Romero que parece cada vez melhor na função.

Ficariam em 2018: Kevin, Ezequiel, + 1 contratado, Lucas Soares, Gabriel Ribeiro e Vitinho.


BEQUES

Atuais: Dedé, Leo, Manoel, Fabruno, Murilo, Arthur, Grolli, Digão. Base: Patrick, Cacá, Rissi, Bolgado, Ronaldo

Proposta: Incorporar Fabruno, liberar Grolli (contrato até Fev18), retornar Arthur pra base. Não vejo razão pra gastar neste setor.

Ficariam em 2018: Dedé, Leo, Manoel, Fabruno, Murilo, Digão, Patrick, Arthur, Cacá, Rissi, Bolgado, Ronaldo.


LATERAIS ESQUERDOS

Atuais: Egídio, Bryan, Mena, Edimar (vendido), Vançan, Breno Lopes, Pará. Base: Raphinha, Victor Luiz

Proposta: Venda de Edimar ao SPFC sem desconto lamentavelmente concedido (contrato até Jun18), reemprestar Breno Lopes (contrato até Set19) e reemprestar ou negociar Mena assim como Daniel e incorporar Pará. Manter Victor Luiz na base e pra amadurecimento.

Sugeridos: Romário (Ceará), Ian Escobar (Talleres), Capa (Avaí), Dalbert (ex-Nice, sem espaço na Internazionale), Fernando Marçal (Lyon, ex-Grêmio, que pouco jogou nesta temporada) e Guilherme Siqueira (sem clube)

Observação: Bryan ganhou confiança e fez um ano melhor. Pará tem muito potencial.

Ficariam em 2018: Egídio, Bryan, Pará, Raphinha e Victor Luiz.


VOLANTES

Atuais: Henrique, Romero, Cabral, Willians, Lucas, Nonoca, Bramires, Eurico, Uillian Correia, Hudson. Base: Vander, Zé Gabriel, Natan, Eduardo, Márcio.

Proposta: Não renovaria com Willians (contrato até Fev18), renovar empréstimo Lucas Silva (encerra em Jun18), reemprestar Ramires (empréstimo ao Moreirense até Jun18) e Uillian Correia (contrato até Ago19, com fim do empréstimo ao Vitória em Dez17), incorporar Eurico. Manteria Vander por mais um ano na base pra amadurecimento.

Sugeridos: Hudson ficaria somente em troca de jogadores negociáveis. Não investiria. Se sair: Martín Rodriguez (ex-Colo Colo, que não é titular no Cruz Azul. Vi jogar e me impressionou pela qualidade técnica pra sair jogando e bom posicionamento. Pode ser terceiro volante, alternativa ao Robinho), Thiago Maia (Lille, ex-Santos, que está sem espaço com Bielsa), Wendel (Flu, afastado por Abel ao longo de 17 e reincorporado posteriormente), Jean (Corinthians, emprestado ao Vasco), Cecchini (Ex-Banfield, sem espaço no Malaga) e Nilton (Vissel Kobe, ex-Cruzeiro).

Apostaria em jogador jovem, com possibilidade de crescimento. Exceção seria Nilton, porque agrega a bola aérea do Hudson. Se não renovar o empréstimo do Lucas, tentaria dois dos citados.

Ficariam em 2018: Henrique, Romero, Cabral, Lucas, Nonoca, Eurico, Martín Rodriguez (ou Wendel ou Maia ou Jean ou Cecchini ou Nilton), Vander, Zé Gabriel, Natan, Eduardo e Márcio.


MEIAS

Atuais: Robinho, Arrascaeta, Rafinha, Alex, Alisson, Elber, Neves, Marques, Neves, Messidoro, Andrey, Caíque, Allano, Dudu, Latorre, Xavier. Base: Alesson, Nickson, Paulinho, Thonny, Matheus, Cesinha, Pardal.

Proposta: Emprestar Alex, Latorre, Caíque (reempréstimo ao Criciuma ou a outro clube. Vínculo até Jun18), Allano (reempréstimo ao Estoril ou a outro clube. Vínculo até Jun18), Dudu (reempréstimo ao Kashima Reysol ou a outro clube. Vínculo até Dez17) , Xavier (reempréstimo ao Nagoya Grampus ou a outro clube. Vínculo até Jun18). Todos fizeram boa temporada. Incorporaria Andrey pelo bom desempenho no Tupi e subiria Thonny Anderson e trazeria mais um jogador especialmente se negociasse para oxigenar o elenco.

Sugeridos: meia com característica de volante, que jogue pela direita, pra disputar posição com Robinho e Rafinha ou de Meia Atacante que jogue pela esquerda e ajuda na recomposição sendo opção ao Alisson. Martín Rodriguez (Cruz Azul, ex-Colo Colo), Mancuello (Fla), Reynoso (Talleres, afastado por indisciplina, perdeu mercado na Europa, mas voltou a jogar bem), Renatinho (Paraná, cujo empresário é próximo ao Cruzeiro e foi o melhor da série B 17), Gudiño (San Lorenzo, ex-Rafaela, que tem sido pouco aproveitado), Mateus Vital (Vasco) e Raphael Veiga (sem espaço no Palmeiras) e Juan Quintero (Independente Medellín em 17, melhor jogador em atividade do futebol colombiano - 24 anos e sem espaço no Porto de onde tb não deve ficar em 18. Apesar de ser canhoto joga em todo campo e ajuda na recomposição), Kenedy (Ex Flu e sem jogar no Chelsea que faz a meia esquerda e tb a lateral esquerda ajudando muito na recomposição), Gabriel Boschilia (Retornou da Bélgica ao Mônaco em recondicionamento físico pós lesão de LCA em joelho direito), Pablo Aránguiz (Union Española -Chile. Melhor jogador sub 20 do país com características mistas de marcação e apoio que joga em todas as posições do meio campo) e Reyes ( La U 0 Chile. 26 anos e melhor jogador em atividade do futebol chileno que tb joga em todas posições do meio campo).

Ficariam em 2018: Robinho, Arrascaeta, Rafinha, Alisson, Elber, Neves, Marques, Messidoro, Andrey, + 1 contratado, Alesson, Nickson, Paulinho, Matheus, Cesinha, Pardal.


CENTROAVANTE

Atuais: Sobis, Joel, Raniel, Judivan, Sassá, Ragelli. Base: Jonata, Marcelo, Tiago Reis, Bruno Ribeiro, Gabriel Henrique, João Luiz, João Diogo, Crispim.

Proposta: Vender ou Trocar Sobis, reemprestar Joel (Avaí até Dez17, com vínculo até Jun20). Incorporar Ragelli e contratar atacante de perfil diferente.

Sugeridos: Como é nossa prioridade a lista é mais extensa: Lautaro Martínez (Racing, diferenciado desde a base, pra ser titular mas pouco factível devido a recente oferta do ATL-Madri), Willian José (Real Sociedad, revelado no Barueri, que melhora a cada temporada), Tiquinho Soares (ex-Vitória Guimarães, que não é titular absoluto no Porto), Kayke (Santos, com empréstimo pelo Yokohoma Marinos se encerrando), Mora (ex-Universidad de Chile, que pouco tem jogado no Cruz Azul), Artur (Londrina, emprestado pelo Palmeiras), Carlos Eduardo (Goiás), Aloísio (Ex SPFC, Figueirense e ex Hebei Fortune). Pela América do Sul teríamos: Wálter Gonzáles (22 anos com passagens pelo Arouca de Portugal e retorno as canteras olimpistas em junho de 17 e desde então 19 jogos e 11 gols). Álvarez (25 anos e passagem por nossa base, QPR e Werder Bremen e retorno ao Jorge Wiltermann com impressionante média em 17 de 0,92 gol por partida). No URUGUAI os melhores de 2017 foram Gómez, ex-Defensor, atualmente, no Celta, o aurinegro Palacios e o goleador de Cerro, Franco. O primeiro é sem dúvida o mais interessante. Tem 21 anos, é alto e veloz e técnico. Vendido ao meio do ano, em 15 jogos do Espanhol marcou 7 gols. Seu preço atual pode chegar a €4 milhões. Ele já vinha de duas temporadas excelentes. O Segundo não me empolga, apesar do bom ano que fez. O terceiro tem 34 anos e convive com lesões. Há ainda um 4º nome: Carneiro, 22 anos, do Defensor. Talentoso, mas ainda não parece estar preparado pra ser o nosso ´9` especialmente pq peca nas finalizações mas que pode evoluir por aqui. Na ARGENTINA tem vários nomes interessantes. Destaco 2: Andereggen, Union de Santa Fe. 18 anos. Bom potencial, bastante alto, faz bem o pivô e necessidade de aprimoramento finalização. Tem passaporte Europeu e já foi convocações pra seleção de base. Chancalay, 18 anos, Colón. Apesar de muito novo, parece maduro, apesar de não tão alto quanto o seu reserva na Sub20 nacional (Andereggen). É mais técnico e melhor finalizador. Merecidamente titular da Sub20 Argentina.

Ficariam em 2018: Raniel, Judivan, Sassá, Ragelli, +1 contratado, Jonata, Marcelo, Tiago Reis, Bruno Ribeiro, Gabriel Henrique, João Luiz, João Diogo, Crispim


ANOTAÇÕES

O clube deveria ser mais conservador na ida ao mercado, devido à evidente dificuldade financeira e ter muito cuidado na transição dos jogadores da base para o profissional.
Nossa chance é buscar dividir direitos federativos/econômicos de jogador com potencial de revenda.

Tentativa de jogadores de times médios argentinos ou de países como Paraguai, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador ou Venezuela onde os salários praticados são infinitamente menores que os pagos por aqui.

Deve se escolher três jogadores de parecido padrão técnico pra cada posição, a fim de se montar um time alternativo competitivo, pois há que se considerar a possibilidade de recidiva de atletas gravemente lesionados, que estão em recuperação.

Acompanhei a atuação de Rodrigo Bogarín, do Guarani, no Defensores del Chaco (Guarani 3×3 Olimpia) em Fev17 e ele não me empolgou. Marcelo Palau é o melhor jogador deles, mas pela idade não contrataria.

Gustavo Bou, 27, é titular no Tijuana e custaria em torno de US$8 M.
Não entraria em leilão pelo David (exclusivamente pela questão financeira) e buscaria o Kenedy (ex Flu e sem espaço no Chelsea) que além de recompor pela esquerda como o Mano gosta tb joga de lateral esquerdo e tem talento.

Tentaria reforços com preços razoáveis pra compra ou o empréstimo de jogador sem espaço no mercado, que assinasse sem custos.

Sob hipótese alguma investiria em Edílson do Grêmio. Idade de 31 anos e evidente queda de condição física no segundo tempo seriam algumas das razões.
Admitindo que Fernandão viveu boa fase em anos recentes seu histórico de lesão e alto salário são impeditivos.

Bruno Silva, 31, parece ter sido contratado. Joga como segundo e terceiro volante pela direita. Vive bom momento, mas não o contrataria, pois teve passagens irregulares por diversos clubes, com algum destaque no Avaí (2011) e Ponte (2013).

Rafinha do Bayern teria custo impeditivo.

O comentarista Bruno Barros, do blog PHD, sugeriu o bom centroavante paraguaio Federico Santander ex Guarani, mas vale lembrar que foi vendido em Junho de 2015 por US$ 5 M e é ídolo do time atual e não competimos nem com o mercado dinamarquês e não temos a certeza de revenda para um jogador que em 18 fará 27 anos.

Paco Jemez saiu do Cruz Azul que agora é comandado pelo português Pedro Caixinha. Paco trouxe uma legião de chilenos (Roco, Silva, Rodriguez e Mora) e pode ser que o Caixinha não os aproveite. Se Mora voltou a jogar bem, o excelente Rodriguez esta cada vez com menos espaço.

Venezuela: Apesar da desgraça do futebol local, houve um destaque em 2017: Blondell. Mesmo perfil do Walter e apenas 1 ano mais velho (23 x 22 anos). Em 33 jogos e 23 gols pelo Monagas. Há 18 dias, assinou com o Vancouver Whitecaps com valor irrisório. Tem convocações pras seleções de base. Exemplo da consequência da falta de planejamento e organização na transição das diretorias perdemos uma oportunidade. Há mais de 18 dias que existe essa busca pelo ´9`.
Consideraria fortemente devido a inflação dos salários no mercado nacional a possibilidade de 6 estrangeiros e o Messidoro apenas no Mineiro pq não o vejo maduro para ser destaque da LA´18 e reconsideração nas oitavas de acordo com desempenhos.

Mediante ao contexto as absolutas prioridades seriam Lateral Direito devido a saída do Galhardo e Centroavante devido às recentes lesões de Raniel e Sassa e o retorno cauteloso do Judivan.

Para complemento de perfil de elenco o centroavante teria que ser de mais alta estatura para opção jogo aéreo, mobilidade para infiltração do Thiago e do Arrascaeta e bom padrão técnico. Além de jovem e ou sem histórico de lesões importantes na carreira.

Atentar-se para o campeonato brasileiro de novos (sub 23) que deve ter calendário ainda maior para 2018 e a possibilidade de testar a base com absoluta tranquilidade e subida dos mesmos com parcimônia e critério e do Campeonato Mineiro 18 como oportunidade aos mesmos quando em calendário truncado já que a Rede Globo exige time completo sempre que possível.


ELENCO proposto para 2018

Fábio, Rafael, Georgemy (se necessário, subir Eudes) (G) —– (+ 1), Ezequiel, Kevin (L) —– Dedé, Leo, Manoel, Fabruno, Murilo, Digão (B) —– Egídio, Bryan, Pará (L) —– Henrique, Romero, Cabral, Lucas, Nonoca, Eurico, Hudson (Nilton, Wendel, Jean ou Maia) (V) —– Robinho, Arrascaeta, Rafinha, Alisson, Elber, Neves, Marques, Neves, Messidoro, Andrey, Thonny, (+1) (M) —– Raniel, Judivan, Sassá, Ragelli e (+1).


Felipe Cardoso é médico atuando no Estado de São Paulo.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 20-12-17 16h20min
Felipe, obrigado por você expor a sua visão/opinião mais abrangente do que somente pensar num ´nine` (seja lá o que o tal ´nine` signifique no futebol atual ou para o Engamano menezes.

Entretanto, mas, contudo, todavia ... Discordo no atacado... e não vou ficar pontuando cada discordância... Não gosto desta visão de ´lá fora tem muita gente boa para jogar aqui ...`
cont ...
 pyxis | BHZ | 20-12-17 16h22min
...
Vejo que esta sua proposta, privilegia ´estrangeiros` e diminui a possibilidade de alguém da base até vir a ser titular...
A manutenção de nomes que são verdadeiras ´bananeiras que deram cacho`, que ganham dezenas ou centenas de milhares de Reais é INADMISSÍVEL, IMNSHO.
Mas é a sua opinião, corrobora por um séquito de simpatizantes do Cruzeiro... e faz a alegria da mídia fofoqueira e de dirigentes comprometidos com negocinhos (nem sempre benéficos ao CRUZEIRO).
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 20-12-17 19h19min
Felipe, parabéns pelo trabalho. Eu, conforme escrevi no blog, prefiro que o time não vá às compras por hora.
 pyxis | BHZ | 21-12-17 11h13min
Pois é, Felipe ... você não cita, nem de passagem, a hipótese e como seria caso fosse confirmada a contratação do ´9` Fernandão... veja a carreira dele e tente associar com BMG.
Feito isto, replaneje seu elenco e time titular...
#Dica:
Bruno Silva e Fernandão serão titulares e garantidos na Libertadores.
Vai vendo ...
 _vitor | Vitoria | 21-12-17 16h29min
Na minha opinião, a diretoria está fazendo besteira.. A permanência do Hudson tinha que ser prioridade. Não acho ele caro, como a diretoria alega.. E teremos um calendário apertado. A lateral esquerda está carente, e muito! Não sabemos como o Egídio vai voltar e Bryan não tem condições nenhuma de atuar no Cruzeiro, muito fraco!
 _vitor | Vitoria | 21-12-17 16h39min
Eu queria ver o Sassá de titular na Libertadores. Tomara que esse negociação do Fernandão dê errado.. Salário altíssimo pra um jogador de baixo nível! Mais um com um péssimo custo-benefício, aumentando a já alta folha salarial do Cruzeiro. E pior que tira espaço do Raniel..
 pyxis | BHZ | 22-12-17 23h55min
Natal nem chegou ainda e os pedidos do Felipe estão caducando... sem Hudson, com camisa 9 meia-boca, Bruno Silva titular... Ariel e Romero reservas... vai vendo ...
 _vitor | Vitoria | 23-12-17 12h08min
Bruno Silva pode ser titular, mas no lugar do Robinho.. A dupla de volantes deve ser Henrique e Cabral. Espero que o Mano pare de birra e troque o Henrique pelo Romero.
 pyxis | BHZ | 24-12-17 04h02min
Como dizia o ´filósofo` ...
Não existe verdade que dure 24h no futebol ... especialmente no mineiro com sta mídia e estes torcedores.
Vamos lá... titulares para a temporada 2018:
Fábio, LD, Dedé e Manoel, Egídio, Henrique e Bruno, ???, TNeves, Fred, Sóbis.
FELIZ 2018.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/07 - 07h14 [1 coment.]
Cruzeiro terá doze confrontos difíceis nos próximos 40 dias 

20/07 - 10h24 [0 coment.]
Mano perde dupla de volantes para confronto ante o Atlético-PR 

20/07 - 09h17 [0 coment.]
Léo e Robinho alcançam marcas expressivas atuando pelo Cruzeiro 

20/07 - 08h52 [0 coment.]
De Arrascaeta se diz orgulhoso por fazer história no Cruzeiro 

20/07 - 07h04 [1 coment.]
Cruzeiro joga bem e quebra sequência de partidas sem vitória 

20/07 - 06h58 [0 coment.]
Sub 20 vence Vitória no Brasileiro da categoria dentro do Mineirão 

19/07 - 18h45 [0 coment.]
Sub 17 empata com Atlético-GO na segunda rodada da Taça BH 

19/07 - 07h32 [0 coment.]
Cruzeiro enfrenta América-MG em busca de recuperação no Br´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster