Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

17/12/2017 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Ser Ignorante

´... não nos propomos a ensinar a verdade a ninguém, nos propomos a evitar, reduzir, mitigar os enganos, combater as falácias e sofismas ...

E certas situações é melhor ser ignorante mesmo.

O torcedor hoje, este de redes sociais e que adoram reproduzir links de fofocas e ´novidades`, na ânsia de se mostrar ´conectado` perante seus pares, relacionamentos e grupos que participa, não passam de meros autômatos.

Conheço muita gente assim, nas diversas editorias dos assuntos que participo: Política, tecnologia, educação, cultura e muitas outras, inclusive o nosso futebol e, mais especificamente, o Cruzeiro.

É uma pena que estas pessoas não tenha nenhuma opinião, não consigam formar nenhuma opinião sobre aquilo que compartilha ou reproduzem.

Mas, como por milagre, quando eu e outros se manifestam sobre o conteúdo que estes autômatos teleguiados reproduzem sem critério e sem avaliação crítica, as acusações caem pesadas sobre a forma e sobre a pessoa que emitiu opinião.

Um grande filósofo, falecido no ano da Tríplice Coroa, dizia alguma coisa sobre este tipo de comportamento, e olha que ele escreveu alguns pensamentos muito antes de sequer cogitar o uso massivo da Internet e sem nem sonhar com redes sociais de hoje. Dizia ele, dentre muitas outras considerações, numa transcriação, que ´... não nos propomos a ensinar nada a ninguém, não nos propomos a ensinar a verdade a ninguém, nos propomos a evitar, reduzir, mitigar os enganos, combater as falácias e sofismas, … repetindo Gramsci, a todos é possível suspender o juízo e a ação e fazer interrogações, reordenando o juízo e a ação ...`.

Claro que o pensamento e a ação acima indicada não é aconselhável para quem deseja ser ignorante e ficar somente repassando links de opiniões e fofocas alheias, travestidas de notícias. Neste caso, não se questiona o emissor da opinião. Mas, aí daquele que questionar. Costumo dizer, e tenho comprovações de que torcedor gosta de ser ignorante. Ele prefere repetir o que algum narrador, , comentarista, jornalista ou repórter divulga de opinião, do que interrogar e questionar e alguns casos, dependendo do canal de comunicação em que ouviu a opinião, chega a determinar que é a VERDADE.

Por outro lado, se o canal é alguém que quer mostrar que as coisas devem ser muito questionadas, ficam sugerindo que o canal a que eles tem acesso não é confiável, que a forma não é apropriada chegando ao descabido de sugerir que o questionador deva fazer terapia com algum psicólogo feito nas coxas ou algum guru oriental formado em alguma fé holística suburbana.

É assim.

O mundo acabou em 2012 e os ignorantes estão dominando tudo. As gerações Z e Millenium estão sendo dominadas pelos Centennials. É definitivo. O desrespeito e arrogância destes neófitos estão sobre todas as editorias e em futebol então. Tenho presenciado e participado de algumas discussões, para ficar somente no futebol e somente com cruzeirenses (não discuto futebol com frangas e energúmenos como urubus e gambás) que desanimam. Não ouvem e saem replicando com suas razões e falta de argumentos. Qualquer tema sobre Cruzeiro e futebol virou Fla-Flu do tipo ´eu tenho razão e não me interessam argumentos ou fatos ...` e ´... se encher o saco, clico no MUTE ...`, não quero ouvir opiniões contrárias. A imbecilidade não tem limites. É invencível. O pior é que não tem gênero, idade ou classe social. Virou epidemia.

No caso dos cruzeirenses, só tenho a lamentar. Quando vejo cruzeirenses (na minha opinião nunca foram e nunca serão), sendo mais torcedores de jogadores do que do clube/time, sendo resistentes a admitir que Vôlei, Futebol Americano, Atletismo são esportes que podem dar visibilidade Mundial ao cube que torcemos, só tenho a certeza de que não tem mais jeito. É irreversível. Invencível.

Mas, nestes 25 anos do Cruzeiro.Org, ou seja, desde 1992 que estamos atuando na Internet, muito antes do próprio Cruzeiro, com a ajuda de muitos que deixaram de contribuir por vários motivos, e um grande deles foi pela incompreensão dos próprios cruzeirenses, e a vermos que os maiores adversários do nosso trabalho são os próprios cruzeirenses, ao ver que muitos preferem usar as tecnologias para disseminar sua ignorância achando que o sucesso de hits ou curtidas é algo consistente, me passa a certeza de que está quase tudo perdido, mas não vamos desistir, afinal o guru diz que ainda podemos salvar algumas almas. Os ignorantes podem escolher ser ignorantes. Não existe fórmula para mudar isto. Só não podem achar que são mais capazes do que aqueles que optam por não ser ignorante.

Vamos em frente.

---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 17-12-17 15h02min
A ausência de crítica é o mal da atualidade. É necessário debater idéias.
 pyxis | BHZ | 17-12-17 16h31min
Virou uma epidemia. Parece que ninguém mais tem espelho em casa. E PIOR, não pode colocar o dedo na ferida que as ´bestas feras` partem pra cima... Qualquer assunto os ataques pessoais começam... Não sabem separar a generalização do pessoal. E não tem idade, gênero, nada ... E MUITOS SE ACHAM... no futebol e em política então...
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 18-12-17 10h29min
Evandro, quando a discussão é saudável e se pode discutir com qualquer um dessa forma. Normalmente com torcedor do time das Lurdinhas é impossível. percebo colegas do grupo de Cruzeirenses que argumentam sem conhecimento de causa e aí você tem toda razão. Veja alguns falarem do nosso time de épocas anteriores a existência dele. Lê algum sem consultar fontes e torna isso verdade. As vezes é melhor ouvir e ler mais, mas em fontes confiáveis.
 pyxis | BHZ | 18-12-17 11h44min
Aloisio, acredito que você participa de espaços que eu não participo e vice-versa. Acredito tb que eu participe de muito mais grupos até por ´dever de ofício` e por algumas questões filosóficas pessoais.
Isto irrita muita gente ignorante.
O que você escreve eu tento mostrar há 25 anos na Internet (e muito mais tempo na vida real)... para falar de alguma coisa, INFORME-SE... e que não seja pelos jornalecos, TVs e rádios parciais...
Está ficando IMPOSSÍVEL !!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
17/10 - 12h55 [4 coment.]
Cruzeiro contra tudo e contra todos na luta pelo hexa da CopaBr 

17/10 - 07h16 [2 coment.]
STJD nega efeito suspensivo, e Sassá desfalcará Cruzeiro na final 

16/10 - 18h22 [1 coment.]
Cruzeiro acerta patrocínio pontual em camisa para final da CopaBr 

15/10 - 09h28 [0 coment.]
CBF define arbitragem da finalíssima da Copa do Brasil 2018 

14/10 - 21h37 [0 coment.]
Reservas do Cruzeiro encontram dificuldades e perdem no RJ 

11/10 - 07h59 [2 coment.]
Cruzeiro vence e conquista vantagem do empate na finalíssima  

10/10 - 08h14 [4 coment.]
Cruzeiro joga sua 8a final em busca do hexa na Copa do Brasil 

05/10 - 12h17 [11 coment.]
Cruzeiro é eliminado dentro do Mineirão em atuação complicada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster