Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

CRUZEIRO.ORG - 25ANOS - OPEN BAR COMEMORATIVO #CalaverasBar *** CRUZEIRO.ORG - 25ANOS - OPEN BAR COMEMORATIVO #CalaverasBar ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

27/11/2017 | Voz da Arquibancada
O Azul do meu Nome

Por Marcílio Godoi

Especial para o Memória Celeste

CLIQUE AQUI para LER e COMENTAR


O nome do meu time bem que podia ser o nome de uma cidade. Fortaleza, São Paulo, Barcelona, Vitória, Santos. Porque uma cidade é muito grande e fica maior em nós quando é a nossa casa, um dentro do outro, dentro do um.

Cercado de botões coloridos, tampinhas e lentes de relógio amareladas, o menino pensava nos nomes de todos os clubes de futebol do mundo. Com tantas possibilidades de times esparramadas pelo tapete imperfeito dos tacos de madeira de sua casa, o menino queria escolher o seu.

Meu time bem que podia ter o mesmo nome de um bairro. Flamengo, Botafogo, Boca, Madureira. Deve ser muito bom trazer nosso endereço assim, como uma certidão de nascimento no escudo da camiseta. Mesmo que ela esteja no fundo da gaveta.

O menino enrolava o esparadrapo na caixa de fósforos. E com a língua mordida indicava o capricho de dar mais uma volta e ainda uma outra para engordar o intransponível arqueiro guarda-metas daquele futebol esparramado no chão da sala. E seguia pensando no nome de um time que fosse o seu.

E se o meu time tivesse um nome de agremiação esportiva, Grêmio, União, Atlético, Sociedade? Puxa, deve dar muito orgulho na hora de cantar o hino. Todos juntos, soldados e heróis como em uma batalha.

Com capricho, o menino percorria com a tesourinha de unha a curva alta da cabeça do jogador que vira sorrindo-lhe numa foto do jornal: Roberto Batata. Ele ia ser colado com grude em uma tampa de detergente Pinho-Sol, botão que tinha formato engraçado como o nome daquele jogador.

E se o nome do meu time fosse como os gentílicos, que a professor ensinou Fluminense, Caldense, Portuguesa, Corinthians, Belinense. Quem sabe o nome do meu time não será assim, gentil e docemente pronunciado?

Depois do jantar, o menino subiu o campo imaginário do chão para cima da mesa.

Era o seu Mineirão de giz riscado sobre a fórmica. E ali, em um campeonato imaginário, imitava incrivelmente ao mesmo tempo o grito dos narradores esportivos e o chiado da torcida. Até que a noite lentamente foi colorindo de escuro a sua janela.

Ah, já sei! Não é que o meu time podia ter um nome de árvore bem alta, Palmeiras, Pinheiros, Paineiras? Seria bem divertido ver as folhas tremulando a cada gol, como mini-bandeiras verdes vivas tremulantes ao vento.

Sentado no parapeito da janela, o menino brincava de astronauta, imaginando ao longe os jogadores de um time de guerreiros espaciais flutuando como mágicos acrobatas da lua, imensa bola branca recortada no escuro mais fundo do azul.

E se o nome do meu time for o nome de uma constelação? Aquela lá do alto, que faz mover a lua, o sul, o sol e todas as outras estrelas?

Se for assim, eu vou poder colar no peito cinco estrelas brancas, brilhando na abóbada do sonho de voar. E desse azul mais bonito e mais fundo eu posso fazer bandeiras toda vez que olhar o céu. Bandeiras do tamanho do céu.

No céu daquele menino sozinho, ouvindo radinho, enquadrado na meta branca e sem rede no quadro da sua janela, passavam fulgurantes o Furacão da Copa, o Canhão da Toca, o Goleiro da Camisa Amarela, o Bailarino Azul, o Mineirinho de Ouro, o Fenômeno, o Talento Azul, o Pirata Azul, o Chapeleiro Azul, entre outras estrelas.

Lira do alumbramento possível àquele pequeno mundo seu, o nome mais azul de todos o menino escolheu.

Nota do Site

Esta coluna foi publicada originalmente na página do evento de MEMORIAL CELESTE que capta contribuições para a realização do filme ´AZUL ESCURO - A incrível história de um cruzeirense na floresta amazônica`. O Projeto entra na sua reta final de captação de recursos e deve ser contemplado com a contribuição de todos os cruzeirenses.

Link do evento - https://www.facebook.com/events/108289366611870/135411003899706/?notif_t=plan_mall_activity¬if_id=1511745733218395 (Copie e cole no seu navegador)

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 26-11-17 23h50min
Marcílio, belíssimo texto. Lembrei-me de meus jogadores de botão que misturavam décadas... Certamente meu time poderia se chamar Azul, Estrelado (bem a propósito do Estrelão que eu nunca tive mas sonhava com ele)...
O chão de ´vermelhão` era riscado com giz e eu gostava dos botões brancos, como a maravilhosa camisa dois com estrelas soltas que ganhava do Santos de Pelé e virou mágica.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 28-11-17 21h03min
Belo texto. O time que tem a maior bandeira, a única que cobre todo o céu.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
13/12 - 18h56 [0 coment.]
Toca III pode sediar primeira final de jogo único da Lib´19 

13/12 - 17h48 [0 coment.]
Cruzeiro será cabeça de chave na Copa Libertadores 2018 

12/12 - 17h37 [0 coment.]
Conselheiros efetivos e suplentes tomam posse para triênio 2018/20 

12/12 - 10h47 [1 coment.]
Wagner Pires terá desafio de manter escrita de presidentes novatos 

12/12 - 08h29 [2 coment.]
Destaques e decepções marcaram a avaliação dos atletas em 2017 

12/12 - 08h18 [2 coment.]
Cruzeiro renova com Gabriel Brazão, melhor goleiro do Mundial Sub-17 

11/12 - 13h39 [1 coment.]
Atletismo cinco estrelas tem final de semana de muitas conquistas 

11/12 - 08h58 [1 coment.]
Wagner Pires traça linhas de ação e proposições para seu mandato 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster