Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

13/11/2017 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Nossa ruína?

Tem algumas coisas que estão mudando rapidamente, e fundamentalmente, e não são para melhor ...

Tem algumas coisas que estão mudando rapidamente, e fundamentalmente, e não são para melhor. Como tenho dito, o advento da Internet provocou muitas mudanças... nos anos 1980 as mudanças foram imperceptíveis para a sociedade. Antes da virada do milênio as mudanças começaram a surtir seus pequenos efeitos, ainda de forma lenta. A explosão das redes sociais, a partir de 2000 atingiu em cheio, no Brasil e no mundo, quem podia ter um computador em casa, que podia pagar conta de provedores de acesso à Internet ou aqueles que tinham acesso a computadores nas empresas ou escolas em que atuavam. Esta geração é chamada, atualmente, de Geração Milênio.

Mas o que isto tem a ver com o Cruzeiro, o torcedor cibernético a torcida do Cruzeiro, profissionalismo e amadorismo?

Eu explico. E uso de alguns exemplos para demonstrar a minha linha de raciocínio.

Assim como nas escrituras, eu começaria dizendo que ´... naquele tempo ...` os torcedores eram superteleguiados, pelo radinho, TV e jornalecos. Hoje ele é hiper-teleguiado e se acha bem informado. Se naquele tempo havia somente a Enciclopédia Barsa (A Britânica era somente para ricos), hoje temos o Google, MAS (sempre tem um MAS) o problema agravou-se. Qualquer um que tivesse acesso à Barsa, deveria saber ao menos ler e escrever para pesquisar, deveria saber como era escrita o termo que ele procurava para achar em qual volume estava. Com o Google não é diferente. Se não souber o que procura, ele traz bilhões de opções... e ai prevalece o provérbio chinês que diz ´... gafanhoto, se não sabe para onde querer ir, não existem bons ventos ...`

Esta enrolação toda é somente para dizer que estou assustado com o comportamento do torcedor cruzeirense, especialmente desta geração que chamo de torcedor cibernético. Ontem, após mais uma apresentação enganadora e pífia do jogador Rafael Sóbis, começaram as vaias (eu fico com raiva mas nunca vaiei jogador que estivesse vestindo a camisa do Cruzeiro) e ato contínuo, uma Ou duas torcidas organizadas abafaram a manifestação, no que foram seguidos por muitos ´milênios` aplaudindo o jogador, gritando o nome dele.

Eu não tenho muito o que dizer. Digo que estes são somente simpatizantes, NUNCA serão cruzeirenses. São teleguiados e torcem para jogador e não para o Cruzeiro. Ou então, o que é uma hipótese mais remota, mas que existe, é de que pequenos grupos de torcedores recebam algum dinheiro de jogadores, que junto com alguns representantes da mídia recebem dinheiro ara premiar ou para não falar mal e cuidam de abafar manifestações contrárias.

O certo é que, não importa se o torcedor é profissional (recebe para fazer o que pagam a ele para fazer) ou amador (que é mais estúpido pois faz sem receber nada em troca - nem uma boa performance em campo), importa se torce para o Cruzeiro ou é um reles simpatizante teleguiado. E vão ainda ruminar, fazer cara feia na arquibancada ou ficar vociferando contra a minha opinião. Penso assim e, em alguns casos, tenho comprovação do que estou falando. Só não queiram me obrigar a achar que um jogador como o Rafael Sóbis, é bom para o Cruzeiro. Ele ganha o que cinco jogadores da base poderiam ganhar para fazer muito mais. No jogo de Ontem, o Jonata fez mais do que o Rafael Sóbis em todo o Brasileiro´17.

Torcedor do Cruzeiro que aplaude um Rafael Sóbis após uma performance como a de ontem, que elege Rafinha como melhor em campo e, ao mesmo temo vaia ALisson, Élber ou qualquer Outro da base só porque fazem aquecimento e podem entrar em campo, ou torcedor que pede o retorno de Montillo (pior que fiquei sabendo que existem DEZENAS de conselheiros que estão recomendando ao Itair Machado Trazer o Montillo de volta - Ó CÉUS !!!) não é torcedor do CRUZEIRO, pelo menos do MEU Cruzeiro.

A muito provável permanência do Rafael Sóbis em 2018 será nossa ruína.


---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 13-11-17 22h38min
Pior do que ter um jogador ruim no elenco é ter um técnico que gosta de escalá-lo.
 marco | Curitiba | 13-11-17 22h45min
Falou tudo Celeste. Foi o Mano ontem quem pediu para pararem com as vaias e pediu aplausos para seu queridinho Sóbis. Estou torcendo muito para que dê certo a venda dele para o time do México.
 pyxis | BHZ | 13-11-17 23h57min
Dra Celeste, não sei se tem ´pior` nesta situação... mas como disse um crítico de tudo que escrevo...
- não é possível que você não reconheça as qualidades do Mano e de alguns jogadores...
É triste... não reconheço... e acho que estou certo.
Mano prejudicou o Cruzeiro ENORMEMENTE ao ´queimar` jogadores como o Ábila...
Mano faz destas coisas... colocar Messidoro faltando 3min é Sacanagem... e o povão não vê...
Mas estou acostumado... NADA é tá ruim que não possa PIORAR.
 pyxis | BHZ | 14-11-17 00h00min
Marco, Mano conseguiu o que queria... chantageou e ainda conseguiu manter o emprego COM aumento.
Se fizer cagada, a MULTA é ALTÍSSIMA... fez CANALHICE com o Cruzeiro pela TERCEIRA VEZ... só cornos Mansos não veem.
Se ele não conquistar o Mineiro e for bem na primeira fase da Lib´18, teremos o INFERNO na Toca II... e aí os cornos mansos vão sumir...
Eles não vão dar os reforços que ele pediu e ele continuará enganando...
E vejo torcedor dizendo que temos que temos ´ótimo elenco`.
 Sotte | BELO HORIZONTE | 14-11-17 15h20min
Realmente o progresso traz esse tipo de consequências....sinceramente creio que o ser humano em si na grande maioria tende a ser guiado por algo ou a maioria, essa falta de personalidade faz trouxe muitos prejuízos para clube durante toda nossa história, principalmente pela grande maioria pateta que insiste em prestigiar a radio atleticana que sempre foi imparcial e incentivou esses infelizes a se voltarem contra o clube.
 Sotte | BELO HORIZONTE | 14-11-17 15h25min
Isso muitas das vezes fez com que a diretoria também pateta tomasse atitudes idiotas para agradar a grande maioria teleguiada.... Você comentou bem quando falou a respeito das vais, não se pode ser hipócrita ao ponto de gritar Sobis seleção mas vaiar o patrimônio é dar tiro no pé e isso é para os imbecis....mesmo porque tem um responsável por ele estar ali.
 Sotte | BELO HORIZONTE | 14-11-17 15h26min
Eu ouvi mesmo falar de gente dentro do clube que acham que o jogador é eterno...são os mesmos que sempre trazem de volta todos que custamos a ficar livres....Montijo é demais
 pyxis | BHZ | 15-11-17 17h10min
O que chamo de ´nossa ruína` pode ser mais rápida e profunda... Este episódio da chapa de oposição no Conselho vai feder MUITO ! A venda do DBarbosa e possível retorno do Egídio ainda vai dar muita m3rd4... e mais vem por aí... GPT deveria ser interditado... mas está sendo forçado a fazer algumas coisas pois foi traído COM FORÇA !!! E o grupo de conselheiros INSATISFEITOS com o rumo das coisas do trio Wagner-Itair-ZZP só aumenta...
a mídia galinácea e torcedores teleguiados adoram !
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-11-17 09h57min
Evandro, já disse e vou repetir. Como moro longe de BH, fico por fora dos bastidores da Toca e procuro ler aqui as colunas e comentários para me inteirar dos assuntos do Cruzeiro. Mas uma coisa eu digo: não vaio meu time e jogadores que vestem nossa camisa. Vou ao jogos para torcer e ver espetáculos de futebol. Posso ficar chateado com derrotas, mas vaiar nunca. Em 2009, na final da Libertadores, saí do Mineirão triste e decepcionado, mas não vaiei o time. Vaias são para adversários.
 pyxis | BHZ | 24-11-17 00h09min
Aloisio, a questão NUNCA foi morar perto ou longe de BH. Agora mesmo, Num grupo de cruzeirenses do Facebook, estou discutindo e Até abaixando o nível Porque um RETARDADO não aceita ser ignorante no assunto... a nossa sociedade tá falida... boquirroto de BH não sabe o que acontece e quer brigar.
Veja as notícias recentes que republicamos e avalie como vai ser nosso 2018.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
16/08 - 08h55 [3 coment.]
Fábio tem atuação heróica em classificação na Copa do Brasil 

15/08 - 19h52 [1 coment.]
Wagner Pires de Sá relata reunião com CBF e fala sobre VAR no Br´18

15/08 - 10h33 [11 coment.]
Cruzeiro parte em busca da terceira semifinal consecutiva na CopaBr 

14/08 - 18h40 [3 coment.]
Conmebol elege Santiago como sede da final única da Libertadores 2019

13/08 - 10h19 [3 coment.]
Sócio do Futebol tem atendimento modificado na Central no Mineirão 

13/08 - 08h28 [0 coment.]
Equipe de atletismo faz bonito nas ruas de Alagoas e em São Paulo

12/08 - 23h28 [8 coment.]
Cruzeiro é derrotado pelo Br´18 e vê líder a 13 pontos de frente 

12/08 - 09h09 [0 coment.]
Cruzeiro ´vira a chave`e enfrenta o mesmo adversário com time reserv 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster