Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** CRUZEIRO.ORG - Desde 1992 na Internet - Leia e comente notícias e colunas de opinião ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Cruzeirense de Arquibancada
Fernandão escreve preferencialmente após as apresentações do celeste cinco estrelas

18/09/2017 | Fernandão
Uma jornada preocupante.

Cruzeiro faz um jogo muito ruim contra o Bahia, mas fica com os três pontos.

Após o jogo contra o São Paulo, o primeiro após a virada do turno, reclamei da conjunção cósmica que nos subtraía pontos importantes em bons jogos. O diagnóstico de então era que o time merecia uma classificação melhor. Que os resultados não correspondiam às atuações. Passadas algumas semanas, e as coisas estão um pouco diferentes. O time voltou vivo do Rio de Janeiro, em jogo cujo resultado foi satisfatório, a atuação não. Ali entendemos perfeitamente – é jogo de Copa. Nesse tipo de jogo, mais importante que convencer, é competir. E à sua maneira o Cruzeiro competiu.

Ontem contra o Bahia, vimos um jogo ruim do time. Aliás, muito ruim. E preocupante, como pus no título. Preocupante porque ontem foi o ``ensaio geral´´ do jogo do dia 27, e falhamos no teste. Havia esse componente de ensaio por dois motivos: o mais óbvio é que não jogaremos outro jogo com o time titular até a final. Mas coloco também a similaridade no estilo de jogo do Bahia com o estilo de jogo do Flamengo.

O Jogo

Assim como o nosso adversário pela final da Copa, o time baiano valoriza a posse de bola, e tem volantes que saem de trás para armar o time. Ora Edson, ora Zé Rafael ontem foram o dublê do Arão, o cara que vem da defesa carregando a bola. Não foram em nenhum momento incomodados por Robinho e Neves, que se dedicaram muito pouco a marcação. Se faltou alguma coisa ao Esquadrão de Aço, foi um pouco mais de poder de definição. Poderíamos ter descido ao intervalo com uma derrota, se a dupla de ataque Mendoza e Rodrigão tivesse acertado mais.

O Cruzeiro foi disperso e muito pouco móvel. Rafinha pode até correr como o Alisson, mas não tem a característica de ponta agudo. Assim, o time perde amplitude e ultrapassagem. Ontem nem tanto por culpa do Leãozinho. O vilão maior da primeira etapa foi Thiago Neves. Ressalva para o Thiago: já são cinco jogos sem brilho em sequência. O último bom jogo de nosso melhor jogador da temporada foi contra o Sport. De lá para cá, vem jogando abaixo do que já fez no ano. Parece sentir a parte física. Se for só isso, os 10 dias de intervalo até a final lhe farão bem.

Desconfio de outra coisa. Desconfio de um problema de encaixe com o Robinho.

Robinho é um meia. O local do campo onde ele parece render mais é o mesmo local do campo onde o Thiago joga. Robinho não é veloz o suficiente para fazer o lado de campo, tirando uma opção de jogo para o Thiago Neves. Ontem Raniel tentou compensar a falta de amplitude do time e saiu muito da área, caindo pelos lados. Não deu certo também.

Depois do intervalo, o time voltou com os mesmos erros, mas com um pouco mais de entusiasmo. O juizão arrumou um pênalti pra nós aos 4´. E lá foi o Thiago Neves, colocar a cereja no bolo de sua atuação medonha, perdendo a chance. O pênalti mal marcado ajudou a desestabilizar o adversário emocionalmente.

Arrasca entrou aos 11, no lugar do Rafinha e ajudou a chamar a arquibancada para o jogo. Aos 17´, um gol de escanteio. Gols de bola parada, em jogos difíceis, vêm se tornando recorrentes para o Cruzeiro, justamente no momento da temporada em que mais precisamos deles. Fizemos contra o Grêmio, Chape e Bahia. O que é ótimo.

De bom, a atuação do goleiro e da dupla de zaga. Um trunfo importante é a quantidade diminuta de gols que andamos sofrendo como mandantes. Desde o jogo contra Palmeiras, em que tomamos um gol mas passamos, pela Copa do Brasil, aconteceram mais seis jogos, com apenas um gol sofrido contra o Santos. Não fomos vazados por Bahia, Grêmio, Sport, Botafogo e Vitória.

Atuações

Fábio – Vem vivendo um ótimo momento. Garantiu o zero no placar com pelo menos uma boa defesa.
Léo – Bem na zaga e no ataque. Ganhou três bolas pelo alto no ataque. Uma delas entrou.
Murilo – Firme e decidido atrás.
Ezequiel – Bem na defesa. Na frente arriscou um bom chute, na segunda etapa. Hoje é o titular da posição, mesmo que o Romero se recupere, fez por merecer estar em campo na finalíssima.
Barbosa – Teve sempre um cara rápido caindo pelo seu setor, o que o impossibilitou de ajudar na frente. Melhorou quando ganhou a parceria do Arrascaeta.
Henrique/Hudson – Tentaram quebrar a pasmaceira do meio-campo, levando a bola à frente. Mas não foram correspondidos pelos meias-atacantes celestes, que não estavam a fim de jogo.
Lucas – Entrou no lugar do Hudson e vinha fazendo um jogo correto. Tivesse mais força no braço, conseguiria fazer a falta providencial que fez sem ser expulso. Como o jogador tricolor insistiu na jogada, teve que apelar.
Neves – Sua pior partida pelo Cruzeiro desde que começou a render alguma coisa, lá pela 5ª rodada do campeonato.
Robinho – Mais uma partida ruim. Tem um cartaz com torcida e treinador incompatível com a bola que apresenta.
Rafinha – Pouco acionado. Quando o é demonstra o cacoete de sempre recuar a bola ao menor fechamento de espaços do rival. Para ser alguém efetivo tinha de encarar a marcação de vez em quando e por a bola na frente. Mas nunca o faz. O que faz bem é a recomposição, o que não explica sua atual função de quase-titular nesse time.
Arrascaeta – O único que faz alguma coisa diferente com a bola no pé. Alguns bons dribles e passes.
Raniel – Não esteve em um bom dia. Errou passes e infiltrações. O bom é que está desinibido e arriscando de longe. Mas ontem errou os arremates.
Sóbis – Com pouco tempo para se mostrar, só apareceu em um lance de vídeo cassetadas, quando trombou com o juiz.

Mano – Não há como elogiar o treinador que mantém o seu jogador mais talentoso no banco de reservas. Tentou após o jogo se justificar, dizendo que a questão física influenciou na escalação. Não parece. Parece mais preocupado em dar rodagem a uma formação estranha, lenta e pouco agressiva do que em encaixar o uruguaio no time, o que para mim deveria ser a prioridade, nesse momento.

A seu favor, pode argumentar que perdeu as únicas peças de velocidade do elenco. Alisson e Élber. Pode ser. Pode ser que por esse motivo, há certo excesso de zelo com o Arrasca. Veremos adiante. Mas desconfio demais da capacidade de um time com Robinho e Rafinha vencer qualquer jogo.

Fechando

Domingo, contra o Atlético-GO, a espinha dorsal do time deveria ser 100% reserva, Não é momento de arriscar perder um titular. Isso está óbvio para todo mundo. Mas mesmo assim, é um jogo ganhável. O que nos daria a quarta vitória em cinco jogos, no melhor momento da competição em termos de pontuação adquirida.

De todo modo, esperamos é a taça do dia 27. Não vou cobrar atuação de gala, posicionamento, nada. É um jogo para copar, e ponto final. Competir e vencer. Minha maior preocupação está na pouca agressividade dessa formação. Tanto contra o Bahia, como contra o Flamengo, o time só produziu alguma coisa depois da entrada do De Arrascaeta. Ele tem de começar jogando. Tomara que o Alisson se recupere também.

Saudações Celestes


-----------------------------------------------
*** Promoção Especial - Cruzeiro.Org 25anos ***

COMPARTILHE, RETUITE E COMENTE
as notícias e colunas do site Cruzeiro.org
( www.cruzeiro.org ) e concorra a UM ingresso
para a decisão da Copa do Brasil
no dia 27 de setembro de 2017

O indicado será anunciado no dia 25 de setembro

Participe #24HnoMineirão

/elo

Gestor público, que faz suas observações após cada partida do Cruzeiro, de forma pouco espalhafatosa e totalmente despretensiosa.
fernandao@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Cruzeirense de Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Thiago Campos | N�o definido | 18-09-17 16h23min
Pois é Fernandão, a coisa tá complicada. Com Alisson disponível para a final acho que não há dúvidas que ele entre jogando, mas e a posição do Robinho? . Mano não colocará Arrasca ali, pelo que conhecemos do treinador deve segurá-lo para o segundo tempo. Se for entrar com o Uruguaio será no ataque no lugar do Raniel, o que não considero uma boa pois o menino tem melhores características para o ataque. Ponto forte nosso está mesmo é na defesa e provavelmente essa será a estratégia.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 18-09-17 17h01min
O Cruzeiro de ontem foi o Cruzeiro de sempre. Joga feio para dedel. E, o TN, dada a má participação no jogo até então, não deveria ter batido o penal.Estava sem confiança.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 18-09-17 17h08min
Thiago, tenho fé que o Alisson voltará para a final, para ninguém ter que ver o Rafinha em campo. Se o Mano não abrir mão do Robinho de jeito nenhum, que entre o Arrasca na frente e deixe o Raniel para o segundo tempo. O que não pode é abrir mão da qualidade do Arrascaeta, que além de tudo já provou ser iluminado mesmo. Jogador de decisão.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 18-09-17 17h10min
Detesto canhoto batendo pênalti. O TN30 me dá calafrios quando pega a bola ali.
 pyxis | BHZ | 18-09-17 23h13min
Falando exclusivamente sobre o jogo de ontem (tenho arrepios só de pensar no que o Mano fará em GYN e na decisão), concordo que a partida foi terrível, como foram algumas recentes e o povão fica enaltecendo por conta do resultado.
O resultado foi ótimo !
Percebo que existe muita parcimônia como a avaliação de alguns jogadores e muita exigência com outros...
TNeves errar aquele pênalti para um goleiro de 21 anos... faça-me o favor. Será possível que não tem orientador na Toca II???
 pyxis | BHZ | 18-09-17 23h14min
P.S. Não gosto do RSóbis, ele não faria NADA com o passe dado pelo Raniel, mas dizer que ele trombou com o PALHAÇO do árbitro é sacanagem... o árbitro é que atropelou ele... Cena de um PASPALHO que quase nos ferra.
Neste caso RSóbis é inocente.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 18-09-17 23h36min
Minha esperança é no retorno do Allisson, um bom jogo do Thiago Neves e Robinho. Ver Arrascaeta iluminado e Raniel desenibido. Robinho e Thiago Neves jogando de regular a bem, já estou satisfeito.
 Ronito | Marilia | 19-09-17 16h38min
Muita calma nessa hora! Enquanto a imprensa do Rio enaltece os feitos do Rueda e tentar dar moral ao Muralha, falando sobre os motivos que lhe renderam o nome de Muralha, etc. A torcida vai ganhando força, os jogadores cair acreditando na vitória, tudo vai conspirando a favor para o título! Do lado de cá eu vejo, imprensa e torcida pegando no pé do MM, cobrando jogadores, falando em sorte, que Deus nos ajude e coisas do tipo! Na boa, isso não vai ajudar, temos que entrar no clima da decisão...
 Ronito | Marilia | 19-09-17 16h41min
Que o time está mal treinado nos já sabemos, mas já vimos também pq esse time pode fazer se tiver motivado e abraçado pela torcida! A hora é de esquecer o passado, os resultados ruins, as cobranças e concentrar na partida mais importante para o Cruzeiro nos últimos 3 anos! Ou paramos com essa choradeira antes da hora e pensamos positivo para mandar positividade pra toca, ou a vaca vai pro brejo e passamos mais um ano sem nada! Acorda torcida
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 19-09-17 17h03min
Ronito, dificilmente você vai achar um cara mais positivo do que eu. Essa coluna é de análise do último jogo, beleza? Na segunda te entrego sua encomenda, algo para nos colocar no clima do jogo, até porque não podemos fechar os olhos a tudo. Acho salutar que discutamos o futebol do Cruzeiro, que é um tanto estranho ao entregar resultados divergentes das atuações grande parte das vezes. Como já disse, dia 27 é dia de competir. Quero, e acho que podemos, além de ganhar a CB ser vice do Brasileirão
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 19-09-17 17h07min
E só para registrar, discordo de você que o time está mal treinado. Achei, pontualmente contra o Bahia, que o time não foi bem ,escalado. O time sabe como se portar em campo: defender e atacar em bloco, etc. Mas não vai conseguir ser efetivo com tanta lentidão na transição ofensiva. Por mim, Arrasca estaria no lugar do Robinho desde o jogo do Rio. E nesse jogo entraria jogando, mesmo que para sair no intervalo. Esse encaixe tem que acontecer para aumentar nossas chances de vitória.
 Ronito | Marilia | 19-09-17 18h30min
Compreendo Fernando! Mas não estava fazendo criticara sua coluna. Se ler os comentários das últimas notícias, o sentimento é de derrota e medo! Optei por escrever aqui pq ela fica mais tempo no ar e é mais lida por muitos cruzeirenses! Reforço que o pessimismo é arma para qualquer adversário! Nosso time precisa entrar no clima e a torcida também! Somos finalistas e não ganhamos nada nas últimas 3 temporadas! A hora é agora (pode usar essa frase para dar nome à sua coluna) hehehe
 brenovp | Não definido | 19-09-17 21h04min
Realmente o Robinho tem sido um ponto fraco no time. O espaço do campo que ele ocupa demanda um poder maior de marcação e ele apenas se limita a fechar espaços e cercar os adversários. Não desarma nem tampouco incomoda os meias. Discordo da atuação do Raniel. Rapaz brigou muito, desarmou, finalizou e demonstrou muita personalidade.
 pyxis | BHZ | 22-09-17 00h55min
Este pessoalzinho que acha a crítica do Outro como derrotismo, medinho e ser contra e quando a própria opinião é ´realismo` não passam de uns comédias...
A jornada contra o Bahia foi prá lá de preocupante. TNeves faz uma sequencia PÉSSIMA de partidas... foi vilão e pior em campo, IMNSHO, recentemente, algumas vezes. O tal Robinho não produz NADA ofensivamente. Rafinha nem se fala... AInda bem que Alisson vai Jogar, RSóbis tá fora.... e TORÇO para que aprendam a bater pênaltis...
 estrelado campeao | Ubá  | 23-09-17 21h51min
Boa noite. Pra mim o mais preocupante é o MM entrar com Arrascaeta amanhã em Goiás. Não conhecem a astúcia e malícia dos cariocas. Vai que um goiano dá uma de Copete ou de Grolli, e tira o Arrascaeta da final? Melhor preservá-lo para pelo menos um tempo, do que tentar imprimir ritmo de jogo e arriscar uma contusão na hora da decisão. O Romero, vá lá, mesmo porque o Ezequiel já jogou até o primeiro jogo. Mas, Arrascaeta nesse jogo.
 estrelado campeao | Ubá  | 23-09-17 21h53min
TN 30, Rafinha e Robinho, estão devendo. Desses, TN 30 é o que cresce em jogos decisivos. Torcer para utilização do Alisson e Arrascaeta.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/01 - 06h51 [2 coment.]
Cruzeiro anuncia mudanças na área de relacionamento com o torcedor 

19/01 - 21h47 [0 coment.]
Cruzeiro conhece regulamento e tabela da Libertadores Sub-20 

19/01 - 14h41 [1 coment.]
Departamento Médico pode reverter contratação de David, ex-Vitória 

19/01 - 09h32 [1 coment.]
Mancuello é recepcionado por hermanos e dá suas impressões 

18/01 - 12h23 [1 coment.]
Jogadores enaltecem presença da torcida na estreia do Mineiro´18 

18/01 - 10h47 [1 coment.]
Cruzeiro faz boa apresentação para grandioso público na Toca III 

18/01 - 07h59 [2 coment.]
Os destinos dos jogadores que não permanecerão na Toca II em 2018 

17/01 - 10h02 [11 coment.]
Cruzeiro divulga mais uma temporada com numeração fixa 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster