Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI -Tecnologia da Informação



Cruzeirense de Arquibancada
Fernandão escreve preferencialmente após as apresentações do celeste cinco estrelas

06/09/2017 | Fernandão
A glória é cartesiana, o amor não.

Vou aonde você for, só pra ver você jogar

Quando estiver pra lá de Juiz de Fora, pagando um pedágio extorsivo, provavelmente já estarei sentindo o cheiro do mar. É a ansiedade natural de todo mineiro, magnetizado pelo Oceano que de tanto não servir pra nada, nos faz uma falta danada.

O motivo da viagem, em família, dessa vez não teve nem como disfarçar. De outras vezes, deu certo – que coincidência tem jogo hoje. Puxar uma viagem para Caldas Novas uma semana pra cá, ou pra lá, de olho no Serra Dourada, já deu certo. Escolher o dia certo para sair de Porto de Galinhas para conhecer ``Olinda´´ (e o Arruda, de tabela) também.

Mas a nossa doença só evolui. Quando o Cruzeiro passou do Grêmio, fazendo-me chegar em casa bem tarde, a Madame – atleticana – já sabia. Destino Copacabana. Quitinete emprestada de um grande amigo e vamos nessa. Quase deu errado. A quitinete estaria ocupada, o Cruzeiro querendo vender pacote... Cheguei a desistir. Da mesma maneira que as coisas se alinharam contra, por dias, em um passe de mágica, tudo se resolveu.

E estamos indo.

Como é bom, amigos, ver o Cruzeiro jogar. Já estive em outro Maracanã, nesse novo ainda não.

Nessas horas, nessas últimas, quando louco de ansiedade resolvi escrever, me peguei pensando no que é o futebol. Motivar a viagem de 5.000 pessoas atrás de uma glória incerta e parcial não é uma coisa elementar. Mas é a nossa paixão, o que nos move. O que nos iguala. O companheiro de arquibancada, um desconhecido qualquer, pode te dar o abraço mais sincero que já recebeu na vida.

1ª Liga

Não quis escrever sobre a 1ª Liga. Há, sim, coisas a serem ditas. Mas opto sempre pela coerência, ao meu modo. Se prefiro formação ``A´´, e perdemos com ela, não critico o treinador. Meu sentimento em relação a esse Torneio era a pura e simples indiferença.

Por esse motivo, não me veriam tecendo loas para glorificar a conquista dele, nem dando pitis histriônicos em caso de derrota. Foi feito o que devia ser feito. Ressalvo que não levaria o Élber para Londrina, por considera-lo um reserva com bom potencial de entrar no jogo (é o único cara rápido que temos fora o Alisson, o jogo pode pedir isso).

Em palavras rápidas:

1. Não foi pênalti.
2. Fui injusto com o Lennon em jornadas anteriores, quando o declarei inapto para a prática futebolística. Ele pode ser só tímido. Gostei dele no jogo.
3. Sassá fará uma falta enorme.
4. Alex acertou o passe que o Messidoro errou o jogo todo, e apareceu na área, ao contrário do gringo, para tentar. Prefiro sempre o cara que tenta ao cara que se omite. Mas como o jovem foi infeliz. Provavelmente decretou seu empréstimo ano que vem.

Para quinta-feira

Vejo pela frente um jogo duríssimo para o Cruzeiro. Seria de ótimo tom conseguirmos um empate no Rio. Mas lembro muito do jogo no Mineirão, o 1x1. De diferente de agora, o Flamengo alinhou com Ribeiro e Guerrero, dois dos ausentes amanhã.

Naquele jogo, elogiei muito o trabalho defensivo dos dois pontas e dos dois volantes do Cruzeiro. Respectivamente, então, Élber e Alisson e Lucas Silva e Cabral. O Cruzeiro foi muito bem sucedido bloqueando as laterais e evitando cruzamentos para a área. Os volantes, bem posicionados, não permitiram ao rival rubro-negro finalizar de frente para o gol. Cedemos apenas 5 finalizações ao rival. Cedemos poucos cruzamentos certos (3 no total), mas infelizmente um deles encontrou o Éverton no segundo pau, com o Romero mal posicionado.

O caminho para quinta é a metade desse. Sem um atacante de ofício na área, podemos até permitir ao Flamengo cruzar, ou seja, ceder um pouco as laterais para eles. Bloquear as laterais é importante, mas não deve ser a prioridade máxima. Por outro lado, é muito importante impedir as infiltrações pela cabeça da área. Um ataque móvel, bem treinado, pode ser o pesadelo para um time pouco compactado. Impedir que os dois pontas ``dobrem´´ a esquina e impedir que o Diego fique livre na entrada da área devem ser as prioridades do trabalho defensivo do Cruzeiro.

O Cruzeiro vazou a defesa do Flamengo naquele jogo em um lance de contragolpe. Bola na velocidade para a referência entrar em diagonal contra uma zaga lenta. Juan e Réver são o sonho de consumo para um atacante veloz em um time reativo. Quanto mais recuado o Cruzeiro estiver, mais campo haverá para que o atacante celeste bata a zaga em velocidade em bolas esticadas. Por esse motivo, escalaria o seguinte time: Fábio, Ezequiel, Léo, Murilo e Barbosa; Henrique e Hudson; Alisson, Neves e Arrascaeta; Raniel.

Jogadores rápidos pelos dois lados, para receber os lançamentos, a referência na frente para aparar um chutão ou outro de um time estrategicamente recuado e ajudar na bola área. Esse é o caminho das pedras. Abafar o Flamengo pode ser má ideia com um adversário repleto de flechas à frente e o Diego de arco.

Vejo a possibilidade de vencermos o jogo. Mas como disse antes, me dou por satisfeito com um empate.

Fechando

No título trago o modus operandi do mundo da bola. Apenas o caneco será capaz de definir se:

1. Mano é retranqueiro ou estrategista
2. Robinho é um manso ou um clássico
3. Alisson é um foguete molhado ou um fator de desequilíbrio
4. Arrascaeta é um ``cara útil´´ ou um craque
5. Fábio é um inútil para mata-mata ou um multicampeão

Não tem jeito. Já disse isso antes. Na galeria só há lugares para as medalhas de ouro. Que elas venham. Mas faço a vocês um convite diferente.
Estamos a dois jogos de uma grande vitória, de um grande título. Vitórias como essas são a razão de ser da torcida. Teremos depois mais uma história belíssima pra contar, ou outra decepção. Então, senhores, os convido a serem torcedores incondicionais. Os convido para 20 dias de loucura, 20 dias de cruzeiridade. Os convido a viver e a respirar Cruzeiro, em prol do nosso objetivo comum. Torcer e torcer. Torcer tanto que após o jogo, tenhamos a certeza que a nossa torcida contribuiu de alguma forma. Torcer até se sentir responsável.

Do contrário, você está aproveitando mal esse negócio mágico, magnífico que é o futebol.

Que vença o Cruzeiro.

Saudações Celestes



-----------------------------------------------
*** Promoção Especial - Cruzeiro.Org 25anos ***

COMPARTILHE, RETUITE E COMENTE
as notícias e colunas do site Cruzeiro.org
( www.cruzeiro.org ) e concorra a um ingresso
para a decisão da Copa do Brasil
no dia 27 de setembro de 2017

O indicado será anunciado no dia 25 de setembro


Gestor público, que faz suas observações após cada partida do Cruzeiro, de forma pouco espalhafatosa e totalmente despretensiosa.
fernandao@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Cruzeirense de Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 06-09-17 20h32min
Já fiz muito isso... impunemente...
Tem jogo sábado de carnaval em GoVal... ´vamos passar o carnaval em Guriri, saímos sábado pela manhã, almoçamos em GoVal e vamos para a praia... sem stress ... até chega a hora...
- tem jogo do Cruzeiro aqui???
É BOM DEMAIS !!!
E fiz muitas outras, até profissionalmente...
cont ...
 pyxis | BHZ | 06-09-17 20h35min
...
- tem que fazer um trabalho em POA dois dias...
- Eu me candidato... vou na quarta e volto na quinta... alugo um carro, vou até Caxias do Sul e dá para ver o jogo contra o Juventude... (e ainda tem simpatizante cruzeirense que recrimina... beócios !!!)
Um amigo, este ano, marcou viagem com esposa para Salvador após ver a tabela do Brasileiro... RSRSRS olhou errado... O Cruzeiro jogando no Mineirão contra time baiano e ele em Salvador...
AMADORES !!!!
 Eduardo Stein | Belo Horizonte | 07-09-17 16h15min
Carnaval em Guriri?
Onde fica e referências positivas e negativas do local. Procuro praias tranquilas para férias em Janeiro.
 pyxis | BHZ | 10-09-17 23h35min
Na região tem Conceição da Barra,Dunas de Itaúna e Guriri.
Sobre Guriri...na realidade, ficava... tem muito tempo que não vou lá... gostava mais de Dunas de Itaúna que é pequeno e muito ruim em feriadões... Conceição da Barra ´acabou`.
 Eduardo Stein | Belo Horizonte | 11-09-17 14h46min
Pesquisei sobre Guriri no Google e obtive varias informações positivas do local atualmente. Estrutura, restaurante, hoteis e lazer. Aparentemente pelas imagens, parece um lugar bem bonito. Vc costuma ir para qual litoral nos últimos anos? Obrigado pelas informações.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster