Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Cruzeirense de Arquibancada
Fernandão escreve preferencialmente após as apresentações do celeste cinco estrelas

28/08/2017 | Fernandão
Cruzeiro empata mais uma vez em casa

Mais dois pontos pela janela no campeonato do desperdício

E o Cruzeiro empatou. Empatar pela terceira vez nos últimos 4 jogos como mandante já é algo ruim por si só. Mas o pior mesmo é relembrar que contra Vitória, Botafogo e agora contra o Santos, tivemos todas as possibilidades de ficar com os três pontos. Pontos que poderiam nos colocar na disputa pelo segundo lugar. É bom estar atento com a possibilidade de o líder stolar. Mas não, não será o Cruzeiro que levará algum perigo ao Corinthians pela própria incompetência.

Certo momento do campeonato, em meio a algumas atuações instáveis e com o ranço da derrota no Mineiro ainda presente, pareceria loucura falar em brigar mais em cima. Mas temos que reconhecer que o time se encontrou. Tornou-se mais sólido atrás e mais envolvente na frente, embora frequentemente tenha dificuldades em finalizar as jogadas em gol.

É uma das questões básicas de copo meio cheio ou meio vazio. É sempre preferível que o time desempenhe um bom futebol ao inverso. Mas ao desempenhar o bom futebol, dominar as partidas e não obter resultados, temos margem para decretar que o time é enfadonho, pouco objetivo. A atual expressão é arame liso – enrosca, mas não machuca.

Eu ainda vejo o copo meio cheio. Sou dos que acham que treinar finalização é uma bobagem. Que finalizar é o ato mais instintivo do futebol. E que uma hora a bola vai começar a entrar, desde que o time mantenha-se jogando em alto nível. Retroagindo, desde o clássico na 11ª rodada (estamos na 22ª), o Cruzeiro não foi, pelo campeonato, inferior a nenhum adversário durante os 90 minutos.

Perdeu dois jogos – São Paulo e Avaí – merecendo melhor sorte. Empatou vários outros. Todos os times têm a sua cota de SE... Mas a nossa, esse ano, nesse campeonato, está de matar.

O Jogo

A foto aí de cima, em que tiro um cochilo na arquibancada do Mineirão, poderia ter sido tirada de verdade nesse jogo, durante o primeiro tempo. O Cruzeiro disperso, estranho mesmo em campo. A movimentação do Rafinha e do Rafael Sóbis era sempre ineficiente, porque Neves, que deveria municia-los, errou todos os passes. Uma chance de gol num bom chute, do Thiago de fora da área e só. O Santos contava com um armador mais ligado no jogo. É verdade que o Lucas Lima joga em uma posição um pouco diferente, vindo com a bola mais de trás. Mas se fosse para comparar a produção dos dois craques, seria de envergonhar o TN30 ontem.

O gol começa numa metida de bola do Lima no espaço vazio. Fábio precipita-se e sai do gol. O atacante santista centra a bola que encontra um companheiro de frente para a meta vazia. 1x0. O Santos não massacrava o Cruzeiro, mas teve mais uma chance ainda no 1º tempo.

A volta do time do intervalo mostrou um Cruzeiro diferente. Com mais volume ofensivo e pressionando a saída de bola. O gol do Rafinha saiu de um lançamento de Djair, (ia falar Gérson, mas nunca vi o Gérson lançar uma bola) do Lucas Silva que foi aproveitado de forma muito feliz pelo Rafinha. 1x1.

Como o gol saiu cedo, dava tempo de o Santos buscar alguma coisa, se quisesse. Mas não. O time da Vila continuou atrás o resto do jogo, se segurando. E o Cruzeiro criou diversas oportunidades de fazer o segundo gol. Na melhor delas, o excesso de preciosismo do Rafinha foi nosso obstáculo. Com o Goleiro deitado no chão, o energúmeno tenta uma cavadinha. Era só chapar de peito de pé no canto. Tigum, que foi o único colega de arquibancada nesse jogo, falou desse lance até chegar em casa, uma hora e meia depois. Deve estar falando até agora, pela raiva que passou.

E assim, nessa nossa rotina de fazer bons jogos e obter resultados ruins, passamos mais uma rodada nesse campeonato, que vai ficando interminável, por uma série de motivos. Foco na Copa do Brasil, falta de perspectivas reais de título...

Atuações

Fábio – Errou no gol do Santos. Erro de avaliação da jogada. Era para ele manter a mão esquerda no poste e tirar o ângulo do chute direto. Não sei se mudaria o resultado final, mas caso ele fizesse o certo, nosso zagueiro em vez de correr pra dentro do gol marcaria o cara que cabeceou sozinho.
Digão/Murilo – Jogo ruim da zaga no primeiro tempo. Tá certo que o velhinho Oliveira sabe das coisas.
Ezequiel/Barbosa – Fizeram um bom jogo. O Santos buscava mais as infiltrações do que o jogo pelas pontas, então, tiveram o trabalho defensivo facilitado. Ambos deram boas opções ofensivas.
Hudson/Lucas – Lucas Lima deu um trabalhão, mas só nos primeiros 45´. No segundo tempo ajudaram a dar o volume ofensivo que a equipe precisava. Lucas Silva tirou um coelho da cartola na assistência.
Thiago Neves – Provavelmente egresso de uma feijoada daquelas. Brincadeiras à parte mostrou um desânimo incompatível com sua qualidade.
Sóbis – Chamado para jogar na ponta direita, fez o que pôde. A fase não é boa. Pelo menos mostrou-se sempre interessado. Cresceu depois da entrada do Arrascaeta, como o time todo. Mas à verdade, vos digo: O jeito de jogar que o Cruzeiro achou não comporta o Rafael. Nas beiradas, precisamos de gente mais rápida. Ele teria que ganhar a posição do Neves no meio ou do Sassá na frente. Ele não conseguirá. E ainda tem gente que passou na frente dele na lista, como Raniel e Arrascaeta. Tá na hora de chamar o empresário dele e oferecer ele pro Internacional para o ano que vem.
Rafinha – Outro que podia ser oferecido pra qualquer um. Oferece pra Iemanjá, como oferenda. O sujeito faz um belo gol. Empolga e quer fazer outro golaço. Durante os 90´ esteve disposto e ajudou atrás e na frente. Mas teve a chance da vitória nos pés e fez o que fez.
Arrascaeta – Melhorou muito o time, quando substitui o Neves. À distância parece mais forte nesse retorno.
Élber/Nonoca – Sem muito tempo para serem notados.
Sassá – Esteve até o fim indignado com o empate. Sua disposição para a troca de gentilezas com zagueiros durante o jogo é impressionante. O melhor do time, na minha opinião.

Mano – Não sei o que aconteceu no intervalo. Mas se a mudança anímica do time tem relação com o esporro do Mano, esse cara deve falar muito grosso. Como em alguns jogos a fisiologia do Cruzeiro é que escala o time, fica difícil avaliar o trabalho do treinador.

Certamente ser técnico e gerir um grupo como o do Cruzeiro envolve concessões em algumas convicções em nome da manutenção do ambiente. Espero que o medo de o Mano ``perder´´ o Sóbis, ou vontade de que ele ajude fora de campo também, pela postura vencedora e tal, dure somente até o final da Copa do Brasil.

Finalizando

Estou chamando carinhosamente a Primeira Liga de Torneio-Mico, desde que a dita cuja começou. Por óbvio não irei cansar os leitores com relato dessa próxima partida, né?

A próxima coluna deverá ser escrita sobre a final da Copa do Brasil, provavelmente com algum delay, por causa do feriado e tudo. Peço desculpas antecipadamente.

Saudações Celestes


Gestor público, que faz suas observações após cada partida do Cruzeiro, de forma pouco espalhafatosa e totalmente despretensiosa.
fernandao@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Cruzeirense de Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 28-08-17 11h53min
Quando leio´... A movimentação do Rafinha e do Rafael Sóbis era sempre ineficiente, porque Neves, que deveria municia-los, errou todos os passes...` e interpreto como uma justificativa para a INUTILIDADE de Rafinha e RSóbis, sob responsabilidade dos erros do TNeves, e vejo mais de 140 caracteres em ´defesa/justificativa` do RSóbis, e monossílabos para outros jogadores, dá uma PREGUIÇA !
P.S. Sóbis podia ir para o Inter JÁ ! Seria aceito? Acho que ninguém quer.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 28-08-17 13h08min
Não sei se Sóbis seria aceito lá. Falei `Inter´ porque torço para que o julguem mais pela memória afetiva do que pelo desempenho atual. Já li alguém escrevendo que sou responsável pela opinião da coluna, não pela interpretação de 3ºs. Lamento que vc veja ali uma defesa do Sóbis, mas não tenho como ajuda-lo nisso aí. Minha polidez me impede de falar do que eu tenho PREGUIÇA por aqui, mas tá anotado. Tentar uniformizar a quantidade de caracteres nas avaliações . Abraço.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 28-08-17 21h24min
Achei que na foto você estivesse olhando o celular. A insistência do MM com Sobis e Rafinha é um dos motivos que me faz desconfiar do time. Temo pelo vice na CB e pela Z4. Ainda estamos muito perto dela. E, por fim, o Raniel tinha que ser o titular para adquirir entrosamento e confianca.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 29-08-17 09h07min
Dormindo mesmo. Rsrs. Seu temor é injustificado, quanto ao Z-4. Nem PC Gusmão cairia com esse time. Quanto ao vice da CB, é do jogo, pode acontecer. Imagino que tenhamos uns 55% de chance os desfalques de calendário do Flamengo (RIbeiro, Diego Alves) serão mais sentidos.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 29-08-17 10h39min
Fernandão, quando um jogador entra numa fase ruim, a torcida sempre torce para que essa fase passe o mais rápido possível, mas no caso do Rafael Sóbis parece não ter fim. Eu confesso que esperava algo mais dele, mas agora desisti. Não dá mais. Penso nos jogos finais da CB e como será nosso ataque. Raniel aguentará uma pressão de final, caso entre como titular? Seria muito arriscado ou uma aposta válida? E Arrascaeta nessa posição, seria uma boa? Eu apostaria no Arrasca e Raniel no segundo tempo.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 29-08-17 10h48min
Se a preleção do Mano Menezes no intervalo é que surte efeito, sugiro fazer essa preleção antes do início do jogo. Fale grosso antes do jogo e mude a postura antes dos jogos. Empatamos jogos no Mineirão e perdemos para o São Paulo e Avaí, como destacado por você, resultados que nos colocariam na disputa da liderança do Brasileirão. Mas estou confiante na disputa da CB, pois teremos boas opções no ataque, com Sóbis no banco de reservas.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 29-08-17 11h27min
Sóbis ainda pode ser útil. O Mano sabe disso. Maaas, o fato de não começar com ele nem na CB onde o Sassá não joga mostra que ele está longe de ser titular. O que é ótimo, futebol é momento. Eu vejo com reservas a efetivação imediata do Raniel. Ele jogou o suficiente para ser acionado após o intervalo nos jogos. Estamos falando de uma final de Copa. Entraria com o time que jogou contra o Grêmio no Mineirão com Arrasca no lugar do Robinho. O uruguaio seria o cara mais adiantado do time.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 29-08-17 11h31min
Ninguém sabe se o tal esporro surgiu efeito mesmo. Eu acho isso uma bobagem. Uma ou outra correção de posicionamento, aliadas à necessidade do time, combinadas com um recuo/acomodação do Santos explicam melhor a mudança que o time teve após o intervalo. Se esporro ainda funcionasse, Felipão não tinha em sua história o 7x1 no lombo. Futebol tem muito de motivação, mas mais ainda de.... Futebol.
 pyxis | BHZ | 29-08-17 12h51min
Certa feita... um destes simpatizantes pela-saco admitiu que já dormiu DURANTE um jogo decisivo de Libertadores ... vejo que dormir durante um jogo não é coisas exclusiva...
Um dia, quando a preguiça passar ou estiver mais acordado, tente explicar a sua ´argumentação` (em mais de 140 caracteres) ligando Rafinha e Sóbis à atuação ruim do Sóbis.
Quem sabe sua opinião será compreendida por alguém além de você...

P.S. Se sua opinião é somente para você, eu entendo !!! rsrsrs
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 29-08-17 14h16min
O dia da foto da soneca foi durante 2015 ou 2016. Jogos contra o rebaixamento. Eu e me turma de Mineirão fizemos promessa, íamos ao Estádio a pé desde a Igreja de São Judas. Gosto de pensar que de alguma forma ajudamos. A gente chegava morto no Mineirão e, de vez em quando, rolava uma soneca no intervalo. Queria mesmo te responder, mas fora o tom de deboche e provocação, não entendi a pergunta que você fez. Normalmente não tenho dificuldades em dar o recado, mesmo não sendo o que você quer ler.
 J Alfeu | Não definido | 30-08-17 07h35min
Bom dia a todos. Fernando, parabéns pelos comentários e que 7 de Setembro amanheça azul e a noite seja estrelada.
 Ronito | Marilia | 30-08-17 09h48min
Você, assim como o João Duarte, podem agregar muito no conteúdo e novos debates! Aliás, o João Duarte parece que abandonou, deve ter cansado de ter que explicar para uma única pessoa que não consegue entender! Uma dica, ignore os comentários e seeeeegue o jogo!
 danilofes | Belo Horizonte | 30-08-17 10h00min
Olá Fernandão. Parabéns pela coluna. Não costumo comentar, mas sempre acompanho seus textos e aprecio bastante as análises pós-jogo. Espero que continue escrevendo (a despeito de comentários inexplicavelmente hostis que por vezes acompanho). Parênteses feito, é realmente inacreditável quantos pontos perdemos de bandeja nesse campeonato jogando em casa. É claro que o time tem problemas notórios na criação e definição, mas penso que nossa pontuação esteja um pouco pior do que o rendimento.
 pyxis | BHZ | 30-08-17 10h02min
Ronito, debater com quem? com um tapado como você? Um paga pau de rábula incompetente? Você não entende de nada que não seja fofoquinha e esmaltes... vai procurar sua turminha... Béocio ! PULHA !

P.S. Estou esperando a APOSTA para desmascarar você e seu mentor.
 danilofes | Belo Horizonte | 30-08-17 10h05min
... um pouco pior do que o rendimento apresentado. Digo, veja a situação do Corinthians. Quantas vezes o vi jogar mal e ganhar a partida. Coisa rara para nosso lado ultimamente.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 30-08-17 11h17min
Bom dia. Que assim seja Alfeu.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 30-08-17 11h17min
Ronito, às vezes cansa, mas pretendo não deixar de responder ninguém. Obrigado pelo elogio.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 30-08-17 11h19min
Danilofes, obrigado. Estou aprendendo, ainda. Mas me parece que a hostilidade é pequena ante ao que temos em comum por aqui, que é o amor ao Cruzeiro. A não ser para quem analisa cheio de preconceitos, é visível que temos mais futebol que pontuação. Mas felizmente, futebol não é sobre justiça. Felizmente mesmo, sem o IN, porque essas coisas fazem desse jogo único. Que a Copa esteja reservada para nós, como compensação karmática. Abraços.
 J Alfeu | Não definido | 30-08-17 19h09min
Também sou a favor de um meio mais marcador, ainda não entendi o garoto Raniel ficar de fora contra o Santos, perdendo oportunidade para pegar ritmo. Há momentos em que o M M parece não querer ganhar o jogo. Devido a preferências do técnico, acredito que o Cruzeiro jogou de 10 a 15 pontos pela janela. Agora resta focar e ganhar o jogo do dia 7, e não será fácil, teremos que jogar muito.
 J Alfeu | Não definido | 30-08-17 19h16min
Fernando,concordo com a maioria, vc e JD fazem falta, sejam perseverantes, somente comportando assim, o Cruzeiro conseguiu ser a potência que é, mesmo em um Estado com mídia contra e em um país com olhos e divulgação a favor do eixo.Cruzeirense não desiste.
 Ronito | Marilia | 30-08-17 19h34min
Alfeu, também não entendo o Mano! No Rio, o negócio é armar o time para jogar por 1 bola. Mais fechado, com a marcação em cima e os velocistas nas costas. Meu meio campo seria formado com Lucas Silva, Henrique, Hudson, Thiago Neves e Alisson abrindo na esquerda. Raniel lá na frente. Ainda tem a possibilidade de armar com o Arrascaeta e Elbe, para manter a velocidade do time. Enfim, opções nós temos.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster