Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
VBR Artes Gráficas



Cruzeirense de Arquibancada
Fernandão escreve preferencialmente após as apresentações do celeste cinco estrelas

24/08/2017 | Fernandão
A dois passos do paraíso

Em noite épica, Cruzeiro deixa o Grêmio pelo caminho e será finalista da Copa do Brasil

O sol nasceu cedo demais hoje. Permitiu a luz entrar na sala, onde eu dormia no sofá. Aos poucos fui me levantando, dirigi-me a cozinha e busquei um copo de água gelada. Foi o sinal que a diarista precisava para aumentar o volume na rádio Liberdade. Na verdade, aos poucos fui constatando que não eram seis da manhã. Já passavam das nove. E tive de correr para chegar ao trabalho a tempo de uma licitação que eu iria presidir as 10:00. Bati ponto 09:55.

Cada pessoa que eu vi em Belo Horizonte hoje parecia sorrir pra mim. Nada hoje tira meu humor... Vi graça até na música sertaneja da rádio Liberdade. Vi graça no trânsito da Praça 7. Isso sem contar as coisas realmente graciosas, minhas meninas, que beijei ainda no leito de manhã, antes de sair.

O Cruzeiro tem a capacidade de mudar até o céu da cidade. Ontem, o dia nasceu cinza, ventoso. Hoje de uma tonalidade de azul magnífica.

Há uma harmonia regendo esse dia. E, na minha pequenez, na minha insignificância, antes de continuar vou agradecer. Não sei a que ou a quem. Ao cosmos, talvez. Ao equilíbrio universal, ou a Deus mesmo. Então... meu mais sincero OBRIGADO pelo dia de hoje.

O Jogo

Quando o Barrios recebeu aquela bola magnífica do Luan, açucarada mesmo, cara-a-cara com o Fábio, prendi a respiração. Por um instante, me senti com as luvas na mão, fazendo o mesmo movimento do Fábio, tirando o ângulo do atacante. Veio a defesa. Olhei pro Zuim, franzi as sobrancelhas e soltei um: É.... vai ser duro.

Aos poucos o Cruzeiro foi desfazendo a impressão de que concederia chances ao rival tricolor, foi se assentando em campo.

Mano entrou com a escalação sugerida pelo comentarista Turquim, duas colunas atrás. A ideia era ótima. Dois volantes com menos saída, mas mais pegadores. Mais força pelos lados, com as duplas Alisson e Barbosa pela esquerda e Ezequiel e Élber pela direita. Robinho um pouco mais adiantado, sem a obrigação de ser um marcador dedicado. Thiago Neves de falso nove o mais próximo possível do gol adversário.

Todos nós tínhamos a impressão de que dificilmente faríamos três gols no Grêmio. Mano também, pois seu time foi armado para segurar uma eventual pressão gremista e sair com velocidade pelos lados. Na verdade mesmo, a chance do Barrios, enquanto a multidão celeste ainda se acomodava nas arquibancadas, foi a única do Grêmio no jogo.

Depois do gol de domingo passado, escrevi que o Raniel tinha ganhado o direito de jogar 45 minutos ontem. Ainda bem que o Mano lê as colunas e concorda comigo. A entrada do rapaz, após o intervalo, deu ao time a chegada que faltava. Pois se não concedemos espaços ao Grêmio, é verdade também que fizemos pouco para merecer gols na etapa inicial.

O gol do Cruzeiro estava madurinho já aos 7´ da segunda etapa. Principalmente por conta das recuperações de bola no campo de ataque. O time pressionava o Grêmio no muque e nas divididas, vencendo-as todas. Não eram chances claras em profusão, mas era a bola que não saía dali.

E num lance um tanto quanto improvável, um raríssimo gol vindo de um escanteio, abrimos o placar. Dou o crédito ao meu amigo Andrézão. Vendo o jogo na manhã japonesa, ele me mandou um zap. O Cruzeiro fará um gol com o Hudson em escanteio. Tá vidente o rapaz.

O Grêmio, que já estava sem coragem desde o segundo tempo de Porto Alegre, amedrontou-se mais ainda. E o Cruzeiro teve chance de decidir a parada sem os pênaltis. Sentindo o Momento do Jogo, Mano adiantou o time com Arrascaeta e Sóbis. Mas não transformamos o domínio territorial em chances de gol e o jogo foi para os tiros alternados.

Atuações

Fábio - Uma intervenção magnífica, impedindo a casa de cair logo de cara. Pegou um pênalti em cinco. Goleiro bom tem que ter sorte. A sorte atraiu duas batidas, em que ele não sairia nem na foto, às balizas.
Ezequiel – Bem na contenção, tímido no apoio.
Léo – Um monstro.
Murilo – Uma fortaleza quase intransponível. Está tão confiante o garoto, que pediu até para bater pênalti, o que não deveria jamais ter acontecido. Entreolhei com estranhos na arquibancada, enquanto ele se dirigia à bola, e reparei: Todo mundo sabia que ele não ia fazer. Ainda bem que deu tudo certo no fim.
Barbosa – Foi um lateral normal, defendeu em primeiro lugar. Pouco para o que ele sabe.
Hudson – Foi o cara ontem. Junto com o Capitão doutrinou o meio campo adversário, até sair exaurido.
Henrique – Perfeito durante os 90. Ressalva: Pô Henrique, pega a bola e bate o pênalti. Responsabilidade tem de estar nos ombros de quem aguenta...
Robinho – Não foi a mesma pasmaceira que no sul. Mas anda precisando acertar mais. No fim do jogo foi deslocado para a volância e cumpriu bem o papel.
Élber - A mesma aplicação e correria de sempre. Só que dessa vez sem um lampejo que produzisse algo para o time.
Alisson – Bem na marcação e nas tabelas. Precisa acreditar mais no seu poder de drible.
Arrascaeta – Mesmo sem ritmo, contribuiu para que o Grêmio mantivesse a postura mais defensiva, levando temor ao adversário. Repito a ressalva que foi feita ao Henrique.
Neves – É o cara. A liderança técnica dele é a melhor coisa do ano.
Sóbis – Entrou e buscou ajudar. Se não conseguiu durante os 90, bateu um pênalti que nem Dida, acertando o canto, pegaria.
Raniel – Forte e instintivo. É uma alternativa viável para hoje e para o futuro. Bateu um pênalti com a personalidade de quem não tolera fracasso.

Mano – Deu um baile no companheiro da casamata adversária. Seu time jogou 90 minutos contra o adversário mais envolvente do Brasil e concedeu umas três ou quatro finalizações. O Cruzeiro cresce na hora certa da temporada.

Off – Topic 1

Sobre o Arrascaeta jogar ontem: Turquim, amigo meu, fisioterapeuta e entendido de recuperação esportiva me mandou uma mensagem:

Arrascaeta jogar é um perigo, isso vai dar merda.

Retruquei que não, que entendia o DM do Cruzeiro divulgar prazos maiores para tirar a pressão e tal, ao que ele replicou:

Cientificamente o tempo de recuperação de uma fratura de stress na região é de 06 a 12 semanas. Depois da consolidação da fratura, há que se fazer um período de fisioterapia e um período de fortalecimento muscular.
a) Ou o Arrasca não teve essa lesão e o DM errou o diagnóstico;
b) Ou ele teve a lesão e estão forçando a barra, queimando etapas de segurança e a probabilidade de recidiva é absurda;
c) Ou ele é um ninja e eu quero estudar o metabolismo dele.

Fiquei quieto.

Off – Topic 2

5.000 caronas no jogo de ontem é um tapa na cara de quem paga pra ir aos jogos. Gostaria de uma explicação por parte do Cruzeiro. Não há uma justificativa plausível para isso. É imoral, é absurdo.

Off – Topic 3

Como estou sempre descendo a lenha na direção do Cruzeiro e tudo, quero fazer um elogio também. Escrevi esse e-mail para o Cruzeiro segunda-feira:

Sou sócio cativo desde 2013 e, como sempre, nesse domingo, estive no Mineirão para assistir o jogo. Vi o time fazer 2x0 no Sport e fiquei feliz. Só que tive um problema na entrada. Meu cartão deu ``erro de leitura´´. O rapazinho da bilheteria consultou lá no celular que estou em dia e tal e liberou minha entrada. Só que disse que o meu cartão estava desgastado e que teria que ser substituído. Ainda queria reter meu cartão (!).
Certamente ele estava mal orientado, não permiti que retivessem uma propriedade minha, ainda mais para forçar que fizesse uma segunda via que poderia não ficar pronta até o jogo contra o Grêmio.
Relatado o caso, peço que:
1. Seja computada a minha presença no jogo para fins de pontuação no Programa ``Sócio do Futebol´´, e para as estatísticas que ficam disponíveis no aplicativo (histórico / meus jogos). É especialmente importante pra mim que tenho expectativa das pontuações de bonificação pelo 100% de presença na temporada.
2. Seja confeccionado um cartão novo para mim, obviamente sem custos, e que me contatem quando o mesmo estiver pronto para que eu possa retirá-lo na Sede. Cartões tem desgaste natural, parece ser o caso do meu, embora não tenha avarias aparentes.


Responderam-me na terça, e no mesmo dia busquei meu cartão novo, sem custos. Ainda não computaram minha presença, mas imagino que isso vá acontecer em breve.

Fechando

Encontrei tanta gente ontem, desde que abri o primeiro latão em frente ao Hospital das Clínicas, onde esperava minha carona, até a saideira comendo um spaghetti no Bolão que é capaz que eu esqueça alguém. Mas sinta-se abraçado amigo. Pra quem eu lembro, um abraço Zuim, Vovô Smurf, Renata, Alexandre, Tigum, Brunenrique, Marlone, Divino, Lé-éo, Bruno Macedo. Aos exilados, Andrézão no Japão, Tio Cabeção em Vitória, Mamadeira na Holanda, Turquim no sofá.

Esse jogo já é histórico. Nos anos seguintes, sempre que formos enfrentar o Grêmio, ou jogar uma semifinal, ou mesmo decidir nos pênaltis, lembraremos dele. Só que... Esse grupo ainda não é histórico. É cruel, mas a memória do clube só tem espaço para os vencedores. Somente o título colocará o nome dos heróis na parede. Somente com o título, podemos falar em ano vencedor, somente com o título, esses caras serão imortalizados.

Que eles façam por merecer a vitória. E que a vitória venha.

Se o Cruzeiro se consolidar no g-6, grupo onde ele acabou de entrar, já podemos falar que o trabalho de Mano Menezes é satisfatório. Não são todos os anos em que somos finalistas da Copa do Brasil e fazemos bom papel no Brasileiro. Com o título, satisfatório vira excelente, e um monte de corneta vai ficar envergonhado das bobagens que um dia falou ou escreveu.

Estou ansioso para ver com meus próprios olhos se o Rio de Janeiro continua lindo.

Saudações Celestes


Gestor público, que faz suas observações após cada partida do Cruzeiro, de forma pouco espalhafatosa e totalmente despretensiosa.
fernandao@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Cruzeirense de Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Thiago Campos | N�o definido | 24-08-17 14h45min
Fala Fernandão, como escrevi no comentário sobre o jogo, dias como o de hoje ficam leves. Sobre o jogo gostei da escalação quando fiquei sabendo por telefonema do meu irmão, ele que tinha achado estranho concordou com minhas ponderações, Mano mandou bem em não deixar o Grêmio ter espaços. Raniel veio na hora certa para o jogo e deu o gás que o time precisava no ataque, tem muita vontade o menino. Avaliei o ano inteiro o trabalho do Mano como mediano e ainda não o quero aqui ano que vem...
 Thiago Campos | N�o definido | 24-08-17 14h48min
mas ontem ele mandou muito bem e merece todo reconhecimento. Jogo épico e para ficar na memória, vamos muito fortes para a final.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 24-08-17 15h11min
O trabalho dele tem melhorado, juntamente com os resultados. Além de estarmos no g-6 e na final da Copa do Brasil, temos pelo menos duas formações táticas viáveis. Penso que a gente poderia ter uns pontinhos a mais no Brasileiro se não fosse a lesão do Arrascaeta, por exemplo. São coisas que acontecem e atrapalham o trabalho. Técnico se julga ao fim da temporada. Tenho gostado até mais das atuações do que dos resultados no Brasileiro. Copa é pra se copar e pronto. Abraço.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 24-08-17 20h52min
Fernando, ontem o Cruzeiro foi Cruzeiro...Simples assim. Se o MM não atrapalhar, o penta chega. Vá saber o tamanho da fratura do Arrasca.
 pyxis | BHZ | 24-08-17 21h19min
Acredito que a torcida (não todos, mas uma imensa maioria) estava precisando muito de uma classificação como esta.
Se não me engano, desde a definição do título brasileiro de 2014 (lá se vão dois anos e meio), não houve NADA parecido... (e as eliminações foram decepcionantes)...
Não me iludo...
Comemoro? Claro!
Mas há limites e vejo que tem muito simpatizante que guardou seus rancores e decepções para descontar em frangas (pobres coitados!) e em cruzeirenses...
MENTES MIÚDAS !
 pyxis | BHZ | 24-08-17 21h21min
Fiquei feliz em ler os off-topic 1 e 2...
Fico feliz quando vejo torcedor lúcido após uma vitória INEBRIANTE.
Parabéns !!!
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 25-08-17 09h01min
Teve a classificação em cima do São Paulo na Libertadores em 2015, igualmente nos pênaltis. Ficou abafada pela eliminação traumática na fase seguinte contra o River. Pateticano tem mais é que se lascar mesmo. Recebi piadinha desses depois do jogo de ida(!) em que perdemos por 1x0... O Troco é pra lá de merecido. Quantos ingressos de cortesia cada eventual eleitor da chapa da situação do Cruzeiro deve ter levado, hein? Abraço.
 pyxis | BHZ | 25-08-17 10h23min
Fernandao, mesmo que os eleitores (TODOS e não somente os que você pretensamente acha que votarão na chapa da situação), recebessem cortesias (muitos recebem em todos os jogos... alguns jogos pequenos o número de caronas beira 20%), não justificaria os 5000. ELeitores são, no total, menos do que 500.
O site deu problemas até falar chega, debitaram várias vezes um único SF, e levam 5000 CARONAS? Faça-me o favor... Será que é só por questões eleitorais... Viu o que tá rolando no SPFC ?
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/09 - 08h56 [7 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

18/09 - 07h31 [2 coment.]
Carga de ingressos adicional para Sócios do Futebol esgotada 

17/09 - 09h13 [9 coment.]
Cruzeiro busca evolução na classificação diante do perigoso Bahia 

17/09 - 08h16 [2 coment.]
Sub20 vence América-MG e se posiciona na vice-liderança do estadual 

16/09 - 09h02 [1 coment.]
Sada Cruzeiro bate Minas no Riachão e lidera estadual de vôlei 

15/09 - 19h54 [1 coment.]
Torcedores esgotam carga de bilhetes da Minas Arena para final 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster