Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO - COMENTE E COMPARTILHE NOTÍCIAS E COLUNAS DO CRUZEIRO.ORG
WMTI- Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

24/06/2017 | Voz da Arquibancada
O Cruzeiro fora das quatro Linhas (2)

Entrevista do Cruzeiro.Org com Hermínio Lemos, conselheiro benemérito e decano na gestão do Cruzeiro ...

O Cruzeiro.Org (COrg), assim como fez em outros momentos da vida política do clube, utiliza este espaço do Voz da Arquibancada para mostrar a opinião de conselheiros e candidatos e responder perguntas que o torcedor que não é sócio tem interesse em saber.

O entrevistado da vez é Hermínio Francisco Lemos (HL), conselheiro benemérito e com uma história construtiva na vida do clube.

COrg - Como é a sua história com o Cruzeiro? É conselheiro desde quando? Você escolheu torcer para o Cruzeiro por qual motivo?

HL - Nasci ao lado do antigo estádio Juscelino Kubitschek (antigo campo do Cruzeiro) e me tornei cruzeirense ainda criança, quando participava de todos os eventos sociais e esportivos do Clube. Com o tempo, comecei a participar da vida política e social do Clube com mais intensidade. Me tornei conselheiro em 1991.

COrg - Estamos num ano eleitoral no Cruzeiro e seu nome apareceu como candidato junto a outros conselheiros. Você é candidato? Como você está vendo esta disputa eleitoral? Acredita que ter situação e oposição é saudável na política do clube?

HL - Não é minha intenção, no momento, ser candidato à presidente. Ao meu ver, a eleição está muito concorrida, exatamente por termos uma situação e uma oposição. Este cenário é importante para que a democracia do Clube seja preservada, o que é totalmente benéfico para a instituição.

COrg - Você já integrou várias funções no clube. Quais cargos já ocupou no clube? Quais as mais difíceis funções que já exerceu? Acredita que alguma delas poderia ou deveria ser profissionalizada?

HL - Já fui suplente de conselheiro, conselheiro efetivo, conselheiro nato, segundo e primeiro secretário do Conselho, vice e presidente do Conselho, secretário geral e hoje superintendente administrativo da Toca I. Ser presidente do Conselho é um cargo muito honroso, porém, de muita exigência e responsabilidade. Sem dúvida, o cargo mais desafiador que cumpri no Clube. Não vejo razão para que estes cargos sejam profissionalizados, já que não se tratam de funções operacionais.

COrg - Você defende a modernização do Estatuto do Cruzeiro? Poderia citar alguma condição que já poderia ou deveria ter sido mudada?

HL - Acredito que o estatuto tenha sempre que se adequar às exigências legais. Como exemplo, cito a lei do PROFUT, que exige adequações ao Clubes para que estes tenham benefícios fiscais.

COrg - O que você pensa sobre a participação do Sócio do Futebol, que proporciona quantia considerável de recursos para o futebol, na vida estatutária do clube?

HL - Como o futebol é uma área profissional, ele depende de suas receitas, e o programa Sócio do Futebol tem grande importância no equilíbrio financeiro do Clube. Acredito que antes de incluir o torcedor na vida estatutária do Clube, temos que incluí-lo, primeiramente, na vida social da instituição, assim como já é feito no futebol.

COrg - Sobre o balanço publicado recentemente, e a série histórica de prejuízos e aumento de despesas além do aumento das receitas, o que você vê como mais problemático e que tem que ser resolvido para os anos que virão? Como você vê a questão do balanço e a mudança de presidente ao final deste ano?

HL - Como superintendente administrativo da Toca I, meu foco está inteiramente voltado para este setor. Por isso meu comentário se restringe apenas a esta função. Posso ressaltar que, desde o momento que assumi este cargo, temos buscado reduzir custos operacionais, o que vem sendo feito com sucesso.
A mudança de presidente é uma questão estatutária. Com superávit ou não, a mudança deve ocorrer.

COrg - Qual a sua opinião sobre uma possível profissionalização e até mesmo transformação do futebol profissional numa empresa independente do clube social?

HL - Já foi votado uma mudança de estatuto no que se refere à possibilidade de Cruzeiro ter uma equipe de futebol separada do Cruzeiro Social, cujo maior acionista, se isso acontecer, será o Cruzeiro, que terá 51% das ações. Esta votação já foi definida há um bom tempo.

COrg - Que recomendações você daria para aqueles cruzeirenses que não são sócios do clube e desejam participar da vida política do Cruzeiro?

HL - O Cruzeiro tem duas sedes sociais de primeira linha. Se você for sócio, terá direito a voto e pode chegar a ser conselheiro ou, até mesmo, presidente do Clube. Esta uma condição, política, estatutária do Clube.

COrg - Se você fosse presidente do Cruzeiro, quais as medidas você tomaria para tonar a gestão do clube mais transparente e democrática?

HL - A política do Clube já é transparente e democrática, já que todas as ações são acompanhadas, auditadas e aprovadas pelo Conselho Deliberativo. Este acompanhamento vale inclusive para as ações do presidente. Também temos o Conselho Fiscal que acompanha toda a movimentação financeira do Clube.

COrg - Escale os onze jogadores do Cruzeiro que formariam sua ´seleção` de todos os tempos. Defina um técnico, um esquema tático, e o presidente do clube que comandaria este time.

HL - Não podemos nos esquecer do nosso grande time de 66. Se juntar os times que ganharam a Taça Brasil de 66, a Tríplice Coroa e o Bicampeonato Brasileiro, você formaria um grande time. Para mim, o maior destaque da história do Clube foi o Joãozinho, seguido por Dirceu e Tostão. O maior técnico foi o Ênio Andrade. No que diz respeito à presidência, cada um dos presidentes que eu convivi teve grande importância no cenário de suas respectivas épocas. Por isso, não é possível mensurar o melhor deles. Todos exerceram grande papel no Clube.

O Cruzeiro.Org agradece a atenção do conselheiro Hermínio Lemos, e abre este espaço para manifestação de todo e qualquer conselheiro, candidato ou não para se apresentar e responder perguntas ou manifestar sua opinião através de uma coluna.

Perguntas adicionais e esclarecimentos às respostas do Hermínio poderão ser feitas nos comentários da coluna que faremos chegar ao entrevistado.


- - -
#MudaEstatutoCEC
#DoeSangue
#OsdoBarroPreto


Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Pyxis | BHZ | 25-06-17 13h41min
Agradecemos Dr.Hermínio pela disponibilidade em falar da política e gestão do Cruzeiro.
Tenho algumas opiniões bem divergentes do que foi apresentado. Mas entendo que somente a exposição e o debate sobre estas divergências (algumas profundas e outras que podem ser facilmente flexibilizadas) é que permitirão ao Cruzeiro avançar para uma nova construção dos próximos CEM ANOS.
 Pyxis | BHZ | 27-06-17 22h22min
Embora tenha declarado que não tinha intenção de ser candidato a presidente, Hermínio Lemos, neste momento, é um vice-presidente de Wagner, candidato da situação do Cruzeiro.
 Pyxis | BHZ | 27-06-17 22h23min
Dr. Hermínio declara, corretamente, que o Cruzeiro prevê em seu estatuto, há muito tempo a condição de profissionalização, entretanto, considera que não de devem profissionalizar algumas funções. É uma contradição insolúvel.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/07 - 07h32 [1 coment.]
Cruzeiro perde oportunidade de ganhar três pontos como visitante 

20/07 - 19h12 [1 coment.]
Guia: Cruzeiro enfrenta Fluminense, em Edson Passos, de olho no G6 

20/07 - 10h01 [0 coment.]
Reduto Azul desembarca em João Monlevade nesta quinta-feira 

19/07 - 19h48 [1 coment.]
Cruzeiro contrata zagueiro Rodrigo Júnior, Digão, ex- Al Sharjah 

19/07 - 17h40 [6 coment.]
Cruzeiro oficializa empréstimo de Kunty ao Barcelona (EQU) 

18/07 - 18h32 [2 coment.]
Nonoca revela a origem do apelido e admite ser fã de CR7 

18/07 - 10h22 [0 coment.]
Atletismo celeste conquista grandes resultados no fim de semana 

18/07 - 08h10 [0 coment.]
Adote um campeão: Natan Júnior é um dos guerreiros do projeto 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster