Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** CRUZEIRO.ORG - 25ANOS - Leia e comente e concorra a prêmios ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

12/05/2017 | Joao Duarte
Começar de novo e contra o São Paulo

Há uma tristeza grande pelas 2 últimas derrotas que nos tiraram a chance de conquistas, mas, vida que segue

Mundo Azul,


☻ Começa o Brasileiro de 2017 - Apoiar é preciso : Nada mais natural a reação do torcedor cruzeirense. Há uma tristeza grande pelas 2 últimas derrotas que nos tiraram a chance de conquistas dos títulos do Campeonato Mineiro e também da Copa Sul-Americana, mas, vida que segue.
Claro que há pontos a serem considerados e discutidos neste processo, mas, o que passou não mais poderá ser alterado, porém, o futuro está em processo de construção, neste sim, podemos agir e mudar o curso das coisas.
Vamos abordar os pontos críticos :

♦ Permanência de Mano Menezes ou sua substituição -Entendo que o trabalho de Mano Menezes é bom no Cruzeiro. Mas, para que não pairem dúvidas, vamos ter que falar dos seus números à frente do clube (jogos oficiais):


- Temporada 2015 : 16 jogos - 8V, 6E, 2D, 18 GP, 12 GC
- Temporada 2016 : 28 jogos - 13V, 7E, 8D, 40 GP, 30 GC
- Temporada 2017 : 27 jogos - 18V, 6E, 3D, 47 GP, 17 GC
----> TOTAL MANO : 71 jogos - 39V, 19E, 13D, 111 GP, 59 GC

O aproveitamento geral de Mano Menezes foi de 63,84%, assim distribuído :
- Campeonato Mineiro.....: 15 jogos - 09V, 05E, 01D = 71,1%
- Copa da 1ª Liga........: 03 jogos - 02V, 01E, 00D = 77,8%
- Copa do Brasil.........: 13 jogos - 09V, 01E, 03D = 71,8%
- Campeonato Brasileiro..: 38 jogos - 18V, 12E, 08D = 57,9%
- Copa Sul-Americana.....: 02 jogos - 01V, 00E, 01D = 50,0%

Como podemos observar numa varredura feita nas 71 partidas, em termos de gols sofridos, os resultados mostram :

- 32 partidas, o time saiu de campo sem levar gols.

- 20 partidas, o time saiu de campo com 01 gol sofrido.

- 19 partidas, o time saiu de campo com 02 gols sofridos.

- 00 partidas, o time sofreu 3 ou mais gols.


Como foi a performance dos nossos goleiros com Mano Menezes ?

- Fábio disputou 20 partidas e sofreu 19 gols (média = 0.95 gpj)

- Lucas França fez 02 partidas e sofreu 02 gols (média = 1.00 gpj)

- Rafael fez 49 partidas e sofreu 37 gols (média = 0.75 gpj)


Com relação ao nosso ataque :

- 13 partidas, o time saiu de campo sem marcar gols.

- 22 partidas, o time fez 01 gol no adversário.

- 25 partidas, o time fez 02 gols no adversário.

- 11 partidas, o time fez 03 ou mais gols no adversário.


Quem são os artilheiros da era Mano Menezes no Cruzeiro ?

- Ábila (21), Arrascaeta (13), Sóbis (13), William Bigode (12), Robinho (10), Henrique (06), Alisson (05), Thiago Neves (05), Gol Contra do Adversário (05), Rafinha (02), Marcos Vinícius (02), L. Damião (02), Ariel Cabral (02), Raniel (01), Vinícius Araújo (01), Hudson (01), Charles (01), Willians (01), Dedé (01), Manoel (01), Léo (01), Bruno Rodrigo (01), Fabrício (01), Ezequiel (01), Fabiano (01) e Ceará (01)

Este é o estilo Mano Menezes, defesa bem armada, que concede poucas chances ao adversário e sofre em média 0.83 gols / partida, uma média que pode ser considerada muito boa para o nosso padrão. Destaque para o sistema defensivo que nunca levou 3 ou mais gols em nenhuma vez que entrou em campo.
Porém, o ataque não é dos mais efetivos com 1,56 gols por partida, somente em 15% das partidas conseguiu marcar 3 ou mais gols.


O futebol praticado é bastante competitivo e o time consegue fazer jogos duros em casa ou fora contra os adversários mais tradicionais.
Também não concordo muito com o estigma de falta de raça ou de alma dos nossos jogadores, muitas vezes pode ter faltado qualidade na definição das jogadas, mas, há alguns pontos que precisam e podem ser melhorados na disposição tática dos nossos jogadores de forma a facilitar o desempenho.
De forma resumida, os pontos que precisam ser melhor analisados :

1 - Conformação tática do time x DNA do Cruzeiro
2 - A escolha dos atletas
3 - Conter as crises internamente / gestão do grupo de jogadores
4 - Ajustes no Elenco : quem dispensar e porque, quem promover da base, quem contratar dentro da disponibilidade de recursos

Tópico 1 - Um dos pontos que mais tem incomodado a nossa torcida é ver o time ter posse de bola de 60-70% e terminar um tempo de jogo sem conseguir dar um chute a gol. O time até atua compactado entre a linha da grande área e a linha de meio-campo, ou seja, neste espaço de 35 m. Quando a posse de bola é retomada, o jogador tem que percorrer uma grande distância até chegar à região que permite o chute a gol. E quando o faz, já está cansado, com pouca reserva de oxigênio, não faz a melhor opção e o time acaba com um índice de erros de penúltimo passe muito elevado. A culpa acaba recaindo sobre os jogadores mais criativos do time, mas, o posicionamento tático muito atrás, tem peso relevante neste processo.

Tópico 2 - Sei que futebol é gosto, que as escolhas do treinador são muito mais abalizadas que as minhas, afinal de contas, eu não acompanho os treinamentos específicos, não tenho as informações da fisiologia, dispondo apenas dos dados que são percebidos nas partidas. Porém, há alguns pontos que precisam ser discutidos. Vou falar de posição por posição, justificando as escolhas para o jogo contra o São Paulo por exemplo.
Indisponíveis no elenco : Ezequiel, Manoel, Marcus Vinícius, Elber, Ariel Cabral, Lucas Ventura, Robinho, Sóbis e Judivan.

Imaginemos o time no 4-2-3-1, como Mano Menezes vem usando :
Gol : Fábio ou Rafael ? - Rafael
LD : Mayke ou John Lennon ? - Mayke
BC : Dedé ou Léo ? - Dedé
QZ : Caicedo ou Léo ou Murilo Cerqueira ? - Murilo Cerqueira
LE : Diogo Barbosa ou Bryan ou Fabrício ? - Diogo Barbosa
1º Volante : Hudson, Henrique ou Lucas Romero ? - Hudson
2º Volante : Henrique, Lucas Silva ou Lucas Romero ? - Henrique
Meia pela Direita : Arrascaeta ou Rafinha ? - Arrascaeta
Meia Centralizado : Thiago Neves ou Alex ou Raniel ? - Thiago Neves
Meia pela Esquerda : Rafinha ou Alisson ? - Rafinha
Centroavante : Ábila ou Raniel ? - Ábila

Estas seriam as minhas escolhas para este sistema de jogo.
Outros prefeririam usar 3 volantes, com um losango no meio : Hudson (VC), Henrique (AD), Lucas Silva (AE) + Arrascaeta (PL) e na frente : Sóbis ou Rafinha (Atacante pelos Lados de Campo) e Ábila (Centroavante). Uma formação mais conservadora, mas, que liberaria mais os laterais Mayke e Diogo Barbosa para o apoio.
Também ouvi gente pedindo o 3-5-2, com Dedé, Léo e Caicedo na zaga + Mayke, Arrascaeta, Hudson, Rafinha e Diogo Barbosa no meio + Sóbis e Ábila na frente.
Ou seja, se bobear a gente escalaria o Cruzeiro nos 10 sistemas táticos diferentes propostos por Marcelo Bielsa no seminário da CBF.
Os sistemas listados por ele foram os seguintes :

Com linha de 3 atrás :

a) 3-3-1-3 +++ b) 3-4-3 +++ c) 3-4-1-2 +++ d) 3-3-4 +++ e) 3-3-2-2

Com linha de 4 defensores :

f) 4-2-4 +++ g) 4-2-2-2 +++ h) 4-2-1-3 +++ i) 4-3-1-2 +++ j) 4-3-3


Considerando o DNA do Cruzeiro, optaria por linha de 4 defensores e a escolha entre os sistemas g e i, meus preferidos.
Com Robinho disponível, o 4-3-1-2 fica perfeito e é em minha concepção o sistema que melhor distribui os jogadores em campo, pois, sempre considera os triângulos móveis e a possibilidade de 3 jogadores nas disputas de bola em todos os quadrantes do gramado.
Seja que sistema for, o importante é saber se defender sem a posse de bola , minimizando os espaços para o adversário, seja com marcação alta ou pressão deste a saída de bola, ou senão, marcação baixa, se compactando atrás da linha de meio-campo.
E estando de posse de bola, ter os jogadores criativos que possam desmontar o sistema defensivo adversário com dribles, velocidade de decisão e de movimento. O futebol aumentou a velocidade de jogo, mas, a forma de se impor ao adversário é a mesma, combinará talento e movimento.

Os tópicos 3 e 4, serão motivo de avaliação na coluna da próxima semana.

E você, que sistema tático adotaria ?
E a sua lista de dispensas ? Traga a sua para a gente fazer a estatística e compilar pelo blog. Vou fazer um desafio ao grande Jorge Santana, neste sentido.

Com base nos resultados e minhas observações, não faz o menor sentido a demissão de Mano Menezes neste momento. A ressalva que faço é quanto à gestão de grupo. Se sentir que ele perdeu a mão, que o grupo já não o entende e comunga de seus projetos, aí neste caso, a sua continuidade ficará muito complicada. A julgar apenas pelos resultados, não posso concordar com muitos que estão postando #FORAMANO.

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para : Sicília, Léo Silva, MRR, Rodrigo Ferrari, JustBlue, PHMG, o grande artista Camaleão, Lincoln Sales, Karoll Dutra (que foi se aperfeiçoar em Portugal), Naty Andrade e Shara Rodrigues. E para treinar este timaço vou convocar o grande Carlos H. C. Campos.
☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG: Antônio Sadi da Silva, Pico Guimarães, Geraldo Reis Maia, Cláudio Carneiro, Róbson Guimarães, Cristiano Sá, Ricardo Rajão, João Bosco Costa Lima, Renato Lazzarini, Evandro Conde, JB Lazzarini, Paulo Henrique Carneiro Mota, Renato Bimba, Eliezer Mattos, Joaquim Duarte, Gabriel Mota, Ricardinho Murta e Gilvan Cicarelli. E para treinador deste time convoco o grande Carlos Tomazzi, para não deixar o astral cair nunca.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido







Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 12-05-17 19h21min
JD, esta sua ´prancheta` seria mais apropriada para o ´papai` Joel. Mano não fica pensando nesta quantidade de jogadores e esquemas. Eu diria que sua lógica de raciocínio é jogar pérolas aos porcos (e não diga que eu não li)... e nem vou discutir pois não é esta a questão.
Você mesmo escala um time IGUAL ao Mano na ilusão que poderiam jogar diferente. Parece que nem se lembra do que aconteceu com PBento ao escalar jogador da base na zaga.
cont ...
 pyxis | BHZ | 12-05-17 19h24min
...
Muita prancheta para pouca autoridade, consistência e comando.
Como escrevi (acho que no Face), como EU manifestei que não queria o Mano de volta, tenho o direito de dizer que ele TEM QUE FICAR até o final da temporada. Quem arriou as calças pela volta dele, tem que ficar CALADO. Quem pede a saída dele agora não conhece nada de futebol e quer somente passar recibo de teletapado. E O CRUZEIRO SE FERRA ! FALTA ATITUDE E COMANDO, do presidente, da diretoria, de TODO MUNDO !
 pyxis | BHZ | 13-05-17 08h31min
... e um último comentário...
Esta edição do Brasileiro é como a edição de 2003 (naquela oportunidade tivemos o VLux que ERA bem mais inteligente e capaz do que o Mano é atualmente).
Em 2003, iniciávamos os Pontos corridos, VLUx estava desde o ano anterior e preparou o time pensando no tipo da competição.
NESTE ANO, acontece a mesma situação (MUDANÇA DAS COMPETIÇÔES).
cont ...
 pyxis | BHZ | 13-05-17 08h34min
...
Alguns times estarão em desvantagem e quem souber aproveitar, preparar e ESCOLHER a competição PRIORITÁRIA, vai se sair melhor que os adversários.
Neste caso, não consegui depreender da sua análise na coluna, esta variável que, IMNSHO, é a mais importante (por isso NÃO defendo a saída do Mano em hipótese nenhuma até final do ano).
Temos as melhores condições de triunfar em alguma competição. Eu escolheria a CopaBr. Os grandes adversários estarão preocupados com Br e Libertadores.
 PHMG | Brasília - BH | 13-05-17 13h22min
- Alguém comentou aqui que o motivo do Sobis não ir para jogo contra o Nacional teria sido um briga feia com o Mano no intervalo da final do mineiro. Agora anunciaram a contusão do Sobis, com certo atraso, deixando a suspeita de que o comentário neste blog pode ter fundamento.
- Se a briga existiu e o jogador foi punido, provavelmente isto refletirá em campo nos próximos jogos, pois a cambada que está jogando com preguiça abrirá os olhos. Vamos aguardar!
 PHMG | Brasília - BH | 13-05-17 13h24min
Palpite: Cruzeiro vence o SP.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 13-05-17 13h27min
Vi, na íntegra, os jogos contra a Chape e Nacional. Confesso que não me lembro qual a última vez que o time havia jogado tão mal. Para piorar, amanhã enfrentamos nosso maior algoz em campeonato brasileiro. Assim sendo minha confiança no time é nenhuma.
 Joao Duarte | Vit�ria | 13-05-17 15h39min
Caro PHMG,
O Rafael Sóbis não atuou porque foi constatada uma lesão que o vai tirar dos gramados por até 8 semanas.
Diga não à teoria da conspiração (rs, rs, rs).
 PHMG | Brasília - BH | 13-05-17 23h37min
E agora? Cruzeiro dispensou o Mayke, Ezequiel está contundido e Lenon não conta. Time voltou a ficar desequilibrado e sem lateral direito. Oh dificuldade.
 pyxis | BHZ | 14-05-17 10h53min
JD, não diz respeito a coluna mas ao seu comentário. Vc diz para ´dizer não à teoria da conspiração`...Então eu pergunto:
Como você avalia o trabalho de TODO o DM, desde o diagnóstico até a recuperação total????
Se quiser usar de alguma analogia, sugiro usar o caso do Dedé, desde a constatação inicial da contusão e efeitos dele continuar jogando contundido ou mal curado. (estou ajudando-o a reforçar uma possível teoria conspiratória, mas acredito que o problema do Sóbis é OUTRO).
 marco | Curitiba | 14-05-17 12h24min
Caro JD, os números do MM no Cruzeiro são bons mas ele perdeu os jogos que importavam. Se for desclassificado pela Chapecoense na CB, aí sim terá perdido tudo que importava até então no ano. Deve-se manter um treinador assim (caso aconteça)? No jogo de hoje só espero uma vitória, do jeito que for, pois não aguento mais perder para o Sp em casa. Seremos eternos fregueses? Tomara que não.
 Joao Duarte | Vit�ria | 14-05-17 23h05min
Felizmente veio a vitória... E Mano Menezes conduziu bem a coisa. A melhor notícia foi a volta do Dedé...
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 15-05-17 10h54min
João Duarte ,mais uma vez obrigado pela homenagem !Que coisa boa que foi a atuação do Dedé ontem ! O melhor de ontem foi vencer ! E ainda mais sendo vitória em cima dos Bambys !!O Cruzeiro bem desfalcado e assim mesmo vencemos !J.D. o que você achou da troca do Mayke x Rafael Marques ??
 mrr | Natal | 15-05-17 13h19min
[OFF] Pyxis como é duro ver esta propaganda do Luciano Huck na página principal rs... Partidarismo? Rs... Só uma brincadeira para relaxar!!!
 pyxis | BHZ | 15-05-17 14h53min
Rizzi, estou aqui rindo decalitros do seu OFF. RSRSRS
Vou te explicar, resumidamente. Mesmo que o site seja antigo e com muitas deficiências e erros de programação, os anúncios e propagandas, como as que você cita, numa tentativa de ´tirar onda`, não são responsabilidade nossa.
RSRSRS
O Google ´adivinha` os lugares que VOCÊ tem visitado e coloca anúncios de coisas que você teve relação recentemente...
O QUE VOCÊ vê, eu não vejo (graças a Deus)...
QUAQUAQUÁ !!!!
 pyxis | BHZ | 15-05-17 14h54min
... Relaxei até demais.
RSRSRSRSRSRS
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
17/12 - 10h10 [1 coment.]
Goleador para a disputa da Copa Libertadores 2018 é uma das metas  

16/12 - 14h28 [1 coment.]
Cruzeiro anuncia Lopes Júnior como novo auxiliar técnico fixo 

15/12 - 18h49 [1 coment.]
Marco Antônio Lage revela desafios e projetos da sua gestão 

14/12 - 19h56 [1 coment.]
Os planos para jogadores da base integrarem o elenco principal 

14/12 - 18h11 [1 coment.]
Assembleia Legislativa aprova, em primeiro turno, bebidas alcoólicas 

13/12 - 18h56 [1 coment.]
Toca III pode sediar primeira final de jogo único da Lib´19 

13/12 - 17h48 [1 coment.]
Cruzeiro será cabeça de chave na Copa Libertadores 2018 

12/12 - 17h37 [1 coment.]
Conselheiros efetivos e suplentes tomam posse para triênio 2018/20 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster