Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Banda Help



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

09/05/2017 | Joao Duarte
O Falso Nova

Sei que são conceitos do futebol moderno, mas, eu ainda prefiro ter uma referência no comando de ataque do meu time

Mundo Azul,

☻ REFLEXÕES ACERCA DA FUNÇÃO DE CENTROAVANTE E OS SISTEMAS TÁTICOS DE MANO MENEZES NO CRUZEIRO - Nos últimos tempos cunharam a tal expressão FALSO NOVE. Uma coisa é o time atuar com 2 jogadores de velocidade na frente, com muita mudança de posição e outra bem diferente é falar do Falso Centroavante.
Tenho que retroagir no tempo. Vou falar do Cruzeiro Academia. No nascer do time, nos primórdios da era Mineirão, o centroavante era Marco Antônio que sucedeu a Fescina e Picinin, que disputaram a posição ao lado de Tostão, titular absoluto do time, já nos últimos clássicos no Independência.
Todos estes 3 jogadores eram mais fixos na área e faziam bem o pivô, centralizados entre os zagueiros adversários e faziam seus gols nas bolas cruzadas pelos pontas ou preparadas pelos meias Tostão e Dirceu Lopes.

Os tricolores vieram até Minas para aliciarem o ponta-direita Natal, seu Felício foi lá e no final de 1965, trouxe o menino de volta, tirou de dentro das Laranjeiras.
Mas, não se esqueceu do fato e mais tarde, ainda traria na esteira deste caso, o brilhante centroavante Evaldo Cruz. Deu o troco nos cariocas.

Foi sem dúvida, um dos jogadores mais inteligentes que vi atuarem com a camisa 9 do Cruzeiro. De movimentação constante, porém, ao abrir espaços para as entradas de Tostão, Natal e Dirceu Lopes, sempre se fazia presente na área para a conclusão das jogadas, sendo um mestre em aproveitar os rebotes do goleiro e das defesas adversárias. Era um centroavante habilidoso, tanto isto é verdade, que durante a ausência de Tostão por ocasião da Copa do Mundo de 1966, formou dupla com Marco Antônio e se entenderam muito bem.
Ligado os 90 minutos de jogo se consagrou por fazer muitos gols no tempo de descontos, virou o artilheiro do 3º tempo.
A presença de Evaldo fazia da linha de ataque do Cruzeiro uma linha de baixinhos, porque nenhum deles raspava a cabeça num objeto colocado a 1.72 m do nível do solo. Faziam gols de cabeça, pelo bom posicionamento e precisão nos cruzamentos que vinham do fundo, mas, o time gostava mesmo era de tabelar, botar o adversário na roda e chegava ao gol, pela inteligência dos movimentos e de ultrapassagem.

Por esta razão, o Cruzeiro foi chamado de ACADEMIA (a musiquinha era assim : Raul na meta, Procópio e Neco... William, Pedro Paulo, Piazza e Natal... tem Dirceu Lopes, o coração e o grande artilheiro Tostão... Evaldo que não é de brincadeira e lá na ponta corre o Hilton Oliveira).
Assim, nossa torcida cresceu no Mineirão, vendo o time se esmerar em ser de movimentação inteligente, sem um centroavante rompedor típico. É um dos traços do nosso DNA.
Em 1969, Gerson dos Santos fez entrar no time Zé Carlos no meio e formou o famoso QUADRADO. Hilton de Oliveira passava a se revezar com Rodrigues, ponta que viera do Flamengo do Rio e também com Evaldo. O meio ficara com Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes e Tostão.
E Tostão acabou fazendo a função de centroavante com muita competência, tanto assim, que João Saldanha o colocou para jogar ao lado de Pelé na Seleção Brasileira e ele brilhou, fazendo muitos gols, sendo o artilheiro absoluto nas eliminatórias para a Copa de 1970, no México.

E na esteira de Tostão vieram vários outros centroavantes habilidosos que ocuparam a camisa 9 do Cruzeiro como Palhinha (que para o bem da crônica mineira, acabou com a carreira de goleiro do nosso grande jornalista e conterrâneo Orlando Augusto Carneiro Guerra), Roberto César, Edmar, Carlos Alberto Seixas, Hamilton, Charles, Renato Gaúcho, Cleisson, Ronaldinho, Marcelo Ramos, Fábio Jr., Deivid, Fred, Guilherme e Borges, entre tantos outros que vestiram a camisa 9 celeste.
Todas as tentativas feitas de usar um centroavante rompedor no Cruzeiro não resultaram em boa coisa, com raríssimas exceções, entre as quais cito Oséias e agora o Ramon Ábila, que tem sido muito efetivo.
Ao contrário de muitos, não vejo em Ábila um jogador sem técnica, como também não o era Oséias. Conseguem prender a bola, proteger e ajeitar também para quem vem de trás. Se Thiago Neves estivesse com o pé calibrado no domingo, o Cruzeiro teria virado o placar e a conversa seria outra.

Entendo eu, que a espinha dorsal de um time tenha o goleiro, um zagueiro, o volante que atua à frente da zaga, um meia e um atacante de referência.
O Cruzeiro tem uma ótima espinha dorsal com Rafael (Fábio), Dedé, Hudson, Arrascaeta e Ábila.
Entretanto, Mano Menezes em seu sistema gosta de utilizar Sóbis na frente. Ele acaba caindo pelos lados e além de se perder um NOVE, é Arrascaeta que é deslocado para a frente.
Perdemos assim também o meia que dribla e causa desconforto aos sistemas defensivos adversários, priorizando a marcação pelos lados do campo e construindo as 2 linhas de marcação, deixando mais desobrigados desta função a Thiago Neves e Arrascaeta.
William do Bigode também atuou como Sóbis faz agora e era ele muitas vezes que tinha que voltar na marcação pelos lados do campo.
A conclusão a que chego é que o time fica compactado atrás da linha de meio-campo, porém, perde eficiência de conclusões, porque, os homens de frente acabam tendo que percorrer uma extensão muito grande carregando a bola e normalmente chegam cansados para concluir.
Este é um conceito de jogo, estilo my name is Mano Menezes.

Porém, Mano Menezes não é um treinador engessado em conceitos e certamente verá que é preciso adiantar um pouco as linhas, posicionando na faixa central de 35 metros, os nossos jogadores. Claro que o time passa a correr mais riscos de sofrer gols, mas, em contrapartida ganha condição de fazer muito mais na frente, pois, ao recuperar a posse de bola, nossos atacantes estarão bem perto da zona de tiro. E desta forma, Ábila vai funcionar.
Creio que trabalhando com Léo na zaga, este posicionamento seja muito difícil de ser adotado, porque ele é mais lento. Mas, a volta de Dedé, um zagueiro rápido, veloz e de grande capacidade de recuperação jogando com Manoel ou Caicedo na quarta zaga, permitirá a adoção do sistema, um pouco mais voltado ao ataque, como sugeri.
Por esta razão, entendo que Henrique não possa ser o nosso volante centralizado, exatamente porque ele às vezes se desconcentra no posicionamento, embora como 2º volante possa render melhor, porque tem bom passe e isto ajuda demais o time na saída de bola.

A saída de Robinho desarticulou o esquema do nosso time, embora Rafinha tenha feito grandes partidas pelos lados de campo, mas, ele não faz o mesmo papel de Robinho de sair dos lados para o meio, mexendo na armação e deixando um dos volantes adversários sem função e abrindo espaço para que Arrascaeta apareça livre nas costas da defesa adversária. É tudo uma questão de característica de cada atleta.
Sem o centroavante de referência o time ficou com a bola 70% do tempo no Mineirão e no Horto e não arrumou nada, Victor não foi exigido literalmente. Para se ter uma ideia do processo, literalmente a bola mais difícil que foi lá entrou, que foi o chute do Ábila.
São conceitos do futebol moderno, mas, exercendo o meu direito de preferência, digo que não gosto desta história de falso nove. Até entendo que o time possa fazer 2 linhas de 4, se encolher e usar 2 homens de velocidade na frente, partindo dos flancos, mas, tem que ter alguém que preferencialmente saiba fechar pelo meio para concluir a jogada e dar a opção de tabela, mas, que não seja grosso de tudo, porque senão, azeda a maionese.

Espero que Mano Menezes reveja seus conceitos e que possamos usar um centroavante de referência. Seja ele Ábila, Raniel, Judivan, Thony Anderson (que é meia, mas, também pode atuar na frente, sendo um jogador forte, mas, muito habilidoso também) ou que se contrate um jogador que possa fazer a função com competência.
Caso seja preciso contratar, veja os nomes que eu entendo preencham os requisitos, mas, pode ser que tragam o último (rs, rs, rs) que parece ser mais parente do Oséias que do Roberto César.
Que tal Nico Lopez (vai muito mal no Inter, mas, já provou ser bom jogador), Sassá (o meio amalucado, mas, ótimo jogador do Botafogo), Marco Ruben (o problema é fazê-lo sair de Rosário) ou trazer para cá o Halef Pittbull, que vem jogando bem no Santa Cruz ?

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para : Aloísio Mendes, Drª Celeste, PHMG, PHDF, Toninho Caixeta, Chiabi Jr. Rodrigo Ferrari, Sangue Azul, Força Azul, Carlos H. C. Campos e Beth Makennel.
E para treinador deste time vamos convocar o RAPOZAÇO, direto de Mariana.

☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG: Romeu e Salatiel Madureira, Virginia Ferreira, Jussara e Margareth Utsch, José Geraldo Ribeiro, Bento Luiz Silva, Carlos Tomazzi, Sebastião Costa Filho e os aniversariantes de maio : Renato Lazzarini (08/05) e Marilene Carneiro Costa (07/05).
O treinador deste time é o grande Fábio Martini Ribeiro, que não se esquece dos grandes tempos da ACADEMIA e ainda hoje é habituée da Pizzaria Mangabeiras, que comandou durante muitos anos até aposentar.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 09-05-17 14h15min
JD, desculpe, mas além de escolher mal (IMNSHO) os exemplos e analogia, você não é conclusivo nem na sua opinião. Fiquei esperando a sua escalação ideal e não conseguiu depreender nem metade do time... Sei que você quer rifar o Léo. Sei que você ´índica` que quer ver o ÁBila jogando, mas não diz quem sai... sei que você quer ver o Robinho de volta rapidamente, mas não diz quem sairia, sei que você não quer o Henrique de 1o volante mas não diz se ele sai ou fica de titular
cont...
 pyxis | BHZ | 09-05-17 14h17min
...
Ou seja, entendi que você não tem opinião sobre o falso 9 do Mano; admite que o Mano é inteligente e vai mudar o esquema (você colocaria o Ábila e tiraria QUEM?), e não vi você dando espaço para Raniel, Alisson, Élber ... CONFUNDI TUDO... SORRY !
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 09-05-17 15h04min
J.D. mais uma vez obrigado pela homenagem ! Gostei das lembranças do nosso passado que é muito forte ainda na minha cabeça !Pois em 1965 eu já tinha 6 anos e me lembro de muita coisa!Você falou dos 9 que jogavam fixo e esqueceu de um. Revétria!Agora falando do atual time e emendando no comentário do Evandro,acho que meu time titular deve ser :Rafael,Mayke(que vem se recuperando),Dedé,Manoel e D.Barbosa Hudson,Cabral,Robinho e T.Neves Arrascaeta e Abíla , gostei da indicação do T.Anderson!
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 09-05-17 15h10min
Continuando : Fábio,Ezequiel,Léo,Henrique,Sorbís,Rafinha e Alisson !! Todos opção de banco ! E como você falou Thony Anderson junto com o ótimo Vitinho ( Ala direito ) deveriam ser chamados para o profissional !! O Vitinho fez dois gols na copinha SP que me deixou de boca aberta !! kkkkkk
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 09-05-17 15h21min
Mais um comentário ! Eu gosto muito da base ! Mais da base de jogadores que tenha chego ao Cruzeiro com no máximo 16 anos !! Para adquirirem a forma de jogar do Cruzeiro ! E do time da Copinha SP , eu gostei muito de 4 jogadores ! Destes 2 já dr subiram , Murilo Cerqueira e Nonoca ! Falta agora Vitinho e Thony Anderson !
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 16h07min
Evandro,
É sinal de que você não está lendo o que eu escrevo.
Minha escalação ideal é :
Rafael (Fábio), Mayke, Dedé, Manoel (Léo) e Diogo Barbosa;
Hudson e Lucas Silva (quando recuperar a forma... até lá Henrique ou Ariel Cabral podem ocupar a posição);
Robinho (Direita), Arrascaeta (Centro) e Thiago Neves (Esquerda).
Enquanto o Thiago Neves não se condiciona melhor (vejo que ele morre com 15' do 2º tempo), usaria Sóbis, Rafinha ou Álisson na esquerda;
Ábila de NOVE.
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 16h11min
Sorry para você mesmo Evandro...
Você nem leu a coluna.
Eu disse que manteria no elenco : Robinho, Arrascaeta e Thiago Neves, os meus titulares na linha de 3 meias.
Além deles, manteria Rafinha, Sobis e Álisson
Para mim, Marcus Vinícius é bom, tem muito potencial, mas, não se firma, vive contundido. Então, tem que ser avaliada a sua continuidade.
Alex, um dos caras que creio ter potencial, está embotado e talvez o seu empréstimo o ajude a recuperar o futebol e poder voltar.
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 16h14min
E finalmente Élber, um jogador que tem uma explosão muscular diferenciada. Tem um arranque capaz de deixar qualquer um para trás, mas, que não consegue se firmar em cima.
Certamente é leão de treino, mas, na hora que tem a chance de se consagrar não consegue fazer aquela sequência boa, capaz de trazer o torcedor para o seu lado.
Eu acompanho o menino desde muito tempo e tinha a maior expectativa de ver seu talento brilhar. Infelizmente, não brilhou. Por esta razão recomendo a saída.
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 16h17min
Nesta coluna a minha intenção era falar do NOVE, mas, já que você colocou as suas dúvidas, estou tentando responder de forma objetiva.
ÁLISSON ainda acredito demais no futebol dele, mas, como futebol é momento, creio que a fase dele seja inferior à do Rafinha e do Arrascaeta, embora ele também recomponha com velocidade.
Como acredito no Thiago Neves, de quem espero uma melhoria acentuada em seu futebol, iniciaria o time ideal com ele. Mas, se não melhorar, Alisson é postulante.
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 16h21min
Alisson, já jogou na meia, nesta linha de 3 e tem inteligência tática para fazer isto.
Mas, claramente prefere o lado esquerdo do ataque, mais do que o lado direito, onde também já foi usado no Cruzeiro.
Atuando na esquerda, pode cortar para o meio e chutar com o pé direito, o bom, no canto esquerdo do goleiro.
Álisson, finalmente, tem passado longe do DM, o que é boa notícia, mas, tem que voltar a dar o gás todo, para ver se a musculatura resiste. Nunca me conformei com freio de mão
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 16h23min
RAFINHA tem jogado muito bem. Volta, recompõe muito bem e ajuda a fechar na 2ª linha de 4 no meio como o treinador pede.
Taticamente é um jogador inteligente e dedicado. Neste momento vive uma fase melhor que a de Álisson e Thiago Neves.
Hoje não seria nenhum absurdo fazer a linha de 3 meias com Robinho, Arrascaeta e Rafinha, barrando Sóbis e Thiago Neves. Se futebol é momento, neste momento eles seriam os que eu escolheria, no sistema 4-2-3-1 para começar os jogos.
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 16h27min
Ah ! o grande Evandro certamente dirá que ROBINHO não pode jogar. Então a escolha fica a cargo do Mano Menezes na escolha de Thiago neves, Sóbis ou Álisson para completar o trio com Arrascaeta e Rafinha, tendo Ábila no comando do ataque.
Espero ter deixado claras as minhas preferências e os porquês ?
E para encerrar, digo e reafirmo meu desejo de ver Mano Menezes adiantar um pouco a marcação, compactando o time dentro dos mesmos 35 m, mas, ocupando a faixa central dos 105 m de comprimento
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 16h33min
TIME para o NACIONAL do Paraguai :
- RAFAEL
- MAYKE
- DEDÉ
- LÉO
- DIOGO BARBOSA
- HUDSON
- HENRIQUE
- ARRASCAETA
- THIAGO NEVES
- RAFINHA
- ÁBILA
Para a reserva:
FÁBIO (gol)
CAICEDO(zaga)
EZEQUIEL e BRYAN (laterais)
LUCAS SILVA e LUCAS ROMERO (Volantes)
SÓBIS e ÁLISSON (Meias)
RANIEL (centroavante)
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 16h40min
Como Ezequiel não viajou, no seu lugar foi Fabrício.
Bryan não foi relacionado.
Vão 20 jogadores para o Paraguai, contando com Lucas França como 3º goleiro.
 pyxis | BHZ | 09-05-17 19h52min
JD, como Não li... ????
Você gastou outra coluna para ficar explicando... fez uma escalação com dezoito jogadores e cheio de ´SE ISTO, SE AQUILO`, Cheio de parenteses do tipo RAFAEL(FÁBIO)...
Chamo isto de MURO, indecisão... Não saber, nesta altura do campeonato, se o goleiro deve ser Rafael ou Fábio é MUITA MÁ VONTADE com o Rafael... e muita condescendência com o Fábio... O MESMO vejo na sua dúvida Dedé(Léo)...
cont ...
 pyxis | BHZ | 09-05-17 19h54min
...
Na boa? melhor falar que eu não li mesmo... Se eu lesse e fosse pontuar item a item, ficaríamos aqui sem chegar a lugar nenhum...
Eu falei que você fala de um jogador e não diz quem sairia..., você repetiu TUDO...
Eu tenho MINHA opção de time titular para o Paraguai, para a estreia do Brasileiro, para o jogo contra a Chape...
Desculpe o mal jeito e a minha convicção...
PAREI !!!
 pyxis | BHZ | 09-05-17 20h01min
Contra o Nacional eu escalaria:
Fábio, Ezequiel, Dedé, Caicedo, Diogo, Romero, Lucas Silva, Rafinha, Arrascaeta, Raniel e Alisson.

Contra o SPFW eu escalaria: Rafael, Mayke, Leo, Caicedo, DBarbosa, Romero, Hudson, Rafinha, Arrascaeta, Ábila e Alisson.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 09-05-17 21h21min
João Duarte, obrigado pela homenagem. Eu entendo que o time para enfrentar o Nacional deve ser alterado. Ábila tem que entrar, tirando Arrascaeta, no lugar de qualquer atacante. Prefiro não escalar time ideal, pois as variáveis são tantas que fica complicado definir quem deve entrar ou não. Para isto há um treinador e eu tenho que confiar nele. Entendo que MM errou nos dois jogos contra as Frangas, pois Ábila deveria começar jogando. Agora já é passado. Bola prá frente.
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 22h05min
Evandro,
Eu não tenho dúvida nenhuma.
Neste momento o titular do gol é Rafael, mas, entenderei se o Mano Menezes escalar Fábio em algum dos próximos jogos para lhe dar oportunidade de retomar a sua condição de titular.
Ele não saiu do time por baixo desempenho, mas, em função de uma contusão.
Então, não seria absurdo se o treinador lhe der chances.
A dúvida não é minha, mas, apenas coloquei um ou outro porque isto poderá ser opção do treinador.
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-05-17 22h08min
Também não tenho dúvidas entre Dedé e Léo na posição de beque central. Sou Dedé até com uma perna só... você ao contrário nutre uma antipatia gratuita pelo Dedé, por motivo que ainda não consegui entender.
Léo não vem mal e nem considero que tenha atuado mal no jogo contra o Atlético-MG no Horto. E para companheiro de Dedé, não podendo ser Manoel, entendo que ele fará melhor combinação de estilos que Caicedo.
Posso falar uma besteira, mas, queria mesmo ver atuando era o Murilo Cerqueira.
 PHMG | Brasília - BH | 09-05-17 22h58min
- Valeu João pela lembrança, desta vez dupla: PHDF e PHMG são logins da mesma pessoa. Com o problema no blog, quando pedi a reativação, foi selecionado o login mais antigo, da época que ainda morava em Minas. Mas tá valendo.
- Sobre o falso centroavante, talvez tenha faltado o mais recente: Marcelo Moreno. A vantagem deste era a movimentação, bola aérea e preparo físico para marcar a saída de bola do adversário.
- No elenco atual apostaria no Ábila, apesar de não vê-lo como ideal.
 justblue | Farmingville | 10-05-17 00h30min
So escalo o time quando puder contar com DEDE( totalmente recuperado), Ariel Cabral, Robinho, Manoel e Ezequiel. No momento, a escalacao do Joao Duarte eh perfeita!
 justblue | Farmingville | 10-05-17 00h36min
Agora pirei um pouco!! Talvez o Sobis no lugar do Rafinha...SEcretario de lateral por secretario...sei lah
 justblue | Farmingville | 10-05-17 01h08min
Bao! DEpois de mais uma cerva... tiro o Leo e escalo Caicedo!! Vou parar por aqui, senao acabo demitindo o Mano!
 mrr | Natal | 10-05-17 09h25min
Aproveitando o gancho da discussão do time titular, para mim recuperado da contusão Robinho e Ariel Cabral serão titulares sempre, ambos garantem a movimentação no meia que falta e rápida saída de bola. Na frente não tem o que pensar é Ábila, Thiago Neves e Alisson.
 pyxis | BHZ | 10-05-17 11h07min
JD, você tá igual ao Guilherme Fonseca...
Sendo totalmente INCAPAZES de justificar a simpatia que nutrem pelo Dedé (NO CRUZEIRO), acusam os outros de ´antipatia gratuita`.
Prefiro jogador INTEIRO e que pode atuar, Prefiro o Léo.
Quanto ao Dedé, é curioso que vocês embarcaram na onda do MITO (conquistou O QUE até hoje por onde passou???) e estão querendo que eu tenha simpatia e o escale ´com uma perna só.
Justifique sua ´simpatia` com SEUS argumentos e não me atacando... consegue ???
 pyxis | BHZ | 10-05-17 11h11min
Estes papos de Internet e redes sociais são muito cômicos... mas é isto...
Ficam escalando o time com ´SE ISTO`, ´SE AQUILO`, e um bla bla bla da p0rra ...
O Mano não tem esta dúvida... É Rafael e Léo. Ele tá TENTANDO colocar ritmo no Dedé... vai jogando aos poucos... por mim jogaria na Sulamericana e quando o Leo não pudesse atuar.
Quanto ao goleiro, é outro papo... só pega ritmo jogando...
cont ...
 pyxis | BHZ | 10-05-17 11h14min
...
Fábio teria que ter jogado Sulamericana e CopaBr. Agora, Rafael tem que jogar Brasileiro e CopaBr. Colocar o Fábio no Br, além de injustiça, é burrice. Mas tem quem goste de cometer burrices...
O Mano manda e é muito bem pago para isto. E a minha opinião é somente a minha opinião, assim como a de qualquer um.

P.S. E não adianta ficar fazendo escalação ideal ou perfeita se o jogador tá meia boca ou nem em condições de jogo está... ENTENDAM !!!
 leo.silva | Betim | 10-05-17 14h24min
Ainda tem gente que defende a volta do Fábio?! Francamente... Rafael esperou e trabalhou duro. A chance chegou e ele literalmente agarrou. Que o Fábio faça o mesmo. Espere e trabalhe.
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 10-05-17 20h17min
Aqui tem as preferências , o MRR não gosta do Arrascaeta, kkkkk e o Evandro defende o Léo até ...kkkkk! Eu não gosto do Léo ! Para mim o Dedé (como falou JD , até com uma perna só )é o melhor zagueiro nosso ! Zagueiro hoje em dia com 1,80 m não joga em time nenhum ! Caícedo também é muito baixo.E acho o Murilo com muito potencial !!Outro que se Deus quiser ,sai do time logo, logo é o Henrique !!
 pyxis | BHZ | 10-05-17 22h49min
Por isso a minha relação de vendas e dispensas... Mayke, Leo, ALisson, Élber, Alex... TODOS da base... o time vai ficar uma maravilha... entra Dedé, Marcus Vinícius, Robinho, este pessoal todo que fica mais no DM do que em campo...
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 10-05-17 23h25min
Léo é da base ? O Alex é da base ?? Alex chegou no Cruzeiro com 20 anos !! Isso para mim não é base !! Marcos Vinícius , chegou com 20 anos , isso é base ??
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [3 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster