Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO - COMENTE E COMPARTILHE NOTÍCIAS E COLUNAS DO CRUZEIRO.ORG
WMTI -Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

10/04/2017 | Joao Duarte
A hora da onça beber água

É tempo de decisão... É o Cruzeiro contra tudo e contra todos. Vão tentar criar crise no clube. Mas, vamos sair mais fortes

Mundo Azul,


☻As semifinais do Campeonato Mineiro - Como era esperado a FMF mais uma vez interveio em favor do seu time. Fazer o jogo URT x Atlético-MG no Mineirão não ser considerado como inversão de mando de campo é um acinte.
Esperar comportamento diferente da nossa Federação sob o comando do Dr. Castelar Netto é o mesmo que esperar SETE ao lançar UM dado, evento impossível. Tudo o que estes órgãos puderem fazer pelo time zebrado das Minas Gerais será feito sem passar óleo de peroba na cara. Uma VERGONHA.
Nossa primeira preocupação é vencer o América no Horto para ter o direito de chegar às finais do Mineiro.
O América tem um excelente treinador e algumas boas peças.
O time americano deverá usar João Ricardo; Alex Silva (Auro), Messias, Rafael Lima (Renato Justi) e Pará; Gustavo Blanco, Zé Ricardo, Gerson Magrão e Renan Oliveira (Marion); Mike (Pilar) e Matheusinho.
Matheusinho, segundo o meu amigo Carlos Tomazzi é o maior talento surgido no futebol mineiro nos últimos tempos.. Como sempre jogarão a vida contra o Cruzeiro, mas, sinceramente, aposto minhas fichas no nosso time.
Creio que estes jogos contra o América sirvam e muito para colocar principalmente Dedé, Álisson e Fábio em ritmo de competição, para que nas finais do Mineiro, caso o Cruzeiro se classifique, Mano Menezes possa realmente colocar os melhores jogadores do elenco em campo.

☻ Fábio ou Rafael ? - Fábio saiu do gol por contusão. Se o treinador o escolher para titular há jurisprudência (Fernando Prass voltou ao gol do Palmeiras barrando o INVICTO Jaílson, um dos responsáveis pela conquista do título)... Mas, se por outro lado o treinador mantiver o garoto RAFAEL que o senhor criticou a rodo, enquanto eu defendia, também há justificativas porque Rafael se houve muito bem. É uma boa dúvida na cabeça do treinador. Eu creio que ele use o Rafael nos jogos contra o São Paulo e o Fábio contra o América, para ter melhor base de avaliação.

☻ Quem ainda está devendo no elenco do Cruzeiro de 2017 ? Quando se olha o desempenho dos nossos jogadores em campo, sente que alguns jogadores estão devendo e se não melhorarem muito deverão deixar o elenco do Cruzeiro na reformulação que deverá acontecer entre maio (início do Campeonato Brasileiro) e julho (fechamento da nova janela de negociação de jogadores). São eles :

(a) Mayke - ninguém consegue explicar a queda de rendimento deste jovem jogador. Em 2013/2014 foi um dos pontos fortes da conquista do TETRA, barrando o ótimo lateral Ceará, com méritos. Ao não ser negociado em 2015 parece ter se embotado, depois teve uma sequência de contusões e nunca mais se firmou. Se o interesse do Sporting de Portugal se confirmar, deverá sair.
(b) Fabrício - era um lateral sanguíneo, voluntarioso, agressivo. Este negócio de transformá-lo em um jogador ZEN o transformaram num jogador que parece estar desinteressado e que não mostra nem 1/10 do seu futebol de antes. Mano Menezes tem insistido com ele com base no passado, mas, considerando as atuações dele no Cruzeiro, não merece ficar.
(c) Bryan - veio do América, em abril do ano passado. E não conseguiu mostrar nada de diferente. Foi um jogador comum e que tem grande dificuldade na marcação, sendo razoável no apoio. Até que no aspecto anímico consegue mostrar mais garra que Fabrício, mas, creio que o Cruzeiro possa ter outra alternativa no elenco.
(d) Marcus Vinícius - veio do Náutico para a nossa base. Jogador voluntarioso, mas, que se machuca demais. Conseguiu fazer alguns jogos muito bons, mas, seguramente precisa mostrar mais para permanecer no grupo. Eu o tenho como um jogador que tenha potencial para ser o 3º homem de meio, mas, precisa ser mais decisivo, passar na hora certa, perder menos chances de gol, para se firmar definitivamente como alternativa. Ainda está devendo.
(e) Alex - Quem o viu na base do Botafogo de Ribeirão Preto, levando o time do interior à final da Copa SP de Juniores, projetou que ao chegar no Cruzeiro seu futebol iria deslanchar. Nos juniores foi muito bem e mereceu ascender ao grupo de profissionais no início de 2016, mas, fato é que no grupo principal não mostrou seu futebol incisivo, de partir para cima dos adversários e concluir a gol ou deixar os colegas em condição de marcar. Se não melhorar muito, não tem como ficar no elenco.
(f) Élber - Quem o viu na base projetava um vôo brilhante para o garoto. Velocidade, mudança de direção, ambidestro... Mas, após uma entrada de um gringo na Libertadores ficou caído no chão e muito disseram que ele teria amarelado. Foi emprestado a Coritiba e Sport e mostrou talento nestes times. Voltou ao Cruzeiro no início de 2016 e até que vinha bem sob o comando de Deivid, entrando, fazendo gols, decidindo jogos. Aí teve nova contusão. E desde a volta de Mano Menezes embora tenha tido inúmeras chances não conseguiu mostrar nada que justifique sua permanência.
(g) Raniel - Veio do Santa Cruz para a base do Cruzeiro onde se houve muito bem e este ano está no grupo principal. Teve poucas chances no grupo principal, ainda está devendo. Mas, eu o manteria por mais esta temporada no grupo, porque vejo muito potencial nele.

☻A decisão da vaga para as 8as de Finais da Copa do Brasil - Se no Campeonato Brasileiro a supremacia do São Paulo sobre o Cruzeiro é flagrante, nos demais torneios pelos quais os enfrentamos temos vantagem. Pela Copa do Brasil enfrentamos o São Paulo em 1993 (vitória de 2 x 1 em São Paulo e empate de 2 x 2 no Mineirão) e 2000 (empate de 0 x 0 em São Paulo e vitória milagrosa, emocionante e sensacional de 2 x 1 no Mineirão), ganhamos os dois confrontos e o Cruzeiro se sagrou campeão daquelas edições.
O São Paulo vem de 4 jogos sem sofrer gols e o time de Rogério Cenni deverá iniciar a partida armado no 4-3-2-1 com Dênis (Renan Ribeiro), Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio (Lucão) e Júnior Tavares; Jucilei (Rodrigo Caio), Thiago Mendes e Cícero; Luis Araújo e Tomás (Wellington Nem); Lucas Pratto.
Uma alternativa será a saída de um dos volantes fazendo entrar Gilberto ao lado de Lucas Pratto na frente, adotando o 4-2-2-2.
Não resta dúvida que o São Paulo tem bons jogadores no seu elenco e fará jogo duro contra o Cruzeiro, agora muito mais confiante que há 4 jogos, quando o time tomava gols em todas as partidas. A tradição do São Paulo de atuar com 3 zagueiros ou 3 volantes voltou e será preciso ter paciência e inteligência para superar esta formação tática e criar chances de gol.

☻ CINCO pontos fortes do São Paulo na criação de jogadas de gol:

(a) Atenção nas jogadas aéreas com a participação de Lucas Pratto, Maicon, Jucilei, Cícero e Lucão (Rodrigo Caio) que tem boa presença na área adversária. Bolas paradas são certamente um dos pontos mais treinados por Rogério Cenni no dia-a-dia.
(b) A capacidade de conclusão a gol dos centroavantes Lucas Pratto e Gilberto.
(c) as chegadas de surpresa de Cícero, que tem um tempo de bola muito bom no jogo aéreo nas jogadas de progressão
(d) Os chutes de média distância de Thiago Mendes
(e) A velocidade e a capacidade de dribles de Luiz Araújo e Wellington Nem, que costumam atuar do lado contrário do campo para explorar o chute após trazer a bola para dentro para aumentar o ângulo de chute.

☻ Qual o time que Mano Menezes colocará em campo contra o São Paulo Creio que o Cruzeiro entrará com Rafael, Ezequiel, Léo, Manoel e Diogo Barbosa; Ariel Cabral e Hudson; Arrascaeta, Thiago Neves e Rafinha ou Álisson (Rafael Sóbis); Rafael Sóbis (Ábila).
A surpresa que pode acontecer é Dedé no lugar de Léo na defesa. A outra dúvida é entre Rafinha ou Álisson e Sóbis na linha de três meias, para permitir a utilização de Ábila no comando de ataque.

É tempo de decisão... É o Cruzeiro contra tudo e contra todos. Vão tentar criar crise no clube. Mas, vamos sair mais fortes.

☻ Homenagens desta coluna : Carlos H. C. Campos, Evandro Oliveira, Elias (Tate) Guimarães, Dr. Olecram, Beth Makennel, Sidney Jr. (O rei de São João Del Rey), Sandrinha Fernandes, Amanda Vargas, Laura Estrela, Bruno Gervásio e Artur Coke. O técnico desta seleção é o grande Clemenceau Chiabi Saliba.
☻ De Conceição do Mato Dentro e Região : João Bosco Costa Lima, Zanone Vilela Costa, Carlos Magno Lages Oliveira, Bento Luiz Silva, Eurípedes de Lima Camargo (aniversariantes de abril) e meus primos queridos Soninha Silva Duarte, Vanderlei Duarte Morais, Dalmar Duarte, Leila Gilmara Santana Duarte, Waldênia + Aldo + Jorge Luiz + Wanessinha em nome do clã Duarte. E aos americanos ilustres : Jackson Chiabi Duarte, Francisco de Assis Chiabi de Queiroz, Dr. Breno Silva Duarte, Carlos Tomazzi, Júlio Wenceslau Mitkiewicz e Élder Gomes dos Reis.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 10-04-17 20h23min
João Duarte, gostei de sua análise dos jogadores sob avaliação. Acredito e torço para continuar com o Raniel. Tem velocidade e recursos técnicos. Será útil em breve. Elber tem que respirar novos ares. Mayke precisa de ritmo, jogou bem ontem. Fabrício,pode ser emprestado. Alex é uma incógnita. Vamos precisar de 3 a 4 contratações, assim como previsto por você. Não esqueçamos que Henrique e Robinho estão voltando. O grupo ficará mais forte com eles, assim como com o Alisson.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 10-04-17 22h05min
Mayke só deveria sair por uma boa quantia. Bryan e Elber não fazem falta. Fabricio nem deveria ter vindo. Não sabe jogar bola. Gostaria de saber como conseguiu ser contratado pelo Cruzeiro. Deve ser bem empresariado. Raniel, Alex e MV precisam de mais oportunidades.
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 10-04-17 22h48min
J.B. , gostei muito da analise sua dos jogadores que deveriam apresentar bom futebol nas chance recebidas e não rendem nada ! O Elber eu nunca gostei , e outro que não conseguiu mostrar o futebol do ano passado ,foi o M.V.! Não sei o que ocorreu com ele !!O Lucas Silva e o Lucas Romeiro também estão muito mal!Alex também não tem futuro no Cruzeiro. Acho que na base tem 2 jogadores que deveriam ter uma chance ! Thonny Anderson e Vitinho (L.D.)
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 10-04-17 22h58min
J.D. o que está ocorrendo com o nosso site ? Não temos mais quase comentário nenhum !! Dos homenageados desta semana , nenhum posta mais comentários aqui no espaço !! Meu amigo Léo Gontijo nunca mais postou comentário , MMR também nunca mais ,e muitos outros sumiram !! Será que é a crise ??? kkkkkkkk
 Joao Duarte | Vit�ria | 10-04-17 23h12min
Em resposta ao POLE = Aloísio Mendess,
Claro que as voltas de Henrique, Robinho e Álisson melhoram e muito as opções para Mano Menezes.
Hoje, meus titulares seriam : GOL = Rafael
LD = Ezequiel
BC = Dedé
QZ = Manoel
LE = Diogo Barbosa
VL = Henrique ou Ariel Cabral (um dos dois)
AD = Robinho
AC = Lucas Silva ou Hudson
MD = Thiago Neves
ME = Arrascaeta
CA = Sóbis
Até Robinho voltar as alternativas são : Ábila, Rafinha ou Álisson. Concorda ?
 Joao Duarte | Vit�ria | 10-04-17 23h15min
Prezada Drª Celeste,
Eu não tenho explicação para o futebol que o Mayke tem apresentado. Sempre fui fã dele porque, partia prá cima, cruzava muito bem (sempre tinha o hábito de levantar a cabeça e colocar a bola com perfeição em um jogador na área do adversário) e era decisivo, sem comprometer demais atrás (cometia uma falha ou outra que compensava com sua contribuição ofensiva.
Agora, só joga pra trás, joga com medo de errar. Virou um lateral comum. Este não merece ficar aqui. Concorda?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 10-04-17 23h41min
Achei essa escalação ideal, mas Dedé deve esperar mais um pouco para pegar ritmo. Seria precipitado escalar ele contra o São Paulo. Assim como ele, Lucas Silva, Mayke e Fábio precisam de ritmo e isto se adquire jogando. MM deveria usar a Primeira Liga e a Sulamericana para isto.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 10-04-17 23h46min
Acredito que Rafinha será o escalado contra o São Paulo. Tem entrado muito bem e com bastante disposição. Allison não está em bom ritmo ainda é com Ábila o time perde muito na marcação. É boa opção para contra ataque no segundo tempo, assim como Allison.
 pyxis | BHZ | 11-04-17 13h38min
JD, como sempre, tenho muitas discordâncias da sua opinião. Mas como sou bonzinho, falarei apenas de UMA.
Rafael x Fábio
Papinho ruim e em cima do muro este de ´deixar para o Mano`. Quem ´deixa para o Mano`, ou arruma soluções salomônicas como a que você sugere, são claramente a favor de GOLPE. O retorno do Fábio NO GRITO é um GOLPE. Um GOLPE contra o Cruzeiro e contra um jogador da base HONESTO, que faz seu trabalho e fica calado.
cont ...
 pyxis | BHZ | 11-04-17 13h40min
...
É lamentável que a mídia e muitos cruzeirenses assumam esta postura ´murista`.
Eu não teria nenhuma dúvida... Rafael joga Brasileiro, CopaBr e final do Mineiro.
Fábio PODE jogar 1a Liga e Sulamericana para pegar ritmo. Se o Fábio for titular no Mineiro, Brasileiro ou CopaBr é desrespeito do Mano e ele estará cedendo às pressões que a mídia está conduzindo apra agradar torcedores e cornetas.
E TENHO DITO !
 pyxis | BHZ | 11-04-17 13h43min
Fiquei com os dedos coçando para escrever sobre outras dscordâncias... Entretanto só digo que a escalação do time, IMNSHO, não deveria ser genérica. Deveria serem função do adversário. Neste caso, e citando somente o jogo contra os bambis paulistas, eu iria de TRÊS VOLANTES e ÁBILA. Mas o Mano tem lá seus dogmas ... deixa ele !
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 11-04-17 14h36min
João, eu acredito que não de desaprende a jogar futebol. Assim sendo, o Mayke deveria fazer companhia para o Fábio na Primeira Liga e Sulamericana. Eu penso como o Evandro, o titular da camisa 1 deveria ser o Rafael.
 Joao Duarte | Vit�ria | 11-04-17 15h13min
Evandro,
Eu entendo que Rafael merece a titularidade, tanto assim que o escalaria na partida contra o São Paulo.
Sobre o uso de 3 volantes e mais Ábila quem você barraria ? Ou melhor quais os 2 você usaria entre Rafinha, Álisson, Thiago Neves, Arrascaeta e Sóbis ? Rafael, Ezequiel, Léo, Manoel e Diogo Barbosa; Hudson, Lucas Silva e Ariel Cabral; Thiago Neves; Arrascaeta e Ábila... Esta seria a minha formação no 4-3-1-2
 Joao Duarte | Vit�ria | 11-04-17 16h25min
Como comentado na coluna, o Cruzeiro joga na 5ª Feira à noite em São Paulo e teoricamente deverá chegar na 6ª Feira de manhã a Belo Horizonte.
No domingo ambos os jogos acontecerão em BH.
As frangas jogam também na 5ª Feira, só que em BH contra o Sport Boys da Bolívia, ou seja, não terão deslocamento.
Aí a FMF marca os 2 jogos pra domingo, sendo o do Cruzeiro às 11 h da manhã.
Ou seja, nos mínimos detalhes eles nos prejudicam. E se o Cruzeiro reclama, a crônica diz que é MIMIMI.
 pyxis | BHZ | 11-04-17 22h09min
JD,
Você está deveras desnorteado... talvez, por isso, algumas confusões que o levam a ter algumas posições ´esquisitas`.
Uma #DICA, não prospere neste papo de eles beneficiados pá e tal...
Frangas vão jogar pela manhã no Mineirão, contra a URT que arreganhou o mando para eles... nós vamos jogar à tarde. Nossos jogadores não terão problema nenhum ... não antecipe desculpas que o Mano poderá utilizá-la. Isto é coisa de Levice... toc toc toc!
 Joao Duarte | Vit�ria | 12-04-17 12h18min
Evandro, Fui traído pela nota na Globo, que depois foi retificada. Afinal de contas, era muito mais lógico o clássico ser jogado às 16 h e o jogo entre URT x CAM, às 11 da manhã.
Pelo menos isto... Mas, pode me julgar. Eu não creio que a FMFrangas faça qualquer coisa em benefício ao Cruzeiro, não mesmo.
 Joao Duarte | Vit�ria | 14-04-17 11h39min
O Cruzeiro fez um grande jogo contra o São Paulo, especialmente na defesa. Mayke fez um ótimo jogo defendendo com a ajuda inestimável do Rafinha. Do outro lado foi Thiago Neves que se desdobrou na ajuda a Diogo Barbosa.
O Cruzeiro marcou bem demais e forçou o São Paulo a colocar bolas na área, fazendo o nome de Léo e Manoel, sem falar no Hudson que ontem jogou demais, o tempo inteiro. Deixei Ariel Cabral por último, pois, sua liderança e posicionamento táticos são fundamentais. VALEU
 PHMG | Brasília - BH | 15-04-17 12h38min
- Mantendo este estilo de jogo, os meias que jogam pela lateral de campo serão os mais exigidos e dificilmente conseguirão completar os jogos inteiros, ou melhor, pelo desgaste físico, quase sempre precisarão ser substituídos na segunda etapa.
- Talvez por isso o time tenha contratado tanto nesta posição.
- Vamos ver contra a América se haverá revezamento dos titulares.
 pyxis | BHZ | 15-04-17 14h06min
O Mano não escalou como sugeri (3 volantes), mas fechou o sistema defensivo mais do que eu imaginava. Colocou dois volantes e mais o Rafinha fechando pela direita e o TNeves recuando...
Defendo a manutenção do Rafael e o Mano manteve. Leo e Manoel mostraram, NESTA PARTIDA, que não basta ser ´mito`. Ábila não fez o dele mas segurou e meteu medo na zaga adversária.
Ótima vitória e eu estou otimista em relação ao retorno do Robinho (no lugar do Rafinha). Henrique e RSobis vão perdendo espaço.
 Joao Duarte | Vit�ria | 15-04-17 20h51min
Evandro,
O mais interessante é que o time mostrou maturidade para entender a proposta do treinador para o jogo. Não vi ninguém APAVORADO em campo. O comentarista do SporTv (Loffredo), fraquíssimo, não percebeu o posicionamento tático do Cruzeiro que manteve sempre 2 linhas de 4 próximas e Arrascaeta e Abila voltando pelo centro. O São Paulo ficava com a bola, rodava, rodava, mas não tinha espaço para penetração. A rigor uma chance de gol com ótima saída do Rafael no W. Nem de bola rolando...
 Joao Duarte | Vit�ria | 15-04-17 20h54min
Léo e Manoel foram exigidos nos 26 cruzamentos feitos em direção à nossa área, sendo que Pratto cabeceou uma bola para outra grande defesa do garoto Rafael.
Se o time tivesse acertado mais o passe de preparação poderia ter feito muitos gols no São Paulo lá no Morumbi.
Mas, nos espaços cruzeirenses na grande rede, o pessoal da turma da MOTOCA continua esperando uma falha para destilar todo o seu ódio. Impressionante como tem gente que torce por suas convicções.
 pyxis | BHZ | 20-04-17 00h31min
Perdemos o jogo; ganhamos a 1a decisão do ano; não conquistamos NENHUM título; Mano vai gerando mais desconfiança na torcida.

Fico com pena dos cornos que pediram e apoiaram incondicionalmente, o retorno do Mano. Deveriam ter se dado por satisfeitos com o livramento do rebaixamento do ano passado. O sofrimento vai começar.
 Joao Duarte | Vit�ria | 21-04-17 03h12min
Bastaram 2 jogos realmente ruins para toda a desconfiança sobre Mano Menezes fosse apurada em mais alto grau.
De fato, o Cruzeiro não joga o futebol do encanto, mas, pelo menos é um time que marca bem e dificilmente será goleado, pois, a escola e a cartilha de Mano Menezes é a de Ênio Andrade, sem tirar e nem por.
Ao contrário do mestre Evandro, creio que poderemos ganhar títulos sim. Só que ainda precisamos ter o melhor time em campo, coisa que até aqui não pudemos escalar.
 Joao Duarte | Vit�ria | 21-04-17 03h18min
O elenco é bom, com certeza.
Rafael, Mayke, Dedé, Léo (Caicedo) e Diogo Barbosa; Hudson e Lucas Silva; Robinho e Thiago Neves; Arrascaeta e Ábila. Este seria o time que eu gostaria de ver jogar, desde que todos em sua melhor forma.
Hoje, Lucas Silva ainda não mostrou que merece o lugar de Cabral; Mayke se arrasta na lateral.
Dedé, que o Evandro detesta (não sei porque), está apenas recomeçando sua carreira após 2 anos parado
Estou entre os que acredita no trabalho do Mano Menezes
 pyxis | BHZ | 21-04-17 13h36min
JDUarte, com suas utopias não tem como discutir...
Parei quando você coloca Dedé e Léo no Mesmo time ´titular`... Precisa rever seus conceitos ou parar de querer ajeitar as coisas que o Mano fala e faz... ABS !
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
25/06 - 11h07 [1 coment.]
Cruzeiro enfrenta o Coxa precisando vencer para recuperar estabilidade 

24/06 - 16h58 [1 coment.]
Cruzeiro realiza edição do Mídia Day com torcedores na Toca 2 

24/06 - 16h43 [1 coment.]
Quarteto ofensivo é esperança na retomada das vitórias no Br´17 

24/06 - 16h26 [1 coment.]
Sub15: Lucas Batista parabeniza seus atletas por goleada sobre Villa 

23/06 - 18h16 [1 coment.]
Mano usa Copa do Brasil e clássico para justificar time de Campinas 

23/06 - 17h55 [2 coment.]
Cruzeiro goleia o Athletic e segue invicto no Estadual Sub-20 

23/06 - 15h27 [1 coment.]
Cruzeiro enfrentará sequência difícil com mata-mata e clássico 

23/06 - 08h39 [14 coment.]
Cruzeiro faz jogo apático, perde para Ponte e se afasta do G6 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster