Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
VBR Artes Gráficas



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

10/03/2017 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Mulheres, futebol e Cruzeiro

´... O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro.` Saramago

Tenho algumas convicções, aliás muitas. Atribuem a mim a imagem de radical por conta de me manter nestas convicções. Se radical é que vai na raiz e defende estas convicções pela raiz de seus significados, sou assim.

Esta introdução é para abordar a questão do time de futebol feminino do Cruzeiro, que deveria existir, e aproveitar o Dia Internacional da Mulher, que sou contrário pois denota um certo preconceito e segregação (não gosto de dias disto e daquilo) e a publicação desta ser disponibilizada depois do oba-oba do dia.

Acontece que, neste ano, ocorreu uma manifestação de excepcional qualidade feita pelo Cruzeiro Esporte Clube. Frases alusivas às condições injustas e degradantes das mulheres, em todo o mundo, foram associadas à numeração as camisas do Cruzeiro, utilizadas na partida contra o Murici, válida pela Copa do Brasil. De longe, a maior ação social jamais vista por um time de futebol do Brasil (excluem-se as ações oportunistas e que a opinião pública sequer distingue ou entende).

A situação é grave. A maioria das pessoas não entende. Chega-se ao cúmulo do absurdo e da irracionalidade quando vemos adversários menosprezarem ou fazerem troça da campanha e ação do Cruzeiro, somente porque são adversários. No caso de nossos adversários rurais (nem podemos falar de adversários citadinos pois não pertencemos à mesma cidade), ficou ridículo. Deveriam usar a inteligência e aproveitar do termo pejorativo ´Maria` com o qual nos chamam e manifestar-se com inteligência. Infelizmente, parece que até parcela da torcida do Cruzeiro não entendeu nada e caiu na pilha de nossos adversários, logo a facção menos capaz deles. Reproduziram o discurso deles e desprezaram a belíssima campanha de conscientização do Cruzeiro.

Tenho algumas frases que procuro utilizar para nortear minhas ações, uma delas é de Saramago, escritor renomado. Dizia ele que ´Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro.`. Mais do que nortear minhas ações, faço destas, minha práxis. Mas, em alguns momentos, ser radical é tentar mostrar às pessoas o quão equivocadas estão, especialmente considerando a incapacidade das pessoas em reagir ao ´senso comum`, ao apelo dos mimimis das redes sociais, ao discurso abjeto de políticos que colocam a mulher na frente de um fogão ou tanque, que aceitam provocações baratas e querem que a realidade dê resposta a estas provocações.

Nesta linha, fico vendo o exemplo das mulheres que seguem o islamismo e sua luta para praticar esportes variados sob as mais rígidas regras impostas por senhorios. Fico imaginando ou me questionando porque no Brasil as pessoas não gostam de esportes. Tenho exemplo de mulheres que não gostam nem de ver esportes.

Parabenizo as mulheres fora de seu dia.

Parabenizo ao Cruzeiro e aos responsáveis pela excepcional ação no dia 8 de março.

Mas, como não poderia deixar de ser, tenho que fazer uma crítica e um alerta às mulheres e aos homens. Até o momento, casuisticamente ou não, está valendo uma regra de que qualquer time brasileiro precisará ter uma equipe de futebol feminino para disputar a Libertadores da Conmebol. A CBF deveria ter exigência similar, até para sair do discurso vazio de apoiar a prática de esporte na modalidade feminina.

Quando vejo o Cruzeiro ampliando a parceria com a empresa Sada, para a evolução de um projeto de futebol americano (olha que eu adorei pois sou fanático por futebol americano) e não existe nenhuma manifestação sobre o futebol feminino, exigência para participar da Libertadores (desejo de 11 em cada 10 torcedores de futebol do Brasil), não dá para compreender. Aliás, é compreensível. Fica o discurso em defesa no Dia Internacional da Mulher e, no dia seguinte, voltamos ao normal. E nada da torcida cruzeirense preocupar-se com as nossas e as suas ´Marias`.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 10-03-17 17h08min
Evandro, eu também sou contra as datas comemorativas. E concordo que o MKT trabalhou bem. Penso porém que podem fazer muito mais. Outro dia fui na loja da Centauro, no shopping que fica no parque dom Pedro em Campinas. Havia camisas dos clubes Paulistas, da Europa e do Cruzeiro e Flamengo. O nosso manto estava em posição de destaque, ao lado do uniforme da Ponte.Muito bacana.
 pyxis | BHZ | 12-03-17 00h00min
Dra. Celeste, O Cruzeiro passou a ter respeito em lugares que nunca tevedepois que a equipe de atletismo firmou-se no cenários nacional. Com a chegada do Sada Cruzeiro no vôlei a coisa explodiu e a performance do time de vôlei em dezanos calou os críticos (MENOS os simpatizantes cruzeirenses que torcem só para o futebol). Com a entrada do futebol americano, vai mudar muita coisa, NACIONALMENTE.
Mas mantenho minha crítica. O Sada poderia ser o parceiro para montagem do futebol feminino.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 12-03-17 20h17min
Também concordo com sua opinião quanto ao futebol feminino. Sairia barato e teria um baita retorno.
 JOAO COSTA | BRASILIA | 15-03-17 21h19min
Evandro, quero, ainda que com certo atraso, parabenizá-lo pela coluna. Lúcida, concisa e oportuna.
 pyxis | BHZ | 19-03-17 21h40min
JoãoC osta, Obrigado pelas palavras, MAS, infelizmente, minhas considerações se reproduzem... passou ´o dia` volta tudo ao normal.
Até as próprias mulheres (a maioria, não todas), aceitam o status quo ...
 azul10 | Não definido | 20-03-17 05h16min
Caríssima Celeste, Cmte Evandro & Todxs... FINALMENTE li algo sobre a Campanha FAN-TÁS-TI-CA do Mkt no Dia da Mulher. DISCORDO GIGANTICAMENTE da ideia de ñ celebrar a Data. Evandro: quem deve opinar sobre isso SÂO ELAS, não nós! CONTINUO P* DA VIDA PORQUE A REPERCUSSÃO FOI *PÍFIA!!!* A Globo até q mandou bem. Penso q v. ñ exagerou EM NADA sobre o nível da Campanha! NÃO ME LEMBRO DE NADA TÃO IMPORTANTE E CONSISTENTE! Temos TODXS que fazer algo para fazê-la ECOAR e MUITO! OK, CELESTE, DEISE & Cia?
 pyxis | BHZ | 26-03-17 22h45min
Azul10, vai me desculpar mas Minha posição sobre estas datas comemorativas NÃO É somente pelo dia ´das mulheres`. Você não entendeu. E eu seria MUITO HIPÓCRITA se fosse contra estas datas ´exceto` no dia delas...
Fiz a homenagem que deveria fazer... enalteci a iniciativa que eu ACHEI que era do Cruzeiro mas não foi... DE QUALQUER FORMA foi uma ação que o Cruzeiro aceitou fazer, o que é um grande avanço.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/10 - 11h29 [1 coment.]
Arrascaeta é convocado para seleção e será desfalque no Br´17 

21/10 - 10h24 [1 coment.]
Cruzeiro termina ano com média de 81% de direitos sobre atletas 

21/10 - 09h19 [1 coment.]
Sassá passa por cirurgia para correção de lesão no joelho direito 

21/10 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeirenses de Redutos Celestes de todo o mundo visitam a Toca II 

20/10 - 22h08 [1 coment.]
Cruzeiro supera Coxa e é Tetracampeão Brasileiro na categoria Sub 20 

20/10 - 13h49 [2 coment.]
Último clássico de Gilvan como presidente pode ter mais de 40 mil 

20/10 - 13h31 [1 coment.]
Parceria com Ministério dos Esportes do Cazaquistão dá resultados 

20/10 - 12h42 [4 coment.]
Diretoria eleita anuncia renovação com Mano Menezes para 2018 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster