Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
VBR Artes Gráficas



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

19/09/2016 | Joao Duarte
Chegou a hora de Mano definir o time

"Existem alguns conceitos de Mano Menezes dos quais divirjo. Na coluna mostro como eu armaria o time em campo"

Mundo Azul,


☻ Qual a melhor formação e sistema tático para o Cruzeiro na reta final de 2016 ? – Creio que a partir da observação dos últimos jogos e com base nos jogadores disponíveis no elenco deixo aqui as minhas considerações.
"Existem alguns conceitos de Mano Menezes dos quais divirjo. Na coluna mostro como eu armaria o time em campo". Vou tentar mostrar com mais detalhes. Por exemplo; atuando com apenas 2 volantes de marcação creio que a combinação Henrique e Ariel Cabral não seja a melhor para o sistema defensivo. Ambos tem lenta recomposição, marcação frouxa e muito mais cobrem setor do que dão combate direto aos adversários, resultando em ver os adversários partirem com bola dominada para cima de nossos defensores. Os laterais ainda não conseguiram fazer uma só partida boa e para não queimar e perder jogadores vemos a insistência com atletas que estão muito mal. E finalmente, quando Robinho não joga a dificuldade de criação do Cruzeiro é notória, porque marcando ao Arrascaeta, o clube fica muito limitado em suas ações ofensivas. Qual seria a minha proposta de sistema tático e escalação? Veja a seguir.

☻ Sistema Tático – nunca neguei que para o meu gosto o sistema que julgo mais equilibrado seja o 4-3-1-2, porque permite que o time sempre coloque em qualquer quadrante do gramado 3 jogadores em condições de lutar pela posse da bola e também de posse de bola, trabalhar com as triangulações, com evolução mais segura, alternando entre a rapidez, as viradas de bola e as ligações diretas da defesa para o ataque.
Então com base neste sistema vou escalar a melhor formação para o Cruzeiro neste momento.
1 - Goleiro : Rafael – com a indisponibilidade de Fábio, assumiu a titularidade e vem atuando muito bem, praticamente sem falhas. Sendo seguro e defendendo bolas difíceis. Confio nele. Mas, se houver necessidade também Élisson e Lucas França tem totais condições de assumir a meta sem deixar a peteca cair.
4 - Lateral Direito : vamos aguardar a atuação de Ezequiel na partida contra o Flamengo. Infelizmente ele não pode atuar na Copa do Brasil. Mayke que seria a melhor opção está contundido. Então na Copa do Brasil é com Lucas que temos que contar, mesmo em má fase. E se ele não puder jogar a contingência é a escalação de Léo ou Bruno Ramires na função. Espero que o Ezequiel possa render bem e ganhar no campo a titularidade no Brasileiro, senão, creio que teremos que torcer e muito para que Lucas consiga melhorar suas atuações. Eu me irrito demais quando o vejo sistematicamente voltar as bolas que recebe para o zagueiro que havia lhe passado, sem confiança para levar a bola à frente e quando o faz perde todas as bolas ou cruza no corpo do adversário. Hoje é um ponto fraco do time e do elenco.
2 - Beque Central : Manoel. Um beque firme e que falha muito pouco. Esta é a história dele no clube. Em sua ausência confio demais no Léo (que teve atuação soberba no clássico) e também no garoto Fabrício que é muito bom.
3 - Quarto zagueiro : Bruno Rodrigo. Mesmo em uma fase negativa, que parece estar superando, pois, atuou bem nos últimos 4 jogos, é o único beque do elenco que atua normalmente no lado esquerdo da defesa.
Se ele não puder atuar hoje a 1ª opção seria Léo, que com sua experiência pode suprir a falta dele.
6 - Lateral Esquerdo : Edimar no Brasileiro e na Copa do Brasil.
O nosso titular não vem fazendo partidas que nos tranquilizem com ele na posição. Não vem sendo um esteio na defesa e no apoio também não consegue se impor, fazendo grandes assistências.
Neste sentido, tenho que concordar com o Evandrão que não gostou da vinda do atleta desde o início. Até aqui, a informação que o Paulo Mendes me deu não foi correspondida.
Bryan que é a opção do elenco para o Brasileiro, ainda não atuou com Mano Menezes e não pode ser usado na Copa do Brasil, além do que não teve rendimento que o credenciasse a ser jogador do grupo do Cruzeiro.
Caso Edimar não possa jogar na Copa do Brasil a melhor alternativa é buscar o Vitinho na base. O menino tem bola.
5 - Volante Centralizado : Hoje pela opinião de Mano Menezes Henrique seria o titular. Sinceramente eu prefiro colocar Denílson nesta função, porque marca melhor e mais forte que Henrique e também tem boa qualidade no passe. Outra boa opção seria Romero, mas, infelizmente o nosso treinador não o vê como opção para esta função.
7 - Armador pelo lado esquerdo : Aqui a briga estaria entre Romero, Ariel Cabral e Henrique. A escolha dependeria do tipo de jogo do adversário, mas, numa partida que o Cruzeiro precisasse de mais volume e de marcar forte 2 meias adversários, a minha escolha recairia sobre Romero.
Caso fosse um jogo de composição, escolheria Henrique a princípio, porque, Ariel Cabral caiu demais neste ano, com ritmo muito lento e pouca contundência quando passa do meio, sendo jogador muito burocrático.
8 - Armador pelo lado direito (3º homem do meio campo): Robinho. Jogador voluntarioso, com boa capacidade de fechar o setor e sair para cima dos adversários. Cria boas chances e ainda tem muita qualidade nas jogadas de bola parada frontal e pelas laterais. Tem muita visão de jogo e consegue fazer o vai & vem. Infelizmente o jogador que via em condição natural de lhe substituir seria Marcos Vinícius, que acaba de se contundir novamente e ficará fora de combate por mais um bom tempo.
Assim, a melhor alternativa seria usar Élber, mas, mudando um pouco o posicionamento dele em campo. A 3ª alternativa seria Rafinha, que tem característica de abrir demais na ponta e que, assim como Élber, teria que ser readaptado para esta função tática.
Outra opção seria usar Romero, aí mudando um pouco mais a configuração e soltando mais Henrique, como 3º homem de meio.
10 -Ponta de Lança ou nº 1 : Arrascaeta. É o jogador mais criativo no elenco. Oscila o nível de suas atuações, muito em função de sua juventude. Mas, quando está num bom dia, com a confiança elevada, é capaz de resolver a parada para o time. É um dos artilheiros do time no ano e líder disparado no quesito assistências. Não tem levado sorte nas decisões tomadas nos últimos jogos, mas, confio no potencial dele.
Como tem velocidade, pode cair pela direita como um verdadeiro ponta, abrindo a defesa adversário e mudando a configuração para o velho 4-3-3 dos anos 70.
11 - Atacante de lado de campo : Rafael Sóbis. Jogador inteligente e importante na composição tática do time, porém, tem que aprender que jogando com 3 homens de meio, não pode acompanhar o lateral adversário 100% das vezes até o final. Tem que guardar energias e se posicionar nas costas deste jogador para puxar os contra-ataques pela esquerda.
A melhor alternativa a Sóbis é Álisson, que ainda não conseguiu mostrar o melhor do seu futebol, depois que voltou desta última contusão. Eu o sinto mais com o freio de mão puxado e isto atrapalha demais o seu jogo. Mas, é um jogador precioso que se tiver uma sequência mais longa de atuações vai nos dar alegrias e será cobiçado pelos times do exterior.
9 - Centroavante : Ramon Ábila. Em 12 jogos pelo time já marcou 9 gols, confirmando a sua vocação de artilheiro nato.
Ao contrário de Mano Menezes não vejo William do Bigode como a primeira opção para substituir ao Ábila em suas ausências.
William do Bigode precisa rever os seus conceitos de futebol. Cai em 100% dos lances divididos, volta 100% das bolas (joga demais para trás) e quando resolve chutar não consegue nem acertar o gol.
Faltas ? Se candidata a bater e não acerta mais nenhuma.
Em minha opinião na indisponibilidade do Ábila entraria com o Sóbis de centroavante e Álisson ou Élber pelos lados de campo.
Assim meu time teria Rafael, Ezequiel (Lucas), Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Denílson, Henrique e Robinho; Arrascaeta; Sóbis (Alisson ou Élber) e Ábila. É com estes jogadores que iria disputar, sem poupar, os últimos jogos da temporada.
E aí ? Qual a opinião de vocês ?

☻ As projeções e torcida para a 27ª rodada do Brasileiro – Vamos concentrar a nossa análise e torcida na brigar para fugir do Z4. Seguem os jogos:
 Palmeiras (51) x Coritiba (33) – vitória do Palmeiras. Resultado provável.
 Sport (30) x Santos (45) – o melhor para o Cruzeiro é a vitória do Santos, mas, até mesmo um empate é bom resultado para nós. Resultado possível.
 América (18) x Botafogo (38) – Qualquer resultado.
 Atlético-PR (39) x Ponte (39) – Atlético-PR deve ganhar, mas, o resultado com relação a rebaixamento neste momento não deve ser considerado.
 Figueirense (28) x Santa Cruz (23) – O melhor resultado para o Cruzeiro seria a vitória do Santa Cruz ou empate. Resultado possível.
 Vitória (29) x São Paulo (34) – o melhor resultado é o empate. A ter que ter um vencedor que seja o São Paulo.
 Corinthians (41) x Fluminense (40) – Qualquer resultado.
 Grêmio (37) x Chapecoense (38) – Empate ou vitória da Chapecoense para botar ainda mais pressão no Grêmio, nosso adversário na rodada 28.
 Atlético-MG (46) x Internacional (27) – Empate. Se as frangas ganharem nos ajudam na tabela. Se perderem, se ferram no brasileiro. E com o empate os 2 dançam.
 Flamengo (50) x Cruzeiro (30) – O favorito é o Flamengo, mas, algo me diz que vamos repetir o resultado de 1995. O empate praticamente elimina a chance do Cruzeiro voltar à Z4. Em caso de derrota, pelo menos atrapalharemos bastante as cocotas na luta pelo título.

☻ Conclusão : Dificilmente o Cruzeiro volta à zona de rebaixamento após a 28ª rodada, mas, a coisa pode ficar muito boa em caso de vitória do Cruzeiro, pois, os próximos 2 jogos serão em casa contra Grêmio e Ponte Preta.

☻ As 4as de Finais da Copa do Brasil : Os jogos deste meio de semana deverão colocar no sorteio 4 times paulistas (Santos, Palmeiras e Corinthians já garantidos e o São Paulo caso passe pelo Juventude revertendo o placar), os 2 Gaúchos (Grêmio garantiu a passagem nos pênaltis e o Inter tem vantagem de 3 x 0 no confronto com o Fortaleza) e os 2 Mineiros (Cruzeiro e Atlético-MG que eliminaram Botafogo e Ponte Preta). Os confrontos serão decididos por sorteio, sem critérios nesta 6ª feira, a partir das 09:45 h da manhã.

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para : PHDF (1), Camaleão (4), MRR (2), Léo Gontijo (3) e Elias Guimarães (6); Carlos H. C. Campos (5), Dr. Magno (8) e Drª Celeste (10); Carlos Almeida (7), Maior de Minas (9) e Lambertucci (11) O treinador é o grande Evandrão. A escalação foi feita como o Cruzeiro jogava nos anos 70.

☻ E de Conceição do Mato Dentro – MG : Hoje a homenagem especial vai para as famílias do Sílvio Madureira (dos grandes amigos cruzeirenses Romeu, Argel, Silvinho e Ruy), do grande Zezinho da Isaura (Glória, Celso, Maria Inês, Cláudio, Ivo) e do sensacional Totó de Elpenor e Marília (Carlos Magno, Caio Márcio, Claudinho, Cássia, Cacilda) pessoas muito especiais da nossa terra.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido



Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-09-16 10h55min
Bom dia João.
No início do mês vc escreveu uma coluna com o título: O Cruzeiro tem tudo pra encorpar.
Porém o que vimos foi um time instável, que nunca foi brilhante.
Fazíamos apresentações medianas e somado à fragilidade dos adversários, fomos conseguindo melhorar na tabela.
Outras vezes, apresentações péssimas como o 1o tempo contra o SPFC e contra Botafogo.

De fato, o time não encorpou como esperávamos.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-09-16 10h59min
Em relação às suas observações, vemos o grave problema da lateral direita: Lucas é o jogador mais antipatizado do time. Pode até não jogar tão mal, mas sempre será visto como a "cara" da má fase...
Me incomoda demais o fato de o ano estar em seu último trimestre e o DM não conseguir recuperar o Maike.Ele não atuou quase nada no ano...
Maike
MArcus Vinícius (2 vezes)
Élber e Alisson (recorrentes)
Paulo Bento já estranhava tantas lesões musculares nos jovens... tem explicação?
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-09-16 11h04min
Sem falar em Judivan e Dedé...
Se empatarmos com o Fla, não entraremos de forma alguma no Z4.
Uma vitória seria ótima, mas não creio.
Faltam 14 ou 15 pontos...
Como sempre digo: Copa do Brasil é um bônus. Prioridade é o Br. Estamos há 12 rodadas do fim e nas 4as de final da Copa do Br.
Vamos com o que temos.
 carlos_Almeida | Vitória | 22-09-16 12h36min
JD, no esquema 4-3-1-2, o atacante Sóbis ficaria de qual lado do campo? o lado direito ou o esquerdo? Se ficar no lado direito, o esquerdo ficará vazio, e se ficar no lado esquerdo, será o direito que ficará vazio. Por isso a minha dúvida porque que este esquema é o mais equilibrado.
 carlos_Almeida | Vitória | 22-09-16 13h04min
Ah! Obrigado por me colocar substituindo Roberto Batata, e depois Eduardo Rabo de Vaca.
 marco | Curitiba | 22-09-16 14h12min
Caro JD, também estou ficando "irritado" com alguma insistências do MM. Ariel tinha que sair para a entrada de Romero ou Denilson. Até Henrique merecia um banco. Ainda acho que Sóbis está muito sacrificado cobrindo o lado esquerdo. Edimar teria que defender melhor e liberar o Sóbis para ser mais ofensivo. No mais é torcer logo para chegarmos próximos de 45 pontos e nos livrarmos de vez do rebaixamento.
 João Duarte | Vit�ria | 22-09-16 18h36min
Prezado Carlos Almeida,
Creio que Sóbis faz o lado esquerdo do ataque e Arrascaeta cai mais pelo lado direito, com Sóbis centralizado.
As triangulações seriam Arrascaeta - Sóbis - Ábila ...
Direita : Robinho, Arrascaeta e Ábila
Esquerda : Henrique, Edimar e Sóbis
Central : Denilson, Robinho e Henrique
Direita Def : Lucas, Manoel e Denilson
Esquerda Def : Edimar, Bruno Rodrigo e Henrique
E vai por aí afora...
 filipe braga | Belo Horizonte | 23-09-16 14h14min
João Duarte, realmente o Mano precisa ficar mais ligado e inclusive ser mais conservador nas escalações para usarmos melhor o contrataque. Entendo quando você diz sobre a possibilidade do uso do Denílson como primeiro volante, pois é dá posição, porém não concordo sobre o Romero de primeiro volante. Algumas vezes o fato do jogador ser mais "aguerrido" passa a ideia de ser melhor na posição mais recuada, mas ele tem desvantagens para a posição. Me diga quando ele jogou bem por ali?
 filipe braga | Belo Horizonte | 23-09-16 14h17min
As piores partidas dele no Cruzeiro foram quando jogou de primeiro volante, ou esteve na posição em algum momento do jogo. Considero que ele, que tem o maior potencial entre os jovens da equipe, será titularíssimo no futuro, principalmente quando tiver melhor disciplina tática. Vejo que talvez seja o grande problema que venha enfrentando com o Mano e o torcedor, em geral teleguiado preocupa apenas com a "aura" do jogador. Me preocupa ele ter voltado mal das Olimpíadas também.
 pyxis | BHZ | 26-09-16 17h22min
Eu, que estou longe dos treinos e da Toca II, mas que tenho INFORMAÇÕES individualizadas e coletivas, já tenho a equipe titular que o MANO deveria escalar:
Rafael, Ezequiel, Manoel, Leo e Edimar;
Denílson, Ariel e Romero;
Arrascaeta, Élber e Ábila.
Como opções IMEDIATAS: Robinho, Rafinha e Alisson... (não vale emergências ou substituições de suspensão). Fecha o meio, libera alas, protege defesa com volantes e parte pra cima com alas + avançados...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster