Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

22/08/2016 | Joao Duarte
Vitória prá respirar um pouco mais aliviado

"a equipe celeste tem melhorado o nível de suas apresentações, tido mais consistência e foi em função disto que passou a fazer melhores resultados"

Mundo Azul,

Vitória fundamental em Santa Catarina : Figueirense 1 x 2 Cruzeiro - Ontem mais que jogar bem, o que o Cruzeiro precisava era vencer a partida. Ao abrir o placar logo de cara, o time teve muito mais tranquilidade para conduzir suas ações durante o jogo.
É fato que a equipe celeste tem melhorado o nível de suas apresentações, tido mais consistência e foi em função disto que passou a fazer melhores resultados, conseguindo pela 1ª vez ter 4 jogos sem derrota no Brasileiro de 2016, com vitórias contra Inter e Figueirense, além dos empates contra o Corinthians e Coritiba, jogos que aliás poderia ter ganho.
O Cruzeiro na partida de ontem vinha controlando bem o jogo e mesmo nas situações de conclusões do time catarinense, conseguia levar a partida com tranquilidade, até que num passe de alto risco de Bruno Rodrigo para Henrique, houve a vacilada do volante que resultou no gol do Figueirense. Digo passe de alto risco, porque esta é uma das falhas piores que existe. Passar a bola para um colega que esteja de costas para o marcador... o máximo que ele pode fazer é lhe devolver a bola. Na maioria das vezes, o resultado é a perda da bola.
Mano Menezes observou bem a distribuição do meio campo do Figueirense com 3 volantes (Yago, Caucaia e Ferrugem) e com Carlos Alberto e Dodô na armação. Ao marcar de perto os 2 armadores, anulou a chegada da bola a Rafael Moura, posicionando um beque à frente dele e outro por trás.
A marcação de Sóbis pelo lado esquerdo era eficaz, tanto assim, que várias bolas foram recuperadas no setor com a ajuda de Romero e Edimar. Pelo outro lado, Robinho e Lucas com a ajuda de Henrique e Manoel faziam a marcação, com movimentação correta da defesa e sempre fazendo acontecer a sobra.
Ao contrário dos mais céticos, que destacaram na rede a nossa dificuldade de jogar contra um adversário com um jogador a menos, prefiro mostrar que o Cruzeiro criou boas chances e poderia ter saído com placar mais dilatado.
Vamos listar os lances mais relevantes da partida :
☺ 3' - Robinho cobra falta da intermediária pelo centro. Manoel raspa a bola, que desvia em Marquinhos e se oferece limpara para Henrique, de pé direito desvia para a meta enganando a Tiago Rodrigues, para fazer Figueirense 0 x 1 Cruzeiro e sair comemorando, fazendo valer a lei do EX.
☻ 12' - Dodô cobra falta, Rafael Moura cabeceia e a bola acerta o post direito, volta para dentro da área e Carlos Alberto cabeceia novamente. Bruno Rodrigo salva em cima da risca.
☺ 15' - Arrascaeta lança Ábila aberto no lado esquerdo da defesa. Ele traz para dentro e cruza para a entrada da área entre Sóbis e Robinho. Sóbis arremata de esquerda e o goleiro defende sem dificuldade.
☺ 22' - Ábila de novo é lançado nas costas de Artur na esquerda. Ele avança e rola a bola para Sóbis que ajeita para o chute de Henrique, que enche o pé, bola sai rente ao poste esquerdo.
☺ 24' - Sóbis atrapalha saída de bola do Figueira, fecha a porta em cima de Marquinhos. A bola fica com Robinho que aparece pra chutar e é derrubado. Falta frontal. Arrascaeta cobra e a bola fica na barreira.
☺ 33' - Robinho na meia direita rola a bola para Lucas que vem de trás e chuta forte, cruzado. O goleiro solta e Ábila por pouco não alcança a bola.
☺ 38' - Robinho cobra falta com muita categoria em jogada ensaiada e acha Arrascaeta já dentro da área, O garoto dá um toque de chapa na bola que encobre o goleiro, com a bola explodindo no travessão. Manoel pega o rebote e cabeceia de volta para o meio da área e a defesa catarinense desvia pra córner. Arrascaeta cobra escanteio na esquerda, Bruno Rodrigo sobre para cabecear, mas, comete falta no goleiro Tiago Rodrigues.
☻ 42' - Bruno Alves arremata forte da esquerda, Lucas França faz defesa complicada espalmando a bola e a defesa celeste alivia o perigo.
Até o final do 1º tempo, não tivemos outros lances de perigo.
☺ 48' - Tremendo bate & rebate na área do Figueirense, a bola fica com Robinho que de chapa tira do goleiro, mas, Bruno Alves salva na cobertura. A bola volta para Robinho que chuta e acerta o poste direito. A bola fica petequeando na área, Pará e Robinho dividem e a bola sobra limpa para o nosso centroavante que de cabeça empurra a gorduchinha para a rede e estabelece o placar : Figueirense 1 x 2 Cruzeiro.
☻ 52' - Lins que havia entrado no lugar de Artur, empurrando Yago para a lateral direita e mudando o sistema de jogo do Figueirense, faz boa jogada pelo lado esquerdo e rola para Rafael Moura, que gira na meia-lua e chuta rasteiro, forte. Lucas França espalma a bola para o lado e a defesa alivia.
☺ 54' - Ábila sofre falta de Bruno Alves e fica caído na meiuca. A falta é batida e chega nos pés de Robinho que chuta de fora da área. A bola passa por cima do travessão.
☺ 56' - Outra boa chance do Cruzeiro. Ábila recebe e faz o pivô pelo centro. Ábila enfia bola nas costas da defesa, mas, a bola sai muito forte e Robinho não chega a tempo de finalizar.
☺ 58' - Falta cobrada para a área do Figueira, Marquinhos falha e Manoel erra a jogada perdendo chance clara.
☻ 68' - Yago dispara pela direita e divide a bola com Edimar que cede córner. O córner foi cobrado e Rafael Moura cabeceia firme. Lucas França faz ótima defesa e espalma de novo pondo a bola a córner.
☻ 69' - Pará avança pela esquerda e vai cruzar. Pega mal na bola, que descai no ângulo de Lucas França, que observa a trajetória e põe a córner, mostrando estar com os reflexos em dia.
☺ 74' - Rafinha faz jogada individual pela direita, entra na área, mas se atrapalha com a bola ao invés de servir a Ábila, livre e pronto para fazer.
☻ 88' - Rafael Moura desarma Henrique, que recebeu bola numa podre de Bruno Rodrigo. A bola fica com Ferrugem, que penetra na área e chuta no canto direito de Lucas França, estabelecendo Figueirense 1 x 2 Cruzeiro.
☻ 94' - Numa tentativa desesperada Jéfferson dá um bico, mas, Lucas França defende com segurança.
------------------------FIM de JOGO aos 95'-------------------


◘ SÚMULA DA PARTIDA : FIGUEIRENSE 1 X 2 CRUZEIRO
◘ Motivo : 2ª rodada do returno do Campeonato Brasileiro de 2016
◘ Local, Data, Hora: Orlando Scarpelli, Floripa, 22/08, 18:30 h
◘ CRUZEIRO : Lucas França; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo, Edimar; Henrique e Lucas Romero; Robinho (Marcos Vinícius), Arrascaeta (Rafinha) e Sóbis; Ábila (Willian). DT: Mano Menezes.
◘ FIGUEIRENSE : Thiago Rodrigues; Ayrton (Lins), Bruno Alves, Marquinhos, Pará; Jackson Caucaia, Yago (Jefferson), Ferrugem; Carlos Alberto, Dodô (Elvis); Rafael Moura. DT: Argel Fucks.
◘ Arbitragem : João Batista Arruda + Michael Correia e João Luiz Albuquerque (RJ). Com boa atuação.
◘ Cartões Amarelos : Edimar, Henrique, Arrascaeta, Robinho e Lucas (Cruzeiro) + Carlos Alberto (2), Ferrugem, Marquinhos, Elvis (Figueirense).
◘ Cartão Vermelho : Carlos Alberto (Figueirense) a 62'
◘ Gols : Henrique a 3', Ábila a 48' e Ferrugem a 88'
◘ Público Pagante e Renda : 2.588 pagantes, R$ 29.655 (x = R$ 8).

♦ As minhas notas para os jogadores do Cruzeiro : Lucas França (7,5), Lucas (5), Manoel (7,5), Bruno Rodrigo (5) e Edimar (6,5); Henrique (6) e Lucas Romero (7,5); Robinho (8), Arrascaeta (6,5) e Sóbis (7.5); Ábila (7,5) + Rafinha (6), Marcus Vinícius (5) e William (5).
Mano Menezes (7,5), pela boa escalação e sistema tático adequado. Sua nota fica um pouco prejudicada pelo baixo rendimento dos jogadores que entraram em campo, que desta vez não melhoraram o time.

♦ E como está a situação na briga pelo Rebaixamento ?
11º São Paulo - 21 PD, 27 PG, 7V, SG = 0, GP = 22
12º Sport - 21 PD, 26 PG, 7 V, SG= - 2, GP = 30
13º Botafogo, 20 PD, 26 PG, 7 V, SG = -2, GP = 27
14º Coritiba, 21 PD, 25 PG, 6 V, SG = - 4, GP = 25
15º Inter, 21 PD, 23 PG, 6 V, SG = - 3, GP = 22
16º Cruzeiro 21 PD,23 PG, 6 V, SG = - 7, GP = 28
17º Vitória, 20 PD, 23 PG, 5 V, SG = - 4, GP = 26
18º Figueirense, 20 PD, 21 PG, 4 V, SG = - 7, GP = 19
19º Santa Cruz, 21 PD, 19 PG, 5 V, SG = - 7, GP = 22
20º AméricaMG, 21 PD, 13 PG, 3 V, SG = - 20, GP = 13

♦ OPINIÃO : O Cruzeiro ainda não saiu matematicamente da zona de rebaixamento porque há jogos atrasados por disputar : Botafogo x Grêmio + Fluminense x Figueirense + Vitória x Corinthians, mas, a sequência de 3 jogos em casa, em caso de conquista de 9 pontos poderá nos levar a suplantar até mesmo o São Paulo, nos tirando desta página da tabela. É portanto vital a conquista de bons resultados nestas próximas rodadas.

♦ As homenagens desta coluna hoje vão para : MRR (Natal), Marco (Curitiba), Carlos H. C. Campos (Resende), Toninho Caixeta (Ceilândia), PHDF (Brasília), Léo Gontijo (Patos de Minas), AWDias (não definido), Rodrigo Ferrari (Pindamonhangaba), Carlos Almeida (Vitória), Is@ac Mirai (Guarapari) e Clemenceau Chiabi Jr. (Nova Lima). O treinador deste time é Pyxis (BH).

♦ E de Conceição do Mato Dentro - MG: Carlos Magno Lages Oliveira, Sebastião Ronaldo Mascarenhas, Otacilinho Costa Neto, Eliezer de Souza Matos, Cristiano Simões, Cristiano Lazzarini, Dr. Rodrigo Lazzarini, Sávio de Almeida Fernandes, Sávio Luiz Ferreira de Oliveira e José Antônio de Carvalho Sousa. O treinador deste time é Anacleto Martini Ribeiro.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 veron | BHZ- Fortaleza | 22-08-16 20h32min
JDuarte, não seria Sávio Fernandes de Almeida, filho do Zé Tatá?
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 22-08-16 21h42min
Caro João, parabéns pela coluna. Chega de sofrimento!!! É muito cruel ver nosso time na zona do perigo. Ruim também é torcer para os pequenos perderem pontos para os grandes. Estou aqui secando o Vitória.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 22-08-16 21h42min
Caro João, parabéns pela coluna. Chega de sofrimento!!! É muito cruel ver nosso time na zona do perigo. Ruim também é torcer para os pequenos perderem pontos para os grandes. Estou aqui secando o Vitória.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 22-08-16 21h42min
Caro João, parabéns pela coluna. Chega de sofrimento!!! É muito cruel ver nosso time na zona do perigo. Ruim também é torcer para os pequenos perderem pontos para os grandes. Estou aqui secando o Vitória.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 22-08-16 21h42min
Caro João, parabéns pela coluna. Chega de sofrimento!!! É muito cruel ver nosso time na zona do perigo. Ruim também é torcer para os pequenos perderem pontos para os grandes. Estou aqui secando o Vitória.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 22-08-16 21h49min
Ontem após o jogo muita gente criticou a vacilada do Henrique. Você foi o primeiro a falar que chamou a atenção para o passe ruim do Bruno Rodrigo. Parabéns. Eu defendi
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 22-08-16 21h52min
Eu defendi o Henrique considerando que se o ataque fosse mais êxitosó, a falha do Henrique não nos causaria tanto stress nos minutos finais do jogo.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 22-08-16 21h52min
Eu defendi o Henrique considerando que se o ataque fosse mais êxitosó, a falha do Henrique não nos causaria tanto stress nos minutos finais do jogo.
 pyxis | BHZ | 23-08-16 10h50min
Dra Celeste e JD, o passe d BRodrigo NÃO FOI RUIM. Foi ótimo... nos pés do Henrique que fez o que ele SEMPRE FAZ... perder bolas fáceis com pé frouxo... Mas vou parar de falar do Henrique (que só melhora quando joga com alguém melhor e mais dedicado do que ele) e do BRodrigo (o rei das entregadas...) .
 mrr | Natal | 23-08-16 12h21min
Esta a sensação de todos nós JD! Esse Cruzeiro é outro, muito embora alguns jogadores ainda oscilem muito, principalmente no minutos finais. Como é impressionante a capacidade de colocarem tudo a perder em um curto intervalo de tempo. Desses os que se destacam mais negativamente são: BR, Henrique, Lucas....
 celeste | Sorocaba-Itajub� | 23-08-16 13h40min
Evandro, vou prestrar mais atenção no Henrique.
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 23-08-16 19h00min
J.D. muito obrigado pela lembrança , fazia tempo que náo tinha sua coluna !!! Acho que o time vai bem, estamos numa crescente.Falta pouco para embalar, acho que Domingo deveria ser a estreia do Denílson no lugar do Henrique. O maior problema do time hoje se chama Bruno Rodrigo.Não sei o que está ocorrendo com ele e não temos ninguém para substituir !!Quem vem evoluindo na sua devagar é o Edimar . Vamos Cruzeiro !!
 maior de minas | Pouso Alegre | 23-08-16 19h30min
Alô mestre João Duarte! Nosso cruzeirão precisa sair rápido dessa zika de zona do rebaixamento prá poder dedicar somente à copa do Brasil. Esse elenco nas mãos do MM pode sim ser o campeão CB desse ano. Aliás, seria muito bem vindo um caneco em 2016. Grande abraço.
 PHDF | Brasília | 24-08-16 23h30min
- O Mano trouxe mais tranquiladade para nós torcedores. Fica aquela confiança de que ele saberá acertar estas falhas e deixar o time na primeira página da tabela.
- Valeu João pela lembrança.
 raposão do Brasil | Não definido | 25-08-16 00h41min
O jogo valeu muito pelos 3 pontos João,mas foi só,time preguiçoso e sem ambição no campeonato.No caso do HENRIQUE não compensa nem falar,tem muitos que falam que ele é o ponto de EQUILÍBRIO...JESUIIIS.Pra mi o HENRIQUE é o jogador que conseguiu,consegue e vai enganar mais tempo com a camisa do CRUZEIRO,tem outro tbm,mas se eu falar aqui...vou ser apedrejado rsrsrs.Vamos sair dessa situação João,o elenco é bom,quando quer jogar.
 mrr | Natal | 25-08-16 20h48min
JD, na sua opinião, quem deve ser o capitão na próxima partida? Eu torço pelo Sobis!
 João Duarte | Vit�ria | 26-08-16 16h29min
MRR,
O capitão será Manoel. Do time atual só ele e Bruno Rodrigo atuaram em 2014... Era natural que a escolha recaísse sobre um dos 2. Como Manoel certamente é mais falante e gosta de orientar o posicionamento do time em campo, foi o escolhido.
 marco | Curitiba | 27-08-16 17h27min
Caro JD, obrigado pela homenagem (antes tarde do que nunca, só hoje li sua coluna). Se vencermos o SC amanhã, melhoramos bem nossa situação (real e psicológica). Gostei da indicação de Manoel para capitão. Tomara que continue mesmo após o retorno de Henrique ao time.
 PHDF | Brasília | 28-08-16 21h07min
O time está mais equilibrado, mas longe de convencer. Como estão acontecendo as vitórias, fica a esperança de ganhar a copa do Brasil e salvar 2016.
 mrr | Natal | 30-08-16 15h57min
JD gostaria de me expressar neste espaço, embora não tenha relação com o conteúdo da coluna, talvez seja a área que tenhamos mais liberdade em se expressar neste blog. O Gilvan é ou não é um fanfarrão? A pergunta deve-se ao mais recente comentário sobre o zagueiro Léo, onde o mesmo disse que é "indispensável". Rs... Por isso pergunto: é ou não é um fanfarrão? Pq não assume que tal decisão agora deve-se a possível perda do Bruno Viana e Manoel noticiadas recentementes nas mídias?
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-16 23h45min
MRR,
Léo é um zagueiro regular, que não é titular do clube, mas, é um jogador importante no elenco. Disciplinado, líder positivo, está há 6 anos no clube com poucos casos de reclamação por parte de treinadores ou colegas do elenco. E quando entra em campo não desafina.
Assim, DISCORDO de sua posição. Não é ato de fanfarronice do presidente valorizar o atleta, mas, fazê-lo reconhecer que estar no Cruzeiro também é uma honra pare ele, atleta e torcedor do clube. Vale renovar.
 mrr | Natal | 31-08-16 08h38min
Desculpe JD se me fiz entender errado! Não critico a permanência do Léo, inclusive defendi isso na época quando surgiu os rumores da não renovação, quando Bento não utiliza o jogador. Minha crítica é para as palavras do Gilvan, como se sempre pensasse desta forma, como se o fato das possíveis saídas do Manoel e Viana não tivessem feito mudar de idéia.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [1 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster