Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

24/07/2016 | Joao Duarte
Entre a cruz e a caldeirinha

"A análise fria dos jogos mostra que o Cruzeiro não merecia ter perdido tantos pontos em casa. Mas, a verdade é outra"

Mundo Azul,

Cruzeiro 2016 : nunca vi tanta falta de sorte e aproveitamento tão baixo nos jogos em casa - O Cruzeiro começou o ano apostando em Deivid, fazendo uma grande redução na folha, trazendo uma leva de jogadores de fora do país (maioria sem custos) e tentando formar um time nos 4 primeiros meses do ano, a ser reforçado entre a fase de classificação do Mineiro e o início do Brasileiro, quando a situação econômica do clube assim o permitisse.
Estava claro o cenário de dificuldade de caixa do clube que não poderia gastar muito.
Em termos de ideia poderia não parecer coisa ruim, porém, os resultados alcançados até aqui foram fraquíssimos, pois, o Cruzeiro foi desclassificado prematuramente da Copa Sul-Minas-Rio, foi eliminado pelo América nas semifinais do Campeonato Mineiro e no Brasileiro depois de 16 rodadas é o vice-lanterna com apenas 15 pontos conquistados e com a pior campanha da história do clube como mandante (1 vitória, 3 empates e 4 derrotas em 8 jogos). Sobrou a classificação na Copa do Brasil após ter eliminado Campinense, Londrina e Vitória nas fases preliminares.
Saiu Deivid e veio Paulo Bento. O time de Deivid tinha aproveitamento, mas, o futebol era pobre. Agora, o time de Paulo Bento com um elenco muito mais qualificado, cria, cria, cria e não faz gol. E o adversário até sem querer faz gol na gente, pois, muitas vezes, os gols que sofreram foram decorrentes de falhas nossas. E o aproveitamento é ruim.
O lateral vai ao fundo e toca para trás nos pés do meia que tem 2 alternativas. Chutar para o gol ou passar para o centroavante livre só rolar para o gol. E escolhe a alternativa errada.
A bola sobra para o camisa 9 na pequena área e ele chuta em cima do goleiro.
Não falo apenas do jogo de hoje, mas, isto tem acontecido em quase todas as partidas que o Cruzeiro joga em casa.
Vai ser bom jogar no Independência, ganhar do Inter lá e largar a kwanga para pegar no Atlético-MG no returno (rs, rs, rs).
Ora bolas, o Cruzeiro é sem dúvida o time que mais cria chances de gol e o que mais perde. E mais, é uma das piores defesas da competição (27 gols contra) ao lado de América, Sport e Chapecoense.
A explicação de um lado é que o nosso time é muito ofensivo, pois, cria muitas chances de gols, mas, por outro lado, marca mal, pois a melhor qualidade dos nossos volantes não é nem a velocidade, coberturas e nem mesmo a marcação forte (falo de Henrique e de Ariel Cabral).
Ao Cruzeiro falta um "5" de responsa (o famoso CENTER ALF) que era o Willans, dispensado por problemas disciplinares segundo consta.
E no elenco o único 5 que restou é Federico Gino que é muito fraco.
Todos os nossos jogadores de contenção jogam como 2º homens de marcação (Henrique, Ariel Cabral, Marciel, Bruno Ramires e também Lucas Romero, que entre todos estes é quem melhor sabe fazer a função).
Isto é erro de conformação de elenco, erro de avaliação.
Entre os nossos meias-atacantes (Robinho, Marcos Vinícius, Alex, Arrascaeta), os 3 primeiros andaram a maior parte do tempo indisponíveis. Arrascaeta tem sido o melhor jogador do time, desde o início do ano. Mas, nenhum destes tem sido efetivo na marcação de gols, além da instabilidade de rendimento, pois, oscilam.
Estes mesmos erros aconteceram na demora de se contratar um centroavante nato. Todos os nossos atacantes são na verdade preparadores de jogadas e se sentem mais à vontade em atuar ao lado de um 9 típico (William, Douglas Coutinho, Sóbis, Rafael Silva, Pisano, Élber, Álisson).
E para piorar o Judivan, que poderia ser uma alternativa para a função vai ficar mais um ano sem jogar...
Ainda tivemos problemas com a má fase técnica de jogadores experientes que não saiam do time (Bruno Rodrigo, Henrique e William do Bigode).
E falar o que do problema com as nossas laterais que perdurou o ano inteiro, só tendo alguma melhora em julho ?
A análise fria dos jogos mostra que o Cruzeiro não merecia ter perdido tantos pontos em casa. Mas, a verdade é outra".
E é por isto que digo que estamos entre a cruz e a caldeirinha.
O time cruzeirense sob o comando de Paulo Bento mostra organização, capacidade de criar chances de gol, mas, ao mesmo tempo tem buracos no sistema defensivo, em grande parte decorrentes das escolhas que faz o treinador. Demitir agora é um risco, além de ter custo elevado.
Imagine o que seria pagar 17 meses de salário, mais outras coisas, ou seja, umas 20 remunerações a ele (± R$ 14 milhões) e ainda ter que arcar com os salários da nova comissão técnica ?
Hoje durante o jogo após mais um gol perdido focalizaram o goleiro Fábio e foi nítida a decepção dele. No lance seguinte o Cruzeiro tomou o gol.
Não há outro remédio senão trabalhar. E trabalhar muito as conclusões a gol.
Força Cruzeiro.
Em minha opinião, Paulo Bento será mantido pela diretoria do Cruzeiro até o jogo contra o Internacional no Independência.
Se o time não mostrar capacidade de reação, aí não vai ter como insistir com o comando do "treinador português" que também tem que parar de mexer mal no time, como aliás fez novamente hoje. Foi erro crasso tirar o Ábila para botar o Rafinha em campo, num jogo onde todos sabiam que o chuveirinho na área do adversário seria utilizado.
Mas, independentemente disto, quando parte da imprensa começa a escancarar querer a saída do treinador, eu tendo a crer que sua permanência é a coisa mais acertada a se fazer.
Sinceramente, a falta de sorte que o Cruzeiro tem tido nos jogos não é normal. Mas, como sempre espero que o clube surpreenda, reaja e comece a reação ganhando do Santos na Vila Belmiro.

☻ Esta coluna é escrita em homenagem póstuma à perda do meu amigo Fernando José Generoso Brandão Murta de infarto nos Estados Unidos ontem (23/07).
Aos pais (José de Miranda Murta e D. Dalva Generoso Brandão Murta) e irmãos do Fernando (Dalvinha, Dagmar, Deise, Moacir e Denise) e ao filho Igor, deixo registrados os meus sentimentos de pesar.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido, Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 24-07-16 21h10min
O paulo Bento no mínimo é um GRANDE PÉ FRIO.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 24-07-16 21h12min
Não pode ser responsabilizado por tudo de errado, mas vai ser pé frio lá em Portugal, o time as vezes joga até bem mas não dá nada certo.
 pyxis | BHZ | 24-07-16 21h33min
JDUarte, PBento tá demitido. Diretoria fazcontato com Mano que negpcia com SPFW (isto me lembra 2009).
Aí o Mano, MAIS UMA VEZ, prefere SP e a torcida não vai perdoar a diretoria (torcedores burros, of course!)
Vai ser CURIOSO se vier o Adílson, como em 2009.
História que se repete não é história... É FARSA !!!
 PHDF | Brasília | 25-07-16 00h46min
- João e demais companheiros de blog, nunca vi tão real o rebaixamento. A diretoria seguiu a risca o roteiro, montando o time durante o campeonato, deixando algumas posições sem reposições e outras "inchadas".
- Denilson é um cara que pode corrigir a posição de volante, mas vem de contusão. Romero fica 6 jogos fora e o time ficou só com um atacante de ofício.
- Não demitiria o Bento, mas ele precisa de auxílio nas substituiçoes e escalações. Agora é rezar para chegat aos 45 pts.
 PHDF | Brasília | 25-07-16 00h48min
- Muito triste por este momento e pelo que estão construindo para 2017. Planejamento fraco que só a sorte poderá mudar o rumo.
 mrr | Natal | 25-07-16 09h13min
João Duarte fico surpreso pelo seu posicionamento mais realista, isso é sinal que as coisas erstão bem pior que eu imagino, logo o senhor que é a referência em otimismo rs... Não consig oentende r como se contrata um volante lesionado para suprir algo imadiato, sinceramente não creio que este seja um belo modelo de planejamento, isso para não falar da obsessão por meias-atacantes que esta diretoria tem. O técnico Bento é PÉSSIMO em fazer substiuições, razoável em montar o time, resultado...
 mrr | Natal | 25-07-16 09h15min
Se mantido o técnico, para mim dois problemas urgentes em serem corrigidos. 1º) Se os laterais sobem os volantes tem que guardar posição, parece óbvio mas o mesmo não ocorre. 2º) Temos que jogar com 3(TRÊS) volantes. 3º) Parar com esta estratétgia de jogar com a ultima linha muito avançada... Não dá certo!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 25-07-16 10h02min
Bom dia João.
Como disse o colega acima. Me preocupa pois vc sempre foi um otimista e agora já parece bem preocupado.
Paulo Bento parece não ter a exata noção do que seja um REBAIXAMENTO em Minas.
Do tamanho da rivalidade, da zoação, do desespero.
Muito complicado.
Em minha opinião, Bento poderia até ter sido uma boa opção, mas em outro momento, num início de ano com uma boa pré-temporada.

Precisamos deum novo método e uma nova mentalidade.
 carlos_Almeida | Vitória | 25-07-16 10h26min
JD, você saberia explicar porque que de 2015 pra cá o Cruzeiro virou essa bagunça? Os dirigentes não acertam uma, é besteira atrás de besteira. Qual é a sua opinião para arrumar essa balbúrdia que virou o nosso Cruzeiro?
 marco | Curitiba | 25-07-16 10h37min
Caro JD, estou realmente bastante preocupado e ao mesmo tempo perplexo com nossa campanha no Brasileiro. O time parece bem, mas de um momento para outro toma gols absurdo! Sem contar que não marcamos gols a 3 jogos pelo Brasileiro. Eu apoiava o PB até ontem, mas já nem sei mais se apoio ou não. Se esperarmos mais e os resultados ruins persistirem pode ser muito tarde. Se trocar agora e não vier o Mano (único com qualidade disponível) pode ser pior. Que sinuca de bico!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 25-07-16 15h19min
João, acabou a dúvida. A decisão foi tomada.
Em minha opinião, no momento oportuno. Esperar até o fim do turno poderia nos afundar ainda mais.
Vejamos quem vai vir e as mudanças na filosofia e no pensamento.
E os resultados decorrentes dessa mudança.
 pyxis | BHZ | 25-07-16 19h59min
Bom... escrevi ONTEM que a diretoria estava negociando com o Mano e estava DECIDIDO que o PBento sairia...
A Notícia da contratação doMano édada como "certa" e a diretoria NEGOU que esteja certo... disse que procurou mas não acertou.
Estou vendo os comentários ... Vou esperar 24h para constatar como mudam de opinião fácil... é triste e trágico... mas estou rindo de algumas "opiniões"... QUando vi cruzeirense com mais de 40 anos enaltecendo o trabalho do Samuel Venâncio... RACHEI !!!!
 Awdias | Não definido | 25-07-16 22h33min
Bento caiu por suas convicções. Ele tinha apoio grande, mas resolveu bancar no time jogadores que não estavam bem. A declaração dele na manutenção do Bruno Rodrigo depois de uma série de falhas. Mas sua queda foi por falta de bons resultados, por não arrumar a defesa do time. Ninguém com média de gols sofridos do Cruzeiro consegue manter o cargo. Time estava falhando no ataque, mas devia pelo menos empatar.
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 27-07-16 21h41min
J.D. , você e tem alguns colegas que dizem que não temos o Volante 5 em nosso elenco ! Temos sim espero que ele entre logo em condições de jogo , pois assim que ele entrar teremos a solução para a proteção da zaga , que é o Denílson !!
 João Duarte | Vit�ria | 29-07-16 15h09min
Prezado Rodrigo,
O Cruzeiro poderia ter ficado com : - Willians
- Rodrigo Souza
- Eurico
Mas, preferiu ficar com Federico Gino.
Felizmente, veio Denílson que é um 5 de responsa.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [1 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster