Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

01/06/2016 | Voz da Arquibancada
O quadro político barropretano

por Marcus Trópia ( CLIQUE AQUI para ler e comentar ) ...




Com associado do clube e componente do Conselho Deliberativo sempre questionei intimamente o funcionamento da máquina do poder no Cruzeiro.

Sempre soube e tive conhecimento de que, nos últimos 20 anos, cerca de uma a duas dezenas de conselheiros do clube são torcedores do nosso maior rival.

Embora me incomodasse não via nesse grupo heterogêneo qualquer intromissão nos destinos do clube, apenas a vaidade de ser conselheiro.

Entretanto, nos quatro últimos anos, uma situação me estarrece e mostrou-me que não é bem assim. Ao começar a participar da Confraria San Sebastian percebi em conversa com diversos amigos que existe uma quantidade de conselheiros do Cruzeiro que não são, na verdade, torcedores do clube, mas sim partícipes coniventes dos meandros do poder.

Para esse grupo muito mais importante é estar no poder, conviver e usufruir das benesses desse poder, do que vivenciar e se comprometer na defesa dos interesses do Cruzeiro, acima de qualquer interesse pessoal e de subserviência.

Nesse grupo eu incluo aqueles torcedores de outros times,da capital e do interior que fazem parte do Conselhos Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube.

Eles não são quinta colunas como eu me preocupava. A coisa é pior do que eu pensava. Apenas servem aos “donos do clube”.

Com essa quantidade de votos certos e sem perigo de defecções foi forjada e elaborada nos porões do clube as alterações no estatuto para perpetuar no poder os seus criadores. Nascia aí a Republiqueta do Barro Preto.

Assim é o nosso Cruzeiro. Ou melhor, dois Cruzeiros.

Um – o verdadeiro – formado pela China Azul com seus mais de oito milhões de amantes e apaixonados cruzeirenses, espalhados por todo o mundo e dos associados conselheiros efetivamente torcedores do clube, que amam, consomem, sorriem, choram e sofrem pelo time de futebol razão maior da criação do Palestra Itália por nossos antepassados italianos.

O outro – o que vive em torno do poder - são os conselheiros de cabrestos que existem para manter no comando os seus “chefes” e que se locupletam com o gozo de participarem dessa situação. São os falsos cruzeirenses. Na verdade são apenas “Barropreteiros”.

Por hoje é só.

Saudações cruzeirenses.



Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 01-06-16 15h16min
Marcus, desconfio, SÓ DESCONFIO, que o Cruzeiro de hoje é muito parecido com uma de suas torcidas organizadas dos últimos anos...
Quando se fala do Cruzeiro, é preciso DEFINIR "QUAIS DOS CRUZEIROS ?"...
Pra mim, tem uns quatro ou cinco "núcleos" de poder que se transformam em Cruzeiros diferentes na essência...
E fica um monte de torcedor, achando que as reivindicações das torcidas organizadas e objetivos de grupos dentro do conselho são os mesmos...
PARABÉNS !!!!
 Raposão do brasil | Não definido | 01-06-16 18h56min
Ótimos esclarecimentos Marcus,estou BOQUIABERTO, não sabia que situação era essa FUSTIGAÇAO ABSURDA,meu DEUS!!!O que pode ser feito pra tentar mudar esse quadro Evandro?Caminhadas assim levam um clube para o fundo do posso,ou melhor DA FOÇA.
 Dugojeau | Belo Horizonte | 01-06-16 20h45min
Não melhor explicação para a inércia, para a omissão, para o acovardamento deste conselho chapa branca. Muito obrigado por mais estes esclarecimentos. Suas colunas são leitura obrigatória. Continue por aqui.
 MARCUS VINICIUS TB | Não definido | 02-06-16 16h16min
Agradeço os comentários dos amigos. Durante as próximas semanas comentarei mais sobre o funcionamento da máquina do poder do Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 03-06-16 12h23min
Entendo Marcus Barreto que qualquer associado do Cruzeiro Esporte Clube, em dia com as suas obrigações, possa ser candidato às eleições no conselho do clube.O problema começa na composição das chapas. Porque se convida um cidadão que é torcedor emplumado cacarejante a fazer parte da chapa do Conselho. É porque as pessoas não falaram disto quando da eleição? Sendo conselheiro você conhece bem o processo eleitoral do clube. Eu, JCD, não concordo de jeito nenhum que emplumados me representem.
 MARCUS VINICIUS TB | Não definido | 03-06-16 14h28min
João Duarte: Um abraço. Eles não serão nunca presidentes do clube. Eles se servem para dar o seu voto de acordo com o chefe mandar. Vou falar nas próximas colunas com os votos qualitativos que podam qualquer chance de mudanças. Aguarde.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 03-06-16 17h31min
Marcus, parabéns pela clareza de texto. Nos corredores da Confraria se fala, e muito, dos "atleticanos". Conste que estão por perto e se servem do clube, assim como o poder constituído se serve deles para se perpetuar. Sem mobilização para mudança do Estatuto, NADA mudará.
 pyxis | BHZ | 03-06-16 18h00min
Desde que criamos a página para o Cruzeiro e sua torcida (nos idos da década de 90) eu e Olavo concordamos numa coisa... fazer para é de torcedores para torcedores.
Em alguns momentos, tivemos (ou eu tive) a oportunidade de "admitir" colaboradores que não torciam para o Cruzeiro...
Não foi possível !!!
Por mais que seja profissional, alguns assuntos NÃO SERÃO NUNCA melhor tratados do que por cruzeirenses...
cont ...
 pyxis | BHZ | 03-06-16 18h02min
...
assim sendo, é desnecessário dizer que ABOMINO frangas até falando sobre o Cruzeiro.
Aí aparecem omissos e defensores de pseudo profissionalismos achando que alguma franga (ainda mais com a cabecinha oca que eles tem) que vai pensar NO CRUZEIRO e na torcida do Cruzeiro...
SEM CHANCES !!!
Mas fico é surpreso com este assunto saindo dos intramuros...
Seria muito com que ESTA DIRETORIA começasse por demitir as frangas incompetentes que abriga no Barro Preto.
 pyxis | BHZ | 03-06-16 18h04min
... Notem que o que escrevi NÃO SIGNIFICA, em nenhuma hipotese, que só o fato de ser cruzeirense, torna alguém competente ou minimamente eficiente no que faz... no Cruzeiro tem muito cruzeirense INCOMPETENTE.
Só estou dizendo que, sendo cruzeirense e competente, os resultados serão maiores e melhores do que os feitos por frangas...
Franga no Conselho??? Pior que tem até NATO que é franga...
 estrelado campeão  | Ubá  | 04-06-16 22h51min
Então, Marcus, o caminho poderia ser mudar o Estatuto. Porém, quem poderia mudar o Estatuto não quer mudança. Assim sendo, a mudança será tanto mais lenta, quanto menor a pressão de fora do conselho. Penso, que os clubes teriam que passar por uma democratização forçada. A criação de lei federal nesse sentido, poderia facilitar. O que achas?
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [5 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster