Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Blog Páginas Heróicas Digitais



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

08/05/2016 | Evandro Oliveira
Observatório da Imprensa - Calado é um poeta

Acredito que esta expressão é uma espécie de corruptela do provérbio árabe que diz que “A palavra é prata e o silêncio é ouro” ...

A história de “calado é um poeta” vem de longe.

Falam sempre isto de quem está falando ou fazendo alguma coisa e os seus detratores, incapazes de contrapor razoavelmente usam da artimanha de falar da pessoa ao invés das coisas e ideias. Já falei sobre isto aqui.

Acredito que a vítima mais antiga desta situação que me lembro foi quando o Pelé fez o milésimo gol, dedicou-o às “criancinhas do Brasil” e logo na sequência disse que “... o brasileiro não sabe votar ...”.

Aquilo foi o princípio, os opositores e quem não entendeu, detonou o “negão”.

Mais recentemente, Romário, Ronaldo (o ex-fenômeno), Zagalo e outros estiveram envolvidos nestas questões que acabavam culminando no “calado é um poeta”.

Já presenciei, e tenho vivenciado situações que merecem a frase, de verdade e ironicamente em velocidade 5. Algumas mesas redondas de futebol mereceriam o título de “campeões” do “calados são poetas”.

Acredito que esta expressão é uma espécie de corruptela do provérbio árabe que diz que “A palavra é prata e o silêncio é ouro” e produziu versões diferenciadas. Nesta linha, estes provérbios, se bem entendidos e aplicados são uma verdade extremamente aceitável.

Além do provérbio árabe, outras citações têm sido alardeadas no mesmo sentido. É melhor ficar calado do que falar alguma coisa. Aí entra a questão. Quando se fica calado em alguma manifestação ou debate, por opção, mostra-se sabedoria e atende aos preceitos do provérbio árabe, entretanto, quando uma frase destas é proferida após alguém se manifestar devemos pensar se estamos qualificados para criticar sem apresentar contra-argumentos. É pueril se opor aos pensamentos que não concordamos com este tipo de chavão.

Aí que entra nossa história de hoje.

Rivaldo, ex-jogador da seleção, com passagem meteórica e cheia de senões, pelo Cruzeiro, num dos muitos negocinhos do treinador Vanderlei Luxembugo, divulga em redes sociais e para atletas estrangeiros uma contra campanha sobre a olimpíada. Recomenda o ex-jogador (ainda não se decidiu) que os participantes da olimpíada no Brasil que não venham ao país, pela violência e outras mazelas.

Ficamos muito tristes ao vermos, a cada dia, mais e mais pessoas, algumas com projeção e capacidade de mobilização, serem contra o país porque elas pegam seu mundo particular e pessoal e transportam para todo o resto. Rivaldo pode ter inúmeros motivos para achar que o país não serve. Aliás, ele teve oportunidades várias para sair com a família do Brasil. Ele morou em vários países e tem enganado muita gente, recentemente, fingindo que joga futebol profissional ainda.

Eu diria para o Rivaldo: ¿Por qué no te callas?

P.S. Diria a mesma coisa para uma camarilha de comentaristas de futebol de Minas Gerais que não passam de analfabetos funcionais com microfones ou canais poderosos. Não cito o nome para não perder tempo. São seres quase inanimados que por terem algum tipo de diploma que os colocou atrás de um microfone, à frente de alguma câmera ou atrás de um teclado usam e abusam deste quarto poder. Pior que conseguem iludir muitos idiotas teleguiados com suas asneiras.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 carlos_Almeida | Vitória | 09-05-16 10h53min
Evandro, você esqueceu de mencionar os "anônimos" que "vazam" notícias do Cruzeiro. Estes "vazamentos" são tão normais que o torcedor estranhou as trocas que envolviam o Robinho e Lucas.
 pyxis | BHZ | 09-05-16 17h52min
Carlos, torcedor, assim como a maioria absoluta das redes sociais não entende o que é liberdade de expressão. Acham que tem alguma coisa a ver com direito de falar asneiras e não ser criticado nem contraditado, que chamam respeitar opinião... TUDO ERRADO !!!

Leia algo que escrevi hoje sobre o tema em :

http://evandrooliveira.pro.br/wp/index.php/2016/05/09/manipulacao-de-massas-6/
 JOAO COSTA | BRASILIA | 09-05-16 19h01min
Caro Evandro, faço das suas palavras as minhas. Boçais do tipo do Rivaldo, no meio futebolístico, que moraram por muito ou pouco tempo na Europa, voltam para Brasil de bolso recheado e passam a se achar mensageiros dos pobres e oprimidos, críticos sociais e outras bandeiras oportunistas.Lá, após a carreira, a projeção midiática se esvai e aí, como não sabem fazer mais nada, batem em retirada pra terrinha que os projetou e aqui chegam difundindo as maravilhas do exílio voluntário e remunerado...
 JOAO COSTA | BRASILIA | 09-05-16 19h08min
...tecendo comparações descabidas entre as maravilhas do velho mundo e as mazelas da terra natal. Puro complexo de vira-lata, como diria o Nelsão.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 09-05-16 22h57min
Caro Evandro, há cerca de um ano, após um periodo de tormentas, resolvi adotar alguns hábitos de vida da minha mãe: caminhada, jardinagem e prática religiosa. Isso me tira um pouco da frente do computador ou celular. No que se refere à religião, gosto de ler um texto bíblico e acompanhar uma ou outra missa pela TV. E quanto ao que você relata ai em seu post, o que dizer: "orai e vigiai" ou "Deus perdoe-os porque não sabem o que falam".
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 09-05-16 23h03min
Ontem, na missa da TV Aparecida, o bispo (Dom Raymundo Damasceno) falando em comunicação social, proferiu uma frase mais ou menos assim: "o silêncio é uma das melhores formas de comunicação". O sujeito é "letrado" e deve ter lido isso em algum lugar.
 Raposão do brasil | Não definido | 10-05-16 20h21min
Não sabia dessa pérola do Rivaldo,mandou mal pra caramba.É fato que ele fez algo de bom na sua cidade em Pernambuco, pelo o menos é o que dizem, mas nessa ele foi longe demais.No caso das mídias,é o que me aborrece Evandro,principalmente essas mesas redondas de bestas quadradas,cada a pior que a outra,LÁSTIMA. Assisti um pedaço um dia desse na ESPN e gostei,tem o Sorin,e um apresentador bem neutro(pelo menos durante o tempo que vi),mas o resto são HORRÍVEIS. E isso tá longe de melhorar....
 Raposão do brasil | Não definido | 10-05-16 20h33min
...mas a pergunta que fica é.. Como mudar isso Evandro?Quem pode fazer isso acontecer? Essa gente quer se calar pra aprender?Ainda existe pessoas sérias na mídia?Não falo de repórteres, mas sim,dos donos das emissoras.Gostava muito de assistir o CQC na Band,agora a maioria dos caras se Bandiaram todos pra Globo,gente sem procedência, sem essência,que esperam a primeira oportunidade de ganhar mais e aparecer em canais com mais audiência pra se satisfarem seus egos enormes...VTNCCF.
 pyxis | BHZ | 15-05-16 00h35min
João Costa, o que o país mais tem é eleitor com complexo de vira-latas... o cara vai lavar pratos e viver clandestinamente nos EUA e fica arrotando sobre o que acontece aqui no país. E volta querendo tirar onda como se os dólares que cagaram na cabeça dele fossem melhor que os reais que suamos para ganhar aqui.
Este Rivaldo tem enganado muita gente, até na África... mais um pulha metido a besta... esteve no Cruzeiro e queria ser dono junto com VLux...
 pyxis | BHZ | 15-05-16 00h36min
Dra. Celeste, infelizmente, as tais redes sociais potencializaram os sociopatas que existiam somente nos rincões deste país... Tá igual TV velha ... Sem controle !!!
 pyxis | BHZ | 15-05-16 00h38min
Raposão, todos se vendem... agora por preços mais baratos... Se eu criticava o CQC no primeiro ano, deixei de assistir na egunda temporada (e olha que eu tinha a CERTEZA que o M.Tas era um babaca desde o Início da carreira dele).
NÃO TEM JEITO... é como disse para a Dra Celeste... SEM CONTROLE... MALDITA INCLUSÃO DIGITAL !
 pyxis | BHZ | 15-05-16 00h41min
No nosso caso ( cruzeirenses ), para ver o nível de estupidez coletiva, basta dar uma olhada nos comentários nas redes sociais, blogs e notícias (como do Cruzeiro.Org), DURANTE OS JOGOS...
Quem é sério, evita comentar... quem comenta não tem o mínimo pudor para com o que escreve... UMA TRISTEZA
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster