Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI -Tecnologia da Informação



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

07/04/2016 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Indigna Nação Azul

A nossa indignação

É uma mosca sem asas

Não ultrapassa as janelas

De nossas casas
...


Adoro a música do Skank, nomeada In(dig)nação, de autoria do Samuel Rosa com o Chico Amaral.

A simplicidade da letra, a riqueza de ritmos da música e o jogo com a palavra "indignação", me provocam os melhores sentimentos quando a ouço.

Eu fiquei indignado
Ele ficou indignado
A massa indignada
Duro de tão indignado


A segunda estrofe (indicada ao final) então... Perfeita para mostrar o que somos (aqui, posso me incluir, mesmo que eu seja um indignado mais atuante que muito falastrão cibernético e de rede social.

Costumo dizer que, aquele que faz desafios aos outros e que não teria coragem de fazer o que desafia os outros a fazerem, não passa de bravateiro e boquirroto.

Nos últimos tempos, minha indignação tem crescido muito. Especialmente com boquirrotos, bravateiros e bandidos travestidos de torcedores.

Estou (des)qualificando a torcida ao indicar que temos uma indigna nação azul.

Vejo torcedores desrespeitando outros torcedores nas arquibancadas pelo puro individualismo e pensando somente no que querem para si.
Indignação!

Vejo torcidas organizadas se rebelando contra a diretoria (que comete erros mas que faz as coisas em prol do Cruzeiro – ou algum retardado acha que um diretor faz as coisas para prejudicar o Cruzeiro?) e se aliando a torcidas rivais da pior espécie.
Indignação!

Vejo conselheiros urdindo ações com objetivo de manterem suas benesses e pensando no poder político dentro do clube, em detrimento do futebol e torcida.
Indignação!

Vejo torcedores depreciando o programa Sócio do Futebol (o diretor comercial e de marketing não sabe nem o nome do programa de afiliados do clube que o paga) pensando somente nos benefícios que pode usufruir de imediato.
Indignação!

Eu diria que a massa não tem nada de indignada, tem muito de interesseira, imediatista, conspiracionista, no que tem sido ajudada por setores dentro do clube, de funcionários a diretores e conselheiros.
Indignos !

A nossa indignação
É uma mosca sem asas
Não ultrapassa as janelas
De nossas casas.


Valeu Skank !

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 abilio | Belo Horizonte | 07-04-16 13h18min
Parabéns, mais uma coluna brilhante!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 07-04-16 18h26min
Evandro, perfeito texto, poético...Eu já escrevi aqui que o torcedor não mudou. Mudou sim uma geração, incluindo o torcedor.É a geração do curti e compartilha, sem ler. Ah se um dia as pessoas reclamassem do que realmetente merece ser reclamado e direcionassem a reclamação à pessoa certa, encontraríamos um rumo.
 carlos_Almeida | Vitória | 07-04-16 22h53min
Evandro, "a massa não tem nada de indignada, tem muito de interesseira," generaliza muito assunto. Mas a falta de indignação da indigna Nação Azul por você citado, que abrange torcedores, organizadas, conselheiros, diretor... será que não tem como chegar a um acordo benéfico ao clube? E a comunicação acadêmica e sincera que poderia vim do clube, não poderia facilitar? Ou ela não existe? E se existe, será que falta boa vontade?
 pyxis | BHZ | 08-04-16 13h35min
Abílio, nem tanto... mas obrigado!
 pyxis | BHZ | 08-04-16 13h37min
Dra. Celeste, discordo... o torcedor mudou muito... vejo muitos da minha geraçao que ainda vão ao estádio. O time do SPFC fez campanha chamando o "torcedor de sofá" para a arquibancada (acredito que a situação deles é pior do que a relação CruzeiroxTorcida)... a coisa lá tá pegando fogo.
Esta relação ainda vai azedar mais... Estamos muito atrasados... defendendo bandidos travestidos de torcedores organizados... vamos de mal a pior.
 pyxis | BHZ | 08-04-16 13h39min
Sim... generalizo pois tá virando maioria este comportamento interesseiro e egoísta.
Para piorar, o que você imagina que poderia vir da diretoria e ações de MKT e relacionamento do Cruzeiro, NÃO VIRÁ. Ali os interesses são para agradar diretoria e manter empregos. Torcedor ali só com fachada.
 Mariana_Bh | Não definido | 14-04-16 17h53min
Evandro, concordo com a colega acima: seu texto faz reverberar a poesia e a multiplicidade de sentidos da letra do Skank! Indigna/ indig – nada / nação (Indignação) O curioso disso tudo, é o seguinte.. a ideia de nação, de um povo com autonomia política e consciência coletiva, não combina com a falta de dignidade. A construção coletiva requer dignidade, ou seja, respeito e grandeza. Todos os exemplos que vc cita são de casos de egoísmo e individualismo, de circunstancias em que o coletivo foi
 Mariana_Bh | Não definido | 14-04-16 17h54min
esquecido ou até utilizado em benefício próprio. Ou seja, associações que se valem da alcunha de coletivas, para garantir benefícios individuais! Se pensarmos que se trata de um sintoma de nossa época esse comportamento individualista... trata-se de um problema próprio das massas, ou do indivíduo? Se é das massas, a questão seria revitalizar o indivíduo, mas se esse indivíduo sequer saber distinguir ser e aparência, ou nem sequer sabe o que é, como é que ficamos, enquanto nação?
 estrelado campeão  | Ubá  | 14-04-16 17h58min
Boa coluna Evandro. Reflete bem o momento atual que vivemos. Permita-me acrescentar uma coisa que me deixa indignado: é cada torcida organizada entoando seu próprio grito de guerra, ao invés de todas se unirem e apoiarem o time em única e fortíssima voz. Essas últimas músicas adaptadas de outras torcidas , NÓS SOMOS LOUCOS e GIGANTE INCONTESTADO , são cantadas pelas respectivas torcidas em coro total, envolvendo todos os presentes no estádio.
 Mariana_Bh | Não definido | 14-04-16 17h59min
Da construção coletiva, sentido de nação, resta.. nada. Ou nonada, como dizia grande Guimarães. Se é difícil não desanimar com tudo isso, ao menos me parece que a indignação, esta que vc cita, é muito melhor que a entrega e o pessimismo. A indignação é o desejo de mudar... Um abraço!
 estrelado campeão  | Ubá  | 14-04-16 18h00min
Agora o que me deixou indignado mesmo, foi perceber torcedores cruzeirenses, pelo menos se dizem, torcerem para o Cruzeiro perder o clássico para que o Deivid fosse demitido.
 pyxis | BHZ | 16-04-16 22h21min
Mariana, agradeço as suas palavras... você e alguns poucos mostram que leem e entendem o que tento mostrar.
Por coincidência, hoje, antes do jogo, estavamos tendo este debate com um ex-colaborador do Cruzeiro.Org.
E percebi nele um "nó tático"... ele "defende" o coletivo mas é contra TUDO que seja em benefício do coletivo... quer que o "indivíduo" seja beneficiado e se sinta seguro, ANTES de se pensar no coletivo...
Na boa? nem divã resolve com este povo!
Obrigado!
 pyxis | BHZ | 16-04-16 22h23min
Estrelado, esqueci desta... bem lembrado... aqui mesmo LI e está guardado... simpatizante torcendo para o Cruzeiro perder para as frangas e o Deivid cair... PIOR que ouvi HOJE, após o jogo contra os Pomponzinhos...
... tão vendo, se tivesse perdido contra as frangas ele teria sido demitido e não estaríamos nesta situação ...
Somente gente COMPLETAMENTE IMBECIL acha que uma coisa desta natureza possa aproximar de ser uma verdade...
Não dá para indignar... tem que ter DÓ !
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster