Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Banda Help



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

23/12/2015 | Evandro Oliveira
Observatório da Imprensa - "Espanholização"

O fim do malfadado “Clube dos Treze” prometia ser uma mudança de fato no futebol brasileiro ...

O “Clube dos Treze” foi criado a partir da ruptura dos clubes com a estrutura absurda da CBF que mantinha poder sobre timecos amadores e mantinha no poder dirigentes que hoje estão sendo condenados mundo afora. Em resumo, o “Clube dos Treze” era para revolucionar e acabou sendo mais para os mesmos. A diferença para os pobres e pequenos cresceu.

Com o fim do “Clube dos Treze”, é atribuído a Almir Somoggi, a criação da expressão “espanholização” para o futebol brasileiro. A junção entre a mídia criadora de factoides e marqueteiro criando “necessidades”, é pra lá de explosiva.

Tenho pra mim que quando um termo como “espanholização do futebol” surge e alguns anos depois não merece referência em nenhuma fonte confiável é porque deve ser algum tipo de jabuticaba ou de cartório.

Até aí tudo bem...

Mas, quando a mídia especializada começa a produzir chavões e teorias a partir de um termo falacioso, a situação passa do ponto de irritação. Particularmente, detesto e abomino a estupidez de quem sai copiando frases feitas e cagando regrinhas como se tivesse estudado alguma coisa do assunto e fosse possível formular teorias que expliquem uma situação passada ou previsão de futuro.

Chamo isto de midiotização. Embora o termo não exista, é fácil deduzir que se midiatização é o ato de colocar coisas da mídia na cabeça e conceitos das pessoas, midiotização é o equivalente sobre a cabeça dos idiotas.

Coletei algumas destas frases feitas sobre a tal espanholização:

“Espanholização, a maior praga do futebol brasileiro ...”

“A Espanholização do futebol brasileiro chegou e está vista à olhos nus ...“

“A espanholização do futebol nacional resultará em quebra da hegemonia internacional ... “

“A espanholização é só mais uma etapa no projeto de poder de um certo partido político ...“

“Espanholização das cotas de TV assusta o futebol brasileiro...”



Isto tudo recentemente, com algumas pérolas que dá calafrios quando imaginamos que existem grandes grupos de torcedores repetindo esta merda em redes sociais como se fossem epistemólogos do futebol brasileiro. Irrita profundamente a burrice aleia, especialmente partindo de cruzeirenses. Vindo de torcedores com cérebro de galinha é até previsível, mas de cruzeirenses?

Respondendo frases feitas:

1) A maior praga do futebol brasileiro são dirigentes que roubavam os clubes e viraram corruptos, se apropriando do patrimônio alheio e fazendo carreira política.

2) O que chamam de espanholização não chegou, os times que a Globo irriga com maior prazer, especialmente os urubus, há muito não conquistam nada que não seja conseguido na mão-grande.

3) “Quebra da hegemonia internacional” é a maior estupidez que vi associada à pretensa espanholização. O vexame da Selenike não tem nada a ver com a péssima distribuição de receitas para os times do futebol brasileiro. Quem cunhou esta frase merece o título de energúmeno do milênio, só de achar que o futebol brasileiro tem “hegemonia internacional”.

4) Briga difícil com a frase do item anterior pela estupidez mais siderúrgica. Por isso, gosto de marcar posição longe deste tipo de gente que forma opinião. O que vejo de torcedor repetindo esta sandice. Coisa de maluco.

5) AS cotas de TV são parte da má distribuição dos roubos do futebol brasileiro. Esta má distribuição não assusta o futebol e não assusta o torcedor. A maioria dos torcedores acha natural repetir estas frases absurdas e sai tecendo outras piores. Sem sustos. Como gado manso no pasto.

Demonstrado o que quero dizer, entendo que muito cruzeirense deve ter percebido que se houvesse a tal “espanholização” do futebol brasileiro, o Cruzeiro não teria conquistado dois títulos. Estes dois títulos servem para provar que vão ter que inventar algum outro termo pois “espanholização” não colou no Brasil.

Aqui no Brasil nem a Máfia funcionou. A FIFA fez uma Copa aqui e deve ter arrependido amargamente (que o diga o ditador Blatter e seus asseclas). A CBF agoniza, entregou os anéis e não entrega os dedos. Um dirigente está preso nos EUA e seu sucessor foge e nem sai do país pois será grampeado (mas as teúdas e manteúdas dele tem cartão de crédito ilimitado na Flórida!). O sucessor do corno-corrupto diz que é amigo do cara e que ambos nunca tiveram problemas com a quantidade de dinheiro que manipula. O vice, de sobrenome Sarney, tem seus processos devidamente engavetados para que não seja condenado antes de ficarem prescritos. Você ainda acha que tem "espanholização" em curso?

É isto que a midiotização produz. Gente que acredita em “espanholização” enquanto acha que seu time vai chegar lá sem distribuição igualitária e menos roubo e desonestidade no futebol brasileiro.

Que me desculpem os cruzeirenses que leram esta coluna. Mas vocês, que ainda acreditam em "espanholização" estão se equiparando com as frangas ao imaginar e uma “espanholização” do futebol brasileiro. Recomendo muito CUIDADO. Se colocaram isto na sua cabeça, outras pessoas podem colocar coisa pior.

Abro o espaço do Cruzeiro.Org para um desafio a quem interessar possa, uma coluna inteira defendendo a teoria de que o futebol brasileiro vive ou viverá uma "espanholização"... e que aguentem o tranco. DUVIDO que aparecerá alguém com algum tipo de argumento consistente. Cartas para a redação.



Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Dr.Magno | BH | 23-12-15 16h04min
1º Vamos aos novos números da Distribuição das Cotas de TV
Grupo 1 – Corinthians e Flamengo – R$170 milhões cada
Grupo 2 – São Paulo – R$110 milhões
Grupo 3 – Palmeiras e Vasco – R$100 milhões cada
Grupo 4 – Santos – R$80 milhões
Grupo 5 – Cruzeiro, Atlético/MG, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo – R$60 milhões cada
Grupo 6 – Coritiba, Goiás, Sport, Vitória, Bahia e Atlético/PR – R$35 milhões cada...CONTI...
 Dr.Magno | BH | 23-12-15 16h09min
No Brasil ainda não existe Espanholização, por incompetência dos dirigentes.
No dia que os Dirigentes do Flamengo e Corinthians forem honestos e corretos, dificilmente outros clubes venceram o Brasileirão, alias o Flamengo está se preparando para isso a longo prazo.
As altas arrecadações proporciona as manutenção de vários atletas, dificultando a saída para Exterior. Salários melhores e facilidade nas contratações.
 Dr.Magno | BH | 23-12-15 16h13min
A maior culpa estão nos dirigentes dos próprios clubes e não nas cotas da Globo.
São fantoches da CBF, tem medo de enfrentar a entidade.
Recebem propinas da Globo para assinarem contratos longos e além disso medos de perder patrocinadores se não fecharem com a Emissora Carioca.
Imagina o Cruzeiro com R$ 170 milhões anuais, o elenco estaria cheio de bons atletas com essa nova administração
 Dr.Magno | BH | 23-12-15 16h21min
A partir de 2018, quando um clube revelar um bom atleta será vendido ou aliciado pelo Flamengo e Corinthians. A diferença de arrecadações são gritantes. Vide hoje o caso do Rodinei, zagueiro Henrique, Alex Muralha e Frederico Mancuello que estavam indo para o Grêmio, Lurdinhas e estão praticamente fechado com o Flamengo.
 pyxis | BHZ | 24-12-15 06h00min
Dr. Magno,
1) Não discuto a disparidade dos valores pagos. AFIRMO que esta disparidade NÃO reproduz a realidade da disparidade espanhola.
2) Tenho certeza que não existe espanholização e incompetência de urubus e gambás NÃO É e NÃO SERÁ o único motivo.
3) O futuro não está indicado. 2018 vence contrato com a Globo. Muita água vai passar debaixo da ponte, especialmente com a prisão de muita gente envolvida com esta dinheirama do futebol.
 S@muel | Jaboticatubas | 24-12-15 07h53min
O Evandro não sobre explicou porque ele acha que não haverá espanholização no futuro. Além disso, alguns clubes já renovaram com a Globo pra lá de 2018. O Vascu, por exemplo, era um dos que mais reclamava mas renovou de olho nas luvas que vai receber para aliviar sua crise.
 BrunoBarros | Brasília | 24-12-15 08h24min
Também senti falta de argumento válido contra essa ideia da espanholização. O que li foi um monte de generalizações, quase infantis de tão bobinhas. Tragicomédia.
 pyxis | BHZ | 24-12-15 12h30min
S@muel e Bruno Barros, eu não esperava outra coisa de quem "PENSA" com a cabeça dos Milton Neves da vida. Tenho a certeza de que as "motivações" que NÃO EXISTEM dos que defendem a "espenholização", vocês entendem.
Não sabem nem definir o que viria a ser espanholiazação e querem tirar uma de espertões... e dizem que leram infantilidades...
conseguiram ler???
RSRSRS
 pyxis | BHZ | 24-12-15 12h33min
Vou desenhar para os TOLOS e TELEGUIADOS.
Quemdiz sobre "espanholização" do futebol brasileiro diz que "como dá dinheiro somente para os dois clubes (urubus e gambás), somente os dois clubes seriam vencedores, no Brasil e na América do Sul, A EXEMPLO DO QUE FAZEM REAL E BARÇA.
Qualquer tapado sabe que isto acontece no Brasil DESDE SEMPRE e urubus e gambás estão MUITO LONGE de dominarem o futebol brasileiro e sulamericano.
Quem não entende isto, é PIOR do que eu imaginava,
 pyxis | BHZ | 24-12-15 12h36min
... a isto (espanholização) chamo de falácia.
Falácia que os sofistas adoram reproduzir para gente que fica buscando argumento válido para refutar factoides e mentiras consolidadas em mentes pequenas.
PENSEM... LEIAM E PENSEM...

Não dói. !!!!
 pyxis | BHZ | 24-12-15 12h39min
BrunoBarros, tem certeza de que você sabe o significado de generalização? e de bobinhas? e tragicomédia?
TOLINHO !!!!
RSRSRS
 pyxis | BHZ | 24-12-15 12h42min
Bruno Barros,
Eu citei 5 frases de gente IDIOTA que acha que o futebol brasileiros está "espanholizado". E falei sobre cada uma delas... (a isso VC deve chamar "generalização" sem saber o significado da palavra).
Eu te pergunto:
1) Com qual das cinco frases você mais se identifica e repete?
2)Qual a resposta que dei para cada uma delas que você achou mais "infantil"?
 pyxis | BHZ | 24-12-15 13h05min
S@muel, aprende a escrever primeiro. Depois você formula a crítica e apresenta a sua opinião...
Argumentar (???) que "o vasco assinou até 2018", com o time carioca indo pela terceira vez para a segundona e considerando que TODOS que falam de "espanholização" falam, EXCLUSIVAMENTE sobre urubus e gambás, não parece ser um tipo "explicação" de gente inteligente.
 S@muel | Jaboticatubas | 24-12-15 13h59min
Evandro, você ainda não explicou porque acha que não haverá espanholização. Você discorda que o dinheiro cada vez mais faz a diferença no futebol brasileiro? Quanto à renovação do vascu, não foi um argumento, só uma informação. Quem tem esperança de mude algo quando os atuais contratos coma Globo acabarem, pode desistir porque parece que vai ser tudo igual, inclusive alguns clubes, como o vascu por exemplo já renovaram com a Globo pra lá de 2018.
 pyxis | BHZ | 24-12-15 14h34min
Cara... NÃO TENHO nenhum prova ou argumetnação sobre o FUTURO...vc leu eu falando de alguma coisa do futuro?
E la vem você de novo dar exemplo do bacalhau... P Q P !!!!
 S@muel | Jaboticatubas | 24-12-15 16h55min
A teoria da espanholização é sobre o futuro e não sobre o presente.
 pyxis | BHZ | 24-12-15 18h00min
Cara, que dificuldade a sua hein???
Vou insistir...
RELEIA as frases que coletei. NÃO inventei nenhuma. Veja que SOMENTE UMA traz o verbo principal no futuro e, mesmo assim, prossegue numa asneira de indicar no futuro uma coisa que é o passado.
Leia com atenção, não precisa ler correndo e escrever bobagem... Preste atenção nos tempos verbais das frases que escolhi... foi de propósito... para que eu tivesse argumento no PRESENTE.
P.S.Só de vc não citar o bacalhau tá melhor! :-P
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 24-12-15 20h01min
Evandro, essa questão de "Espanhalização" e muito relativa, não dá para generalizar e muito menos prever o futuro. Mas vejo que no presente não se aplica aqui no Brasil. Até porque, não gosto deste termo e torço para que nada disso aconteça no futuro. E essa torcida passa por uma investigação a fundo da CBF e da Globo. Não concordo com o disparate de distribuição de cotas para os clubes de futebol e defendo uma distribuição proporcional aos números de torcedores de cada clube. É o mais justo.
 S@muel | Jaboticatubas | 24-12-15 21h09min
Evandro, essas frases que você listou passam longe das verdadeiras preocupações de quem advoga a teoria da espanholização. A questão é uma só: a diferença econômica entre clubes igualmente grandes e tradicionais que há dúvida de que o equilíbrio existente entre eles vá se manter no futuro.
 pyxis | BHZ | 25-12-15 15h17min
S@muel, admiro sua insistência... Parabéns !!! Feliz Natal!!!

COnhece a história do sapo e do elefante? Pois é ... Vc tá igual ao sapo.
 pyxis | BHZ | 25-12-15 15h20min
Aloisio, eu não concordo com o que a Globo faz. Ela beneficia urubus há séculos (de todas as maneiras possíveis, não somente com $$$), a mídia de SP faz A MESMA COISA com os gambás... a BAND reforça Globo.
A discussão não é simples como você sugere e vai muito além da questão de cotas de TV.
A isto, tentam chamar de "modelo espanhol", numa alusão ao que acontece com Real e Barça.
Lá, até o viés POLÍTICO pesa. Por isso, escolhi frases que não tem nada de "generalização".
...cont
 pyxis | BHZ | 25-12-15 15h23min
...
O "buraco" é outro, as frases que peguei são REAIS e de formadores de opinião, vejo colunistas do Cruzeiro reproduzindo estas "ideias" de m3rda como se representassem alguma realidade atual, e como seo futuro estivesse sendo definido por esta grande estupidez que deram o nome de "espanholização" e que muita gente, como se vê pelos comentários aqui, Segue como se fosse uma verdade absoluta.
Mas a mídia incompetente vive disto... teleguiados.
 S@muel | Jaboticatubas | 25-12-15 17h34min
Fala demais e não diz nada... As ÚNICAS perguntas que tem que ser respondidas são essas: O aumentou da diferença financeira entre os clubes vai acabar com o equilíbrio entre eles dentro de campo ou não? Por quê?
 pyxis | BHZ | 25-12-15 19h52min
Não sabe nem perguntar... e não fala coisa com coisa... IMPRESSIONANTE !!!!
 Azimute | Não definido | 29-12-15 19h01min
O evandro um grande abraço prazer estar aqui outra vez. Me que o Santos esta tentando fechar com o esporte interativo,pode ser um bom Caminho.
 Azimute | Não definido | 29-12-15 19h46min
O pyxs o esporte interativo ofereceu 6oo milhões,divididos iguais mais 50% audiência e produtividade do time,a cariocada jamais larga a globo né. Os outros interessados é que tem que correr atras,esse presidente do santos tem Coragem. ..
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster