Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

16/08/2015 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Goumertização

Futebol tá muito chato. E nem é pela situação em 2015 do time que torço. Tá muito chato, principalmente fora das quatro linhas ...

Futebol tá muito chato. E nem é pela situação em 2015 do time que torço. Tá muito chato, principalmente fora das quatro linhas. Não citarei jogadores e técnicos pois estes estão diretamente ligados ao que chamo de “quatro linhas”... não que estejam imunes às críticas ou não sejam responsáveis pelo vexame que tem sido o futebol brasileiro.

Imaginei, equivocadamente, que os 7 a 1 teria sido a gota d´água, ledo engano.

Senão vejamos...

A mídia

Como sempre fez, continua fazendo, factoides, falácias, jogo de interesse, falta de escrúpulos. A coisa está tão ruim que velhos e bons jornalistas morrem, velhos jornalistas se locupletam como podem e novos jornalistas, que mal sabem escrever sobre o assunto, pisam em pescoços alheios num comportamento de envergonhar professores e acadêmicos. As TVs (canais pagos e canais abertos) lotam a grade de programação com mesas redondas repletas de bestas quadradas.

Repórtes de baixíssima qualidade cognitiva. Comentaristas de arbitragem que mais defendem os árbitros ruins do que avaliam os trios de árbitros. Um caos. Essa farsa seu público. O que diriam os torcedores na discussão das manhãs de segunda-feira nos cafezinhos das empresas?

A submídia

Uma nova categoria de mídia foi criada. Com o advento da Internet, alguns profissionais da imprensa foram “empurrados” para a chamada mídia digital. Outros preferiram se afastar.

Algumas lacunas foram ocupadas por profissionais de tecnologia da informação, como é o meu caso e de muitos que conheço, que transitam entre o amadorismo completo e até o profissionalismo. Soma-se a estes, alguns aproveitadores que não sendo bons nas suas profissões, resolvem fazer bico como semiprofissionais, algo como donos de de meias verdades, gente que até se vende pela paixão clubística. Uma vergonha!

Dirigentes

Cada vez piores. Começam bem, entram para a política eleitoral partidária e se perdem. Alguns se aproveitam dos eleitores-torcedores-tapados e se elegem com facilidade. Viram as costas para o clube e passam a usá-lo como se fosse propriedade deles. Não conseguem administrar nem uma coisa nem outra.
Outro capítulo a parte são os dirigentes de entidades. Para estes entreguei os pontos. Desisti. O ex-presidente da CBF está preso na Suiça, é defensor e protetor de torturador durante a ditadura militar, gastou alguns milhões de dólares dias antes de deixar a presidência da CBF, nem o FBI consegue extraditá-lo para os EUA e a mídia (aquela citada lá em cima) fica caladinha. Ouve-se alguns murmúrios aqui e ali, mais nada. Ficam caladinhos. Cabrito bom não berra.

Tudo uma camarilha só.

Árbitros e Tribunais

Resolvi separar nesta DESqualificação, o grupelho dos tribunais esportivos (TJDs e STJD) e os árbitros e as “comissões” de arbitragem. Agora somos obrigados a vê-los protestando querem comissão, além do que já ganham, desonestamente. Fazem suas lambanças e os tribunais protegem. Prejudicam times, estragam competições e ninguém paga por isto. E ainda querem “direito de arena”. Um dia tenho a esperança que saberei se pertencem à mesma camarilha dos dirigentes.

Torcedor

Este tem sido o maior prejudicado. Outro erro de avaliação que cometi foi pensar que o torcedor brasileiro iria ser outro após a Copa do Mundo no Brasil.

Mais um grande engano.

Defendi a Copa no Brasil pois pensei que o torcedor mediano (aquele mediocre mesmo) iria se posicionar de maneira diferente do que agia. Pensava que aquele torcedor de clube, que se alinhava com o dirigente de seu time na teoria do “... os fins justificam os meios ...” iria ser mais correto e honesto.

Que nada! Tá pior.

Torcedor faz manifestação contra dirigente que não bate boca via imprensa, torcedor quer dirigente que endivida o clube e liga o foda-se sobre como vai pagar, torcedor defende calote de dívidas antigas, torcedor quer patrocínio de estatal para seu time.

Um destaque especial tem que ser dado ao torcedor cibernético. PUTZ! Com o advento da Internet era de se supor que seriam mais cabeças pensantes e mais qualidade. Que nada. Torcedor conhecido como “guerreiro de teclado” proporciona 100 Mil curtidas em evento de manifestação e na hora aparecem menos de uma centena. Um bando de teleguiados que, diante da menor manifestação de contrariedade, bloqueiam, descurtem, isolam.

Para piorar, torcedores vão ao estádio para ficarem pé na frente de outros torcedores enquanto tuitam ou escrevem em whatsapp ou facebook. Sem considerar aqueles que são experts em fantasy games. Já presenciei torcedor brigar por causa de gol perdido somente porque “apostei no Cartola FC”, ou torcedor, aos 90 minutos do segundo tempo ficar agitando as mãos como se tivesse com um joystick e gritando para o jogador em campo: “corre... corre... corre”, achando que estava no Fifa ou PES.

Futebol Brasileiro acabou há muito tempo. O mundo acabou em 2012, como previram os Maias.

O técnico do meu time ainda não percebeu isto (e muitos torcedores também não !!!).


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 S@muel | Jaboticatubas | 16-08-15 09h38min
Hahahaha Só o Evandro mesmo pra me fazer rir em uma hora dessas.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 16-08-15 13h12min
Evandro, objetivo como de hábito.Algumas considerações:diferente de você, o desempenho do meu time me faz menos tolerante a essas chatices que envolvem o mundo do futebol; a imprensa esportiva é dispensável. Não têm criatividade e fazem o mesmo discurso, sempre do lado do time com maior apelo popular; os repóteres fazem perguntas óbvias, falam as mesmsas coisas e até a entonação de voz e parecida entre eles.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 16-08-15 13h14min
Cometaristas de arbitragem nada esclarecem e tribunais esportivos só atrapalham....Por fim, que o Cruzeiro ganhe hoje para minha segunda feira começar bem....
 carlos_Almeida | Vitória | 16-08-15 13h49min
Evandro, o Cruzeiro inovou e depois retrocedeu. Você acredita que novos dirigentes que estão aparecendo e estão a espreita de oportunidades, poderão inovar de verdade o futebol ou já estão com o mesmo pensamento antigo de usar o futebol de trampolim para política? Estarão eles entrelaçados com a política da CBF? Em fim, qual a sua esperança de renovação, se é em curto, médio ou longo prazo? Sei que a mudança na mídia é mais difícil, você acha também ou tem uma esperança?
 carlos_Almeida | Vitória | 16-08-15 13h55min
Você disse que o mundo acabou em 2012, sei que é brincadeira, e pelo que você escreve, sei que você não perde a esperança. A pergunta é se você acredita em um novo mundo em algum prazo?
 pyxis | BHZ | 16-08-15 21h22min
S@muel, para você ver como consigo fazer coisas inacreditáveis. Alguém seria capaz de imaginar que você ri?
 pyxis | BHZ | 16-08-15 21h25min
Dra. Celeste, não ganhamos, infelizmente. Tivemos oportunidade de fazer e perdemos. Tivemos sorte de não perder por duas defesas do Fábio, que parece ter renovado por 3 anos.
A coisa tá feia no geral e, especificamente no Cruzeiro, tá muito RUIM por culpa e responsabilidade de UMA PESSOA: Dr. Gilvan.
Achou que é mais e pode mais do que deveria. UMA PENA!
A vaidade venceu.
 pyxis | BHZ | 16-08-15 21h27min
CarlosALmeida,
Duas coisas:
1) Depois que vi o desenrolar da medida de ajuste dos clubes no Congresso, não tenho a mínima esperança de mudanças para melhor no curto e no médio prazo.
2) Não estou brincando. O mundo acabou em 2012 e estamos vivendo uma transição. É Sério...
 raposão do BRASIL | Não definido | 20-08-15 23h04min
Disse que não comentaria mais no seu espaço,mas gosto ler,de opinar e de discordar tbm kkk.Tenho dificuldade em entender a sua maneira de se relacionar(mesmo em espaço virtual)com cruzeirenses,principalmente quando eles não conseguem entender a sua linha de raciocínio,que não é o meu caso.PARABÉNS,ótima coluna e muito esclarecedora em todos os aspectos citados,falou 100% do penso,mas com clareza,noção,sensibilidade e com sabias palavras.Mais uma vez PARABÉNS.
 pyxis | BHZ | 22-08-15 08h09min
Raposão, não tenho a pretensão de ser nenhum ´papa` da comunicação, mas sou meio ´Chacrinha`... não vim para explicar,vim para confundir.
Neste sentido, existem algumas palavras no seu comentário que invertem toda a lógica.
Vc escreve ´... (mesmo em espaço virtual) ...` e deveria escrever SOMENTE em espaço virtual pois não temos relacionamento fora dele... rsrsrs (ou temos???).
cont ...
 pyxis | BHZ | 22-08-15 08h11min
...
Assim sendo, Faz parte, muitas das vezes, ou na quase totalidade das vezes, eu fazer papel de ´advogado do diabo`, defender posições que tenho dúvidas, atacar espertalhões, falaciosos e vigaristas virtuais, SEMPRE com a ideia de que as pessoas que frequentam a WEB possam melhorar (minha preferência é pelos cruzeirenses! ;-) )
Mas estou ficando muito velho e cansado... desde que o mundo acabou !!!
 Raposão do Brasil | Não definido | 23-08-15 00h04min
Kkkk,tendi..Grande abraço.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 20h40 [1 coment.]
Arrascaeta marca gol 900 no Campeonato Brasileiro por pontos corridos 

24/09 - 10h03 [8 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

24/09 - 09h32 [0 coment.]
Alisson é liberado pelo departamento médico e confirmado na decisão 

23/09 - 23h21 [0 coment.]
Sub-14 estreia no estadual com vitória sobre o América-MG 

23/09 - 23h12 [0 coment.]
Sada Cruzeiro bate Sesc RJ e começa torneio com a mão direita 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a 1a colocação da Conferência Sudeste 

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster