Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

11/04/2015 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Geral-Jovem-Máfia-TFC, uni-vos!!

A torcida do Cruzeiro tem um problema em relação a torcidas organizadas. Existem muitas. Quantidade não é qualidade ...

Há muitos anos que estou próximo de torcidas organizadas, desde a década de 70. Os tempos eram outros, existia uma ASTOCA que era respeitada e que tinha só cruzeirenses de primeira linha.

Durante algum tempo, o torcedor se reunia em torno da Charanga do saudoso Aldair Pinto, única forma de organizar os gritos dos torcedores. Era bonito ver a charanga empurrando o time com a torcida e, quando o adversário atacava, a charanga silenciava-se e a vaia comia solta.

Na segunda metade da década de 70, quando nosso rival perdeu um título brasileiro invicto em pleno Mineirão, seus torcedores tresloucados saíram pela avenida Catalão quebrando e arrancando as árvores que viam. As torcidas do Cruzeiro, integradas pela ASTOCA, fizeram uma campanha para replantar as árvores que, até hoje, lá estão.

Durante as décadas de 1980 de 90, várias torcidas colocaram temperos diferentes em diversas partidas, As torcidas empurravam o time e tinham empatia com diversos jogadores de maneira espontânea (era interessante ver estes jogadores no meio da torcida durante alguns jogos), Máfia, Mancha, Comando Azul, MAC, Raposões, Jovem e outras. Muitas bandeiras, faixas, instrumentos, salas de torcidas com cerveja em garrafa, truco ...

Participei de momentos épicos, protagonizados por torcidas organizadas. Mas os tempos mudaram isto tudo. Mais do que gota d´água, a CONMEBOL veio mostrar que não quer esta festa nas arquibancadas. MALDITOS CARTOLAS !!!

Hoje, vejo alguns torcedores de organizadas falando em "velha guarda" através de mensagens em redes sociais e fico imaginando... Aquele pessoal de torcidas organizadas da década de 70 e 80 não pode nem entrar nos eventos desta "velha guarda" atual? Ferrou !!! Estamos mortos...

A torcida do Cruzeiro, assim como os torcedores de nosso rival, tem um problema em relação a torcidas organizadas. Existem muitas, ao contrário dos times de fora de Minas, e estas "muitas torcidas", que se legitimam por terem interesses distintos, parece que, em muitos momentos, torcem mais para elas do que para o Cruzeiro. Alguns dirão que "não é bem assim", eu digo que é assim e quem vem de fora do estado para ver um jogo do Cruzeiro fica assustado com esta "guerra" fraticida.

A quantidade de torcidas não tem representado qualidade no ato de torcer, ao menos entre cruzeirenses. E, recentemente, piorou, mais precisamente nesta temporada quando a Máfia resolveu mudar de setor e a China Azul juntou-se à Pavilhão noutro setor.

Hoje temos quatro torcidas com bateria e bem próximas... TFC no setor Vermelho Superior, próximo ao Amarelo Superior, Máfia e Geral Celeste bem próximas no Amarelo Superior e Jovem no Amarelo inferior. Tentei abordar o tema com dois dirigentes de duas destas torcidas. Disseram que eu não sabia o que estava acontecendo. Posso não saber, e nem quero, das brigas políticas e picuinhas de cada uma e de umas com as outras, SOU CRUZEIRO e acredito que todos devem torcer para o Cruzeiro. NUNCA torci para torcida organizada ou para este ou aquele jogador, muito menos defendi dirigente que usa o Cruzeiro para fins pessoais e políticos.

Cinco torcidas (a China fica atrás do gol da lagoa) com bateria e querendo fazer prevalecer seus gritos e cânticos sobre as outras não me parece, salvo melhor juízo, uma coisa inteligente. Existem várias opções para que todas possam torcer para o mesmo time: O CRUZEIRO.

O torcedor que hoje não participa de nenhuma torcida quer torcer para o Cruzeiro, junto com todas as torcidas organizadas, tem sido muito difícil. E, pelo que vi em jogos recentes, pode piorar muito. Eu fico meio confuso com a quatro torcidas fazendo marcação de cânticos diferentes e jogador dentro de campo pedindo a torcida para torcer e gritar.

Por isso, faço aqui desta coluna um PEDIDO: Uni-vos, para o bem da torcida do Cruzeiro. Acredito que os torcedores podem dar sugestões aos “comandantes” de cada torcida e cada torcida pode chegar à conclusão que não estou falando nada de absurdo. A imagem das torcidas organizadas já não é das melhores junto à mídia... Sugiro uma conversa e distribuição de ações, sugiro iniciativa de abafar vaias durante o jogo e não deixar o torcedor teleguiado torcer contra e que possamos torcer, vibrar e cantar para o mesmo time.

Tem sentido o que estou falando? Quem está indo aos jogos tem alguma opinião diferente ou semelhante?

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 11-04-15 17h22min
Evandro, não frequento estádio e fiquei aqui tentando imaginar a confusão armada com 4 torcidas, cada uma com seu grito de guerra e cânticos. Concordo que elas precisam se unir em prol do unico objetivo de todos nós: ver o Cruzeiro vencer. Uma ou outra coisa isolada é até aceitável, mas no correr dos jogos, a união deve existir para fortalecer o time.
 S@muel | Jaboticatubas | 11-04-15 18h11min
Mas as torcidas se aproximaram no setor amarelo não foi justamente para agirem unidas? O que tá pegando?
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-15 23h29min
Evandro,
Coluna mais que apropriada e no momento certo. receberemos o clássico no Mineirão no próximo final de semana. Porque não concentrar os esforços e nos unirmos para ter um comando único na cantoria no estádio inteiro ?
Dividir forças nunca é bom negócio e muitas vezes fica o torcedor comum sobre a quem seguir o que música cantar.
Recomendo uma reunião no estilo ASTOCA na próxima semana e uma SURPRESA de união neste próximo clássico, quando vamos precisar demais da torcida.
 pyxis | BHZ | 12-04-15 00h08min
Dra. Celeste, expressei minha opinião mas com base no que ouvi nas três ou quatro últimas partidas no Mineirão, no setor Amarelo Superior.
INFELIZMENTE, a cabeça de algumas pessoas não está sendo usada para pensar e torcer pelo CRUZEIRO.
 pyxis | BHZ | 12-04-15 00h11min
S@muel, não vi NENHUMA declaração dos representantes das quatro torcidas neste sentido.
Vi declarações separadas e práxis que não condizem com as declarações.
A TFC fica no Vermelho Superior, aproximou-se do Amarelo Superior (Máfia) por entendimento entre as duas para atuarem juntas. NÃO FUNCIONA !!!
As duas estão confrontando a Geral Celeste, claramente.
A Jovem, no Amarelo inferior não tem "força" para puxar a maior quantidade de torcida que fica no Amarelo Superior.
TÁ RUIM!!!
 pyxis | BHZ | 12-04-15 00h13min
JDuarte, ASTOCA não existe... nem em espírito. Muito "líder" preocupado com a SUA torcida. A Máfia vive uma crise em meio a punições e a TFC tomou um susto com a força da Geral Celeste e o sugimento da China Azul como "dissidência" da Máfia.
Assim, tem torcida torcendo somente para o Cruzeiro e tem torcida preocupada com seu próprio mkt e sobrevivência.
 Marcbsb | Brasília | 12-04-15 09h53min
Fui no jogo contra a Tombense. Fiquei entre a TFC e a Máfia. Realmente foi uma bagunça. Cada torcida puxando sua música e o resultado final fica bem pior do que seria com um mínimo de sincronia entre elas. O que mudou de 2013 pra cá (não estou nem falando das décadas anteriores)? Em 2013 eu achei as torcidas muito sintonizadas entre si e com o time. Em 2014 já não foi tanto. Agora está essa bagunça.
 carlos_Almeida | Vitória | 12-04-15 11h26min
Evandro, concordo com o "Uni-vos", porque as torcidas organizadas fazem a festa, fica esquisito cada uma fazendo uma festa diferente num mesmo lugar para o mesmo time.
 pyxis | BHZ | 12-04-15 14h31min
MarcBSB, não preciso nem acrescentar nada... se você estava na posição que disse, contra a Tombense, pode corroborar tudo que escreve e o sentimento que o torcedor "comum" está...
 pyxis | BHZ | 12-04-15 14h33min
Carlos_Almeida, tá muito mais do que "esquisito". Como escrevi, tá uma guerra fraticida... e o CRUZEIRO sendo prejudicado. E PIOR... em alguns momentos, maus elementos se aproveitam da situação para afrontar torcedores comuns, para afrontar torcedores de outras torcidas...
Meu "termomêtro" de apoio das torcidas organizadas e do torcedor comum, é quando começam a cantar contra o 6a1o.
No jogo contra a Tombense, NUM ÚNICO MOMENTO, o torcedor comum se rebelou contra isto. Mas tá difícil.
 Rafa junio | Não definido | 12-04-15 21h51min
É triste vermos o atual quadro das nossas organizadas e mais triste ainda a torcida nao conseguir entoar o mesmo canto. Acredito que não seja uma mera coincidência a queda do rendimento do nosso time em casa ao mesmo tempo em que acontece uma fragmentação progressiva da arquibancada. As organizadas, com essa postura, so mostram que o Cruzeiro esta longe de ser a razão principal de sua existência.
 estrelado campeão | Ubá  | 13-04-15 08h35min
Parabéns Evandro. Há muito esperava uma coluna que abordasse esse tema. Tudo que você escreveu sobre o comportamento das torcidas eu percebo claramente quando vou ao Mineirão. Lembro da semi final da Copa do Brasil em 96, quando as demais torcidas provocaram a Máfia Azul e a Máfia revidou. Em um dado momento, o time ficou em segundo plano. Talvez, quem sabe alguém da Diretoria (preferencialmente o Gilvan) convocasse uma reunião com todos e "determinasse" o fim das briguinhas. Difícil, eu sei.
 pyxis | BHZ | 13-04-15 09h36min
Rafa e Estrelado, a situação, IMNSHO, é pior do que eu coloco na Coluna (diga-se de passagem, tem integrante de torcida tripudiando do que escrevi, em redes sociais).
QUando o GPT rompeu com a Máfia e Pavilhão por protagonizarem problemas para o Cruzeiro, rompeu com as outras. Assim, algumas torcidas estão sobrevivendo de "benesses" de gente da mídia e/ou conselheiros/diretores.
Não acredito que o Cruzeiro consiga resolver o problema mesmo porque
... cont
 pyxis | BHZ | 13-04-15 09h38min
...
existem interesses políticos INTERNOS, partidários-eleitorais, financeiros e econômicos na relação TorcidaS e dirigentes... até com inclusão de jogadores que patrocinam algumas ações.
O problema é mais complexo do que a violência atribuída às torcidas como a mídia exalta.
Com a questão dos sócios torcedores, fica pior.
Este APELO que fiz é efêmero e diz respeito ao nosso momento... não tenho NENHUMA esperança de mudança radical e consistente para melhor.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 13-04-15 11h34min
Evandro, concordo contigo. Torcedor deve ir a campo para ver jogo e torcer. Quem quer brigar que vá a outro local. Veja quantos prejuízos financeiros e técnicos os clubes estão tendo. Todo ano o Cruzeiro tem que iniciar o Campeonato Brasileiro com mando de campo em outra cidade. Veja que no primeiro jogo do Mineiro, nossa torcida não pode comparecer e apoiar o time. Eu espero que sua coluna sirva de reflexão para aquele torcedor mal intencionado e que prejudica o clube e as torcidas organizadas.
 Bad Fox | Belo Horizonte | 13-04-15 14h49min
Belíssima coluna, parabéns Evandro. Realmente a torcida sofreu uma queda pós 2013, volto a bater naquela tecla que o ingresso caro faz esse tipo de coisa, pouco público, quem vai é meio desanimado, muitas torcidas e pouco numerosas...se o objetivo dessas torcidas é realmente empurrar o Cruzeiro elas deveriam realizar algumas ações conjuntas para atingir tal objetivo.
 pyxis | BHZ | 14-04-15 09h09min
Aloisio, Infelizmente, alguns assessores do Gilvan acham que o preço dos ingressos é que determina a qualidade do torcedor. Não é. Aí, as torcidas organizadas tem dificuldades mas conseguem "patronos" para frequentarem os estádios. A relação ficou difícil e o GPT rompeu com elas... agora elas brigam entre si. E as perspectivas de melhora são poucas.
 pyxis | BHZ | 14-04-15 09h11min
Bad FOx, teoricamente, o objetivo de qualquer torcedor é "empurrar o time" para conquistas e vitórias. SQN. O que tem acontecido ultimamente é que este objetivo fica relegado a um segundo plano... no caso das TO´s fica pior... No caso das TO´s do Cruzeiro fica MUITO PIOR. Não existe no país, NENHUM TIME DE FUTEBOL com tantas e mudando de forma complicada. Queria ter algum poder para uni-las, não tenho...
 pyxis | BHZ | 18-04-15 15h52min
Esta minha coluna permanecerá até o dia seguinte à partida contra o U.de Sucre. Queria voltar aqui e"fechá-la" com um agradecimento e compreensão das torcidas, MAS... pelo que sei, cada uma está preocupada em "driblar" a polícia e a Minas Arena para manifestar CONTRA Globo, FMF etc.
Apoiar o Cruzeiro???
Quem sabe !!!!
Nem o "vamos aguardar" arriscou a aparecer...
 pyxis | BHZ | 23-04-15 23h28min
Bom... deu n que deu... DESUNIÃO na arquibancada e pseudo-união para ir manifestar na porta da Sede com a presença da Mídia (TUDO COMBINADINHO!!!)... aí quando a diretoria e conselho se reunem para aprovar contas de 2014, SOMEM TODOS. Estas coisas orquestradas cheiram muito mal. Mas é como Me disse um ex-presidente de torcida organizada na Terça... tava ótimo os primeiros quinze minutos sem NENHUMA bateria de TO. Eles entraram na arquibancada virou igual terreiro de congado.
 pyxis | BHZ | 23-04-15 23h29min
... com TODO RESPEITO aos batuques dos terreiros de congado que NÃO se metem a achar que são bateria de torcida organizada.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster