Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

21/03/2015 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Diretor de Futebol ou Economista

A temporada de futebol para o Cruzeiro começou muito confusa. Começou no ano passado, quando o Dr. Gilvan teve sua reeleição confirmada ...

A temporada de futebol para o Cruzeiro começou muito confusa. Começou no ano passado, quando o Dr. Gilvan teve sua reeleição confirmada por aclamação. Não era para menos, depois de duas temporadas seguidas com dois títulos brasileiros, a base eleitoral do mandatário só cresceu.

Mas, títulos na sala de troféus não significam que as próximas partidas e competições serão fáceis.

Aí veio o desmanche. Começou pela briga de egos com o Diretor de Futebol, Alexandre Mattos, e ainda não terminou, não para de sair jogador.

Como aconteceu sempre, nos últimos anos, as vendas eram inevitáveis e a tal reposição nunca foi à altura dos que saiam. Neste ano foi diferente? Na minha opinião, SIM. Acredito que em termos de valores individuais e possibilidades, saímos no lucro. Considero que a inclusão de jovens da base e jogadores com idade menor do que os que saíram, contribui para esta melhoria.

Entretanto, nem tudo são flores, a inexperiência pesa. Eu não gostei de, ao menos, meia dúzia de contratações, mas se foram contratados, vamos apoiá-los quando jogarem (alguns correm o risco de nem jogar).

Dr. Gilvan errou feio quando assumiu a responsabilidade sobre o futebol profissional. Errou duas vezes quando assumiu as decisões e deixou as prospecções e contatos com Valdir Barbosa e Benecy Queirós, que deveriam fazer algo, para o qual não se mostraram capazes durante anos, e para o qual não estavam preparados.

Contratação de jogador a partir de quadros de “vai e vem” de portais na Internet são o mesmo que NADA. Uma vergonha dirigentes do Cruzeiro se basearem nestes quadros e boatos alimentados por agentes e procuradores de jogadores. Lastimável. Se não tirar a bunda da poltrona confortável, não pode dar certo.

Sem conseguir resolver este “big problem”, o Dr. Gilvan arrumou outro, ou pior, colocou quem não é do metiê ou não defende os interesses do Cruzeiro. Colocar amadores para buscar patrocínio master e deixar negociação com a CAIXA para ser intermediada pelo mecenas do nosso rival, é de uma primariedade ímpar.

Agora, estamos sem patrocínio master há 3 meses, no meio de uma competição internacional em que as marcas são mais expostas e rendem mais dividendos, a diretoria do Cruzeiro anuncia que deu “enorme” retorno de marketing em redes sociais, que não rendeu um centavo para os cofres do clube. Tosco demais!!!

E vem aí a “crise” do preço dos ingressos. Instaurada a CPI do Mineirão/Minas Arena, torcedores vão se movimentar pelo preço dos ingressos. Já tem time aí abaixando os preços e vendo suas receitas de Sócio do Futebol minguarem em função da mudança de plano de afiliação.

O Cruzeiro está preparado para a temporada 2015?

A resposta é NÃO.

* Precisa de um Diretor de Futebol que, convergindo com o treinador, coloque ordem na casa.

* Precisa de um Economista que ensine os ativistas e profissionais do Cruzeiro a preparar planos e calcular retornos para o clube e para o torcedor (e não para os anunciantes).

* Precisa de jogadores certos nas posições certas e não de excesso de jogadores em posições que atletas da base poderiam suprir.

* Precisa de muitas outras coisas, mas que podem ser conseguidas no decorrer da temporada. Só não precisa é de torcedor teleguiado pedindo a cabeça do técnico e de torcedor tapado repetindo o que alguns venais da imprensa ficam vomitando nos jornais e microfones.

Ainda estamos longe de ter confiança na equipe. Concordamos com o técnico, que disse que a partida mais recente "foi a pior de sua passagem pelo Cruzeiro". Que ele, ciente disso, não deixe coisas piores acontecerem. Mas que fique esperto pois, mesmo que sejam minoria, uma parte da torcida e conselheiros são cornetas e até derrubam técnico.

Existem momentos para se criticar. Certamente não é vaiando e muito menos atacando, ofendendo e injuriando técnico, jogadores, dirigentes e outros. Outro dia, ao fazer uma crítica num destes grupos de redes sociais, tive a minha crítica repelida e o interlocutor queria saber o que eu faria no lugar de A ou B. Mesmo que eu me considere capaz para muitas atividades, não vou ficar falando o que eu faria para alguém que nem entende a crítica. Aliás, nunca ganhei nada do Cruzeiro para fazer o que faço.

Concluo que o Cruzeiro precisa, urgentemente, de um Diretor de Futebol, de um Economista, e que certas pessoas baixem a bolinha pois o que foi feito no passado está feito, o que tem por fazer, ainda não foi resolvido e está pessimamente encaminhado.

E quero ver se alguém terá a coragem de pedir o torcedor para pagar ingresso mais caro ou se filiar para cobrir este prejuízo de meses sem patrocínio master.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 abilio | Belo Horizonte | 21-03-15 16h45min
Parabéns Evandro, foi a melhor coluna de sua autoria que li. Clara , objetiva e esclarecedora.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 21-03-15 17h33min
Como dizia um professor de Física, a coluna está prática e objetiva. Infelizmente a administração do clube se transformou em um circo de horrores. A maior falha do presidente foi ter saído contratando a torto e a direito. Creio que jogadores como o Riascos nem banco vão ocupar esse ano. Um elenco tão inchado se torna inadministrável.Quando jogadores como Charles e Marquinhos são os melhores em campo, é sinal que dias piores virão.
 carlos_Almeida | Vitória | 21-03-15 17h38min
Evandro, você diz que o Cruzeiro não está preparado para 2015, você tem expectativa para uma boa preparação em curto prazo?
 pyxis | BHZ | 21-03-15 19h49min
Abílio, Obrigado.
Na realidade, queria falar sobre muitos outros assuntos. Esta história de "cadê o meia?" e outras tolices me dá nos nervos. Mas vamos fazendo o que é possível.
 pyxis | BHZ | 21-03-15 19h52min
Dra. Celeste, eu não diria que "dias piores virão", pelo contrário, espero dias melhores... mas para isto, é necessário tranquilidade para trabalhar. Não vejo que o M.Oliveira tem esta tranquilidade. Uma eliminação precoce na Libertadores ou a perda do ruralito vão tumultuar bastante o ambiente.
É o que eu disse... se não tiver um diretor de futebol e um economista, na semana que vem, no Cruzeiro, teremos complicações...
 pyxis | BHZ | 21-03-15 19h55min
Carlos_Almeida, a coluna te responde... NESTE MOMENTO, às vésperas do jogo contra os pomponzinhos, temos um sério dilema... o treinador que queria colocar os reservas, tem que colocar os titulares, para "garantir" a liderança e ter uma pretensa tranquilidade nos play-offs... será???
NESTE MOMENTO, não estamos preparados... mas como respondi para a Dra. Celeste, se tiver diretor de futebol e economista, melhora. NADA de "cadê o meia?". Isto é para tolos. E se o GPT continuar MANSO ...
cont
 pyxis | BHZ | 21-03-15 19h56min
...
esperando passar a primeira fase, para trazer um meia, contando com a "astúcia" de VB e BQ, esperando a CAIXA decidir o que é melhor para ela, esperando o Marcelo se expor injustamente junto aos críticos, NÃO VAMOS fazer um papel apropriado em nenhuma competição. Tá faltando culhão e atitude... como em tempos negros...
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 21-03-15 21h12min
Caro Evandro, eu,óbvio, torço pela permanência o técnico. E também exponho minha preocupação e falta de esperança com o time unicamente nesse espaço. Como torcedores temos que apoiar sempre e jamais entrar na onda da imprensa domestica que quer o pior para o Cruzeiro, sempre.
 abilio | Belo Horizonte | 21-03-15 21h16min
Na minha opinião o principal problema não é a falta do meia, que na verdade é um meio campista, meia tem as duzias no Cruzeiro. O problema é a saída de bola, perdemos quem fazia essa transição. Egídio, LucasS e o Dedé. Alem do que o Maike caiu de mais. Quando Wfarias joga, ai fica grave, é o pior volante do Cruzeiro, péssimo passe e se coloca mal em campo. A bola não chega, é só chutão, principalmente com o Leo. O jogador que poderia ajudar é quem vem atras e busca a bola, como EWribeiro fazia.
 abilio | Belo Horizonte | 21-03-15 21h27min
Se vcs lembrarem quando a bola chega na frente as coisas acontece, o Uruguaio sabe jogar, é muito habilidoso não tem a técnica e forca do RG, mais é muito mais habilidoso. Os 2 meias de lado sabem jogar, são raptos e tem bom drible. O Damião e matador. O X é a transição defesa ataque, os times apertam a saída de bola e toma chutão e ai a bola volta e fica tomando sufoco. Melhorou quando o Williams jogou, até a entrada do Charles ajudou, por que ele sabe tocar bola e tem boa saída
 abilio | Belo Horizonte | 21-03-15 21h33min
Desculpa ter entrado em assunto técnico, mais isso justifica a incompetência da diretoria de futebol do cruzeiro. Um já tinha que ter aposentado e o outro já deveria ter sido demitido em 2012. O Contratador de atletas é o empresario quem trouxe o uruguaio, Mena e outros.
 pyxis | BHZ | 21-03-15 21h57min
Abílio, com efeito, não entrei na discussão técnica, nesta coluna, pois dá pano pra manga e outros colunistas já o fazem. Mas discordo da sua visão geral... O Dedé saiu com a bola UMA ÚNICA VEZ na vida.
Concordo parcialmente que tá faltando QUALIDADE na saída de bola... Marquinhos não dá conta... M.Oliveira insiste mas ele não consegue fazer isto e chegar para finalizar... Acredito que com três volantes e perdendo um "atacante" o time pode mudar a postura...
Mas a questão aqui é outra!!!
 Mariana_Bh | Não definido | 22-03-15 10h51min
Oi, Evandro. De longe que estou dos bastidores do Cruzeiro, o que me pareceu foi que a saída de Mattos foi o estopim para tornar pública uma desorganização interna ao clube. Não creio que a saída dele tenha sido a causa, mas antes o efeito de uma desorganização/ briga de egos interna e que ainda não conhecíamos. De fato, o time e o sistema tático já apresentavam algum desgaste e, mais dia menos dia, os principais jogadores seriam vendidos.
 Mariana_Bh | Não definido | 22-03-15 10h51min
Oi, Evandro. De longe que estou dos bastidores do Cruzeiro, o que me pareceu foi que a saída de Mattos foi o estopim para tornar pública uma desorganização interna ao clube. Não creio que a saída dele tenha sido a causa, mas antes o efeito de uma desorganização/ briga de egos interna e que ainda não conhecíamos. De fato, o time e o sistema tático já apresentavam algum desgaste e, mais dia menos dia, os principais jogadores seriam vendidos.
 Mariana_Bh | Não definido | 22-03-15 10h51min
Mas ninguém poderia imaginar que a transição para uma nova fórmula seria assim, tão complicada e mal planejada. O que, de longe, não consigo entender é o seguinte: como é possível que, escancarados todos esses problemas – os quais vc pontua muito bem - não haja diálogo interno dentro do clube a propósito de saná-los? Parece que as questões vão muito além da discussão técnico/ tática do time, beirando À política interna do clube.
 Mariana_Bh | Não definido | 22-03-15 10h52min
Fico sempre me perguntando: e os conselhos, e a confraria San Sebastian? E o diálogo, informal e formal, a propósito da organização do clube? A sua carta aberta, que levantava questões tão relevantes, não teria como chegar ao conhecimento do Dr. Gilvan? Fico preocupada e, confesso, não sei o que nós torcedores poderíamos fazer para contribuir com o clube num momento de transição como esse. Abs,
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 22-03-15 15h10min
Espero que uma hora a Fox assuma o Campeonato Brasileiro e, de cara, acabe com o proibitivo horário das 22:00 horas.Este espanta o torcedor da arquibancada e até do sofá, afinal, a cada dia que passa, temos que sair mais cedo para trabalhar. O protecionismo com a turma do eixo beira o absurdo.O mesmo oorre com outros esportes. A final que resultou no primeiro titulo mundial do Volei masculino, a Globo comprou e não passou. Só espero que a Fox não contrate o Galvão.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 22-03-15 15h12min
Comentei no lugar errado.Aceito correção.
 pyxis | BHZ | 23-03-15 01h52min
Mariana, sim... sua percepção é correta sobre o momento.
1. Minha opinião é de que o torcedor deve discutir, seriamente e com fundamento. Veja a questão do preço dos ingressos, a torcida do SPFW já discute. Aqui, nem pensar em tocar no assunto.
2. Tem Muita gente aparecendo e colhendo "louros" dos dois títulos, pouca gente preocupada com o amanhã que fica cada vez mais próximo.
3. Enfim uma pessoa para falar do EFEITO que foi a saída do A. Mattos. Vc tá certa!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 23-03-15 15h00min
Ótima coluna. Pontou bem os problemas dentro do contexto qm que vive o clube.
Concordo que não está facil, mas a contratação de um diretor de futebol é urgente. E não sou a favor de colocar ex-jogador.
A não ser que o mesmo tenha preparo técnico para o cargo.
Uma meia dúzia de contratações já se mostra equivocada (Seymour, Breno, Gilson entre outros).
Eu digo isso há tempos: não crio expcetativa para o 1o semestre. Se a coisa entrar nos eixos, o Brasileirão, quem sabe?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 24-03-15 11h23min
Evandro, 2015 será difícil para a torcida do Cruzeiro, pois ficamos acostumados com vitórias e títulos. Sua coluna mostra detalhes dos bastidores do Clube e acredito ser novidade para muitos. Todo torcedor cruzeirense deveria ler para entender como funciona a administração de um clube de futebol. A coisa não é simples como muitos pensam e Gilvan deveria pensar nisto e contratar um Diretor de futebol e com urgência. Quanto ao Economista, penso que esse diretor poderia acumular tal função, ou não?
 pyxis | BHZ | 24-03-15 16h49min
Léo, obrigado.
O que tem me deixado triste e desanimado, nos últimos dias, é que as coisas vão piorando... Veja a notícia sobre o patrocínio master... estou falando há mais de 3 meses... E não melhora nada... Devem estar esperando algum Santo cruzeirense ajudar.
 pyxis | BHZ | 24-03-15 16h50min
Aloisio, em debates recentes, houve a discussão comparativa sobre 2002+2003 x 2012x2013... Eu discordei e sustentei que a comparação era 2002 = 2023, 2003 = 2014 ...Estou temendo que 2015 repita 2004, como FARSA é claro....
 zuloobas | varginha | 25-03-15 20h44min
Boa noite, Evandro. O que pode dizer a frase: O "Cruzeiro" está preparado para a temporada 2015? Se pensarmos na Instituição, os cofres se encheram. Em contrapartida, não há organização e o mais triste "a politicagem venceu". Já qto ao "time" Cruzeiro, acho q ele ainda é dos MAIS PREPARADOS DO BR. M. O. mantido, defesa firme (no apoio a LE pode melhorar), Marquinhos bem na função do ER e Arrascaeta mostrou que pode ser decisivo e competitivo. Alisson parece recuperado e Damião está demais.
 pyxis | BHZ | 26-03-15 13h00min
Zuloobas, não é uma afirmação, é uma pergunta... e não é uma pergunta retórica... utilizei-a para dar as respostas e apresentar a minha opinião.
A partir do jogo de ontem, contra o Mamoré, reforço a minha opinião e resposta à pergunta... NÃO estamos preparados, AINDA... e quem tenta jogar qualquer responsabilidade pelos resultados, como o empate de ontem, nas costas do MOliveira é completo alienado.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster