Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI- Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

20/03/2015 | Joao Duarte
Bem na Fita, mas, sem ainda convencer

"Após 10 partidas oficiais, fica claro que Marcelo Oliveira terá muito mais trabalho...

Mundo Azul,

☻ Mineros 0 x 2 Cruzeiro : liderança veio, mas, o futebol foi abaixo da crítica - Claro que nenhum torcedor pode estar satisfeito com a atuação do Cruzeiro na vitória de 2 x 0 sobre o Mineros em Puerto Ordaz na Venezuela. Se a gente tratar do resultado, o mesmo foi sensacional, pois, o time vira o turno na liderança. Porém, a exibição do Cruzeiro contra um time tecnicamente muito fraco foi horrorosa. Bom lembrar que jogamos lá por 13 vezes, ganhamos 12 e empatamos aquele jogo contra o Caracas que devido ao excesso de contusões o Cruzeiro tinha apenas os goleiros e mais um beque no banco de reservas. O fato foi tão relevante que a CONMEBOL a partir do ano seguinte aumentou de 25 para 30 0 nº de atletas inscritos por cada clube.
O resultado foi excepcional, nos colocou na liderança do grupo 3, mas, concordando integralmente com o nosso treinador foi sem dúvida a pior apresentação do Cruzeiro desde que ele assumiu o clube. O time foi literalmente dominado pelo fraquíssimo Mineros de Guayana no 1º tempo e achou o gol num momento que levava sufoco. E a razão para a má atuação começava desde a linha de 3 meias. Marquinhos fazia bem a sua parte, mas, o mesmo não se pode falar de Álisson e mais especialmente do De Arrascaeta. Ambos estavam desligados do jogo. Não acompanhavam a passagem do volante e do ala pelo lado esquerdo da defesa do Cruzeiro. O time estava descompactado. E não bastassem estes erros de posicionamento ainda tinha que conviver com atuações muito fracas de Mayke, Paulo André, Mena e também de William Farias na marcação.
Para piorar um pouco mais as coisas os nossos defensores insistiam em dar chutões que invariavelmente caiam nos pés do adversário diretamente ou após a dividida pela 2ª bola, o Cruzeiro literalmente perdia todas. E atuando mal deste jeito foi por muita sorte e também pelas intervenções precisas de Fábio e Léo que o Cruzeiro escapou de levar gols na etapa inicial. Quando o time conseguia colocar a bola no chão e acionava Marquinhos, chances eram criadas. Na 1ª chegada com perigo nasceu o gol de Damião, após Marquinhos ir ao fundo e cruzar certinho para Arrascaeta, que chutou no gol, o goleiro deu rebote e Damião conferiu. Depois Marquinhos ainda criou mais outras 2 chances para conclusões erradas de Damião e deu um cruzamento certinho que Álisson perdeu, além de outra grande bola que Arrascaeta ganhou no alto, mas, cabeceou fora.
Todo mundo esperava que o Cruzeiro voltasse aceso para o 2º tempo, mas, incrivelmente o time voltou cometendo os mesmos erros na defesa e mais perdendo chances incríveis de matar o jogo. De cara com Marquinhos e também com o Álisson. Mas, o sofrimento de ver a bola rondar a nossa área e os adversários perdendo chance atrás de chance ao errar o último passe, estavam angustiando a toda a torcida cruzeirense. Marcelo Oliveira colocou Charles e Ceará em campo, visando melhorar a nossa marcação.
Ceará anulou o seu adversário e fechou a tranca pelo lado direito. Charles se ficou pelo lado esquerdo e ocupou espaços e apenas a sua presença por ali matou muito do que o adversário fazia. E Charles não bastasse ocupar espaços ainda conseguia pisar na bola, trocar passes e o Cruzeiro passou a administrar melhor a posse de bola, além de permitir um pouco mais de liberdade a Mena, que vendo a ajuda começou a se soltar para o ataque. E foi num lance com as participações de Mena e Damião que Marquinhos teve a chance e fez o 2º gol, se consolidando como o nosso melhor jogador em campo. E assim, o Cruzeiro reduziu muito o volume de jogo dos venezuelanos e levou a partida até o final, sem correr sustos.
☻ Avaliações do time na vitória sobre o Mineros- Notas sem comentários : Fábio (7.5), Mayke (4), Ceará (6), Léo (6.5), Paulo André (4) e Mena (5.5); William Farias (5), Henrique (6); Marquinhos (8), DE Arrascaeta (5), Charles (6.5) e Álisson (5) depois Judivan (5); Damião (7.5).
Marcelo Oliveira leva um 7, porque embora tenha feito as substituições corretamente, não fez o time voltar melhor na etapa final, corrigindo o posicionamento equivocado dos jogadores.
Lembrando que a minha nota de partida é SEIS para quem joga 30’ ou mais. Para os que jogam menos de 30’ a nota de partida é CINCO. O treinador e o goleiro tem nota de partida SETE.
☻ OPINIÃO : Ficou claro que Marcelo Oliveira vai ter muito o que ajustar nas próximas 4 partidas da fase de classificação do Mineiro em 22/03 contra o América (f), 25/03 contra o Mamoré (c), 29/03 contra a URT (f) e no dia 05/04 contra a Tombense (c), para depois enfrentar os jogos pelas SEMIFINAIS do Mineiro (contra Caldense, Tombense, América ou mesmo contra o Atlético-MG) e as 3 partidas do returno da Copa Libertadores nos dias 08, 14 e 21/04. Ou seja, o Cruzeiro terá 9 jogos dentro de o período de um mês para melhorar muito o nosso padrão de jogo e tentar repetir mais vezes os 30’ iniciais do 2º tempo contra o Villa Nova quando o time fez a sua melhor apresentação neste ano.
☻ Prepare o seu coração, a nossa agenda tende a ser cheia neste semestre, confiram... - Quando fiz uma análise desta tabela as perguntas que não querem calar são :
• Como o Cruzeiro fará para administrar o elenco em alguns jogos ?
• Quais jogos serão os escolhidos para dar o descanso ao time ?
• Será melhor poupar o time todo ou 3 ou 4 por jogo ?
A tabela completa do turno do Brasileiro e Libertadores (*) até a final, é a seguinte :
 8as Finais – 06/05 – QUA – XX:XX h – JOGO DE IDA DAS OITAVAS DE FINAIS
 R1 – 10/05 – DOM – 16:00 h – Cruzeiro x Corinthians – Mané Garrincha-DF (cumprindo penalidade)
 8as Finais – 13/05 – QUA – XX:XX h – JOGO DE VOLTA DAS OITAVAS DE FINAIS
 R2 – 17/05 – DOM – 16:00 h – Santos x Cruzeiro – Vila Belmiro – Santos
 R3 – 24/05 – DOM – 18:30 h – Cruzeiro x Ponte Preta – Mineirão – BH
 4as Finais – 27/05 – QUA – XX:XX h – JOGO DE IDA DAS QUARTAS DE FINAIS
 R4 – 31/05 – DOM – 18:30 h – Figueirense x Cruzeiro – Orlando Scarpelli – Florianópolis – SC
 4as Finais – 03/06 – QUA – XX:XX h – JOGO DE VOLTA DAS QUARTAS DE FINAIS
 R5 – 03/06 – QUA – 22:00 h – Cruzeiro x Flamengo – Mineirão – BH
 R6 – 06/06 – SAB – 18:30 h – Atlético-MG x Cruzeiro – Independência – BH
 R7 – 13/06 – SAB – 21:00 h – Vasco da Gama x Cruzeiro – São Januário – Rio
 R8 – 20/06 – SAB – 21:00 h – Cruzeiro x Chapecoense – Mineirão – BH
 R9 – 28/06 – DOM – 16:00 h – Coritiba x Cruzeiro – C. Pereira – Curitiba
 R10– 01/07 – QUA – 22:00 h – Grêmio x Cruzeiro – Arena Grêmio – P. Alegre
 R11– 05/07 – DOM – XX:XX h – Cruzeiro x Atlético-PR – Mineirão – BH
 R12– 08/07 – QUA – XX:XX h – Fluminense x Cruzeiro – Maracanã – Rio
 R13– 12/07 – DOM – XX:XX h – Cruzeiro x Goiás – Mineirão – BH
 R14– 19/07 – DOM – XX:XX h – Cruzeiro x Avaí – Mineirão – BH
 SEMIFINAIS- 22/07 – QUA – XX:XX h – JOGO DE IDA DAS SEMIFINAIS
 R15– 26/07 – DOM – XX:XX h – São Paulo x Cruzeiro – Morumbi – São Paulo
 SEMIFINAIS- 22/07 – QUA – XX:XX h – JOGO DE VOLTA DAS SEMIFINAIS
 R16– 02/08 – DOM – XX:XX h – Sport Recife x Cruzeiro – I. Retiro – Recife
 FINAL LIBERTADORES – 05/08 – QUA – XX:XX h – JOGO DE IDA DA FINAL
 R17– 09/08 – DOM – XX:XX h – Cruzeiro x Palmeiras – Mineirão – BH
 R18– 12/08 – QUA – XX:XX h – Joinville x Cruzeiro – Arena - Joinville
 FINAL LIBERTADORES – 13/08 – QUI – XX:XX h – JOGO DE VOLTA DA FINAL
 R19– 16/08 – DOM – XX:XX h – Cruzeiro x Internacional – Mineirão – BH

(*) Fonte das datas da Libertadores : http://www.conmebol.com/es/copa-libertadores-2015/resultados-y-fixture

Algumas Observações Relevantes :
1) O jogo de ida das 8as de Finais da Libertadores será disputado imediatamente após a final do Campeonato Mineiro que se dará no dia 03/05.
2) O jogo inaugural contra o Corinthians em Brasília está no meio dos jogos das OITAVAS de FINAIS da Copa Libertadores. Caso ambos os times se classifiquem muito provavelmente Brasília verá times mistos.
3) O jogo contra o Flamengo em 03/06 deverá ser remanejado se o Cruzeiro chegar às Quartas de Finais, pela coincidência de datas, mas, será logo após o clássico, ou seja, o Cruzeiro não poderá poupar ninguém na rodada anterior do Brasileiro. E especialmente se o time atleticano não passar de fase, o Cruzeiro virá de um jogo desgastante enquanto eles terão atuado em casa na rodada anterior (sempre assim).
4) As primeiras 5 rodadas do Brasileiro sofrerão impacto direto das partidas de OITAVAS e QUARTAS DE FINAIS da Libertadores. O Cruzeiro deverá ter que usar times mesclados nestes jogos.
5) O jogo contra o São Paulo no Morumbi está marcado entre os jogos das SEMIFINAIS da Libertadores. Se ambos os times chegarem até esta fase, muito provavelmente ambos jogarão com times mistos.
6) Os jogos Contra Sport Recife, Palmeiras e Joinville teoricamente estarão influenciados caso o Cruzeiro chegue às FINAIS da Libertadores.

☻ Conclusões :
• A Logística para estes jogos deverá ser muito bem estudada, pois, poderemos ter que enfrentar viagens longas e cansativas ou de Logística complicada (México, Peru, Altitude de La Paz ou da Colômbia, etc), com pouco tempo de recuperação.
• Marcelo Oliveira terá que girar bastante o elenco, para sempre poder escalar o melhor time possível nos jogos da Libertadores, sem no entanto abrir mão da disputa do Brasileiro. A minha opinião é que não vale a pena em jogos do Brasileiro poupar o time inteiro, mas, escolher alguns jogadores e descansar, de acordo com a avaliação física dos atletas.
• Ter a vantagem de decidir a classificação nos jogos em casa pelo menos até as 4as de Finais será interessante fazendo uma análise da tabela. Para conseguir isto será preciso estar entre os 4 times com a maior pontuação na fase de grupos da Libertadores. Ainda está cedo para se projetar a pontuação de corte, mas, teoricamente Corinthians e Boca Jrs. vão disputar a posição de nº 1 da Classificação Geral da Fase de Grupos, ambos com chance de fecharem com pontuação máxima.

☻ O Cruzeiro vai bem em ambas as frentes - Se na Libertadores o time é líder do grupo 3, também na fase de classificação do Mineiro ocupa a liderança nos pontos perdidos, porque nos falta disputar o jogo contra o lanterna no Mineirão. O futebol não é de encantar, mas, o quilate dos nossos adversários certamente contribuiu para a manutenção da invencibilidade com 6 vitórias e 4 empates em 2015, numa campanha melhor que a do ano passado quando a esta altura o time acumulava 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
A defesa deixou passar apenas 4 gols que se deveram a :
• Falha individual – Fábio no gol de Rafael Carioca no clássico
• Mérito do atacante – Rodrigão no gol do Democrata-GV pegando um bate pronto no canto
• Falha dos zagueiros – Manoel no gol do Guarani-DV ao não acompanhar o rebote de Fábio e Léo no gol da Caldense indo de forma atabalhoada no lance e deixando uma bola de lateral sobrar para o centroavante.
Já o ataque marcou 19 vezes com Damião (7), Marquinhos (3), Arrascaeta (2), Judivan (2), William (1), Henrique (1), Joel (1), Henrique Dourado (1) e um gol contra do beque do Tupi.

☻ E as homenagens desta coluna hoje vão para : Marcos Mineiro, Aloísio Mendes, Bad Fox, Léo Gontijo, MRR, Talisson, Redmosk, Jorge Schulman, Ronito, AlexAug, Marco (Curitiba), Dr. Magno, JoãoH, Seixas, Céu, AFernando, Zmaria, MaiordeMinas, Luiz Prego, PHDF, LeloMass, Roni Peterson, Carlos Campos, AFelipe, Filipe Braga, Zuloobas, Miguel Tolentino, Chiabi Jr., Torcedor, Rodrigo Ferrari e Webber que comentaram na coluna anterior.

☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Romeu Madureira, Lúcio Madureira Silva, Bento Luiz Silva, Antônio José da Silva Neto, Eduardo Carvalho Ferreira, Hélder Carvalho Ferreira (que hoje se transformará em Doutor ao defender tese em Metalurgia na UFMG), Antônio Lúcio Carvalho Ferreira, Silvana D’el Papa Moreira (que fez aniversário no último dia 15/03), Adriana D’el Papa Moreira, Luciana D’el Papa Moreira e Francisco de Miranda Moreira Neto, o grande Fran que anda mais sumido que orelha de freira.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 aldobmf | Sobradinho | 20-03-15 10h39min
Se o cruzeiro jogar com o Américo como jogou contra o time do mineiros levará uma goleada histórica...
 aldobmf | Sobradinho | 20-03-15 10h43min
Lê se América ao invés de Américo.....
 marco | Curitiba | 20-03-15 10h51min
Obrigado pela homenagem João. Situação complicada esta nossa. Jogadores que renderam bem ano passado estão irreconhecíveis este ano. As contratações, fora Damião e Willians, não corresponderam como esperado. Infelizmente, acho que o MO não vai precisar quebrar muito a cabeça com escalações pois não devemos passar das oitavas de final da LA jogando desta maneira. Pena, pois tinha muita esperança a algumas semanas atrás.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 20-03-15 13h27min
João, obrigada pela homenagem. Ontem, várias situações me incomodaram muito, com destaque para os chutões do Paulo André, a malemolência do Mayke e a ruindade do Farias.O fato do Marquinhos ter sido, para muitos, o melhor em campo é grave. Ele é voluntarioso, participativo e só. Não tem como negar que se todos jogassem com a mesma vontade dele o resultado poderia ter sido melhor. Porém isso é pouco.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 20-03-15 13h33min
E a tal da bola parada está virando pesadelo. O Marquinhos bateu, e muito mal, quase todas (entre faltas e escanteios). Deixo essa pergunta para você: se o Mayke sempre foi bem nos cruzamentos, sendo responsável indireto por muitos gols no ano passado, por que não ele para ser o batedor dos escanteios. Quem também fazia isso bem no ano passado era o William bigode. E, falando em William, o outro também fez falta ontem. Creio que com eles em campo o time fica mais compactado.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-03-15 15h17min
João Duarte, obrigado pela homenagem. Realmente, o time foi muito mal. Foi irritante ver jogador dar chutões para frente. Péssima partida do time. Tenho esperança que se contrate algum meia para ajudar Arrascaeta e que William Bigode volte a jogar bem e assim o time cresce de produção. É a esperança.
 seixas | Belo Horizonte | 20-03-15 16h09min
Falou tudo mais uma vez João Duarte. Mas eu acho que o time precisa trabalhar um esquema alternativo, penso que por hora seria interessante armar um meio de campo mais preenchido, tipo com 3 volantes, e os meus seriam Willians, Henrique e Bruno Edgar(Eurico e Charles como opções)dando mais liberdade ao Arrascaeta no losango, e com Alisson e Damião adiantados com opções como Marquinhos, Willian, Judivan e Joel para o decorrer do jogo e mudar o esquema, qual sua opinião? Abs.
 carlos_Almeida | Vitória | 20-03-15 16h21min
JD, das 6 atuações muito fracas por ti citada, 3 são promessas em processo de afirmação ( Mayke, Arrascaeta e Álisson), acho que pode dar um desconto. Já Paulo André, Mena e Willian Farias têm mais responsabilidades porque foram contratados para dar segurança ao setor defensivo. Antes o problema era na linha dos 3 meias, agora se estendeu para as laterais, volante e zaga.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 20-03-15 17h10min
Seixas eu penso o mesmo que você quanto ao Bruno Edgar. Ele marca e apoia bem. Por mim, ele era quem teria entrado e não o Charles.Ou seja, o Charles "cortou" a fila, por quê será? O MO precisa se adaptar ao que tem nas mãos.
 carlos_Almeida | Vitória | 20-03-15 19h17min
Lucas Silva teve um trabalho bem feito de adaptação no time profissional. Tem que ter o mesmo cuidado com esta turma nova que está apontando aí. Ronaldo e Douglas foram alguns casos raros em que o jogador não sentiu a transição do júnior para o profissional.
 zuloobas | varginha | 20-03-15 19h46min
Obrigado pela lembrança, Primo. Sinceramente, para ficar de estrela, sem ajudar na marcação, mil vezes o Dagol ao Arrascaeta. Menino de 20 anos, sem sangue, nem parece Uruguaio. Não faz, nem de longe, o papel do Goulart, que era leão na marcação. Mena muito acanhado. Até agora, os acertos de contratação foram 3: Damião, Willians e P. A. Muito pouco para um time que perdeu 6 titullares, dentre esses os 2 melhores. Gilvan no meu conceito perdeu muito status. A verdade dói, o time piorou demais.
 zuloobas | varginha | 20-03-15 19h50min
E o M. O. vai ter que dar uma relativizada em seu conceito de não alterar o time. N gosto do Roger chinelinho mas na transmissão de ontem, tudo o que ele disse, principalmente o tal buraco no meio, estava desenhado para qualquer analfabeto em futebol enxergar. Arrascaeta tava mais pra Arrastateta. Se o M. O. está em busca de equipe mais cascuda, isso passa por CONSERTAR o meio. E isso não depende só dele porque o festival de palhaçadas do Gilvan foi grande e ainda não temos meia armador.
 zuloobas | varginha | 20-03-15 19h56min
E não existe futebol sem meio campo consistente, sem armação. O Gilvan quer que o MO reinvente o futebol. Não há como, com essas peças e essa armação, chegarmos a algum lugar. O tal do Arrascaeta ferrou com Henrique e W. Farias, que tiveram de correr dobrado. No momento, com os 3 volantes e o Marquinhos, muita humildade, futebol solidário é a única forma de prosperarmos um pouco. Incrivelmente gostei de Charles, mas, mais por ter tapado buraco do que feito algo relevante na criação. Triste.
 carlos_Almeida | Vitória | 20-03-15 20h10min
JD, o seu Primo Zuloobas tocou num ponto muito melindroso " o grande festival de palhaçadas do Dr. Gilvan neste ano", está caindo tudo nas costas do MO. Pro Charles, um jogador pego a laço no meio dos dispensáveis, resolver um problema de posicionamento é porque a coisa tá feia.
 RoniPeterson | Não definido | 20-03-15 20h13min
Oi JD, Obrigado pela homenagem. Vi o 2o tempo ontem, o time tava numa preguica/sonolencia de dar do. Como vc bem frisou o setor defensivo (nao apenas defesa) estava um horror. Fiquei me perguntando o que aconteceu com o Henrique. Ele era destaque em quase todos os jogos do ano passado. Estaria sobrecarregado por causa dos meias que marcam menos? Acho que ele melhor de 1o volante ano passado, o que me faz pensar que ele de 1o volante com o Williams ou Bruno de 2o poderia ser uam boa.
 RoniPeterson | Não definido | 20-03-15 20h17min
Ou mesmo, Bruno de 2o e Williams de 1o volante quando o Henrique nao estiver. O Eurico creio ser um bom 1o volante. Parece que o Arrascaeta rende mais jogando mais a frente. Talvez seja o caso de inverter posicao dele com o Alisson. Ano passado eu achava que o LS poderia jogar de meia adiantado se necessario. O Bruno Edgar parece ter a mesma caracteristica. 3 volantes com Charles/Henrique, Williams e Bruno, adiantado o Arrascaeta pode ser uma boa.
 RoniPeterson | Não definido | 20-03-15 20h19min
Um 3-5-2, com o uruguaio ao lado do Damiao. O problema e' que o Marquinhos vem jogando bem, tira-lo pra por um zagueiro? Torcendo pro MO adaptar o estilo de jogo as pecas. Nao temos jogadores com caracteristicas dos que sairam, pode demorar o encaixe neste novo sistema, entao melhor encurtar o caminho. De quebra teriamos um outro esquema pra jogar (algo que sempre cobramos do MO). #Cruzeiro Sempre
 RoniPeterson | Não definido | 20-03-15 20h20min
quis dizer, pode demorar o encaixe no sistema antigo (4-2-3-1).
 cassiosp | Barueri | 20-03-15 21h10min
Na verdade, basta inverter o Marquinhos com o De Arrascaeta. Marquinhos marca no meio de campo e De Arrascaeta faz cruzamentos, tabelas e bola na rede.
 Força-Azul | Santos | 20-03-15 22h51min
Este elenco é completamente diferente do de 2013/14. Tenho dúvidas se o esquema de M.O. deve permanecer no 4x2x3x1 pela características dos jogadores. Arrascaeta não tem muita noção de marcação, apenas corre atrás de quem tem a bola sem incomodar. Ontem sobrecarregou a dupla W.Farias e Henrique, que mais uma vez não deu liga. Gostei da proposta do Seixas aí em cima. Mudar para 4x3x1x2 entrando Bruno Edgar no meio e puxando Arrascaeta para frente do trio. Alisson e o surpreendente Damião n frente
 Força-Azul | Santos | 20-03-15 22h58min
Arrascaeta só tem 20 anos e pode render mais, mas terá que aprender a ser jogador de grupo, cumprindo seu papel de ser solidário na marcação. Até o Messi e Neymar fazem isto. Talvez o condicionamento físico dele esteja limitando esta função. A conferir nos próximos jogos. Quanto ao entrosamento ainda por amadurecer. Imagino que mais 10 jogos oficiais darão o encorpamento necessário. Aí o limite será a qualidade técnica dos próprios jogadores e que sabemos, bastante inferior ao time de 2013/14.
 zuloobas | varginha | 20-03-15 23h58min
Carlos_Almeida, acho o Gilvan um excelente Presidente mas errou feio esse ano. Não o culpo pelas vendas, exceto a de Egídio. Mas, nas contratações, optou por quantidade ao invés de qualidade. Ainda está em tempo de tentar se redimir trazendo um grande jogador para a 2ª fase. E se não houvesse possibilidade convenceria o Alex a revogar sua aposentadoria e buscava o Egídio de volta, para ser superlativo. O que não pode é ficar omisso diante do que TODOS vimos. Mas eu apóio e acredito no Gilvan.
 carlos_Almeida | Vitória | 21-03-15 00h17min
Zuloobas, acho muito bacana a forma carinhosa que vocês primos se tratam, desculpe de usar o seu nome para dar uma cutucada no JD. Acho que excedi, desculpa.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-15 07h13min
Prezado Carlos Almeida, Porque as pessoas me julgam tão mal ? Será que você acha que ganho algum $$$ para escrever aqui ou na Globo ? Pergunte ao Evandro (Pyxis) se recebo algum do Cruzeiro ou do site ?
Tenho respeito e admiração pelo Dr. Gilvan, a quem considero um homem de bem e um baita cruzeirense, mas, longe de achar que ele não cometa erros.
E você jamais me viu colocar a culpa no ombro do Marcelo Oliveira, que é outro que também erra, mas, que é um profissional diferenciado.
Como tenho liberdade de escrever o que penso, deixo nas minhas colunas as minhas ideias, como vejo o futebol. Raramente fico em cima do muro. Corro riscos em apostar em jogadores e formações táticas, também posso a errar e errar, mas, se você analisar acertei muito mais do que errei até aqui nestes 9 anos que escrevo no Cruzeiro.Org Defendi o Alexandre Mattos como a melhor contratação feita pelo Dr. Gilvan e tenho motivos para sustentar o que falei.
Muitas vezes existem torcedores que descarregam em mim a sua raiva, frustração ou seja lá o que lhe chateie...faz parte. Eu defendo de forma incondicional apenas uma coisa : o Cruzeiro Esporte Clube. admito, que estou ficando cansado...
 Torcedor | N�o definido | 21-03-15 07h57min
Diretor JDuarte, dificilmente veremos um jogo tão abaixo da média. Em determinados momentos me pareceu um jogo de várzea!

Alisson perdeu uma bola na defesa, virou as costas e foi andando de volta para o ataque.

O De Arascaeta foi para linha de fundo com 3 marcadores e o Henrique ficou na marca do meio campo con a mão na cintura.

O beque PA ia pro lado que a bola estava e deixava buraco.

Perdemos quase todas as divididas.

Falta mais que 1 meia amador . . .
 Torcedor | N�o definido | 21-03-15 08h16min
. . . Continua a saga

A bola queima no pé do Mena a ponto dele está no ataque e devolver a bola para zaga

Mais de uma vez vi o Leo sem apoio tentando roubar a bola no ataque

William Farias ainda não encaixou no esquema do MO e o meia de campo é terra de ninguém

Perdemos a bola alta e não temos bola parada

O Fabio não tem um homem de confiança para sair com a bola.

Portanto, reintero:
Falta mais que 1 meia amador . . .<\b>

Grande Abraço.
 carlos_Almeida | Vitória | 21-03-15 14h17min
JD, jamais pensei isso a seu respeito, vou tomar cuidado com que escrevo. Se você pediu pra parar, parou. Viva o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-15 17h08min
Prezado Carlos Almeida,
O que me deixa chateado é pensar que pessoas que me conhecem achem que escrevo em favor do clube porque mereço algum favor da instituição. Meus privilégios são os mesmos de qualquer torcedor, pode ter certeza disto.
Só que com uma diferença eu ESCOLHI conspirar a favor. Faço minhas críticas sim, mas, sempre tentando trazer junto com elas uma alternativa para resolver o problema. Sua presença aqui neste espaço e também no outro é importante para mim.
 carlos_Almeida | Vitória | 21-03-15 17h52min
Valeu JD.
 webmaster | Belo Horizonte | 21-03-15 19h48min
João Duarte,
Aqui no Cruzeiro.Org, desde a primeira coluna e colunista que foram escritas, a regra é clara.
Independência total.
NUNCA tivemos rabo preso com ninguém.
É claro que alguns tentam fazer ilações e coisas afins.
Já houve caso de colunista pedir para tirar a coluna pois ele iria fazer parte de algum órgão da mídia e não ficava bem aos ohos dos leitores e seguidores ele desdizer o que tinha escrito.
SEM CHANCES.
Escreveu, assume.
Por isso muita gente não tem coragem de colocar a verdadeira identidade para escrever colunas e comentários.
João Duarte é Cruzeiro.Org !!!
Temos INDEPENDÊNCIA !!!
 zuloobas | varginha | 21-03-15 20h15min
Fique claro uma coisa: O JCD é um conselheiro com muuuuuuiiiiita história no clube e eu um mero torcedor de arquibancada, guerreiro dos teclados. O fato de sermos parentes não traduz nem um pouco nosssa relevância para o clube. O JCD tem hostória e credibilidade construída com isenção. Injusto e até maldoso querer atrelá-lo a mim por causa de parentesco. Nada a ver. Cada um é dono de seu pensamento.
 pyxis | BHZ | 21-03-15 21h59min
Zuloobas, só rindo né? Vai dizer que você nunca acusou ninguém, sem conhecer a pessoa, aqui nos comentários do Cruzeiro.Org só porque discordava da sua opinião??? nem de leve???
RSRSRS.
 zuloobas | varginha | 22-03-15 10h24min
Pixes, aponte onde eu disse isso: O q eu disse foi bem claro: O JCD não pode ser responsabilizado pelo que EU disse: Quem criticou Gilvan fui eu e não o JCD. Lê o troço direito. Já fui chato milhares de vezes nesses 5 anos, não estou me defendendo. Achei babaquice o cara falar essa história de primo para aporrinhar o JCD. Tenho muito orgulho desse sangua mesmo mas cada um é cada um e você sae muito bem que é injustiça com o JCD esse tipo de comentário. Fui, bom domingão de vitória.
 Carlos Campos | Resende | 22-03-15 16h24min
Mestre, entro aqui para a minha total SOLIDARIEDADE! Jamais estará sozinho na " conspiração a favor" ! Cansar é natural, mas não se renda jamais! VOCÊ É UM PATRIMÔNIO NA DEFESA DO NOSSO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE! Ninguém, eu disse NINGUÉM, conhece tanto da nossa história recente quanto o Mestre João Duarte! " A VELHA GUARDA RECLAMA, MAS MARCHA. A VELHA GUARDA NUNCA SE RENDE! ". Mestre, o fato é realmente esse: Você escolheu conspirar a favor! Simples assim... Salve o Mestre João Duarte!
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 22-03-15 21h52min
João Duarte , mais uma vez muito obrigado pela homenagem na sua coluna ! Você reclamou que está cansado , isso é um direto seu e se um dia você para de escrever suas colunas e comentários aqui neste site , posso afirmar que este site morre !! Abraço !! Abraço também ao meu amigo Léo Gontijo ! Grande atuação do Arrascaeta e Damião hoje no jogo contra o América !
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 22-03-15 21h53min
correção : parar ...!!
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 22-03-15 21h58min
Webmaster ,uma correção : você falou que João Duarte é cruzeiro.org , eu acho que : cruzeiro.org é João Duarte !!
 carlos_Almeida | Vitória | 23-03-15 13h45min
Com a consciência tranquila em relação à pessoa e ao nome João Duarte; com paz, respeito e controle de não polemizar; e respeito à solidariedade e à história.
 Força-Azul | Santos | 23-03-15 20h02min
Prezado João Duarte, todos que participam de sua coluna, gostam da independência e da forma como você vê e retrata o futebol azul e branco do Cruzeiro. Para nós é uma oportunidade de debater, questionar e também deixar nossas impressões da forma como enxergamos dentro das quatro linhas do gramado e também fora dele, as vezes criticando o planejamento e outras admirando o rumo tomado. Cansar faz parte da vida e por vezes um fôlego é bom para retomar o caminho!
 Força-Azul | Santos | 23-03-15 20h05min
Nós, do outro lado da coluna, ficamos sempre aguardando seus ótimos textos! Torcemos para que o cansaço seja passageiro e apenas estimulante para novos vôos! Força João Duarte! Cruzeirense de marca maior!
 João Duarte | Vit�ria | 23-03-15 21h07min
Meus amigos,
Eu fui quem tive a honra de ser convidado e fazer parte do Cruzeiro.Org. Este espaço marca a possibilidade de ter uma relação de troca com os torcedores, com liberdade de crítica e de opinião.
O orgulho é meu de poder escrever aqui.
Posso às vezes ficar cansado quando as pessoas julgam a gente mal, mas, enquanto o Evandro e Wilson quiserem estarei sempre por aqui. Vamos discutir, trocar farpas e rabos de arraia com a independência que o espaço permite. Abraços - JCDUarte
 mrr | Natal | 24-03-15 08h45min
Bom dia! Ótima coluna já pensando adiante, na maratona de jogos e viagens que pode expor ainda mais a reposição da diretoria, uma vez que praticamente todos reservas imediatos deverão ser utilizados. O mês de abril será de aprovação não somente do elenco...
 mrr | Natal | 24-03-15 08h49min
Esse mês que já chega pode levar o técnico ao céu ou a diretoria ao inferno, pois que fique claro o MO é o menos culpado para efeitos de resultados negativo, mas será o maior responsável em caso de triunfo, pois fazer suco disso aí não está fácil.
 PHDF | Brasília | 24-03-15 22h53min
- Este espaço aqui é também uma terapia. Mesmo longe da terra natal, temos a oportunidade de comentar, cornetar, etc, sobre o Cruzeiro. Todos que escrevem as colunas, publicam notícias e respondem aos nossos comentários merecem nossos elogios e agradecimentos.
- Valeu João pela homenagem. Infelizmente o time ainda não engrenou e não está convencendo, mas a habilidade do Marcelo nos deixa uma esperança de que algo de bom possa acontecer.
 mrr | Natal | 25-03-15 23h44min
O MP brincou hoje né! ? Colcar 4 atacantes no Time? ! Quem faz a ligação? O volante Henrique recuado? E Gabriel deve ser horrível pois nem entrou no ti e, mesmo com vvisível necessidade de um meia....
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 26-03-15 10h07min
Sr. Duarte, após mais uma atuação sofrível, podemos constatar: não há padrão de jogo, não há estratégia de jogo, não há treinamento de cobrança de falta ou escanteio (Nelinho treinava faltas até 3 horas após os treinos normais; Oscar treinava mais de mil arremessos no basquete todos os dias, etc), o time é um amontoado de jogadores que nem correm em campo, não há jogadas ensaiadas e treinadas.... O que estariam fazendo o técnico, os jogadores enfim, todos lá? Parece que só o barbeiro trabalha.
 lambertucci | Vitoria | 26-03-15 23h29min
O CRUZEIRO PRECISA DE UM CAMISA 10 AUTENTICO, LATERAL QUE APOIA BEM NO ATAQUE, O ARRASCAETA É MUITO LENTO, PRECISA DE JOGADOR QUE PARTE PRA CIMA E RAPIDO. DO JEITO QUE ESTA, VAMOS PASSAR APERTO NO BRASILEIRAO.
 pyxis | BHZ | 27-03-15 10h17min
Zuloobas, você e sua maneira enviesada de interpretar as coisas. Sinto muito, mas não foi isto que eu quis escrever quando te questionei. Deixa pra lá... é melhor. ESQUECE o que escrevi e o que te questionei.
 pyxis | BHZ | 27-03-15 10h20min
Rodrigo Ferrari, "correção" uma OVA... ninguém é maior que o Cruzeiro.Org. Quando escrevo o que escrevi é em defesa do JDUarte e não do Cruzeiro.Org. Mais um que entende as coisas de maneira peculiar e ainda OFENDE aos demais colaboradores do Cruzeiro.Org, inclusive àqueles que colaboram sem se expor ou da maneira como podem. Não confunda as coisas e tente fazer "correções" onde você interpreta errado.
 zuloobas | varginha | 29-03-15 11h01min
JCD, pode parecer teoria da conspiração mas, no dia 20, sugiro repatriarmos Egídio e no dia 28 o Palmeiras anuncia o jogador. E essa não seria negociação óbvia pois o jogador mal saiu do país. Tenho notado, não é de hoje, contratações de jogadores sugeridos nesse Fórum. Devemos parar de sugerir jogadores pois VB/Benecy seguem GLOBO.COM e o AM, que não é bobo, deve ter n formas de atuação, de pesquisa e sabe da qualidade dos colunistas CRUZEIRO.ORG e q o público que os segue também não é bobo.
 zuloobas | varginha | 29-03-15 11h03min
zuloobas | varginha | 20-03-15 23h58min Carlos_Almeida, acho o Gilvan um excelente Presidente mas errou feio esse ano. Não o culpo pelas vendas, exceto a de Egídio. Mas, nas contratações, optou por quantidade ao invés de qualidade. Ainda está em tempo de tentar se redimir trazendo um grande jogador para a 2ª fase. E se não houvesse possibilidade convenceria o Alex a revogar sua aposentadoria e buscava o Egídio de volta, para ser superlativo. O que não pode é ficar omisso diante do que TODOS vim
 zuloobas | varginha | 29-03-15 11h22min
Pixes, é o que sempre disse: Esse é o mal das discussões de internet. Sempre lhe falei isso, várias vezes que você repudiou comentário que fiz, você deu outro sentido às minhas palavras e isso trunca demais o debate. Nesta coluna, depois que postei a minha contestação é q enxerguei que você não me interpretou errado e sim, chamou-me hipócrita, com razão (ficam aqui minhas escusas ao C. Almeida). Você viu em sua coluna? Você explicou que sua pergunta não ensejava retórica, mas como eu ia saber?
 zuloobas | varginha | 29-03-15 11h24min
As vezes,os colunistas jogam frases, perguntas, justamente, para os seguidores distrincharem-nas em todos os sentidos.
 carlos_Almeida | Vitória | 29-03-15 15h03min
Valeu Zuloobas, eu fiz por merecer, você foi sincero, está tudo bem. Valeu.
 carlos_Almeida | Vitória | 29-03-15 15h18min
...sincero comigo, tenho bom conceito seu.
 pyxis | BHZ | 29-03-15 20h20min
Zuloobas, acho que você tá confundindo algumas coisas. Acho não, tenho certeza... O uso da palavra "retórica" não foi feito com o sentido que você está imaginando... Mas isto é outra coluna ... rsrsrs
A coluna do JDuarte não tem nada a ver com isto.
 zuloobas | varginha | 29-03-15 20h39min
desculpe, tem mais essa ainda, pensar em uma palavra enquanto escrevo outra: RESPOSTA e não RETÓRICA. São parecidas, rs.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster