Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
VBR Artes Gráficas



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

23/01/2015 | Joao Duarte
O fim do ciclo do time de 2013/2014

"Agora o que resta ao Marcelo Oliveira é usar os jogos do Mineiro como extensão da pre-temporada até a estreia na LA2015"

Mundo Azul,

☻ Fim de um ciclo virtuoso, de um time vencedor, marcado pelo Bi-campeonato e pelo TETRA do Brasileirão: Nossa torcida mais uma vez será incitada a demonizar o presidente pelo tão propalado desmanche. Mas, a verdade é que por uma razão ou outra seria muito difícil evitar a saídas dos nossos melhores jogadores, porque à exceção de Nilton todos os demais receberam propostas que representavam a independência financeira (Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart), a última oportunidade de fazer um grande negócio na carreira (Egídio) ou simplesmente a chance de jogar no clube mais famoso do mundo, que sem dúvida é o Real Madrid (Lucas Silva).
No caso de Nilton, além de pesar contra o fato dele ter sido reprovado nos exames médicos na Internazionale (talvez por ter 7 cirurgias nos joelhos), creio que a maior motivação do atleta em sair foi a negativa do clube em negociar Lucas Silva e ele temer ficar um ano a mais na reserva de Henrique e Lucas Silva. Mas, também pode ter pesado contra o atleta o fato dele ter negociado primeiramente com o Internacional sem a ciência do Cruzeiro. E um último fator é que ele não quis estender o seu contrato com o clube, estava no último ano de contrato e em junho poderia assinar um pré-contrato com quem quisesse, sem deixar nada para o clube.

Então, em minha opinião, restaria ao Dr. Gilvan buscar em cada negociação o melhor resultado para o clube. E posteriormente fazer as reposições de forma que o elenco desse ao treinador a opção de remontar o time, preparando uma nova conformação tática em caso de necessidade ou senão, reposicionando e promovendo o encaixe dos atletas que chegam ao grupo e ao sistema tático mais adequado considerando as novas valências deste grupo modificado.
Mas é importante que se diga que todos os jogadores do Cruzeiro vendidos neste momento (Nilton, Egídio, Lucas Silva, Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro) chegaram ao clube contratados por esta gestão e deram lucro.
- Nilton custou R$ 2 milhões (50% dos direitos) e ao sair a nossa parte foi R$ 6 milhões.
- Egídio veio a custo ZERO. Seu contrato com o Flamengo havia expirado e seu procurador (Eduardo Uram) o colocou no Cruzeiro. Era a sua última chance de fazer um contrato e fazer o pé-de-meia. Dr. Gilvan reconheceu o trabalho do Egídio e a parceria do empresário. O direito de vitrine rendeu ao Cruzeiro R$ 6 milhões, que vão nos ajudar na reposição.
- b>Ricardo Goulart foi adquirido com a compra de 50% que o BMG detinha por R$ 5.7 milhões, num chapéu dado pelo Dr. Gilvan no Gargamel que já tinha arrotado a compra e depois disse que não faria leilão por promessa.
A sua venda foi efetivada por 15 M€ ou R$ 48 milhões.
O nosso presidente conseguiu desatar um imbróglio entre os investidores que ficariam com papel micado nas mãos e fecharam acordo para ter R$ 12 milhões. Ou seja, Ricardo Goulart deixou nos cofres do clube R$ 36 milhões.
- Lucas Silva está sendo vendido por 14 M€ ou R$ 42 milhões. Segundo consta os seus direitos estão retalhados em várias parte (o fundo E.M.S tem 20%, o empresário Pedro Lourenço tem 20%, o banco BMG tem 10%, o presidente da Agremiação Esportiva Ovel (Dorival Rezende, de Goiânia), também possui 10%, o staff do jogador tem 10% e o Cruzeiro tem os 30% restantes.
Mas, a divisão não será feita exatamente desta forma, porque Dr. Gilvan entende que o Cruzeiro como foi o clube formador, que arcou com os salários durante todo o tempo, que formou não só o atleta, mas, o cidadão não pode receber igual. Além do fato de que os investidores estariam tendo lucro absurdo se mantidas as proporções desta divisão.
Moral da história : Dr. Gilvan conseguiu fechar a negociação, com o Cruzeiro ficando com 50% da venda. Assim, o Cruzeiro soma aos 2 M€ previamente recebidos, mais 7 M€ ou seja a venda deixará nos cofres do clube R$ 27 milhões.
- Everton Ribeiro custou R$ 4 milhões pelos 60% dos seus direitos junto ao Coritiba, sendo que os 40% restantes pertencem ao seu empresário Róbson Ferreira que vem forçando a barra junto ao Cruzeiro.
O presidente do Cruzeiro só admite conversar se a proposta pela parte do Cruzeiro ultrapassar os R$ 30 milhões (10 M€), ou seja, os direitos totais seriam da ordem de 17 M€ (ele não aceita vender o jogador mais importante por quantia inferior à do Ricardo Goulart por quem os chineses pagaram 15 M€).
É outra negociação na qual o Dr. Gilvan deverá alcançar os seus objetivos. Ele sempre vai procurar fechar com o clube um valor de investimento e só depois irá fechar com o empresário, que neste caso é o detentor dos 40% restantes. São negociações vultosas e não há motivos para se ter pressa, afinal de contas a esta altura dos acontecimentos o caixa do clube está reforçado.
Jogando pôquer diria que nesta negociação pela venda do Éverton Ribeiro somos nós que vamos dar as cartas. Se os caras não arrumarem um jeito de botar o valor que o Dr. Gilvan colocou como meta não tem negócio.

Claro, que os meninos da base também foram revelados porque o nosso treinador lhes abriu as portas, lhes deu as chances e eles as aproveitaram bem (Vinícius Araújo, Wallace e agora Lucas Silva). O Cruzeiro também fez boas negociações pelos garotos da base :
- Vinícius Araújo foi vendido ao Valência da Espanha por 3.5 M€ (50% dos direitos), sendo que o clube ficou com R$ 9 milhões deste total, porque detinha 85% dos direitos segundo consta.
- Wallace foi vendido ao investidor português que gerencia a carreira de Cristiano Ronaldo e inicialmente seria colocado no Sporting Braga. Mas, depois repassado foi ao Mônaco, pelo valor de 9 M€. Deste total o Cruzeiro tinha 60% e fez jus a 5.4 M€ ou R$ 17 milhões.

Também é preciso falar daqueles que vieram ao clube por empréstimo com a opção de compra dos direitos econômicos ao final do vínculo.
- Samúdio, que começou bem a sua vida no clube, mas, depois de algumas contusões nunca mais foi o mesmo jogador e ao final do empréstimo não se justificativa investir os valores acordados para adquirir os direitos econômicos.
- Marlone, chegou ao clube marcado por muita expectativa. O Cruzeiro adquiriu 20% dos direitos pelo valor de R$ 1.2 milhões e teria a opção de compra de mais 30% no final de 2014. Infelizmente, o garoto não rendeu o esperado e o clube preferiu não investir mais e ele foi parar no Fluminense.
- E finalmente tem Marcelo Moreno. Jogador identificado com o clube, pelo qual o Grêmio pediu 6 M€ (R$ 18 milhões) e cujo salário era de R$ 500 mil (dos quais o time gaúcho pagava a metade). Fez ótimo campeonato brasileiro, mas, o investimento seria muito elevado e o Cruzeiro preferiu optar por trazer Leandro Damião, pagando-lhe apenas parte dos salários.
Então, a conclusão a que chegamos é que se estabelece o fim de um ciclo.
Grama nova vai nascer. Esperamos que o cultivador Marcelo Oliveira mantenha a competência e possa reorganizar o Cruzeiro.

E finalmente temos os jogadores que vieram pelo custo-benefício (de antemão já se sabia que o retorno financeiro seria pouco provável), cujo acerto não foi tão grande assim, porque :
- Dagoberto nos custou R$ 7 milhões e agora, incompreensivelmente (o fato de colocar o jogador em separado o desvaloriza no mercado e dificulta uma negociação), treina em separado. Foi um jogador importantíssimo em 2013, que levantou a autoestima do cruzeirense. No ano passado, passou a sofrer com problemas no púbis e não mais conseguia fazer a função tática necessária (não conseguia mais acompanhar o lateral adversário até o final) e Marcelo Oliveira o usava sempre quando o adversário estava mais cansado.
Por ter um dos maiores salários do grupo foi liberado para negociar com outros clubes, mas, não houve acordo até agora.
- Júlio Baptista nos custou R$ 10.5 milhões (o valor que ele adiantou ao Málaga para fechar a rescisão contratual e poder vir jogar no Cruzeiro, que erradamente foi computado pela imprensa como parte de salário) e não conseguiu render o esperado, mas, também viu aparecer Ricardo Goulart e Éverton na composição de meio, jogando bem demais. Foi profissional, aceitou o banco e seu ótimo comportamento evitou muitas murmurações no elenco.
- Borges, ótimo jogador, mas, infelizmente teve contusões sequenciais e não conseguiu render bem em 2014. É um jogador que tecnicamente é diferenciado. Pena ter um histórico de muitas contusões desde que saiu do São Paulo. Não consegue jogar 10 partidas seguidas e o retorno acaba sendo baixo.
- Tinga foi importantíssimo para manter a união do grupo, mas, teve que se contentar com a reserva pelo fato dos meninos terem jogado demais na função que ele poderia ocupar. E este ano que passou teve grave contusão. Seu contrato vai até abril e seu processo será avaliado nestes meses em função da contusão e pelo salário que recebe. Mas, se tem alguém que ganhou o meu respeito e de maioria da torcida cruzeirense, este é Tinga. Ele é um cara fantástico e que sempre esteve presente, especialmente junto aos mais humildes e pouco usados do grupo.
- Ceará foi muito bem em 2013 e este ano perdeu espaço para o menino Mayke que veio ganhando a posição e se consolidou na titularidade. Mas, o retorno de Ceará para o grupo foi também digno de nota, sensacional. E não decepcionou quando requerido, que se diga.
Estes jogadores que permanecerão no grupo terão papel fundamental na reconstrução da mentalidade vencedora que unirá os que ficaram e os novos que chegam. Todos tem história de sucesso e isto conta demais nos momentos decisivos. Mas, a não ser que aconteça uma destas reviravoltas do mundo do futebol, nenhum deles terá o vínculo estendido ao final do contrato vigente.
O fato marcante é que o Cruzeiro trouxe vários estrangeiros para a composição do grupo, que embora jovens já tem experiência de disputa da Copa Libertadores que inicialmente é o objetivo principal do ano.

☻ As alternativas táticas deste grupo que está sendo formado : Creio que confirmando as chegadas de Pará e Mena, o Cruzeiro tenha uma defesa muito bem qualificada em todas as posições, com Mayke, Fabiano e Ceará (LD), Manoel, Léo, Bruno Rodrigo, Alex e um novo contratado (zaga) e Mena, Pará e Gilson ou Breno Lopes (LE). Dedé só volta no 2º semestre e neste momento é cara fora do baralho.
O nosso meio campo terá que ser reconstruído considerando as perdas de Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (escalação titular de 2013). Após as negociações desta semana fica claro que o desafio de Marcelo Oliveira será não apenas de posicionar os que chegavam em suas opções táticas. Agora será tempo de mostrar que outras conformações táticas podem ser adotadas conforme pedir a situação de jogo.
Montando-se o time no 4-4-2 convencional teríamos para a função de contenção (Henrique, Felipe Seymour, William Farias, Eurico, Rodrigo Souza, Bruno Edgar e Tinga) e para as funções de criação De Arrascaeta, Júlio Baptista, Álisson, Marquinhos e Marcos Vinícius. Nesta função seguramente será feito investimento em um jogador para repor a saída de Éverton Ribeiro.
E para o ataque William, Riascos, Neílton, Judivan, Joel, Leandro Damião e provavelmente Hugo Ragelli.
Hoje, com os jogadores que estão no grupo vejo algumas formações táticas possíveis:
◘ 4-3-3 : Fábio, Mayke, Léo (Manoel), Bruno Rodrigo e Mena; Eurico (Felipe Seymour), Henrique
e De Arrascaeta; Riascos (Joel ou Judivan), Leandro Damião e William (Álisson).
Opção muito forte para jogar em casa, com marcação adiantada no campo do adversário, com qualidade do drible e tabelas entre De Arrascaeta e Damião pelo centro e as jogadas combinadas de triangulações pelos lados de campo, para as conclusões dos atacantes.

◘ 4-1-4-1 (esquema da moda na Europa) : Fábio, Mayke (Ceará), Manoel (Léo), Bruno Rodrigo e Mena; Henrique; William, Júlio Baptista (que fariam o 2º volante), De Arrascaeta e Álisson (Riascos); Leandro Damião.
Na verdade é um sistema que prende mais os laterais na marcação, com descida alternada, que usa 2 armadores na faixa central ao invés de 2 volantes de contenção.

◘ 4-3-1-2 : formação clássica : Fábio, Mayke, Léo (Manoel), Bruno Rodrigo e Mena; Eurico (Seymour ou William Farias), Henrique (AE) e novo contratado (AD); De Arrascaeta (nº 1); Riascos (William) e Leandro Damião.
Este sistema poderia ser implantado caso seja contratado um jogador com características de armação como Arouca, Paulinho ou Cícero.
Neste sistema caso venha Paulinho (Tottenham) ele ocuparia o lado direito da armação na trinca, com Henrique ocupando o lado esquerdo. Caso venha por exemplo um armador que use mais o pé esquerdo como Cícero, Henrique mudaria de lado. É uma formação tática mais segura, que permite marcar melhor e requer muita velocidade na transição, o que limitaria o uso de jogadores mais lentos como Júlio Baptista por exemplo.

◘ 4-4-2 convencional : Fábio, Mayke, Léo (Manoel), Bruno Rodrigo e Mena; Eurico (Seymour) e Henrique; De Arrascaeta e Álisson (novo contratado); William (Riascos, Joel, Judivan) e Leandro Damião (Joel ou Riascos).
Este sistema seria o ideal se o Cruzeiro trouxer Felipe Gedoz ou Adrian Centurión.

◘ 4-2-3-1 (atual sistema) : Fábio, Mayke, Manoel (Léo), Bruno Rodrigo e Mena; Eurico (Seymour) e Henrique; novo contratado, De Arrascaeta e William (Álisson); Leandro Damião (Riascos).
Este sistema seria facilmente replicado com Sherman Cárdenas ou com Lucas Lima fazendo a função do Éverton Ribeiro.

Enfim, todo sistema é bom, se há encaixe dos jogadores e se a forma de jogar é bem aceita pelo grupo de jogadores e principalmente se estes compram a ideia do treinador. Em toda e qualquer formatação vai haver um momento que alguns terão que se sacrificar e fazer tarefas às quais não estão acostumados para fazer prevalecer o objetivo do grupo. Entendo que Marcelo Oliveira deverá usar os jogos das rodadas iniciais do Campeonato Mineiro para entrosar o time e treinar as variações táticas necessárias, de forma que já se tenha um mínimo de conjunto na estreia da fase de grupos em 25/02 contra o Mineros na Venezuela.
E para que isto seja possível o ideal é concluir as saídas e chegadas o mais rápido possível.

☻O time de homenageados desta coluna tem : Céu, FelipeRcardoso, Torcedor, Pyxis, Getúlio.Gov, Edg (Belém), Geraldo Faria, Léo Gontijo, Maior de Minas, Bruno Barros, Talisson e Beth Makennel (a técnica).
E de Conceição do Mato Dentro-MG : Dácio Benfica, Nelson da Oficina, José Vicente (Butão Picolé), Butão e Chiquinho do Mané Gato, Chiquinho do Deca, Maninho do Zé Pimenta, Paulo Vírgílio "Grilo" de Carvalho e Rosinha.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido



Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 23-01-15 03h04min
JD,
Bom... DISCORDO MUITO... RSRSRS... Mas vou deixar para seus leitores avaliarem... Assim que for confirmada a venda do E.Ribeiro, vai ter "Carta Aberta" ao GPT...
E não perca seu otimismo exarcebado... sempre com a metade cheia do copo quando o copo poderia estar cheio até na boca.
 pyxis | BHZ | 23-01-15 03h07min
P.S. QUando vejo suas "viagens" nos esquemas táticos e nas "possíveis" escalações, para cada um deles, fico imaginando você treinando um time de futebol de verdade, sugerindo contratações, montando equipe em "fantasy games"... e fico rindo sozinho...
ACORDA HOMI !!!!
 pyxis | BHZ | 23-01-15 03h12min
P.S. (2) - Outra coisa... acho que fui o primeiro a usar o termo "desmanche" nas redes sociais... alguém, não entendendo, criticou e falou o que era, PARA ELE, desmanche... É desmanche SIM... mas com muitas diferenças de outros desmanches ocorridos na história do Cruzeiro, seja ele vencedor ou não...
Já vi desmanches de elenco, que tinha tudo para dar resultados no ano seguinte, só porque "não ganhou nada" e a diretoria, pra agradar corneta, desmanchou o time, com duas ou 3 vendas/dispensas.
 Carlos Campos | Resende | 23-01-15 07h28min
Mestre, muita calma nessa hora! Primeiro, uma pequena correção: nossa primeira rodada, dia 25-02 é Contra o Universitário de Sucre e não contra o Mineros. Considerando a janela do final de janeiro, SERÁ QUE NOSSA DIRETORIA esperava isso tudo para a reta final de janeiro? Realmente parece imposssível fazer diferente. A única certeza é que nosso presidente PRESERVARÁ o nosso patrimônio financeiro, sem roubos ou desvios. Acredito que Marcelo Oliveira estava avisado. Mas, e agora? Quem virá ainda?
 Carlos Campos | Resende | 23-01-15 07h30min
Considerando a contusão do Dedé e o gradativo retorno no 2 semestre, CONSIDERO A CONTRATAÇÃO DE UM ZAGUEIRO FUNDAMENTAL. Em quem nosso presidente vai investir? leo,manoel e bruno rodrigo precisam de um complemento. Mas, quem? Quem você sugere Mestre?
 Carlos Campos | Resende | 23-01-15 07h34min
A arte de gerenciar os investimentos hoje em um clube de futebol é fundamental. Os gestores precisão se profissionalizar cada vez mais. Com essa " ciranda financeira " o " samba do crioulo doido" está instituído. É uma área que não existe espaço para amadores . Todos sabem que o momento que rola o dinheiro, as comissões para empresários e, OS DESVIOS dentro do clube, são nos momentos cruciais das transferências. O Cruzeiro sairá fortalecido financeiramente. O prejuízo do entrosamento vai existir
 Carlos Campos | Resende | 23-01-15 07h38min
Mas, o seu título resume tudo: FIM DE CICLO. Sementes plantadas por essa diretoria que germinaram em terreno fértil. Completou-se o ciclo e agora é apostar na competência para a formação de um novo grupo. E o perfil de contratações deverá ser um pouco diferente do inicio de 2013, pois HOJE A COBRANÇA PELO ACERTO É MAIOR. Naquela época qualquer coisa seria lucro. Hoje é o atual bi campeão brasileiro. Mas, até agora, as contratações me agradam pela realidade do mercado. Mas,precisamos ser rápidos
 Carlos Campos | Resende | 23-01-15 07h41min
Mestre, criticar é muito fácil. Só erra quem decide!Nosso presidente é uma raposa! Muito interessante a maioria das vendas serem fechadas sem um diretor de futebol profissional. Isso pode significar alguma coisa Mestre? Será que diretores de futebol podem ter ligações " indiretas" com empresários participando em comissões financeiras? Será? Fica a dica!
 Carlos Campos | Resende | 23-01-15 07h43min
Para finalizar, o caso do Dagoberto deve ser indisciplina contida. Nada justificaria essa atitude do nosso técnico, mas fica muito clara uma ação efetiva de manutenção da ordem no grupo. Marcelo Oliveira tem um comportamento coerente e demonstra que os problemas são resolvidos internamente e com uma intolerância pelas tentativas de quebra do seu comando. Foi assim com Luan, Souza, etc
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 23-01-15 08h03min
João, obrigada pela homenagem. Esse momento vivido pelo Cruzeiro em nada me surpreende.Poderia ter acontecido há um ano. felizmente não foi o que ocorreu. Eu insisto que o Cruzeiro não precisa contratar por hora. Penso que é necessário esperar a poeira baixar e tentar soluções no próprio elenco. O Cruzeiro, apesar dos números, teve um 2014 mais difícil que 2013. Creio que nossos craques chegaram até onde podiam e nosso time já estava "manjado". Vejo a mudança positiva para eles e para nós.
 Torcedor | N�o definido | 23-01-15 08h39min
Diretor JDuarte, a zica está solta no início desta temporada! E, por mais que o nome desse esporte é futebol, o nosso presidente poderia ter evitado a saída desnecessária de alguns jogadores, a exemplo do Nilton e do Egídio. Mas no futebol, não existe o "se" e esperamos, caso seja confirmada a chegada dos 2 novos laterais, a reposição na zaga e na armação. A qualidade dessas reposições e a competência do MO dirão se houve foi um desmanche ou um ciclo natural de talentos. Grato pela lembrança!!
 ronito | Marilia | 23-01-15 08h44min
Assim como em 2013, o Cruzeiro remonta o seu time no início da temporada! A diferença é que na época tínhamos o AM que fazia muito bem os bastidores. As reposições que vieram, podem sim suprir as nossas necessidades. O que me preocupa é o entrosamento! Vamos baer cabeça no início e só depende do MO, armar bem esse time! Talvez seria a hora de montar um esquema mais conservador, pois a LA não permite erros e afobamento.
 João Duarte | Vit�ria | 23-01-15 09h09min
Evandro, Se tem uma coisa que sei fazer é avaliar se o jogador sabe se posicionar ou é barata tonta. Ver futebol pela TV vicia as pessoas a acompanhar a bola e não conseguirem ver o wue ocorre em campo, onde tem espaço, erro de marcação e de cobertura, onde é o mapa da mina. Os esquemas os sistemas táticos só ajudam a selecionar o jogador com mais aptidão para fazer uma "tarefa", ver se ele está no elenco e se não, onde buscar, quem contratar. Você ri, mas, viaja num tal de 2-2-2-2-2... Kkkkk
 marco | Curitiba | 23-01-15 09h20min
Caro João, vejo com muita apreensão este desmanche em nosso time. Já estava preparada para 2 ou 3 vendas, mas 5 já é demais. Mesmo com reposições a altura, o que será muito difícil, principalmente no caso do ER ser negociado, pesa contra nós o tempo para entrosamento. A LA começa em pouco mais de um mês. MO é um bom técnico mas não é mágico. penso que temos que ir buscar um volante urgentemente e minha opção seria Arouca. Agora nos resta torcer para 2015 não virar um ano de pesadelo como 2004.
 Sandro | Uberaba | 23-01-15 09h21min
Bela análise João, e parabéns pelo otimismo costumeiro... Eu também sou bastante otimista e penso que sofremos menos por isso, pois deixamos para sofrer quando realmente a coisa está feia, e não de véspera! Também concordo com a Ceu, quando disse que o time já estava dando sinais de ter chegado ao limite, e acho que a manutenção do elenco era muito difícil, e se acontecesse poderia não seria garantia de títulos em 2015 e aí perderíamos muito dinheiro!
 Sandro | Uberaba | 23-01-15 09h27min
Apesar de acreditar na força do elenco atual, penso que deveríamos trazer um volante e mais um meia. Meus prediletos são Arouca e Cárdenas. Mas também seriam bem vindos o Montillo, Centurion, Cícero ou Felipe Gedoz. Para a posição de volante se não for alguém para ser titular (como Arouca e Paulinho), prefiriria manter o Souza e acreditar no que temos em casa.
 pyxis | BHZ | 23-01-15 09h35min
Evandro, essas engenhocas táticas são a especialidade do João. No ensino, isso poderia ser denominado de "Tempestade de Idéias". Eu, como você, prefiro aguardar os comentários dos outros.
 GeraldoFaria/Div | Divinópolis | 23-01-15 10h28min
João obrigado pela homenagem, quanto a saída dos principais jogadores penso que Dr. Gilvan segurou até onde deu e não podemos esquecer que somos Bicampeões do Brasil e Tetra Brasileiro, o que diga-se de passagem é um feito extraordinário pois a concorrência com eixo do mal é desleal, isso sem falar da arbitragem, da globo e CBF. Espero que os novos jogadores possam se adaptar o mais rápido possível, para que MO não caia pois o considero um grande treinador. No mais estarei sempre torcendo.
 Ronito | Marilia | 23-01-15 11h02min
Montillo NÃO, nunca mais! Ingrato e forçador de barra... não queria jogar com o Neymar? Que se ofereça ao Barcelona! rsrsrs... Havia citado o nome do Cárdenas e do Gedoz! Com a venda do LS e do ER, dá para trazer os dois e formar um quarteto com: Arrascaeta, Gedoz, Cárdenas, Willian ou Damião. E ainda teríamos o Joel, Riascos, Judivan, Ragelli e o Alisionado. Nada mal para um time em formação! Teríamos boas opções de banco.
 Ronito | Marilia | 23-01-15 11h04min
Ah... Não podemos esquecer que a Legião estrangeira tem vaga em suas seleções na Copa América! Portanto, temos que pensar nisso tbm.
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 12h33min
Obrigado pela homenagem, João. Transcrevendo a discussão da notícia da venda do LS para a sua coluna: Busquei nomes com os quais enxergo aquele brilho nos olhos de quem quer vencer aliado a capacidade técnica, vigor físico, nacionalidade (caso o Mena venha mesmo) e estilo de jogo. Assim citei: Danilo (Braga), José Welison (Vitória BA), Fred (Shakhtar), Alison (Santos) e Otávio (Atl PR). Todos com passagens pelas seleções de base.
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 12h36min
Alguns dos seus nomes me agradam mto. Vc citou: Willians, Ralf, Deivid, Videla, Romulo, Arouca, Paulinho e Alan Ruiz.
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 12h39min
A minha opinião sobre cada um deles: 1) Willians - Volante titular do Inter. Foi mantido para ser o primeiro volante e o Nilton contratado para ser o segundo. Não gosto da saída de bola dele e mesmo q gostasse os gaúchos não o liberam.
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 12h43min
2) Ralf: Em declínio físico e técnico. Aqui em SP mta gente defendendo a sua mudança para a Zaga pq não consegue cobrir os laterais como fazia. Além disso salário na minha opinião proibitivo de R$ 300.000 para jogador que logo fará 31 anos. Não vejo nesse jogador perfil para encaixe no grupo.
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 12h48min
3) Deivid - Jogador de 26 anos interessante para compor o grupo. Foi lançado em 2011 pelo Adílson Batista. No ano seguinte teve seu melhor futebol e depois não se confirmou como excepcional jogador q se mostrava. Mas não deixa de ser uma boa opção. Acho q pode recuperar o futebol por aqui.
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 12h59min
Videla - Grande nome. Mas não seria possível pq passaria da nossa cota de 5 estrangeiros pois o Mena parece estar certo. Alan Ruiz - Mesmo problema. Esse é o meu nome predileto mas para o lugar do ER pois me parece ter perfil do Engache que precisamos. Raçudo e Técnico teve metade do seu passe reduzido de US$4 M para US$2,5 M pelo San Lorenzo mas o Grêmio disse não ter condições financeiras devolvendo-o depois do empréstimo. Foi o "10" da seleção argentina no último sul-americano.
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 13h03min
6) Arouca - Não vem. Está em litígio com o Santos. Perdeu na primeira instância a briga pelo seu passe e se ganhasse já estaria acertado com o Palmeiras para ganhar R$ 580.000. Belíssimo jogador mas vale toda essa confusão, esse valor de salário para ser liberado para só Deus sabe quando?
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 13h08min
7) Paulinho - Seria a melhor reposição. Mas o time Inglês não o libera. Além disso foi contratado com um salário de U$ 4,2 M de Euros anuais com a possibilidade de reajuste de fosse convocado para a Copa do Mundo. Temos condições de bancar essas cifras?
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 13h17min
8) Rômulo - Esse nome é o que mais me agrada. Gosto mto do seu jogo intenso e da sua profundidade dos passes. Foi comprado do Vasco em 2011 por € 8 M pelo Spartak e na janela do Verão e nessa agora de Inverno foi ventilado novamente como possível reforço do Arsenal. Acho difícil vir mas gostaria mto.
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 13h21min
9) Cícero - Bom quarto homem do meio campo e ou terceiro volante mas não o vejo com perfil de volante substituto do LS no esquema de jogo do MO. Apesar de bom de cabeça e com boa qualidade de passe eu o acho muito lento. Nunca foi um bom segundo volante.
 FelipeRCardoso | Barueri | 23-01-15 13h27min
10) Jean - Talvez o nome mais factível. Está com 28 anos com experiência de Libertadores e Seleção poderia vir para subir com os garotos com calma. Recebe R$ 350.000 do inflacionado time carioca e caberia uma negociação para valores mais aceitáveis. Gostei mto dessa sua lembrança, João.
 Ronito | Marilia | 23-01-15 14h45min
O que o GPT está pretendendo? A bolada vez agora é o Mayke. Já colocaram até o valor no jogador. 5mi de euros e o Benfica leva. Tá difícil heim! Se as coisas andam ruins para o nosso lado, ainda podem piorar!
 pyxis | BHZ | 23-01-15 14h50min
JD,
Vamos por partes:
1. 2-2-2-2-2 é um esquema que você iria adorar. Mas você ainda chega lá.
2. NUNCA coloco esquema tático sem que o time TENHA o recurso. NÃO sou adepto de fantasy game em que você contrata qualquer jogador e coloca em esquemas que estesjogadores não se adaptam. Se eu cometer(ou comenti) este tipo de "asassinato", me corrija, please!
3. M.Oliveira vai ter muito trabalho e vai colocar seu trabalho à prova. As hienas vão voltar... GPT vacilou neste janeiro.
 helioazulceleste | São Paulo | 23-01-15 16h04min
João, ótima coluna. Entendo que essa saida de jogadores já era esperada, depois de tanto sucesso era evidente que ia chover propostas por nossos jogadores e entendo tambem que nas circunstancias que estão saindo, o presidente pouco poderia fazer para impedir. Só acho importante, agora que o clube está com os cofres cheios, que o Dr Gilvan saiba administrar bem e principalmente não sair contratando o primeiro que aperecer. Vida que segue...
 alexaug | Belo Horizonte | 23-01-15 18h58min
JD, será que as saídas param por aí?
 alexaug | Belo Horizonte | 23-01-15 19h14min
Procurei, desde o sorteio, informações sobre os adversários da Libertadores, contudo, achei pouca coisa. Parece que, como nós, eles virão bem mudados em relação ao ano passado. Imaginei que perderíamos atletas importantes, contudo, só depois do torneio sulamericano. Não deu... Agora resta aguardar e ver o novo time.
 carlos_Almeida | Vitória | 23-01-15 19h43min
JD, nas alternativas táticas, eu achei as características dos jogadores do esquema 4-3-3 muito parecidas com o 4-1-4-1. Achei que nesses sistemas, JB pode encaixar bem de cabeça de área e meia armador (você colocou 2º volante) aparecendo no ataque como finalizador. Na sua escalação de 4-3-3, acho que ele pode atuar no lugar do Enrico, alternando posição com Henrique. Este ano pode ser a remissão do JB, tomara que ele se conscientize disso.
 carlos_Almeida | Vitória | 23-01-15 20h47min
JD, Júlio Batista veio como um "DEZ", não aprovou, foi testado como centro avante e agora, falam nele como volante. Na coluna do globo esporte você falou do esquema 4-3-3 lembrando Andrade e Adílio, JB sabe fazer as funções de Piazza ou Zé Carlos?
 PHDF | Brasília | 23-01-15 21h30min
- Time que não investe no sistema defensivo dificilmente ganha a Libertadoras. O Marcelo sempre adotou o esquema com 3 meias que voltam para marcar e com o elenco restante terá poucas opções para manter o time assim e jogando em alto nível.
- Vamos ter que sonhar e torcer para que ele tire o melhor de cada jogador e faça o time dar liga. Com atual elenco, ninguém consegue escalar ou projetar os 11 titulares.
 PHDF | Brasília | 23-01-15 21h40min
E segundo o lancenet, o Paulo André teria sido oferecido ao Cruzeiro e o Gilvan teria declarado que não tem o perfil celeste. Acho exatamente o contrário, jogador para dar segurança à zaga.
 zuloobas | varginha | 23-01-15 23h37min
Caro JCD, a próxima semana será decisiva. Esperava q vc abordasse especulações sobre as reposiões prometidas de E. R. e L. S. e o(s) L.E.(S) q estão para chegar. Quem sabe, na sua próxima coluna, dá p abordar, se até lá n houver as contratações. Foi fidedigna sua narração sobre o fim de um ciclo. Grande abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 07h50min
Em resposta ao POLE,
Não é surpresa alguma você começar com o discordo muito... Não é novidade.
Mas, deixa prá lá... kkkkkkk Entretanto, o sistema 2 laterais, 2 beques, 2 volantes, 2 meias e 2 atacantes é o conhecido 4-4-2 clássico, convencional. A disposição tática apenas mostra que há jogadores que podem e sabem fazer mais de uma função em campo e que dependendo da função que fazem, mudam o encaixe de marcação, mudam o sistema de cobertura, mudam a forma de entrar na defesa adversária
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 07h53min
Então, nobre Evandrão, para armar um sistema tático eficaz é preciso se conhecer as características dos jogadores que se tem no elenco.
E o que mais gosto no Marcelo Oliveira é que ele sempre procurou respeitar a escola de jogar bola do Cruzeiro. Nosso time não é de vapt-vaput, de jogar na doideira (isto é coisa das frangas).
Talvez em função disto, que Felipão em 2001 tentando dar uma cara mais brucutú ao Cruzeiro não conseguiu muita coisa à frente do clube.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 07h57min
E não confunda OTIMISMO com ENTUSIASMO. Como grande etimologista que o nobre é, há diferença grande entre as palavras embora coloquialmente as pessoas as confundam no emprego.
Você está certíssimo quando diz que eu procuro ver o lado bom das coisas. E a razão é simples, para falar mal tem muito mais gente querendo fazer. Combato o FOGO AMIGO já faz tempo e não gosto mesmo quando as pessoas tentam ridicularizar o Cruzeiro e as nossas coisas, diminuir a nossa história e menosprezar os títulos.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 08h05min
A palavra "desmanche" para muitos dá ideia de terra arrasada, como substituindo o termo DESTRUIÇÃO.
Mas, também corretamente pode expressar DESARRUMAR, DESORGANIZAR, DESARTICULAR e como vejo neste momento do clube MODIFICAR A FORMA.
Então, se você foi o pioneiro, saiba que o uso é perfeito.
Um desmanche pode desnortear uma organizar a ponto de levá-la à destruição. Esperamos que isto não aconteça.
O que temos que fazer é nos reorganizar, confiando na capacidade da diretoria.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 24-01-15 08h07min
JD.obrigado pela lembrança na coluna da semana passada, pois não tive tempo de agradecer. Falando do assunto desta semana, o colega acima (Torcedor) ainda não entendeu o motivo da venda do Nilton até agora.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 08h09min
Grande Zuloobas,
Falando das opções que o Cruzeiro tem no mercado para nos REORGANIZAR e substituir os 10 que estão de saída do elenco que terminou o ano que são :
1 - Borges
2 - Marcelo Moreno
3 - Samúdio
4 - Marlone
5 - Nilton
6 - Ricardo Goulart
7 - Egídio
8 - Lucas Silva
9 - Éverton Ribeiro
10- Dagoberto
É uma mudança drástica no elenco e teremos que MODIFICAR A FORMA de jogar porque as peças de reposição tem características diferentes destes.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 08h13min
GOLEIROS (4) :
Fábio é o titular.
Rafael Monteiro é o 1º reserva. Confio plenamente nele em caso de impedimento do Fábio. Meso quando entra sem ritmo de jogo da conta do recado. Lembro que foi ele que pegou o rabo de foguete nos 6 x 1.
Élisson é o 2º reserva
Allan é o 4º goleiro e neste momento se recupera de contusão. Nas eventualidades pode ser substituído sem problemas por Georgemy. Conclusão : O grupo tem bons valores e não requer investimento em novas contratações
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 24-01-15 08h14min
Acho que após ter fechado com o Pará do Bahia , não vejo necessidade de contratar o Mena , principalmente se for contratar mais estrangeiros e sendo que o limite é de 5 estrangeiros.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 08h18min
Lateral - direita
Mayke é o titular. Sua característica principal é o apoio e a qualidade dos cruzamentos. Precisa melhor com urgência o sentido de cobertura da zaga, porque fica desatento na marcação de quem entra nas suas costas e entre ele e o beque central. Se melhorar neste ponto, fica perfeito
Fabiano (surpresa positiva, mostrou domínio de bola. A confirmar) e Ceará (marca e faz o dele bem) são os reservas imediatos.
Conclusão : Boas opções no setor, sem problemas
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 08h21min
Lateral-Esquerda
Perdemos Egídio e Samúdio. Porém o clube contratou Mena e Pará como peças de reposição. Gílson voltou do América-MG onde atuou no meio-campo e foi muito bem. Breno Lopes permaneceu no clube e não teve muitas chances, embora não mostrasse qualidades de um bom lateral. Passou no apoio, teve chances de cruzar e não acertou um só cruzamento. Não gostei, mas, tem que ver mais para fazer um julgamento justo.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 08h24min
Lateral-Esquerda
Mena vem para ser o titular. Despertou amor e ódio no Santos. Mas, quem jogou com ele como Robinho, lamentou muito a saída do jogador do Santos. Apoia com qualidade, mas, menos que Egídio. Marca bem o setor.
Pará é o 1º reserva. Lateral de muita força e de velocidade. Marca razoavelmente até porque se trata de um atacante que foi readaptado por Marquinhos Santos à lateral. Chega com expectativa de agradar, surpresa positiva, segundo quem o conhece da Bahia.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 08h27min
Prezado Rodrigo Ferrari,
O limite de estrangeiros é de 5 para entrar em campo. Porém Joel não conta na lista porque tem passaporte brasileiro.
Assim, os estrangeiros são :
1 - De Arrascaeta
2 - Riascos
3 - Felipe Seymour
4 - Mena
5 - VAGA
Informo que o contrato de Victorino foi rescindido amigavelmente pelo Cruzeiro (ele venceria em FEV/2015).
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 08h35min
Zagueiros
O grupo perdeu Dedé por contusão (só volta em julho)
Neste momento o 4º beque está contundido, Alex.
Então a dupla de zaga fica com Manoel ou Léo + Bruno Rodrigo.
Fabiano pode jogar de beque nas contingências e o garoto da base Bruno Viana também pode ser aproveitado.
Mas, o Cruzeiro vai contratar o 4º beque porque a função não admite correr riscos numa competição como a Libertadores. Pode-se ter novas contusões, expulsões ou mesmo suspensões. Quais opções ?
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 08h51min
Opções de zagueiro :
1 - Felipe Santana = 1.94 m, forte no jogo aéreo e também com qualidade por baixo. Foi cedido pelo Borussia Dortmund ao Shalke04 e não se deu bem nos jogos e é reserva lá. Como o valor de transferência foi de 1 M Euros, não deve ser cara a vinda.
2 - Thiago Carvalho - É nosso e está no BOA, para complemento de elenco é boa opção.
3 - Antônio Carlos - É hoje a 5ª opção no São Paulo e parece que teve problemas com Muricy.
4 - Marquinhos do Figueirense
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 24-01-15 08h59min
Caro JD.O que eu falei é que com o Pará fechado , o Mena seria desnecessário pois já temos o Gilson e o Breno , e tem sido comentado na imprensa a possibilidade de outros estrangeiros serem contratados como o Cadernas e Centurion!E com isso completaria a cota de estrangeiros! !!
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h00min
5 - André Dias (Lazio) - Este além da experiência, chegaria e arrumaria a casa se conseguisse jogar. Mas, o problema é o joelho de vidro. Seria importar problema, não recomendaria. Agora, se o Cruzeiro quer investir num beque jovem e que pode crescer muito no futebol, outras opções existem:
6 - Samir (zagueiro do Flamengo) : rápido, bom no jogo aéreo com tempo de bola diferenciado, joga na bola, mas, não troca de camisa para chegar junto.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h04min
Caro Rodrigo,
O Cruzeiro já fechou com os dois jogadores. Anúncio será feito na 2ª feira. Em minha opinião Breno Lopes ou Gilson será cedido ao Bahia na composição de vinda além do Souza Sarará (volante), com o Cruzeiro pagando os salários destes 2 jogadores até outubro. Como Souza ganha R$ 160 mil, o custo da vinda é de R$ 1.6 milhão por baixo. Ainda tem que ver qual o salário do outro jogador que pode ser o Diego Renan que ganha uns R$ 100 mil / mês.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h07min
Em tempo com a vinda de De Arrascaeta não acredito que o Cruzeiro vá buscar 2 meias como Cardenas e Centurión. É um ou outro. E corre por fora o Felipe Gedoz que foi transferido ao clube Brugge da Bélgica por 1.5 milhão de euros e portanto poderia vir caso o Cruzeiro desse lucro aos belgas.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h10min
Volantes :
Mesmo com a saída de Lucas Silva não vejo esta loucura toda para buscar uma peça de reposição porque :
- Imagino como titulares Felipe Seymour (está indo muito bem nos treinos) e Henrique para começar.
- Aposto muito no futebol do Eurico que deverá ter as suas chances no Mineiro e convencendo colocará minhoca na cabeça do treinador.
- William Farias é outro que tem tudo para, melhor adaptado e sem problemas extra-campo, render bem mais nesta temporada.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 24-01-15 09h11min
Caro JD , eu acho que o zagueiro que será contratado será o Leandro Almeida . Ele foi cria do timinho do outro lado da lagoa mais é torcedor do Cruzeiro segundo informação de um primo dele que é meu amigo !! kkkkk.....
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h13min
Volantes
- Tinga tem contrato até abril e a menos que volte voando não deverá ter o seu vínculo renovado com contrato de longa extensão. É um jogador que entra e não desafina, mas, que aos 37 anos já não tem mais a lenha de tempos atrás. Tem que ver como volta da longa contusão.
- Rodrigo Souza é o tipo do volante que marca de modo implacável. Eu creio que é bom ter no elenco.
- Bruno Edgar : é o mais virtuoso que temos no grupo todo, mas, tem que se soltar mais.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h16min
Volantes :
Então, se o Cruzeiro tiver que contratar que seja alguém que chegue ao elenco para ser titular e não é fácil não.
As opções que tem no mercado :
1 - Arouca: parece que já fechou com o Palmeiras.
2 - Paulinho (Tottenham) : depende do clube inglês querer emprestar sem custos. É caro, mas, inquestionável.
3 - Jean ou Cícero (Fluminense) : tem que ver como fica o relacionamento com a UNIMED.
5 - Jucilei (mundo árabe) : ninguém sabe como anda o futebol dele.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 24-01-15 09h17min
JD . Eu também acho que o Eurico e até o Bruno irão criar minhoca na cabeça do M.O. , a final o Cruzeiro tem histórico de fazer ótimos volantes a muitos anos !! No caso de ceder um dos L.E. para o Bahia eu acho que deveria ser o Breno , pois o Gilson é mais jogador e tem a opção de usa-lo como meia , principalmente no Mineiro !!
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h20min
ZAGUEIROS
7 - Leandro Almeida : velho conhecido de Marcelo Oliveira. Sua vinda custaria no máximo R$ 1 milhão que o Coritiba lhe deve. Como opção para a reserva vá lá. Eu o acho um pouco lento, mas, não é ruim de bola não.
Ele foi recusado na base do Cruzeiro no tempos dos baianos porque era pequeno... Sabia disto Rodrigo Ferrari ?
E realmente é cruzeirense de 4 costados.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h24min
Meias :
Os titulares inicialmente seriam Éverton Ribeiro e De Arrascaeta. As outras opções do elenco são : Júlio Baptista (contrato encerra em julho), Álisson (3ª contusão seguida na coxa), Marcos Vinícius (acaba de subir da base e comporá o elenco para ganhar maturidade) e Marquinhos.
Com a iminente venda de Éverton Ribeiro fica clara a necessidade de buscar mais uma reposição de qualidade, como foi feito com De Arrascaeta que repôs a perda de Ricardo Goulart.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h34min
Opções de MEIAS no mercado
1 - Adrian Centurión (Racing)
2 - Felipe Gedoz (Clube Brugge - BELGICA)
3 - Sherman Cárdenas (Nacional de Medellin - COLOMBIA)
4 - Lucas Lima (Santos)
5 - Thiago Neves (Mundo Árabe)
6 - Anderson (Manchester United)
7 - Diego (Wolsburg)
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h39min
ATACANTES :
Saíram do grupo Marcelo Moreno e Borges. Dagoberto ao que tudo indica também não vai continuar.
Os titulares de início são William e Leandro Damião.
As opções são :
- Joel
- Riascos
- Neilton
- Judivan
- Dagoberto treina em separado.
- Anselmo Ramon deverá ser negociado
- Hugo Ragelli da base pode ser incorporado
Sairam 3 atletas e chegaram 3 atletas. O grupo está completo nesta função.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h42min
Sobre a negociação com o Bahia:
Creio que os baianos pediram o Gilson, mas, o Cruzeiro tenta que eles aceitem o Breno Lopes ou senão o Diego Renan.
Na 2ª feira deveremos ter o aceite final e a novela termina. Eu também não abriria mão do Gilson, porque com ele dá para armar um 4-3-1-2 interessante.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 09h47min
VOLANTES :
A ter que apostar eu colocaria minhas fichas no Eurico e no Bruno Edgar. Mas, admito que LUCAS ROMERO do Velez é um jogador de muito potencial e seria uma opção diferente. Mas, por ser estrangeiro não deverá vir porque o Cruzeiro deve priorizar um meia-atacante para repor a saída do Éverton Ribeiro.
 Dr.Magno | BH | 24-01-15 10h13min
João Duarte
O zagueiro Antonio Carlos não tem futebol para jogar em nenhum clube grande do Brasil
O problema do Antonio Carlos é que ele acha que é volante, deixando o sistema defensivo exposto, perde todas no alto, todas por baixo, não tem tempo de bola. Pra mim o Antonio Carlos é péssimo, vivendo apenas dos seus gols de cabeça.
Bola fora meu amigo. Saudações
 carlos_Almeida | Vitória | 24-01-15 10h18min
JD, qual é a sua expectativa com o Júlio Batista? Você acredita que ele vai superar e calar a boca dos críticos ou acomodará? Tostão sugeriu ele como volante, enfim...
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 10h23min
Dr. Magno,
Você está sendo cruel na leitura do texto.
Eu não indico todos os jogadores listados, mas, eu cite Antônio Carlos como opção no mercado, porque ele está na corda bamba no São Paulo.
Agora se tem uma coisa boa que ele tem é qualidade no jogo aéreo. Pode comparar o nº de gols marcados por ele com Dedé, Rever... é capaz dele ganhar.
Mas, futebol é gosto. Tem gente que prefere o BOLIVAR que também está sem clube.
 Dr.Magno | BH | 24-01-15 10h25min
Antônio Carlos foi dispensado do Atlético PR, Botafogo e agora São Paulo recebendo criticas do técnico Muricy Ramalho, que acha ele muito fraco tecnicamente.
Que passe longe da toca.
Sobre André Dias, é inviável por causa da idade (35 anos) e está sem clube desde julho quando foi dispensado pela Lazio (Itália), por apresentar um futebol pífio na temporada 2013/2014.
Um zagueiro ideal no momento seria o Naldo do Getafe. <
 Dr.Magno | BH | 24-01-15 10h34min
João Duarte
O zagueiro é responsável pela defesa do seu time. Sua função é bloquear as proximidades da grande área na frente do goleiro, para ajudá-lo a impedir que o time adversário marque gols e nesse quesito Antonio Carlos é uma negação.
Do que adianta o zagueiro fazer 1 dou 2 gols e deixar a zaga exposta, podendo o time sofre vários gols por causa do seu erro. Antonio Carlos me lembra o zagueiro Donato, vive dos seus gols, mais como zagueiros são péssimos.
 Dr.Magno | BH | 24-01-15 10h51min
João Duarte
O zagueiro Nathan do Atletico-PR seria uma boa contratação
Aos 18 anos, Nathan é uma das principais revelações da base do Furacão. Mesmo com a pouca idade, é titular da seleção brasileira sub-20 e titular do Atlético-PR. A multa rescisória para clubes brasileiros é de R$ 2,4 milhões apenas.
Essa seria um boa contratação.
O Zagueiro Tsunami foi indicação minha e vai estourar em 2016 no Cruzeiro, podem me cobrar.
 mrr | Natal | 24-01-15 11h12min
Contratar o Antonio Carlos seria uma ótima reposição para o Dedé, já que ambos cometem erros básicos nas suas funções,rs....... A contusão do Dedé do ponto de vista do futebol é um reforço. Espero que venham uma reposição que saiba marcar, ou seja, fazer o fundamento da sua posição.
 mrr | Natal | 24-01-15 11h16min
João Duarte a melhor reposição do Lucas seria o Paulinho, mas como mesmo disse o preço seria altíssimo. Então ficam como alternativas Arouca e Cícero, sendo este último com mais recursos na marcação.
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 24-01-15 11h48min
Bom dia, João. Enfim o post tão aguardado por mim saiu. Ainda é difícil fazer prospecções porque muitos atletas tem futuro indefinido na Toca. Sairão Ribeiro (mais eminente) e Mayke? Mena assinará com o Cruzeiro mesmo depois do anúncio do jovem Pará? Ribeiro terá substituto meia ou atacante? Enfim, muitas dúvidas pairam sobre a cabeça do Oliveira nessas saídas sem fim de titulares.
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 24-01-15 11h51min
Quanto aos reforços, acredito que de volante estamos muito bem servidos, Marcelo já tem seu preferido para a vaga do Lucas Silva, trata-se do William Farías. Para a zaga, nosso treinador já admitiu publicamente a preferência por Leandro Almeida (Coritiba) para somar nossas fileiras em meio as lesões de Dedé e Alex, a diretoria gostou por se tratar de atleta jovem e com salários dentro da nova política. Na minha opinião, bom jogador para compor elenco, pode vir a crescer tanto quanto o Leo.
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 24-01-15 11h53min
Ainda aguardo o acerto do Mena, para dizer que a lateral-esquerda não precisa de reforços. O lateral é aclamado na La U, titular absoluto de sua seleção, fez uma boa primeira temporada no Santos, mas assim como o time inteiro caiu demais em 2014. Acho que nos serviria bem.
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 24-01-15 12h01min
Quanto ao substituto do Everton Ribeiro, minha lista seria a seguinte: 1) Lucas Lima (renovou com o Santos) - Atleta de características mais parecidas com as do Ribeiro, canhotinho bom de bola. 2) Adrian Centurión (Racing) - Camisa 10 do atual campeão argentino, jogador de boa condução e passe. 3) Alan Ruíz (San Lorenzo) - Jóia do San Lorenzo, rapidamete caiu na graça dos gremistas, meia técnico e chutador, só não permaneceu na Arena porque faltou dinheiro ao Grêmio.
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 24-01-15 12h03min
Também acho o Gedoz atleta interessante pelo entrosamento já existente com o De Arrascaeta, mas não é meia, é atacante mais ponteiro. Não tem nada a ver com Ribeiro ou Goulart. Cardenás acho perda de tempo, jogador de 26 anos, nenhuma revelação, teve passagens apagadas em grandes colombianos até fazer um bom primeiro semestre no Atletico Nacional e depois voltar a reserva. O craque daquele time era o Cardona, vendido ao futebol mexicano.
 lano teixeira | Não definido | 24-01-15 17h04min
Joao, boa tarde. Apenas uma pergunta: voce acredita que o Marcelo Oliveira conseguira montar um time competitivo para esta temporada? Quanto a sua coluna, como sempre, irreparavel. Um grande abraco.
 João Duarte | Vit�ria | 24-01-15 20h56min
Caro Lano Teixeira,
Considerando que mais de 90% do time já está na Toca da Raposa II há um mês da estréia na Libertadores, acredito que Marcelo Oliveira tenha que usar os primeiros jogos do Campeonato Mineiro como extensão da pré-temporada e usar os jogadores para que o time ganhe conjunto.
Se vier o Centurión, com Mena e Pará garantidos, o elenco vai estar completo com a chegada apenas deste beque para a reserva, interferindo pouco no trabalho do time principal. TEMPO tem.
 PHDF | Brasília | 24-01-15 21h23min
- Marcelo já conseguiu sucesso com elenco pior que o atual celeste. No entanto ele está com muitos jogadores novos no clube e estrangeiros que podem necessitar de um tempo de adaptação.
- Torcemos que Arascaeta, Seymor, Riasco e cia repitam Montillo e joguem bem logo nas primeiras partidas.
- Quanto à zaga, estão superestimando os que estão no elenco. Um bom lateral esquerdo e um zagueiro são essenciais. Leandro Almeida é fraco e pior dos que estão lá. Falha mais do que o Manoel.
 PHDF | Brasília | 24-01-15 21h33min
- Não se ganha torneios do tipo Copa com defesas ou sistema defensivo inconsistente e o do Cruzeiro não está bom. Marcelo ainda não conseguiu neste tempo de Cruzeiro armar uma boa defesa. Imaginem agora com menos peças de disponíveis.
- Torço para que ele nos surpreenda e que esses jogadores atinjam o ápice da carreira em 2015. Caso contrário, vamos reclamar muito das falhas defensivas.
 zuloobas | varginha | 25-01-15 01h42min
Obrigado, João. Concordo contigo, volante n é carência. O zagueiro deve mesmo ser o Leandro Almeida, n adianta especular, e os LEs Mena e Pará. Provavelmente virá apenas mais um atleta, para o lugar de E. R. A maioria dos nomes falados me agrada. Acho q pelo vigor físico, o Gedoz tem capacidade p exercer uma função parecida com a do Goulart. Veremos quem será o último jogador do nosso elenco para 2015. Disse q n queria o Mena, mas agora q é nosso, q aqui seja seu auge e sua glória. Abraço.
 rodrigo - ninja | Não definido | 25-01-15 11h55min
Zuloobas, O meu maior medo em relação a perda do Alexandre Mattos era esse.. de se começar a contratar jogador de série B a pedido do técnico como fizemos na época do Wagner Mancine.. na verdade time ruim não ganha.. seja lá o técnico que for.. Leandro Almeida depois do cruzeiro ter ganhado mais de 100 milhões em vendas chega ser uma piada de mal gosto.. No meu ponto de vista os zagueiros deveriam ser Ou Henrique eis palmeiras ou Dórian eis Botafogo..
 rodrigo - ninja | Não definido | 25-01-15 12h00min
Em relação aos volantes.. no meu ponto de vista tirando henrique não temos nada ainda.. Willian Farias é um perna de pau.. Tinga deveria ser promovido a diretor técnico.. Seymour se fosse bom não teria ficado tanto tempo sem que ninguém se interessasse por ele.. E os meninos do juvenil na têm cancha pra jogar libertadores não.. colocá-los na fogueira só iria queimá-los..
 rodrigo - ninja | Não definido | 25-01-15 12h03min
ainda em relação aos volantes eu prefiro Charles em detrimento aos que aí estão.. joga muito mais.. deveria ser reintegrado.. em relação aos camisas 10 com a saída de everton ribeiro deveriam pensar em Diego eis santos.. grande jogador.. e volante minha sugestão é Hernane eis são paulo.. é isso.
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 25-01-15 21h07min
Sou plenamente a favor da vinda do Leandro Almeida, será perseguido por muitos por conta de sua ligação com o rival, assim como nosso treinador foi. O atleta quando jogou nos emplumados era jovem, de lá para cá cresceu muito tecnicamente, caiu no gosto dos torcedores do Coxa e foi até capitão do time curitibano. Para compor elenco seria muito bem-vindo. Além do mais formaria com Leo a dupla de zaga mais Cruzeirense dos últimos anos. rsrs
 zuloobas | varginha | 25-01-15 23h06min
Ninja, em comum temos o fato de não sermos apreciadores do futebol chileno. Charles, p mim, já deu. E Diego é sempre cogitado mas os valores sempre assustam. Tomara que a anunciada reposição seja, de fato, jogador de qualidade.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-01-15 15h35min
Olá João e amigos.Obrigado pela homenagem.
João quanta diferença entre o início dos 2 mandatos do Dr. Gilvan:
No 1o.: um time esfacelado e sem dinheiro, endividado, com um técnico super questionado (Celso Roth), que acabara de quase ser rebaixado e com um diretor de futebol que se mostrou muito incompetente.
Já no início do 2o: um time bicampeão nacional, com um técnico muito competente, sem diretor de futebol e nadando em dinheiro.
Sugiro essa pauta para uma coluna.Pode ser?
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-01-15 15h44min
Outro ponto que eu gostaria de abordar e que ainda não foi falado.
Entendo que o futebol de alto nível gera despesas enormes e que o Cruzeiro terá de repor quem foi vendido, inclusive salários direitos trabalhistas e etc.
No entanto o Cruzeiro me parece ter um departamento financeiro muito organizado.
Vemos exemplos absurdos, como o gaylo ter receitas retidas devido à dívidas. Vemos times como o Santos que há pouco vendeu Neymar por uma fábula e hoje não consegue sequer pagar FGTS.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-01-15 15h47min
Não seria a hora do Cruzeiro quitar uma parte das dívidas com a União, Fisco e etc?
Fazer acordos trabalhistas com as causas pendentes e sanear uma parte daos débitos.
Acho isso muito importante.
Outra coisa muito positiva: hoje entra um caminhão de dinheiro no clube e todo munda se preocupa com as contratações.Ninguém mais fala em possível enriquecimento de dirigentes ou desvios desses valores para uso pessoal.
 pyxis | BHZ | 26-01-15 15h47min
é... JD, você fez uma "indicação" e o Dr. Magno, fez uma observação pertinente, das muitas que eu faria, mas que digo sempre que não entro em detalhes por serem tantas que contraditam o seu corolário de indicações.
Aí você diz que Dr. Magono foi cruel? Por que? Eu diria pior, das características do jogador e da sua "justificação" ao Indicar. "Só" porque ele está à disposição do mercado??? Olha... cont
 pyxis | BHZ | 26-01-15 15h51min
...
quando vejo indicações porque "estão à disposição do mercado" sinto até calafrios com medo do VBarbosa ou BQueiróz pegarem o telefone atrás do empresário da respectiva indicação.
Mas como tem muito leitor e comentarista que vê tudo como "irrepreensível", eu fico na minha... ainda bem que o Dr. Magno me salvou nesta...

P.S. Outro dia um escreveu pra mim "vc contraria O João Duarte pois vc tem inveja que a gente comenta na coluna dele ..." eu fiquei rindo... mas tem sentido.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-01-15 15h51min
Por fim, o Marcelo precisa de tempo.
Não creio em um bom rendimento na Libertadores. Creio que devemos focar no 2o semestre.
Acho que será preciso uns 4, 5 meses pra esse time se ajustar.
Nada vem da noite pro dia.
A torcida é muito imediatista.
Prefiro dar tempo ao tempo, muitos que estão aí não vão vingar.
Outros vão chegar. É como tem se falado. É a reinvenção do Cruzeiro e isso demora.
Mas não é o fim do mundo. A comissão técnica já mostrou sua competência.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-01-15 16h50min
DR MAGNO, o senhor que tem acesso aos bastidores, inclusive relatou aqui neste site, em tempo real, a frustrada negociação do K30 com o futebol protuguês, poderia nos esclarecer sobre o DAGOBERTO???
Não faz sentido um jogador do nível e salário dele ser colocado pra treinar em separado.
Dr Gilvan/Marcelo parecem ter regras rígidas e não toleram a indisciplina. Seria esse o caso???
Tem mais uma ano de contrato, vai virar outro Farias???
Um abraço ao amigo RODRIGO FERRARI.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 26-01-15 17h24min
Grande Léo Gontijo , abraço meu amigo . Acho que a reformulação do elenco um dia iria acontecer , somente acho que temos que agir rápido como foi no caso do Arrascaeta , pois em menos de 2 dois ele já estava fechado ,o Centurión já tem o São Paulo na parada também , o Mena acho que virá já o Pará teve problema da ida do Souza para o Bahia , acho que deveria ir atrás do Gedoz.Acho que fechando o Mena ,Pará,Gedoz e um volante para ser titular , teremos um time forte para q.q campeonato !
 tacão furtado | Belo Horizonte | 26-01-15 20h08min
Engenharia negocial para contratar o Gedoz: incluir o Vinicius Araujo no negócio já que os dois atuam no futebol do mesmo pais.
 Ronito | Marilia | 26-01-15 21h29min
Otima saída! Pensando dessa forma, mandaria o Anselmo R, Donato e mais dois com passe definitivo. Assim nos livrariamos do retorno no inicio de temporada.
 zuloobas | varginha | 26-01-15 23h28min
JCD, o Brudge pediu 7 mi de euros pelo Gedoz. Podíamos fazer como os chineses e sauditas fizeram com agente: acertar com o jogador, oferecer um valor bem abaixo e depois subir um pouquinho a proposta. Se n der para levá-lo, QUE NÃO SEJA O JADSON, chega de jogador para ser recuperado: Damião, Seymor, Riascos e Mena. E ainda tem o JB p vencer a antipatia dos q desacreditam os caras antes da bola rolar. Melhor um da base, ou um reserva ao Jadson, vindo de duplo insucesso.
 zuloobas | varginha | 26-01-15 23h29min
a gente.
 mrr | Natal | 26-01-15 23h39min
Zuloobas isso daria certo se tudo estivesse engatilhado. Muitos não perceberam mas foi um efeito dominó. Atrasos de salários; reivindicações do Mattos;Saida do Mattos;Distanciamento entre jogadores e diretoria;Assédio externo;Presidente com a síndrome do pequeno príncipe alheio a situação ==== Saída de jogadores;Desculpas esfarrapadas que não dá para segurar etc... Se saísse um ou outro ficaria calado, mas 6 ???
 zuloobas | varginha | 26-01-15 23h39min
JCD, quer gastar um dinheiro bem gasto? Compra o Samir do Flamengo. Já q o Leandro Almeida pediu alto, Samir é jogador para o presente, futuro e dar retorno financeiro. Éverton (FLA) é boa opção para o caso de o Cruzeiro não conseguir o Gedoz.
 mrr | Natal | 26-01-15 23h42min
Por falta de comunicação, e falta de ambição, a diretoria falhou ao menos em segurar 3 dos 6 que considero principais que saíram. O Mattos trabalhou em janeiro de 2014 para manter as peças naquela campeãs e destaques no nacional de 2013, se não fosse por ele, já teríamos perdido ao menos o Everton Ribeiro... Então coloquem a culpa todo sobre os empresários, assumam sua incompetência na gestão do futebol. Perder 1,2 ou até 3(fazendo bico) vai lá, mas 6???
 mrr | Natal | 26-01-15 23h46min
Sonho com o dia que um determinador de diretor de um determinado departamento do Cruzeiro, suma do clube, com seus conselhos medíocres. Sem contar é claro um outro fulaninho, peso morto, que ganha absurdos... E Dr. Gilvan, aliás doutor é o kct!!! Por acaso tem doutorado? Por mais que tivesse, não estou no âmbito acadêmico, portanto não sou obrigado a trata-lo desta forma. Então voltando, presidente Gilvan ainda está em tempo de consertar ou ao menos minimizar esta khda que fez.
 zuloobas | varginha | 26-01-15 23h48min
Mrr, vc tá parecendo aquelas antigas vítimas da cheia. Para de chorar o leite derramado e ajuda aí a gente a raciocinar um time competitivo. Eu acredito no Dr. Gilvan, você não?
 mrr | Natal | 26-01-15 23h50min
No momento, Zoolobas, só acredito no MO, e ainda com certas ressalvas rs... O MO sei que é capaz!
 João Duarte | Vit�ria | 27-01-15 03h49min
Evandro,
Futebol é gosto. Eu não gosto de beque lento, mas, listei vários destes como opções de mercado. Estar no mercado e ser uma oção é muito diferente de ser uma indicação. Se você me perguntar entre os listados quem eu investiria, eu te diria que em Samir do Flamengo, mesmo que custasse uns 2 M€ por 50% dos direitos econòmicos e portanto mais que o dobro do garoto de 18 anos do Furacão, que o Dr. Magno indicou. A ter que investir no Nathan eu aposto no Bruno Viana, que é da base e nosso
 João Duarte | Vit�ria | 27-01-15 03h55min
Você diz que fica rindo das minhas indicações, faça as suas... Ai vi que sua ideia era buscar o Thiago Carvalho no BOA e é a opção mais em conta mesmo. Ora, Evandro, uma lista serve para mostrar quem as pessoas estão cogitando nos vários espaços diferentes. Apareceram agora os nomes de Montes (Leon do MEX) que é ótimo jogador, mas, vem de 2 fraturas quase seguidas. Falo dele, mas, pondero. Sobre oo Antonio Carlos disse que é um zagueiro com bom temoo de bola ofensivo, mas, falho atras. Tá errado
 João Duarte | Vit�ria | 27-01-15 03h59min
Entendo que o Cruzeiro está buscando um jogador para composição de elenco, que não custe muito caro. Citei o Felipe Santana e o Marquinhos porque tem o perfil de zagueiro alto que o treinador demonstrou gostar. E porque são jogadores que o Cruzeiro poderia trazer. Espero que ambos (Evandro e Dr. Magno) tenham entendido a ideia da lista.
 João Duarte | Vit�ria | 27-01-15 04h04min
Quanto aos seus calafrios... Agora quem ri sou eu. E quem ri por último ri melhor.
 João Duarte | Vit�ria | 27-01-15 04h04min
Quanto aos seus calafrios... Agora quem ri sou eu. E quem ri por último ri melhor.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 27-01-15 13h40min
Tem gente que gosta de falar pros cotovelos !! Falar que perdemos 6 jogadores é ridículo ! Nós perdemos o R.G já temos o Arrascaeta que faz a função dele , perdemos o Egydio já temos o Mena que não fica devendo em nada ,perdemos o M.M temos já temos o Damião que fica de igual para melhor ,temos que repor agora o E.R e o L.S. , se considerar a perda do Dagol temos o Joel e o Riasco que ninguém tá pondo fé e acho que vai da certo. E por azar tivemos a contusão do Dedé para repor ...
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 27-01-15 13h46min
e contin.... para os que ainda não entenderam a venda o Nilton , eu não considero perda, pois já vinha mal e com a subida do Eurico e Bruno Ramirez estamos muito bem servidos , não gostei do volante chileno , mais ainda temos que ver melhor para julga-lo . Resumindo perda de jogador até agora para mim somente o L.S. e o E.R., o L.S. será fácil a reposição , já o E.R. se não for ousado e se não enviar a mão no bolso será complicado a reposição !A a tempo: O Samudio será reposto com o Pará
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 27-01-15 13h51min
Outra coisa que estou gostando é a impressa sem vergonha de Minas e a desinformada daqui de São Paulo tirem o favoritismo do Cruzeiro !!! Vamos de vagar comendo pelas beiradas !!! Quando acordarem estaremos com nosso time formadinho e forte novamente !!!
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 27-01-15 14h48min
É João Duarte.... um dia acaba... Fico triste e já com muitas saudades... mas, não posso deixar de acreditar que novo timaço faremos em 2015 para novas conquistas. Nosso papel é ... apoiar e torcer muito. Vai dar certo!
 BrunoBarros | Brasília | 27-01-15 15h24min
João, acredito que se o Cruzeiro contratar mais um meia-atacante de boa qualidade e um segundo volante pra ser titular, e é claro, a vinda de pelo menos mais um zagueiro, nosso elenco estaria tão forte quanto ano passado. De Arrazcaeta tem plenas condições de render até mais do que os que saíram. Se chegar mais um pra dialgoar com ele, Gedoz é uma ótima pedida, e também esse segundo volante pra jogar, a liga pode acontecer mais rápido do que no começo de 2013.
 BrunoBarros | Brasília | 27-01-15 15h28min
E lembrar que temos jogadores oriundos da base que esse ano estarão mais encorpados. Jogando mais solto. Eurico e Judivan, principalmente. Mas são jogadores que vejo como titularidade mais para o ano que vem. Pra 2015 acho cedo pensar neles como solução. Corre-se o risco inclusive de queimá-los.
 zuloobas | varginha | 27-01-15 19h50min
Um execlente nome, que não vi NINGUÉM citar, destaque da LA 2014, finalista do prêmio de melhor jogador da Argentina: PIATTI. Esse aí é feijão sem bicho. Por isso não foi oferecido. Vale a pena DEMAIS tentar buscá-lo.
 zuloobas | varginha | 27-01-15 19h52min
Samir, Piatti e Paulinho são 3 nomes para o pessoal esquecer as saídas de nossos principais jogadores.
 FelipeRCardoso | Barueri | 27-01-15 21h29min
Concordo que são bons nomes. Mas vamos aos Valores. Samir é titular do Profexor e tem valor de mercado de € 2 M. Vai ser o nosso zagueiro reserva (quarto na ordem). Prefiro trazer o Thiago Carvalho. Necessitamos investir em um volante e um armador para serem titulares.
 FelipeRCardoso | Barueri | 27-01-15 21h38min
Paulinho voltou a ter destaque no time Inglês. Não vai vir por empréstimo. E se vier atualmente tem um salário de R$ 1.015.000,00 mês. Como vamos bancar? Precisamos investir $ e espaço em jovens valores com potencial técnico e depois financeiro. Danilo (Braga), José Welison (Vitória BA) e Alison (Santos) viriam para serem titulares e nos daria uma saída de bola espetacular (especialmente os dois primeiros).
 BrunoBarros | Brasília | 27-01-15 21h40min
Também acho que uma volta do Thiago Carvalho nesse momento seria uma boa. E concordo que tem que trazer dois jogadores pontuais, um segundo volante e um meia atacante. Acho o nome do Jucilei pro primeiro caso o ideal. E no segundo caso, Gedoz ou Lucas Lima. Ou mesmo o Maicon, ex-Fluminense, que está no Lokomotiv Moscou. Jucilei tem 26 anos, ainda pode ser negociado daqui uns 2 anos. Maicon, 24, Lucas Lima 24, e Gedoz 21, ou seja todos com plenas condições de darem retorno financeiro também.
 FelipeRCardoso | Barueri | 27-01-15 21h54min
Piatti foi levado após a LA 14 para ser o principal astro do Montreal Impact. Fará 30 anos agora e possui um salário de US$ 387.500,00 ou R$ 1.007.500,00 mês. Não vai vir. Vale a pena investir em metade do passe que seja no Alan Ruiz (US$ 2,5 M). Ou em Yerson Candelo do Deportivo Cali (Seleção de Base Colombiana e líder em assistência no Camp daquele país) por US$ 4 M. Focando retorno técnico o Mancuello (25 anos Indep ARG) por US$ 4,6. Ou o empréstimo do Gaston Ramirez sem espaço no Hull City.
 zuloobas | varginha | 27-01-15 22h50min
Felipe, Tiago Carvalho já sugeri há um tempo mas não vi até agora nenhum sinal de que ele vai ser utilizado. Samir tem bola para ser titular do Cruzeiro. Quanto a Piatti, sinceramente, n sabia q estava na Am. Norte, mas talvez queira voltar. E o Paulinho, se está em alta, realmente, é carta fora do baralho.
 PHDF | Brasília | 28-01-15 00h54min
Já voltaram com o Gilson. Estão pedindo o retorno do Thiago Carvalho. Só falta falarem de Fabricio, Paraná, Roger, etc
 pyxis | BHZ | 28-01-15 00h56min
JD, não ganho para ficar indicando jogador e ajudando a mídia a ESPECULAR, o que só faz salivar a boca de teleguiado e promove a festa de empresários, agentes e bandidos que ganham a cada transação, se é que você me entende. QUando falo de soluções que aproveitem T.Carvalho, A.Ramon é porque sei do que estas pessoas são capazes. QUEREM SABER de dinheiro no bolso deles e estão cagando e andando para o Cruzeiro e para a torcida... veja o caso do cara o México... MAIS BICHADO que o Walisson...
 pyxis | BHZ | 28-01-15 00h57min
...
assim sendo, fico aqui matutando sobre o que você tá "rindo por último"...
Estou mais interessado numa ligação sua para conversarmos aqui em BHZ.
 PHDF | Brasília | 28-01-15 08h59min
- Gostei da parte da entrevista em que o Gilvan afirma que vai contratar um meia e um zagueiro, embora vá esperar o mercado se acalmar, ou seja, sem data para aproveitar uma oportunidade.
- Também foi direto sobre Dagoberto: problema entre técnico e jogador. Basta vontade.
- Bacana esta colocação sobre a falta de interesse (lucro) em aproveitar jogadores celeste emprestados. Se for para ter Leandro Almeida, Thiago Carvalho cumpriria bem o papel de ser um reserva. Anselmo Ramon, também.
 rodrigo - ninja | Não definido | 28-01-15 15h10min
Jorge Luna.. nunca o vi jogar um jogo completo mas, pelo que vi no youtube parece que o malandro entende do riscado.. https://www.youtube.com/watch?v=6PNVm4j3baw o que vc´s acham galera?
 rodrigo - ninja | Não definido | 28-01-15 15h24min
Uma coisa é certa se vier mesmo o Jorge luna o contra ataque nosso será rápido como um relâmpago.. Assim vejamos, Fábio, mayke (livre), Manoel e Bruno Rodrigo, Mena (fechando como 3ºzagueiro) Henrique, (o volante que virá), Arrascaeta, Jorge Luna, Alisson e Leandro Damião.. é amigo, nada mal se esse time der liga é time para ser campeão da libertadores certamente.
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 28-01-15 17h03min
Jorges Luna, famosa contratação por DVD. Passagens pífias pelo futebol argentino, 28 anos, destaque do modesto Santiago Wanderers, que não despertou nem interesse dos grandes chilenos. Só pode ser piada!
 FelipeRCardoso | Barueri | 28-01-15 21h12min
Zuloobas; Vc ta em Varginha e acompanhou a temporada espetacular do Thiago Carvalho. Ao contrário do afastado Rafael Donato é veloz. Técnico, líder (capitão do BOA) e bom de grupo. Pq inventar e perder tempo e $ com esse assunto. Volante e Armador são necessidades absolutas aos quais não temos opções emprestado ou afastado.
 zuloobas | varginha | 28-01-15 21h31min
To te falando, logo q o Dedé foi operado, na 1ª notícia q saiu q o Cruzeiro iria repor zagueiro, indaguei o pq da não utilização do T. Carvalho q, n há 1 e sim há 2 anos q vem se destacando. Já se passaram muitos dias, se fosse p incorporá-lo já o teriam feito. O Presidente disse q vai trazer mais 3 jogadores. N adianta eu dizer q n quero mais ngn. Eles vão trazer. Já disse q n queria jogador A, B e eles estão aí e só me resta acreditar nele. Já q vão vir mais 3, q sejam de nível. Samir o é.
 LAMBERTUCCI | Vitoria | 30-01-15 23h31min
COMPREI A NOVA CAMISA DO CRUZEIRO PELO SITE NETSHOES. MAS A CAMISA NÃO GOSTEI.É DE PESSIMA QUALIDADE TRANSPIRA MUITO. PARECE COM AS CAMISAS QUE TEM NO SHOOPING OI - OIAPOQUE. É MARCA PENALTY MAS TUDO É FEITO NA CHINA, E ESSA É HORRIVEL. O AZUL DA CAMISA FOGE DAS TRADICOES DO CLUBE. É UM AZUL MUITO FORTE. PARECE QUE O DEPARTAMENTO DE MARKETING DO CRUZEIRO NÃO TEM CRITERIO PARA DEFINIR O UNIFORME DO CLUBE. PESSIMO SERVIÇO.
 webber | Belo Horizonte | 01-02-15 15h36min
Libertadores! Se queremos o título deveremos ter paciência e compreensão com o time, pois se o MO adotar um esquema copeiro, com 4-4 ou 4-3 formando o sistema defensivo, os gols serão minguados, mas o sistema defensivo será mais sólido. Na fase de grupos pode-se arriscar um ataque mais agudo e envolvente, mas nos mata-matas tem que ter mais juízo. Ou então ter um super elenco com jogadores talentosos, fortes e rápidos para recompor a defesa.
 webber | Belo Horizonte | 01-02-15 15h39min
E mesmo assim a defesa tem que ser rápida e ágil, ou formar o paredão do 4-4 ou 4-3, pois enfrentar adversários ariscos e talentosos como o Atl-MG será mamão com açúcar para eles. Então tudo recairá sobre o nosso ataque, que deverá estar com as pernas afiadas. Caso contrário vai ser só 0X0. Quando muito, um gol aqui ou outro ali em bola parada. Ou um chute despretensioso de fora da área.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster