Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

02/12/2014 | Joao Duarte
Revendo 2014 e Planejando 2015

"o nosso grupo é realmente muito bom, mas, existem pontos a melhorar. Vamos discutí-los ?"

Mundo Azul,

O balanço de 2014 e as perspectivas para 2015 - Como normalmente tenho feito é chegada a hora de fazer uma avaliação do nosso elenco, como foi a performance dos jogadores, possíveis perdas que poderemos ter no elenco, as dispensas e como pode ser feita a reposição.
De uma maneira geral o nosso grupo é realmente muito bom, mas, existem pontos a melhorar. Vamos discutí-los ?
Legenda :
***** - Performance Classe A : nota >= 8.5
**** - Performance Classe B : nota de 7.0 ~ 8.4
*** - Performance Classe C : nota 5.5 ~ 6.9
** - Performance Classe D : nota de 4.0 ~ 5.4
* - Performance Classe E : nota < 4.0
↑↑↑ : Jogador subindo da base com poucas chances no time principal.

☻ A avaliação da performance do treinador e dos nossos jogadores em 2014 :
Treinador :
Marcelo Oliveira (****) : Ganhar 2 Campeonatos Brasileiros em 2 anos, manter uma média de aproveitamento superior a 70%, não é para qualquer um. Este ano ganhou o Mineiro. Chegou às finais da Copa do Brasil em 2014. E foi o último brasileiro a cair na LA2014, embora sem grandes atuações, exceção feita aos 5 x 1 na La U de Chile. Foi uma temporada muito boa (eu lhe dei uma nota OITO).
Marcelo Oliveira merece continuar no comando e lhe faria a proposta de contrato por mais 2 anos, reconhecendo o seu valor. Claro que ainda pode e precisa melhorar. Somos o time mais estudado do Brasil, o time literalmente a ser batido. E terá como maior desafio criar novas situações táticas, principalmente se o Cruzeiro negociar jogadores-chave do sistema tático atual.

Goleiros (4) :
1 - Fábio (****) : ultrapassou a marca de 600 jogos com a camisa do clube jogando bem e continuando a ser decisivo em alguns jogos notadamente a partir de novembro. Teve fase de instabilidade após ter sido novamente preterido por Dunga nas convocações da Seleção Brasileira de Setembro e Outubro, pois, tem sido merecedor de convocações mantendo-se em bom nível. No Cruzeiro praticamente não deu brechas aos meninos e gosta de jogar todas. A recomendação de dar a faixa de capitão e dar a alguém do meio-campo nada tem a ver com a sua liderança, mas, para evitar que continuemos a ser prejudicados, porque nossos atletas não podem reagir como a situação requer e normalmente o goleiro está longe da ação. E especialmente na Libertadores os árbitros são caseiros.
12 – Rafael Monteiro (**) : atuou em 2 amistosos nos EUA em 2014 e teve contusões na temporada que prejudicaram o seu trabalho. Deveria ser emprestado para poder atuar com mais regularidade e mostrar o seu futebol que é excepcional.
32 – Élisson (***) : atuou em 2 partidas do Campeonato Mineiro, 1 amistoso nos EUA e contra a Chapecoense e se houve muito bem. É um goleiro muito ágil e que se destaca nas defesas de pênaltis na Toca II.
24 – Allan (↑↑↑) : É o nosso 4º goleiro e atuou no sub20 em 2014 com bom desempenho. Um goleiro muito alto (1.95 m), rápido e de saídas corajosas do gol. Tem muito potencial.
◘ Comentários / Sugestões : Emprestar o Rafael Monteiro para que possa jogar e subir o Georgemy da base.
Contratação para a posição: não é prioritária neste momento.
♦ Opções para contratação : Tiago Volpi (Figueirense) e Renan (Goiás).

Laterais (5):
22 – Mayke (****) : Ganhou a titularidade durante o ano em virtude de seu bom futebol. Consegue fazer o vai & vem com competência. Entretanto, precisa melhorar nas coberturas especialmente nas bolas cruzadas do lado contrário, onde tem que fechar como 3º zagueiro, mas, sem perder de vista os adversários que se posicionam às suas costas. Foi muito bem e teve várias participações ofensivas importantes no gols feitos com jogadas do lado direito do ataque.
2 – Ceará (***) : Fez uma temporada regular. É jogador de grupo, agregador, humilde, bom conselheiro e que sabe exercer sua liderança positiva no elenco. Defensivamente sempre vai muito bem. Ofensivamente, parece que tem alguma limitação física que lhe impede de soltar a perna como fazia no passado. Ao longo de sua carreira sempre bateu bem na bola, valência que usou muito pouco ao longo desta temporada. Jogou no sacrifício várias partidas em minha opinião.
6 – Egídio (***) : Outro que também foi regular em 2014. Continua sendo a melhor saída da defesa para o ataque com bola no chão, porém, este ano errou passes em demasia. Mas, ainda assim mereceu continuar como titular. Precisa voltar a ter mais acuidade nos cruzamentos e fazer mais assistências efetivas, que fizeram falta ao time nesta temporada.
21 – Samúdio (**): Chegou ao clube com a moral de titular da seleção do Paraguai e de cara mostrou qualidade, chegada na frente, velocidade e fez alguns gols importantes (contra La U no Chile contra o Cerro Porteño no Mineirão). Depois teve contusão grave e ficou vários jogos no estaleiro e não voltou bem ao time, tendo atuações muito fracas inclusive na marcação, seu forte.
20 - Breno Lopes (**) : Fez a sua estréia contra o Figueirense, sem destaque.
◘ Comentários / Sugestões : Samúdio tem direitos fixados em R$ 7.5 milhões e não deverá ser adquirido. Breno Lopes tem que ser examinado com mais propriedade, afinal, não teve chances reais. Há a possibilidade de negociação de Mayke, valorizado no mercado. Ceará deverá continuar até o fim de 2015.
Contratação para a posição:Creio que para a disputa da Libertadores vamos precisar de um jogador para a LE e se Mayke sair, outro jogador terá que ser contratado para a LD.
♦ Opções para Contratação : LD = Fabiano (Chapecoense), Edílson (ex-Botafogo) e Mádson (ABC). LE = Elias Gomez (Rosario Central) ou Carlinhos (saindo do Fluminense) que já passou sem brilho pelo clube há algum tempo. Outros mais complicados são : Alex Telles (Galatasaray) ou Fabrício (Inter).

Zagueiros (5) :
3 – Léo (****) : Fez uma temporada muito boa este ano, merecendo elogios até mesmo de seus críticos mais vorazes, chegando a ser o destaque do time em alguns jogos. Atuando com frequência mostrou o ótimo tempo de bola, embora tenha falhado algumas poucas vezes ao marcar mais a bola do que o jogador, que é um ponto que precisa evoluir.
4 – Bruno Rodrigo (***) : vinha sendo o nosso melhor jogador de defesa disparado até que se contundiu no começo de junho. Operou e voltou aos campos já no final de outubro, com atuações regulares, claramente prejudicado pela falta de ritmo de jogo, mas, mesmo assim não desafinou.
26 – Dedé (****) : Fez uma temporada de vários altos e uns poucos baixos em 2014, mas, relevantes. Tem se cobrado em demasia por suas falhas e isto o tem prejudicado, pois, parece ter que provar a cada jogo o seu valor. É um ótimo zagueiro, excepcional no jogo aéreo que cometeu algumas falhas importantes no ano, mas, que merece a titularidade. Outro destaque é que ele tenta sempre sair jogando, não rifa as bolas e isto acaba sendo fundamental para dar volume de jogo ao time. É um líder agregador no elenco e já se identificou com o clube.
33 – Manoel (***) : Fez vários jogos ao longo do ano sempre com boas atuações. Veio como contratação importante pois havia riscos do clube perder mais jogadores da posição no hiato da Copa do Mundo, coisa que felizmente não se concretizou. É jogador que entra no time e não dá grandes sustos. Não gosto da dupla formada de Manoel e Dedé.
30 – Alex (↑↑↑) : Garoto que subiu da base e jogou apenas nos amistosos nos EUA. É um zagueiro rápido e que tem bom desempenho no jogo aéreo.
◘ Comentários / Sugestões : Há possibilidade de transferência para Dedé e Léo. Caso pelo menos uma destas se confirme, abre a janela para a vinda de outro zagueiro.
Contratação para a posição: não é prioritária neste momento.
♦ Opção para contratação : Ramiro Funes Mori (River Plate), Marquinhos (Figueirense) e Cardoso (Cerro Porteño).

Volantes (6):
8 – Henrique (*****) : foi um dos jogadores mais importantes do elenco no ano. Com ótimo desempenho nos desarmes, na composição defensiva, além de fazer os passes com ótimo índice de acerto. Liderou o time, chamando a atenção dos jogadores e sendo o verdadeiro capitão dentro de campo. Fez uma temporada muito boa. Foi tão bem que conseguiu deixar Nilton no banco.
19 – Nílton (***) : Teve sua temporada prejudicada pela contusão e artroscopia que passou no fim do ano passado. Não fez uma pré-temporada regular e perdeu seu lugar para Henrique que vinha atuando muito bem, basicamente em função da falta de ritmo de jogo. No final do ano voltou a atuar mais e criou um ótimo problema para o treinador.
16 – Lucas Silva (*****) : Mais uma ótima temporada do garoto. Agora, mais no final do ano, após a divulgação do interesse do Real Madri, Arsenal, Juventus e outros grandes times da Europa pelo seu futebol pareceu ter ficado extasiado com o processo e seu futebol caiu um pouco. Mas, trata-se de um ótimo jogador de contenção, grande visão de jogo e que foi muito bem.
7 – Tinga (***) : Vinha de novo fazendo uma temporada regular, entrando bem nos jogos, quando sofreu grave contusão. Só volta em 2015 e terá seu contrato encerrado em abril. Jogador importante para o grupo, líder agregador e que mesmo contundido participou ativamente da conquista do BR2014, contribuindo na união do grupo.
31 – Eurico (↑↑↑) : Foi a 1ª temporada do garoto, serviu para a sua aclimatação ao ambiente da Toca II. Aposto que tendo mais oportunidades em 2016 seu ótimo futebol vai aparecer.
15 – William Farias (***) : Veio como recomendação do Marcelo Oliveira para recompor o elenco no setor. Jogador raçudo, vibrante, de marcação forte que começou a mostrar o seu verdadeiro futebol nas últimas partidas da temporada. Foi certamente impactado pela doença do seu filho que ficou longo tempo em situação de emergência e nem assim quis faltar a qualquer dos treinamentos do clube, mesmo tendo sido dispensado das atividades. Um grande caráter.
36 - Bruno Edgar (↑↑↑) : fez sua primeira aparição no profissional contra a Chapecoense. Jogador que tem muito potencial e será incorporado para 2015.
◘ Comentários / Sugestões : As chances da saída de Lucas Silva na janela de inverno da Europa aumentaram, especialmente porque 2 volantes do Real Madri tiveram contusões relevantes. Mas, na base temos não apenas Eurico já integrado, como também Bruno Edgar que poderão suprir qualquer ausência. Rodrigo Souza que foi muito bem no Criciúma poderá ser reintegrado.
Tinga deverá jogar apenas até abril e depois deveria ser convidado a fazer parte da Comissão Técnica Fixa do Cruzeiro (como Milton Cruz é no São Paulo, por exemplo).
Contratação para a posição: não é prioritária neste momento. Mesmo com a saída de Lucas Silva.
♦ Opção para contratação : Deivid (Atlético-PR), Alan Ruiz (Grêmio) e Thiago Mendes (Goiás).

☻ Meias-Atacantes (7) :
17 – Éverton Ribeiro (*****) : jogador mais importante do Cruzeiro e que continua a ser o líder de assistências do time. Este ano brilhou menos que no ano passado, chegando a sentir o excesso de jogos. Foi convocado por Dunga para a Seleção Brasileira e não decepcionou. Como tem que ser apareceu nos momentos decisivos ajudando o clube a ganhar jogos importantes.
28 – Ricardo Goulart (*****) : Fez uma temporada melhor que a anterior e também atuou bem em vários jogos importantes contribuindo com gols decisivos. Também foi convocado por Dunga, mas, não teve oportunidades de atuar. Também sofreu contusão muscular que atrapalhou a sua performance e o tirou de vários jogos em Outubro. É um jogador que marca, recompõe o meio e que chega no ataque para definir e que depende bastante do seu condicionamento físico. Mas, foi o melhor jogador em termos de rendimento no Cruzeiro em 2015.
29 – Álisson (****) : Jogador que começou a conquistar a titularidade este ano. Mas, que sofreu com as contusões musculares no 2º semestre inteiro, exatamente quando iria ser efetivado no time. Inteligente, rápido, insinuante (parte para cima da defesa) e decisivo. É uma das apostas para 2015 para ser parte do ONZE de Marcelo Oliveira atuando pelos lados de campo.
25 – William (***) : A temporada foi regular, pois, após a sua aquisição pelo clube (o Cruzeiro pagou ~ R$ 10 milhões pelos seus direitos junto ao Metalist da Ucrânia) passou vários jogos sem nem de longe repetir as boas atuações que teve no clube. No final do ano voltou a praticar o seu futebol de costume sendo decisivo na classificação à final da Copa do Brasil nos jogos contra o Santos.
10 – Júlio Baptista (***) : Outro que não fez uma boa temporada no clube, embora continue a ser um profissional exemplar, dedicado e bom de grupo. Não conseguiu brilhar nas oportunidades que teve quando Marcelo Oliveira buscou girar o elenco, para tentar descansar alguns jogadores. O contrato dele acaba no meio do ano e dificilmente irá renovar, a não ser que aceite redução drástica de salário.
23 – Marlone (**) : Jogador de muito potencial, porém, que carece de uma sequência para mostrar seu futebol e fazer valer as suas qualidades. Merece ser avaliado mais profundamente no Campeonato Mineiro.
34 – Marquinhos (****): Chegou ao clube desacreditado no meio da temporada e teve papel muito importante na conquista do título do Brasileiro, tendo atuado bem, marcando gols importantes e tendo mostrado uma condição física que o permitiu cumprir taticamente o que lhe era solicitado. Ganhou muitos pontos junto à torcida cruzeirense.
◘ Comentários / Sugestões : Há possibilidades de saída de Júlio Baptista, cujo contrato se encerra no meio do ano. Além disto, com as convocações para a Seleção Brasileira e as boas atuações nos últimos 2 anos, o futebol de Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro entrou no radar dos grandes clubes da Europa e do leste Europeu, podendo ser perdas para o elenco nesta janela de inverno, especialmente se as propostas superarem os R$ 50 milhões. Apenas lembrando que o Cruzeiro tem 50% dos direitos do Ricardo Goulart e detém 60% dos direitos econômicos de Éverton Ribeiro.
Contratação para a posição: É bem provável que tenham que ser feitas contratações de reposição, mas, de alto nível para repor saídas possíveis.
♦ Opções para Contratação : Cardona e Sherman Cárdenas (Atlético Nacional de Medellin – COL). Opções muito difíceis : Felipe Gedoz (atualmente no Brugge – Bélgica) ou De Arrascaeta (Galatasaray) que jogaram a LA2014 pelo Defensor. Admiro demais : Alex (Inter), 32 anos, para ser o jogador experiente no meio.

☻ Atacantes (5) :
18 – Marcelo Moreno (***) : Voltou bem ao Cruzeiro e foi muito importante na conquista do Brasileiro onde com 14 gols é um dos concorrentes à artilharia do certame. Tem grande identificação com a torcida do Cruzeiro e foi com a camisa azul estrelada que teve seu melhor desempenho. Seus direitos estão avaliados em R$ 15 milhões e parte de seus salários era bancada pelo Grêmio. As negociações com vistas à temporada de 2015 se iniciam ao final da temporada.
9 – Borges (**) : Teve mais uma temporada extremamente prejudicada pelas contusões. Participou de apenas 13 partidas numa temporada que o clube fará 76 jogos. É muito bom tecnicamente, pena que não conseguiu ter sequência. Dificilmente vai permanecer para 2015.
11 – Dagoberto (***) : O jogador é ídolo da torcida, mas, sofreu o ano inteiro com uma contusão no púbis. Com isto foi mais usado por Marcelo nos jogos em casa ou nas situações que o time precisava reverter o marcador, quase nunca jogando os 90’ porque já não tem condição física para fazer o vai & vem, ajudando na marcação ao lateral adversário. Com sua categoria decidiu jogos como contra o Grêmio (1 x 0), Palmeiras (1 x 1). Mas, segundo consta, deseja se transferir para o futebol americano (tem o desejo de educar os seus filhos nos EUA). Ainda tem contrato até o fim de 2015.
35 – Neílton (**) : Veio para o clube numa composição com empresários no intervalo da Copa do Mundo. E neste 2º semestre atuou poucas vezes, sem ainda deslanchar. É um jogador de muito potencial, que seguramente será mais testado na próxima temporada.
14 – Judivan (↑↑↑) : Incorporado no 2º semestre devido à contusão de Borges, não teve oportunidades de mostrar o seu futebol de rapidez e boa capacidade de definição, mas, fez uma grande estréia contra a Chapecoense. E já ganha a chancela para incorporação ao elenco.
13 - Hugo Ragelli (↑↑↑) : Fez a sua estréia contra a Chapecoense, mostrou oportunismo. Fez grande temporada nos Jrs. se destacando como artilheiro. Merece ser incorporado ao elenco principal.
◘ Comentários / Sugestões : É muito provável a saída de Borges ao final deste ano, pois a sua condição física depõe contra o bom jogador que é. Marcelo Moreno vai negociar a sua permanência e tem 2 problemas : salários elevados (até Dezembro o Grêmio pagava parte dos salários) e a cessão dos direitos econômicos que deverá girar em torno de R$ 15 milhões.
Contratação para a posição: Passa a ser uma posição onde os reforços são prioritários. Para começar o ano faria a promoção do Hugo Ragelli e promoveria a volta de Anselmo Ramon. E traria uma contratação de expressão para vestir a camisa 9.
♦ Opções para contratação : Fred (Fluminense) ou Barcos (Grêmio) são opções porque seus clubes não irão disputar a Libertadores. Marcelo (Atlético-PR) ou Érik (Goiás), seriam boas apostas. O nome que tem sido falado nos últimos dias é o de Lucas Pratto (Velez), 26 anos. Kléber Gladiador ou Emerson Sheik são boatos, em minha opinião, embora eu admita que o Cruzeiro precisa de jogadores um pouco fora do comportamento padrão, para certos jogos.

Conclusão : Para 2015 teremos as disputas do Campeonato Mineiro em paralelo com a fase de grupos da Libertadores e deveremos priorizar a Libertadores. Claro que se o grupo for muito mexido, será mais que natural usar alguns jogos da fase de classificação do Mineiro para entrosar o time, mas, a tendência não é esta. As finais do Mineiro serão em 26/04 e 03/05, portanto antes de se iniciar o Campeonato Brasileiro. Nestes jogos deve ser usado o time principal.
O elenco terá que ser girado e pelo menos nas 4 primeiras rodadas do Brasileiro será inevitável se escalar um time mesclado, preservando os nossos jogadores, para as fases de OITAVAS e QUARTAS da Libertadores, que esperamos passar. Como as SEMIFINAIS e FINAIS da Libertadores se realizaram em Julho / Agosto, não teremos este ano a inter-temporada e isto vai facilitar o processo de manter os jogadores em ritmo de competição.
Creio que os próximos dias deverão dar a verdadeira dimensão do tamanho da mudança a ser empreendida no elenco.

As homenagens desta coluna vão para os 12 primeiros comentaristas da coluna anterior : Estrelado Campeão (POLE), Aloísio Mendes, MRR, Derson, Hélio Azul Celeste, SamuelBr, Marco (Curitiba), Carlos Almeida, Sícilia, APAS-bsb, PHDF e de trienador o grande e sumido Ronito.
E de Conceição do Mato Dentro-MG : Milton Kabutê, Beth Freitas, Marcelo Brasileiro, Mauro Lúcio Carneiro Motta, Renato Lúcio de Lima Guimarães, Claudino Honório Mascarenhas, Déborah Rajão, Cristiano Simões, Romeu Madureira, Anderson Silva e Silva e Flávio Martini Ribeiro.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 João Duarte | Vit�ria | 02-12-14 01h19min
◘ Saiu a Seleção do BR2014 : Goleiro: Jefferson (Botafogo) Lateral-direito: Marcos Rocha (Atlético) Zagueiros: Dedé (Cruzeiro) e Gil (Corinthians) Lateral-esquerdo: Egídio (Cruzeiro) Volantes: Lucas Silva (Cruzeiro) e Souza (São Paulo) Meias: Éverton Ribeiro (Cruzeiro) e Ricardo Goulart (Cruzeiro) Atacantes: Diego Tardelli (Atlético) e Guerrero (Corinthians) Técnico: Marcelo Oliveira (Cruzeiro) Engraçado o placar : Cruzeiro 6 x 2 Cocotas
 Dr.Magno | BH | 02-12-14 01h42min
João Duarte
Goleiros: Buscaria Jefferson(Botafogo) ou Cavalieri(Fluminense) e em ultimo caso Tiago Volpi (Figueirense)
Lateral: Edílson(Botafogo) e Carlinhos (Fluminense)
Meias: Everton (Flamengo)
Atacantes: Jonas(Benfica) ou Barcos (Grêmio). Guerreiro ou Fred são sonhos no momento impossíveis
Dispensas
Tinga, Borges, Willian Faria, Marcelo Moreno, Samudio
Moeda de troca
Julio Baptista, Dagoberto
 seixas | Belo Horizonte | 02-12-14 08h49min
Salve, salve mestre João!!! Onde anda o meia Tiago Neves, e como vc avalia este jogador? Abraço.
 marco | Curitiba | 02-12-14 08h50min
Caro João, novamente obrigado pela homenagem. Discordo somente de suas avaliações do LS (acho que este ano ele foi pior que em 2013 e pior que o Henrique), Dedé (também daria no máximo 3 estrelas) e Marlone acho que tem que sair (já teve várias oportunidades e não mostrou serviço). Espero e confio em A. Mattos para os reforços de 2015. Nossa meta tem que ser o TRI da Libertadores e TRI do Brasileiro. Mineiro e CP são bônus.
 mrr | Natal | 02-12-14 08h56min
Mais um ótimo balanço do ano João Duarte! A respeito das dispensas já existe um consenso, então nem merece mais posts a respeito. Já em relação a avaliação de 3 jogadores creio que tenhas esquecido algo. O William, por exemplo, iniciou o ano muito bem, oscilou bastante como bem disse. Mas discordo do desempenho que você deu, pois este jogador, conforme já fora citado pelo Alexandre Matos, jogou durante muito tempo contundido, sentido dores, além, da situação dele na Ucrânia que não se definia...
 mrr | Natal | 02-12-14 08h59min
O Dedé, rs... Sabes que eu tenho uma cisma com esse jogador, em razão dos valores pagos e o retorno. Contudo, como é patrimônio não irei mais depreda-lo rs... Mas fica a ressalva, com as falhas CRUCIAIS, em jogos DECISIVOS, não bateria o martelo, como bem disse, sobre sua titularidade. Sabe sair coma bola sem rifa-la, mas comete erros bisonhos de marcação, em partidas onde a pressão é maior.
 mrr | Natal | 02-12-14 09h02min
Por último o Samúdio, este jogador não teve mais espaço depois que voltou. Mas antes da contusão lembro que com pouco tempo de time, consegui transmitir mais segurança que o Egídio. Precisaremos de jogadores com o perfil dele na LA/15, desde que o mesmo volte a jogar como no primeiro semestre, que utilizemos o Laboratório Mineiro 2015 para isso rs...
 seixas | Belo Horizonte | 02-12-14 09h03min
Cárdenas é muito bom, motorzinho, encaixaria muito bem no elenco.De Arrescaeta também seria muito interessante; sou fã do futebol de Emiliano Papa do Velez Sarsfield, fora do Brasil estes seriam bons gringos para o Cruzeiro.
 mrr | Natal | 02-12-14 09h05min
Por último, vai uma crítica ao sistema de jogo do Cruzeiro, o MO não pode engessar desta forma, a maior culpa pelo cansaço de fato está nas mãos da CBF. Mas cabe ao treinador identificando isso, buscar formações auxiliares que permita os jogadores de frente descansarem. Essa coisa dos meias voltarem para marcar/recompor e depois correr para o ataque, acredito que desgaste demais, acabam que por correrem tanto quanto um lateral que apoia durante uma partida.
 mrr | Natal | 02-12-14 09h07min
Você já sugeriu isso aqui, sobre uma formação com 3 zagueiros, não seria o caso de testa-la no Mineiro 2015? Pois em COPA não levar gol é muito importante, e ajudará a poupar os meias, sem terem que voltar a toda hora. Por isso que disse anteriormente, Laboratório Mineiro 2015, pois é um excelente momento não só para observar jogadores como também esquemas alternativos e eficientes, diferente daquelas tentativas sem sucesso de 3 volantes que colocou o time em apuros em muitas partidas.
 mrr | Natal | 02-12-14 09h11min
Quanto a possibilidade de contratação, concordo inteiramente com o nome Cárdenas, mas somente em caso de saída do ER. Pois senão teríamos problema em manter algum desses no banco.
 helioazulceleste | São Paulo | 02-12-14 11h13min
João! Ótimas as suas avaliações e planejamento para a próxima temporada, não posso deixar de dizer que terminamos o ano em alta, porém, renovações sempre se faz necessário. Acho que Évertom e Lucas e até Goulart dificilmente ficam, muito valorizados e com certeza serão ainda mais assediados. Borges não deve ter seu contrato renovado. Samúdio, M. Moreno, Dagoberto, J. Batista são casos que devem ser bem estudados pela diretoria se ficam ou não.
 helioazulceleste | São Paulo | 02-12-14 11h22min
Quanto às prioridades, vejo a renovação com o M Oliveira a principal, depois uma avaliação com muito carinho nessa garotada da base, pois tudo indica que temos "joias preciosas" só precisando serem lapidadas e contratações vai depender principalmente de quem por ventura saia, mas independente disso acho que precisamos de atacante mais completo que o Marcelo Moreno. Gosto de frisar que confio muito no trabalho da diretoria em geral, por isso sem dúvida teremos um time forte para o ano que vem.
 pyxis | BHZ | 02-12-14 12h06min
Não entendo esta necessidade, DOENTIA, de querer contratar para qualquer posição, pelo que fizeram ou aparentaram fazer em clubes que não tem nada a ver com o Cruzeiro. POR ISSO, o Cruzeiro se ferrou durante NOVE ANOS (2004 a 2012)... desvalorizou a BASE e ficou trazendo etiquetinhas com a "filosofia" ESTÚPIDA e IMBECIL de ser "vitrine/prateleira" para o futebol do exterior... parece que muitos torcedores não conseguem extirpar o espírito do ZZP... VADE RETRO !!!!
 pyxis | BHZ | 02-12-14 12h09min
JD, não gosto deste tipo de exposição em que você coloca meia dúzia de jogadores que PODEM ser classificados como os melhores (tipo pegar os 5 primeiros da Bola de Prata) e SUGERIR para contratação... Igual tentar fazer o Dr. Magno...
É DESRESPEITOSO com o esquema do treinador atual... Vocês deveriam Pensar de maneira mais convergente... Pensem no esquema das duas temporadas, Pensem em MELHORIA...
Na boa? algumas sugestões dadas são RETROCESSO puro... mas agradariam a vocês, né mesmo?
 pyxis | BHZ | 02-12-14 12h12min
... e, finalizando, gostei de você ter adotado o modelo que usei no ano passado...permite uma melhor analise, só que:
1. Me ferra pois não posso fazer o mesmo que fiz ano passado, mas tudo nem... Escrito por você, mais gente tem coragem de opinar. ;-)
2. Assim como fiz no ano passado, seria mais interessante dividir, mesmo como coluna, fica muito grande falar de tudo ao mesmo tempo;
3. Assim como no MUNDO REAL (Fantasy Game é otimo mas NÃO É REAL) deveríamos pensar NO TÉCNICO... cont
 pyxis | BHZ | 02-12-14 12h14min
...
se, por acaso, ele não renovar, ou se pedir muito para renovar, considerando que desde 2013 existe ferrenha oposição ao M.Oliveira, QUAL seria nossa alternativa? É a PRINCIPALIDADE... antes de falar de cada jogador, não pensar na hipótese de permanência ou QUANTO CUSTARÁ esta permanência, e falar de NADA... Suponham um novo técnico... MUDARIA TUDO que foi escrito sobre 2015...qualquer que seja ele, tenho certeza.
 mrr | Natal | 02-12-14 13h21min
Certamente o MO pedirá mais que os """míseros""" 400 mil, que salvo engano ele ganha. Acredito que este seja o único entrave para o Gilvan/Mattos não terem batido o martelo após a final da Copa do Brasil... Independente de treinador, o Cruzeiro deve manter a seriedade com seus compromissos e não fazer loucura... Com as modificações da FIFA, difícil entender direito como será daqui 1 ou 2 anos, a respeito dos investidores, então devagar com o andar...
 João Duarte | Vit�ria | 02-12-14 13h27min
Evandro,
Se analisar bem eu me mostro satisfeito com o desempenho do grupo atual do Cruzeiro e classifiquei como necessidades urgentes a contratação de um lateral-esquerdo e de um centroavante. Caso o Cruzeiro venda algum jogador importante : Mayke, Dedé, Lucas Silva, Ricardo Goulart ou Éverton Ribeiro há necessidade de repor à altura e neste caso coloquei nomes de jogadores que pudessem ser contratados. Sobre a saída de jogadores do elenco acho difícil a permanência de Borges e Samúdio.
 João Duarte | Vit�ria | 02-12-14 13h31min
E também creio que Moreno não ficará pois exigiria alto investimento (~ R$ 15 milhões), além de ter salário elevado. Sobre Dagoberto ou Júlio Baptista só mesmo se aparecerem propostas por eles, pois, são da cota de custo-benefício e dificilmente deixarão $$$ para os cofres do clube. Léo recebeu sondagens em 2014 e pode ser vendido. Dos emprestados Anselmo Ramon, Rodrigo Souza e Élber são nomes que poderão ser reintegrados. Os demais jogadores devem permanecer, exceto se envolvidos em trocas.
 pyxis | BHZ | 02-12-14 14h13min
JD,veja bem... vou pegar somente UMA posição para exemplificar...Meia-atacante...você relaciona 7 (divirjo de algumas inclusões como meia-atacante)... Aí você cita nomes que não se encaixariam como TITULARES caso, por exemplo, nenhum dos 7 sejam vendidos... PRA QUÊ... ainda por cima, ignora meias atacantes da BASE... Só este tópico daria para ficar uma semana discutindo, sem chegarmos a conclusão nenhuma, em função da permanência, ou não, do técnico... entende o que falo?
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 02-12-14 15h09min
PYXIS, concordo contigo que a permanência do MO é fator preponderante para todas as análises. Muita coisa muda se ele não ficar.
Acho pouco provável. O Cruzeiro o quer e ele tbem demonstra desejo de permancer.
Porém, essa análise do JD é muito correta e certamente o Depto de Futebol do Cruzeiro já tem sua listinha de nomes.
Por isso acho válida essa análise posição por posição e ainda com sugestões de nomes que são interessantes.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 02-12-14 15h26min
Eu vejo um grupo praticamente pronto.
As saídas são inevitáveis. Um ou dois nomes dos titulares devem sair mesmo. É a lei do mercado.
Se eu pudesse escolher dois pra sair, seriam: Lucas Silva e Dedé ou Léo.
Acho que não vale o investimento em Moreno.
Dagol parece mostrar que quer sair e Borges não vale o custo x benefício.
Lateral direita bem servida.
Setores mais carentes: ataque e lateral esquerda.
Henrique: prioridade.
Não tenho quem sugestões no momento.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 02-12-14 15h32min
E João, com todo o respeito: Anselmo Ramon naaaaaooooo!
E lembrando que o Mattos tem de se virar com outros nomes que retornam:
Charles (o novo Farias).
Victorino (como é que um jogador simplemente anula sua carreira?)
Anselmo Ramon
Rodrigo Souza (esse, quem sabe?)
Não me recordo de outros...
E lembrando que ainda temos 50% do K30, a última herança de Dimas Fonseca.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 02-12-14 16h27min
João quanta paciencia hein!!!. Sua coluna (quase um TCC) está muito boa.Eu penso que a reformulaçaõ deve ser feita por etapas. Negociar alguns jogadores, dar oportunidades aos garotos da base (promessa por promessa é melhor aproveitar o que temos) e contratar uns 2 jogadores muito bons (prontos). Meu sonho de consumo é o fred (desde que não envolva muito gasto) e um argentino a critério do Jorgito.
 João Duarte | Vit�ria | 02-12-14 16h48min
Evandro,
Vamos falar dos meias-atacantes. Respeitando o sistema tático que o Marcelo Oliveira emprega teríamos que incluir na linha de 3 os nomes do Dagoberto, Neílton, Élber e Judivan, os quais vejo como atacantes que tem muito mais dificuldades na recomposição. Assim ao invés de 7 opções o elenco teria 12:
- Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Álisson (titulares)
- William, JB e Marquinhos
- Judivan, Marlone e Dagoberto
- Élber, Tinga e Neílton
Contratar não é prioridade
 João Duarte | Vit�ria | 02-12-14 16h52min
Imagino que algo do tipo pode acontecer :
- O Cruzeiro negociar Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart.
- Tinga não conseguir jogar e resolver se aposentar.
- Júlio Baptista ter oportunidade de se mudar para outro time onde possa ser titular.
- Dagoberto resolver se mudar para os EUA, onde deseja educar os filhos.
E o Cruzeiro ficar com opções reduzidas. Neste cenário hipotético faz todo o sentido se pensar em repor as perdas com a dupla do Nacional de Medellin, por exemplo.
 João Duarte | Vit�ria | 02-12-14 16h57min
Como não acredito que o Cruzeiro vá se dispor destes 6 jogadores simultaneamente fica parecendo jocosa a indicação de atletas, mas, creio mesmo que para esta função o Cruzeiro tenha que repor à altura. William, Álisson e Marquinhos formariam um bom trio, com certeza. E Élber, Judivan, Marlone e Neílton podem ser testados no Mineiro para ver quem sobra. Encaixar um jogador é tranquilo. Mas, mais de 2 no time titular num mesmo setor é coisa complicada. Um dos segredos é ter a base na PRE-TEMPORADA
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 02-12-14 18h13min
Caro amigo Joao,obrigado mais uma vez pela homenagem.Domingo estaremos no Mineirão, Lucas,que voltou de San Diego, depois de 06 meses, louco para ver o nosso Cruzeiro e eu. Estaremos la para comemorar o TETRA. Forte abraço.
 Ronito | Marilia | 02-12-14 18h14min
Obrigado João... Mesmo não comentando, sempre leio as colunas! Reforço é sempre bom! A base merece o seu destaque, mas a linha de trabalho adotada pelo MO e AM é boa! Em 2013 apareceram Mayke, Alison e LS. Entraram no momento certo com o time voando. Creio q em 2015 teremos o mesmo Cenario. Alguns vão e outros virão para nos fortalecer. Diferente da era ZZP, desta vez, entendo e aceito as negociações. Os jogadores merecem a Europa.
 carlos_Almeida | Vitória | 02-12-14 19h54min
JD, daria 6 estrelas para Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart por estarem bem a frente dos demais meias atacantes, inclusive minha classificação para o Marquinhos é 3 estrelas. Espero que o Cruzeiro os mantenham pelo menos até o final da Libertadores, difícil achar substitutos. Dos volantes 5 estrelas, Henrique é quase certo a permanência e Lucas Silva, não é tão difícil substituí-lo. Em 2014 o Cruzeiro manteve o plantel mas não fez contratações pontuais. Para 2015, espero que mantenha o ...cont.
 carlos_Almeida | Vitória | 02-12-14 19h58min
... plantel pelo menos até o final da libertadores e FAÇA as contratações pontuais. 2º semestre é outra história, outra formação, o QI do Marcelo Oliveira deverá estar acelerado para refazer um bom time.
 carlos_Almeida | Vitória | 02-12-14 20h07min
Saindo ER e RG, o Cruzeiro perde muito, encontrar substitutos para os dois que é o desafio que você não apontou. E agora João?
 FelipeRCardoso | Barueri | 02-12-14 20h19min
Excelente coluna. A retomada da nossa história de páginas heróicas e imortais se deu por por planejamento. Formamos um elenco que a base se apresentou em janeiro de 2013 e ajustes muito pontuais foram feitos ao longo da temporada. Precisamos discutir eventuais mudanças agora para voarmos em fevereiro na LA.
 FelipeRCardoso | Barueri | 02-12-14 20h27min
Em que pese o respeito que temho pelo Fred não o quero por aqui e nem outro de igual perfil. Quero jogador com sangue nos olhos e faca nos dentes lutando por seu espaço e por fazer história no maior time do Brasil.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 02-12-14 20h29min
Prezado João Duarte, Depois de muito tempo decidi voltar a postar aqui pois acho o tema muito interessante e vejo muita competência e profissionalismo por parte da equipe de futebol e diretoria no que tange a reposições e pensamento a médio prazo na formação do elenco. O fato de existirem pessoas aqui que tem alguma possibilidade de trocar "figurinhas" com pessoas do clube torna ainda mais interessante o debate sobre o planejamento para 2015
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 02-12-14 20h32min
Vejo o plantel muito qualificado mesmo com eventuais vendas e as posições a serem olhadas de perto tem mais haver com saídas de jogadores-chave e tempo de maturação dos jogadores da base, embora acredite que muitos deles já estão prontos para terem chances. Vejo as laterais (reservas) e o ataque as posições a vislumbrar algum investimento, mas principalmente devido ao perfil de jogador que precisa ser agregado ao elenco (fico feliz de ver que o MO e diretoria parecem ter percebido a carência).
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 02-12-14 20h35min
Falta no elenco mais jogadores "chatos", daqueles que odiamos quando jogam no adversário, que chamam a responsabilidade moral e se impõe sobre adversários e juízes. Aquele típico jogador "maldoso" que chega junto para se impor e também provoca os rivais e contagia a torcida. O mais próximo disso é o Dagoberto, que não vem rendendo, sendo injustamente pedido sempre e ao mesmo tempo não se encaixa no perfil de marcação do esquema do MO. Até alguns jogos eu queria que saísse.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 02-12-14 20h39min
Mas observando o quanto ele mesmo mal consegue utilizar da malandragem e maldade, vejo que contrasta com boa parte do elenco. Ter um jogador com esse perfil e ainda suprir uma posição que precisamos seria ainda melhor, ainda mais visando a Libertadores. O problema são os nomes e viabilidade. D'Alessandro (em caso de eventual saída de ER ou RG) e Guerrero seriam ideais, mas quase impossíveis. O retorno do Gladiador ou Fred seria polêmico, mas também poderia cair bem, principalmente o primeiro.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 02-12-14 20h44min
Sou extremamente favorável a chances mais efetivas a uma série de jogadores da base e a reincorporação ao elenco do Anselmo Ramon, que faria muito mais que Borges e tanto quanto Moreno em um time bem montado. Sofre com a torcida, mas nos ajudou demais fazendo gols em um time sofrível como de 2011 e tem força e técnica para ser ao menos reserva do camisa 9. Considero essa a posição de maior carência e considerando uma Libertadores não sei se vai via base.
 FelipeRCardoso | Barueri | 02-12-14 21h24min
Há oportunidades de mercado que devemos adequar ao que necessitaremos: 1) Zaga - Dória está afastado do time principal do O. Marseille por M. Bielsa. Até aqui não jogou nenhuma vez. Treina com o elenco reserva e juniores. ( Será necessário se perdermos algum de nossos zagueiros).
 FelipeRCardoso | Barueri | 02-12-14 21h31min
2) Laterais: Mesmo contando com a recuperação do Ceará acho importante já trazer o Fabiano para adaptá-lo para a possível saída do Mayke no meio do ano ou a aposentadoria do Ceará ao final do ano. Poderia ser o LD do time que jogará o mineiro.
 João Duarte | Vit�ria | 02-12-14 21h36min
Grande Carlos Almeida,
Como não apontei soluções caso o Cruzeiro perca Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro ?
- Eu traria Sherman Cardenas e Cardona do Atlético Nacional de Medellin(25/22) na reposição. Estão jogando bem há pelo menos 2 anos.
Também a dupla do Defensor que foi vendida por 4 milhões de Euros (De Arrascaeta e Gedoz) faria reposição de qualidade.
Falar em D'Ale com o Inter na Libertadores é sonho, mas, Alex12 é reserva lá e poderia agregar valor ao nosso grupo.
 FelipeRCardoso | Barueri | 02-12-14 21h41min
Sem dúvida a LE. é a nossa prioridade. Acho um bom nome o do Carlinhos em especial pq está sem receber no Flu mas penso no Tomás do Boa. É um meia esquerdo mto bem adaptado que sabe fechar como terceiro zagueiro. Chute forte, velocidade e apoio são seus pontos fortes.
 João Duarte | Vit�ria | 02-12-14 21h42min
Ainda como meia atacante centralizado o nome de Thiago Neves foi citado. Mas, um cara que voltou ao Brasil e foi mal aproveitado por Felipão e que eu gostaria de ver jogando aqui é o Giuliano.Como jogadores de velocidade, que atuam mais pelos lados do campo a gente já citou o Marcelo Cirino (Atlético-PR), que teve uma queda de produção este ano. Outros citaram o Éverton (Flamengo) que fez um ótimo brasileiro. Érik (Goiás) embora veloz gosta mesmo de atuar centralizado.
 FelipeRCardoso | Barueri | 02-12-14 21h48min
3) Volantes: Vejo o Fred que está no Shakhtar como a melhor opção para manter a característica de bom passe e velocidade. Ele já declarou quequer sair da Ucrânia.
 FelipeRCardoso | Barueri | 02-12-14 21h50min
5) Meias: A dupla do Atl Nacional é sem dúvida nossa melhor reposição. Mas acredito que não seja tão impossível buscar o se Arrascaeta que não acertou com o futebol turco e ainda permanece no Defensor.
 FelipeRCardoso | Barueri | 02-12-14 21h59min
6) Atacante: Nossa outra prioridade. Reposições interessantes são o Erik já citado aqui assim como o Lucas Pratto. Acho mto complicado tirar o Gedoz do futebol Belga nesse momento. Entretanto não acho impossível o Diego Rolán tb ex companheiro do De Arrascaeta. Rolán está sem espeaço no Bordeaux e foi destaque da selecao de sub 20 e agora é da principal do Uruguai. Fez o gol da vitória da Celeste sobre o Chile em Outubro em Santiago.
 carlos_Almeida | Vitória | 02-12-14 23h07min
JD, então estes caras devem jogar demais.
 FelipeRCardoso | Barueri | 03-12-14 00h01min
Saiu nosso Grupo da LA 2015: Grupo 3 com Mineros da Venezuela, Universitàrio do Sucre da Bolívia e Peru 3. Um grupo mto tranquilo.
 FelipeRCardoso | Barueri | 03-12-14 00h04min
Desculpe-me a último equipe será o vencedor de Huracan x Peru 3.
 FelipeRCardoso | Barueri | 03-12-14 00h12min
Jogamos primeiro na altitude de 3.800 metros de Sucre na Bolívia contra o Universitário local. Portanto, preparação especial para a altitude e força e fé pq vamos ser Tri!
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 03-12-14 07h48min
Esse ano mantivemos um bom grupo e ainda fizemos contratações pontuais que aumentaram a qualificação do elenco. Na Libertadores faltou experiência. Jogamos a final da copa do Brasil com alas precários e reclamaram de desgaste. Quem vinha no banco não teve qualidade pra fazer a diferença quando precisamos, foi um banco promissor mas frustrante. Se tivermos ambições de Libertadores e Mundial precisamos agregar pelo menos 3 jogadores experientes e que possam jogar o ano todo.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 03-12-14 07h56min
Da base já é nosso, tem buscar opções de armação com mais jogadores experientes para variações táticas que se fizerem necessárias, não adianta aquele discurso do MO de que o Cruzeiro não muda suas características e não ter uma opções de armação para reagir a momentos adversos não apenas substituindo posições. O segundo semestre é muito desafiador e não da pra passar o ano jogando bem e na reta final cansar e repetir insistentemente que o calendário é prejudicial como se fosse apenas conosco.
 FelipeRCardoso | Barueri | 03-12-14 08h07min
Jd, Se permite gostaria de dizer que o problema do Giuliano, ao qual sempre defendi no nosso time, não é adaptação nem de relacionamento com o Felipão. Ele possui uma síndrome inflamatória (Osteíte Púbica) desde da Ucrânia que evoluiu para cirurgia e que o retirará dos gramados por mais 60 dias. Não é opção por momento.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 03-12-14 08h29min
João Duarte, valeu pela homenagem. Sua coluna está perfeita, mas como ressaltado pelo Evandro, muita coisa pode mudar, caso MO não renove seu contrato com o Cruzeiro. Torço pela permanência dele, mas caso isto não ocorra, está deverá ser a prioridade da diretoria. Além desta, temos ainda a renovação do contrato do Henrique, que acho de suma importância. De imediato temos uma carência no ataque(para o lugar do Borges) e outra na lateral esquerda(para substituir Samúdio).
 Dr.Magno | BH | 03-12-14 08h40min
João Duarte
A. Nasralla ligou ontem para José Maria para oferecer o atacante Dudu do Grêmio, onde seu contrato de empréstimo se encerra agora em Dezembro.
Provavelmente hoje José Maria deverá informar ao Gilvan e Mattos.
Dudu não quer voltar para o Dínamo de Kiev (UCR).
 Pedro Monteiro | Não definido | 03-12-14 09h12min
Bom Dia Amigos. Gosto muito do Dudu e acho que daria muito certo no nosso time como opção ao Alisson pela esquerda. O FelipeRCardoso havia comentado do Fred. Acho um excelente jogador. Seria perfeito como volante pela esquerda porque é canhoto e pode fazer a lateral esquerdo já que é a sua origem. Ele jogou com o V. Araújo no futsal do colégio Magnum e vai gostar muito de trocar de Donetsk por sua cidade natal.
 PHDF | Brasília | 03-12-14 09h56min
- Dudu tem o perfil exato que o Cruzeiro está necessitando no ataque: velocidade. Se bem que com as saídas do Borges e Moreno será necessário também um autêntico centroavante, que também precisará ter esta característica.
- Domingo é dia de taça, TETRA, e o marketing celeste não pode deixar isso passar desapercebido. Quase não estão falando isso na mídia.
- Valeu João pela homenagem.
 João Duarte | Vit�ria | 03-12-14 10h12min
Já conhecemos os nossos adversários na LA2015 :
- Universitário de SUCRE (Bolívia) = 2800 m de altitude
- Mineros de Guayana - Puerto Ordaz (Venezuela)
- Huracán (Argentina) ou Alianza Lima Perú, que fazem o confronto da Pré-Libertadores.
Uma campanha acima de 14 pontos é projetada. E desta forma o Cruzeiro deverá passar como um dos 3 primeiros qualificados para o grupo das 8as de Finais.
Agora é esperar prá ver...
 DERSON | LEME | 03-12-14 17h38min
Estou ansioso para ver o que o Cruzeiro fara para 2015, e pelas noticias que circulam na terra de ninguem(internet), Fred podera ser nosso atacante no ano que vem. Eis a minha duvida, sera que e viavel a volta de Fred altos salarios e a nossa base pedindo passagem. Joao obrigado por ser lembrado em sua coluna novamente.
 Nelsao | Brasilia | 03-12-14 19h42min
MO e Henrique renovaram beleza
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 03-12-14 20h12min
Boa noite. Imagino que não teremos como contar em 2015 por motivos diversos Tinga, Samudio, Borges, Ceará, talvez Dagoberto, J Batista, E. Ribeiro, Lucas Silva, oito jogadores que praticamente provocaria uma renovação muito ampla de alguma maneira gasta um tempo pra se reorganizar.
 PHDF | Brasília | 03-12-14 20h36min
Pesquisa de torcida no plano piloto (Brasília): 19,31% - Flamengo; 3,88% -Corinthians; 3,21% - Cruzeiro ; 1,71% - Rosinhas.
 João Duarte | Vit�ria | 03-12-14 21h36min
Vou comentar posição por posição com a minha opinião :
Goleiro : - Cruzeiro mantém Fábio, nosso titular indiscutível + Élisson e Allan. Empresta o Rafael Monteiro para que ele possa jogar. E traz um goleiro na reposição. Hoje o nome mais forte é o de Danilo(Chapecoense), mas, eu também vi ótimas qualidades em Renan (Goiás) e Tiago Volpi (Figueirense).
 João Duarte | Vit�ria | 03-12-14 21h40min
Lateral-Direito : O Cruzeiro pode negociar o Mayke, por quem tem chegado propostas, o menino foi valorizado por várias listas dos melhores do ano e concorre à Bola de Prata da Placar com boas chances e neste caso teria que trazer alguém para reposição.
Ceará tem contrato até o fim do ano e não vai deixar a peteca cair.
Entre as opções faladas o nome de maior destaque é Fabiano(Chapecoense). Eu indiquei como boas alternativas Edílson (Ex-Botafogo) e Mádson(ABC)
 João Duarte | Vit�ria | 03-12-14 21h44min
Zagueiros : Existem propostas para Dedé e Léo. O Cruzeiro ficaria apenas com Manoel e Bruno Rodrigo. Alex está no grupo, mas, ainda não teve teste real.
Seria inevitável a contratação de peças de reposição no caso de venda de algum de nossos beques.
Eu indiquei como nomes a serem observados : Cardoso (Cerro) ou Funes Mori (River Plate). Correndo por fora : Marquinhos (Figueirense). E esta semana o Gum (Fluminense) estará ficando livre e trata-se de um bom e experiente zagueiro.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 03-12-14 22h03min
Acredito que a diretoria irá fazer apenas os melhores negócios, preservando o time, senão vai todo mundo. Na lógica sairia os improdutivos de contrato encerrando e de baixa perspectiva e algum bom negócio para o Cruzeiro, E. Ribeiro e Goulart começaram a serem convocados agora é ainda podem ser muito valorizados. E a tal oxigenação no elenco.
 zuloobas | varginha | 03-12-14 23h10min
Caro JCD, "começamos 2915" "com o pé direito" com as renovações de M.O. e Henrique. O reforços devem ocorrer sem sufocar a base e de acordo com o ritmo das dispensas. Nomes ainda não citados: André Bahia, L. Castan, Cícero, Gabriel (FLA), Vitinho, Cleyton Xavier. Retornos que podem ser válidos para compor elenco: A. R., Lucca e Élber. M. O. tendo tempo para treinar deve aproveitar ser da escola Telê e lapidar Dedé, Egídio e Goulart que têm enorme potencial mas cometem muitos erros EVITÁVEIS.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 04-12-14 00h35min
J.Duarte, você considera bom focar em alguns jogadores com perfil mais vibrante e "maldoso", daqueles que irritam o adversário? Quais jogadores possíveis (e quase impossíveis) você listaria com esse perfil e de que posições?
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 04-12-14 00h35min
J.Duarte, você considera bom focar em alguns jogadores com perfil mais vibrante e "maldoso", daqueles que irritam o adversário? Quais jogadores possíveis (e quase impossíveis) você listaria com esse perfil e de que posições?
 estrelado campeão | N�o definido | 04-12-14 08h07min
Obrigado João Duarte pela homenagem. Muito boa a coluna e em época oportuna, embora goste dos últimos comentáriios , sobre a possibilidade de perdermos Dedé, Leo, Mayke,além do Lucas Silva(este praticamente já de saída). Pega leve João Duarte. Torçamos para não acontecer tais negociações. Sobre chegadas, sugiro a repatriação do Dudu, pois Grêmio tá fora da Libertadores. Que achas? Fred seria um sonho, fantástico, porém somente com a ajuda de parceiros seria possível na minha opinião.
 estrelado campeão | Ubá | 04-12-14 08h07min
Obrigado João Duarte pela homenagem. Muito boa a coluna e em época oportuna, embora goste dos últimos comentáriios , sobre a possibilidade de perdermos Dedé, Leo, Mayke,além do Lucas Silva(este praticamente já de saída). Pega leve João Duarte. Torçamos para não acontecer tais negociações. Sobre chegadas, sugiro a repatriação do Dudu, pois Grêmio tá fora da Libertadores. Que achas? Fred seria um sonho, fantástico, porém somente com a ajuda de parceiros seria possível na minha opinião.
 estrelado campeão | N�o definido | 04-12-14 08h13min
E o Vagner também do Fluminense, não seria uma boa como alternativa para criação no meio, naturalmente para suprir ausência temporária do E Ribeiro. Ouvi alguma coisa a respeito de que ele saiu de forma não muito amistosa do Cruzeiro, fato que dificultaria seu retorno, isso é verdade???
 estrelado campeão | Ubá | 04-12-14 08h13min
E o Vagner também do Fluminense, não seria uma boa como alternativa para criação no meio, naturalmente para suprir ausência temporária do E Ribeiro. Ouvi alguma coisa a respeito de que ele saiu de forma não muito amistosa do Cruzeiro, fato que dificultaria seu retorno, isso é verdade???
 estrelado campeão | N�o definido | 04-12-14 08h15min
Corrigindo meu primeiro post : embora NÃO goste dos últimos comentáriios , sobre a possibilidade de perdermos Dedé, Leo, Mayke,além do Lucas Silva(este praticamente já de saída). O resto segue...
 estrelado campeão | Ubá | 04-12-14 08h15min
Corrigindo meu primeiro post : embora NÃO goste dos últimos comentáriios , sobre a possibilidade de perdermos Dedé, Leo, Mayke,além do Lucas Silva(este praticamente já de saída). O resto segue...
 mrr | Natal | 04-12-14 08h54min
[zuloobas] A respeito de Anselmo Ramon vejo muitos pedindo sua volta, mas não esperemos que seja algo muito melhor que o Moreno, embora o primeiro seja guerreiro igual ao segundo, até chute mais que o segundo, ainda acho que temos melhores opções no mercado ou até na base. Sou a favor de buscar algo melhor, promissor no mercado e para compor banco um jogador da base.
 mrr | Natal | 04-12-14 08h57min
Quanto a questão de lapidar... no caso o RG, sinceramente não vejo falhas assim que mereçam tanta atenção. O que vi foi seu preparo físico cair muito no segundo semestre. Mas este jogador se movimenta no meio como nenhum jogador atualmente no Brasil faz. O Kaka talvez fosse algo próximo das característica do Goulart. Não a toa o Cruzeiro caiu de rendimento quando este jogador começou a cair de produtividade, e passou a não se movimentar mais como antes, na intermediária adversária.
 zuloobas | varginha | 04-12-14 09h27min
Caro MRr, tanto o JCD, quanto eu, citamos o A. R. para compor o elenco. É jovem, faz bom pivô, está em um bom momento, é nosso. A questão é justamente essa: Você disse q se equivale a Moreno, eu acho um pouco melhor e por um preço infinitamentte mais módico. Mas, eu traria um outro 9, gosto dos 2 centroavantes do Corínthians (Guerreiro, mais um sonho, Luciano, perfeitamente viável). Quanto ao Goulart, é o nosso melhor jogador mas se finalizasse com mais qualidade dis***** Bola de Ouro FIFA.
 zuloobas | varginha | 04-12-14 09h31min
Concordo q o Ragelli tem q ter chances e torço para esse jogador se firmar como titutal mas acho q cabem 3 camisas 9 no elenco para os lugares de Moreno, Borges e J. B. improvisado.
 zuloobas | varginha | 04-12-14 09h37min
Com todo respeito, Estrelado, Wágner é muito habilidoso, bom jogador, mas é mau-caráter. Só relembre 2 fatos: preleção da final da Libertadores 2009 e Av. Afonso Pena.
 helioazulceleste | São Paulo | 04-12-14 11h11min
Alguns torcedores tem birra com Anselmo Ramon por causa do acidente de carro, só que eu duvido que exista alguem com idade de adolescente pra cima que nunca tenha feito uma m... na vida.
 Nelsao | Brasilia | 04-12-14 12h41min
Gilvan de pinho Tavares traga jogadores para ocupar seu espaço e com raça para Liberta . Não venha com Elber e Anselmo Ramom estes são para o mineiro NÃO tem capacidade de decidir uma Liberta .. Elber não foi nem titular no fraco e quase rebaixado Coritiba
 mrr | Natal | 04-12-14 13h45min
[Tocedor1] Realmente com esses argumentos e comparação você ganhou rs... Qualquer coisa é melhor que Borges no momento rs... E como bem disse o Zulobas, é jogador nosso teoricamente não nos custará nada, além do salário. Então ficamos assim, sai Moreno e Borges, volta A. Ramon, um jogador da base, precisamos talvez de mais um centroavante?
 mrr | Natal | 04-12-14 13h48min
[Zulobas] A respeito do Wagner concordo plenamente, jogador mercenário , duas caras, tipo que FAZ CORPO MOLE, ou alguém aqui esqueceu suas atuações em jogos importantes???
 mrr | Natal | 04-12-14 13h53min
Para mim trazer Fred,Dudu, Wagner ou tentar comprar os direitos do Moreno seria macular os feitos do Alexandre Mattos nesses dois últimos anos. Para cada um desses existem um ou mais problemas a seguir: salário alto, idade avançada, alto índice de lesão, desagregador de grupo, festeiro...
 redmosk | Uberl�ndia | 04-12-14 23h17min
Gostei da sua coluna joão so não concordo com algumas das suas indicações de possíveis reforços,não saindo ninguém hoje contrataria: Felipe Melo nosso time ta precisando de um cara como ele , Carlinhos dentro do cenário pobre do brasil seria uma boa opção para brigar com Egido pela titularidade, Lisandro Lopez ou Vagner Love são centroavantes rápidos e técnicos qualquer um dos 2 cairia como uma luva no time chega de 9 caneludo , Lucas Lima seria excelente reserva para Everton Ribeiro.
 Adair - Campos | Campos dos Goytacazes | 04-12-14 23h38min
Pelas entrevistas do Gilvan, Alexandre e Marcelo o elenco terá mais mudanças que do ano passado para esse. A utilização da expressão oxigenação no elenco passa a ideia que é necessário rejuvenescer o elenco, acredito que por questões financeiras e técnicas. Haja vista que o crescimento de sócios e bilheteria não foram tão grandes quanto previstos em 2013 acho que não haverão contratações caras.
 Adair - Campos | Campos dos Goytacazes | 04-12-14 23h43min
Jogadores como Borges, Dagoberto, Tinga e Júlio Batista foram de grande contribuição na formação do elenco e durante períodos contribuíram efetivamente com o futebol do time. No atual momento o custo benefício ficou alto e devido a manutenção do elenco novos líderes surgiram e a diretoria parece acreditar que possam substituí-los como lideranças no vestiário.
 Adair - Campos | Campos dos Goytacazes | 04-12-14 23h50min
Acredito que a diretoria se empenhará na contratação de um centroavante. Posição que visivelmente não teve a excelência de elenco que nos foi característica. Talvez surja um grande nome para essa posição. Analisando o mercado não me surpreenderia se fosse o Fred. Quanto a suplência, seria bom se no Mineiro analisássemos novos valores, promessas...Hugo Ragelli, Bonatini. Gostaria de ver o Anselmo Ramon nesse elenco no Mineiro.
 Adair - Campos | Campos dos Goytacazes | 04-12-14 23h52min
O Campeonato Sub-20 está para começar e pretendo assisti-lo para formar melhor minha opinião sobre jogadores como Judivan, Ragello, Bruno Edgar (não sei se joga) e Antonio Carlos (há tempos se comenta dele mas parece sumido). Acredito que nesse momento podemos analisar esses valores e lançá-los ao invés de efetuar contratações para compor elenco.
 chiabi | Nova Lima | 06-12-14 20h38min
JCD, lamento pela ausência nas ultimas colunas. Você sabe como minha vida está corrida, mas não deixo de ler nenhuma. Nessa em particular, vou ser direto: O único etiqueta que gostaria de ver no Cruzeiro é o FRED, quanto aos outros, acho desnecessário qualquer cogitação. O perfil deve ser igual ao que usamos em 2013, promessas já destacando, com gana para crescer! Ao contrario de Tinga e Ceará, informações de bastidores dizem que o JB é ruim de grupo e irá embora assim que seu contrato findar.
 afelipe | Belo Horizonte | 09-12-14 11h05min
Deveríamos fazer um movimento para o nome do DeArrascaeta chegar até o Gilvan e o Alexandre! Rapaz de 20 anos e muito bom de bola! Vender o Mayke agora para mim é um erro pois ele vai se valorizar ainda mais após a LA15, mas acho que é ele mesmo que sai com chegada do Fabiano. Substituto para o Samúdio que vai ser duro de achar nesse mercado de hoje. O Egídio precisa de uma sombra no elenco.
 afelipe | Belo Horizonte | 09-12-14 11h11min
Ouvi falar outro dia em Paulinho (ex Corinthians) para o lugar do Lucas. Seria show de bola ver ele jogar com Henrique e Niltão. Ralf também é muito bem-vindo para uma LA. Com o uruguaio Arrascaeta poderíamos liberar J.B. e emprestar Marlone e Neílton. Estaríamos muito bem com Ribeiro, Goulart, Willian, Marquinhos, Dagol, o uruguaio e os jovens Alisson, Hugo e JudiVan Basten. rsrs
 afelipe | Belo Horizonte | 09-12-14 11h39min
Para a camisa 9 eu queria o Barcos. Ele é o típico matador que faz diferença em Copas. Tem condição física e marca saída de bola. Pra mim Fred é muito bom e cruzeirense mas hoje está abaixo do argentino, principalmente fisicamente. Guerrero quer salário de Europa e Pato é popstar e não profissional de futebol. Para a reserva eu iria de Marcelo do CAP. Jogador rápido pode jogar na referência e nas pontas.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster