Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
VBR Artes Gráficas



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

29/11/2014 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Sabe de Nada

Acredito que não fui muito injusto nas notas e avaliações. Não avaliei atuações individuais e em partidas isoladas ...

Coluna Torcedor Cibernético

Normalmente, escrevo sobre o novo tipo de torcedor que usa as tecnologias da informação no que denominei “Torcedor Cibernético” e comunicação e sobre o que é falado, escrito ou exibido nas mídias que tratam esportes e, principalmente futebol, no que chamei de “Observatório da Imprensa”.

Fiquei algum tempo sem escrever pois acreditava que o torcedor do Cruzeiro estava desvirtuando tudo. Depois que escrevi a coluna “Sem Medo de Ser Feliz”, fomos campeões brasileiros e chegamos à final da Copa do Brasil, conforme eu defendia, contra muitos torcedores qualificados como “guerreiros de teclados”.

Nesta coluna, vou mudar um pouco a prosa, é a manifestação pessoal daquilo que penso sobre o elenco do Cruzeiro. Não é lista de dispensa que estou sugerindo, é uma análise sobre o que vi, sobre o que leio escrito pelos torcedores e sobre o que podemos esperar do futuro, sem entrar em questões polêmicas a partir da decisão contra nosso adversário rural. Falo Por tudo que vi nos dois últimos anos.

Muitas mudanças deverão ser feitas, mais do que as feitas entre o elenco que terminou 2013 e iniciou 2014. Claro que se houver oportunidades de negociação que aliviem a folha salarial e reforcem o elenco, seria ideal, como não vivemos em um mundo ideal, vale o discernimento da comissão técnica e diretoria.

Nem vou me deter sobre a comissão técnica... Mantida a diretoria (mesmo com senões), a comissão técnica mostrou seu valor, precisa melhorar algumas coisas, especialmente em setores de suporte ao futebol (fisiologia e outros podem ter tecnologia avançada, se os métodos não são apropriados, a tecnologia não corrige problemas). Aqui, um parenteses... um criptólogo europeu diz... se você não conhece a tecnologia que usa nos seus problemas, você passa a ter dois problemas...

Em 2014 escrevi uma trilogia denominada “Mió qui tá tenu” sobre cada um dos jogadores...
http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=2174 (Parte I)
http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=2177 (Parte II)
http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=2179 (Parte III)
(recomendo a leitura)... rsrsrs

aqui, vou simplificar, mas deu vontade de fazer a mesma forma de análise... ainda tem tempo...

Mantendo a comissão técnica para 2015, temos:

Fábio – Contrato até maio de 2016. Até lá, certamente terá quebrado o recorde do Zé Carlos e vencido seu ciclo no Cruzeiro. Se em 2014 disse que era insubstituível, é hora de torná-lo dispnesável e de preparar o(s) substituto(s)... Alan e Elisson que fiquem espertos. A oportunidade é logo ali. Nota na temporada 2014 = 7,5 (Sete e meio)

Ceará – Contrato até dezembro de 2015. Muito obrigado. Correção: Originalmente, pensei no contrato do Ceará se encerrando em 2014. Ainda ficará em 2015 e terá papel acessório em todas as competições. Pode repetir o que aconteceu com Tinga nesta temporada. Precisa de um substituto. Nota na temporada 2014 = 7,0 (Sete)

Mayke – Contrato até dezembro de 2016. É, segundo até a mídia do eixo do mal, uma das maiores apostas da lateral direita no Brasil. Ainda é aposta e sem a qualificação completa. Deveria se espelhar na carreira do Cafu e treinar... treinar... treinar... Assume a titularidade e cuida de não perde posição. Nota na temporada 2014 = 7,0 (Sete)

Bruno Rodrigo – Contrato até dezembro de 2016. Assusta quando volta de contusão, que era para ser simples e quase o afastou seis meses dos gramados, e já anuncia seu retorno ao DM. Voltaram com ele antes da hora? Tem qualidade para ser titular, mas pode complicar todo o time. Precisamos dele 100% e jogando. Nota na temporada 2014 = 5,0 (Cinco)

Dedé – Contrato até abril de 2017. O Cruzeiro deveria colocá-lo para jogar o Mineiro como titular. Daí arrumar algum time para contratá-lo. Como não tem participação significativa nos direitos econômicos do jogador, tê-lo no elenco com alto salário pode não ser inteligente. Pode ser uma ótima moeda de troca antes da próxima temporada. Economia de um alto salário. Nota na temporada 2014 = 6,0 (Seis)

Manoel – Contrato até julho de 2019. É o zagueiro que eu apostaria como titular, ao lado de Leo, para a Libertadores e Brasileiro no ano que vem. Tem que ser preparado e treinado. Tem vigor físico e não aparenta problemas crônicos de contusão. Nota na temporada 2014 = 5,0 (Cinco)

Leo – Contrato até julho de 2015. Será um pecado se a diretoria não renovar, IMEDIATAMENTE seu contrato, até o final de 2016. Com uma bela revisão salarial pois foi nosso segundo melhor jogador em 2015, e mostrou qualidades para disputar todas as competições como titular, a despeito da opinião formada de grupos de torcedores. Nota na temporada 2014 = 8,5 (Oito e meio)

Egídio – Contrato até dezembro de 2016. Talvez o jogador mais criticado de todo o elenco. Precisa corrigir pequenos defeitos para ser a melhor opção para o Cruzeiro na lateral esquerda. Tem uma sombra de verdade (Breno) que, se for aproveitada no Ruralito, pode ameaçar a sua titularidade. Nota na temporada 2014 = 7,0 (Sete)

Samudio – Contrato até dezembro de 2014 (empréstimo junto ao Libertad-PAR). Muito obrigado por quase nada. Nota na temporada 2014 = 4,0 (Quatro)

Breno – Contrato até … - Contratado numa situação complicada que exigiu até manifestação do STJD. Tem boas perspectivas de ser a “sombra” do Egídio que o Samúdio não foi. Pode ser utilizado no Mineiro como titular e mostrar se pode disputar posição com Egídio. Deve ficar e ser avaliado no primeiro semestre. Nota na temporada 2014 = SEM NOTA

Nilton – Contrato até dezembro de 2015. Houve a tentativa de negociá-lo com a Itália. Era a única oportunidade. Não foi e piorou, significativamente, seu futebol. Eu não arriscaria mantê-lo no elenco. Pode liberá-lo e promove alguém dos juniores. O problema é a contusão do Henrique e a possível venda do Lucas Silva. Em último caso, contrato de UM ANO. Nota na temporada 2014 = 5,5 (Cinco e Meio)

Lucas Silva – Contrato até dezembro de 2017. Complicado projetar alguma coisa para o jogador. No início do ano, previ que tinha futebol para ser titular e que poderia ficar cinco anos no time. Parece que não completará nem duas temporadas como titular. Uma pena. Como já assinou com empresa de marketing europeia, fica com titular enquanto o Cruzeiro não aceitar uma proposta. Nota na temporada 2014 = 8,0 (Oito)

Henrique – Contrato até dezembro de 2014. Já deveria ter renovado. Tem que ser preservado para a Libertadores 2015. Tratar da contusão do joelho e pensar só na Libertadores. Mostrou Muito futebol em 2014 e não podemos perdê-lo, ainda mais se Lucas Silva sair e Nilton tiver problemas para renovar por um ano somente. É INDISPENSÁVEL. Nota na temporada 2014 = 9 (nove)

Willian Farias – Contrato até dezembro de 2017. Não conseguiu, como eu imaginava que conseguiria, mostra suas qualidades em 2014. Entrou em poucos jogos e não mostrou nada de excepcional. A situação atual coloca uma grande preocupação. Lucas Silva, titular absoluto, pode sair, Henrique machucado; Nilton pode sair. Que fique e faça tudo como titular no ruralito. Nota na temporada 2014 = 4,0 (Quatro)

Tinga – Contrato até maio de 2015. Uma contusão complica todo seu final de carreira. Pode foram o meiocampo titular com Willian Farias ou Eurico e depois recebe uma placa de agradecimento pelo profissionalismo e contribuição. É fim de linha. Nota na temporada 2014 = 4,0 (Quatro)

Everton Ribeiro – Contrato até dezembro de 2016. Assim como em 2014, vai continua sendo a estrela da companhia. Precisa de ter uma “sombra” e mais do que isto, precisa de que o time apresente alternativas para suas ausências e quando a marcação sobre ele for ostensiva. É o jogador de frente que corremos o maior risco de perder por uma negociação. Nota na temporada 2014 = 8,5 (Oito e meio)

Ricardo Goulart – Contrato até dezembro de 2017. Tem coisas que são curiosas. Quem ler a avaliação que fiz do Goulart no início de 2014, vai achar que escrevi depois da decisão da Copa do Brasil. Não foi. E a perspectiva não é muito diferente para 2015. Depender de Ricardo Goulart, mesmo que ele seja um dos artilheiros do time, é temerário. MUITO temerário. Nota na temporada 2014 = 7,0 (Sete)

Júlio Baptista – Contrato até julho de 2015. Em meados de 2014, confirmando-se tudo que eu previra no início do ano, a diretoria do Cruzeiro arrumou um lugar para o jogador atuar. Ele recusou. Não mostrou muita coisa no restante de 2014 e, parece, estar pensando na aposentadoria após o encerramento do contrato no Cruzeiro. Até lá, tirem a camisa 10 dele, coloquem no Alisson e deixem-no como titular no Mineiro. Para cumprir o restante do contrato. Nota na temporada 2014 = 4,0 (Quatro)

Dagoberto – Contrato até dezembro de 2015. Foi importantíssimo na campanha de 2013. Uma nulidade na campanha de 2014. Ciclotímico? Não. Só que joga para a arquibancada que, de maneira estúpida, fica gritando o nome dele como se ele fosse alguma salvação. Se eu fosse seu agente/empresário, iria aos Estados Unidos e arrumaria um final de carreira demais dois ou três anos com dignidade. Aqui no Brasil é ex-jogado em atividade se locupletando do suor alheio. Nota na temporada 2014 = 5,0 (Cinco)

Marlone – Contrato até dezembro de 2018. Uma aposta malfeita e mais indecifrável da temporada. E agora querem usá-lo de moeda de troca. Quem o quer no futebol brasileiro. Se ninguém quer no futebol brasileiro vai querer no exterior? Deve ser emprestado para algum time do eixo. Quem sabe ele desencanta e prova que não passou de jogador da mídia carioca. Nota na temporada 2014 = 3,0 (Três)

Alisson – Contrato até dezembro de 2017. Neste jogador residem as minhas maiores esperanças para 2015. Não somente pela qualidade técnica, mas pelas opções táticas que pode propiciar ao treinador. Tem que sofrer trabalho de reforço para evitar contusões como em 2014. Nota na temporada 2014 = 7,5 (Sete e meio)

Willian – Contrato até julho de 2018. Contrato muito longo para um reserva. Depois da confirmação da contratação em definitivo, sumiu em campo, somente nos últimos jogos mostrou um pouquinho de futebol. Parece que a empatia com a torcida justifica tudo. Seria, junto com Marlone, uma ótima “moeda de troca”, até por emprestimo, com jogadores de posições que o Cruzeiro precisa mais, como lateral direito, atacante de área. Nota na temporada 2014 = 4,5 (Quatro e meio)

Neilton –Contrato até junho de 2018. Outra incógnita. Precisa mostrar se sabe jogar futebol profissionalmente. O campeonato mineiro será sua primeira e única chance no Cruzeiro. Se não ganhar a posição de titular no time que irá disputar o Mineiro, pode ir preparando a saída. Nota na temporada 2014 = SEM NOTA

Marquinhos – Contrato até junho de 2018. Pra mim é fraco tecnicamente. Mostrou somente os 95% de transpiração nos jogos que atuou. PODE se tornar uma grande supresa, está mal acostumado a jogar contra times pequenos e adversários que afrouxam na marcação de jogadores “desconhecidos” e “novatos”. É outro que terá no Mineiro, sua chance de afirmação. Nota na temporada 2014 = 5,0 (Cinco)

Borges – Contrato até dezembro de 2014. Mostrou aos cruzeirenses o significado de “ex-jogadorem atividade”. Muito obrigado. Nota na temporada 2014 = 3,0 (Três)

Marcelo Moreno – Contrato até dezembro de 2014 (empréstimo junto ao Grêmio) . Talvez a maior polêmica. Artilheiro do time na temporada, SUGERE que deva ser recontratado. Ledo engano. TUDO que escrevi dele permanece, e é pior. Ele fez tudo que eu previra que iria prejudicar o Cruzeiro. Mas devemos, em grande parte, o título do Tetra... Façamos assim, um muito obrigado, uma placa de agradecimento, registro como maior artilheiro estrangeiro do Cruzeiro e até nunca mais. É hora de oportunidade aos novos e contratação de um jogador de qualidades técnicas melhores. Nota na temporada 2014 = 6,0 (Seis)

Acredito que não fui muito injusto nas notas e avaliações. Certamente, todos os leitores poderão pinçar uma ou outra atuação que sirva para “provar” que estou errado. Não avaliei atuações individuais e em partidas isoladas. Avaliei a temporada toda. Até amistosos.

A partir da minha avaliação no inicio do ano e desta aqui, projetando o elenco para 2015 e ao menos duas competições nas quais entramos para ser campeões, sem a idiotice de torcedor que vai querer “priorizar”, e lembrando que em 2015 não teremos os absurdos que o calendário de 2014 proporcionou, entendo que o Cruzeiro terá mais dificuldades na mudança do elenco e a tal “base do time” será quebrada de maneira grave.

Vamos aguardar e em janeiro falaremos das perspectivas com o novo elenco.

* Revisado e atualizado em 29nov2014 às 11:01h

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Nelsao | Brasilia | 29-11-14 07h21min
Concordo com suas avaliações, mas tenho uma exceção qto ao Moreno este foi o mais raçudo do time sempre buscando jogo e lutando, mas não gostaria de investir nele devido seu alto preço . E gostaria que a diretoria contratasse caras cascudos como o Fred para Liberta e outros caras raçudos , pois a perda da copa do Brasil faz parte o q não faz é a falta de raça. Nosso time é técnico o q falta é raça.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 29-11-14 09h50min
Evandro, o Henrique é sem duvida nosso melhor jogador. Ele tem uma regularidade impressionante e, no meu modo de ver, ainda está evoluindo. Isso é para os bons. Há jogadores com potencial que estacionam. E, para melhorar, ele vai muito bem nas entrevistas. Concordo quanto ao Léo (sou fã dele) e Manoel. Penso que o Mayke e Egidio desligam de vez em quando. Isso é corrigivel. São os melhores da posição, no futebol brasileiro. O ER é soberano.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 29-11-14 09h58min
Confio no futebol do RG e William.O LS teve uma queda de rendimento na reta final do brasileiro, mas também é imprescindivel, porem penso que não fica muito tempo no clube. Esses seriam meus titulares na próxima temporada. É uma baita espinha dorsal. Os outros todos podem sair, com duas excessões (opinião muito pessoal): JB (acho que faltou encaixe dele no time: foi muito bem no jogo contra o SP) e Dagol (Também resolveu contra Gremio e Palmeiras). Não saõ jogadores para 90 minutos.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 29-11-14 10h04min
Quanto ao Alisson, é sem duvida nossa maior promessa. Me assustou a contusão dele. Ele, por hora não é meu titular por esse motivo. Quando ficar bom, que entre no lugar do William, ou RG, vamos aguardar.
 pyxis | BHZ | 29-11-14 11h44min
Nelsão, a participação e "raça" do Moreno é daquelas coisas ineficientes e plásticas... gosta delas torcedor que se preocupa com o jogador, com o lance, com aparências. É marca gols, WP9 tb marcava... NÃO ESTÃO, nunca estiveram à altura do que você mesmo pede... Eficiência é o mínimo que se quer de atacantes... Moreno perde 4 gols para fazer um. Não demos UM CHUTE sequer no rumo do gol adversário na partida decisiva... FATAL !!! Quanto ao Moreno, mantenho. Estou corrigindo outras coisas...
 pyxis | BHZ | 29-11-14 11h47min
Dra. Celeste, uma das minhas maiores preocupações neste segundo semestre, e que permanece para 2015, a continuar este elenco e time principal, é a dependência daqui que a dra. identifica como "jogadores para meio tempo ou 30 minutos"... Acho o número altíssimo e eles NUNCA estão disponíveis quando necessário... além de terem custo alto de manutenção e salários. Entendo que, pelo seu relato, teremos que reformular muito mais do que entre 2013 e 2014... e em posições criticas... tá mais COMPLICADO
 carlos_Almeida | Vitória | 29-11-14 12h09min
Evandro, RG faz a função de meio campo melhor do que o Oscar na seleção. Sem ER este time não é este time, vale todo esforço para mantê-lo, também pra Goulart.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 29-11-14 15h15min
Evandro, penso que não é necessário sair todo mundo de uma vez. Aqueles que não citei como imprescindíveis podem ser úteis ainda, porém não me importo se forem envolvidos em negociações futuras.
 Julio Cesar Lima | BH | 29-11-14 18h12min
A questão principal é descobrir quem fica e quem sai. Vendas deveram acontecer, e já se vislumbra saídas de jóias da coroa, como Everton Ribeiro e Lucas Silva. Para entradas eu torceria por jogadores como Lucas Lima do Santos e o Marcelo do Atletico Paranaense, o que aliaria juventude e talento. Vamos ver o planejamento feito pelo Marcelo Oliveira e Alexandre Matos. Por enquanto a dupla tem tido sucessos o que é animador.
 pyxis | BHZ | 29-11-14 19h32min
Carlos_Almeida, Comparar Everton com Oscar na Seleção é doideira... comparar nos clubes é sandice... Pulando esta parte, concordo com o resto. ;-)
 pyxis | BHZ | 29-11-14 19h34min
Dra. Celeste, em hipótese nenhuma vai sair todo mundo de uma vez, mas as mudanças serão maiores, Por necessidade, do que em 2013-2014. Meu temor são a saída de jogadores importantes como o Éverton. Estou dando como certa a saída do Lucas. Mas eu não fico como estes torcedores patetas que sugerem um monte de nomes para substituir todo o time... se for observar, como eu estou observando, não existe NENHUM jogador que esteja protegido da sanha dos alienados azuis...
 pyxis | BHZ | 29-11-14 19h37min
Julio, Creio que você atribui o "descobrir" aos dirigentes... torcedor não tem que descobrir nada... e não tem que ficar despejando quem ele acha que deve ser contratado em redes sociais... aí um empresário lança um balão de ensaio e a diretoria vai ter que ficar dando explicação porque não contratou A ou B.A única vantagem que temos é que empresários, investidores e agentes, querem colocar seus jogadores na "vitrine" chamada Cruzeiro... isto tem contado pontos... De repente... melhoramos...
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 29-11-14 20h32min
Evandro eu também não gosto de sugerir nomes. Eu preferia que metade do elenco fosse formada em casa.Concordo que deve haver muito jogador querendo vestir o manto azul e isso é bom. Insisto porém que tudo deve ser feito com muito critério.
 redmosk | Uberl�ndia | 29-11-14 20h41min
Concordo com todas avaliações,mas ainda acredito no potêncial do Marlone um empréstimo pode ser uma boa alternativa,já Moreno não vale investimento!fraquinho fora da fase boa é uma nulidade igual ele temos Anselmo Ramon,bem mais barato olha que não gosto dele,Goulart jogando para time com sistema encaixado excelente se achando diferenciando jogador comun,Neilton criação da midia muito ruim esse so vai mamar nas tetas com esse grande contrato,Judivan é um milhão de vez melhor que ele.
 PHDF | Brasília | 29-11-14 22h35min
- Acho que quase todos concordam com a saída do Borges e Moreno. O duro é achar os substitutos. Vinicius ou alguém da base deveria ter jogado 2014. Não faltou oportunidades. Agora o tempo para teste é curto e praticamente só o mineiro.
- Faltam também laterais e o citado Fabiano da Chapecoense me parece fraco.
 PHDF | Brasília | 29-11-14 22h38min
Podemos nos enganar, mas o Neilton é muito ruim. Marlone também é fraco, mas tenho mais esperança neste. Talvez ele se destaque em uma eventual sequência de jogos, embora pouco provável.
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 30-11-14 10h53min
A questão mais importante que vejo no elenco do Cruzeiro é a seguinte: Se Marcelo Oliveira mantiver o esquema com marcação alta(que eu entendo que deva continuar), não podemos ter no time 2 zagueiros lentos e 2 volantes lentos.os adversários(os fortes) entenderam isso e conseguiram jogar em velocidade sobre esses defeitos.nossa dupla de zaga final era lenta e marcava atrás sem tentar antecipar, um prato cheio pra atacantes velozes.pra mim Léo não tem condições de ser titular nesse modo de jogar
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 30-11-14 10h53min
A questão mais importante que vejo no elenco do Cruzeiro é a seguinte: Se Marcelo Oliveira mantiver o esquema com marcação alta(que eu entendo que deva continuar), não podemos ter no time 2 zagueiros lentos e 2 volantes lentos.os adversários(os fortes) entenderam isso e conseguiram jogar em velocidade sobre esses defeitos.nossa dupla de zaga final era lenta e marcava atrás sem tentar antecipar, um prato cheio pra atacantes velozes.pra mim Léo não tem condições de ser titular nesse modo de jogar
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 30-11-14 11h01min
No esquema atual a dupla de zaga teoricamente ideal é Manoel e Dedé, os 2 tem certa velocidade e antecipação e pelo menos 1 é alto...os volantes Henrique e Lucas compensam a falta de velocidade com a qualidade técnica(Lucas precisa aprimorar a proteção da bola em marcação pressão, como o Nilton faz)..na falta deles precisaria de um mais veloz....é primordial a contratação(ou alguem da base)de 1 centroavante rápido e com alguma técnica.
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 30-11-14 11h08min
Quanto ao Ricardo Goulart é necessário entender que ele nunca será um desequilibrador de jogos...é "apenas" um jogador muito inteligente, com uma movimentação fantástica e alguma dificuldade em passes mais dificeis e em finalizações de média e longa distância...a maioria de seus gols é de cabeça ou de próximo a pequena area...com um centroavante mais técnico e rápido, ele se tornará melhor ainda...precisa treinar chutes de fora da area, lhe renderá salário melhor quando for pra Europa.
 estrelado campeão | N�o definido | 01-12-14 11h33min
Bom dia Evandro. Concordo com as avaliações e respectivas notas atribuidas. Agora é aguardar o desencadear do final da temporada. Com certeza, as alterações para 2015 serão maiores em relação ao que ocorreu de 2013 para 2014. P.S. : ainda não é o momento, mas o jornal Zero Hora noticia o interesse do Cruzeiro Lucas Prato do Velez como alternativa a Marcelo Moreno. As cifras estão em torno de 13 milhões. Moreno gira em torno de 18 milhões.
 estrelado campeão | Ubá | 01-12-14 11h33min
Bom dia Evandro. Concordo com as avaliações e respectivas notas atribuidas. Agora é aguardar o desencadear do final da temporada. Com certeza, as alterações para 2015 serão maiores em relação ao que ocorreu de 2013 para 2014. P.S. : ainda não é o momento, mas o jornal Zero Hora noticia o interesse do Cruzeiro Lucas Prato do Velez como alternativa a Marcelo Moreno. As cifras estão em torno de 13 milhões. Moreno gira em torno de 18 milhões.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 01-12-14 13h21min
Evandro, eu daria uma nota bem melhor para o Goulart. Daria 9 para ele. Em quase todas as partidas ele foi de suma importância e mesmo sendo um jogador de meio campo é o atual artilheiro do Cruzeiro. No mais, achei que foi bastante justo nas pontuações. Temo muita mudança no elenco do Cruzeiro para 2015. Sonho com contratações de peso bem pesado.
 bahferreira | Sabará | 01-12-14 15h29min
É fato que com o fim da temporada, inicio da próxima diversas mudanças tendem a acontecer. Dos contratos que terminam agora penso que só Henrique deve continuar visto que L.Silva dificilmente ficará durante toda temporada que vem. MM é raçudo e identificado com o clube, mas o custo/benefício não é satisfatório. Borges é ex jogador em atividade, um muito obrigado e tchau e a Samudio só o tchau. Pra meados do ano que vem ainda tem Tinga e JB, lamentei a contusão do Tinga
 bahferreira | Sabará | 01-12-14 15h36min
...acho que poderia ter sido muito útil nessa reta final de campeonato, quanto a JB espero que com o fim do seu contrato também seja o fim do seu tempo no CEC. Se for olhar a torcida não sobra ninguém no time, acho sim que clube precise de algumas contratações pontuais, mas antes de sair abrindo os cofres ha o ruralito, onde vejo uma boa oportunidade de observar a base. Gostaria de saber quem volta agora de empréstimo, será que da pra aproveitar alguém?
 pyxis | BHZ | 01-12-14 20h21min
PH, o jogo de ontem deve ter mostrado para você, e muita gente mais, que não é "duro" achar substituto para Borges e Moreno. Vinícius era um e foi defenestrado. Ramon é outro, Ragelli é outro... tem somente UM jogador que eu queria no Cruzeiro para a Lib´15: FRED.
Aí deixa o Ramon e o Ragelli no Mineiro... Manda Borges embora e devolve Moreno... e economiza uma baba de grana. Facim... Facim...
 pyxis | BHZ | 01-12-14 20h23min
Redmosk.
1. Se não emprestar o Marlone JÁ, é tolice e ERRO GRAVE. Não sai NADA dali.
2. Ramon é INFINITAMENTE melhor que Moreno. Esta implicância de vocês vale para jogadores da base e não vale para medalhões e etiquetinhas, impressionante.
 pyxis | BHZ | 01-12-14 20h27min
Você aborda, com alguma propriedade, muitas coisas... as principais são: 1) Renovar com MOliveira; 2) Colocar jogadores à disposição do esquema de jogo dele.
Entretanto, discordo de algumas de suas observações... a principal dela é quanto a zaga... pra mim, Leo e Bruno serão titulares... deveriam arrumar time para contratar o Dedé e Manoel fica de reserva imediato... e prepara-se o Alex para ser titular em 2016.
Do meio pra frente, tenho esperança em Ragelli, Bonatini, Judivan e de... cont
 pyxis | BHZ | 01-12-14 20h28min
...
possíveis retornos de empréstimos no primeiro semestre de 2015.
 pyxis | BHZ | 01-12-14 20h31min
Estrelado, olha... não estou preocupado com investimentos caros... acho errado contratar Moreno em definitivo (fala pra ele voltar ao Grêmio e, no final de 2015, quando for liberado, conversamos)...
O Cruzeiro, devido ao arrocho dos times brasileiros, terá que vender UM ou DOIS de nossos titulares (Lucas Silva mais UM)... E livrar de altos salários (Borges, Tinga, Dagoberto, JB, Ceará)... Nesta equação cabe o FRED, sem os salários que ele ganha da UNIMED senão ferra tudo no grupo atual ...
 pyxis | BHZ | 01-12-14 20h33min
...
Gilvan e A.Mattos estão resolvendo esta equação... e acredito (segundo me foi afirmado) que só farão contratação "de peso" e de "etiquetinha", se tiver aporte de "parceiros"... o que significa que os direitos econômicos de quem vier serão iguais aos do Dedé... Jogador com oCruzeiro colocando grana, como no caso do Goulart e E.RIbeiro, só de promessa (Marcelo-Furacão ou similar)... Este Fabiano da Chape me pareceu PIOR que o Breno ou Maike... dispenso...
 pyxis | BHZ | 01-12-14 20h37min
Amiga Beth, minha poetisa azul, não posso concordar com você no caso do Goulart... mesmo que ele seja o único cruzeirense a entrar nestas "seleções" do Brasileiro... Henrique foi decisivo, importante, jogou muito... atuações do Goulart foram instáveis e Irregoulartes ... Sei da sua paixão pelo "menino" Goulart... mas, desculpe, não vai dar para subir nem 0,5 na nota dele... E discordo, frontalmente, de que precisamos de contratação de "peso"... logo você, que elogia e pede a base na Toca II !
 pyxis | BHZ | 01-12-14 20h40min
Esqueci de falar que o Contrato do M.Oliveira é o mais importante a ser renovado e tem a questão do A.Mattos que DIZEM estar sendo assediado por clubes do eixo... ALiás, Mattos e Maluf. Infelizmente, se perdermos o Mattos, teremos problemas, e dos sérios... Conheço muito cruzeirense que vai adorar a saída dos dois do Cruzeiro... MUITOS MESMO !!! Até gente da mídia iria adorar... Estou preocupado com a permanência destes dois, em primeiro lugar... depois Henrique...
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 03-12-14 09h33min
Evandro, sua coluna, tal como a João Duarte, está completa e útil, tanto que deveriam ser utilizadas por membros da diretoria como fonte de consulta. Acredito que Alexandre Matos tenha em mãos trabalhos de pesquisa como o de vocês. Penso que ainda é cedo para projeções, pois muita coisa ainda vai acontecer e não temos a confirmação da renovação do contrato do Marcelo Oliveira. Prioridade agora é a renovação dos contratos de MO, de Alexandre Matos e de Henrique. Vamos esperar a poeira baixar.
 pyxis | BHZ | 05-12-14 00h46min
Aloisio, não temos (pelo menos EU não tenho) a pretensão de ser "guia" ou "referência" para ninguém, muito menos para o A.Mattos. Quanto aos pre-requisitos, fiquei mais tranquilo com a renovação do M.Oliveira e Henrique... quanto ao A.Mattos, ainda acho que ee vai pensar muito antes de sair... sair agora e ir para clubes que podem mandá-lo embora em seis meses, é arriscado... vai sair... mas ainda pode ganhar mais cancha no Cruzeiro do que correr o mundo.
 zuloobas | varginha | 10-12-14 23h08min
Pixis, postei aqui um texto maior mas não apareceu. Minha caçula me chamou para fazê-la dormir enquanto digitava, devo ter apertado retornar, enfim, bela coluna, concordo c a maioria das análises. Abraço.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster