Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

13/10/2014 | Joao Duarte
Vamos parar com as doações... BASTA !!!

Marcelo Oliveira mais uma vez bateu no ponto certo após o jogo contra o Flamengo. O time está tenso demais e errando mais que o normal.

Mundo Azul,


☻ O que ficou de Flamengo 3 x 0 Cruzeiro - As entrevistas de pós-jogo definiram bem as estratégias dos times pensadas antes da bola rolar. O Flamengo entrou com 3 volantes no meio, com Canteros tendo liberdade para sair mais e na frente com Eduardo da Silva e Alecsandro se revezando no comando de ataque e lado direito, com Léo Moura tendo mais liberdade para apoiar e com Everton solto pelo lado esquerdo de ataque.
A ideia inicial de Luxemburgo era segurar o time atrás e vendo o desenho tático do Cruzeiro marcar forte as jogadas pelos lados do campo, confiando que pelo meio pouca coisa pudesse ser criada pelo fato de que ali estavam 3 volantes.
A ideia inicial de Marcelo era soltar Mayke e Egídio para o apoio, com Nilton dando suporte para os nossos zagueiros, tendo Lucas Silva mais liberdade para encostarem no ataque.
Só que os gols que demos para o Flamengo foram cruciais neste processo. O time tinha a posse de bola, mas, erradamente nossos jogadores procuravam alçar a bola na área a esmo, sem critério e nossa jogada aérea não tem mais funcionado, esta é que é a verdade. Desde que o Dedé falou sobre o bolinho não temos conseguido fazer os gols na bola parada. Erramos muitas bolas por pura ansiedade, sem deixar que o jogador melhor colocado fizesse a finalização. Moreno ontem perdeu um gol digno do Inacreditável Futebol Clube quando o placar mostrava 1 x 0 para o Flamengo, depois tirou uma bola da cabeça de Manoel e cabeceou para fora.
Marcelo Oliveira mais uma vez bateu no ponto certo após o jogo contra o Flamengo. O time está tenso demais e errando mais que o normal.
Logo após o gol contra vimos a imagem do Dedé socando a sua própria cabeça, querendo a todo custo pagar pelo erro cometido. E ele por ser extremamente emotivo sofre em dobro com estes lances. E neste últimos tempos ele tem falhado
acima do normal, pois, fez um pênalti bobo em Ganso tirando o controle da partida das nossas mãos e dando ao São Paulo. Contra o time atleticano também marcou a bola no lance do gol de Tardelli e ontem contra o Flamengo por ansiedade e infelicidade tirou a bola das mãos do Fábio no lance do 1º gol deles.
Mas, todas estas são coisas do futebol, passíveis de acontecer e a quem está em campo só resta passar por cima e pensar no próximo lance. Dedé precisa de parar de se culpar. Ele é um grande zagueiro, esforçado, dedicado, raçudo, bom de bola, veloz, ótimo no jogo aéreo, mas, que vai errar. Na boa fase o adversário perde o gol, na fase ruim e negativa as bolas entram.
É tempo dele se reequilibrar psicologicamente e se esquecer das falhas que ocorreram, mas, que devem ficar no passado. Se não vencer isto e urgente, vai continuar a falhar.
Ontem foi um dia atípico na carreira de Manoel, posto que falhou no 2º e 3º gols do Flamengo. E depois disto ficou intranquilo em campo.
Egídio errou mais uma saída de bola no lance do 1º gol, mas, ele ainda é a melhor opção de transição que o Cruzeiro tem.
Mayke teve queda acentuada de rendimento neste returno e desde o jogo contra a Chapecoense quando foi decisivo não reedita uma grande atuação.
Fábio também não tem sido mais decisivo como sempre foi. Não me lembro de uma defesa dele contra o Flamengo, contra o Corinthians, contra o Atlético-PR, no próprio clássico... O que está acontecendo com o nosso capitão ?
Eu tenho o visto triste e sem a mesma vibração de antes. Alguém sabe me explicar o motivo desta baixa intensidade dele ? Será que tem algum problema particular afetando o seu dia-a-dia ?
Os nossos volantes tiveram atuação até certo ponto normal, fizeram as viradas de jogo, só que realmente ontem não acertamos nada. Marquinhos foi o menos pior do jogo em minha ótica.
Álisson tentou alguma coisa, mas, não conseguiu fazer a diferença. William e Marlone mais outra vez muito apagados, nada acrescentaram ao poder ofensivo do time. Borges entrou no final com 3 x 0 contra e não arrumou muita coisa.
Agora o caso pedir espaço para falar mal do time, que entrou em campo com a escalação que ele sugeriu é o fim da picada... Acorda Mário Rizzi (MRR) de Natal e trata de arrumar um jeito do Cruzeiro ganhar na sua terra. Se vira e torça muito para dar certo, porque é jogo de alto risco tomando por base o astral do Cruzeiro dos últimos jogos.

☻ Quais os 7 principais erros dos últimos jogos ?
- Passe errado na saída de bola
- Não matar o jogo quando tem chance
- Erros pessoais em lances capitais que resultam em gols do adversário
- Defesa marcar a bola e não o jogador nos lances de cruzamentos ou bolas paradas, facilitando as conclusões do adversário
- Cruzar as bolas na área sem buscar atingir uma zona que permita aos nossos atacantes disputar a bola em condições de marcar o gol.
- Afunilar as jogadas buscando a tabela quando há boa chance de chute a gol
- Atuar desconcentrado e sem força nas divididas>
Em minha opinião estes são pontos a serem melhorados para os próximos jogos.

☻ E as continuação do Campeonato ? O que projetar ? - Num dia em que nada foi como a gente projetava, terminada a partida com 3 x 0 contra (nossa pior derrota no ano), a gente olha para a tábua de classificação e vê que o time ainda está 6 pontos à frente do 2º colocado e que agora faltam 10 rodadas.
As vitórias de Botafogo 1 x 0 Corinthians, Palmeiras 2 x 1 Grêmio e Atlético-MG 1 x 0 São Paulo impediram que a distância se reduzisse e por pouco o Fluminense não arrancava um empate do Inter e os 7 pontos teriam sido mantidos.
Bola prá frente.
Nossa campanha agora é de 66.7% de aproveitamento, sem sobras, para a meta de se obter 8 pontos a cada grupo de 4 jogos.
O próximo pacote terá Vitória (f), Palmeiras (c), Figueirense (f) e Botafogo (c) ou seja jogos contra times da 2ª página da tabela de classificação e que vão nos impor sérias dificuldade, mas, que creio ser completamente possível se conseguir cumprir a meta.
Vejamos as tabelas dos nossos adversários :
Inter : Corinthians (c), Flamengo (f), Bahia (c) e Santos (f)
São Paulo : Bahia (c), Chapecoense (f), Goiás (c) e Criciúma (f)
Atlético-MG : Chapecoense (c), Bahia (f), Sport (c) e Atlético-PR (f)
Grêmio : Goiás (f), Figueirense (c), Coritiba (f) e Vitória (c)
Corinthians : Inter (f), Vitoria (c), Palmeiras (f) e Coritiba (c)
Ou seja, as tabelas são parelhas em termos de dificuldade para todos os times, sendo que a do Inter é em tese a mais complicada.
Então, o jogo contra o Vitória, adquirirá ares de decisão porque o Cruzeiro agora fará o jogo de fechamento da rodada e poderá entrar em campo com 3 ou 4 pontos de vantagem antes da bola rolar.
A hora requer calma, concentração e um pedido especial que o time volte a jogar bola, coisa que deixou para trás nos últimos jogos e que pare de errar a favor dos adversários. É a hora da resposta, de fazer o resultado e desanimar os adversários de suas chances de conquista de título.
As voltas de Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e do Júlio Baptista são muito importantes. O time sofreu demais com a falta de pelo menos um armador central em campo na partida de ontem contra o Flamengo, coisa que já tinha sido observada contra o ABC no dia 1º/10. Foi só o Ricardo Goulart entrar em campo que o cenário do jogo se modificou e veio a vitória no gol de Léo.
É tempo de abraçar o time e o jogo contra o Palmeiras após estas 2 partidas no Nordeste servirá de reencontro com a nossa torcida. Com o apoio do nosso torcedor e a melhor formação em campo as nossas chances de vitória aumentam muito. FORÇA e FOCO CRUZEIRÃO !!!

E as homenagens desta coluna hoje vão para :PHDF, Força Azul, Aloisio Mendes, Rodrigo Ferrari, Seixas, Toninho Caixeta, Léo Gontijo, mrenatom, Sicília, Beth Makennel e Chiabi Jr. (que anda sumido demais).
Homenagem Especial : Baleia, Miguel Maumédio, Sérgio Rangel Gomes, Édipo Guedes, Wilson Guilherme de Aquino Ney e José Augusto dos Santos Servino.
E de Conceição do Mato Dentro-MG :Quero homenagear os irmãos Martini Ribeiro : Fabinho, Lolê, Anacleto, Ló, Berenice, Beatriz e Maria Ester todos cruzeirenses da gema.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 marco | Curitiba | 13-10-14 16h26min
Caro João, realmente estamos errando demais e dando muita sopa para o azar. Isto tem que parar já. Na minha opinião, deveríamos priorizar o brasileiro e usar um time alternativo na CP. Para o jogo contra o ABC eu iria de : Fábio, Ceará, Bruno R. (se tiver condição) e Dedé ( p/ ele não jogar contra o Vitória), W. Farias (improvisado na esquerda), Nilton, Eurico, Marlone (última chance), Alisson, William e Borges.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 13-10-14 17h41min
Prezado João, obrigado pela homenagem.
O momento exige cuidado. A queda individual é nítida e tem influenciado demais no aspecto coletivo.
Willian é o maior exemplo. O Bigode não é nem sombra do jogador do ano passado.
O cansaço tem influencido também. Mas não é só isso.

Pra mim na 4aaf tem de usar o regulamento mesmo. Não é pq é time da séri B. Nosso momento não é favorável. Vamos cozinhar o jogo e ficar na espera.
Matamos num contra-ataque e se não der, 0x0 passamos.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 13-10-14 17h59min
Todo time oscila durante o campeonato. Esse é o nosso pior momento e mesmo assim, mantemos uma diferença segura de 6 pontos.
Pra mim, dos 30 que faltam, se fizermos 16 ou seja 5 vitórias e um empate, já levamos o título.
Isso dá 54% de aproveitamento. Nada tão complicado.
Nos próximos 2 jogos, um empate contra o Vitória e uma vitória (essa sim obrigatória) contra o Palmeiras em casa, recolocam as coisas nos trilhos!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 13-10-14 18h05min
Gostaria de ver mudanças no time também, pelo menos na copa do Br. Nada radical, pra dar descanso pra alguns e usar todos os recursos que temos.
Pra 4a.f, minha sugestão seria: Fabio, Ceará, Léo, Manoel e Egidio, Nilton, Lucas, Willian Farias, Alisson, Willian e Dagoberto.
Um time leve e um pouco na frente e com um meio campo encorpado.

E outra coisa: perdemos o Tinga que poderia ser uma boa alternativa nessa fase complicada.
 Carlos Campos | Resende | 13-10-14 19h09min
Mestre! Muita calma nessa hora ! Em 2013, por uma coincidência ( ou não?), nós perdemos duas seguidas exatamente nas mesmas rodadas, MAS FICAMOS 10 PONTOS NA FRENTE DO VICE LIDER, esse ano 6 pontos ! Considero muito importante, Mestre, o trabalho de bastidores de Gilvan para LIBERAR EVERTON E RICARDO dos proximos amistosos da selenike. PARA MIM ESSE SERÁ UM PONTO DECISIVO NA RETA FINAL !
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 13-10-14 21h20min
Pois é meu caro João, ontem, até o segundo gol só deu Cruzeiro. Jogou um pouco para nós e muito para eles. Eu também acho que está faltando tranquilidade. Em quem confiar nessa hora?
 Nelsao | Brasilia | 13-10-14 22h40min
Estamos com os mesmos seis pontos do Inter antes de pegar a pior sequência para gente ... Pois nos últimos dois jogos foram sem nossos armadores e outra ainda bem q não perdemos para p Inter pois se tivesse perdido estávamos empatados com eles três pontos p eles e menos três para nós
 Nelsao | Brasilia | 13-10-14 22h42min
Vejo q estas três rodadas anteriores foram muito boa para a gente devido as nossas derrotas e as derrotas dos adversários
 mrr | Natal | 14-10-14 08h37min
Bom dia JD! Obrigado pelo destaque em sua coluna rs... Em relação a reclamação do espaço para "falar mal", entende-se como ironia, pois não existia uma notícia ou coluna para nós comentarmos sobre a partida antes, durante e depois. Agora após o final do jogo, certamente coisa boa não tinha para falar deste time.
 mrr | Natal | 14-10-14 08h39min
Concordo sobre a escalação, que inclusive eu mesmo sugeri, 3 volantes, devido a má atuação do Marlone nas outras partidas. Agora discordo em relação ao Egídio, para mim a função prinicipal do lateral é a marcação, não é a toa que a posição faz parte do sistema DEFENSIVO.
 mrr | Natal | 14-10-14 08h42min
Em relação a torcida, estarei lá dando apoio ao time, já reuni os cruzeirenses daqui no total de 37 pessoas que conheço, além de torcedores de outros times que se simpatizam com o futebol do Cruzeiro.
 mrr | Natal | 14-10-14 08h44min
Só mais uma comentário a respeito dos volantes. Discordo que eles foram bem, o Henrique já é a terceira partida que vem oscilando, não sei se é em decorrência do finalde contrato, renovação, alguma insatisfação em relação a isso. O Lucas percebo que está sem pique, perdeu na corrida para alguns jogadores do Flamengo. O Nilton, bom.... esse não joga omemso futebol desde a lesão.
 mrr | Natal | 14-10-14 08h46min
Ainda no setor defensivo, que é o destaque negativo dos últimos jogos, concordo em relação ao Mayke que caiu também de rendimento... Quem se salva neste time lá atrás é o Manoel, apesar do erro bisonho, mas está com crédito, diferentemente do Dedé que já coleciona erros terríveis.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 14-10-14 19h12min
J.D. , muito obrigado pela sua homenagem mais uma vez!! Concordo com o que você falou em sua coluna e como falou o Carlos Campos , nós perdemos nas mesmas rodadas no ano passado ,acho que estamos passando um período de baixa após uma sequência muito forte de jogos. Acho também que jogadores como Dagol,Willian e Borges que o ano passado estavam em ótimas fazes este ano estão em baixa. Tenho duvidas se teríamos que seguir em frente na Copa do Brasil !!Acho que deveríamos priorizar o Brasileiro.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 14-10-14 19h14min
J.D. você tem alguma posição da volta do Ricardo Goulart ??
 PHDF | Brasília | 14-10-14 21h41min
- O problema maior vem do banco. Este ano, na fase crítica do campeonato, de contusões e definições, os substitutos eram para estar voando. Júlio Batista, Tinga, Bruno Rodrigo e Samúdio deixaram de ser opções. Dagoberto, Willian e Borges não estão bem.
- A torcida fica para E. Ribeiro, R. Goulart e cia voltarem e aguentarem o ritmo até o fim. E que deixem a Copa do Brasil em segundo plano, utilizando-a apenas para recuperar os jogadores.
- Valeu, João, pela homenagem!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 15-10-14 09h24min
João Duarte, valeu pela homenagem. Quanto ao Cruzeiro, MO tem fazer esse time jogar bola. E tem que voltar do Nordeste com 2 vitórias,senão o time ficará abatido moralmente e será difícil reverter a situação. confio no time e no MO, mas o momento da reação e este e nada melhor que jogos longe da pressão da torcida. Melhor ainda que é no Nordeste, onde o Cruzeiro se dá bem sempre, ainda melhor que o jogo do Brasileirão é em Salvador. Gostei de ver o time misto escalado contra o ABC. MO acertou.
 raposao do Brasil | Não definido | 15-10-14 12h11min
Bom dia a todos...é brincadeira esse time né gente!!!!Estão sentando na vantagem,o time de 2003 entrava em campo pra ganhar e fazer história sem se importar com números da tabela.Esse é time preguiçoso,joga só quando a agua bate na bunda.Não estamos perdendo só por erros anormais,mas tbm por displicência.Esse tal de Marlone,sinceramente pode ir ser feliz em outro clube e que tudo dê certo na carreira dele...porque no Cruzeiro já deu o que tinha de dar....
 raposao do Brasil | Não definido | 15-10-14 12h31min
Dagoberto não joga nada já faz muito tempo....e não é cobrado.Pra piorar alguns idiotas da nossa torcida ficam pedindo sua entrada,é duro viu...O Willian bastou comprar seus direitos que se esqueceu de jogar futebol..precisa ser cobrado tbm.E muito dinheiro pra não render nem a metade do ano passado,isso é inadmissível.Borges pode ir embora o mais rápido possível,JB ainda não ainda porque foi contratado.Houve grandes acertos da diretoria ..mas agora está na hora de cortar os erros.
 raposao do Brasil | Não definido | 15-10-14 12h38min
Que elenco bom é esse que quando não joga os dois meias o time não ganha de ninguém nem jogando em casa???Isso é comodismo de elenco.E se a diretoria não começar a cobrar agora, o ano inteiro pode ir por agua abaixo.Tudo que a imprensa mais quer é ver o nosso Cruzeiro se estrepando...abre o olho Cruzeiro,abraços a todos..
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 15-10-14 13h49min
Pessoal, analisando as últimas rodadas, o Cruzeiro pegará times que, provavelmente, não estarão disputando nada (G4 e Z4): Goiás, Chapecoense e Fluminense. Isto poderá ser decisivo a nosso favor. O que acham?
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 16-10-14 00h04min
Três derrotas seguidas, e para time da 2a. divisão!!!!!!! Tá na hora de acender luz vermelha. Tá na hora de rolar alguma cabeça. Não dá pra não reclamar. Alguma coisa de muito grave está acontecendo.
 PHDF | Brasília | 17-10-14 23h41min
E a questão dos que analisam as contratações e situação jurídica dos jogadores?
Ano passado tivemos problemas na Copa do Brasil e no brasileiro por escalar ou deixar no banco jogador sem condição legal. Este ano contrataram um lateral esquerdo que não pode jogar. Alguém anda errando demais.
 Força-Azul | Santos | 18-10-14 17h49min
Em momentos de crise é hora dos que comandam aparecerem e firmarem o leme rumo ao título. Todo time oscila em um campeonato tão grande como é o brasileiro. Espero que nossa fase ruim tenha chegado ao fim. João Duarte pontuou muito bem os erros e agora espero que tenha sido momentos de muito diálogo, união para saber sair desta situação. Confio na administração do Cruzeiro e Dr. Gilvan, Alexandre Mattos e nosso treinador Marcelo Oliveira saberão conduzir nesta fase.
 jairoccuritiba | CURITIBA | 17-10-14 22h32min
Dr. Magano Edilson é um ótimo lateral ,contrata. Gilval!!!!!!!!!!!!!!!!
 jairoccuritiba | CURITIBA | 17-10-14 22h24min
Aí João, sobre o Borges contra o ABC ele saiu e time evaporou no segundo tempo, caramba o Guilherme detonador do ***** no galo? Leo Silva e Guilherme nas galinhas jogares nossos? é revoltante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 chiabi | Nova Lima | 16-10-14 13h05min
JCD, infelizmente sumido por estar trabalhando muito fora de MG, e ainda mais infeliz visto que as doações continuam...
 Dr.Magno | BH | 17-10-14 18h01min
João Duarte
Jefferson está em crise no Botafogo
Seria uma bela contratação para 2015.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster