Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

10/08/2014 | Joao Duarte
Distância reduzida ... Tempo de manter o foco

"O melhor a fazer é esquecer as arbitragens e jogar bola, botar vantagem inquestionável e pressionar os adversários, vencê-los"

Mundo Azul,


Apesar da liderança vale a lembrança... Temos sido operados pelas arbitragens... é a verdadeira caça à raposa - O Cruzeiro entra em campo como o time a ser batido, não apenas porque é o atual campeão brasileiro, mas, porque já no começo da atual competição conseguiu abrir vantagem, que se não fosse pelas ações das arbitragens deveria ser muito maior a esta altura da competição.
Vamos lembrar os jogos nos quais perdemos pontos :

♦ Cruzeiro 1 x 1 São Paulo : o Cruzeiro vencia a partida quando aos 48' uma falta em Bruno Rodrigo foi invertida. Deste lance nasceu o gol de empate do São Paulo. A partida estava para acabar e o erro da arbitragem nos custou 2 pontos.

♦ Cocotas 2 x 1 Cruzeiro : o teatro dos absurdos tem 3 lances capitais. O pênalti claro de Otamendi em Luan num carrinho desleal que levou a bola com a mão que o árbitro Héber Roberto Lopes não quis marcar, estava de frente para o lance. O pênalti absurdo que só ele enxergou de Léo em Leonardo Silva que desaba de costas quando Léo encosta a mão nele. E para culminar o erro clamoroso da bandeirinha catarinense que marcou impedimento num lance que Álisson partiu 3 m atrás do defensor atleticano. O pacote nos custou 3 pontos.

♦ Corinthians 1 x 0 Cruzeiro : nada de mais grave aconteceu. O Cruzeiro perdeu em função de uma falha do Fábio.
♦ Botafogo 1 x 1 Cruzeiro : um absurdo a entrada covarde de Sheik em Henrique ter sido punida apenas com um amarelo. Os jogadores do Botafogo bateram com a complacência do Luiz Flávio Oliveira, que amarrou o jogo, inverteu faltas e cumpriu à risca o script dos árbitros quando querem atrapalhar um time. Mas, nos lances capitais não errou claramente para que se possa reclamar de perda de pontos.
♦ Criciúma 0 x 0 Cruzeiro : Uma entrada prá lá de desleal de Lucca em Éverton Ribeiro, permissão para que o centroavante grandalhão deles usasse o cotovelo e desse um chute sem bola em Dedé além dois gols pessimamente anulados, foi o trabalho do baiano Jaílson. Perdemos mais 2 pontos.
O Cruzeiro mantém a liderança com 2 pontos de vantagem sobre o Internacional (28 PG), 3 sobre o Corinthians (27 PG), 4 sobre o Fluminense (26 PG) e agora tem 8 pontos de vantagem sobre o 5º colocado, garantia de disputa da Taça Libertadores de 2015, que poderá se reduzir a 7 pontos, caso o São Paulo vença o Vitória na partida que estará sendo jogada hoje à noite.
Mas, a vantagem para o vice-líder sem favor algum poderia se de 9 pontos, o que seria trágico para as entidades promotoras da competição.
Creio que reclamar na CBF vai adiantar pouco ou nada, vetar as arbitragens tendenciosas é fundamental e exigir a presença de árbitros que tenham bom histórico e não façam parte da casinha (coisa muito difícil) é o que se pode fazer nesta hora.
"O melhor a fazer é esquecer as arbitragens e jogar bola, botar vantagem inquestionável e pressionar os adversários, vencê-los". Mas, é dever dos nossos dirigentes reclamar sim, todas as vezes que nos sentirmos prejudicados. Se os jogadores ou técnico fizerem isto, estarão dando ao tribunal motivos para a suspensão, o que é péssimo.
Muitos colegas discutem o uso de um goleiro como capitão, porque a rigor, nas ações ofensivas ele nada pode fazer, em termos de pressionar a arbitragem, porque sempre estará muito longe dos árbitros, longe da ação.
Mas, por outro lado, a gente observa que o Cruzeiro toma poucos cartões por reclamação. Eu daria a faixa de capitão ao jogador mais reclamão do elenco, aquele que mais provoca os adversários e os tira do sério, no caso seria de Dagoberto o posto, mas, isto é apenas a minha opinião.
Por exemplo, a gente viu o Paulo Baier apitar o jogo inteiro em SC.

5 caminhos para manter o Cruzeiro na rota dos títulos :
1 - Em 1º lugar, manter a mesma pegada dentro e fora de casa, buscando pontuar sempre e com o índice de vitórias no Mineirão, manter um aproveitamento próximo aos 2 pontos por partida, que garante a conquista do título. Todos os jogos valem 3 pontos e saber administrar um placar favorável no final das partidas também é. Este vinha sendo um ponto falho nas últimas competições, onde corremos riscos até certo ponto desnecessários, não jogando com inteligência. A gente vê boa evolução neste quesito neste Brasileiro de 2014.
2 - Jogar bem as partidas contra os adversários diretos. Até aqui, ganhamos do Inter (f) e perdemos do Corinthians (f) e vamos enfrentar na 19ª rodada o Fluminense (f). Isto significa que teremos no returno todos os adversários diretos no Mineirão, onde nossas possibilidades de vitória aumentam.
3 - Com a convocação de Dunga no dia 19/08, muito provavelmente Dedé, Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro deverão estar sendo convocados para fazerem parte da seleção principal. Já para a Seleção Olímpica Mayke, Lucas Silva e Álisson, além do goleiro Georgemmy, estão no radar de Alexandre Gallo. Então, há chances de que algum destes jogadores seja negociado antes do fechamento da janela de transferências para a Europa no dia 31/08.
O Cruzeiro não se desfará de vários jogadores ao mesmo tempo para perder a chance de conquista destes títulos em disputa no 2º semestre de 2014 e em minha opinião tem já no elenco as peças de reposição de forma que não precisará sair à louca em busca de reforços nas séries B ou C como fizemos em passado recente. Mas, o recado é simples, manter o crédito nos que estarão à disposição de Marcelo Oliveira e principalmente, torcer muito para que estes jogadores correspondam à confiança de todos nós.
E se negociar algum jogador creio ser uma burrice siderúrgica manter o jogador no grupo, pois, a cabeça dele estará focada em outro cenário. As últimas referências que tivemos mostram que não funciona.
4 - Manter vigilância redobrada sobre as nossas torcidas organizadas de forma que não se permita que o time novamente perca mandos de campo, com prejuízo duplo (técnico e financeiro) ao clube. Denunciar quem pratica os atos de vandalismo. Vale até mesmo filmar com o celular e enviar para o Cruzeiro os tais valentes brigões, para que o trabalho de inteligência possa identificar e punir exemplarmente, alijando quem tenta prejudicar o clube de estar presente aos jogos de futebol.
5 - Manter elevado índice de disponibilidade dos nossos atletas no Campeonato Brasileiro, nesta fase onde os jogos do Brasileiro estarão sendo intercalados com os jogos da Copa do Brasil, que pela 1ª vez terão todos os grandes times envolvidos na disputa, ou seja, o nosso DM terá que trabalhar melhor que no passado.

E as homenagens da coluna hoje vão para : Marcos Mineiro, Céu, Pyxis, Carlos Almeida, Estrelado Campeão, MAIOR DE MINAS, Léo Gontijo, Giovanie (Marialva), AlexAug, Carlos Campos, Santos, Aloisio Mendess, MRR, Força Azul, Dr. Magno, Baptista-DF, Redmosk, PHDF, Webber, Nelsão e Lambertucci.
E de Conceição do Mato Dentro-MG : Pico Guimarães, Claudinha Sousa, Luiza e Lígia, Marcelo & Lucas Brasileiro, Ramon & Rodolfo Ferreira, Olímpio Ferreira (Tiú) e Luiz Cládio Souza Câmara (Coracete).
Cruzeiro, Cruzeiro Querido, Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 edg | Belem | 10-08-14 19h49min
Concordo com você JD. Precisamos voltar a vencer. Agora o que me preocupa é a confiança do nosso técnico em Marquinhos. O cara chegou ontem e já barra William, Dagoberto e não vejo um futuro com o Cruzeiro jogando dessa forma.
 PHDF | Brasília | 10-08-14 20h25min
- Reclamar de arbitragem serve apenas para tentar impedir novos assaltos ou pelo menos deixar os caras de preto mais atentos para não dar tão na cara como este bandeira de sábado. (validou um lance para o Criciuma em completo impedimento e deu o do Cruzeiro que até pela TV deu para ver o erro no primeiro lance.)
- O Cruzeiro perdeu 2 pts preciosos no sábado. Felizmente está conseguindo manter a média de campeão. Agora é o Santos, adversário bem mais forte.
- Valeu, João, pela lembrança.
 João Duarte | Vit�ria | 10-08-14 20h37min
Grande EDG de Belém, Legal ter seus comentários novamente aqui neste espaço. Creio que a titularidade do Marquinhos chegou ao fim. Contra o Santos creio que Dagoberto começa o jogo e vai até onde der. Quando ele se cansar Marcelo Oliveira usará o William ou Álisson ali no setor.
 carlos_Almeida | Vitória | 10-08-14 21h16min
JD, o Cruzeiro tem que se preparar para uma luta ferrenha fora dos gramados. O estado do RS está com muita força na CBF, junto ao tempo em que não ganham títulos, o Internacional é um forte "previlegiado". O pensamento do Roger "de que o Cruzeiro não pode distanciar dos demais times porque perde a graça do Campeonato" é coletivo. No jogo de sábado, o Criciúma entrou em campo para empatar e o juiz para confirmar o empate, ele foi mais competente que o Criciúma. Não foi por falta de qualidade.
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 10-08-14 21h18min
Meu caro amigo João, obrigado pela homenagem a minha pessoa e ao Lucas. Quanto à coluna, concordo em manter o foco, pois o Cruzeiro esta no caminho certo. Com relação às arbitragens,elas serão complicadas mesmo, seremos muito prejudicado; mas com o Cruzeiro focando nas partidas, jogando o que sabe, tenho certeza que iremos comemorar o Tetra. Forte abraço.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 10-08-14 21h22min
João Duarte, obrigado pela homenagem. Acredito que Marquinhos irá realmente parado banco, só tenho dúvidas quanto a quem entra. Para capitão do time fica complicado a escolha, mas também ficaria com Dagoberto, mas ele não tem uma regularidade nos jogos. Aí como fica?
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 10-08-14 22h04min
Caro João obrigada pela homenagem. O Marquinhos quando chegou encontrou o William com situação indefinida e o Dagol voltando de contusão e assim ganhou a titularidade e ele foi bem contra o Palmeiras. Concordo com que agora é a hora do Dagol. Ele é o mais cascudo do nosso elenco, até para enfrentar o juiz. Eu espero que o Mineirão nos traga bons fluidos e retomemos o caminho das vitórias.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 10-08-14 22h09min
Hoje a seleção de volei feminino deu uma lição de equilíbrio no terceiro Set contra os EUA. Começaram perdendo por 5x1, levaram uma virada no final e ainda assim venceram. O nosso time deve fazer como elas. Tem que passar por cima dos erros de arbitragem, da catimba dos adversários e vencer todas no Mineirão. Elenco para isso nos temos.
 carlos_Almeida | Vitória | 10-08-14 23h07min
JD, não convêm tirar a faixa de capitão do Fábio no meio do Campeonato, mesmo pro ano que vem tem que ter um cuidado porque ele tem mais tempo, mais história e preza pelo título de capitão.
 mrr | Natal | 11-08-14 00h06min
Obrigado pela lembrança. No mais, ótima cartilha que no papel é o desejo de muitos clubes, mas na prática ja sabemos os resultados. Mas pensando nesses itens acima, de cara ja erramos no principal, FOCO. E isso fica claro ao ver o comportamento do Everton Ribeiro nas duas etapas. Oras!! E óbvio q todos almejam chegar a seleção, mas o que ocorreu ontem foi de um total antiprofissionalismo, para não dizer egoísmo. E por que não falar do Goulart? O elogiava tanto, mas...
 mrr | Natal | 11-08-14 00h11min
Os itens 4 e 5 são sensíveis pois na maior parte das vezes nos deixam na mão. Quando vejo Dagol, Borges e JB no time, vejo na verdade ao menos dois desses frequentadores assíduos do DM. E o outro item, como anda a proibição das organizadas em MG?
 mrr | Natal | 11-08-14 00h16min
Quanto a janela mencionada, dificilmente perderemos algum jogador, pois Everton e Goulart são vendas do nível de campeonato Ucraniano, em crise, e Árabe que andam ressabiados e decepcionados com as ultimas contratações. Se sair alguém provavelmente será alguns de nossas jóias Lucas, Mayke ou Alisson. O Dedé a pedida é alta, não e mais convocado acho pouco provavel a saída.
 mrr | Natal | 11-08-14 00h20min
Quanto a preocupação da arbitragem procede, mas não devemos levar isso como ponto principal. O Felipão fez isso na seleção para justificar sua falta de conhecimento na variação tática e todos vimos o resultado disso. Então este item pode gerar conflito cpm objetivo principal que é o foco nas partidas.
 estrelado campeão | Ubá  | 11-08-14 07h22min
Obrigado pela homenagem João. Pelo jeito teremos mesmo que nos prevenir contra a caça à Raposa. Esses dois fatores conjugados(arbitragem e convocação) podem resultar em grandes prejuízos técnicos, não obstante o possível lucro com alguma negociação pós-seleção. Só discordo de você quanto à reposição. Goulart e Everton Ribeiro são peças difíceis de reposição. Espero que o Cruzeiro os segure um pouco mais(até final do ano). E quanto ao Neilton, não seria hora de colocá-lo no revezamento?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 11-08-14 09h26min
João Duarte, os gols anulados contra o Criciúma, foram vergonhosos. Quero ver qual será o destaque da imprensa com relação a esta atuação desastrosa do quadro de arbitragem. Deu para perceber que não foi erro, mas sim atuação mal intencionada. Tenho receio que nos roube outro campeonato, assim como ocorreu em 2010. Sandro Meira Ricci ganhou como prêmio a convocação para o quadro da Fifa. É assim que a banda toca. É a mais pura vergonha e por isso o futebol da seleção está no fundo do poço.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 11-08-14 11h51min
João Duarte, obrigado pela lembrança. A coluna é oportuna peos absurdos que têm sido cometidos. Na coluna passada comentei a atuação do gatuninho irmão do outro gatuno. Lembro ao Sr. Aloisio Mendes que, do que li, apenas o Kffouri mencionou, de passagem o "prejudicado Cruzeiro". No mais, registro apenas que está na hora de mudar um pouco o time, dar oportunidade a outros excelentes craques que estão na reserva….
 GeraldoFaria/Div | Divinópolis | 11-08-14 12h15min
Pessoal é brincadeira, estamos assistindo outro 2010 pois temos gambás e segundense (fluminense) na nossa cola. Temos que gritar sim pois já são 8 rodadas em que fomos garfados, assim não tem elenco de qualidade que dê jeito. Pra cima deles Cruzeirão, domingo se Deus quiser estarei na toca III para mais uma vitória.
 Sicilia | Belo Horizonte | 11-08-14 14h37min
Esses dias vi uns comentários do Roger durante uma transmissão que eram mais ou menos assim: "Não é nada contra o Cruzeiro, é para o bem do futebol brasileiro." Ele dizia que todos torcem para o Cruzeiro tropeçar, e que seria bom mesmo.
Acho que a reunião da globo, cbf e dirigentes está começando a fazer efeito... dá pra desanimar viu...
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 11-08-14 17h33min
Alô mestre João. Muito obrigado pela informação sobre o campeão mineiro de 1971. Não consigo entender porque o cruzeiro com aquele timaço foi perder o campeonato mineiro e deixou o p.atético ser campeão também em 1971 e o cruzeiro indo disputar a final apenas em 74 e 75. Parece que tínhamos time para campeonar bem antes. Grande abraço.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 11-08-14 17h48min
Sobre as arbitragens nesse brasileirão 2014 eu assino embaixo sobre o que todos disseram. I S S O É U M A V E R G O N H A. o TIME TEM QUE METER GOLS E SAIR APARA O ABRAÇO.
 lanza | Vitória | 11-08-14 19h34min
João realmente você tem todas razão,devemos é meter gols e abrindo uma grande vantagem e pronto.Craques para isto temos de montão .Agora é uma vergonha o que está acontecendo,chega a ser desumano,para uma equipe leal igual a do Cruzeiro.
 redmosk | Uberl�ndia | 12-08-14 18h21min
João Duarte se acontecer tudo que você falou ganhamos novamente o campeonato. Com essa reclamação da arbitragem da midia,torcedores e clube com certeza essa ***** vai dar um tempo,se time manter foco seriedade vamos ser campeões.
 lambertucci | Vitoria | 12-08-14 22h46min
O que faz mais falta no cruzeiro, é um bom centroavante. e por falar NISSO, ONDE ESTA O BORGES, BRUNO RODRIGO, NAO VAI JOGAR MAIS NO CRUZEIRO
 Força-Azul | Santos | 15-08-14 20h24min
João Duarte, nosso Cruzeiro precisa retomar o caminho das vitórias e para isto devemos jogar bola com toques rápidos e com bom posicionamento dentro de campo, em especial nestes dois próximo jogos Santos e Grêmio. Coloco mais um caminho para manter o Cruzeiro na rota de títulos. Nossa torcida tem que fazer a diferença, comparecer ao estádio e apoiar do início ao fim. A liga do ano passado precisa ser retomada com todos apoiando o time para esta nova conquista. Força Cruzeiro!
 Força-Azul | Santos | 15-08-14 20h55min
As arbitragens brasileiras estão num nível muito ruim. É ponto que merece atenção também e o trabalho tem que ser feito fora do campo marcando pressão na comissão de arbitragem para não nos tirar fora outro campeonato. por isso nosso time precisa retomar a fazer gols para não dar chances a arbitragens mal intencionadas.
 PHDF | Brasília | 16-08-14 00h16min
- STJD suspende o Sheik por 3 jogos pela entrada no Henrique. E o árbitro cara de pau que deu apenas amarelo?
- E por que o Charles treina separado do grupo?
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 17-08-14 20h39min
VI O JOGO PELA TV. SENTADO NA POLTRONA. E VI UM SHOW DE BOLA. DE FÁBIO A JULIO BATISTA, NADA A CONTESTAR. VITÓRIA DA RAÇA, DA TÉCNICA, DA ESTRATÉGIA. TOMARA QUE CONTINUE COM ESSA PEGADA, COM ESSA VONTADE - ISSO É O CRUZEIRO PRA QUEM TORCEMOS. E PARABÉNS À TORCIDA QUE PODE IR AO ESTÁDIO. PARABÉNS À TORCIDA QUE NÃO PODE IR MAS QUE, DE SUAS POLTRONAS, MANDA UMA ENERGIA SEM IGUAL PARA OS ATLETAS QUE ESTÃO NO CAMPO.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster