Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

18/06/2014 | Voz da Arquibancada
A Seleção ajudando ao Cruzeiro

Por Alex Souza
(CLIQUE AQUI PARA LER E COMENTAR)


"É lógico que quero que o Brasil vença; é muito mais lógico, obviamente, que eu queira que o Cruzeiro continue vencendo"...

"Estou certo de que Marcelo Oliveira está de olho em tudo o que está acontecendo e, com calma, usará tudo de bom e de ruim que está sendo visto na Copa do Mundo em favor do Cruzeiro. O mesmo vale para os nossos jogadores".


Depois de duas partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014, contra Croácia (3a1) e México (0a0), algumas situações vistas em campo podem ajudar diversos times, dentre eles o Cruzeiro. Não se trata de fazer comparação de times ou jogadores com a Seleção Brasileira e os atletas convocados; a questão merece uma reflexão para resgate do que se espera das funções e setores da equipe para construir vitórias.

DEFESA: o miolo de zaga da Seleção é fortíssimo, consistente, contudo, o trabalho dos zagueiros tem sido dificultado pela facilidade com que os laterais Daniel e Marcelo são batidos, sobretudo por meio de dribles, ultrapassagens e eventualmente erros na saída de jogo. Não fosse a boa capacidade de cobertura dos zagueiros a Seleção Brasileira já estaria em apuros.

MEIO CAMPO NA CONTENÇÃO: L Gustavo vem se destacando, contudo, começa a ficar sobrecarregado, de vez que Paulinho não está em sua melhor física e técnica para dividir o trabalho com o companheiro. A contenção precisa de uma composição básica que não tem sido bem feita por Neymar, Oscar Hulk e Fred; a Seleção Brasileira poderá encontrar dificuldades diante de quem souber aproveitar a fragilidade dos laterais e a deficiência no bloqueio pelo meio (contra o México o Brasil parou avanços importantes com faltas dos zagueiros).

MEIO CAMPO NA ARMAÇÃO: Neymar e Oscar estão marcadíssimos e, via de regra, recebem a bola contra dois ou três adversários. A opção do Brasil é que se apresentem principalmente os dois laterais, os volantes de contenção, os dois atacantes e eventualmente a zaga para criar opções aos armadores. Ocorre que os jogadores que deveriam se apresentar não estão fazendo seu papel: os laterais estão alçando bolas na área adversária sem ir ao fundo e os atacantes (especialmente Fred) estão passivos, presos na marcação da defesa. A postura do time está atrapalhando o jogo de Neymar e Oscar e fazendo com que dependam muito de jogadas individuais para resolver a todo momento.

ATAQUE: Falta movimentação a Fred e Hulk para abrir espaços na defesa adversária, deixando a Seleção Brasileira muito previsível; laterais e atacantes devem se revezar no trabalho permanente de movimentação para que a armação tenha a quem acionar. Quase não apareceram nos dois primeiros jogos do Brasil, o famoso 2 contra 1, as inversões de jogadas para onde o espaço surgir e os arremates de longa e média distância.

As questões aqui apontadas emperram a dinâmica de jogo de qualquer time ou seleção. Alguns preferem dizer que há "torcida contra a Seleção Brasileira" ou "má vontade em relação a esse ou aquele atleta", mas não se trata disso. Quando realizamos um apanhado dos jogos em que o Cruzeiro não foi bem em 2013 e 2014 percebe-se que a maioria das deficiências que se viu na Seleção Brasileira (nesses dois jogos da 1ª fase da Copa 2014) se manifestaram de forma parecida quando nãos construímos o resultado que precisávamos ou estiveram demonstradas no desempenho de nossos adversários e foram exploradas.

Sem querer julgar a Espanha, Campeã do Mundo, por um só jogo, de certa forma, tudo o que está aqui pode ser visto também na dinâmica que se viu contra a Holanda na derrota por 5a1; o mesmo vale para a fraca exibição da Argentina, nos 2a1 contra a Bósnia. E o que dizer da derrota de Portugal, de 4a0, para a Alemanha? Pelo menos para mim os problemas de quem perdeu ou jogou mal são bem semelhantes.

É lógico que quero que o Brasil vença; é muito mais lógico, obviamente, que eu queira que o Cruzeiro continue vencendo. Tomara Felipão ajuste a Seleção. Estou certo de que Marcelo Oliveira está de olho em tudo o que está acontecendo e, com calma, use tudo de bom e de ruim que está sendo visto na Copa do Mundo em favor do Cruzeiro. O mesmo vale para os nossos jogadores.

"Seremos Campeões; não se esqueça"!!! Falo do Cruzeiro, é claro.

Alex Souza natural de Bom Despacho/MG e mora em Belo Horizonte. Faz parte do quadro de sócios-torcedores do Cruzeiro. De vez em quando se aventura e escreve algo para o espaço VOZ DA ARQUIBANCADA, do CRUZEIRO.ORG



Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 19-06-14 11h16min
Alô Alex. Quanto ao Brasil, acredito que o Felipão precisa dar um 220 V nessa turma dele. Seria oportuno a entrada do Maike na lateral direita e Willian no lugar do Paulinho mantendo HULK e FRED. Quanto ao cruzeiro, apenas torcer para a parada da copa não atrapalhar e o time volte focado no Brasileirão. Temos o Brasileirão e a Copa do Brasil agora no segundo semestre. O elenco é forte e podemos sim fechar com tríplice coroa repetindo 2003. Grande abraço.
 pyxis | BHZ | 19-06-14 13h21min
Posso estar enganado, mas discordo... amplamente e irrestritamente.
Não tem como analisar estruturas e sistemas (defensivo, ofensivo etc), sem avaliar os RECURSOS que cada técnico dispõe. Esta Copa não tem NADA de inovador em relação a esquemas táticos e apresenta os velhos defeitos de treinadores OBSOLETOS como o Scolari. Espero que o M.Oliveira NÃO SE ESPELHE EM NADA do que está vendo nesta Copa... a não ser um ou outro jogador que poderia acrescentar ao Cruzeiro SEM LOUCURAS !!!
 pyxis | BHZ | 19-06-14 13h23min
Gervinho de Camarões, um outro lá da Costa Rica ou Colômbia, que não jogam em grandes clubes e países europeus podem FACILMENTE, atuarem no Cruzeiro.
O resto é para ser DESCONSIDERADO... é futebol de Copa do Mundo e os clubes devem passar LONGE disto tudo...
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 19-06-14 14h12min
O MO é muito antenado e menos teimoso que o Felipão. O técnico canarinho montou o time há um ano atrás e parece que não vai mudar e pode acabar afundando com suas convicções.O Cruzeiro tem uma virtude que até agora a seleção não mostrou: a jogada de bola parada. Estou torcendo pelo Brasil mas estou achando, a cada rodada, que o título será algo quase impossível. Até o time da Austrália parece mais arrumado que o nosso.
 alexaug | Belo Horizonte | 19-06-14 14h50min
Há coisas básicas que os atletas devem fazer em determinados setores que a maioria dos que jogam a Copa 2014 não fazem: se os laterais marcam e apoiam mal; se o ataque não se movimenta; se alguns jogadores se acham desobrigados de marcar; se os meias se limitam a jogar a bola aos melhores para "ver o que sai"... Fica difícil ganhar. Bons jogadores em times desarticulados não rendem, como aconteceu com o Brasil: o time está preso na marcação...
 alexaug | Belo Horizonte | 19-06-14 15h03min
Quando veio ao Brasil Sorin, que foi muito bem aqui, sabia que seria grande desafio; segundo ele estava jogando na "terra dos laterais". Era comum Nelinho, Júnior, Leandro, Serginho e Sorin "engolirem" seus adversários. Levavam o time à frente, chamavam o jogo e eram uma opção sempre livre. Os titulares dos Brasil não estão fazendo isto e, para piorar, estão marcando mal. Isto detona qualquer time; não se pode depender de cobertura o tempo todo; uma hora não chega a tempo.
 alexaug | Belo Horizonte | 19-06-14 15h19min
Um dia Vampeta disse: "Sorin é o maior "peladeiro" do futebol brasileiro". Ele estava impressionado com o jogador que fazia um corte na própria defesa e segundos depois estava na área adversária concluindo em gol. Time que busca ganhar, como o Cruzeiro, precisa de gente assim. O CEC precisa continuar chegando com mais opções à frente, como ano passado: vários gols de atacantes e também de Nilton, Goulart, LSilva, ERibeiro, JBatista...
 alexaug | Belo Horizonte | 19-06-14 15h34min
Vejo no Egídio e Mayke um potencial ofensivo grande que o CEC pode explorar mais, desde que se ajuste o sistema de cobertura. A queda de rendimento de Nilton para mim é semelhante ao que acontece com Paulinho; a marcação sobre Goulart e Ribeiro é semelhante à que está sobre Neymar e Oscar; nosso estático ataque com Borges/Moreno/Batista parecido com Fred/Hulk/Jô, mas temos as opções de Dagoberto e William.
 webber | Belo Horizonte | 24-06-14 01h23min
A "culpa" por insucessos da nossa seleção nas últimas Copas tem sido os laterais. Lembram do Roberto Carlos levanta meião? E desses nossos laterais, que via de regra tomam bolas nas costas! Apoiam, mas não voltam. Não é possível que o Felipão e o Parreira não enxerguem isso. Mas para mim, essa postura é para manter a tradição de por a culpa final num lateral, de preferência alguém com a vida feita, figurões como Marcelo e Daniel Alves. Antes eu achava que era só o Daniel Alves, mas agora...
 webber | Belo Horizonte | 24-06-14 01h29min
Agora junto o Marcelo também. Parece que eles tem o compromisso só com o show. À seleção, se ganhar ou perder, tanto faz. Eles não perdem. Tão no Real e no Barça! Há muito que a Copa deixou de ser uma competição. Agora é só show. Imaginem o Felipão temendo e tremendo com o Chile! Fala sério: com toda a bagunça tática que é a seleção brasileira, ela mesma é capaz de jogar e fazer a sua caminhada. É capaz de ganhar da Croácia e empatar com o México. Mandar o mais forte entre os dois para lutar...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [2 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [7 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [5 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [2 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [3 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster