Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

18/06/2014 | Voz da Arquibancada
A Seleção ajudando ao Cruzeiro

Por Alex Souza
(CLIQUE AQUI PARA LER E COMENTAR)


"É lógico que quero que o Brasil vença; é muito mais lógico, obviamente, que eu queira que o Cruzeiro continue vencendo"...

"Estou certo de que Marcelo Oliveira está de olho em tudo o que está acontecendo e, com calma, usará tudo de bom e de ruim que está sendo visto na Copa do Mundo em favor do Cruzeiro. O mesmo vale para os nossos jogadores".


Depois de duas partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014, contra Croácia (3a1) e México (0a0), algumas situações vistas em campo podem ajudar diversos times, dentre eles o Cruzeiro. Não se trata de fazer comparação de times ou jogadores com a Seleção Brasileira e os atletas convocados; a questão merece uma reflexão para resgate do que se espera das funções e setores da equipe para construir vitórias.

DEFESA: o miolo de zaga da Seleção é fortíssimo, consistente, contudo, o trabalho dos zagueiros tem sido dificultado pela facilidade com que os laterais Daniel e Marcelo são batidos, sobretudo por meio de dribles, ultrapassagens e eventualmente erros na saída de jogo. Não fosse a boa capacidade de cobertura dos zagueiros a Seleção Brasileira já estaria em apuros.

MEIO CAMPO NA CONTENÇÃO: L Gustavo vem se destacando, contudo, começa a ficar sobrecarregado, de vez que Paulinho não está em sua melhor física e técnica para dividir o trabalho com o companheiro. A contenção precisa de uma composição básica que não tem sido bem feita por Neymar, Oscar Hulk e Fred; a Seleção Brasileira poderá encontrar dificuldades diante de quem souber aproveitar a fragilidade dos laterais e a deficiência no bloqueio pelo meio (contra o México o Brasil parou avanços importantes com faltas dos zagueiros).

MEIO CAMPO NA ARMAÇÃO: Neymar e Oscar estão marcadíssimos e, via de regra, recebem a bola contra dois ou três adversários. A opção do Brasil é que se apresentem principalmente os dois laterais, os volantes de contenção, os dois atacantes e eventualmente a zaga para criar opções aos armadores. Ocorre que os jogadores que deveriam se apresentar não estão fazendo seu papel: os laterais estão alçando bolas na área adversária sem ir ao fundo e os atacantes (especialmente Fred) estão passivos, presos na marcação da defesa. A postura do time está atrapalhando o jogo de Neymar e Oscar e fazendo com que dependam muito de jogadas individuais para resolver a todo momento.

ATAQUE: Falta movimentação a Fred e Hulk para abrir espaços na defesa adversária, deixando a Seleção Brasileira muito previsível; laterais e atacantes devem se revezar no trabalho permanente de movimentação para que a armação tenha a quem acionar. Quase não apareceram nos dois primeiros jogos do Brasil, o famoso 2 contra 1, as inversões de jogadas para onde o espaço surgir e os arremates de longa e média distância.

As questões aqui apontadas emperram a dinâmica de jogo de qualquer time ou seleção. Alguns preferem dizer que há "torcida contra a Seleção Brasileira" ou "má vontade em relação a esse ou aquele atleta", mas não se trata disso. Quando realizamos um apanhado dos jogos em que o Cruzeiro não foi bem em 2013 e 2014 percebe-se que a maioria das deficiências que se viu na Seleção Brasileira (nesses dois jogos da 1ª fase da Copa 2014) se manifestaram de forma parecida quando nãos construímos o resultado que precisávamos ou estiveram demonstradas no desempenho de nossos adversários e foram exploradas.

Sem querer julgar a Espanha, Campeã do Mundo, por um só jogo, de certa forma, tudo o que está aqui pode ser visto também na dinâmica que se viu contra a Holanda na derrota por 5a1; o mesmo vale para a fraca exibição da Argentina, nos 2a1 contra a Bósnia. E o que dizer da derrota de Portugal, de 4a0, para a Alemanha? Pelo menos para mim os problemas de quem perdeu ou jogou mal são bem semelhantes.

É lógico que quero que o Brasil vença; é muito mais lógico, obviamente, que eu queira que o Cruzeiro continue vencendo. Tomara Felipão ajuste a Seleção. Estou certo de que Marcelo Oliveira está de olho em tudo o que está acontecendo e, com calma, use tudo de bom e de ruim que está sendo visto na Copa do Mundo em favor do Cruzeiro. O mesmo vale para os nossos jogadores.

"Seremos Campeões; não se esqueça"!!! Falo do Cruzeiro, é claro.

Alex Souza natural de Bom Despacho/MG e mora em Belo Horizonte. Faz parte do quadro de sócios-torcedores do Cruzeiro. De vez em quando se aventura e escreve algo para o espaço VOZ DA ARQUIBANCADA, do CRUZEIRO.ORG



Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 19-06-14 11h16min
Alô Alex. Quanto ao Brasil, acredito que o Felipão precisa dar um 220 V nessa turma dele. Seria oportuno a entrada do Maike na lateral direita e Willian no lugar do Paulinho mantendo HULK e FRED. Quanto ao cruzeiro, apenas torcer para a parada da copa não atrapalhar e o time volte focado no Brasileirão. Temos o Brasileirão e a Copa do Brasil agora no segundo semestre. O elenco é forte e podemos sim fechar com tríplice coroa repetindo 2003. Grande abraço.
 pyxis | BHZ | 19-06-14 13h21min
Posso estar enganado, mas discordo... amplamente e irrestritamente.
Não tem como analisar estruturas e sistemas (defensivo, ofensivo etc), sem avaliar os RECURSOS que cada técnico dispõe. Esta Copa não tem NADA de inovador em relação a esquemas táticos e apresenta os velhos defeitos de treinadores OBSOLETOS como o Scolari. Espero que o M.Oliveira NÃO SE ESPELHE EM NADA do que está vendo nesta Copa... a não ser um ou outro jogador que poderia acrescentar ao Cruzeiro SEM LOUCURAS !!!
 pyxis | BHZ | 19-06-14 13h23min
Gervinho de Camarões, um outro lá da Costa Rica ou Colômbia, que não jogam em grandes clubes e países europeus podem FACILMENTE, atuarem no Cruzeiro.
O resto é para ser DESCONSIDERADO... é futebol de Copa do Mundo e os clubes devem passar LONGE disto tudo...
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 19-06-14 14h12min
O MO é muito antenado e menos teimoso que o Felipão. O técnico canarinho montou o time há um ano atrás e parece que não vai mudar e pode acabar afundando com suas convicções.O Cruzeiro tem uma virtude que até agora a seleção não mostrou: a jogada de bola parada. Estou torcendo pelo Brasil mas estou achando, a cada rodada, que o título será algo quase impossível. Até o time da Austrália parece mais arrumado que o nosso.
 alexaug | Belo Horizonte | 19-06-14 14h50min
Há coisas básicas que os atletas devem fazer em determinados setores que a maioria dos que jogam a Copa 2014 não fazem: se os laterais marcam e apoiam mal; se o ataque não se movimenta; se alguns jogadores se acham desobrigados de marcar; se os meias se limitam a jogar a bola aos melhores para "ver o que sai"... Fica difícil ganhar. Bons jogadores em times desarticulados não rendem, como aconteceu com o Brasil: o time está preso na marcação...
 alexaug | Belo Horizonte | 19-06-14 15h03min
Quando veio ao Brasil Sorin, que foi muito bem aqui, sabia que seria grande desafio; segundo ele estava jogando na "terra dos laterais". Era comum Nelinho, Júnior, Leandro, Serginho e Sorin "engolirem" seus adversários. Levavam o time à frente, chamavam o jogo e eram uma opção sempre livre. Os titulares dos Brasil não estão fazendo isto e, para piorar, estão marcando mal. Isto detona qualquer time; não se pode depender de cobertura o tempo todo; uma hora não chega a tempo.
 alexaug | Belo Horizonte | 19-06-14 15h19min
Um dia Vampeta disse: "Sorin é o maior "peladeiro" do futebol brasileiro". Ele estava impressionado com o jogador que fazia um corte na própria defesa e segundos depois estava na área adversária concluindo em gol. Time que busca ganhar, como o Cruzeiro, precisa de gente assim. O CEC precisa continuar chegando com mais opções à frente, como ano passado: vários gols de atacantes e também de Nilton, Goulart, LSilva, ERibeiro, JBatista...
 alexaug | Belo Horizonte | 19-06-14 15h34min
Vejo no Egídio e Mayke um potencial ofensivo grande que o CEC pode explorar mais, desde que se ajuste o sistema de cobertura. A queda de rendimento de Nilton para mim é semelhante ao que acontece com Paulinho; a marcação sobre Goulart e Ribeiro é semelhante à que está sobre Neymar e Oscar; nosso estático ataque com Borges/Moreno/Batista parecido com Fred/Hulk/Jô, mas temos as opções de Dagoberto e William.
 webber | Belo Horizonte | 24-06-14 01h23min
A "culpa" por insucessos da nossa seleção nas últimas Copas tem sido os laterais. Lembram do Roberto Carlos levanta meião? E desses nossos laterais, que via de regra tomam bolas nas costas! Apoiam, mas não voltam. Não é possível que o Felipão e o Parreira não enxerguem isso. Mas para mim, essa postura é para manter a tradição de por a culpa final num lateral, de preferência alguém com a vida feita, figurões como Marcelo e Daniel Alves. Antes eu achava que era só o Daniel Alves, mas agora...
 webber | Belo Horizonte | 24-06-14 01h29min
Agora junto o Marcelo também. Parece que eles tem o compromisso só com o show. À seleção, se ganhar ou perder, tanto faz. Eles não perdem. Tão no Real e no Barça! Há muito que a Copa deixou de ser uma competição. Agora é só show. Imaginem o Felipão temendo e tremendo com o Chile! Fala sério: com toda a bagunça tática que é a seleção brasileira, ela mesma é capaz de jogar e fazer a sua caminhada. É capaz de ganhar da Croácia e empatar com o México. Mandar o mais forte entre os dois para lutar...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster