Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

30/04/2014 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – O mió qui tá teno (Parte II)

Com o atual grupo, onde os laterais são verdadeiros alas, fico preocupado somente quando ficamos com um volante apenas, em campo...

Em continuidade à avaliação e/ou projeções e perspectivas daquilo que vejo sobre o elenco e as possibilidades do que cada um dos jogadores pode oferecer. Passamos à Parte II, somente com os chamados Volantes.

Não faço distinção entre primeiro e segundo volantes e nem priorizo cada um em suas posições. Torcedor teleguiado é que fica preocupado quando algum comentarista de rádio ou TV diz que “... são apenas dois jogadores na posição de primeiro volante ...” ou “... fulano não joga bem quando atua com beltrano pois são volantes da mesma posição ...”

Se bem treinados, TODOS tem suas qualidades para ajudar o conjunto. Importa se sabem cobrir as subidas dos defensores e se possuem qualidade para lançamentos ou sair com a bola nos pés levando-a até os armadores. Com o atual grupo, onde os laterais são verdadeiros alas, fico preocupado somente quando ficamos com um volante apenas, em campo. Não me preocupo nem um pouco quando, em determinados momentos, temos até três volantes em campo. Faz parte.

Relembro a classificação em termos de “estrelas”, para cada situação de jogador, onde:
5 Estrelas – Titular absoluto e com reposição difícil
4 Estrelas – Titular que pode ser substituído no próprio elenco ou contratação
3 Estrelas – Titular ou Reserva Imediato que agrega valor ao time, mas substituível
2 Estrelas – Serve para compor o elenco ou banco de reservas em eventualidades
1 Estrela – É esforçado, tecnicamente não agrada parte da torcida e não transmite confiança.

Vamos à nossa avaliação do elenco que temos para o restante de temporada. A Parte II é dedicada aos volantes, sejam eles os “primeiros” volantes ou “segundos” volantes, denominação que tem sido disseminada desde o final da década de 90 e que mudou várias características de alguns destes jogadores. Passaram a ser multifuncionais, muitos não jogavam nesta posição quando começaram começaram a jogar bola e, profissionalmente, podem ter a carreira bem mais prolongada do que outras posições.

14. Eurico (Volante) – 2 Estrelas
Tem muita qualificação técnica mas ainda não mostrou “punch” para encarar competições como Libertadores, Brasileiro ou Copa do Brasil. A dúvida é se empresta o jogador para ganhar experiência ou se adquire experiência frequentando banco no Cruzeiro. Eu, particularmente, apostaria na permanência dele no elenco e num meio campo com o Lucas Silva na temporada que vem. Infelizmente, mais ninguém apostaria comigo.
15. Henrique (Volante) – 3 Estrelas
Possui qualidade técnica e experiência. Diferencia-se dos demais volantes pela qualidade no toque de bola. Irrita torcedores que não gostam de volantes que cadenciam o jogo. Cumpre muito bem sua função em campo e não comete erros constantes. Parte da torcida herdou antipatia para com o jogador, somente porque quem o trouxe, inicialmente, para o Cruzeiro, foi o técnico Adilson Baptista. Costuma fazer “churrasco de língua” de muitos de seus críticos. Já desejei, várias vezes, a saída dele do time. Mas sua fase é boa e pode segurar a posição de titular até outros mostrarem que estão melhores do que ele.
16. Lucas Silva (Volante) – 4 Estrelas
Uma das “joias da coroa” da base cruzeirense. Tem qualidade técnica, desempenho e capacidade de construir jogadas e lançamentos, acima da média para os jogadores da posição na sua idade. Jogador ideal para ficar no Cruzeiro por mais de cinco temporadas (o que, infelizmente, não deve acontecer). Tem visão de jogo e pode desbancar qualquer medalhão da posição que se aventurar a enfrentá-lo “no grito”. Pela pouca experiência, está um degrau abaixo do jogador chamado “craque”, mas tá no caminho para se tornar um deles.
17. Nilton (Volante) – 3 Estrelas
Sua contusão no final da temporada passada, e o fato do jogador escondê-la, não ajudou na recuperação e ainda colocou o volante sob pressão. Se ganhar a titularidade “no grito”, vai protagonizar alguma injustiça. Os boatos de que existe time no exterior que deseja contratá-lo, só piora a sua condição. Se ficar, tem que jogar muito e pegar ritmo de jogo rapidamente. Pode ser necessária a sua participação no Brasileiro´14. Só esperamos que seja com o futebol do segundo semestre de 2013. Caso contrário, será um ótimo reserva.
18. Souza (Volante) – 3 Estrelas
É um volante de atuações instáveis e irregulares. Numa mesma partida erra muito e não ajuda seus colegas de defesa, e pode, minutos depois, apoiar o ataque, chutar a gol, fazer uma assistência. Esta irregularidade tem que ser resolvida urgentemente. Por isso não é titular. Se avaliarmos pelos seus momentos positivos, o “Pelé” ruivo seria titular absoluto. É uma incógnita pois no ano passado fez muita lambança e permaneceu no elenco. Nenhum jogador sobrevive num elenco só pela possibilidade de ter chute forte ou bater faltas com força.
19. Rodrigo Souza * (Volante) – 3 Estrelas
Aqui uma grande incógnita. Na minha opinião, será injustiçado se for tomado como bode expiatório por conta UMA partida onde, para alguns péssimos avaliadores, foi responsável por algum gol adversário. Mostrou vigor físico, qualidade técnica e apurado senso de marcação. Se for emprestado para algum time da Série A, certamente o será por alguma opinião completamente divergente da minha e de muitos outros torcedores. É um mistério o que pode levá-lo a deixar o time.
20. Tinga (Volante)- 3 Estrelas
É um jogador experiente que não tem a metade do vigor físico de alguns anos atrás. É a experiência necessária no banco de reservas e na orientação aos mais jovens. Se fizer um papel como Zinho fez em 2003, será de grande utilidade. Tecnicamente e fisicamente, não tem espaço no time titular. Equipara-se, com desvantagens, ao papel que é desempenhado pelo Ceará. Muito pouco para a quantidade de volantes e as necessidade do Cruzeiro.
21. Willian Farias (Volante) – 3 Estrelas
É ainda uma interrogação. Foi contratado para um meio-campo congestionado. Com a possível saída de Rodrigo Souza, e o pouco aproveitamento do Tinga, pode ter o espaço que precisa para mostrar que tem futebol além do que exibiu no Coxa. Vi poucas partidas mas gostei do estilo e postura em campo. Tem espaço garantido no banco de reservas.

Fica faltando somente a Parte III, dos meias e atacantes.

(*) Rodrigo Souza teve seu empréstimo, ao Criciúma, efetivado após esta coluna ser produzida. Foi mantida a análise sobre ele, somente para dar lógica ao conjunto de avaliação dos volantes.

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 alexaug | Belo Horizonte | 30-04-14 01h01min
Os volantes titulares do ano passado tiveram bom papel no BR; fizeram gols e se revezaram nas subidas ao ataque, jogando rumo ao gol. Este ano estão mais contidos; a articulação de jogadas de ataque está menos intensa, com menos oportunidades aos volantes na frente. Vão depender de Goulart e Everton para aparecerem no ataque. Se insistirem na "chapinha" do toque de bola lateral vão se queimar e sair. Defensivamente precisam proteger o lado fraco da defesa, com Ceará/Dedé, por onde se toma gols.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 30-04-14 09h14min
Evandro, suas avaliações dos volantes foram justas. Apenas Lucas Silva está com uma avaliação acima, com 4 estrelas. Os demais com 3 estrelas, exceto Eurico com 2 estrelas. Rodrigo Souza foi para o Criciúma. Eu, particularmente, gosto do futebol do Lucas Silva. É um volante moderno que qualquer time gostaria de ter no elenco. Pena que logo irá para a Europa. Gosto, também, do futebol do Henrique. Joga simples e como disse, perde poucos passes. Sabe chutar e no desarme se destaca.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 30-04-14 09h20min
Pode se dizer que estamos bem servidos de volantes, tanto é que sua avaliação para a maioria deles ficou na média, 3 estrelas. Também penso assim, estamos bem servidos. Tanto é que quando sai algum titular, por contusão ou deficiência, quem entra melhora a qualidade. Foi assim, quando saiu Rodrigo Souza e entrou Lucas Silva. Quando saiu Nilton e entrou Henrique. Mudando um pouco o assunto, sábado estaremos no Mané Garrincha prestigiando nosso time. Vamos lá pessoal. Saudações Celestes.
 carlos_Almeida | Vitória | 30-04-14 11h15min
Evandro, eu acho Lucas Silva um pouco fraco no jogo aéreo, principalmente defensivo. Você acha também? Se interfere ou pode melhorar... Rodrigo Sousa estava firme contra Os Defensores (como em outros jogos) até tomar o gol e perdeu todo crédito. Também não entendi o que aconteceu ou fizeram com ele, tomara que dê a volta por cima porque estava muito bem.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-04-14 12h53min
Evandro, concordo com sua análise.Gosto do futebol do Henrique e acho que ele ainda vai melhorar. O LS é jogador para o próximo ciclo da seleção (embora eu prefira nossos jogadores longe dela). Se for vendido então, daí vai mais rapidamente. Pelo tom se seu comentário o LS não fica muito tempo no Cruzeiro e daí o Nilton reassume a titularidade. Certo?
 pyxis | BHZ | 02-05-14 21h51min
Alexaug, engraçado que, IMNSHO, saiu LGuerreiro e chegaram outros "melhores" (segundo a maioria da torcida o LG era péssimo dos péssimos).
Entendo que a dupla de volantes Lucas e Henrique, é o melhor que temos. Minha análise os colocaria como titulares até mesmo porque Rodrigo saiu e Nilton não tarda. Aí só teremos o W.Farias para mostrar serviço e tentar ser titular. O SOuza me decepcionou... logo... o M.Oliveira parece que acertou a dupla de volantes e, a menos de imprevistos. São estes...
 pyxis | BHZ | 02-05-14 21h54min
... que carregarão o meio campo e ajudarão a defesa até o final do ano. Como já falei na coluna passada sobre a defesa, concordo um pouco com você quando diz que vai ser mais difícil os dois saírem pois ter Dedé e Ceará do lado direito, é perigo constante. Dedé errou TUDO no primeiro tempo contra o Cerro. O próprio M.Oliveira disse que poderíamos ser desclassificados no primeiro tempo, caso o Cerro fosse um pouco mais efetivo. TUDO pela direita da defesa... aí o torcedor-sabichão, diz que ...
 pyxis | BHZ | 02-05-14 21h55min
... Lucas e Henrique fizeram uma péssima partida... claro... tinham que cobrir o lado direito e ainda jogar bem... são estas coisas que estão me desanimando. Os caras escutam algum retardado do rádio ou TV, e saem repetindo Pois foi aquilo que conseguiram ouvir e "ver".
 pyxis | BHZ | 02-05-14 21h58min
Aloisio, embora não pareça, procuro ser justo. EM dois momentos, já desejei que o Henrique fosse para bem longe. Ele é perseguido somente porque era um dos ABSOLUTOS do Adílson. Ainda é... basta ler alguns comentários. O M.Oliveira fez os elogios corretos a ele após o jogo contra o Cerro (Henrique foi criticado por comentaristas e torcida). Prova que o M.Oliveira conhece de futebol... e eu, que já pedi a saída d Henrique, reconheço que ele deve ser titular.
 pyxis | BHZ | 02-05-14 22h00min
CarlosAlmeida, O jogo aéreo pode não ser o forte dele. Mas ele compensa em qualidade com inúmeras outras virtudes. Principalmente quando temos um Dedé que é fortíssimo no jogo aéreo e uma temeridade no jogo rasteiro e mano a mano defensivo (tenho RAIVA quando Dedé sobe ao ataque para o jogo com a bola no chão).
 pyxis | BHZ | 02-05-14 22h03min
Dra. Celeste, estou confiante que o Lucas fica algum tempo no Cruzeiro. A praga toda chama empresários que fazem vídeos e distribuem a torto e à direita pela Europa e Ásia. Mas o Lucas tem cabeça ótima... Sonho com ele mais 3 ou 4 temporada aqui...
 pyxis | BHZ | 02-05-14 22h06min
Torcedor1, até o cruzeirense mais insano gostou da classificação... os MAIS insanos, gostaram mais da eliminação do 6a1o.
Não gosto de avaliar opções de banco. Já vi técnico usar isto para o bem (motivar quem fica fora do banco) e para o mal (jogar a isca para quem fica de fora se descuidar).
O M.Oliveira tem um grande elenco e está sabendo dosar cada atleta. SE, eu disse SE, não houver fogueira de vaidades e estrelismo, vamos longe... MUITO LONGE... ...
 pyxis | BHZ | 02-05-14 22h08min
...e o técnico, o diretor de futebol e staff do profissional, tem mostrado que tem capacidade para gerenciar estas coisas.
Não avalio qualidade de banco... avalio NECESSIDADE de jogador X ou Y ir para o banco... veja no jogo amanhã... joga Wallace e Leo (que atuará em BsAs) fica no banco... Dagoberto entrará no segundo tempo... PRESERVAÇÃO...
 pyxis | BHZ | 03-05-14 10h08min
Parte III (Final), amanhã cedo... (lembrando que as análises foram feitas sem considerar as últimas duas partidas).
É muito triste e decepcionante, mas prevísivel, ver uma geração inteira (que se apoderou das redes sociais), e que se diz cruzeirense, ir para grupos virtuais quase que "exigir" a saída deste ou daquele jogador só porque o jogador não entra no time de fantasy game deles. Aí quando a gente publica uma coluna como estas, o cara lê, Não entende p0rr4 nenhuma e FOGE do debate.
 pyxis | BHZ | 03-05-14 10h08min
Parte III (Final), amanhã cedo... (lembrando que as análises foram feitas sem considerar as últimas duas partidas).
É muito triste e decepcionante, mas prevísivel, ver uma geração inteira (que se apoderou das redes sociais), e que se diz cruzeirense, ir para grupos virtuais quase que "exigir" a saída deste ou daquele jogador só porque o jogador não entra no time de fantasy game deles. Aí quando a gente publica uma coluna como estas, o cara lê, Não entende p0rr4 nenhuma e FOGE do debate.
 Gabriel M Santos | Ribeirão Preto | 04-05-14 20h53min
A coluna está bastante coerente. Faço comentário sobre dois pontos: Percebo que muitos torcedores estão pedindo a cabeça do Lucas Silva no time titular em favor do Nilton, o que eu considero um enorme erro. O Lucas é jovem, prata da casa e nitidamente é superior ao Nilton. Um jogo duro como foi contra o Cerro não pode ser tomado como referência pra se pedir uma mudança dessas. E sobre o Rodrigo Souza, realmente foi injustiçado. Tem mais futebol que o William Farias e merecia permanecer.
 pyxis | BHZ | 04-05-14 22h16min
Gabriel, sobre torcedores que defendem Nilton e atacam qualquer jogador da base, são idiotas que gostam de jogador com etiquetinha... NUNCA SABEM DA REAL... sabem de fantasy games.
Quando ao Rodrigo SOuza x Willian Farias, á impossível fazer qualquer comparação.
 carlos_Almeida | Vitória | 04-05-14 22h53min
Evandro, nos seus comentários sobre o Dedé (Parte I e II) você quis dizer que ele não tem futebol pra seleção. Se entendi direito, acho que ninguém concorda com você.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster