Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

26/03/2014 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Barbas de Molho na Quaresma

Comecei o ano bastante empolgado. O mês de fevereiro me deu um ânimo que nunca havia experimentado nestes longos anos, mais do que décadas ...

Comecei o ano bastante empolgado. O mês de fevereiro me deu um ânimo que nunca havia experimentado nestes longos anos, mais do que décadas, na condição de torcedor que acompanha o Cruzeiro no dia a dia e nas longas jornadas e competições.

No final do mês de fevereiro, começaram a surgir algumas dúvidas, alguns jogadores machucados, jogadores claudicando para voltar à forma, apresentações individuais pífias e muito falatório sem que nada tivesse sido conquistado.

Em duas situações, costumo me recolher e guardar minha boca para comer minha farinha, como diziam os antigos sertanejos. E assim eu faço quando o time vai muito bem e o ufanismo fica exagerado ou quando o time vai muito mal e os torcedores cornetas e sem noção, ficam vomitando tudo que não sabem mas que ouviram ou leram nos jornais de ontem. De uns 20 anos pra cá, meu comportamento ampliou-se para a Internet e, mais recentemente, para as redes sociais.

Durante o carnaval, estava avaliando a queda de produção individual de alguns jogadores, que afetaram a performance do time, além de acompanhar os comentários dos “guerreiros” dos teclados. É como um amigo, que repete a expressão, diz: “... torcedor de qualquer time é ciclotímico ...” uma hora tá no ápice e clímax, e na hora seguinte, dependendo do resultado, está deprimido e xingando a tudo e a todos. Foi assim no carnaval. Na quarta-feira, aproveitando que eu iniciava inúmeras outras atividades, decidi não debater mais sobre futebol por algum tempo, uma quarentena, a quaresma inteira. Este espaço aqui era o único que eu manteria minhas manifestações, mas sem falar do Cruzeiro e do time, posto que, já existem milhões de torcedores se manifestando e entupidos de razão em tudo e até na tampa.

Falei de algumas coisas aqui nas colunas anteriores, mas que não diziam respeito somente ao Cruzeiro. Mídia, Ruralito, CBF, FMF e outras tranqueiras. Mas vou abrir uma exceção e falar de Libertadores e de Cruzeiro. Em poucas palavras.

1. Racismo – Entendo que é coisa de gente que está vivendo na Idade da Pedra Lascada, imbecis, gente mal formada e estúpida. Atos como os ocorridos no Peru provocam muito barulho e poucos resultados e, infelizmente, constatamos que o racismo está impregnado até nos próprios cruzeirenses. Fiquei assustado quando vi torcedor pedindo para esquecer o episódio ou reclamando que a mídia tava falando muito do assunto. Lamentável!!!

2. Empate com o Defensor no Mineirão. Deprimente! Não pelo resultado, que é normal, e nem tanto por algumas atuações, muito mais pelo comportamento do torcedor. Ao meu lado vi um torcedor quebrar uma cadeira com um chute e coleguinhas dele defendo o meliante. Imbecis. Ao mesmo tempo, os mesmos torcedores gritando “olé” com 10 minutos do segundo tempo, e vaiando o time e gritando “vergonha” ao final da partida. Vai ser estúpido assim lá do outro lado da lagoa.

3. A perseguição, de grande parte da torcida, sobre determinados jogadores, há muito tempo, deixou de ser uma chatice e tornou-se uma babaquice. Se um determinado jogador, como o Dedé, joga mal, erra ou até mesmo faz uma palhaçada como fez contra o Defensor, no jogo do Uruguai, os comentaristas profissionais se calam e os adoradores do #MITO, teleguiados que são, se calam mais rápido ainda. Quando outro jogador erra e este jogador não é o “queridinho” deste ou daquele comentarista e torcedores, o “hummmmm” na arquibancada é mais do que perceptível. Um erro de passe provoca reações completamente diferentes nos torcedores, dependendo de quem erra. Isto é torcer? Tem torcedor que gosta de ver seus perseguidos errando. Burrice perde... Vai ser estúpido assim no outro lado da lagoa.

4. A diretoria do Cruzeiro, a comissão técnica e os jogadores precisam tomar umas aulas (mais aulas!!!) de atitude e comportamento. Tudo bem. Alguns são descolados, mas não parece. Além disso, a comissão técnica e seu comandante precisam ficar atentos para fazer o trabalho que tem que ser feito SEM ficar explicando para repórter burro a mesma coisa todas as vezes que o resultado não é favorável. Estas explicações estão virando arma na mão de torcedores inescrupulosos que estão nas redes sociais, nos blogs, nos portais e até mesmo na mídia, buscando aparecer e serem vistos como “os cruzeirenses da mídia”. É só continuar trabalhando e falar pouco. Muito cuidado pois tem cobrinhas dentro do nosso quintal.

5. Por último, vou abrir a exceção dentro da exceção. Vou falar do 6a1O. Queria parabenizá-los pelo aniversário pois é o time que permite, no âmbito rural, as maiores alegrias que já tive. Esta semana, quando um jogador do time adversário foi aos microfones para vociferar contra o fraquíssimo e incompetente do Bob Faria, e pude constatar que todos os profissionais da mídia saíram em defesa do dito cujo, tive a convicção de que as coisas tem que continuar como estão. Editores, chefias, donos da mídia, todos torcedores do “alvinegro de Vespasiano”, a torcida cacarejante merece estes representantes. Sejam felizes por mais 106 anos com esta estupenda performance. Sejam arrogantes e felizes.

Não tenho tanta certeza de que nos classificaremos para a terceira fase da Libertadores. Serão dois jogos dificílimos em que veremos se jogadores como Dedé, Éverton Ribeiro, Fábio, Nilton e outras "estrelas" da companhia e o próprio Marcelo Oliveira, estão aprendendo alguma coisa. Isto tudo em meio a uma decisão do Mineiro.

Uma pena que, para a maioria da torcida, os resultados nesta temporada serviram para fazer esquecer até o Tricampeonato Brasileiro. O que já li de torcedor do Cruzeiro fazendo bravata e falando abobrinha... e a diretoria que fique atenta pois não está preparada para desistência em massa do Sócio do Futebol. Dados recentes indicam que o programa dos gambás paulistas tá fazendo água. Desistências em massa, às vésperas deles inaugurarem a Arena própria.

Que o Cruzeiro, sua torcida e diretoria, coloquem as barbas de molho.

* texto revisado em 29mar14 às 20:00

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 PHDF | Brasília | 26-03-14 20h03min
-Sou um dos que não está acreditando que o time está preparado para ganhar a Libertadoras desde o início. No entanto, sempre achei que o time classificaria e seria derrotado na história de tomar gols fora.
-A esperança sempre foi o Marcelo encontrar uma forma do time segurar resultados e saber jogar fora, porque elenco ele tem e sabe armar o time para jogar na frente.
- Agora torcemos para que tudo tem sido só um susto.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 26-03-14 22h33min
Caro Evandro, penso mais ou menos como você e também tenho optado pelo silêncio. O torcedor de hoje parece não estar talhado para enfrentar as situações adversas e vai a campo para ver um resultado só, a vitória do seu time. Todos gostaríamos que fosse assim mas, do outro lado, existe adversário. Todos ficamos decepcionados com o gol de empate do Defensor, mas a vida continua e não sou eu quem vai malhar meu time. O torcedor do time adversário e a imprensa doméstica já fazem isso.
 del pina | Não definido | 26-03-14 22h33min
Olá Evandro! Temos alguns pontos de vista em comum. O item 1 da coluna por exemplo; se o cara é branco é fácil falar desta maneira. Já o item 2, é tão trágico que chega a ser cômica a situação descrita, não sei como você aguenta. Na verdade sei, sua paixão pelo Cruzeiro é maior. Valeu!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 26-03-14 22h37min
Eu ainda acredito na classificação, porém se não vier o mundo não vai acabar e não vou ser menos cruzeirense do que sou. Sobre o atrito do Berola com o Bob, penso que a imprensa de BH é tão pequena quanto o time que ela representa e que fiquem assim para sempre. No caso em específico o comentarista teve uma atitude de torcedor.
 GeraldoFaria/Div | Divinópolis | 27-03-14 12h20min
Excelente texto Evandro, concordo plenamente. Eu já falei isso aqui antes, a mídia rosa não vai aguentar outro título importante do Cruzeiro, por isso inventam crises onde não existe e muitos cruzeirenses entram nessa onda. Eu enquanto tiver condições financeiras serei sócio. Agora a se classificação não vier, temos que pensar que nosso elenco é muito bom e vamos entrar fortes na copa do brasil e brasileirão, então pessoal vamos com calma se não vamos jogar um grande trabalho no lixo!!!
 pyxis | BHZ | 27-03-14 13h32min
PH, Como escrevi, coloquei as barbas de molho. Mesmo tendo a percepção de que o time PODE muito mais, alguns pequenos detalhes (Mayke de fora do jogo contra Defensor, Nilton ganhando posição no grito e outros), que não se sabe muito bem porque? Eu continuo torcendo e acreditando. Vai que os caras jogam bem... ganham da La U e do Garciliaso sem precisar de favor de ninguém... depois é lucro...
 pyxis | BHZ | 27-03-14 13h33min
Dra Celeste, o problema é que estes torcedores sem noção, acham que estão com a razão, acham que não prejudicam o time e acham que não são teleguiados.
 pyxis | BHZ | 27-03-14 13h35min
Del pina, na maioria dos casos, eu não aguento. EM alguns casos, chego a enviar mensagens para os "cornetaristas" reservadamente. Alguns são tão imbecis que: 1. Fazem ataques ao site; 2. Partem para questões pessoais publicamente; 3. Formam panelinhas para atacar a pessoa do Evandro; 4. Prejudicam os trabalhos que realizamos em prol de TODOS os torcedores.
Para você ver...
 pyxis | BHZ | 27-03-14 13h38min
GeraldoDIV, sabe o que é pior? Muita gente concorda comigo. Mas a agressividade e irracionalidade de alguns comentaristas, aliado a comentários estúpidos feitos por estes, afugenta muita gente na hora de comentar e opinar. Alguns me acusam de afastar as pessoas pelo que eu escrevo... acontece que esta hipótese não se confirma pelo que me falam pessoalmente. É complicado... Sei que cada um tem a sua opinião... mas a tal DITADURA das minorias opiniões equivocadas acha que pode vencer a todos.
 pyxis | BHZ | 28-03-14 08h50min
é este tipo de trabalho que faz valer a pena continuar.
O torcedor cibernético NÃO É "tudo a mesma coisa". Alguns fazem a diferença.
Vídeo de excepcional qualidade. Todo cruzeirense deve ver. Melhor nem adjetivar. VEJAM !!!
https://www.youtube.com/watch?v=OPT8kuooZFQ#t=389
 estrelado campeao | Ubá  | 28-03-14 16h10min
Boa tarde Evandro. Não consigo imaginar o Cruzeiro desclassificado da Libertadores. Confio plenamente na classíficação. Sobre a questão de notícias que escapam você respondeu meu questionamento direcionado ao João Duarte, ao mencionar que existem cobras no nosso quintal, pois como algum jornalista(que não é setorista do clube) pode ser bem informado até do que acontece em reuniões que somente jogadores, comissão e diretoria participam?
 estrelado campeao | Ubá  | 28-03-14 16h10min
Boa tarde Evandro. Não consigo imaginar o Cruzeiro desclassificado da Libertadores. Confio plenamente na classíficação. Sobre a questão de notícias que escapam você respondeu meu questionamento direcionado ao João Duarte, ao mencionar que existem cobras no nosso quintal, pois como algum jornalista(que não é setorista do clube) pode ser bem informado até do que acontece em reuniões que somente jogadores, comissão e diretoria participam?
 estrelado campeao | Ubá  | 28-03-14 16h16min
Após ler a posição do Marcelo sobre o episódio do vestário com Dagoberto, vejo que você está corretíssimo. Eu suspeitava desde o princípio mas não tinha certeza. Boa tarde, bom final de semana e até a proxima se Deus quiser.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 29-03-14 10h35min
Evandro, observei sua ausência nos comentários, após empate contra o Defensor. Eu também preferi não comentar. Não conheço a maioria do pessoal que comenta e por isso prefiro não questionar. Seu comportamento foi correto, pois assim evita discussões inutéis. Se manifestar através da coluna é mais adequado. Os pontos foram bem abordados e para mim importantes, pois eu desconheço os bastidores do nosso querido Cruzeiro. Continue assim, nos informando e esclarecendo e bem tudo que se passa por lá.
 pyxis | BHZ | 31-03-14 20h36min
Estrelado, não somente no futebol tem sujeira e deslealdade. Quase todos ambientes são assim... PESSOAS... se tem este elemento, a coisa pode ser muito ruim. Num ambiente em que rola MUITO DINHEIRO, é PIOR... O dinheiro vem, na maioria dos casos, de trapaças, traições, marmeladas, falcatruas... e aí, meu filho... VALE TUDO... MUITA GENTE arrota honestidade, aponta o dedo sujo para políticos e afins, e faz MUITO PIOR... das piores características do ser humano é conspiração...sem exceções!
 pyxis | BHZ | 31-03-14 20h39min
Aloisio, é o que tentamos fazer desde 1993.
Acontece que se aparece alguém aqui com alguma informação FIDEDIGNA, a maioria destes torcedores chatos e aparícios,quer saber quem foi a fonte de informação. Se o cara não fala, eles começam a falar mal da pessoa que ela FOGE dos comentários. Temos vários exemplos. Este pessoal é teleguiado pela mídia e ainda ataca que tem INFORMAÇÃO, como se fosse culpa a gente saber mais do que eles. É um tipo de inveja... uma DOENÇA dos tempos de redes sociais.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster