Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

23/03/2014 | Joao Duarte
Tempo de Mudanças no Cruzeiro

"Se o bom futebol fulgurante do Cruzeiro de Setembro de 2013 não aconteceu ainda este ano, é hora de mexer nos brios do elenco"

Mundo Azul,


Mudanças à vista - Futebol é momento e sem sombra de dúvidas o momento do Ricardo Goulart não é bom. Ao contrário, Júlio Baptista vai conseguindo encontrar seu jogo, se posicionar bem em campo, segurar a bola com inteligência e a cavar dia após dia a sua titularidade.
Não se pode esquecer o bom trabalho de Ricardo Goulart no ano passado e Marcelo Oliveira tem sempre iniciado os jogos com ele, mas, vejo que o time precisa de mudanças e vamos falar delas.
Na lateral direita Ceará tem seu valor, experiência e poder de marcação, porém, Mayke pede passagem e já passa da hora de Marcelo Oliveira oxigenar o time. Claro, às vezes lhe falta a experiência ao dividir uma bola, ou simplesmente parar na frente do adversário para apenas lhe tirar o espaço e ganhar tempo para que a marcação do time se recomponha, mas, o que ele incorpora de versatilidade e poder de fogo pelo lado direito compensa todo o risco. E Mayke está voando, consegue fazer bem a recomposição. Ele é a 2ª mudança.
A 3ª mudança é a entrada de Samúdio do lado esquerdo. Além de marcar melhor que Egídio, pelo menos ele acerta os cruzamentos e não se limita a levantar as bolas da intermediária, como ultimamente Egídio tem feito. Se o time perde um pouco na transição, por outro lado Samúdio é mais seguro, ousa menos que Egídio nas transições e marca forte, creio que é chegada a hora de Samúdio na lateral-esquerda.
E ainda poderemos avaliar outras 2 mudanças. Ou entrar com William pela direita com Dagoberto na esquerda, trazendo Éverton Ribeiro mais para o centro.
Ou simplesmente sacar Ricardo Goulart e colocar o Júlio Baptista no meio-campo, abrindo a vaga de centroavante para Borges ou Marcelo Moreno, que hoje entrou bem na partida.
A última mudança seria a entrada de Henrique no meio-campo, porque com o nosso time mais lento à frente, sem a velocidade costumeira do ano passado, sem aquele poder de pressionar o adversário em sua saída de bola, usar 2 volantes com a mesma característica é problema. Henrique me parece bem condicionado, é experiente, tranquilo, se posiciona bem em campo e também é ótimo no jogo aéreo. Nilton está recuperando a forma e Lucas Silva não vem bem este ano.
Dito isto, creio que o momento do Cruzeiro seria para escalar o time das seguintes formas :

☻ Mantendo o mesmo sistema tático (4-2-3-1) :

Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Nilton (Lucas Silva) e Henrique; Éverton Ribeiro, Júlio Baptista e Dagoberto; Marcelo Moreno (Borges).

Ainda usando a mesma formação tática :
Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Nilton (Lucas Silva) e Henrique; William, Éverton Ribeiro e Dagoberto; Júlio Baptista.
☻ Mudando o sistema para o 4-3-1-2 :

Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Nilton, Lucas Silva e Henrique; Éverton Ribeiro (Júlio Baptista ou Ricardo Goulart); Júlio Baptista (Borges ou Marcelo Moreno) e Dagoberto.

Alguns dirão que são muitas mudanças ao mesmo tempo, mas, se o momento do time não é mais mágico como em 2013, especialmente no mês de Setembro, a hora agora é de mexer com os brios do elenco e não deixar que caiam na zona de conforto.

As feridas daquele empate amargo... - Que a imprensa mineira é eminentemente formada por cocotas apaixonadas que não conseguem se esconder sob a pele de cordeiro por muito tempo a gente já sabe. Mas, a vontade deles de plantarem uma crise no Cruzeiro dia após dia é coisa de deixar qualquer um chateado. Nos últimos dias :
a) Criaram caso entre Éverton Ribeiro e Júlio Baptista por causa do salário do nosso camisa DEZ. Não tinha nada a ver e ainda publicaram um valor absurdo de salários, para deixar a nossa torcida contra o JB.
b) Salários Atrasados - desmentida no ato.
c) Premiação atrasada - O Cruzeiro combinou uma coisa com os jogadores e vem cumprindo à risco tudo o que foi combinado. O caso foi bem esclarecido pelo Tinga, Lucas Silva e corroborado pelo diretor de futebol, mas, os caras tentaram mais uma vez tumultuar o ambiente.

d) Confusão entre Marcelo Oliveira e Dagoberto - O grande jornalista e apresentador do Jogada de Classe, cruzeirense assumido, de Conceição do Mato Dentro, Orlando Augusto Carneiro Guerra reproduziu com fidelidade o diálogo que aconteceu no intervalo do jogo entre Cruzeiro 2 x 2 Defensor. O mesmo foi testemunhado por uma fonte que relatou da seguinte forma :
Marcelo - A gente está ganhando a partida e eu preciso recompor o meio-campo. O médico me disse que você está com dores. Então decidi tirá-lo para a entrada do Rodrigo Souza.
Dagoberto - Mas, professor, dá para agüentar, eu estou bem.
Marcelo - Mas, também já está amarelado e o juiz já te marcou, inclusive teve um lance que quase você toma o 2º amarelo, não podemos correr o risco.

Dagoberto (resignado) - OK professor, o senhor é quem decide.
E nem saber das regras o fofoqueiro sabe, porque disse que o Dagoberto abandonou o estádio. O que é mentira, porque aos 40' da etapa final é que é anunciado o resultado do sorteio do exame anti-doping e portanto Dagoberto, viu sim o 2º tempo junto com os outros jogadores relacionados e não utilizados.

e) Dizem que no Cruzeiro há 2 grupos, um liderado pelo Fábio e outro por Dedé. E que rivalidade e coisa & mais. Mas, os sinais exteriores não de notam racha e sim união, pelas declarações e atitudes dos nossos atletas. Inclusive a gente presenciou por várias vezes o Dedé aguardar o Fábio atravessar o campo para saírem juntos...
Portanto meus amigos, a gente tem que aprender a separar mesmo o joio do trigo.
Os criadores de caso, os maroleiros de plantão tem que ser desmascarados e já vimos algumas ações de partes de torcidas organizadas se insurgindo contra este estado de coisas... Mas, eles não ligam e continuam a puxar o saco do imperador Kalilgula...

As reminiscências de BOA Esporte 0 x 1 Cruzeiro - Confesso que gostei mais da etapa inicial, onde o Cruzeiro criou mais e permitiu muito pouco ao time do BOA. A vitória veio no final, mas, se a gente pode elogiar o Cruzeiro por ter criado várias situações de gol, tem que reclamar que os nossos homens do meio e ataque estão perdendo chances demais. Vou retratar aqui os lances de maior perigo na partida:
2' - Júlio Baptista domina a bola e rola para William que bate em curva, a bola explode no travessão do BOA.
4' - Éverton Ribeiro acha Mayke na direita, o lateral vai ao fundo e cruza, Mateus no meio da área tira o pão da boca de Júlio Baptista, desviando de cabeça no último instante.
15' - Éverton Ribeiro tabela com Júlio Baptista ,e entra pela esquerda, adianta a bola e tenta de bico. Leandro faz boa defesa.
17' - Após escanteio, a bola sobra fora da área do Boa. Willian bate de primeira, rasteiro, o goleiro Leandro desvia e a bola ainda toca na trave antes de sair.
18' - Agora é Lucas Silva que acha Samúdio na esquerda, ele chuta cruzado e a bola vai para fora.
20' - Cobrança de córner de Éverton Ribeiro, Bruno Rodrigo vai no 2º andar, mas, desvia para fora.
31' - Cobrança de falta ensaiada com Éverton Ribeiro rolando para o chute forte de Lucas Silva, que desvia na zaga e vai a córner. Na cobrança quase Júlio Baptista aproveita.
37' - Éverton Ribeiro recebe na direita no bico da grande área, dá um drible desconcertante em Marcel e chuta com violência, a bola raspa a trave direita de Leandro.
40' - Samúdio ganha o lance pela esquerda e cruza certinho na cabeça de William, que da entrada da pequena área faz pose para cabecear, mas, o goleiro Leandro faz milagre e defende a bola.
☻ 43' - Betinho recebe na frente, mas, Fábio sai do gol e salva o Cruzeiro, na única chegada importante do BOA na etapa inicial.
--------------- FIM DO 1º TEMPO -------------------

48' - Dedé mete em curva para William dentro da área do Boa, mas, o ponta é travado na área da conclusão.
49' - Júlio Baptista sofre falta dupla na entrada da área do BOA, o juiz ignora.
50' - Júlio Baptista é achado por Éverton Ribeiro na entrada da grande área, dá um injeção na bola, que sai reta, leandro defende firme.
54' - William recebe na entrada da grande área, se vira rápido e chuta forte, a bola passa rente à trave direita de Leandro.
☻ 56' - Marinho Donizete ganha no pé-de-ferro de Mayke e vai ao fundo e centra, Bruno Rodrigo inteligentemente abre as pernas e a bola cruza a área azul.
67' - Éverton Ribeiro escapa pela esquerda e cruza em curva, William desvia e a bola passa raspando a trave direita de Leandro, que cai atrasado no lance. Se a bola tivesse endereço certo teria entrado.
77' - Bola alçada na área e Júlio Baptista disputa com Mateus e com Leandro que afasta de soco. Marcelo Moreno que havia entrado no lugar de William 2' antes, pega com estilo e a bola explode no travessão, a zaga do BOA alivia.
82' - Bola alçada dentro da área, a defesa afasta mal e Júlio Baptista disputa com o volante do BOA que empurra o atacante do Cruzeiro em pênalti claro que o juiz não viu.
85' - Mayke cruza para a área, Júlio Baptista disputa com a zaga. A bola sobra para Álisson que no domínio passa pelo marcador e coloca na frente. Leandro sai bem do gol e Álisson erra o chute, colocando por cima do gol.
87' - Gol do Cruzeiro : - Éverton Ribeiro sai com a bola pela esquerda vai ao fundo e bate para trás, Júlio Baptista ganha do beque e chuta de esquerda, Leandro finalmente aceita uma bola, para desespero dos jogadores do BOA.
93' - Fim do Jogo...
☺ CONCLUSÃO - o resultado final foi justo e deveria ter sido muito maior tal o número de situações relevantes criadas pelo time do Cruzeiro, com apenas um gol marcado.

SÚMULA DA PARTIDA : BOA Esporte 0 x 1 Cruzeiro
Motivo: partida de ida da semifinal do Mineiro +++ Data: 23/03/2014
Estádio: Dilzon Luiz de Melo (Melão) - Varginha

☻ Boa Esporte : Leandro, Edmar, Neylor, Matheus e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Betinho, Moisés e Marcel; Malaquias (Filipinho) e Bruno Aquino (Hudson) +++ Técnico: Ney da Matta

☺ Cruzeiro : Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva (Henrique), Nilton; Willian (Marcelo Moreno), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Alisson); Júlio Baptista +++ Técnico: Marcelo Oliveira
☺ Gol: Júlio Baptista (o melhor do jogo) a 87'
Arbitragem Igor Junio Benevenuto + Janette Mara Arcanjo e Pablo Almeida Costa
☻ Cartões amarelos : Lucas Silva, Willian, Júlio Baptista(Cruzeiro) e Vinícius Hess (Boa Esporte).

E vamos nós nos prepararmos para os clássicos de 06/04 (Horto) e 13/04 (Mineirão) que irão decidir o Campeonato Mineiro de 2014. A gente já esperava a vitória das codornas sobre os pompons, mas, a entregada de hoje foi vergonhosa.
Eu creio que é chegada a hora do Cruzeiro jogar bem no Horto e ganhar do time cacarejante. Força Cruzeiro... contra tudo e contra todos.

☺ E o time de homenageados da semana tem : Getúlio-GOV, Sícilia, Dra Céu, Geraldo Faria-DIV, Zero Sempre, Força Azul, Compadre Zezé, Zuloobas, Rodrigo Ninja, Ribuno do Cruzeiro e Raposão do Brasil. O técnico deste time é o grande Pyxis...
☺ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Marcos José Rajão Costa, Gilvan Cicarelli, Antônio Cláudio de Rezende, Antônio Lúcio Carvalho Ferreira, Márcio Utsch, Márcio Ferreira e Antônio Lúcio Motta... só sangue azul.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 João Duarte | Vit�ria | 23-03-14 22h58min
Ficaram faltando as notas do jogo de hoje : Fábio (7.5), Mayke (7), Dedé (6.5), Brun Rodrigo (6.5) e Samúdio (7.5); Nilton (6) e Lucas Silva (6.5); Éverton Ribeiro (7.5), Ricardo Goulart (5) e William (7); Júlio Baptista (8) + Henrique (6.5), Álisson (6.5) e Marcelo Moreno (7). Marcelo Oliveira (7.5).
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 23-03-14 23h02min
João mais uma bela coluna. Quanto as mudanças concordo que podem ser feitas, acho que o futebol do Cruzeiro não está tão distante daquele do ano passado não, está faltando um pouquinho de sorte, quando a maré virar tudo voltará ao normal, vejamos no jogo lá no Uruguai o penalti perdido mudou a história do jogo, aqui no mineirão no 1º gol a bola bate no juiz e arma o contra ataque, depois no segundo o Fábio defende, sobra no pé do atacante e ainda bate na trave antes de entrar, porque...continua
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 23-03-14 23h05min
porque não bateu na trave e voltou ou saiu? Faltou um pouco de sorte. Hoje três vezes a bola bateu na trave, a primeira foi logo no início do jogo, se tivesse entrado talvez o jogo seria bem mais fácil. Acredito que quando as coisas começarem a dar certo de novo, tudo voltará ao normal, confio no time.
 João Duarte | Vit�ria | 23-03-14 23h07min
Resultados da LOTECA :
1 - Santos 2 x 1 Palmeiras
2 - Central 1 x 0 Salgueiro
3 - Moto Club 1 x 0 Sampaio Correia
4 - Botafogo-RP 0 x 2 São Paulo
5 - Alecrim 2 x 0 ABC
6 - Flamengo 5 x 3 Cabofriense
7 - São Bernardo 5 x 2 Oeste
8 - Fortaleza 3 x 1 Guarani-Sobr
9 - Vasco 5 x 2 Duque de Caxias
10- Botafogo 1 x 1 Nova Iguaçú
11 - Náutico 3 x 5 Santa Cruz
12 - Fluminense 3 x 1 Volta Redonda
13 - Paraná 0 x 2 Atlético-PR
14 - Bahia 2 x 0 Vitória
 João Duarte | Vit�ria | 23-03-14 23h11min
O resultado de hoje deverá registrar muitos ganhadores pois foram 10 colunas UM, 1 empate e 3 colunas Dois.
Jogos que poderão derrubar bastante gente :
Santa Cruz 5 x 3 no Náutico...
Paraná 0 x 2 Atlético-PR...
Botafogo 1 x 1 Nova Iguaçú... (já entrei no domingo desmotivado porque o Botafogo me ferrou no sábado)
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 23-03-14 23h54min
João parabéns pela coluna mais uma vez! adiante a entrada de Maike e Samudio será bastante bem vinda, agora se for para tirar ricardo goular melhor colocar alisson ou elber, pq na minha humilde opinião, se JB estivesse jogando bem assim de centroavante desde que chegou, ele iria era p copa.. e no meio ele n tá jogando nada.. nesse jogo inclusive ele estava fazendo pivô e td e o detalhe é que qdo ela cai para os lados ou recebe a pnultima bola sabe armar, a continuar jogando assim grande reforço.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 23-03-14 23h59min
em relação ao lucas silva discordo completamente, na minha opinião ele vem sendo o armador do cruzeiro e está sendo muito constante esse ano assim como no ano passado.. o q ocorre é que essas mexidas loucas que MO fez com ele tirou um pouco da confiança dele... assim c do Mayke. Eu fico indignado c esses jogadores da base n podem errar uma bola e recebem duras criticas enqto ceará e egídio podem errar o tanto que quiserem..
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 24-03-14 00h01min
Henrique está voando e merecendo mais oportunidade... deveria ser a primeira opção de banco sempre, como foi hj. Creio que treinar o cruzeiro com três volantes para os jogos fora tanto da libertadores qto da copa do brasil com Nilton, Henrique e Lucas seria uma boa tb, pq nesse caso o Lucas além de marcar armaria o time de deixaria everton ribeiro á vontade para fazer as loucuras dele..
 abilio | Belo Horizonte | 24-03-14 00h20min
João, grande coluna como sempre! As alterações darão uma oxigenada no time, mais quanto à mídia mineira, existe jornalista rosadas aos montes. O grande problema é os jabazeiros, tipo Jaeci Carvalho, sujeito desclassificado. O ex-presidente rosado Nélio Brant, falou em um programa por volta de 1999/2000 que esse sujeito, na época, não criticava o cruzeiro, porque Zeperrela mostrava para todo mundo um cheque sem fundo relativo dinheiro emprestado, Juca Kfouri falou na TV Cultura, cont .....
 abilio | Belo Horizonte | 24-03-14 00h22min
cont que o elemento recebe passagem para cobrir a seleção e elogiar os dirigentes da CBF. Esse ataque ao Cruzeiro esta com jeito de achaque, pois acredito que o GPT não pagou “anuncio”. Temos que ficar alerta, observar de onde vem à onda.
 adovalle | Boston | 24-03-14 06h44min
Parabens JOAO, pela coluna e parabens MARCELO OLIVEIRA pela coragem de mudancas que este time precisava, com mayke e samudio foi nitida a diferenca, Henrique voltando a velha forma vem pedindo passagem, fechou bem junto com mayke e dede a ala direita, MO fez o certo de deixar o Ribeiro e sacar o goulart. Acho que o Mo ta aproveitando a turbulencia para modificar o time sem muito atrito com os "ditos" titular, Esperto este MO>
 adovalle | Boston | 24-03-14 06h46min
Agora JOAO, de 6 vitorias, so faltam 5.Ficaria feliz tb com dois empates na final do mineiro(rs).
 Dr.Magno | BH | 24-03-14 07h20min
João Duarte
Júlio Baptista ganhou essa vaga no grito. Se não fosse suas reclamações na imprensa, o Marcelo Oliveira teria apostado ainda no Marcelo Moreno.
A entrada do,b> Mayke e Samúdio no time titular foi um pedido do Alexandre Mattos e Gilvan Tavares na sexta-feira.
Ainda bem que a diretoria interviu na escalação. Atuar com Ceara que não faz cobertura fica difícil.
 Rocha_Azul | Não definido | 24-03-14 08h02min
Me ajuda ai Dr. Magno, até o senhor vai entrar na onda da turminha emplumada da imprensa? Me mostre uma reportagem gravada onde mostra o JB pedindo, "gritando" por sua titularidade? Coluna PERFEITA do J. Duarte. Essa imprensa mineira é insuportável, não dá mais...ano passado só nos deram sossego pois estavam se endividando para comprar seus pacotes para marrocos... Agora esse ano voltaram contudo (talvez o nervosismo das várias parcelas a serem pagas) e simplesmente inventam situações atras de
 Rocha_Azul | Não definido | 24-03-14 08h05min
situações, algumas chegam a ser até hilárias, como o "caso dagoberto". Aquele figurão carioca que tinha uma coluna semanal, passou a escrever quase que diariamente criticando tudo e falando um monte de merd@. Mas sinceramente, gosto desse tipo de situação, faz o grupo se unir ainda mais e dar a volta por cima. Nos classificaremos para próxima fase da libertadores e depenaremos completamente essas frangas nas finais do Mineiro. Espero que a torcida compre essa ideia e realmente apoie o time!
 lanza | Vitória | 24-03-14 09h08min
João é fato que querem implantar uma discórdia no plantel do Cruzeiro,mas acho uma bobagem (como disse o Orlando Augusto) o time dar ouvidos a terceiros. É fofoca deixa prá lá e pronto. Outro dia conversei com o Orlando (através do Jogada de classe) e ele concordou comigo. Gosto muito do Egídio e Lucas Silva, mas os dois estão destoando do resto do time e chegou a vez do Julio Batista. Mesmo errando muito Ricardo Goulart ainda tem presença, falta entrosamento no ataque. Libertadores já era.
 estrelado campeao | N�o definido | 24-03-14 09h10min
Bom dia João Duarte. Discordo da última mudança proposta por você, pois Henrique até agora não reeditou suas melhores atuações. Entraria com Lucas Silva e Souza e quando o Nilton estivesse totalmente em forma, naturalmente Lucas Silva e Nilton.
 estrelado campeao | Ubá | 24-03-14 09h10min
Bom dia João Duarte. Discordo da última mudança proposta por você, pois Henrique até agora não reeditou suas melhores atuações. Entraria com Lucas Silva e Souza e quando o Nilton estivesse totalmente em forma, naturalmente Lucas Silva e Nilton.
 estrelado campeao | N�o definido | 24-03-14 09h37min
Sobre a questão da imprensa gostaria que você que esclarecesse como que eles conseguem chegar até a notícia? Por exemplo, a questão da solicitação da premiação para a Libertadores, que é um assunto interno tratado somente entre os jogadores e a direção. Como que um jornalista consegue ter acesso aos conteúdos de reuniões que muitas vezes nem o setorista do clube participa?
 estrelado campeao | Ubá | 24-03-14 09h37min
Sobre a questão da imprensa gostaria que você que esclarecesse como que eles conseguem chegar até a notícia? Por exemplo, a questão da solicitação da premiação para a Libertadores, que é um assunto interno tratado somente entre os jogadores e a direção. Como que um jornalista consegue ter acesso aos conteúdos de reuniões que muitas vezes nem o setorista do clube participa?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 24-03-14 09h40min
João Duarte, gostei das mudanças. O time precisava de uma sacudida e o Marcelo Oliveira viu isto a tempo. Agora tem que deixar este time jogar. Pena que será apenas mais um jogo antes de pegar o La U . Vamos para 5 jogos decisivos e esse time vai ter que mostrar serviço, e veremos quem é melhor. Gostei das entradas de Júlio Batista e Samudio. Mayke está jogando muito, mas acredito que MO vai continuar com o Ceará. Henrique deverá ser outra boa opção. Deveria ter entrado contra o Defensor.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 24-03-14 10h39min
Caro João, obrigada pela homenagem. Algumas colocações: A imprensa doméstica dá um tiro no próprio pé quando tenta empurrar o Cruzeiro para baixo. Quando o Cruzeiro esta´no topo ele atrai os olhos da imprensa nacional para BH. Os jornalistas de fora passam a procurar informações na mídia de daí. Ou seja, o crescimento do Cruzeiro é uma chance para os profissionais daí crescerem também.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 24-03-14 10h45min
O jogo de ontem foi muito bom. O Henrique demorou uns 10 minutos para se achar no time, mas depois foi soberano na cobertura e proteção da zaga. Penso que o Cruzeiro vá dar moral ao LaU se deixar o RG (melhor jogador do jogo anterior) na reserva. Concordo com a saída do Egídio ( a fase está muito ruim). O Mayke também é uma excelente opção e creio que o Nilton está pior que o LS. Este último acertou alguns lançamnetos ontem, o problema ficou com a turma que concluiu.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 24-03-14 10h46min
Eu acredito na classificação para a próxima fase da LA. Abraços e boa semana.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 24-03-14 14h01min
João, prefiro um 4-4-2. Meu time é Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Henrique, Lucas Silva, Rodrigo Sousa (Tinga) e Éverton Ribeiro, Júlio Baptista (Borges ou Marcelo Moreno) e Dagoberto. Marcelo demorou demais em fazer as substituições no time, se as fizer, e corremos o risco de não classificarmos na Libertadores. Eu não tiro a responsabilidade dele jamais. Grande abraço - JFS
 helioazulceleste | São Paulo | 24-03-14 15h45min
João, confesso que fiquei decepcionado com o empate contra o Defensor, ainda mais nas circunstancias que aconteceu esse empate, sinto que MO está um pouco perdido na escalação e substituições do time, não me arrisco a sugerir algo pois não tenho o amplo conhecimento que voce e outros tem, mas sinto o que escrevi acima. No mineiro temos boas chances de levantar o caneco, mas eu queria ver o time bem mesmo era na Libertadores, só que infelizmente agora ficou muito complicada a classificação.
 webber | Belo Horizonte | 24-03-14 15h58min
Falta mesmo espírito de mata-mata ao Marcelo Oliveira. Ca.ga de medo em perder o Dagoberto por causa de mais um cartão amarelo, quando mata-mata é isto, jogo jogado; ali, naquela hora. Outro jogo é outro jogo, outra história, outra hora, outro local. No calor de um jogo, deixa o jogo rolar. Se o Dagoberto for expulso, ele fez a parte dele (e do jeito que a gente conhece dele, um jogador que vai prá cima, insinua, revida, luta muito). Noutro jogo põe o Willian. Por isso temos elenco, pô! ...
 webber | Belo Horizonte | 24-03-14 16h01min
Mata-mata é ousadia, é determinação. É jogador que não gosta de perder nem no par ou ímpar do começo do jogo. Eu acredito no time do Cruzeiro, mas não ponho fé na cabeça do técnico. Muito bom para campeonatos de pontos corridos, onde dá para errar e ir acertando. Péssimo para mata-mata onde não dá para errar e já ir pronto, sem ter que acertar nada. O time entra com uma proposta de jogo e ponto. Troca, só de jogador, mas não de função tática ou de esquema de jogo. Mata-mata é tiro curto MO!...
 webber | Belo Horizonte | 24-03-14 16h05min
Ou acerta na primeira e vai até o fim. Ou erra e vai até o fim para apanhar de pouco. Ou vai embora prá casa. O que não dá é não acreditar no poder do time. Se tu não conhece o time que tem em mãos, então quem precisa reciclar é o técnico. Não sei, mas o MO não aguenta a série de mata-matas pela frente. Não tem cara de osso duro, de duro na queda. É um gentleman! Mas para ser campeão em mata-mata tem que ser açougueiro!
 webber | Belo Horizonte | 24-03-14 16h11min
Não digo que o MO tem que ser um mau-caráter. O que digo é que ele tem ter um caráter forte, teimoso e crente de suas convicções iniciais e levá-la até o fim. Não aquele em que no meio do jogo pensa na equação e já pensa no próximo jogo e busca preservar não sei o quê! Tem que ser açougueiro na maneira de pensar e deixar o jogador se matar em campo, cumprindo a sua função e determinação. Num mata-mata, penso eu, bastaria dizer aos jogadores: "Entra e ganha". Como, quando e porquê foi antes...
 webber | Belo Horizonte | 24-03-14 16h13min
..antes e fora do jogo. Na hora do jogo não tem mais o que perguntar. É entrar e ganhar. Fazendo gols, distribuindo sapatadas, jogando com um ou dois a menos, mas segurando o touro pelos chifres. Isto é mata-mata. Isto é Libertadores. Isto é decisão em cada jogo. Hora de jogo não é hora para gentilezas. Quando muito, só no apito final com um rápido aperto de mãos.
 webber | Belo Horizonte | 24-03-14 16h18min
Sugiro que o MO assista aos jogos da Champions League. A gente percebe que o jogo pegado é escamoteado pelas sutilezas, porque a rapaziada sabe jogar bola, ... e esconder como se faz jogadas ríspidas. Ali não tem espaço para times ou jogadores amadores. Então, passou da hora do MO ser um técnico completo. Aquele dos pontos corridos até aquele dos mata-matas.
 webber | Belo Horizonte | 24-03-14 16h27min
Só um aparte: é bom ver o Júlio Baptista entrando em forma. Craque, jogador de seleção, não tem como desaprender a jogar bola. Era dar um tempo para ele readaptar ao futebol brasileiro e ele ainda mostrará todo o seu talento. Que bom que ele está retornando 100%. Outra coisa: se o Goulart não vai bem, tem que colocar o Willian em alguma posição na frente. Sei lá onde, mas tem que colocar. É um dos poucos que guardam a lucidez na hora do "pega prá capar"!
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 24-03-14 17h19min
Alô mestre João Duarte. Realmente sua coluna hoje foi uma aula e deve ser lida e relida, pois tá todo mundo vendo que o time ainda não encaixou em 2014 e o MO tá muito teimoso. Prá ganhar esse mineiro realmente o time precisará de um choque urgente. Acho que você está certo quanto às duas laterais, e Ricardo Goulart. Com essas 3 mexidas o time vai encorpar e crescer muito. Estou acreditando na vitória lá no Chile e praticamente nos colocará nas oitavas da LA. Grande abraço.
 alexaug | Belo Horizonte | 24-03-14 19h23min
Prezado JD, o Lucas saiu depois da 1ª partida no Peru e tudo pareceu ser condicionamento físico; o Nilton ainda não está bem fisicamente depois da cirurgia. A intensidade de chegada ao ataque no ano passado (vários jogadores) diminuiu, como a a qualidade nas conclusões. A marcação também está menos intensa, permitindo espaços no meio e lado direito da defesa. Precisamos corrigir isto para ganhar. Menos mal que o time tem criado muitas chances de gol. Creio que vamos acertar agora.
 redmosk | Uberl�ndia | 24-03-14 19h38min
João no jogo no chile continuaria com Ceará,apesar de achar que Mayke vai ser o melhor do brasil na sua posição,nesse jogo não da para abrir mão da sua experiência,entraria também com Henrique é Samudio já Ricardo Goulart ainda tentaria com ele mas se fosse para tirar colocaria Tinga,Julio Batista no meio nunca não rende nada.Tenho pra min que nesse jogo vamos precisar de experiência, por isso dessas substituições.
 mrr | Natal | 24-03-14 20h32min
Excelente coluna, as mexidas no geral agradaram. Com adiantamento do JB, o RG se perdeu, penso que esse deveria recuar mais, tem um buraco no meio para frente, na ligação. Mas se for tirar Goulart prefiro a entrada do Sousa. Qto ao mal posicionamento, isso quem deveria observar era o MO, mas do jeito que andam as coisas..
 mrr | Natal | 24-03-14 20h34min
Fazem ao menos 3 jogos que é visível a falha da cobertura dos laterais. Será que o MO corrigira em tempo????
 carlos_Almeida | Vitória | 24-03-14 22h12min
JD, é bom este contraponto do que diz a imprensa Mineira porque a gente pode ver a situação com outra visão. Há algum que chegam a aliviar como sobre o que Kalil falou que o Mineirão dava prejuízo e você provou matematicamente que dá lucro e outras confusões plantadas que você aborda e esclarece, como as de hoje. A imprensa Mineira decreta, se não conhecermos fatos que contrapõem para analisarmos, teremos que engolir a noticia por goela abaixo.
 carlos_Almeida | Vitória | 24-03-14 22h23min
Sobre a sua sugestão de mudanças, a dupla Egídio com Willian funcionou melhor do que com Dagoberto. Com a entrada do Samúdio, teoricamente melhora a marcação e deixa Dagoberto mais livre para atacar, o que não quer dizer que será melhor, prefiro Willian do que Dagoberto. Entrando Samúdio e Mayke, reverte o esquema, com o LE mais defensivo e o LD mais ofensivo. A dupla ER e Mayke será mais efetiva no ataque, resta saber como ficará o sistema defensivo. Vale o risco. precisamos ganhar.
 PHDF | Brasília | 25-03-14 00h36min
- Dos últimos campeões da Libertadoras, os dois que ganharam com mais "tranquilidade" foram o Corinthians e o Boca de Riquelme.
- O Corinthians por ter um sistema defensivo quase que perfeito. Já o Boca por imprimir ritmos diferente durante o jogo e confundir os adversários. Ora pressionavam a saída de bola, ora jogavam no contra-ataques e ora controlavam o jogo trocando passes.
- Pelas características dos jogadores, o Cruzeiro precisa apreender um pouco com o Boca se desejar o título.
 PHDF | Brasília | 25-03-14 00h37min
- Em alguns momentos o time precisará jogar com 3 volantes para segurar o resultado.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 25-03-14 05h27min
J. Duarte, obrigado pela homenagem. Diferente de 2013 os atacantes estão dando pressão mas não voltam, o buraco do meio voltou fruto do desligamento meio e ataque. Dedé tá subindo muito e desguarnecendo o sistema defensivo perdemos a compactação e por consequência passamos a dar espaço. O erro do MO é insistir em segurar jogador titular que não anda bem é uma contradição, você forma time com opções mas não usa, por fim existe o nervosismo de provar que ainda é o grande campeão de 2013. Sdçs
 lucio sangue azul | sete lagoas | 25-03-14 13h18min
JD, sua coluna foi tão boa que precisamos comentá-la aos poucos. Primeiro vou falar das mudanças que vejo:Primeira mudança deve ser de postura, de atitude, de vontade.A segunda, em algumas peças.O Nilton tem nome, mas no momento ele seria banco.Prefiro o Henrique ou o Souza para o jogo no chile.Podemos jogar com tres volantes se os laterias forem Mayke e Egidio. Se for o Ceará e Samudio, não precisará de tres volantes.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 25-03-14 13h28min
o time tem de ganhar; A Lau sabe disso e não vai tentar ganhar a todo custo do cruzeiro.Acho tambem que é um jogo para o william, pois ele sabe atacar e defender melhor do que o Dagol (mas o MO não tiraria o Dagoberto...)Eu tiraria o R Goulart no momento. Não escalaria Borges que está fora de forma.Aos dez do segundo, caso ainda 0x0, entraria com o Moreno.
 mrr | Natal | 25-03-14 13h55min
JD não acredita que a queda de rendimento repentina do Goulart não está relacionada com a troca de posição com o Júlio Batista??? O RG jogou durante muito tempo como centroavante, talvez esteja um pouco perdido agora, quase disputando vaga como Julio Batista.
 mrr | Natal | 25-03-14 13h57min
Corrigindo onde se lê VAGA, deveria estar escrito ESPAÇO.
 AFernando | Varginha | 25-03-14 19h19min
Olá JDuarte, acho que o jogo contra o Boa não foi bem assim, falta de sorte! Vi muito mias incompetência na criação e nas conclusões a gol. Se com o Boa tivemos essa enorme falta de sorte imaginamos então contra LU no Chile. O time é bom? sim! Está faltando atitudes, determinação, raça dos jogadores sem querer ganhar o jogo. Não o que vejo dentro de campo, um time vencido pelo próprios erros, cujo técnico faz uma leitura inadequada do jogo, e consequentemente mexe muito mal. esperamos algo novo.
 Sicilia | Belo Horizonte | 26-03-14 16h03min
Bom dia a todos! Estou confiante na classificação, afinal de contas, a matemática ainda permite. E enquanto ela permite, tudo pode acontecer. Já vi FlorminenC escapando de rebaixamento com apenas 3% de chance.
Mas pra isso, o Goulart tem duas opções: ou sai do time e para de matar as jogadas de ataque, ou volta a jogar bola com raça. Eu sei que ele não é o único culpado, mas eu to cansada de ver ele perder a bola na intermediária e não mover um músculo para recuperar...
 Sicilia | Belo Horizonte | 26-03-14 16h06min
Ultimamente ele tá numa preguiça de matar... Errando passe bobo, sem domínio de bola, matando contra-ataques. Eu enxergo ele como um dos principais jogadores da nossa campanha vitoriosa do ano passado. Corria, puxava a marcação e abria espaços pro ER17, dava bons passes, ajudava na recomposição e na defesa. Mas esse ano só tá fazendo raiva. No jogo contra o Defensor, pouco depois do Marcelo ter tirado o ER, ele perdeu uma bola no meio e ficou literalmente parado assistindo o time jogar.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 26-03-14 19h04min
Sicilia, é verdade o que voce disse sobre o R Goulart.Talvez por não ter havido o reconhecimento da midia acerca do seu futebol, ele tenha dado uma caida. Badalaram tanto o ERibeiro, mas esqueceram que este só foi o jogador brilhante porque o Goulart fazia o seu papel muitissimo bem.Mas está na hora das vaidades serem deixadas de lado e da diretoria ter uma conversa PARTICULAR COM CADA UM.É preciso saber o que está acontecendo dentro e fora de campo com eles.
 del pina | Não definido | 27-03-14 11h28min
Certíssimo o comentário acima. Sou bem mais crítico quanto ao ER. Mas já tá bom, isto significa que não apenas eu enxergo estas coisas.
 PHDF | Brasília | 27-03-14 22h28min
- Registrem aí a situação dos times brasileiros até a quarta rodada da Libertadoras:
- Grêmio, Atl-PR, Botafogo e Rosinhas na liderança.
- Cruzeiro e Flamengo em terceiro.
- Para a maioria os 4 primeiros serão ou seriam os classificados e Cruzeiro e flamengo os eliminados.
- Creio que a quinta rodada já alterará esta lógica.
 raposão do Brasil | Não definido | 29-03-14 16h54min
Boa tarde a todos e muito obrigado meu caro João pela lembrança.Quero que todos saibam que é uma grande honrra e previlégio compartilhar idéias e discordancias com todos vcs.João tenho trabalhado muito e não vi os ultimos jogos mas a tempos estou observando certas"mal vontades" nesse time.Dagoberto com preguiça,Wilian se achando por causa do "Bigode",Dedé com a cabeça na copa,Goular medindo esforços,MO não fazendo suas trocas necessárias e por fim falta de mais raça do elenco pois liberta é 70%.
 raposão do Brasil | Não definido | 29-03-14 17h01min
...raça e 30% técnica.Me lembro muito bem do time de 97 3D e depois 3V e o titulo ganhando de adversários que teóricamente eram melhores que a gente,vamos nos classificar não tenho dúvida mas campeonar vai ser dificíl com esse espiríto.Nosso treinador tem que fazer tais mudanças mecionadas acima e sendo tarde ou não, time que não está ganhando tem se mexer,mesmo que seje com "brio dos atletas",grande abraço a todos...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster