Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

23/03/2014 | Joao Duarte
Tempo de Mudanças no Cruzeiro

"Se o bom futebol fulgurante do Cruzeiro de Setembro de 2013 não aconteceu ainda este ano, é hora de mexer nos brios do elenco"

Mundo Azul,


Mudanças à vista - Futebol é momento e sem sombra de dúvidas o momento do Ricardo Goulart não é bom. Ao contrário, Júlio Baptista vai conseguindo encontrar seu jogo, se posicionar bem em campo, segurar a bola com inteligência e a cavar dia após dia a sua titularidade.
Não se pode esquecer o bom trabalho de Ricardo Goulart no ano passado e Marcelo Oliveira tem sempre iniciado os jogos com ele, mas, vejo que o time precisa de mudanças e vamos falar delas.
Na lateral direita Ceará tem seu valor, experiência e poder de marcação, porém, Mayke pede passagem e já passa da hora de Marcelo Oliveira oxigenar o time. Claro, às vezes lhe falta a experiência ao dividir uma bola, ou simplesmente parar na frente do adversário para apenas lhe tirar o espaço e ganhar tempo para que a marcação do time se recomponha, mas, o que ele incorpora de versatilidade e poder de fogo pelo lado direito compensa todo o risco. E Mayke está voando, consegue fazer bem a recomposição. Ele é a 2ª mudança.
A 3ª mudança é a entrada de Samúdio do lado esquerdo. Além de marcar melhor que Egídio, pelo menos ele acerta os cruzamentos e não se limita a levantar as bolas da intermediária, como ultimamente Egídio tem feito. Se o time perde um pouco na transição, por outro lado Samúdio é mais seguro, ousa menos que Egídio nas transições e marca forte, creio que é chegada a hora de Samúdio na lateral-esquerda.
E ainda poderemos avaliar outras 2 mudanças. Ou entrar com William pela direita com Dagoberto na esquerda, trazendo Éverton Ribeiro mais para o centro.
Ou simplesmente sacar Ricardo Goulart e colocar o Júlio Baptista no meio-campo, abrindo a vaga de centroavante para Borges ou Marcelo Moreno, que hoje entrou bem na partida.
A última mudança seria a entrada de Henrique no meio-campo, porque com o nosso time mais lento à frente, sem a velocidade costumeira do ano passado, sem aquele poder de pressionar o adversário em sua saída de bola, usar 2 volantes com a mesma característica é problema. Henrique me parece bem condicionado, é experiente, tranquilo, se posiciona bem em campo e também é ótimo no jogo aéreo. Nilton está recuperando a forma e Lucas Silva não vem bem este ano.
Dito isto, creio que o momento do Cruzeiro seria para escalar o time das seguintes formas :

☻ Mantendo o mesmo sistema tático (4-2-3-1) :

Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Nilton (Lucas Silva) e Henrique; Éverton Ribeiro, Júlio Baptista e Dagoberto; Marcelo Moreno (Borges).

Ainda usando a mesma formação tática :
Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Nilton (Lucas Silva) e Henrique; William, Éverton Ribeiro e Dagoberto; Júlio Baptista.
☻ Mudando o sistema para o 4-3-1-2 :

Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Nilton, Lucas Silva e Henrique; Éverton Ribeiro (Júlio Baptista ou Ricardo Goulart); Júlio Baptista (Borges ou Marcelo Moreno) e Dagoberto.

Alguns dirão que são muitas mudanças ao mesmo tempo, mas, se o momento do time não é mais mágico como em 2013, especialmente no mês de Setembro, a hora agora é de mexer com os brios do elenco e não deixar que caiam na zona de conforto.

As feridas daquele empate amargo... - Que a imprensa mineira é eminentemente formada por cocotas apaixonadas que não conseguem se esconder sob a pele de cordeiro por muito tempo a gente já sabe. Mas, a vontade deles de plantarem uma crise no Cruzeiro dia após dia é coisa de deixar qualquer um chateado. Nos últimos dias :
a) Criaram caso entre Éverton Ribeiro e Júlio Baptista por causa do salário do nosso camisa DEZ. Não tinha nada a ver e ainda publicaram um valor absurdo de salários, para deixar a nossa torcida contra o JB.
b) Salários Atrasados - desmentida no ato.
c) Premiação atrasada - O Cruzeiro combinou uma coisa com os jogadores e vem cumprindo à risco tudo o que foi combinado. O caso foi bem esclarecido pelo Tinga, Lucas Silva e corroborado pelo diretor de futebol, mas, os caras tentaram mais uma vez tumultuar o ambiente.

d) Confusão entre Marcelo Oliveira e Dagoberto - O grande jornalista e apresentador do Jogada de Classe, cruzeirense assumido, de Conceição do Mato Dentro, Orlando Augusto Carneiro Guerra reproduziu com fidelidade o diálogo que aconteceu no intervalo do jogo entre Cruzeiro 2 x 2 Defensor. O mesmo foi testemunhado por uma fonte que relatou da seguinte forma :
Marcelo - A gente está ganhando a partida e eu preciso recompor o meio-campo. O médico me disse que você está com dores. Então decidi tirá-lo para a entrada do Rodrigo Souza.
Dagoberto - Mas, professor, dá para agüentar, eu estou bem.
Marcelo - Mas, também já está amarelado e o juiz já te marcou, inclusive teve um lance que quase você toma o 2º amarelo, não podemos correr o risco.

Dagoberto (resignado) - OK professor, o senhor é quem decide.
E nem saber das regras o fofoqueiro sabe, porque disse que o Dagoberto abandonou o estádio. O que é mentira, porque aos 40' da etapa final é que é anunciado o resultado do sorteio do exame anti-doping e portanto Dagoberto, viu sim o 2º tempo junto com os outros jogadores relacionados e não utilizados.

e) Dizem que no Cruzeiro há 2 grupos, um liderado pelo Fábio e outro por Dedé. E que rivalidade e coisa & mais. Mas, os sinais exteriores não de notam racha e sim união, pelas declarações e atitudes dos nossos atletas. Inclusive a gente presenciou por várias vezes o Dedé aguardar o Fábio atravessar o campo para saírem juntos...
Portanto meus amigos, a gente tem que aprender a separar mesmo o joio do trigo.
Os criadores de caso, os maroleiros de plantão tem que ser desmascarados e já vimos algumas ações de partes de torcidas organizadas se insurgindo contra este estado de coisas... Mas, eles não ligam e continuam a puxar o saco do imperador Kalilgula...

As reminiscências de BOA Esporte 0 x 1 Cruzeiro - Confesso que gostei mais da etapa inicial, onde o Cruzeiro criou mais e permitiu muito pouco ao time do BOA. A vitória veio no final, mas, se a gente pode elogiar o Cruzeiro por ter criado várias situações de gol, tem que reclamar que os nossos homens do meio e ataque estão perdendo chances demais. Vou retratar aqui os lances de maior perigo na partida:
2' - Júlio Baptista domina a bola e rola para William que bate em curva, a bola explode no travessão do BOA.
4' - Éverton Ribeiro acha Mayke na direita, o lateral vai ao fundo e cruza, Mateus no meio da área tira o pão da boca de Júlio Baptista, desviando de cabeça no último instante.
15' - Éverton Ribeiro tabela com Júlio Baptista ,e entra pela esquerda, adianta a bola e tenta de bico. Leandro faz boa defesa.
17' - Após escanteio, a bola sobra fora da área do Boa. Willian bate de primeira, rasteiro, o goleiro Leandro desvia e a bola ainda toca na trave antes de sair.
18' - Agora é Lucas Silva que acha Samúdio na esquerda, ele chuta cruzado e a bola vai para fora.
20' - Cobrança de córner de Éverton Ribeiro, Bruno Rodrigo vai no 2º andar, mas, desvia para fora.
31' - Cobrança de falta ensaiada com Éverton Ribeiro rolando para o chute forte de Lucas Silva, que desvia na zaga e vai a córner. Na cobrança quase Júlio Baptista aproveita.
37' - Éverton Ribeiro recebe na direita no bico da grande área, dá um drible desconcertante em Marcel e chuta com violência, a bola raspa a trave direita de Leandro.
40' - Samúdio ganha o lance pela esquerda e cruza certinho na cabeça de William, que da entrada da pequena área faz pose para cabecear, mas, o goleiro Leandro faz milagre e defende a bola.
☻ 43' - Betinho recebe na frente, mas, Fábio sai do gol e salva o Cruzeiro, na única chegada importante do BOA na etapa inicial.
--------------- FIM DO 1º TEMPO -------------------

48' - Dedé mete em curva para William dentro da área do Boa, mas, o ponta é travado na área da conclusão.
49' - Júlio Baptista sofre falta dupla na entrada da área do BOA, o juiz ignora.
50' - Júlio Baptista é achado por Éverton Ribeiro na entrada da grande área, dá um injeção na bola, que sai reta, leandro defende firme.
54' - William recebe na entrada da grande área, se vira rápido e chuta forte, a bola passa rente à trave direita de Leandro.
☻ 56' - Marinho Donizete ganha no pé-de-ferro de Mayke e vai ao fundo e centra, Bruno Rodrigo inteligentemente abre as pernas e a bola cruza a área azul.
67' - Éverton Ribeiro escapa pela esquerda e cruza em curva, William desvia e a bola passa raspando a trave direita de Leandro, que cai atrasado no lance. Se a bola tivesse endereço certo teria entrado.
77' - Bola alçada na área e Júlio Baptista disputa com Mateus e com Leandro que afasta de soco. Marcelo Moreno que havia entrado no lugar de William 2' antes, pega com estilo e a bola explode no travessão, a zaga do BOA alivia.
82' - Bola alçada dentro da área, a defesa afasta mal e Júlio Baptista disputa com o volante do BOA que empurra o atacante do Cruzeiro em pênalti claro que o juiz não viu.
85' - Mayke cruza para a área, Júlio Baptista disputa com a zaga. A bola sobra para Álisson que no domínio passa pelo marcador e coloca na frente. Leandro sai bem do gol e Álisson erra o chute, colocando por cima do gol.
87' - Gol do Cruzeiro : - Éverton Ribeiro sai com a bola pela esquerda vai ao fundo e bate para trás, Júlio Baptista ganha do beque e chuta de esquerda, Leandro finalmente aceita uma bola, para desespero dos jogadores do BOA.
93' - Fim do Jogo...
☺ CONCLUSÃO - o resultado final foi justo e deveria ter sido muito maior tal o número de situações relevantes criadas pelo time do Cruzeiro, com apenas um gol marcado.

SÚMULA DA PARTIDA : BOA Esporte 0 x 1 Cruzeiro
Motivo: partida de ida da semifinal do Mineiro +++ Data: 23/03/2014
Estádio: Dilzon Luiz de Melo (Melão) - Varginha

☻ Boa Esporte : Leandro, Edmar, Neylor, Matheus e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Betinho, Moisés e Marcel; Malaquias (Filipinho) e Bruno Aquino (Hudson) +++ Técnico: Ney da Matta

☺ Cruzeiro : Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva (Henrique), Nilton; Willian (Marcelo Moreno), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Alisson); Júlio Baptista +++ Técnico: Marcelo Oliveira
☺ Gol: Júlio Baptista (o melhor do jogo) a 87'
Arbitragem Igor Junio Benevenuto + Janette Mara Arcanjo e Pablo Almeida Costa
☻ Cartões amarelos : Lucas Silva, Willian, Júlio Baptista(Cruzeiro) e Vinícius Hess (Boa Esporte).

E vamos nós nos prepararmos para os clássicos de 06/04 (Horto) e 13/04 (Mineirão) que irão decidir o Campeonato Mineiro de 2014. A gente já esperava a vitória das codornas sobre os pompons, mas, a entregada de hoje foi vergonhosa.
Eu creio que é chegada a hora do Cruzeiro jogar bem no Horto e ganhar do time cacarejante. Força Cruzeiro... contra tudo e contra todos.

☺ E o time de homenageados da semana tem : Getúlio-GOV, Sícilia, Dra Céu, Geraldo Faria-DIV, Zero Sempre, Força Azul, Compadre Zezé, Zuloobas, Rodrigo Ninja, Ribuno do Cruzeiro e Raposão do Brasil. O técnico deste time é o grande Pyxis...
☺ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Marcos José Rajão Costa, Gilvan Cicarelli, Antônio Cláudio de Rezende, Antônio Lúcio Carvalho Ferreira, Márcio Utsch, Márcio Ferreira e Antônio Lúcio Motta... só sangue azul.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster