Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
VBR Artes Gráficas



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

23/03/2014 | Joao Duarte
Tempo de Mudanças no Cruzeiro

"Se o bom futebol fulgurante do Cruzeiro de Setembro de 2013 não aconteceu ainda este ano, é hora de mexer nos brios do elenco"

Mundo Azul,


Mudanças à vista - Futebol é momento e sem sombra de dúvidas o momento do Ricardo Goulart não é bom. Ao contrário, Júlio Baptista vai conseguindo encontrar seu jogo, se posicionar bem em campo, segurar a bola com inteligência e a cavar dia após dia a sua titularidade.
Não se pode esquecer o bom trabalho de Ricardo Goulart no ano passado e Marcelo Oliveira tem sempre iniciado os jogos com ele, mas, vejo que o time precisa de mudanças e vamos falar delas.
Na lateral direita Ceará tem seu valor, experiência e poder de marcação, porém, Mayke pede passagem e já passa da hora de Marcelo Oliveira oxigenar o time. Claro, às vezes lhe falta a experiência ao dividir uma bola, ou simplesmente parar na frente do adversário para apenas lhe tirar o espaço e ganhar tempo para que a marcação do time se recomponha, mas, o que ele incorpora de versatilidade e poder de fogo pelo lado direito compensa todo o risco. E Mayke está voando, consegue fazer bem a recomposição. Ele é a 2ª mudança.
A 3ª mudança é a entrada de Samúdio do lado esquerdo. Além de marcar melhor que Egídio, pelo menos ele acerta os cruzamentos e não se limita a levantar as bolas da intermediária, como ultimamente Egídio tem feito. Se o time perde um pouco na transição, por outro lado Samúdio é mais seguro, ousa menos que Egídio nas transições e marca forte, creio que é chegada a hora de Samúdio na lateral-esquerda.
E ainda poderemos avaliar outras 2 mudanças. Ou entrar com William pela direita com Dagoberto na esquerda, trazendo Éverton Ribeiro mais para o centro.
Ou simplesmente sacar Ricardo Goulart e colocar o Júlio Baptista no meio-campo, abrindo a vaga de centroavante para Borges ou Marcelo Moreno, que hoje entrou bem na partida.
A última mudança seria a entrada de Henrique no meio-campo, porque com o nosso time mais lento à frente, sem a velocidade costumeira do ano passado, sem aquele poder de pressionar o adversário em sua saída de bola, usar 2 volantes com a mesma característica é problema. Henrique me parece bem condicionado, é experiente, tranquilo, se posiciona bem em campo e também é ótimo no jogo aéreo. Nilton está recuperando a forma e Lucas Silva não vem bem este ano.
Dito isto, creio que o momento do Cruzeiro seria para escalar o time das seguintes formas :

☻ Mantendo o mesmo sistema tático (4-2-3-1) :

Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Nilton (Lucas Silva) e Henrique; Éverton Ribeiro, Júlio Baptista e Dagoberto; Marcelo Moreno (Borges).

Ainda usando a mesma formação tática :
Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Nilton (Lucas Silva) e Henrique; William, Éverton Ribeiro e Dagoberto; Júlio Baptista.
☻ Mudando o sistema para o 4-3-1-2 :

Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Nilton, Lucas Silva e Henrique; Éverton Ribeiro (Júlio Baptista ou Ricardo Goulart); Júlio Baptista (Borges ou Marcelo Moreno) e Dagoberto.

Alguns dirão que são muitas mudanças ao mesmo tempo, mas, se o momento do time não é mais mágico como em 2013, especialmente no mês de Setembro, a hora agora é de mexer com os brios do elenco e não deixar que caiam na zona de conforto.

As feridas daquele empate amargo... - Que a imprensa mineira é eminentemente formada por cocotas apaixonadas que não conseguem se esconder sob a pele de cordeiro por muito tempo a gente já sabe. Mas, a vontade deles de plantarem uma crise no Cruzeiro dia após dia é coisa de deixar qualquer um chateado. Nos últimos dias :
a) Criaram caso entre Éverton Ribeiro e Júlio Baptista por causa do salário do nosso camisa DEZ. Não tinha nada a ver e ainda publicaram um valor absurdo de salários, para deixar a nossa torcida contra o JB.
b) Salários Atrasados - desmentida no ato.
c) Premiação atrasada - O Cruzeiro combinou uma coisa com os jogadores e vem cumprindo à risco tudo o que foi combinado. O caso foi bem esclarecido pelo Tinga, Lucas Silva e corroborado pelo diretor de futebol, mas, os caras tentaram mais uma vez tumultuar o ambiente.

d) Confusão entre Marcelo Oliveira e Dagoberto - O grande jornalista e apresentador do Jogada de Classe, cruzeirense assumido, de Conceição do Mato Dentro, Orlando Augusto Carneiro Guerra reproduziu com fidelidade o diálogo que aconteceu no intervalo do jogo entre Cruzeiro 2 x 2 Defensor. O mesmo foi testemunhado por uma fonte que relatou da seguinte forma :
Marcelo - A gente está ganhando a partida e eu preciso recompor o meio-campo. O médico me disse que você está com dores. Então decidi tirá-lo para a entrada do Rodrigo Souza.
Dagoberto - Mas, professor, dá para agüentar, eu estou bem.
Marcelo - Mas, também já está amarelado e o juiz já te marcou, inclusive teve um lance que quase você toma o 2º amarelo, não podemos correr o risco.

Dagoberto (resignado) - OK professor, o senhor é quem decide.
E nem saber das regras o fofoqueiro sabe, porque disse que o Dagoberto abandonou o estádio. O que é mentira, porque aos 40' da etapa final é que é anunciado o resultado do sorteio do exame anti-doping e portanto Dagoberto, viu sim o 2º tempo junto com os outros jogadores relacionados e não utilizados.

e) Dizem que no Cruzeiro há 2 grupos, um liderado pelo Fábio e outro por Dedé. E que rivalidade e coisa & mais. Mas, os sinais exteriores não de notam racha e sim união, pelas declarações e atitudes dos nossos atletas. Inclusive a gente presenciou por várias vezes o Dedé aguardar o Fábio atravessar o campo para saírem juntos...
Portanto meus amigos, a gente tem que aprender a separar mesmo o joio do trigo.
Os criadores de caso, os maroleiros de plantão tem que ser desmascarados e já vimos algumas ações de partes de torcidas organizadas se insurgindo contra este estado de coisas... Mas, eles não ligam e continuam a puxar o saco do imperador Kalilgula...

As reminiscências de BOA Esporte 0 x 1 Cruzeiro - Confesso que gostei mais da etapa inicial, onde o Cruzeiro criou mais e permitiu muito pouco ao time do BOA. A vitória veio no final, mas, se a gente pode elogiar o Cruzeiro por ter criado várias situações de gol, tem que reclamar que os nossos homens do meio e ataque estão perdendo chances demais. Vou retratar aqui os lances de maior perigo na partida:
2' - Júlio Baptista domina a bola e rola para William que bate em curva, a bola explode no travessão do BOA.
4' - Éverton Ribeiro acha Mayke na direita, o lateral vai ao fundo e cruza, Mateus no meio da área tira o pão da boca de Júlio Baptista, desviando de cabeça no último instante.
15' - Éverton Ribeiro tabela com Júlio Baptista ,e entra pela esquerda, adianta a bola e tenta de bico. Leandro faz boa defesa.
17' - Após escanteio, a bola sobra fora da área do Boa. Willian bate de primeira, rasteiro, o goleiro Leandro desvia e a bola ainda toca na trave antes de sair.
18' - Agora é Lucas Silva que acha Samúdio na esquerda, ele chuta cruzado e a bola vai para fora.
20' - Cobrança de córner de Éverton Ribeiro, Bruno Rodrigo vai no 2º andar, mas, desvia para fora.
31' - Cobrança de falta ensaiada com Éverton Ribeiro rolando para o chute forte de Lucas Silva, que desvia na zaga e vai a córner. Na cobrança quase Júlio Baptista aproveita.
37' - Éverton Ribeiro recebe na direita no bico da grande área, dá um drible desconcertante em Marcel e chuta com violência, a bola raspa a trave direita de Leandro.
40' - Samúdio ganha o lance pela esquerda e cruza certinho na cabeça de William, que da entrada da pequena área faz pose para cabecear, mas, o goleiro Leandro faz milagre e defende a bola.
☻ 43' - Betinho recebe na frente, mas, Fábio sai do gol e salva o Cruzeiro, na única chegada importante do BOA na etapa inicial.
--------------- FIM DO 1º TEMPO -------------------

48' - Dedé mete em curva para William dentro da área do Boa, mas, o ponta é travado na área da conclusão.
49' - Júlio Baptista sofre falta dupla na entrada da área do BOA, o juiz ignora.
50' - Júlio Baptista é achado por Éverton Ribeiro na entrada da grande área, dá um injeção na bola, que sai reta, leandro defende firme.
54' - William recebe na entrada da grande área, se vira rápido e chuta forte, a bola passa rente à trave direita de Leandro.
☻ 56' - Marinho Donizete ganha no pé-de-ferro de Mayke e vai ao fundo e centra, Bruno Rodrigo inteligentemente abre as pernas e a bola cruza a área azul.
67' - Éverton Ribeiro escapa pela esquerda e cruza em curva, William desvia e a bola passa raspando a trave direita de Leandro, que cai atrasado no lance. Se a bola tivesse endereço certo teria entrado.
77' - Bola alçada na área e Júlio Baptista disputa com Mateus e com Leandro que afasta de soco. Marcelo Moreno que havia entrado no lugar de William 2' antes, pega com estilo e a bola explode no travessão, a zaga do BOA alivia.
82' - Bola alçada dentro da área, a defesa afasta mal e Júlio Baptista disputa com o volante do BOA que empurra o atacante do Cruzeiro em pênalti claro que o juiz não viu.
85' - Mayke cruza para a área, Júlio Baptista disputa com a zaga. A bola sobra para Álisson que no domínio passa pelo marcador e coloca na frente. Leandro sai bem do gol e Álisson erra o chute, colocando por cima do gol.
87' - Gol do Cruzeiro : - Éverton Ribeiro sai com a bola pela esquerda vai ao fundo e bate para trás, Júlio Baptista ganha do beque e chuta de esquerda, Leandro finalmente aceita uma bola, para desespero dos jogadores do BOA.
93' - Fim do Jogo...
☺ CONCLUSÃO - o resultado final foi justo e deveria ter sido muito maior tal o número de situações relevantes criadas pelo time do Cruzeiro, com apenas um gol marcado.

SÚMULA DA PARTIDA : BOA Esporte 0 x 1 Cruzeiro
Motivo: partida de ida da semifinal do Mineiro +++ Data: 23/03/2014
Estádio: Dilzon Luiz de Melo (Melão) - Varginha

☻ Boa Esporte : Leandro, Edmar, Neylor, Matheus e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Betinho, Moisés e Marcel; Malaquias (Filipinho) e Bruno Aquino (Hudson) +++ Técnico: Ney da Matta

☺ Cruzeiro : Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva (Henrique), Nilton; Willian (Marcelo Moreno), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Alisson); Júlio Baptista +++ Técnico: Marcelo Oliveira
☺ Gol: Júlio Baptista (o melhor do jogo) a 87'
Arbitragem Igor Junio Benevenuto + Janette Mara Arcanjo e Pablo Almeida Costa
☻ Cartões amarelos : Lucas Silva, Willian, Júlio Baptista(Cruzeiro) e Vinícius Hess (Boa Esporte).

E vamos nós nos prepararmos para os clássicos de 06/04 (Horto) e 13/04 (Mineirão) que irão decidir o Campeonato Mineiro de 2014. A gente já esperava a vitória das codornas sobre os pompons, mas, a entregada de hoje foi vergonhosa.
Eu creio que é chegada a hora do Cruzeiro jogar bem no Horto e ganhar do time cacarejante. Força Cruzeiro... contra tudo e contra todos.

☺ E o time de homenageados da semana tem : Getúlio-GOV, Sícilia, Dra Céu, Geraldo Faria-DIV, Zero Sempre, Força Azul, Compadre Zezé, Zuloobas, Rodrigo Ninja, Ribuno do Cruzeiro e Raposão do Brasil. O técnico deste time é o grande Pyxis...
☺ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Marcos José Rajão Costa, Gilvan Cicarelli, Antônio Cláudio de Rezende, Antônio Lúcio Carvalho Ferreira, Márcio Utsch, Márcio Ferreira e Antônio Lúcio Motta... só sangue azul.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

22/09 - 14h17 [2 coment.]
Atlético-GO, mais uma grande pedra no caminho para manter o foco 

22/09 - 13h05 [2 coment.]
Sada Cruzeiro Vôlei estreará novo uniforme em partida do estadual 

22/09 - 12h03 [5 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [5 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster