Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

14/03/2014 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Salve o Ruralzão

Não posso avaliar se sempre foi assim ou se as redes sociais potencializaram este monte de maluco que diz ser torcedor do time ...

Fico apreciando algumas discussões sobre esta competição que chamam de Campeonato Mineiro, vejo comparações com outros estaduais, percebo manifestações de insatisfação com estaduais e de desejo do retorno de competições geograficamente absurdas neste início de temporada.

Só posso concluir uma coisa: Torcedor de clube é ciclotímico, esquizofrênico, teleguiado e outros tantos adjetivos quantos forem necessários.

No caso do torcedor cruzeirense e mineiro, é muito pior. Não posso avaliar se sempre foi assim ou se as redes sociais potencializaram este monte de maluco que diz ser torcedor do time. São tantas as idiossincrasias destes torcedores que algum antropólogo poderia usar o tema para fazer alguma tese de doutorado (assessorado, é claro, por psiquiatras, psicólogos, sociólogos e quejandos).

O mesmo torcedor que comemora título brasileiro, que apoia contratações de peso para disputar a Libertadores, se mora na capital, defende que o time jogue com reservas nas partidas do interior pela competição estadual, enquanto se o torcedor mora no interior, não quer saber de planejamento, quer ver os principais jogadores e titulares jogando perto da sua cidade, em gramados ridículos, em estádios que mais parecem campos de futebol de várzea. O time que se vire depois.

Mas começa a ficar pior.

Se o time joga com jogadores reservas no estadual e não obtêm resultados fantásticos, começa a ladainha, começa questionamento sobre jogadores, técnicos, diretoria.

Foi só o Cruzeiro ter duas derrotas na Libertadores para o mundo “cair”. O festival de asneiras que li nas redes sociais, comentários de notícias, blogs e similares sobre o Cruzeiro após a derrota na Libertadores foi lapidar. Li do mesmo torcedor que pedia, alguns dias atrás, que o time jogasse o ruralito com reservas, veemência pedindo que a força máxima jogasse no interior para “treinar” para o jogo contra o Defensor (próxima partida pela Libertadores, no Mineirão).

O imediatismo destes torcedores é impressionante.

Neste ínterim, entra um personagem que ainda não foi citado NESTA coluna: a mídia. E aí, a crítica aos torcedores ciclotímicos aumenta consideravelmente. Torcedores e torcedores mais fanáticos, chegam a construir teorias conspiratórias fantásticas. Pior que a mídia nem se ajuda. Chega-se a suspeitar que alguns preclaros jornalistas e repórteres, guardam informações para divulgarem quando forem obter maior audiência ou quando interesses outros prevalecerem.

O campeonato estadual é uma porcaria, principalmente da forma como está. Por mim, se nosso rival de Vespasiano não disputasse o campeonato, eu nem faria questão do título... Mas se disputam, tenho que engrossar o coro de que é valioso o Rural, quando vencemos.

Campeonato construído por uma Federação completamente desmoralizada e com dirigentes sendo alvo de investigações eternas. Federação que abriga árbitros que processam cartunistas por conta de humor e que não processam um dirigente que acusa a federação de só ter “lebrão velho” apitando. Federação que permite times irem e voltarem das cidades do interior como nunca se viu na história do futebol mineiro. Federação cujos dirigentes se perpetuam no poder e não largam o osso com o voto dos dirigentes de clubes que ficam à cata de migalhas para sobreviverem a cada temporada.

Isto chamam de futebol profissional.

Tá certo. Gosto muito de futebol e tampo o nariz para estas coisas se meu time é campeão. Sou normal, como a maioria.

Mas tudo deve ter limites.

Os limites da racionalidade para o futebol mineiro já foram ultrapassados. A torcida do Cruzeiro vem sendo enganada há muito tempo. Torcedores que se voltam contra o Cruzeiro por ele seguir seu planejamento, por investir no time, por recuperar a credibilidade de grande parte da torcida no time e direção, só podem estar de brincadeira, ou serem completamente teleguiados.

Leio cada coisa. Quando o Marcelo Oliveira foi contratado, li (tá escrito por aí, para quem quiser recuperar) que se fosse confirmada a contratação dele, não sobraria nenhuma Sócio do Futebol. Aí ele foi contratado, O time perdeu o Mineiro, mesmo ficando na frente na 1a fase (igual agora) e foi eliminado da Copa do Brasil e o número de Sócios do Futebol aumentou – Abro um parenteses para frisar que existem inúmeras vulnerabilidades neste crescimento, a começar pela desproporção entre Cruzeiro Sempre e outras modalidades, vamos ver depois da Copa do Mundo como é que fica.

Após duas derrotas na Libertadores, os mesmos detratores falam mal do técnico, voltam a critica o goleiro e despejam toneladas de insanidades nas redes sociais.

Este negócio tá ficando muito chato. Logo no ano em que, na minha opinião, temos as melhores condições de time num início de temporada dos últimos 35 (trinta e cinco) anos, a maioria dos torcedores que são mais novos do que este tempo, que não eram nem nascidos nos duros anos 80, invadem as redes sociais como se fossem donos da “nova” forma de torcer.

Recomendo a leitura da coluna do Mauro Cézar Pereira sobre estes torcedores que acham que torcedor de teclado tem mais razão do que torcedor que aprendeu a torcer sentado numa arquibancada ou em pé numa Geral. Não sou fã do colunista mas, desta vez, ele acertou na mão, disse tudo que venho dizendo há muito tempo (tá bom, sei que não sou popular e famoso como ele, mas ele não escreveu novidade nenhuma pra mim!). Leiam “Os times do exterior, o twitter e a falta que uma arquibancada faz na vida de tanta gente”. Diz respeito até ao caráter de certos torcedores de teclado e microblogs.

É RURALITO sim. E aviso, aos defensores desta Porcaria de competição, seja qual o motivo for para que defendam, que o futebol brasileiro, como um todo, não muda se continuar estas palhaçadas de estaduais com os dirigentes que se locupletam deles. A mídia mineira, tão vilipendiada nacionalmente, se não começar a repensar sua forma de trabalhar, deixando o amadorismo e a parcialidade, continuará parindo profissionais pouco qualificados (os bons saem para outras praças ou ficam falando ao vento !!!).

A coisa é complicadíssima. Um tópico ou post que se baseia numa manchete incendiária, rende centenas de comentários, enquanto notícias e análises que criticam na medida, certa, que relatam fatos para que os torcedores formem opinião, não rendem comentários e nem compartilhamento. É certo que nós, que dominamos as medidas e métricas de sites, blogs e portais, temos a noção exata de quantas pessoas leem, quantas comentam, quantas divulgam. E até, por isso, temos condições de afirmar que assusta o comportamento do chamado Torcedor Cibernético. Chega a ser deprimente imaginar que torcem para o mesmo time que a gente. Mas é isto... ainda bem que somos diferentes, mas não queriam, colocar todos os torcedores no mesmo balaio equiparando a torcedores ridículos e que querem ter seus 30 segundos de fama num microblog, quando poderiam se apresentar como inteligentes e torcer apaixonadamente, sem histrionismos e histerias.

Ajudem a salvar o futebol mineiro. Senão, ficaremos sem adversários rurais.

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Rocha_Azul | Não definido | 14-03-14 08h59min
Prezado Evandro, e "nossa" imprensa pouco tendenciosa já começa a gerar a discórdia e aproveitar desses esquizofrênicos que se dizem torcedor, mas são na verdade teleguiados dessa própria imprensa. Hoje fui obrigado a ler do atletiguista (atleticano e flamenguista) Jaercy que o Cruzeiro está com salários atrasados, que os prêmios de 2013 não foram pagos e que vários jogadores estão insatisfeitos e blabla. Ou seja, aproveitam o momento para tentar derrubar de todas as formas, pois temem o que vem
 Rocha_Azul | Não definido | 14-03-14 09h02min
por ai. Temos um grupo forte, que tem condições de vencer tudo e mais, cruzar com as penosas já nas oitavas e já mandar para o espaço o sonha de comprar outra libertadores. Eu não suporto mais essa imprensa. Lembro de meu avô dizendo, a 20 anos atrás, que na época dele (decada de 50 e 60) já era assim. Eu vou manter o apoio incondicional e calar a boca dessa maldita imprensa. Antes disfarçavam, hoje nem isso conseguem mais.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 14-03-14 09h51min
Caro Evandro, a FMF sempre será pouco confiável, a mídia sempre mal intencionada e muito torcedor sempre resultado-dependente. Nada vai mudar e se o for será para pior. Cabe a nós escolher com quem debater idéias.
 GeraldoFaria/Div | Divinópolis | 14-03-14 10h25min
Pessoal eu só acompanho as coisas do Cruzeiro aqui. Quanto a essa notícia de problemas dentro do Cruzeiro eu já falei, essa mídia rosa não vai aguentar se o Cruzeiro ganhar outro título importante em 2014 então eles ficam criando crises que não existem. Esse Jaeci é o pior de todos baba ovo de político e puxa saco do Kaiu, não devemos dar ibope pra esse cara! No mais temos é que encher o Mineirão dia 20/03 e buscar a vitória. Pra cima deles Cruzeirão!!!
 PHDF | Brasília | 14-03-14 10h52min
- Sobre o regional sempre achei que deve ser mantido, mas adequado a realidade de cada época. O final deste torneio seria o fim dos times do interior e de oportunidade de varios jogadores se despontarem.
- No entanto, hoje, p. Ex, não faz menor sentido Cruzeiro e Rosinhas participarem da fase classificatória, pois sempre chegam com facilidade e com desinteresse nos jogos desta fase.
- Talvez o ideal seja uma disputa por regiao pelas equipes do interior na primeira fase.
 mrr | Natal | 14-03-14 10h58min
Evandro concordo que parte da imprensa mineira não se sossegará enquanto não rebaixar o Cruzeiro. Contudo nem por isso colocarei uma "viseira de cavalo". Por exemplo, hoje o portal superesportes noticiou algo sobre o desempenho dos jogadores e o não pagamento de salários e prêmios. Se é tendenciosa ou não, não me importa pois não me guio por estas fontes de informação.
 mrr | Natal | 14-03-14 11h01min
Contudo cheguei a este mesmo questionamento, não por esta temporada, muito menos por aquela noticia, até por que publiquei esta questão ontem aqui no blog. A origem do meu questionamento deve-se ao próprio comentário feito pelo Alex em 2004, onde após a eliminação da libertadores precocemente, o fez vir a público e reclamar em nome dos demais jogadores as possíveis premiações e salários atrasados.
 mrr | Natal | 14-03-14 11h02min
Daí, surgiou o MEU QUESTIONAMENTO, ou seja, teria esse fato influienciado na eliminação daquela libertadores. E se este fator poderia estar acontecendo novamente?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-03-14 11h09min
Evandro, concordo com tudo que foi escrito e digo mais, eu evito ler comentários de pessoas que não conheço. Procuro ler os seus, do João Duarte, Wilson Flávio e alguns outros conhecidos. Faço isto para evitar uma péssima avaliação do comentário. Após esta 2ª derrota, li alguns e evitei comentar. Não vi nada demais na derrota. O time jogou mal como qualquer outro pode jogar um dia. Isto acontece. Não aconteceu nada de outro mundo. A correção terá que ser feita e será feita pelo Marcelo Oliveira
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-03-14 11h18min
Mauro Cézar Pereira falou:"Na arquibancada você desenvolve e demonstra paixão por um time. Aprende, ainda novo, o que é alegria imensa e decepção profunda". Eu aprendi isto a tempo de levar 2 de meus filhos para ver o Cruzeiro jogar no Mineirão e não me arrependi, pois hoje são torcedores do meu time. E não é só isto, pois é no campo que se tem melhor visão do jogo. Você entende melhor o sistema tático do time. Ir a um campo é criar raízes com seu time de coração e isto é importante.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-03-14 11h26min
Na verdade, esta racionalidade cobrada por você, não deve ser apenas de um torcedor, deve ser do ser humano. Devemos agir com a razão e em certas situações controlar as emoções. Eu penso que um time de futebol é passível de erros e derrotas, assim como todo ser humano. O que não pode faltar é o reconhecimento deste erro para a devida correção no futuro. O time jogou mal, houve falhas? Sim com certeza, mas a Diretoria já se manifestou e pode ter certeza que tudo vai entrar nos eixos.
 mrr | Natal | 14-03-14 11h40min
Penso que a cobrança no momento seja pontual por parte de alguns torcedores. No geral o time vem bem, contudo isso não vem sendo suficiente para libertadores. A primeira derrota é tolerável, jogamos bem apensar dos imprevistos. Agora esta segunda derrota! Sinceramente se assistimos o mesmo jogo, não foi questão de má atuação, e sim disposição, vi jogador andando em campo. A cobrança e que isso pare de se repetir, pois na fase de mata-mata, se passarmos, não teremos uma segunda chance.
 mrr | Natal | 14-03-14 11h41min
Então não confunda MÁ ATUAÇÃO com FALTA DE DISPOSIÇÃO!!!!
 mrr | Natal | 14-03-14 12h00min
[Torcedor1] sinto muito mas se olharmos em um contexto generalizado, tipo a temporada de 2014, realmente 2 derrota é p.. nenhuma. Mas gostaria que restringisse o escopo que é a libertadores, então duas derrotas fora de casa significa muita coisa. Pode significar que o Ruralito não é referência para nada, outra coisa o time não es´ta sabendo jogar a copa.
 carlos_Almeida | Vitória | 14-03-14 16h57min
Evandro, o torcedor criticar naquilo que viu de errado em uma derrota, acho natural, os jogadores tem que está preparados pra essas pressões, o que não pode ser confundido com " Torcedores e torcedores mais fanáticos, chegam a construir teorias conspiratórias fantásticas. Pior que a mídia nem se ajuda. Chega-se a suspeitar que alguns preclaros JORNALISTA e repórteres, GUARDAM INFORMAÇÕES PARA SEREM DIVULGADAS quando forem obter maior audiência ou quando interesses outros prevalecerem." cont.
 carlos_Almeida | Vitória | 14-03-14 17h17min
...Percebi estas "INFORMAÇÕES GUARDADAS E INFORMADAS" no momento atual, o pior que foi divulgada por cruzeirense. Sobre o Campeonato Mineiro, acho correto jogar no interior com o time misto, mesmo porque Elber, Mayke e outros são atrações e têm a simpatia dos torcedores. Os maiores problemas são os próprios times do interior, que estão desmotivados, alguns abocanhados por empresários oportunistas e principalmente política, porque Minas tem aprox. 20 milhões de habitantes.
 wmuzzi | Belo Horizonte | 15-03-14 03h24min
Futebol + Redes Sociais = *****
 carlos_Almeida | Vitória | 15-03-14 13h01min
Evandro, Alexandres Mattos não está falando demais? No meu último comentário, troca a palavra "política" por "administradores do futebol Mineiro" que com boa vontade poderiam fazer mais levando em conta população e PIB do estado.
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h11min
Além de muitos afazeres, assumi alguns compromissos que estão me tirando todo e qualquer tempo para debates sobre Cruzeiro em Blogs, lista e afins. Mas respostas aos comentários das minhas colunas, todos terão.... Vamos lá...
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h13min
Rocha_Azul, seu comentário é bem na linha do que tenho dito há muitos anos. INFELIZMENTE, discordo de você sobre ficar calado. É isto que os cruzeirenses teleguiados e tapados querem. Invadem as redes sociais, vomitam m3rda, e saem batendo no peito como se tivessem vencido algum embate. A mídia mineira hoje, especialmente a esportiva, é feita para ovelhas e papagaios.
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h15min
Dra. Celeste, infelizmente a mídia é comprado. Esta FMF não vale nada. E dói muito ver gente defender esta *****. Alguns até elogiam o campeonato como "o melhor dentre todos dos estados,depois de São Paulo". É muito servilismo. Sei de gente na imprensa mineira que tem proposta que revitalizaria o Mineiro. Mas tem que optar entre "brigar" pela proposta desempregado ou esquecê-la com salário garantido no final do mês.
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h18min
GeraldoFaria/DIV, são paa e por pessoa como você que continuamos na luta, em muitos momentos como Dom Quixote, ou até pior, pois o fogo amigo, no nosso caso, atrapalho muito mais. O que você diz é a verdade... e alguns profissionais não deveriam nem se considerar profissionais. São piores do que amadores.
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h20min
Paulo Henrique, eu NÃO DEFENDO o fim dos estaduais... pelo contrário, defendo o fortalecimento dele, com algo parecido com o que você sugere... este negócio de Divisão de Acesso, Segunda Divisão é uma enganação. Tem meia dúzia de oito, de times profissionais em Minas, o resto é amador... Um campeonato que classificasse DOIS, para disputar com outros QUATRO o regional, tava de bom tamanho...
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h23min
mrr, acredito que você deveria ler mais o Superesportes. Você é confuso na articulação das ideias. Associar a situação atual à 2004 e declarações do Alex10 é uma viagem na maionese. EU leio TUDO que sai sobre Cruzeiro na mídia rural. A questão é ter discernimento para separar joio de trigo. Se é que você me entende !!!
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h26min
Aloisio, Obrigado por entender e até mesmo me apoiar nestas questões que coloco vez por outra. Ultimamente, tenho me afastado de algumas polêmicas e algumas pessoas. A coluna do Mauro Cézar foi bastante elucidativa. Uma arquibancada forma CARÁTER de torcedor de futebol. Certa feita, vi um pai xingando os próprios jogadores do Cruzeiro de tudo quanto é nome... o filho de 8 anos olhando. Fico pensando o caráter deste filho agora que ele deve ter uns 15 anos... Obrigado !!!
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h30min
torcedor1, Obrigado mas "perfeita" não existe. Muito menos numa coluna escrita por mim. Entretanto, é na linha que você descreve. Estava fazendo algumas divagações e pensei: Qual seria o aproveitamento em % de pontos, do time do 6a1o, no Independência, desde que ele voltou a jogar lá? DETALHE: faça a estatística em todos os jogos e com jogos só com árbitros MINEIROS. É uma vergonha estas arbitragens. E um monte de cruzeirense defendendo estes canalhas.
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h34min
... e aí sou obrigado a ouvir:
...você não é mais cruzeirense que ninguém, você não tem o direito de chamar os outros cruzeirenses de teleguiados ...
Ou ir ao estádio e ver uns maloqueiros que vão em bando, mandando que eu torça e para de encher o saco de outros torcedores.
Efetivamente, como disseram... o caráter destes torcedores é prá lá de duvidoso. Ciclotímicos, Teleguiados, Sem Discernimento, Tapados. Simples assim... NÃO SOU IGUAL A ELES !!!
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h37min
Carlos_Almeida, é PIOR do que você descreve. O torcedor escreve que NÃO QUERO MARCELO OLIVEIRA e VOU ME DESFILIAR DO SÒCIO DO FUTEBOL SE ELE VIER... M.Oliveira vem, mau caráter não desfilia, enche o saco o ano inteiro e quando o time é TRI CAMPEÃO BRASILEIRO ele fica calado...aí vem UMA DERROTA na Libertadores e os maloqueiros começam a ladainha de que ELE NÃO SABE JOGAR MATA-MATAe Por aí vai. Estou parando o debate (NON ECSISTE) com estes patetas teleguiados, vou tentar discutir com os donos...
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h39min
... não é só o A.Mattos que tá falando demais... o GPT e muitos jogadores também. Mas deve haver algum problema em relação à comunicação DENTRO do Cruzeiro. Tem um monte de coisas que não entendo porque estão acontecendo na COMUNICAÇÃO.
 pyxis | BHZ | 17-03-14 00h42min
Muzzi, NEGATIVO. Futebol + Redes Sociais (ou qualquer tecnologia que permita a ampliação e difusão de informação/conhecimento/fatos) é altamente POSITIVA. O problema é que EDUCAÇÃO vem de berço e o caráter é formado pelo ambiente (ah! que tá deixando filhos se "formarem" nas redes sociais, tá gerando novos midiotas ... círculo vicioso com pais sem saber o que fazer. Já estamos (pelo menos eu), vivenciando a SEGUNDA geração de midiotas.
 estrelado campeao | Ubá  | 20-03-14 09h14min
Evandro,acho exagerado esse temor em relação à classificação na Libertadores. Tenho plena confiança no trabalho desenvolvido.Classificaremos. Exagerado também colocar a derrota do Uruguai praticamente em cima do Egídio, como li em várias redes sociais. Total apoio ao Marcelo, embora até agora não entendi a saída do Lucas Silva para entrada prematura do Nilton. Pegou mal, principalmente depois das postagens da esposa do último. Nilton deveria voltar depois da completa recuperação.
 mrr | Natal | 21-03-14 01h17min
Pyxis ainda explorando esta coluna, aproveitando a brilhante partida do Dedé. Bem que o Felipão poderia convoca-lo né??? Assim mataríamos dois coelhos de uma vez só. O MO não teria como escala-lo como titular, e de quebra prejudicaríamos a seleção brasileiro que não morro de amores rs.... Então faço coro FELIPÃO CONVOCA DEDÉ!!!!!!!!
 mrr | Natal | 21-03-14 01h18min
Pensei que nunca mais iria dizer isso, mas por favor FELIPÃO, LEVE O DEDÉ!!!!!
 pyxis | BHZ | 22-03-14 01h52min
mrr, seus palpites ficam bem numa mesa de boteco sem compromisso de nenhum dos interlocutores. Assim que vejo. Totalmente inconsequentes e fundamentados somente no parco conhecimento que você julga ter das coisas do Cruzeiro.
Não vejo relação do seu último comentário com a coluna mas penso que NÃO É CONVOCANDO o Dedé que resolveremos nossos problemas e o Dedé vai melhorar o seu futebol mediano que chegou a ser equiparado, por cruzeirenses, ao de Perfumo e leva TOLOS a chamarem-no #MITO.
 pyxis | BHZ | 22-03-14 01h54min
Estrelado Campeão, Há algumas semanas tenho me limitado a escrever comentários somente nesta minha coluna e site. Estava muito eufórico e comecei a ver coisas (DETALHES!!!) que não gostei. Preferi me calar. Falar sobre seu comentário depois do péssimo resultado de ontem é complicado. As hienas vão deitar e rolar... e oferecer munição para o adversário e audiência para a mídia. Vamos torcer !!!
 mrr | Natal | 24-03-14 22h06min
De fato pyxis não levo tão a sério, utilizo deste blog mais para extravasar. Raro são as vezes que tenho saco analisar algo mais a fundo, pois meu dia a dia no trabalho e a responsabilidade paterna já me deixam esgotado antes do pôr do Sol. De qualquer forma gosto deste blog pois vejo q tem pessoas q levam mais sério do que eu, o qUE me permite uma visão crítica no âmbito esportivo. ;)
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster