Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

01/03/2014 | Evandro Oliveira
Observatório da Imprensa - As Bestas do Apocalipse

Futebol é diversão, mas deveria ter gente levando a sério, com honestidade e ética profissional, afinal é muito dinheiro...

Futebol é simples e complexo ao mesmo tempo. Uma pelada tem regras simples (do tipo “10 minutos ou dois gols”) e as regras são mais do que respeitadas (ocorre do próprio jogador reconhecer que fez uma falta ou se a marcação dos outros foi correta), no futebol profissional deveria ser assim, mas não é. Tem alguns “intermediários”, que são aqueles que ganham dinheiro com o tema, que colocam tudo a perder. Pior que estes “intermediários” torcem para o bolso deles ou fazem questão de torcer para seus times preferidos de qualquer jeito.

O Futebol mineiro atinge, no ano de 2014, uma situação inédita e que deveria convergir para que os cronistas, repórteres, fofoqueiras, barangas, patetas e seus seguidores teleguiados, pensassem no melhor para seus próprios times, parao futebol mineiro, sem a eterna rivalidade que eles praticam, ao diminuir ou falaciar coisas do adversário, como se servisse para elevar alguma coisa ou alguém.

Vemos, por exemplo, uma briguinha estéril e infantiloide sobre quem fez a melhor escolha sobre o estádio. Cruzeiro+Mineirão, Atlético-MG+Independência. Briguinha que é alimentada pelo pueril presidente do rival do Cruzeiro ao insistir em teorias absurdas e escolhas legítimas feitas por ele, mas que não são revistas, por pura infantilidade. Passou da hora do presidente do nosso rival crescer (e a mídia que o enaltece e usa destas situações também).

O Cruzeiro, neste início de ano, ao contrário, por exemplo, de 2004 após o título brasileiro, vem fazendo um trabalho excepcional. Manteve a base, contratou reforços e, mesmo que a mídia venha reconhecendo timidamente (mais fora de Minas do que aqui no estado), ainda se apega a picuinhas, falácias, balões de ensaio e outras coisas que desvirtuam os FATOS ou que só se preocupam em lançar assuntos para que os torcedores comentem nas mesas dos bares sobre hipóteses, boatos e falácias.

Manchetes que não são construtivas, que vendem jornal (ou visitas em portais), somente nesta semana, embora pareçam positivas e informativas, fomentam a especulação que nada tem de positivo. Alguns exemplos:

“A 4 meses do fim do contrato, Willian quer convencer Cruzeiro a pagar R$ 13 milhões”
“Alvo de nova especulação, Everton Ribeiro mira evolução no Cruzeiro”
“Moreno sonha com clássico na final da Libertadores: ´Ia parar a cidade` “
“Kalil critica Mineirão e o legado da Copa: ´O que temos é um terror`”
“Esposa de Nilton questiona substituições do Cruzeiro contra Universidad de Chile”


São apenas exemplos. Claro que existem matérias positivas e construtivas, mas é incompreensível que, as usadas como exemplo, sejam as que mais obtém comentário, as que mais são difundidas. O próprio torcedor de cada time não tem a dimensão do papel dele nesta história toda.

Enquanto este torcedor, dos dois times, der audiência, comprar jornal, discutir falácias, boatos e matérias e reportagens maledicentes, estará alimentando este animal que aliena e fere mortalmente a possibilidade de construção positiva do futebol mineiro. O torcedor deveria levar um pouquinho a sério o futebol mineiro, inclusive torcedores que moram no interior, até nas discussões dos espaços virtuais, para que não fique a situação que vemos em qualquer notícia publicada nas mídias digitais, que tudo vira alvo de ataques pessoais entre torcidas rivais, como se os delitos e defeitos de um time/torcida não fossem os mesmo de todas elas. É deprimente ver o tratamento de certos torcedores nas notícias dos seus rivais. Educação ZERO! Discernimento NULO!

Enquanto isto, uma Federação Mineira, bombardeada com evidências e provas de malversação e má administração, segue com seu presidente acusado entrando e saindo da entidade através de liminares, de artifícios jurídicos e se mantendo no poder até para votar no próximo presidente da CBF.

Estamos no meio de um campeonato estadual ridículo, comandado por pessoas pra lá de suspeitas, com estádios precários, com times falidos ou artificialmente mantidos vivos, com o Cruzeiro sendo obrigado a jogar num sábado de carnaval com seu time principal preparado para a Libertadores, com jogo sendo transmitido pela TV aberta para a própria cidade da partida, num final de mês com salário no fim e despesas e ingressos para ver um jogo no Mineirão na estratosfera e não se vê uma linha sequer que analise o contexto como um todo.

E o torcedor nem se importa, parece que ele, assim como a mídia, prefere deixar como está, para ter opinião formada e crítica sobre os “fatos e versões” que serão apresentados posteriormente. Muita gente para criticar e poucos para construir nunca foi boa situação.

Futebol é diversão, mas deveria ter gente levando a sério, com honestidade e ética profissional, afinal é muito dinheiro, bancado pelos patrocinadores e torcedores, para aceitarmos, passivamente, o tratamento que vem sendo dado ao tema.

Bom carnaval a todos...
Dirijam como se fossem torcedores conscientes e responsáveis !!!
Nos vemos no Mineirão !!!

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 abilio | Belo Horizonte | 01-03-14 14h48min
Parabéns pela escolha do tema. Tenho uma posição sobre essa questão de forma simples, não assisto programas com esse perfil, não leio noticias com assunto ou personalidade com esse perfil. Não assisto mais a Itagalo, porque não quero passar raiva. Acredito que ao não dar audiência é melhor formar de combater as noticias tendenciosas e distorcidas.
 abilio | Belo Horizonte | 01-03-14 14h49min
Continua.....Infelizmente não temos em Minas um portal de notícias esportivas, somos obrigados a dar acessos aos diários associados, nacionalmente existe opção de escolha. Quanto ao radio existem opções com Bandnews, Globo e 98FM para quem goste de uma transmissão alternativa.
 PHDF | Brasília | 01-03-14 17h49min
- Excelente coluna Evandro. Esta é daquelas em que as mensagens estarão sempre atuais, ou seja, é para arquivar.
- Infelizmente estsmos em uma sociedade em que o ruim e falácias vendem mais. E muitos vão na onda.
 alexaug | Belo Horizonte | 01-03-14 19h38min
O Programa Meio de Campo (Rede Minas) de domingo, uma hora de duração, gastou 50 minutos falando do CAM (não do clássico com AFC). Reclamaram da vaia da torcida, defenderam o técnico e pediram paciência (nada falaram sobre o frango que o goleiro engoliu contra o AFC). Nos minutos finais jogaram matéria sobre Copa do Mundo e passaram os lances de BOAxCEC de forma atabalhoada. Nada sobre os demais jogos... desequilíbrio total do apresentador e convidados.
 alexaug | Belo Horizonte | 01-03-14 19h47min
Reclamei da postura no atendimento@redeminas.mg.gov.br e na página do Meio de Campos nas redes sociais: NENHUMA RESPOSTA DA TV PÚBLICA até hoje. Líder e vice-líder do campeonato haviam jogado em Varginha, várias outras partidas pelo interior, mas os caras só falam de CAM. Ano passado o CEC liderando o BR2013, disparado, e o Meio de Campo: Marrocos, Marrocos, Marrocos...
 alexaug | Belo Horizonte | 01-03-14 19h58min
Procuro acompanhar os programas com notícias de nosso Estado. No início da semana, em raro período livre no horários (recuperando de cirurgia) eu e um irmão assistíamos a um programa de esportes na BHNews, Esporte News, e o apresentador soltou um palavrão no ar. Torcedores do CEC mandaram msg pedindo mais notícias dos time. Ele disse, nervoso, que a torcida do CEC queria fazer a pauta do programa. São dois exemplos: não faço falta mas acho melhor não ver mais.
 alexaug | Belo Horizonte | 01-03-14 20h12min
Quem é do Estado sabe como é difícil espaço na mídia nacional; acho que os tais formatos de "mesa redonda" estão fracassando por causa da paixão indisfarçável da maioria dos debatedores. Fazem programa em rede nacional falam de Corinthians/Flamengo, futebol de SP/RJ. Na Band ficam provocando determinadas torcidas com as rivalidades e piadas; não cola. Hora de SP, minutos do RJ e segundos dos demais Estados.
 pyxis | BHZ | 01-03-14 20h15min
Abílio, eu tenho a certeza e elementos que comprovam que a INDIFERENÇA atinge muito mais do que qualquer agressão, ofensa ou bate-boca relacionado a futebol e preferências. Tenho a certeza de que o Palestra/Cruzeiro NUNCA precisou deles para nada. O papo de que o adversário deve estar bem para que o rival citadino também fique bem NUNCA foi verdade. E tenho certeza que, o dia que a maioria pensar assim, as coisas melhoram muito mais para o Cruzeiro.NUNCA precisamos da mídia para sermos GRANDES.
 alexaug | Belo Horizonte | 01-03-14 20h30min
Em Bom Despacho/MG acompanhávamos de 1975-1985 pelo radinho. Vovô (Cruzeirense) e seu compadre (Atleticano) e eu junto: uma garrafa de café, amizade, papo descontraído e a sintonia de Alair Rodrigues (Inconfidência) ou Vilibaldo Alves (Guarani). Nunca houve uma confusão. À noite de domingo eu (uns 12 anos) ficava até alta madrugada para ver o VT completo na TV Itacolomi (passava depois do "homem do Sapato Branco e do político Abertura). O jornalismo "viral" quer nos tratar como idiotas.
 alexaug | Belo Horizonte | 01-03-14 20h47min
Na quarta passada, aproveitando o raro momento livre, assisti na Rede Catedral ao Jogada de Classe. 5a1 sobre La U e um dos debatedores me sai com uma pérola para desvalorizar o trabalho do CEC: "mas essa La U é muito ruim". O CAM goleou uns argentinos aqui ano passado e não vi ninguém dizendo que eram ruins. O CAM tomou umas pancadas seguidas de 4, 5 e 6 do CEC e não vi o tal jornalista dizer que o time era ruim. Pensei: melhor ouvir isto que ser surdo.
 João Duarte | Vit�ria | 01-03-14 21h02min
Prezado Evandro,
Parabéns pelo tema e pela posição. Para desconstruir o mito deste falastrão boca grande, só me faltam as súmulas dos jogos da Taça Libertadores de 2013 e a razão é simples. O rei do Magelão não disponibilizou os dados. Ou se disponibilizou não se tem o acesso a quantos sócios torcedores estiveram em campo. Sabia que ele deduz apenas R$ 10 por cada galinha de prata ? Será que é para pagar menos impostos ? Aí a gente iria demonstrar por A + B a falácia dele. Mande se tiver...
 alexaug | Belo Horizonte | 01-03-14 21h13min
...Citei esses poucos exemplos porque são fatos (personagens, dia, hora, lugar e postura). Quando se trata algo assim com quem tem esse tipo de postura ele logo sai pela tangente: "agora sou obrigado a falar que o CEC é o melhor time do mundo?"; "você está sendo injusto"; "não foi bem isso que eu quis dizer" e coisa e tal. Falam o que querem e não costumam suportar contraditório.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 01-03-14 22h22min
Morar longe de BH tem uma vantagem, não conviver com essa mídia medíocre. Por mais que os amigos de BH não liguem rádio ou TV daí nos programas esportivos, não dá para fugir da repercussão causada pelas besteiras que eles falam. Eu só leio cruzeiro.org e acompanho os jogos na TV.
 pyxis | BHZ | 01-03-14 22h25min
PHDF, infelizmente, as mídias digitais e popularização da Internet DEVERIAM fazer evoluir algumas cabeças. NÃO TÁ FUNCIONANDO e a culpa é minha, sua e de todos com mais de 30 anos de idade. Não soubemos educar nossos filhos e deixamos por conta de professores, Internet e televisão... Tá complicado... tenho lido, ouvido e visto cada coisa. E para piorar, ainda somos (EU SOU) marginalizado e sectarizado.
 pyxis | BHZ | 01-03-14 22h27min
Alexaug, veja que você só relata impressões que poderiam fazer parte dos exemplos que lancei. Eu poderia citar inúmeras outras atitudes mesquinhas, egocêntricas e perniciosas ao futebol mineiro. O problema é crônico e não começou agora com as redes sociais... elas (as tais mídias digitais) simplesmente aceleram o processo de decomposição de qualquer iniciativa de qualidade em prol do futebol mineiro.
 pyxis | BHZ | 01-03-14 22h30min
J.Duarte, se a coisa PODE ser pior do que você imagina, eu afirmo, É PIOR. Como disse no texto, começa de nós mesmos. Vi um vídeo em que os "arautos" do 6a1o na mídia do EM/DA e Itatiaia estavam reunidos... um amigo me relatou reunião capitaneada pelo presidente do 6a1o com a mídia quase que proibindo a todos de falarem das mazelas deles. PIOR é ver CRUZEIRENSE repercutindo... quando o ex-jogador Roger falou sobre salários atrasados, as piadinhas sobre falência, sem dinheiro e afins ... cont
 pyxis | BHZ | 01-03-14 22h32min
... comeram soltas nas redes sociais... os próprios cruzeirenses, criticando GPT e querendo ZZP de volta, caíram na onda e repercutiram tudo do jeito que eles queriam... passados dois anos, CADÊ os cruzeirenses que falaram m3rda? CADÊ a mídia para falar da dívida deles? QUERO DISTÂNCIA... Bem fez o Gilvan que não cedeu aos cruzeirenses OTÁRIOS que queriam que ele fosse as microfones para responder cada rosnado do lado de lá. Eu já disse, aprendam a ser INDIFERENTES. Não temos nada a provar...
 pyxis | BHZ | 01-03-14 22h35min
Dra. Celeste, a senora aborda uma questão interessante... Um dia, um cruzeirense me perguntou? "Se você critica tanto eles, porque copia as notícias deles no site Cruzeiro.Org???"
Eu respondo tranquilamente... Copio tudo que seja notícia sobre o Cruzeiro, raramente publicamos balões de ensaio e falácias plantadas por empresários. E deixamos SOMENTE cruzeirenses comentarem aqui no Cruzeiro.Org.
Mas sabe o que me deixa curioso e até certo ponto indignado??? .... cont
 pyxis | BHZ | 01-03-14 22h37min
... é ver pessoas que se dizem cruzeirenses, que dizem que APOIAM o trabalho que fazemos, preferirem compartilhar,curtir, debater, comentar A MESMA notícia em sites de adversários, em portais da mídia comprometida ao invés de debaterem os vários temas AQUI e formarem opinião mais qualificada a partir da opinião de outros cruzeirenses.
A maioria prefere o elogio falso e rápido de 140 caracteres do que um debate ou 300 caracteres que as coloquem a pensar. É dos males do mundo digitalizado.
 carlos_Almeida | Vitória | 02-03-14 08h57min
Evandro, quando você diz: "simplesmente aceleram o processo de decomposição de qualquer iniciativa de qualidade em prol do futebol mineiro", está querendo dizer que a tendência do Campeonato Mineiro é piorar? Vejo muita gente falando em acabar com Campeonato, qual a sua opinião? Quanto as bravatas do Kalil, ZZP até que era bom nesse jogo que é um prato cheio pra imprensa, mas sendo INDIFERENTE, Dr. Gilvan mata o pessoal de raiva, os resultados respondem por si.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 02-03-14 10h15min
Evandro, sua coluna aborda bem a situação em que vive o futebol brasileiro e mineiro. Com relação a discussões e questões internas do futebol mineiro, eu ignoro. Os torcedores do 6a1o não tem argumento para discutir futebol em um nível mais elevado e ficam de picuinha. Não discuto mais com esse tipo de gente. Uma coisa que me incomoda é ver como a imprensa brasileira trata o futebol mineiro. Esta semana, após os jogos da Libertadores, a imprensa só falava do jogo do Flamengo. Um absurdo.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 02-03-14 10h22min
Simplesmente ignoraram o jogo do Cuzeiro contra o La U. Chegaram até a cogitar o nome do atacante do Flamengo(não me lembro do nome dele)para a seleção. Ficaram falando de questões internas do Coríntians e nada mais. No dia do jogo do Cruzeiro, no Peru, o jogo do Flamengo foi transmitido em 2 canais fechados e na Globo. Por isso torço contra esses times do eixo Rio-SP, pois só assim, com eles eliminados, poderemos ver jogos do Cruzeiro na TV.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 02-03-14 10h30min
Quanto a está "briga interna", alimentada apenas pelo presidente boca grande deles, não irá adiantar nada, por um simples fato: nosso presidente Gilvan não entrará nesta briga. A postura dele está sendo correta e exemplar. Gilvan faz seu trabalho silencioso e com lisura e o resultado está aí. Time campeão brasileiro de 2013 e favorito aos títulos de 2014. Não temos dívidas e o elenco foi mantido, apenas a saída do Vinícius Araújo. Mas as reposições foram bem feitas e suprimos carências.
 pyxis | BHZ | 02-03-14 11h09min
Carlos_Almeida, quando falo que os caras deterioram e deturpam tudo, estou querendo dizer que mesmo com BOAS iniciativa, eles conseguem depreciá-las, mais do que por serem contrários mas até por não terem sido do "criadores". Se aparecer na mesa do Conselho Arbitral do Campeonato MIneiro uma proposta para melhorar, eles vão trabalhar contra. São dos "donos" de tudo e de todos. E os presidentes de clubes do interior comem nas mãos destes déspotas. .... cont
 pyxis | BHZ | 02-03-14 11h12min
... não defendo o fim dos estaduais, muito pelo contrário... defendo a permanência de competições que possam manter em atividade times durante todo o ano. Mas sem a presunção de que estariam fazendo futebol PROFISSIONAL pois não estão. Neste sentido, quando ficamos zuando times do Peru e outros como times de "pescadores" etc. Talvez eles tenham mais noção do papel que lhes cabe vez por outra... Assim deveriam ser os times pequenos, amadores... Futebol Profissional é coisa que eles não conhecem.
 pyxis | BHZ | 02-03-14 11h15min
Aloisio Mendes, o grande eixo da questão você capturou com propriedade. É MUITO RUIM, degradante, deprimente e desanimador discutir com quem não tem argumentos e quer debater para "aparecer". Se é assim entre cruzeirenses, POR EXEMPLO, imagina entre torcedores que, a priori tem ideias pré concebidas???
A proposta não é fazer os caras mudarem de time, mas a discussão fica tão rebaixada que a baixaria que domina as redes sociais onde participam torcedores de times diferentes só faz ...
 pyxis | BHZ | 02-03-14 11h18min
... aumentar o ranço, o rancor, a ignorância... Vamos hoje, em termos quantitativos, mais violência verbal gratuita e agressiva, do que debate de ideias e propostas. E a MÍDIA (vou continuar insistindo nisto até ver pessoas da mídia fazendo diferente) continua na mesma toada. Na mídia rural a coisa PIORA muito... daí o ENORME DESRESPEITO da mídia do eixo RJ-SP sobre a nossa mídia... e tem que ressaltar que os próprios profissionais da mídia de MG tem problemas de autoestima e desvios éticos.
 pyxis | BHZ | 02-03-14 11h20min
JDuarte, resolvi colocar o que penso aqui e não noutros espaços virtuais sobre a sua opinião neste assunto. Creio que você não lerá isto vindo de mais ninguém... VOCÊ mesmo pode avaliar O que escrevo...
Você alimenta esta coisa toda quando quer interagir com os seus amigos e conhecidos que torcem para outro time. A cada FATO que você escreve e tenta ficar explicando, eles refutam e os cruzeirenses que leem o que você escreve, ficam mais preocupados em destratar o adversário ... cont
 pyxis | BHZ | 02-03-14 11h22min
... do que em colocar temas pertinentes. As colunas e textos que você escreve nada tem de indiferença para com o adversário. Você alimenta, ao máximo, o rancor pois ao citar FATOS, deixa-os acuados e pronto a baixar o nível. Isto trás audiência, claro que sim... ou você acha que algum adversário vai ler e comentar o que você escreve se você não falar DELES??? E a maioria (não todos) de seus leitores cruzeirenses, querem é isto mesmo... que você continue a fazer assim... é disto que estou falando
 veron | BHZ- Fortaleza | 03-03-14 11h45min
Evandro, uma das coisas que mais me agrada na admin. Do GPT e do AM é que eles não se rebaixam a responder às provocações do lado de lá. Enquanto outros se preocupam em publicar provocações de pág inteira no EM após o nosso título nacional, a nossa diretoria se preocupa em descobrir "Rodrigos Souzas". Já imaginou o que seria publicado caso fosse o CEC que tivesse passado aquela vergonha no mundial?
 pyxis | BHZ | 03-03-14 12h51min
Veron, é isto aí...
E o que vemos o torcedor DO CRUZEIRO fazer? Criticaro A.Mattos por não falar da questão do Willian, ficar falando que o M.Oliveira e o time não sabe jogar mata-mata, criticar o uniforme novo...
Este tipo de torcedor-ovelha não sabe o quanto prejudica o Cruzeiro. Pior que uma certa torcida organizada que canta mais o nome 6a1o e da própria torcida do que CRUZEIRO. E é isto que a maioria da torcida do Cruzeiro não consegue enxergar. ... cont
 pyxis | BHZ | 03-03-14 12h53min
... Ontem, convidei um destes torcedores-alienados, a ler a coluna e opinar. Sabe o que ouvi de resposta? "... já sei o que você deve ter escrito e não concordo ... tenho ÓDIO de A, B e C... pronto e acabou ..." é assim... depois ficam fazendo beicinho quando os chamo de tapados.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 04-03-14 08h28min
Excelente tema. A mídia brasileira sofre da síndrome latinoamericanóide, onde o inferior precisa ser elevado e o destaque hostilizado. O público tem o mesmo viés, mesmo os cruzeiresnses pois são da mesma origem e cultura que infelizmente tem sido mais reforçada pela política brasileira gostando ou não cada dia mais presente em nosso cotidiano. Como todo gigante adormecido o conjunto da torcida não percebe que tem o dobro de público, continuo.....
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 04-03-14 08h39min
E provavelmente o dobro do consumo das frangas, apartir disto esvaziando a audiência desses programecos seja no rádio, seja na TV as coisas tomam outro rumo. Estão prestigiando imprestáveis que não contribuem em nada para o nosso sucesso, só puxam pra baixo. Hoje com diversas opções de informações, só assistem esses lixos quem quer passar raiva, assim eu ajo com política e futebol. Deixem eles rastejando por atenção. Agora entidades de futebol estaduais e CBF nunca prestaram não tem novidade.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster