Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

23/02/2014 | Joao Duarte
Colocando o Mineiro em ordem

"Ao fazer girar o elenco e usar times diferentes de acordo com a condição física, Marcelo Oliveira faz o correto"

Mundo Azul,


BOA 1 x 3 Cruzeiro - Para colocar as coisas do Campeonato Mineiro em ordem - Ontem em Varginha o Cruzeiro fez uma grande exibição contra o BOA Esporte e chegou à vitória de 3 x 1. Venceu e convenceu. Se passou um pouco mais de aperto na etapa inicial, o time voltou outro do intervalo e fez no 2º tempo um jogo diferente. Marcou pressão, fez o BOA rifar as bolas da defesa e jogou literalmente o tempo todo no campo do time de vermelho.
Fechou a porta de entrada do lado esquerdo da defesa, posicionando melhor Henrique e Wallace, subiu Luan para bater lateral contra lateral no campo de defesa do BOA e usou e abusou da velocidade. E o Cruzeiro decidiu o jogo e ainda teve várias outras chances de marcar que pararam nas boas defesas do goleiro Émerson ou foram desviadas pela defesa do BOA. O certo é que o time alternativo jogou o tempo inteiro e não procurou administrar o jogo após fazer a vantagem, coisa mais que naturalmente feita pelo time titular, que joga sempre com um olho na Libertadores. Já os jogadores deste bom time alternativo, procuram mostrar serviço e mandando a mensagem direta ao treinador e aos titulares. É bom abrir o olho, porque estamos na luta.
Vamos agora discorrer sobre as atuações dos nossos jogadores para que vocês possam também emitir as suas opiniões e batermos uma bola até que venha 3ª Feira com o jogo mais esperado deste mês de Fevereiro após a estréia com derrota e mau futebol na altitude de Huancayo.

Os meninos da base do Cruzeiro foram todos muito bem. Élber foi excelente o jogo inteiro, criando boa alternativa, jogando com inteligência e abrindo a defesa adversária, com seus dribles e arrancadas. Mayke ganha mais força a cada dia, pois, marca bem, apoia com desenvoltura e olha antes de cruzar ou passar as bolas, não se limita a jogar a bola de "grila" para o corte fácil da defesa adversária. Ontem, deu mais uma linda assistência para o gol de Marcelo Moreno, que só teve o trabalho de escorar para as redes.
Álisson entrou mais no final da partida, mas, outra vez entrou ligado. Joga de cabeça elevada, tenta os lances e tem uma visão de jogo que impressiona. Além do mais tem muita qualidade no passe, como na linda assistência que deu a Júlio Baptista para escorar e de boa noite, fazer o gol de fechamento do placar.
Como diz o ditado o que é bom fica por último.
Deixei para falar do beque Wallace no final. Sempre disse e vou repetir. O menino tem um tempo de bola espetacular. Sabe cercar o adversário sem fazer faltas, atrasando o jogo e dando tempo para a sua defesa se recompor. Além disto, é ambidestro e dá o bote com facilidade de qualquer dos lados, por esta razão desarma com muita eficiência. E é novo demais, ainda vai crescer muito. Pelo fato de ter Dedé e Bruno Rodrigo à sua frente, ainda vai demorar um pouco a ser titular, mas, não tenho dúvida alguma em apontá-lo como companheiro ideal de qualquer dos dois em caso de necessidade. Tem ótima altura e sobre bem demais tanto na defesa, quanto no ataque. Na hora que começar a fazer seus gols (e foram vários na base do Cruzeiro e até mesmo nas seleções brasileiras das categorias de base que sempre frequentou), vai deslanchar de vez. Fez mais um grande jogo.

Marlone ontem fez sua melhor partida com a camisa do Cruzeiro. E a continuar assim dentro em breve vai ser difícil para o Marcelo Oliveira não arranjar lugar entre os titulares para ele. Joga com a cabeça elevada, não cai diante da primeira encostada do adversário, busca o lance individual e sempre observa as boas opções de lançamento. Tem muitos recursos técnicos e só falta a ele fazer um gol para lhe dar mais confiança e deslanchar. Algo me diz que vai entrar em campo na 3ª feira contra a La U e vai desencantar, A conferir.
Marcelo Moreno fez dele o que se esperava. Correu muito, não deu sossego à defesa adversária (Neilor e Mateus formam uma boa dupla de zaga, sem dúvida alguma) e quando teve chances definiu bem. O goleiro do BOA Emerson operou milagre na cabeçada à queima-roupa. Mateus desviou com o bico da chuteira uma bola que tinha endereço certo, mas, quando Henrique recebeu de Luan e triangulou com passe perfeito a Moreno, ele driblou o goleiro e fez o 1º gol do jogo. E depois quando Élber, achou Mayke nas costas de Marinho Donizete e este melou com açúcar e com afeto, Moreno não vacilou e guardou, fazendo o 3º gol no campeonato mineiro (já tinha feito um contra o Villa Nova aproveitando um lindo passe de Éverton Ribeiro).

Fábio fez boas defesas no jogo especialmente nos chutes de média distância de Betinho, Malaquias e Francismar, com bolas venenosas, simplificando o processo e espalmando a corner. No lance do gol do BOA, saiu e fechou o ângulo crescendo à frente do atacante, que teve mérito ao desviar a bola dele. Caminha a passos largos para ser o goleiro que mais vezes defendeu a nossa meta (faltam-lhe menos de 15 jogos) e se não mudar nada, vai ser em 2015 o jogador que mais defendeu as cores do Cruzeiro. E será merecido, pois, atua sempre bem.
Henrique não só pelo passe fundamental no 1º gol de ontem mas, principalmente pelo bom posicionamento em campo, buscando ser opção de desafogo para os colegas, acerto de passes e roubadas de bola, vai recuperando o ritmo de jogo e ainda vai ser importante. Ouvi uma conversa de que Adílson Batista está pedindo ao Cruzeiro que o libere para ir ao Vasco. Vai ser bom para o jogador, será ótimo para o Vasco e Adílson, mas, inegavelmente vamos perder uma boa alternativa para o caso do Lucas Silva não ter condições de atuar.

Tinga muitos colegas vão dizer que ele é um jogador caro para ser um reserva de luxo e de fato é. Mas, também é preciso se lembrar como e quando ele chegou ao Cruzeiro em 2012. O time não tinha $$$ para investir em contratações. Tinga alugou o passe dele por 4 anos e aceitou receber pelo pacote os tais R$ 240 mil mensais. E foi importante na campanha de manutenção do clube na série A, que era o objetivo daquele ano. Só lembrando que o Cruzeiro perdera para o América-MG a condição de disputar o título de 2012 e para o Atlético-PR o direito de ir às 4as de finas da Copa do Brasil, com 4 derrotas seguidas, que culminaram na saída de Vágner Mancini. E Tinga se mostrou um baita profissional, seja atuando ou sendo parte do banco de reservas, sempre se mostrou apto a desempenhar as missões que lhe foram dadas. Não é nenhum craque virtuoso, não é de fazer gols, mas, faz o time jogar. Dá continuidade aos lances e se movimenta demais, o que é importante na questão de ocupar espaços no futebol moderno. Mais uma vez, fez uma boa partida, sem brilhar.
Júlio Batista entrou no decorrer da partida porque será importante no jogo da 3ª Feira e Marcelo Oliveira quis resguardá-lo, mas, também lhe dar a oportunidade de se movimentar. Fez um gol de centroavante. E o goleiro Émerson evitou mais um gol dele ao fazer defesa difícil. Aliás, o goleiro do Guarani-DV também evitou pelo menos 4 gols do Júlio Baptista na partida anterior. Só que desta vez o centro de Álisson foi tão perfeito que ele, seguindo a máxima do Dadá Jacaré, pôs o queixo no ombro e meteu na rede. Bom para o JB e melhor ainda para o Cruzeiro que desta forma vai colocando mais uma opção para uso.

Nilton voltou e fez o que sabe. Desarmou, articulou e foi importante no lance do 3º gol ao perceber Álisson no lado esquerdo. Ainda está abaixo dos colegas quanto ao ritmo de jogo e talvez por esta razão ainda vá fica no banco na 3ª Feira, mas, vai voltando bem após a operação.
Souza foi um dos poucos jogadores que não se destacou na partida de ontem, jogando um futebol insosso. Claro que participou dos sistema defensivo, dobrou na marcação e ajudou a Mayke a conter os lances pelo lado direito da defesa, mas, sem brilhar.
Luan travou um grande duelo com Edmar que foi uma das melhores peças do BOA na etapa inicial, mas, foi colocado na algibeira do Luan no 2º tempo. Marcou bem, chegou ao ataque e participou ativamente do jogo. Gostei de novo.
Léo ontem não foi mal, mas, sempre vejo que ele falha ao não ir até o fim nos lances de marcação ao adversário. Ontem, no gol do BOA, pareceu que ele não percebeu o deslocamento do Bruno Aquino, partiu e depois ficou em dúvida se ia até o fim no atacante ou tentava ir para dentro do gol. Não fez nem uma coisa e nem outra. Mas, tirando este lance foi bem no resto do jogo.

Marcelo Oliveira - Escalou o time alternativo, rodou o elenco, trouxe os 3 pontos, fez boas substituições, enxergou bem o jogo e fez um ótimo trabalho no intervalo, tanto assim que o Cruzeiro foi muito superior ao adversário na parte final e coloca o time na liderança da competição. Precisa mais ?
"Ao fazer girar o elenco e usar times diferentes de acordo com a condição física, Marcelo Oliveira faz o correto", pois, coloca o elenco todo em condições de uso e fazendo os times atuar em sistemas táticos parecidos (não necessariamente iguais), facilita o encaixe de qualquer jogador no sistema.

☻ As notas do time: Fábio(7), Mayke(7.5), Léo(6), Wallace(7.5) e Luan(7); Souza (5.5) e Henrique(6.5); Élber(7.5), Tinga(6.5) e Marlone(7.5); Marcelo Moreno(8) + Álisson(7), Júlio Baptista(7), Nilton(6.5) e Marcelo Oliveira(8).

☻ Classificação do Campeonato Mineiro após os jogos de ontem :
Cruzeiro... = 17 PG em 7 partidas = 2.43 ppj - PMax = 29
BOA Esporte = 13 PG em 6 partidas = 2.17 ppj - PMax = 28
Tupi - JF.. = 11 PG em 7 partidas = 1.57 ppj - PMax = 23
Caldense... = 10 PG em 6 partidas = 1.67 ppj - PMax = 25
Tombense... = 10 PG em 6 partidas = 1.67 ppj - PMax = 25
Atlético-MG = 08 PG em 6 partidas = 1.33 ppj - PMax = 23
URT - Patos = 06 PG em 6 partidas = 1.00 ppg - PMax = 21
América-MG. = 05 PG em 5 partidas = 1.00 ppj - PMax = 23
Minas Boca. = 05 PG em 6 partidas = 0.83 ppj - PMax = 20
10ºVilla Nova. = 05 PG em 6 partidas = 0.83 ppj - PMax = 20
11ºGuarani-DV. = 05 PG em 7 partidas = 0.71 ppj - PMax = 17
12ºNacional... = 04 PG em 6 partidas = 0.67 ppj - PMax = 19

Considerando os dados acima, o Atlético-MG ficará mais tranquilo com uma vitória sobre seu eterno freguês América-MG. Porém, caso aconteça uma zebra com vitória do time Pompom do Miguel Ângelo Santiago, Cacá Tommazzi, Élder Gomes dos Reis e Santiago Barrios, ficará em situação complicadíssima pois poderá cair até para a 8ª posição e verá times como a Caldense e Tombense abrirem folga na classificação quando cumprirem os jogos atrasados.
Hoje tem : Atlético-MG x América-MG e URT x Minas Boca.
É por isto que disse que o Cruzeiro colocou as coisas em ordem.

☺ E as homenagens hoje vão para : Força Azul (São José dos Campos), Céu (Sorocaba), Rodrigo Ferrari (Pindamonhangaba), HélioAzulCeleste, Celeste e Blaugrana e Gilberto Xavier nossos representantes de São Paulo + Jairo e Marco da embaixada de Curitiba + Carlos H. C. Campos, Walfrido Nascimento, Marcos Mineiro e Jerônimo Lopes pelo Rio de Janeiro + PHDF, Toninho Caixeta, Aloísio Mendes e Nelsão pelo time do Distrito Federal e como representantes do interior mineiro : REDMOSK (Uberlândia), Geraldo Faria (Divinópolis), Chiabi Jr. (Nova Lima), Lúcio Sangue Azul (Sabará), Marcelo Brasileiro (Vespasiano), JFábio (Pouso Alegre) e Léo Gontijo & Maior de Minas (Patos). Dos States : Moema Torenzoni, Ivan Crazy Blue e Maurício Lizardo. E de Belo Horizonte Sicília, Dr. Magno, Jorge Schulmann, Evandro Oliveira, Webber, Rapoza Matreira e Zero Sempre.
Contaram bem... são 34, um para cada atleta do grupo profissional do Cruzeiro.

☺ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Eliezer de Souza Mattos, Orlando Augusto Guerra, Joaquim Luiz de Araújo Costa, Gilsinho Vertelo, Jader Domingos Costa e Marco Antônio Lazarinni (aniversário em 19/02)... só sangue azul.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 helioazulceleste | São Paulo | 23-02-14 12h20min
João, mais uma bela coluna, parabéns e obrigado pela homenagem. Suas avaliações e notas do time que jogou ontem estão coerentes e de minha parte dispensa comentários, porém, além de exaltar os garotos da base, que participaram da partida, quero falar um pouco sobre dois jogadores, são eles, Marlone e Marcelo Moreno(tudo com M)rsrs. Sobre o Marlone, vejo com muita alegria sua evolução, pois foi uma contratação que comemorei muito, sempre o vi como um ótimo jogador... cont.
 helioazulceleste | São Paulo | 23-02-14 12h26min
...E tenho certeza que da maneira que o Marcelo Oliveira o está lançando, ele ainda vai nos dar muitas alegrias. Sobre o Marcelo Moreno, torço muito para que retome seu futebol já apresentado no Cruzeiro, fiquei feliz pelos gols de ontem feitos por ele, pois este é um jogador que já deu provas de carinho pelo Cruzeiro e isso pra mim conta muito. No mais acho que o M.O. está sabendo administrar muito bem a constelação que temos hoje no Cruzeiro. Estou muito otimista para esta temporada.
 helioazulceleste | São Paulo | 23-02-14 12h33min
Gostaria de deixar aqui uma observação, no meu modo de ver, entendo que este time considerado alternativo, tirando no caso de ontem, que jogou o Fábio (titular) só perde para o time considerado titular em experiência, pois em técnica não fica devendo nada. Vejo isto com muito otimismo.
 alexaug | Belo Horizonte | 23-02-14 12h41min
Olá João Duarte, um jogo dos mais complicados, contudo, o CEC soube controlar a posse de bola. Pela 1ª vez neste ano apareceu a sufocante marcação nos três setores da equipe; as variações pelos lados do campo (Luan e Helber; Maike e Marlone) e assistências de muita qualidade (Henrique, Marlone, Maike e Álisson). Boas conclusões de Moreno e JBatista. O Boa Esporte até tentou jogar de igual para igual, com jogadas individuais, toques rápidos e chutes de longe mas a defesa do CEC esteve muito bem.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 23-02-14 13h01min
João, obrigada pela homenagem. Foi um execelente jogo de se ver. Os jogadores do Cruzeiro parecem certos do que devem fazer em campo. Concordo com suas opiniões.A melhor maneira de encaixar um prata é colocá-lo num time pronto e não como salvador da pátria. Isso está acontecendo no Crzueiro. O Wallace realmente surpreendeu e está com dois ótimos professores na toca (Dedé e Bruno). O Tinga deve contribuir muito fora de campo e isso reforça sua importãncia.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 23-02-14 13h05min
Acho que qualquer garoto bem orientado deve se espelhar no Tinga (ressalto a condição física do jogador) e também no Júlio. Repito aqui o que andei escrevendo no ano passado: nosso elenco é qualificado, e melhorou em relação ao do ano de 2013, porém o MO tem que estar preparado para administrar um grupo tão grande. Tenho certeza que a imprensa de BH vai fazer de tudo para criar jogadores insatisfeitos no elenco.
 Dr.Magno | BH | 23-02-14 13h18min
Marlone revelou-se um jogador lúcido e, ao mesmo tempo, lúdico. Lúcido porque foi inteligente com a bola no pé, acertando sempre qual a melhor opção de jogada. Lúdico porque desfilou sua habilidade e categoria, com dribles e correria para cima dos adversários.
Marlone hoje é o jogador que mais de destacou nesse começo de temporada pelo Cruzeiro.
 Getúlio.gov | Não definido | 23-02-14 14h26min
Uma coisa tá clara, Mayke, Elber e ou Marlone, tem que entrar no time, e Dagoberto e Everton R, não podem querer jogar apenas com o nome, muitos vão dizer que são novos pra jogar Libertadores,mas o futebol hoje tem que ter velocidade, e coragem pra arriscar.
 marco | Curitiba | 23-02-14 14h47min
Caro João, grato novamente pela homenagem. Assisti ao jogo ontem e gostei muito do que vi. Concordo em quase tudo com a sua coluna, só acho que as notas do Marlone e do Elber deveriam ser maiores que a do Moreno. No mais, estou ansioso para ver o Samudio jogar. Espero que tire o Egídio da zona de conforto que ele desfruta hoje.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 23-02-14 15h17min
João Duarte, perfeita análise. O jogo de ontem foi muito bom e proveitoso em diversos sentidos. Marcelo Moreno desencantou. Júlio Batista mostrou aos críticos que ainda tem muito futebol para jogar. Henrique provou que pode ser muito útil. Souza vai perdendo espaço. Luan poderá ser útil em diversas posições e principalmente na lateral esquerda. Léo será sempre um bom reserva. Mayke num breve espaço de tempo será titular. Allisson é bom de bola e será útil. Fábio será titular por muito tempo.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 23-02-14 15h26min
Quanto ao Wallace, Marlone e Élber me encheram os olhos. Wallace assumirá a titularidade logo. Basta Dedé ser vendido e entrará para não mais sair. Marlone mostra a cada dia que o investimento está dando retorno. Dá gosto vê-lo partir para cima dos defensores. Não tem medo e joga em vertical. Nada de toques para o lado. Élber já é conhecido de todos nós e joga muito, mas a cada dia está melhor. Na verdade está amadurecendo e já faz por merecer vaga no time. No mais, grato pela homenagem. Abraços
 raposão do Brasil | Não definido | 23-02-14 15h54min
Boa tarde a todos,ótimas observações meu caro João mas acho que o Élber é atacante nato e joga muito pelos lados do campo e na minha opinião é disparada sua maior virtude.Agora é manter essa vantagem até o fim da classificação e dessa vez se Deus quizer vamos aproveita-la bem.Gostei muito tbm do Walaci na zaga, garoto de futuro promissor.Não sei se estou enganado João mas não consigo entender o JB nsse time,pouca vibração no momento do gol,não se esforça pra marcar os zagueiros,começo a pensar..
 raposão do Brasil | Não definido | 23-02-14 16h03min
...que ele está insatisfeito com a reserva,tomara que eu esteja errado.Agora falando de um jogador que me surpreendeu positivamente foi o RSouza,jogador raçudo de muita personalidade e um marcador nato que não desiste em nenhuma bola,o que vc acha dele João?Eu achei uma grata surpresa e o Henrique cada vez vai ter menas chances no time titular com concorrência forte na volância .Abraços a todos ...
 PHDF | Brasília | 23-02-14 17h23min
- Incrível, mas os hoje reservas estão nos deixando mais esperançosos para a temporada. Falta pouco para ficarmos em dúvida de quem deve ser o titular.
- Esta coluna está tão boa e que até limita um pouco o que temos para criticar. Valeu João pela inspiração no texto e pela homenagem.
- Sobre o Leo, torço por ele, mas quando achamos que vai engrenar, ele comete umas falhas como a de ontem. Ele deveria ter se jogado para bloquear o chute, tipo Dedé.
 redmosk | Uberl�ndia | 23-02-14 19h29min
João,Obrigado Pela Lembrança.Time todo foi bem todos estão de parabéns,Mayke mostrou que vai ser titular da seleção no futuro,entendo o Marcelo segurar ele mas já já não vai ter como,tem ser titular,Elber quando joga obejtivo sem firulas excelente jogador, Marlone sem comentários parece um veterano em campo,cadência é coloca velocidade quando precisa,tem uma grande visão de jogo se nada acontecer vai ser titular do time rapidamente. Sobre Henrique acho ele bem melhor que Rodrigo Souza.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 23-02-14 20h23min
Valeu mestre João
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 23-02-14 20h28min
Valeu mestre João. Beleza de texto. Que belo elenco temos em 2014. 2014 promete. Será obrigação ganhar o mineiro 2014 ou não?
 carlos_Almeida | Vitória | 23-02-14 21h54min
JD, o mesmo sufoco que Diego Sousa e JB passaram com Ricardo Goulart, Goulart tá passando com Marlone que tá pedindo passagem, ele vai ter que voltar a mostrar o futebol do ano passado e aprimorar alguns quesitos. JB se conformou em jogar de centro avante, se tivesse tido um pouquinho de sorte, já teria feito uns 6 ou 7 gols este ano, de acordo que você lembrou, forte candidato a centro avante da seleção.
 estrelado campeao | N�o definido | 23-02-14 22h38min
Boa noite João e demais cruzeirenses. Na verdade vai ser difícil não sermos campeões mineiros. Teremos que fazer força pra perder esse campeonato. Portanto concordo com o título da coluna, pois mostraremos aos concorrentes e ao resto do país quem tem o melhor time das Gerais. E creio que não ficaremos só nisso, lógico que não. Terça tem Libertas. Dentro em breve o Brasileiro. Será que posso sonhar com o Tri da Libertas, o Tetra Brasileiro, o tão sonhado Mundial, além do Mineiro???
 estrelado campeao | Ubá | 23-02-14 22h38min
Boa noite João e demais cruzeirenses. Na verdade vai ser difícil não sermos campeões mineiros. Teremos que fazer força pra perder esse campeonato. Portanto concordo com o título da coluna, pois mostraremos aos concorrentes e ao resto do país quem tem o melhor time das Gerais. E creio que não ficaremos só nisso, lógico que não. Terça tem Libertas. Dentro em breve o Brasileiro. Será que posso sonhar com o Tri da Libertas, o Tetra Brasileiro, o tão sonhado Mundial, além do Mineiro???
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 23-02-14 23h31min
Valeu meu querido amigo João, obrigado pela homenagem e excelente sua análise. Concordo e muito com meus amigos que falam do sufoco do Ricardo Goulart com nosso menino Marlone. Agora terá que deixar de arrumar cabelo e jogar bola como ano passado!!! Quem faz, leva!! rsrsrsrsrs Grande abraço e obrigado pela homenagem!!!
 PHDF | Brasília | 24-02-14 09h26min
- Entre os extremos.
- Marcelo já indicou algumas contratações para o Cruzeiro, entre elas, Everton Ribeiro e Marlone. Ambos, além do futebol, podem dar um bom retorno financeiro, o que valorizará ainda mais o seu trabalho.
- No entanto, duas situações diversas podem acontecer. Se o time ganhar a Libertadoras, Marcelo virará ídolo, mas se perder esse campeonato e o mineiro, será execrado pela maioria da torcida celeste. - Ainda acho que seu forte é campeonato de pts corridos.
 PHDF | Brasília | 24-02-14 09h34min
E parabéns à equipe de vôlei. Agora bicampeã Sul-americana.
 Romeu F Madureira | Belo Horizonte | 24-02-14 09h57min
Eu estava viajando e por isso não vi o jogo. Elejo sua coluna como o retrato da atuação de nossos jogadores. Sei que, apesar de torcedor, você analisa de maneira equilibrada a atuação de nosso time. Terça feira estarei na Toca III. Abraços
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 24-02-14 11h06min
J.D. mais uma vez obrigado pela lembrança e homenagem , espero sempre colocar meus comentários aqui no nosso espaço Celeste.Gostaria de mandar um abraço para o Léo Gontijo também.Agora falando do jogo ,mais uma vez o Cruzeiro mostrou que tem o melhor elenco do Brasil, o Gaylo completo ontem para ganhar do América,só conseguiu depois que o América abriu as pernas,como sempre faz quando joga com Gaylo.E falando das atuações de Sábado, acho que o Marlone,Mayke e Elber foram os grandes destaques
 lucio sangue azul | sete lagoas | 24-02-14 13h43min
JD, excelente coluna! Obrigado pela homenagem, pois fico envaidecido com a menção.Permita-me discordar apenas da questão do Henrique sr o substituto do Lucas Silva. Acho que o MO trouxe Willian Faria para ser o camisa 5 e que o "8" vai ficar entre o Nilton e o Lucas. Dessa forma, o Henrique não caberia como reserva do Lucas.Concordo muito com a opinião do getulio.gov e vou além:tem que se explicar Everton Ribeiro e R Goulart embora este último vem jogando erradamente com a 9!
 mrr | Natal | 24-02-14 16h42min
Na minha opinião, Júlio Batista é isso aí, lampejos e salário altíssimo. É lamentável que diretoria tenha entrado na pilha para trazer uma medalhinha, só porque R10 está no rival. O Cruzeiro não precisava deste jogador.
 mrr | Natal | 24-02-14 16h44min
Sobre o jogo, as atuações de Souza e Marlone não foram novidades para mim, muito em breve assumiram a titularidade. Até por que o através da ultima contratação, tenho certeza que a diretoria tem alguma jogador na agulha para ser vendido. Conhecendo bem a tradição de não valorizar a base, deixando os jogadores sempre como reservas, eu me arriscaria em dizer Mayke ou Lucas devem estar de saída, aguardem e confiem.
 mrr | Natal | 24-02-14 16h49min
Sobre o Mineiro/2014, o Cruzeiro tem tudo para conquista-lo pois não exige tanta experiência/maturidade dos jogadores. Contudo já a Libertadores/2014 já não dou tanta certeza, nosso time e TREINADOR já demonstraram total instabilidade em decisões. Eu sei que alguns comentaram que o JB pode ser ser o fiel da balança, mas dos jogos que o vi jogar, nem de longe lembra um jogador que lidera, chama os companheiros no ouvido.
 mrr | Natal | 24-02-14 16h53min
Atuações de 2014, E. Ribeiro, R. Goulart e Egídio vêem de mal a pior, a esperança como já disseram está em nossos reservas. Agora que deve ser conversado, ou ser informado o que se passa com E.R. o cara esta burocrático demais.
 Força-Azul | Santos | 24-02-14 19h20min
Boa noite a todos, excelente coluna do João Duarte. Análise muito positiva do jogo e praticamente concordo com todas as notas. João obrigado pela homenagem! Quero ressaltar aqui a lógica de jogar com todos os jogadores que não estão ainda no time considerado titular: é mais fácil jogar assim do que com um Mistão. Explico: este time treina junto e portanto já tem conhecimento um do outro e o entrosamento é mais natural. Além disso permite a todos os jogadores mostrarem seu trabalho e ...
 Força-Azul | Santos | 24-02-14 19h23min
Permite que os jogadores mostrem seu valor e busquem vaga no time principal. Concordo com vocês e penso que o MO está administrando muito bem o plantel de excelentes opções. Quero ainda destacar o Elber que tem futebol de muita velocidade, drible e pode ajudar muito nosso Cruzeiro. Posso estar enganado mas o menino precisa de acreditar mais nele. Ver uns vídeos do nosso eterno Joãozinho e partir pra cima dos adversários de forma altiva e não abaixar a cabeça quando perde a bola. Força garoto!
 Dr.Magno | BH | 24-02-14 22h00min
Não concordo com as criticas ao Júlio Baptista
Tudo bem que ele é um jogador que cadencia mais o jogo, no entanto ele é aquele falso lento, que faz a bola correr e tem um passe excelente, raramente erra um passe.
O Júlio está voltando à sua melhor forma, mas nesse tempo que jogou, se mostrou um jogador muito capaz, pq é experiente, pq tem presença de área. É um atleta que, adquirindo sua melhor forma, vai nos ajudar tanto na experiência, na posse de bola, como na finalização
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 24-02-14 22h10min
Sr. Duarte. Muito honrado com sua lembrança. Não tenho méritos para receber a homenagem. Sua coluna, bastante esclarecedora. Para nós amadores e de conhecimento limitado, vale a pena sua leitura. Entretanto, gostaria de manifestar a inconformidade com a história do Henrique ir para o Vasco. Esse time não merece que tenhamos com ele qualquer negócio. Por Dedé e Marlone, pagamos muito bem. Então chega. Para eles, nem bom dia. Que se atolem por lá.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 25-02-14 11h05min
Bom dia João e amigos.Obrigado pela homenagem.
Concordo com o colega acima: foi melhor fazer 2 times, do que um mistão.
Dessa forma, todos jogam e ficam motivados.
E o melhor, entrosados.
A vinda do Willian Farias é prenúncio que deve sair um dos volantes? E vejam que situação curiosa: na época do Celso Roth o Cruzeiro chegou a ter 10 volantes no elenco e virou motivo de piada.
Hoje temos 8 volantes e ninguém reclama, pelo contrário, exaltam a fartura de boas opções.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 25-02-14 11h07min
E aproveitando pra falar do jogo de hoje: a LAu, veio treinou no mineirão, tudo tranquilo como deve ser.
Nada de apagão, de falta de àgua ou de truculência.
Vamos ganhar na bola.
Pra mim vai ser apertado, 1x0, mas é o que vale.

Grande abraço ao amigo Rodrigo Ferrari.
 PHDF | Brasília | 25-02-14 11h31min
Que a frase hoje seja "colocando a Libertadores em ordem".
Começaria com o Marcelo Moreno, pois as bolas aéreas e o lado direito (esquerdo da defesa da La U) podem ser as alternativas. São os pontos fracos deles.
 AFernando | Varginha | 25-02-14 12h16min
João Duarte, assisti o jogo, e suas colocações retrata o que foi o jogo. Mas quanto ao jogador Souza, não me parecer estar sintonizado com os demais, tem momento que fica perdido dentro de campo. O Jogo não começou bem, mas a partir do gol do Cruzeiro o jogo melhorou consideravelmente. Elber, Moreno foram os destaques em campo e Fábio para mim dispensa comentários: é muito bom e seguro. O conjunto foi bom, minha ressalva fica apenas para o Souza. Uma boa galera marcou presença no Estádio Melão.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 25-02-14 12h47min
Afernando e o nosso colega mrr chamando o Rodrigo Souza de SOUZA causarão confusão na cabeça de muitos, pois nós temos um Souza no plantel.Quanto ao Rodrigo Souza, acho que ele é muito útil quando tem uma função tática definida. No jogo de hoje deverá ser a sombra do Lorenzetti.Penso que será um jogo muito dificl pelo pouco que o time está jogando nesse inicio de ano. O time do ano passado sapecaria uns 4x0, mas o desse...se fizer 1x0 está ótimo!
 webber | Belo Horizonte | 25-02-14 13h31min
VAMOS CRUZEIRO! Hoje é dia de Libertadores... Vamos lá rapaziada! Vamos prá cima, vamos prá cima.
 PHDF | Brasília | 25-02-14 19h31min
- É Lucio, e o time deste ano não economizou. Fez foi 5.
- O Marcelo fez uma boa leitura da falha do meio de campo quando estava 3 x 1. Tirou o E. Ribeiro e colocou o Souza para melhorar a marcação. Espero que ele esteja atento à esta formação, pois na fase mata-mata em algumas partidas jogar assim será necessário.
- E rumo ao TRI.
 PHDF | Brasília | 25-02-14 19h39min
- E parabéns à torcida celeste. 29 mil pessoas em um jogo às 17h30 e ainda com greve de ônibus?
- Em condições normais seriam 50 mil tranquilamente.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 25-02-14 21h43min
PHDF, é verdade. Surpreendentemente, o time mostrou um pouco daquele cruzeiro do ano passado. Embora tenha muito, mas muito crédito mesmo, o E Ribeiro está muito, muito longe daquele jogador.Acredito que isso esteja o incomodando demais.Tudo que ele tentou, exceto "o drible da foca", deu certo.Sorte que o Goulart brilhou. E tem de ser assim. Quando um não luzir o outro tem de compensar. Gostei muito da leitura do MO também. Viu muito bem o jogo.Dá-lhes, zeirooooooooooo.!!!!!
 lionmason | Rio de janeiro | 25-02-14 22h29min
xup*ITATIAIA. nA ÚLTIMA PARTIDA DO GOULART pelo mineiro ele saiu machucado e nao fez um bom primeiro tempo. o SR Junior Brasil começou a fazer intriga como sempre, sugerindo a saída de Goulart para entrada de JUlio Baptista. A Itatiaia cisma com alguem e faz isso, ou cisma com outro e quer por de titular. SE EXPLODA J.BRASIL querendo causar problemas no meu Cruzeiro
 lionmason | Rio de janeiro | 25-02-14 22h31min
E por favor, vamos entender futebol. Excelente partida do RODRIGO SOUZA SOMENTE DEFENSIVAMENTE. Destruiu muitas jogadas mas errou muitos passes q deram ataques da LAU.Nessas horas sinto falta do Nilton ou prefiro ate o SOUZA. Outro queimado pela itatiaia.
 AFernando | Varginha | 26-02-14 12h02min
Olá Lúcio, eu me referi ao SOUZA mesmo, mas concordo contigo na utilidade do R. Souza. Cada torcedor tem seu ponto de vista em relação ao uma partida, o que de melhor o jogador produziu ou não. Mas o mais importante é essa interação dos torcedores em suas variações de comentários. saudações cruzeirenses! AFernando.
 redmosk | Uberl�ndia | 26-02-14 16h27min
Rodrigo Souza é bom jogador!! porém me incomoda muito sua lentidão,não ganha na corrida de ninguém,sem contar sua irregularidade no passe,nesta posição titular absoluto Nilton acho que Wilians Farias vai ser segunda opção. Sempre critico Egídio mas nesta partida de ontem gostei do futebol dele,como falo quando ele joga arroz com feijão sem inventar é bom lateral.
 PHDF | Brasília | 26-02-14 22h07min
Os camaradas que elaboram a tabela do Mineiro são filhotes de corno. Primeiro marcaram dois clássicos seguidos e com estreia celeste na Libertadoras no meio. Ou seja, obrigaram o Cruzeiro a escalar os reservas contra o América, diminuindo o público. Agora colocaram um jogo no Mineirao em pleno carnaval. No interior daria renda máxima mesmo sendo carnaval, diferentemente de BH.
 Força-Azul | Santos | 28-02-14 22h09min
Estou gostando demais do planejamento deste ano e da seriedade com que nossos dirigentes tem se comportado. Para a partida deste sábado jogará o time 1. Para a partida de quinta-feira, pós carnaval, joga o time 2. Com estes jogadores não dá para falar em reservas e titulares. Na verdade o Cruzeiro tem dois excelentes times!
 João Duarte | Vit�ria | 01-03-14 08h52min
Em resposta ao POLE = Hélio Azul Celeste,
Creio que foi excelente a contratação do Marcelo Moreno para 2014, tendo em vista a "birra" de parte da torcida contra o Anselmo Ramon (que eu acho um centroavante de boas qualidades, raro como pivô e que tinha a particularidade de sempre jogar bem contra as cocotas). Moreno também sabe fazer gols. Não tem a técnica tão apurada, mas, tem raça, um ótimo condicionamento físico e não dá paz para nenhuma defesa sair jogando.
 João Duarte | Vit�ria | 01-03-14 08h55min
Marcelo Moreno também tem por hábito regular contra as cocotas e isto é valência que eu aprecio. A saída de Vinícius Araújo foi por um bom valor e deixou nos cofres do clube perto de R$ 10 milhões, com o Cruzeiro conservando 50% no caso de uma futura transação do Valência para outro clube europeu do G14. Mas, a gente precisa olhar para o elenco e ver que além do Borges e Moreno, o Cruzeiro pode usar outro sistema tático ou ainda lançar mão de Júlio Baptista, Ricardo Goulart ou até do Luan de 9.
 João Duarte | Vit�ria | 01-03-14 09h00min
Prezado Batista-DF,
Creio que com relação às características dos jogadores a divisão não esteja de todo errada :
☻ 1º volante : Rodrigo Souza, William Farias e Eurico.
☻ Podem fazer as 2 funções : Nilton e Lucas Silva
☻ 2º volante : Souza, Henrique e Tinga
Portanto, não enxergo que Lucas Silva esteja perdendo a titularidade, mas, que o treinador esteja girando o elenco e usando corretamente a fase de classificação do Mineiro para fazer o processo de testes no elenco.
 João Duarte | Vit�ria | 01-03-14 09h04min
Mas também é importante observar que : a) Nilton está voltando de contusão e que não há pressa de colocá-lo em campo, exatamente pela qualidade do elenco.
b) Rodrigo Souza teve a sua chance contra o América e foi bem demais. Depois anulou a Ronaldinho Gaúcho no clássico, marcando forte e na bola, a ponto de desesperar a Mônica Dentuça que lhe aplicou cotovelada desleal. E prosseguiu atuando bem demais. E dizendo ao treinador : "estou na briga".
c) Lucas Silva ainda é titular.
 João Duarte | Vit�ria | 01-03-14 09h07min
d) O treinador tem agora 8 jogadores disputando 2 posições de titularidade. E mais, 8 jogadores de ótimo nível. Este negócio de mandar embora o Henrique e o Tinga é brincadeira. São jogadores de composição do grupo. E a rescisão contratual custaria muito ao clube, que não nada em $$$. Apenas é dos grandes clubes o que menos deve e que só recentemente conseguiu colocara s contas em dia, não tendo mais que continuar a se endividar. E não tenham dúvidas que o advento do Mineirão foi a causa disto.
 João Duarte | Vit�ria | 01-03-14 09h08min
O Sócio do Futebol e o Mineirão projetam para 2014 a bagatela de R$ 60 milhões nos cofres do Cruzeiro... Contra R$ 10 milhões arrecadados em 2012, mesmo com Dr. Gilvan segurando o Montillo no clube...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster