Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

17/01/2014 | Joao Duarte
"A Mudança de Estratégia Bem Sucedida"

"O elenco para a Libertadores já está configurado, se alguns jogadores renderem o esperado, estamos no páreo para a conquista"

Mundo Azul,


☻ O resultado da mudança de estratégia - Quando o Cruzeiro iniciou o ano de 2013 (fiz questão de revisitar as colunas da época), notadamente após a venda de Montillo, lemos aqui neste espaço um monte de impropérios.
Dr. Gilvan do Pinho Tavares, foi chamado de velho babão, gagá e acusado de ser capacho dos Perrelas, mas, como eu havia afirmado estava ali começando o 2º vôo da águia. Naquele ano o Cruzeiro dispensou mais de vinte jogadores e contratou quase a mesma quantidade, fazendo uma grande reformulação no elenco.
Eu havia estado presente na reunião do Conselho Deliberativo no dia 29/11/2012 e lá fomos informados que o Cruzeiro havia feito uma administração austera que tinha como objetivo sanear as contas do clube e que os resultados do 3º trimestre já mostravam uma perspectiva de reversão, com grandes e importantes cortes feitos nos custos fixos do clube, agindo na racionalização das nossas contas.
O Cruzeiro havia abandonado o perfil das contratações de jogadores tipo 0800 e feito investimento em jovens promessas e com o advento do Mineirão, o plano era de se migrar do nível de 5 mil sócios torcedores para 30 mil torcedores até o final de 2013... E o que a gente chegou a ver foram alguns torcedores mais afadigados a fazerem campanha para que houvesse uma grande desassociação, que gerasse o "impeachment" do Dr. Gilvan do Pinho Tavares.
Felizmente não prevaleceu a opinião das catastróficas motoquinhas. Os jogadores que chegaram compraram a ideia do novo treinador (que estas motocas também não aceitavam só porque ele era uma cria da base do nosso maior rival).

Eu tinha uma opinião pessoal de que a situação do Cruzeiro naquele fim de 2012 era tão complicada que exigia a presença de um treinador mais experiente. Mas, assim que Dr. Gilvan & Alexandre Mattos definiram que seria o Marcelo Oliveira, eu passei a apoiar e confesso que ele já caiu nas minhas graças na estréia, onde mesmo com 10 atacou, fustigou e venceu o clássico, opondo-se a um time entrosado e vice-campeão brasileiro com o nosso time todo renovado e sem ter tido muito tempo para o entrosamento. O time mostrou raça incomum, técnica e brio. O trabalho do Marcelo foi tão bom que ele terminou o ano com o melhor desempenho histórico entre todos os treinadores que já nos dirigiram com 76.8% de aproveitamento no ano e creio que poderia ter quebrado mais recordes, se o time não tivesse baixado tanto a guarda nos jogos finais, como aconteceu. E mais importante foi ver isto acontecer, com o time jogando um futebol ofensivo, de toques rápidos, deslocamentos, como nos melhores tempos da nossa famosa ACADEMIA, arsenal ao qual foi adicionado também uma bola aérea temida e respeitada, pois, a média de altura do time é ótima. Méritos totais dos nossos homens do futebol que junto com o treinador montaram o elenco.

Concomitantemente ao bom desempenho em campo, ocorria um fenômeno de associação em massa que resultou em 48 mil torcedores adimplentes no final de 2013.
O clube fez contratações de vulto, que realmente reforçaram o time, foi campeão brasileiro e termina o ano com o elenco mais valioso do nosso futebol.
Desta base resulta a nossa estratégia para 2014, mudanças pontuais e necessárias para que o elenco seja reforçado, sempre de olho no mercado, pois, sempre há hipótese de aparecer uma boa oportunidade.
O Cruzeiro com estas ações deixou de depender da tal venda dos nossos melhores jogadores para cobrir os rombos de orçamento.
Sempre fui fã do Zezé Perrela dirigente de futebol, mas, não se pode negar que nos últimos tempos da dupla dele com Maluf e principalmente sobre a gestão do Dimas Fonseca (que foi deixado sozinho, em minha opinião e foi engolido por gente esperta do mundo do futebol, que não faria o mesmo nem com Zezé e muito menos com Eduardo Maluf), aconteceram vários investimentos mal feitos e má gestão dos nossos ativos com o clube até hoje pagando por este tipo de erro. Cito por exemplo as negociações de Kléber e Bernardo nas quais o clube ficou com papel micado nas mãos, além das contratações mal sucedidas de Farias, Pedro Ken (ainda pode ser que consigamos reverter o quadro), Reinaldo Alagoano, Javier Reyna, Fidel Martinez, EliCarlos, Anderson Lessa, entre tantos outros.

Dr. Gilvan do Pinho Tavares junto com Alexandre Mattos e toda a sua equipe mudou este panorama. E mudou para melhor. Hoje, o clube não precisou adiantar receitas da TV, como o fizera até o ano passado (há suspeitas de que a OLK já tenha repassado ao clube valores até o fim do contrato, que ainda preciso confirmar, daí decorrendo a razão para a manutenção do fornecedor esportivo). O quadro de sócios em dia deu ao clube mais previsibilidade de desembolso e houve valorização do elenco pela boa campanha e conquistas de 2013, tanto assim que Fábio, Mayke, Dedé, Nilton, Lucas Silva e Éverton Ribeiro frequentaram todas as listas dos melhores do ano, dos principais órgãos de imprensa do Brasil.
O balanço deste ano mostra que o Cruzeiro até agora já colocou os seguintes jogadores : Diego Renan e Pedro Ken (Vasco), Ananias (Sport), Lucca e Rafael Donato (Criciúma), Uchoa (Avaí), Francisco Éverton (Figueirense), Léo Bonatinni (Goiás), Lyneker (ABC de Natal), Gílson (América-MG), Rodrigo Defendi (Vitória-BA), Victorino e Marcelo Oliveira (Palmeiras).
O clube não se interessou pela renovação de vínculo com : Wellington Paulista e Paulão Caveirão (Internacional), Leandro Guerreiro (América-MG), Fabinho (Guarani - Campinas) e Amaral (acabou o contrato e ainda está sem clube).
E ainda estão pendentes de colocação : Farias, Charles, Uélinton e Anselmo Ramon. E todas estas colocações foram feitas visando minimizar o impacto sobre a nossa folha de pagamentos.
Enfim, a mudança de estratégia foi bem sucedida e contou com a sorte que ajuda a quem trabalha... e nossa diretoria trabalhou muito e bem.

☻ E o grupo para a Libertadores ? - O elenco para a Libertadores já está configurado, se alguns jogadores renderem o esperado, estamos no páreo para a conquista. Avaliando o nosso grupo de jogadores será preciso deixar alguns de fora neste primeiro momento, porque teremos com as chegadas de Neílton e Vílson 34 jogadores e só poderemos utilizar 30 na Libertadores.
O grupo básico teria a seguinte constituição em minha opinião.
No Cruzeiro como Éverton Ribeiro gosta do nº 17, como Dedé prefere o 26 e como Nilton prefere o 19, a questão de numeração do 1 a 11 também facilitará o treinador nas inscrições.
Então analisemos uma constituição básica. Coloquei entre parêntesis uma proposta de numeração :

♦ 3 goleiros : Fábio (1), Rafael (22) e Élisson (24)
♦ 4 Laterais : Ceará (2), Mayke (4), Egídio (6) e Samúdio (16)
♦ 5 zagueiros : Dedé (26), Bruno Rodrigo (3) Léo (13), Wallace (28) e Vílson (Alex) (29)
♦ 5 volantes : Lucas Silva (5), Nilton (19), Henrique (14), Souza (15) e Tinga (12)
♦ 5 meias : Everton Ribeiro (17), Júlio Baptista (10), Marlone (20), Ricardo Goulart (8) e Élber (27)
♦ 5 atacantes de lado de campo : Dagoberto (11), William (7), Luan (23), Martinuccio (21) e Neílton (25).
♦ 3 centroavantes : Borges (9), Vinícius Araújo (30) e Marcelo Moreno (18).

☻ Quem está no elenco e estaria fora dos inscritos : Alex ou Vílson, Rodrigo Souza, Alisson e Eurico. Caso Neílton não possa ser inscrito Álisson entra como meia e Élber é deslocado para a função de atacante de lado de campo, sem problemas.

☻ E a aposta em Neílton é válida ?
- Neílton é um garoto de 19 anos de idade, uma PROMESSA que tanto pode dar certo, como também pode não dar.
Só que como o Santos não conseguiu fazer um acordo com ele, já está livre para assinar um pré-contrato com quem quiser (contrato vence em maio de 2014, 6 meses antes o jogador fica livre para assinar pré-contrato com quem quiser).
Se ele chegasse ao Cruzeiro falando que tem um interesse ou sondagem do Sevilha, ou de qualquer outro clube, com uma proposta de 5 milhões de euros como se chegou a ventilar, com certeza o Alexandre Mattos não teria nem se assentado à mesa com ele.
Para um jovem de 19 anos sair do Brasil e vingar lá fora é muito mais complicado que se imagina. Temos um caso no próprio Cruzeiro. Léo Bonatinni foi para a Juventus e era de seleção e o escambau... acabou-se o ano dele lá e a famosa La Vecchia Signora não se interessou pela renovação.
O Cruzeiro mostrou a ele a estrutura que oferece, daria a ele a oportunidade de já entrar num grupo vencedor e aos poucos. Além disto tem um histórico de colocação com sucesso de jovens no exterior que raramente voltam após um ou dois anos por lá, porque são preparados para isto.
E se alguém acha que o Cruzeiro vai pagar R$ 100 mil por mês, podem ir tirando o cavalinho da chuva que isto não vai acontecer.
O que acho razoável é um investimento de R$ 500 mil a título de participação nos direitos econômicos com uma cláusula estipulando que ao final do 1º ano de contrato o Cruzeiro tenha a opção de compra de um valor que chegue pelo menos a 60% dos direitos econômicos e com os direitos federativos por um período de 5 anos. Porque isto nos dará muita chance de recuperar o capital investido.
☻ Conclusão : Neílton é uma aposta que eu, com certeza, faria.

☻ E as homenagens desta coluna hoje vão para :Abílio, Beth Mackennel, Carlos H. C Campos, Dr. Magno, Elias Guimarães, Força Azul, Geraldo Faria de Divinópolis, Hélio Azul Celeste, Is@ac Mirai, Jorge Schulman, Killer Fox, Lúcio Sangue Azul, Maria Celeste Gonçalves (Céu de Sorocaba), Nádia Schleiss, Oséias - MOC, PHDF, Quincas Duarte, Rapoza Matreira, Sicília, Taínha (Marlon Fonseca), Unico Celeste, V, Webber, Xambras, Y, Zuloobas.
☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Evandro Vidigal, Renato Guimarães, Gilson Vertello, Marcelo Brasileiro, Dácio Benfica, Butão do Zé Moreno, Butão do Miguel da Chiquinha, Geraldo Coleta Mattos e Barrão do Mené.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido, Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 RoniPeterson | Não definido | 17-01-14 18h23min
JD, Na mosca!! Pena que alguns jogadores que eu queria ver com nossa camisa foram emprestados!!! E quem diria que depois de 2011/2012 alguem dissesse que estariamos assim??
 RoniPeterson | Não definido | 17-01-14 18h25min
Me refiro ao Bonatini e ao Lucca!!! Mas entendo que o momento e' de deixarem o Bonatini amadurecer e o Lucca recuperar o fisico e a confianca!! O Neilton e' negocio de ocasiao, acho que estamos arriscando pouco e podemos ganhar muito!!
 Dr.Magno | BH | 17-01-14 18h26min
Belíssima coluna João Duarte.
Aprovo a vinda do Neilton, ser não ocorrer nenhum custo na contratação. Começou a se destacar, vende na primeira boa proposta que surgir. Por causa da comparação com Neymar acabou sendo conhecido pelos times Europeus e Asiáticos.
Neílton nunca foi destaque na base do Santos, prova disso que era reserva até que em 2013 se destacou na Copa São Paulo Jr., pelas semifinais da competição contra o Palmeiras, marcando os três gols do jogo.
 Dr.Magno | BH | 17-01-14 18h32min
Os dirigentes sabem que Neílton acabou sendo famoso por causa das três letras iniciais do nome(Neymar) e não por causa do seu futebol. E não aceitam pagar salários acima de R$ 30 mil na renovação.
Hoje, Elber e Vinicius Araújo são melhores que ele, mais não são conhecidos Internacionais como Neilton, mesmo apresentando um futebol superior ao garoto da vila santista.
Neílton significa lucro rápido, mesmo não apresentando um bom futebol. O Leste Europeu tem muitos clubes iludidos.
 Dr.Magno | BH | 17-01-14 18h51min
Aprovei a renovação do Luan. Poucos sabem mais Egídio só jogou muito, quando Luan estava no time, pois Luan lhe dá cobertura. Se não fosse pela marcação de Luan, Egídio não teria como avança e apoiar o ataque e teríamos uma nova avenida na esquerda, já que o lateral esquerdo é melhor atacando que defendendo. Prova disso, que Egídio caiu muito de rendimento quando Luan se lesionou.
 Dr.Magno | BH | 17-01-14 18h57min
Claro, que não acho o atacante Luan um grande jogador e nem seria hipócrita de querê-lo no time titular (estou confiante no lateral Samudio), mais Luan faz um papel importantíssimo no esquema tático do treinador, estilo Hulk da Seleção Brasileira, onde todos criticam Felipão por escala-lo, mais poucos enxergam a importância dele no time.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 17-01-14 19h02min
João Duarte, eu fui contra a contratação de Marcelo Oliveira, mas não deixei de apoiar. Eu não gosto de criticar e vaiar antecipadamente, por isso esperei para ver e ele mostrou ser excelente profissional. Hoje, quem deve estar se lamentando por não tê-lo valorizado, é o boca grande do Kaniu. Outra questão a ser valorizada é a não venda de jogadores. Na época dos Perrelas, todo fim de ano era uma venda e não esqueço da venda do Ramires, pois nos custou uma Libertadores, infelizmente.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 17-01-14 19h02min
João Duarte, eu fui contra a contratação de Marcelo Oliveira, mas não deixei de apoiar. Eu não gosto de criticar e vaiar antecipadamente, por isso esperei para ver e ele mostrou ser excelente profissional. Hoje, quem deve estar se lamentando por não tê-lo valorizado, é o boca grande do Kaniu. Outra questão a ser valorizada é a não venda de jogadores. Na época dos Perrelas, todo fim de ano era uma venda e não esqueço da venda do Ramires, pois nos custou uma Libertadores, infelizmente.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 17-01-14 19h09min
Sempre acreditei na administração do Gilvan e por isso eu resolvi apoiar, me associando juntamente com meu filho Thiago. Comecei a acreditar nele, quando segurou o Montillo, mesmo com forte pressão de dirigentes do Eixo Rio-SP. Vendeu na hora certa e com isso montou um elenco para ser campeão brasileiro. Para 2014 eu estou bastante otimista, pois o trabalho está sendo feito de forma honesta e com bastante competência. Vamos buscar mais títulos importantes este ano, pode ter certeza.
 abilio | Belo Horizonte | 17-01-14 22h02min
João muito obrigado pela lembrança, mais uma vez sua coluna está muito boa. Apenas uma pequena correção com referencia ao Rodrigo Defendi. Ele não pertence ao Cruzeiro há muito tempo, foi vendido para Tottenham por 1 milhão de libras, talvez o melhor negocio da nossa historia. Saiu direto da base, nunca jogou no profissional. Fui contra a contratação do MO porque uma derrota para o patético na estreia seria difícil segurar e teríamos que contratar outro treinador e perderíamos a pré-temporada.
 carlos_Almeida | Vitória | 18-01-14 13h52min
JD, se não me engano, você usou a frase "consertar o carro com ele andando" que resumiu bem o que foi ano de 2012. A estratégia bem sucedida de 2013 começou no final de 2012 com a chegada de MO. 2014 está sendo a continuação de 2013, tem que ficar atento pra não acontecer o que aconteceu em 2004, tudo parecia que ia bem com a chegada de Rivaldo e Guilherme, aconteceram imprevistos que a diretoria e comissão técnica não resolveram, pelo contrário, eles dificultaram saindo de sintonia.
 João Duarte | Vit�ria | 18-01-14 18h45min
Prezado Carlos Almeida,
Para responder à sua colocação eu teria que me estender um pouco mais justificando as razões do PORQUE O CRUZEIRO FRACASSOU NA LIBERTADORES DE 2004.
Enumero as minhas razões :
O Cruzeiro errou de forma capital ao pagar o prêmio de conquista do campeonato brasileiro de 2003 ao Luxemburgo e não fazer o mesmo com o grupo de jogadores, sendo que o fato vazou para a imprensa e Alex cobrou satisfação da diretoria que não tinha o que falar...
 João Duarte | Vit�ria | 18-01-14 18h47min
2 - O Cruzeiro teve dinheiro para trazer Rivaldo e Guilherme Cocota, mas, não teve $$$ para quitar o prêmio dos jogadores. Veio com a desculpa que isto seria feito com a venda de Augusto Recife que não se concretizou. Só que o grupo de jogadores não reagiu bem ao fato.
3 - O Cruzeiro dispensou Zinho, alegando que ele estava velho. E depois também dispensou Aristizábal que tinha problema nos joelhos, ferindo aos cabeças do elenco que gostavam demais do Ari e queriam que o clube o recuperasse.
 João Duarte | Vit�ria | 18-01-14 18h50min
4 - Os novos jogadores não deram liga no grupo, muito antes pelo contrário. Rivaldo pedido de Luxa não jogou nada e conseguiu a proeza de estrear fazendo gol contra e dando a vitória ao Valério logo em sua estréia.
5 - Luxemburgo não conseguia mais olhar os jogadores nos olhos e alegou que o vestiário estava um velório após empatar com Uberaba no meio de semana por 0 x 0. E para coroar o fato pediu demissão na 6ª Feira. O Cruzeiro aceitou e ele quis voltar atrás, o que não foi aceito...
 João Duarte | Vit�ria | 18-01-14 18h53min
6 - Luxemburgo pediu demissão na ante-véspera do clássico contra o time atleticano. Rivaldo acompanhando o chefe saiu no sábado. No domingo o time descontrolado vira o 1º tempo perdendo de 4 x 1 com 3 frangos do Gomes em 3 lances do Tucho. Mas, nos vestiários Cris dá uma dura no resto do time que volta e faz 4 x 3 e quase empata o jogo, mas, eles fazem mais um e o jogo termina 5 x 3 para o time ROSAdo.
7 - PC Gusmão substituiu a Luxa e levou o time à conquista do Mineiro, mas, havia sequelas
 João Duarte | Vit�ria | 18-01-14 18h57min
Finalmente o Cruzeiro que ainda sob o comando de Luxa não engrenava, passou a duras penas para a 2ª fase onde foi eliminado pelo Deportivo Cali nos pênaltis no Mineirão, mas, poderia ter definido o jogo durante os 90' com toda a certeza. Só que o time não era mais o mesmo. Não havia mais união. Para coroar isto Alex saiu e o Alvimar trouxe E. Leão, a contragosto da nossa torcida e a maionese desandou, porque as peças que trouxemos foram muito ruins. A única coisa boa de 2004 foi contratar o FRED
 Força-Azul | Santos | 18-01-14 22h39min
João Duarte parabéns por esta coluna salientando o papel da Diretoria na montagem do time. Realmente é admirável a condução da Diretoria do Cruzeiro com nosso Presidente Gilvan e demais membros além do excelente Alexandre Matos. Quero resaltar a ousadia desta turma. Foi fantástica: 1) sanearam as finanças em 2012 e montamos um time cascudo sobre o comando do Celso Roth, que pra mim fez um ótimo trabalho com aquele elenco. 2) Vendeu o Montijo. Critiquei à época pois não sabia das intenções ...
 Força-Azul | Santos | 18-01-14 22h43min
não sabia das intenções em montar um bom elenco. Aí vieram Dagoberto, Everton Ribeiro, Ricardo Goulard, Egídio, Nilton e Dedé, como a maior contratação do Cruzeiro na história. Tenho que reconhecer que o dinheiro foi muitíssimo bem aplicado. 3) Apostou bem e certeiro no aumento do sócio torcedor e deu um chapéu na Galinhada ao estabelecer o Mineirão como casa do Cruzeiro. Tenho orgulho em dizer o Mineirão foi, é e será sempre nosso! Resultado no fim de 2013 temos quase 50 mil sócios!
 Força-Azul | Santos | 18-01-14 22h47min
Isto tudo só bem a provar no valor do planejamento e gestão por resultados, além de uma boa pitada de ousadia que faz toda a diferença: maior contratação do Cruzeiro para a Zaga - ficamos muito bem servidos. Aposta do sócio torcedor - ficaremos livres em breve de termos que desfazer de craques para pagar os custos anuais. É esta a fórmula. Como dica penso que devemos tambem cuidar da base: sempre pedi jogadores da base e sempre apoiei o Lucas Silva, Elber, Álisson e este ano é a vez Wallace.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 18-01-14 22h59min
Caro João, parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem. Eu fui contra a contratação do MO e fiquei muito braba no clássico, quando achei que ele segurou o time quando fizemos 4x1. É óbvio que torci por ele desde o início. O sucesso dele significaria nossa alegria e foi o que aconteceu. Os gols resultantes dos escanteios, logo na estréia do brasileirão, mostrou que o time estava sendo bem treinado.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 18-01-14 23h01min
Lineker é nome de craque. O que você sabe do futebol desse garoto? Se o Neilton vier, tem tudo para dar certo.
 estrelado campeao | Ubá  | 19-01-14 02h19min
Excelente João Duarte. Excelente análise, inclusive no complemento respondendo ao colega e comparando 2014 com 2004. Favor esclarecer melhor a questão do fornecedor esportivo. Têm quatro meses que estou tentando presentear amigos com a camisa oficial e não encontro NUNCA, a opção EGG(específica para armários). Será que vale a pena insistir com a OLK? Quantas camisas deixamos de vender durante a engrenagem do time no Brasileirão?? Nem no tempo da modesta FINTA tínhamos esse problema. Um abraço.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 19-01-14 09h40min
Estrelado Campeão, um vendedor de uma grande loja de material esportivos aqui em Sorocaba, me disse que desde setembro vinha solicitando camisas do Cruzeiro e disse que só recebeu tres, prontamente vendidas, até o final do ano. Acreditei também que iria sair um DVD da campanha e até agora nada.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 19-01-14 09h41min
PS: esse comentário era para a coluna do Chiabi.
 lionmason | Rio de janeiro | 19-01-14 17h07min
A unica coisa que me entristece é quanto a Elber, VINICIUS E ALISSON. Esse era o ano deles. Acredito muito nos dois. Por isso não quero Neílton e por mais que ache que Luan tenha características interessantes, a presença dele tira os garotos de cena. NOs jogos treinos na toca de ontem, os tres nem entraram em campo....
 lionmason | Rio de janeiro | 19-01-14 17h11min
Jogador mais queimado que o ANSELMO RAMON não teve. Me lembro de um gol ano passado em que o DEDÉ dedicou a ANSELMO RAMON o gol que fez E falou na imprensa: "Só eu sei nos treinamentos quem me dá mais trabalho de marcar.....Dedico ao Anselmo, pq o garoto merece."
 lionmason | Rio de janeiro | 19-01-14 17h12min
Nao quer sair do clube e vai sair por preço de banana..... Cuspimos na nossa base as vezes. Nao quero q isso aconteça com VINÍCIUS, ALISSON E ÉLBER, do qual o Santos tá de olho
 lionmason | Rio de janeiro | 19-01-14 17h14min
No mais, o grupo é muito bom....e temos boa chance na libertadores se não jogarmos na retranca fora de casa(como jogamos no maracana ano passado). Por sinal estive no jogo contra o FLA e o FLU e sei que nao sabemos jogar assim.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 19-01-14 17h41min
Estrelado Campeão, um vendedor de uma grande loja de material esportivos aqui em Sorocaba, me disse que desde setembro vinha solicitando camisas do Cruzeiro e disse que só recebeu tres, prontamente vendidas, até o final do ano. Acreditei também que iria sair um DVD da campanha e até agora nada.
 marco | Curitiba | 19-01-14 22h07min
Caro João, bem lembrados os fatos de 2004 na LA. Era o que eu também tinha na memória. Felizmente, a situação este ano é completamente diferente. Estou muito confiante no TRI da Libertadores.
 pyxis | BHZ | 20-01-14 02h31min
Abílio, Se não me engano, a melhor venda direta, da base, foi do Maxwell, por U$3mi. A melhor negociação foi do Gerson Magrão no Fred.
 pyxis | BHZ | 20-01-14 02h32min
LionMason, concordo com você em gênero, número e grau quando ao tratamento que GRANDE parcela da torcida dedicam à jogadores da base. CHegam a torcer para o jogador não atuar e eles "terem razão".
 João Duarte | Vit�ria | 20-01-14 12h44min
Prezados Evandro e Lionmason,
Considero que Anselmo Ramon seja um dos jogadores que melhor faz o pivô entre os atacantes do futebol brasileiro.
Foi perseguido aqui e também pela imprensa marrom, só porque sempre atuou bem contra as ROSAnas. Ciscou na comemoração dos gols e isto irritou a muitos jornalistas, exatamente aqueles que acharam criativo o sr. Ronaldinho Gaúcho abaixar o calção e lançar granadas na nossa torcida.
Não tivemos até hoje paciência com ele.
 João Duarte | Vit�ria | 20-01-14 12h47min
Eu me lembro bem que quando houve o acidente com morte no final de 2012 / início de 2013, ele foi condenado aqui, exatamente por estes torcedores que secam todo e qualquer jogador que é contratado e por qualquer um da nossa base.
"Daquele time eu não salvaria nenhum" é o que li muitas vezes, após cada derrota eliminatória dos times da base.
Torço para que o Anselmo Ramon vá bem, onde quer que seja, desde que não seja contra o Cruzeiro. E que ele não jogue nunca pelo inimigo local.
 PHDF | Brasília | 20-01-14 13h38min
- Com tantos atacantes e meias estou acreditando em time misto ou reserva no Mineiro, pois caso contrário alguns jogadores não jogarão nunca e poderão se tornar um problema;
- Pela entrevista do Gilvan não haverá contratação de outro zagueiro caso Vilson se recupere da tendinite. Alguém sabe se o Vilson é melhor do que o Leo?
- Valeu João pela homenagem em mais uma ótima coluna.
 PHDF | Brasília | 20-01-14 13h46min
-Se Anselmo Ramon melhorasse sua conclusão seria um excelente atacante. O problema que o tempo está passando e ele permanece pecando neste fundamento.
- Creio que este empréstimo é a chance dele jogar mais e decidir o seu futuro. Se bem auxiliado vai treinar bastante para melhorar neste quesito que é fundamental para o atacante.
 chiabi | Nova Lima | 20-01-14 15h27min
João Tesoura, muito bom ler seus comentários! Visão otimista e para frente! Do ponto de vista do futebol, nosso presidente e diretor de futebol tem feito excelente trabalho, dignos de elogios. Quanto ao trato com a imprensa, creio que se excede em temas que deveriam ficar resguardados à diretoria. O tão anunciado equilíbrio financeiro, ao que parece ainda não ocorreu, prefiro aguardar o balanço de 2013. Nossos gastos com folha aumentaram muito mais que se imagina. Saudações Celestes TRI Campeãs!
 PHDF | Brasília | 20-01-14 17h44min
- Omissão de receita ou apropriação de dinheiro?
- Neymar para os brasileiros foi vendido por 17 milhões de euros. Os espanhois pagaram 55 milhões.
- Ramires para os brasileiros foi vendido por 7,5 milhões. Os portugueses declararam que pagaram este valor por 50% do passe. Os outros 50% foram adquiridos por empresários mas não foi noticiado que o montante teria sido destinado ao Cruzeiro ou parceiro.
 mrr | Natal | 20-01-14 19h35min
Mais vez discordo no ponto onde diz sobre a possível inscrição do Neilto na libertadores e deixar nossa prata da caSá, Alisson, de fora.
 mrr | Natal | 20-01-14 19h41min
Volto a dizer q entre Neilton e Lucca, sou Lucca 1000 vezes, principalmente pq gastamos muito c/ Lucca, deveríamos valoriza-lo, dar chance, pois sabemos q ele não teve o suficiente, sem sequência alguma.
 mrr | Natal | 20-01-14 19h45min
Dr. Magno não vi participação tão importante assim deste jogador, Luan. Tanto e q sem ele o desempenho ataque era bem superior, tem péssimo domínio, não sabe fazer o pivô....
 mrr | Natal | 20-01-14 19h47min
Concordo com Phd a respeito do Anselmo.
 PHDF | Brasília | 20-01-14 21h26min
Apenas corrigindo, a diferença de valores divulgados no caso Neymar é de 57 x 95 milhões.
 helioazulceleste | São Paulo | 20-01-14 21h35min
Caro João Duarte! Muito boa sua coluna. Obrigado pela homenagem. Gostei muito também dos seus comentários onde você exclarece minuciosamente o que aconteceu em 2004, muita coisa que eu não sabia com tantos detalhes. Quanto ao atual time, tenho certeza que podemos confiar, claro que não é garantia de ganhar títulos, mas que o trabalho está sendo bem feito, ninguém pode contestar. Sobre o Neilton, acho que é uma boa aposta, mas para ter certeza o M.O. teria que arrumar um lugar para ele no time...
 helioazulceleste | São Paulo | 20-01-14 21h43min
...E isso de imediato acho um pouco difícil, mas como sempre escrevo aqui, confio muito na diretoria e comissão técnica e tenho certeza que se for confirmada sua contratação,(Neilton) o pessoal saberá administrar. Gostei muito também da contratação do Marcelo Moreno, vai jogar com prazer, porque gosta muito do Cruzeiro, só não sei se o Borges vai dar mole. No mais é esperar a bola começar a rolar.
 João Duarte | Vit�ria | 20-01-14 21h57min
Prezado MRR,
Creio que tanto o Alisson quanto o Rodrigo Souza pelo que está acontecendo nos treinamento devem herdar lugar entre os 30. Conforme disse acima, creio que apostar no Neílton não seja ruim, muito antes pelo contrário. Se vier mesmo há grandes chances de recuperar o capital investido.
Sobre o Luan creio que ele seja uma alternativa também para a lateral esquerda. E discordo de sua opinião. Luan não foi mal e até se contundir vinha decidindo jogos para a gente.
 João Duarte | Vit�ria | 20-01-14 21h58min
Se você analisar as atuações dele, sem preconceito, verá que o Fábio lançava as bolas nele pelo alto e ele ganhava a maioria das bolas, adiantando o expediente e fazendo a ligação mais na frente. Luan não é pereba, embora não seja craque...
 estrelado campeao | Ubá  | 20-01-14 23h15min
Prezada Céu(Itajubá-Sorocaba), a situação fica mais difícil quando se trata de numerações maiores( no caso específico EGG) ou mesmo camisa infantil. O jeito é esperar normalizar a situação, assim espero. E pelo que foi comentado aqui no Cruzeiro.Org dificilmente haveria a manutenção da OLK. Então, se a OLK vai continuar por mais tempo, que esse erro(ENORME) seja corrigido para 2014.
 estrelado campeao | Ubá  | 20-01-14 23h24min
João Duarte e o colega potiguar : cabe esclarecer a respeito do Luan que originariamente ele tinha as características de um centroavante típico. O Felipão que o improvisou como segundo atacante(usando a linguagem atual). Um jogador do porte físico do Luan e com polivalências aqui ressaltadas será muito útil na Libertas. Vale a pena recordar a partida que ele fez contra o Bambi, marcando um lindo gol(típico de matador). Sou daqueles que acham que o Laun será muito útil sim.
 estrelado campeao | Ubá  | 20-01-14 23h26min
Aliás, na partida contra o São Paulo, no Morumbi, Luan marcou os três gols e o primeiro um golaço.
 pyxis | BHZ | 21-01-14 08h12min
JDuarte,
Duas coisas:
1. A torcida do Cruzeiro não gosta de ser chamada de teleguiada. Entretanto, no caso do ARamon, que destruiu as frangas e ainda imitou uma galinha ciscando, além de excepcional performance nos 6a1, a mídia SEMPRE comandou a torcida.
2. A questão da OLK foi muito mal explicada. O Cruzeiro poderia denunciar o contrato e arrumar outro patrocinador, especialmente com o título brasileiro, preferiu ACREDITAR edaruma chance para a OLK. Sabe-se lá quais as promessas.
 redmosk | Uberl�ndia | 21-01-14 17h57min
Sobre jogadores oriundos da base geralmente existe duas correntes de pensamentos comuns nos torcedores,uma que apoia incondicionalmente mesmo que o jogador nunca tenha jogado nada,outra que tem má vontade mesmo quando o cara joga muito acha defeito,cabe quem analisa ver o contexto geral da situação para não ser injusto com jogador.
 PHDF | Brasília | 22-01-14 15h47min
Parece que o Cruzeiro contratou o artilheiro até agora da Copa SP. Não vi o garoto jogar, mas é um bom sinal o retorno da política de investir em jogadores jovens. Eles poderão aprender muito com jogadores experientes que hoje estão no time e em pouco tempo se tornarem uma realidade no clube.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 23-01-14 09h00min
Não me lembro se foi Gilvan ou Alexandre Matos que declarou que a OLK havia dado uma compensação, e não deu maiores esclarecimentos, esquecendo-se de que a torcida quer produtos pra ontem. Além disso a perda de divulgação é enorme pois o time ganha evidência na mídia e é a hora disso refletir nos mais diversos espaços públicos e privados amplificando a exposição da imagem através do uso de algo da marca principalmente em roupas.
 webber | Belo Horizonte | 23-01-14 12h48min
Estou achando que está havendo muito oba-oba sobre a esperada performance do Cruzeiro neste ano. Ainda não começou nenhum campeonato e o Cruzeiro já é o campeão!? Menos. Campeonato é bola pro mato. Os adversários frente ao Cruzeiro, da maneira como o time está sendo exposto, vão endurecer o jogo. E aí vão dizer que o Cruzeiro não é tudo isto ou tudo aquilo. Não temos que botar peso extra sobre os ombros do Cruzeiro. Vamos esperar os campeonatos, sem expectativas exageradas. Mas torcer, sim.
 webber | Belo Horizonte | 23-01-14 12h55min
Vamos fazer o que fizemos tão bem na temporada passada. Estar com o time, enchendo a nossa casa, vibrando com ele. Torcer muito, alegrar juntos, jogar junto. Ainda acho que não temos o direito de criar expectativas exageradas sobre o time. Mas podemos sonhar. E o dever de apoiar sempre. É o que o elenco espera do bom torcedor. Vamos dar o 1o passo, daí o 2o, depois o 3o... e com o nosso apoio, não cobrança, iremos longe. Quando referirmos ao Cruzeiro, façamos no plural. Estamos no mesmo sonho.
 Marcelo brasileiro | Vespasiano | 24-01-14 12h32min
Caro amigo João Duarte. Novamente uma bela coluna. Estou muito confiante no nosso time para este ano. Contratações feitas com muito critério, levando a acreditar cada vez mais nesta administração.Domingo estarei lá no jogo contra a URT de meu saudoso pai(ele jogou nela muitos anos). Ontem comemoramos mais um aniversario do Lucas (23 anos) e o presente será uma bela vitória no domingo. Forte abraço, Marcelo Brasileiro.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 11h46 [0 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster