Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

08/01/2014 | Joao Duarte
Ano Novo ... Vida Nova

"O Cruzeiro além de manter as peças mais relevantes, se reforçou em posições carentes e o elenco ficou ainda mais forte".

Mundo Azul,


☻ Aos poucos o elenco do Cruzeiro vai ganhando forma e força - O trabalho que vem sendo feito no clube tem sido muito consistente. Vamos no 1º tópico abordar a reformulação do nosso elenco com vistas às competições de 2014. De fato o Cruzeiro manteve as suas peças principais e vai remodelando o seu elenco, trazendo bons jogadores, preenchendo certas lacunas do elenco e inclusive preparando a reposição com vistas às próximas janelas no caso de aparecer alguma proposta irrecusável.
Vamos rever posição por posição :

GOLEIROS (3) : Fábio + Rafael e Ygor, com Georgemy como 4º goleiro.
Laterais (4) : Ceará e Samúdio + Mayke e Egídio. Nas emergências Luan pode atuar na LE e Léo ou Souza na LD.
Zagueiros (5) : Dedé e Bruno Rodrigo + Léo, Vílson (se for aprovado após os exames médicos que o clube irá fazer... todos já conheciam o problema de tendinite que ele teve inclusive no final de 2013) e Wallace. Se precisar recorrer á base lá temos o Murilo e o Alex que darão conta do recado.
Volantes (7) : Nilton e Lucas Silva + Rodrigo Souza, Henrique, Souza, Eurico e Tinga. E se precisar de contingência aposto que o Bruno Edgar cobrirá bem.
Meias / Pontas de Lança (10) : Éverton Ribeiro, Dagoberto e Ricardo Goulart terminaram o ano como titulares, mas, tudo se renova e as opções são várias para o uso do Marcelo nestas 3 posições : Júlio Baptista, Marlone, William (jogador que caiu como luva no grupo e no time do Cruzeiro. Tudo indica será adquirido ao final do seu empréstimo em julho deste ano), Lucca (o Cruzeiro detém 30% dos direitos deste promissor jogador. Mas, este ano ele precisa mostrar mais futebol, para que seja adquirido mais % dos direitos dele e ele se firme de vez no elenco do clube), Luan, Martinuccio (quando atuou o fez com qualidade e raramente jogou mal. O problema é que fez apenas 21 jogos em 15 meses, após estrear, já tendo chegado co clube em fase final de recuperação), Élber e Álisson. Pode ser que algum destes ainda saia, posto que é muita gente para um mesmo espaço.
Centroavantes (3) : Borges + Vinícius Araújo e Marcelo Moreno.

☻ Opções Táticas : A composição foi montada observando-se o sistema tático adotado por Marcelo Oliveira para o ano passado (4-2-3-1), onde aconteceu um encaixe muito rápido das peças, mas, creio que será preciso que o treinador treine algumas situações que são importantes, principalmente na disputa da Libertadores, como um sistema defensivo forte para garantir um escore mínimo no fim das partidas. E neste sentido ter jogadores altos vai ser muito importante também ofensivamente quando for necessário fazer uma pressão no fim do jogo, alçando bolas na área do adversário. Se a gente analisar o elenco formado verá que o material humano para montar todos os sistemas já está no clube.

☻ Conclusão : Este grupo de 32 jogadores vai iniciar o ano, o que em termos de planejamento é muito bom. O time titular foi o que terminou o ano passado, mas, poderão emergir surpresas da pré-temporada. Há jogadores que espero irão ter um rendimento muito melhor este ano. Entre eles eu cito Júlio Baptista já melhor adaptado ao nosso futebol, Henrique que finalmente vai fazer uma boa pré-temporada, com condições de jogar novamente em alto nível (foi discretíssimo em 2013) e especialmente Mayke que se realizar o potencial que tem vai explodir como um lateral que marca bem, apóia com desenvoltura e principalmente que recompõe rápido, o que dará inda mais liberdade a Éverton Ribeiro para guardar suas energias para as ações ofensivas, além de ser sempre uma opção no famoso "overlapping" neologismo inserido nos dicionários do futebol por Cláudio Coutinho nos anos 70. Um destaque vai para a altura média do time do Cruzeiro com vários jogadores acima de 1.85 m, porém, com perfil de jogadores velozes, o que é uma valência rara e importante para o futebol.

☻ O que fazer com os jogadores que voltam de empréstimos, estouram a idade na base ou que não vão ser utilizados neste primeiro momento ? - Este é o trabalho do nosso diretor de futebol. Ele terá que minimizar as perdas em alguns casos e em outros fazer negócios maximizando as receitas.
Há jogadores com mercado como são os casos de Pedro Ken (Vasco, Bahia, Criciúma e Vitória querem o jogador, mas, parece que tem proposta dos Emirados Árabes por ele também... Fontes dizem que ele preferiu ficar no Vasco, só que desta vez o Cruzeiro não aceitará arcar com os salários dele)e Anselmo Ramon (tem possibilidades de ir para o Palmeiras ou ir para a China).
Gilson e Ananias devem ir para o América-MG. Maurício Victorino foi para o Palmeiras, onde continuará Marcelo Oliveira.
Farias não quer fazer acerto de rescisão de jeito nenhum e vai ficar mamando R$ 200 mil mensais até julho (não duvide se depois disto acabar sendo contratado pela Vovó Mafalda invejosa).
Lyneker e Pedro Paulo que estouraram idade vão ser colocados em equipes da série B para ganhar rodagem, porque caíram de rendimento na fase final de sua passagem pelas equipes de base, mas, como são jogadores de potencial, poderão ainda ser aproveitados.
Uchoa continuará no Avaí. Léo Bonatinni continuará no Goiás e com a saída de Válter deverá ganhar mais oportunidades. Charles, Francisco Éverton, Uélinton, Rafael Donato e Diego Renan ainda deverão ser incluídos em negociações. Leandro Guerreiro, Paulão Caveirão, Fabinho, Amaral e Wellington Paulista venceram os seus contratos e o clube não se interessou pela renovação.
Agora eu faço a pergunta aos colegas que comentam neste espaço. Há algum destes jogadores a julgar pelo momento atual que você faria questão de ser mantido no elenco do Cruzeiro ? Quem e porque ?
Eu digo que entre todos os jogadores se eu tivesse que manter um deles, a minha escolha recairia sobre o Charles, que é um jogador brioso, raçudo, prata da casa, que teve um bom ao no Palmeiras e que foi perseguido por uma facção porque nunca concordou com certas práticas que são comentadas nos bastidores.
Muitos vão falar de Tinga, mas, além de ser bom de grupo, ser experiente e não desafinar quando entra em campo, a rescisão dele sairia muito cara para o Cruzeiro, perdendo o clube a capacidade de investir. Portanto, não haveria benefício algum a saída dele neste momento.
Parece que não sobrou entre os 32 nenhum desafeto grave dos colegas aqui deste espaço, mas, logo vão criar novos. Aposto em Léo e Tinga para o paredão.

☻ O Cruzeiro na Copa SP de Jrs. - Hoje o time jogou para o gasto e ganhou do Itabaiana de Sergipe por 2 x 0. Na partida inicial havia vencido o São José do Amapá por 8 x 0. Lidera o grupo S com 6 pontos com 10 gols de saldo. Na rodada final enfrentará o Taubaté, dono da casa, e só uma hecatombe nos eliminará da próxima fase onde provavelmente pegaremos o Audax-SP (time do qual Vampeta é sócio) que bateu o Vasco e também lidera com 6 pontos a outra chave.
Destaques : O centroavante Rodrigo Dias vem fazendo seus gols de cabeça, após passar o ano de 2013 envolvido com as contusões. Eurico que vai subir para o profissional continua atuando bem, inclusive fez gol hoje. Bruno "Ramires" tem sido um jogador de ótima performance na marcação no meio e na transição e Lucas Kevin fez 3 na estréia e hoje não foi tão bem. O goleiro Georgemy confirma o potencial que Raul lá atrás (ainda no tempo dos future champions) afirmou que ele tinha.

Homenagens especiais nesta coluna de estréia de 2014 : Jardel Prata Ferreira (05), Ana Cristina Duarte Brito (05), Evandro Oliveira (09) que colhem mais uma primavera neste primeiro decanato de Janeiro.
Aqui do Cruzeiro.Org : Estrelado Campeão, Paulo Soares, Carlos Campos, Força Azul, Roni Peterson, Céu, Carlos Almeida, Douglas, AraSilva, Aloísio Mendes e Marcos Mineiro que como sempre nos prestigiaram ao longo de todo o ano de 2013 com seus comentários nas colunas.
De Conceição do Mato Dentro-MG : Robertinho e Raimundo do Zé Freire + Natanael e Serginho do Gastão Roque + Dácio e Demerval da Benfica + Maninho e Pimentinha do Zé Pimenta e as minhas amigas Honória Ribeiro, Lôra Costa, Claudinha Sousa e Andréia Lazarinni que já se inscreveram para o curso de carteado no carnaval.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 mrr | Natal | 08-01-14 22h58min
Nas laterais estamos completos, na zaga troca um jogador q não jogava por um que talvez jogue. Agora minha preocupação são os meias, tem gente sobrando, acho q ainda sai ao menos neste setor. Por os emprestados não aproveitaria nenhum.
 mrr | Natal | 08-01-14 23h02min
Ate final de fevereiro acho q sai algum meia. Na minha opinião o Marcelo foi um erro, salario alto, não aceita reserva no flamengo e Gremio foi assim,para esta vaga poderiamos usar um meia q temos aos muitos
 PHDF | Brasília | 08-01-14 23h19min
- Da recomposição do elenco a posição que parece estar ficando mais desprestigiada é a zaga.
- Vilson não conheço, mas já chegar no estaleiro não me agrada. A torcida do palmeiras relata sua frequência no DM.
- Leo esteve para sair e ficou. Permanecerá sendo o primeiro reserva de um posição em que é normal a suspensão.
- Espero que surja uma boa contratação para a zaga ou um dos garotos seja um revelação. Este é um setor fundamental para se conquistar campeonato do tipo Copa.
 PHDF | Brasília | 08-01-14 23h29min
- Também não vejo como aproveitar nenhum dos citados. Charles não teria nenhuma chance. No meio de campo e ataque o time está muito bem servido.
- Pela posição que joga a chance seria para o Donato, mas não tem futebol para jogar em um time tão ofrnsivo como o que é armado pelo Marcelo.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 09-01-14 12h10min
João, parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem. Continuamos com o plantel inchado. O MO mostrou que é um bom treinador e agora vai ter que mostrar que é um bom "gestor" de elenco.Eu também torço para o Henrique se recuperar em 2014. Ele teria entrado para nossa história se o Cruzeiro tivesse ganho a LA 2009. Como é bom começar a temporada como o último campeão do ano anterior. Isso significa tranquilidade para o técnico e perspectivas de mais títulos.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 09-01-14 12h34min
João Duarte, grato pela lembrança e homenagem. O elenco está formado e acredito que não saia mais nenhum jogador. Assim espero. Eu, no lugar do Marcelo Oliveira, escalaria o time reserva na disputa do Mineiro. Pelo elenco montado, dá para fazer dois times de qualidade. Só assim para manter todo elenco motivado e em forma. Acredito também que MO fará isto. Eu tambem gostaria de ver o Charles reintegrado ao elenco. É um jogador de raça e muita técnica, que joga com a camisa. É cruzeirense nato.
 GeraldoFaria/Div | Divinópolis | 09-01-14 12h58min
É isso aí João são novos tempos, se fosse a diretoria anterior metade desse elenco campeão não chegaria ao fim do ano. Parabéns Dr. Gilvam pela bela administração. Eu convoco aqueles que tem condições, se associem pois o programa é muito bom e a nova diretoria tem mostrado transparência e credibilidade. Pra cima deles Cruzeirão!!!
 estrelado campeao | Ubá  | 09-01-14 13h30min
Obrigado por mais uma homenagem João. O elenco já era muito bom e estamos reforçando. Dos que chegaram, Samúdio é o mais credenciado para a titularidade, mesmo assim a briga será boa com Egídio. Marlone e Marcelo Moreno serão opções para o banco. Por se tratar de um ano com calendário diferente e com chances de acúmulo de jogos em determinada época, precisamos de qualidade e quantidade e gostaria de ver mais ousadia no aproveitamento da base. Ressalto que estou muito confiante. Um abraço.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 09-01-14 16h52min
Caro João, em sua coluna voce comenta que o Julio Batista, melhor adaptado poderá render mais,etc.Essa é minha esperança também. E ele, se estiver em forma, ele seria um reforço digno.Não acho que o Marcelo Moreno será um grande reforço. Eu QUERIA um jogador para por o Borges no banco. Como não temos esse jogador, para mim não há reforço.O Marcelo só servira para impedir que o vinicius tenha alguma chance.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 09-01-14 16h56min
O Samudio é reforço e o Marlone, apesar de ser promessa, foi uma excelente aposta.Já o Vilson, não penso que seja um bom reforço.Vive contundido.Prefiro dar chance para o wallace.O volante dos meus sonhos não seria o que veio do Boa.Pode até surpreender. Mas para a Libertadores, deveriamos trazer um volante de maior categoria, com experiencia internacional.O brasileirão não pode servir de parâmetro para essa competição.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 09-01-14 17h02min
Concluindo: os times que vao disputar a libertadores estão se reforçando, sejam brasileiros ou estrangeiros.Sei que voce e muitos outros acham que nosso time é muito bom e que não precisa se reforçar. Mas você há de concordar que para quem ia trazer o Fred, o que trouxemos está muito aquem do que precisamos.Por que não tentaram o Nilmar.O Everton Ribeiro vai ser muito mais marcado e não terá os mesmos espaços de 2013.Temos de ter alternativa.
 helioazulceleste | São Paulo | 09-01-14 17h33min
Olá João Duarte! Início de temporada, muito otimismo de minha parte, reforçando o elenco, tudo caminha para o ano muito bom. Única coisa que me preocupa é que ainda pode sair alguma peça importante nesta janela, mas por outro lado, confio muito na diretoria, caso saia alguem, pode ter certeza que será através de um bom negócio. Sinto que a atual diretoria não monta time só para uma temporada, mas para várias, estávamos precisando disso. Que venham mais títulos.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 09-01-14 17h39min
Alô mestre João. Beleza de coluna. Lembro que em janeiro de 2013 eram muitas dúvidas sobre o elenco. Agora em 2014 é só elogios. Parabéns à diretoria e todos os profissionais envolvidos. Estou confiante com nossa equipe para 2014. Grande abraço! Enquanto isso do lado de lá.... óóóóborigodóóóó... ô dddddóóóó. Chupa Kalil. É azul. É de uva...
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 09-01-14 19h02min
Não entendo a implicância do Lúcio com o Nilton e Pirlucas Silva. Gostaria de saber qual time no Brasil tem uma dupla de volantes melhor que a nossa. Os únicos volantes de nível parecido seriam Elias e Jucilei, mas não valem o que pesam. E podem anotar que, em breve, Pirlucas e Mayke serão seleção!
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 09-01-14 19h05min
Na zaga, sempre escuto comentários excelentes sobre o Wallace. Já vi gente dizer que joga mais que o Doria, do Patético - RJ. Se é assim, já passou da hora de dar chances ao garoto e talvez tenha sido até bom não terem contratado ninguém para o lugar do Caveirao e do Bode.
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 09-01-14 19h06min
Na zaga, sempre escuto comentários excelentes sobre o Wallace. Já vi gente dizer que joga mais que o Doria, do Patético - RJ. Se é assim, já passou da hora de dar chances ao garoto e talvez tenha sido até bom não terem contratado ninguém para o lugar do Caveirao e do Bode.
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 09-01-14 19h09min
Também gostaria de ver o Nilmar com a estrelada, mas é possível que o preço esteja além das nossas possibilidades. Sendo assim, não vejo grandes opções para o ataque. Já vi gente falando de Scocco, mas é caro, não deu retorno no Inter e joga na mesma posição de Dagoberto e William. Não vale o investimento.
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 09-01-14 19h14min
Por último, não gostei da contratação do Moreno, mas pelo preço. Se o Cruzeiro não estiver pagando um salário astronômico, pode acabar sendo uma boa aposta. Não me parece ser criador de caso (não me pareceu que não aceite banco, como disseram aqui). Além disso, é alto e tem excelente cabeceio, o que falta no time e é importante para a Libertadores. Também é brigador e recompõe bem. Pode dar certo. Se não der, banco. Com Julio Batista no banco, que. Vai reclamar de alguma coisa?
 redmosk | Uberl�ndia | 09-01-14 19h32min
Não contrataria: Vilson , Marcelo Moreno e Rodrigo souza. Dos que ficaram negociava: Tinga , Martinuccio , Léo. já os que retornaram de empréstimo não aproveitaria ninguém. Minhas indicaçõs: Anderson Martins (Al-Jaish) Doria (Botafogo) Coates (Liverpool) Manoel (Atl. Paranaense) Henrique (Palmeiras) Jonas (Valência) Vagner Love (china) Lisandro López ( Al-Gharafa) Lucas Barrios (Spartak Moscou) Jucilei(Anji) Luiz Antônio(Flamengo) Souza(Grêmio) Sandro (tottenham) Rômulo (Spartak)
 lucio sangue azul | sete lagoas | 09-01-14 20h12min
Celeste e Blaugrana, você não entende minha implicância com o Nilton e com o Lucas Silva é PORQUE NÃO EXISTE implicância. Estava sugerindo um outro volante no lugar do que foi contratado.O Nilton é titularíssimo. E o Lucas Silva, gosto dele, mas para a Libertadores traria um outro jogador. Não tendo outro, ele tem todo o meu apoio. No mais concordo muito com as outras coisas ditas por você.Aliás, você concorda comigo.E, redmosk, concordo mais uma vez com você.Existem mais nomes no mercado também
 carlos_Almeida | Vitória | 09-01-14 21h42min
JD, obrigado pela homenagem. A atitude mais importante foi a manutenção dos campeões, a mais difícil tá sendo desfazer das malas herdadas da antiga direção e a mais cautelosa são as contratações. Samúdio será titular, pois Egídio é bom no apoio mas fácil de ser driblado. RSouza e Marlone são boas apostas. MMoreno terá a oportunidade de provar quem é ou quem não é; o risco do Cruzeiro é o alto salário, porque tem Borges, VA e numa eventualidade JBatista e Goulart, pra ele será a hora da verdade
 João Duarte | Vit�ria | 09-01-14 22h32min
Em resposta ao POLE = MRR,
Penso que a contratação do Marcelo Moreno foi um pedido do treinador em querer um jogador com as características dele, completamente diversas de Vinícius Araújo e de Borges. Embora com pulmão para atazanar a vida dos zagueiros adversários e não permitir que saiam jogando, também alia a boa capacidade no jogo aéreo, sabe fazer o pivô e fazer a referência na área. Ficou na reserva em vários clubes e não criou problema não (o pai dele é que é um porre).
 João Duarte | Vit�ria | 09-01-14 22h35min
Mas, como todo centroavante de estilo rompedor poderá ter dificuldades de se acoplar à escola de futebol do Cruzeiro, mas, na Libertadores tem história, conhece bem o processo da altitude e será de muita valia naqueles jogos difíceis entrando no terço final das partidas.
Eu creio que foi oportuna a vinda dele. Só não se sabe ainda quanto o Cruzeiro estará pagando por ele, mas, creio que não passa de R# 300 mil. E se isto é verdade, ele fica no lugar do Farias e do Anselmo Ramon, com vantagem
 João Duarte | Vit�ria | 09-01-14 22h38min
Drª Celeste,
Considerando que agora podem ser inscritos 30 jogadores na Libertadores, o nosso elenco não está inchado não. O Cruzeiro vai disputar a partir de abril simultaneamente as fases finais do Mineiro e a Libertadores, além de ver início do Brasileiro. Ainda bem que vamos entrar já nas 8as de Finais da Copa do Brasil, senão ia sobrar jogo e faltar data. Alexandre Mattos com habilidade vai colocando os nossos jogadores em disponibilidade em outros clubes.
 João Duarte | Vit�ria | 09-01-14 22h39min
DIEGO RENAN vai para o Vasco ser treinado pelo Adílson Batista. Se tem um treinador que o conhece bem é o Adílson. Se tem chance dele recuperar o seu futebol e se valorizar, creio eu que o Vasco da Gama era o melhor lugar para ele.
 João Duarte | Vit�ria | 09-01-14 22h45min
Prezado Lúcio Sangue Azul,
Permita-me discordar de sua posição em algumas situações :
1 - Éverton Ribeiro será muito marcado e precisamos ter opções. Meu amigo, se tem uma função onde o Cruzeiro tem grandes opções de variação é nesta de meia-atacante. Não há time no Brasil que tenha tantas ...
- Imagine Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Dagoberto como titulares.
- Júlio Baptista
- William
- Élber
- Martinuccio
- Lucca
- Álisson
- Luan
 João Duarte | Vit�ria | 09-01-14 22h48min
E veja que mesmo assim o Cruzeiro foi lá e trouxe o bom jogador que é MARLONE.
E dizem que ainda tentou o Marlos (ex-Coxa e São Paulo).

Agora falando de centroavantes :
- Nilmar é ótimo nome, mas, também é um jogador que se machuca muito e Libertadores é paulada para todo lado meu jovem. Neste sentido, Borges é grande opção principalmente se não se machucar e fizer boa pré-temporada. É um baita NOVE. E as opções de Moreno e Vinícius Araújo qualificam bem o elenco IMHO.
 João Duarte | Vit�ria | 09-01-14 22h52min
Finalmente sobre os volantes do elenco. Porque tanta implicância com uma contratação de reposição ?
Rodrigo Souza veio para o lugar de Leandro Guerreiro por ser mais barato e marcar mais forte, mas, claramente será reserva. Terá suas chances no Mineiro. Agora veja bem Lúcio Sangue Azul. Nilton e Lucas Silva são os titulares.
Henrique, Tinga, Rodrigo Souza, Souza e Eurico são os reservas para a função.
Você gostaria de ver Nilton ou Lucas Silva no banco ?
 carlos_Almeida | Vitória | 09-01-14 23h18min
JD, pelo que entendi do seu comentário, você não tem Marcelo Moreno como o centroavante que falta no Cruzeiro e que a torcida cobra, parece que você não tem nem esperança dele ser titular. Ele já foi rotulado de craque, eu tenho pelo menos a esperança de que ele volte a encontrar um futebol de craque, que depois do seu comentário, eu fiquei até em dúvida se ele já teve.
 jfabio | Pouso Alegre | 09-01-14 23h25min
Caro JD, parabéns pela coluna. Seguem meus comentários: No gol, estamos bem servidos. Na zaga, estamos razoáveis, só temos o Léo. O Vílson é uma piada e o Wallace não tem experiência para a Libertadores. Na volância as coisas não vão bem. O Rodrigo Souza é um novo Thiago Carvalho, o Souza é um enchedor de linguiça e se fosse para mantê-lo, melhor seria o Marcelo Oliveira ou o Charles. O Eurico e o Bruno Edgar são inexperientes e o Tinga é o nosso Forrest Gump. O Henrique é uma incógnita. (cont.)
 jfabio | Pouso Alegre | 09-01-14 23h25min
(... continua). Quanto aos meias, estamos bem servidos. Temos Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Dagoberto, Júlio Baptista, Marlone, Martinuccio, Élber e Álisson. Seria interessante arrumar um empréstimo para estes 3 últimos. Para o Ataque, estamos capengas. Temos: William, Borges, Vinícius Araújo, Marcelo Moreno, Lucca e Luan. O 3 últimos não são grande coisa. O Anselmo Ramon é muito melhor que o Luan. Dos renegados, eu manteria o Rafael Donato, Charles, Pedro Ken e o Farias. Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 10-01-14 00h11min
E não é que aos poucos o Alexandre Mattos vai encaixando os nossos jogadores ?
- Diego Renan foi para o Vasco onde será treinado pelo Adílson Batista
- Lyneker para o ABC de Natal onde será treinado pelo Roberto Fernandes
- Gílson foi emprestado ao América
- Victorino no Palmeiras
- Anselmo Ramon tem opções do futebol chinês, Palmeiras e do Sport Recife e vai definir até amanhã o seu futuro.
- Léo Bonatinni fica no Goiás
- Pedro ken permanece no Vasco
Segue a vida
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 10-01-14 00h43min
Lúcio, não posso concordar que Lucas Silva seja inexperiente e muito menos que não tenha a pegada de Libertadores. O garoto foi campeão brasileiro como um destaques do campeonato e um dos melhores volantes! Quer mais experiência que isso? Além disso, mostrou uma maturidade impressionante na competição. Lembre-se, por exemplo, da partida contra o Atlético-RJ em que ele anulou o experiente Seedorf ou do jogo nervoso contra o Vasco em que ele ganhou a partida para nós.
 redmosk | Uberl�ndia | 10-01-14 00h54min
João me explica como um diretor de futebol excelente como do cruzeiro,faz contrato de 4 anos com jogador de 28 anos que nunca jogou time grande? será que as mancadas que demos com Farias,Rafael Donato,Pedro Ken não foram suficientes? Na minha opinião o setor fraco nosso são volantes temos um excepcional Nilton,Lucas é bom porém deixa a desejar na marcação os reservas são bem fraquinhos tomara que Nilton jogue todas porque sem ele estamos perdidos.
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 10-01-14 01h01min
Rodrigo Souza parece ser jogador de empresário. Essas dragas que temos de engolir para receber os Marlones da vida. Realmente contrato de 4 anos é muito estranho, mas deve ter acordo por trás disso. Apesar de ter esperanças na recurperação do Henrique e achar Souza razoável, concordo que nossos reservas são fracos. Contudo, com as opções que existem por aí, talvez seja melhor mesmo dar chance ao Eurico.
 Sicilia | Belo Horizonte | 10-01-14 09h03min
Eu não sei por que o povo tá implicando tanto com Henrique e Souza. Quem será que as pessoas esperam pra volantes reserva? Elias, Jucilei, Fernando (ex Grêmio)?? Ai não né gente? Concordo que estamos com fracos zagueiros reserva, mas volantes? Quem tem um banco melhor que o nosso no brasil? Porque citar volantes que atuam no fut. brasileiro que são melhores que Henrique e Souza nós podemos, mas volantes RESERVA melhores do que eles, eu não vejo em nenhum time.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 10-01-14 10h18min
JD e amigos.O Nilton é titular. Não estou pedindo o contrário!Quanto ao Lucas Silva, gosto dele,deu conta do recado sim, mas ainda assim é verde para a Libertadores.Num time que joga com dois volantes e dois meias avançadas e laterais de muito apoio, os dois volantes devem ser mais pegadores.E acho que na Libertadores o Lucas Silva que é um bom volante não tem a experiencia que eu gostaria.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 10-01-14 10h20min
Bom dia João e amigos.
Também começo o ano muito satisfeito e com grande expectativa.
Na minha opinião a montagem do elenco está satisfatória.
Não vejo nenhum dos que voltaram que possa ser aproveitado.
O nosso diretor de futebol aos poucos vai dando destino a todos.
Acho que desses 32 considerados do grupo principal, 2 ainda devem deixar o clube: Alisson ou Elber. Com a chegada de Marlone, um desses dois pode sair pra ganhar rodagem.
Outro deve ser: Lucca ou Martinuccio.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 10-01-14 10h25min
Lucca ainda não mostrou a que veio e tem muita concorrência.
Martinuccio jogou 21 jogos em 15 meses de contrato. O custo x benefício é pessimo.
Também acho que não compensa, tudo vai se definir neste mineiro.
Pra mim, só de sair, Vitorino e Anselmo Ramon, já foi um ganho.
Agora tem o Farias,um dos maiores tiros no pé da história do Cruzeiro.
Como as coisas mudaram no Cruzeiro, em outros tempos pelo menos uns 3 titulares, a essa hora, já estariam vendidos.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 10-01-14 10h31min
HELIOAZULCELESTE, também sou da mesma opinião. Vejo a diretoria comprometida com o time, não somente em LUCRO.
Temos tudo pra fazer um grande 2014.
Espero que nosso treinador que mostrou grande competência nos pontos corridos, também saiba montar um esquema vitorioso no mata-mata.
Alias, só pra compartilhar com os amigos. Passei o reveillon no Rj no mesmo hotel onde estava o Marcelo.
Gente finíssima, atende a todos com muita simpatia.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 10-01-14 10h32min
JD, talvez eu nao tenha me feito compreender quando falo que o everton será muito marcado.Eu não quis dizer que seria necessario um reserva para ele.Meu intuito era afirmar a necessidade 9CASO O JULIO BASTITA NÃO ENTRE EM FORMA)de mais alguem para ajudá-lo ALÉM DE DAGOBERTO E RICARDO GOULART.Numa Libertadores, voce precisa de pelo menos quatro jogadores com capacidade de decisão. Como o Borges não tem sido, queria alguem melhor que ele e Marcelo Moreno.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 10-01-14 10h54min
O Marlone é aposta, aliás uma excelente aposta.Vai comer grama para jogar no clube que ele gosta, mas tambem é inexperiente.O Elber e Alysson ja provaram, assim como o Vinicius Araujo que quando a coisa aperta não decidem.São bons, mas para mais pra frente, campeonato mineiro e até mesmo Brasileirão.SE o Borges não se explicar, vai faltar um camisa 9, pois o Marcelo Moreno não é garantia de que será o "cara". Mas se for, vamos aplaudir. CONFIANÇA no time, temos de ter sim, mas acomodar, jamais!
 PHDF | Brasília | 10-01-14 10h57min
- E a zaga?

- Vão confiar na sorte dos titulares jogarem todos os jogos ou no aproveitamento de garotos da base na Libertadoras?

 rapoza matreira | belo horizonte | 10-01-14 11h15min
Estou de volta . A rapoza Matreira e a maioria dos cruzeirenses não quer essas torcidas organizadas querendo aparecer em apresentação de jogador . O nosso presidente já definiu que quer distância das mesmas do nosso Estádio.
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 10-01-14 13h14min
Depois do campeonato impecável do Lucas, ainda tem gente pedindo jogador por uma suposta falta de experiência. Pra eles, o volante precisa ser pegador, fazer ligação e bater escanteio e cabecear no mesmo lance. Daqui a pouco estarão pedindo Schweinsteiger no time! Desafio qualquer um a indicar um segundo volante melhor que o Lucas e que esteja dentro da realidade financeira do Cruzeiro!
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 10-01-14 13h18min
Além da qualidade do Lucas, tem a questão psicológica: o cara faz um campeonato perfeito, está em franca ascensão e, de repente, um entendido que colocar um medalhão afirmando falta de experiência. É acabar com a carreira do jogador! Como que qualquer atleta da base se firma se, por melhor que faça, vai ser chamado de inexperiente?
 Celeste e Blaugrana | São Paulo | 10-01-14 13h20min
Aposto que foram contra o Fenômeno na Libertadores nos 16 anos do rapaz. Aliás, foi nessa burrice de experiência que deixamos de levar Neymar e Ganso na última Copa e demos aquele vexame. Ainda bem que o Marcelo Oliveira é mais esclarecido que esse povo.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 10-01-14 19h50min
Senhor Duarte, Obrigado pela lembrança. Que 2014 seja um ano de muitas realizações e muito sucesso. E que ganhemos tudo neste ano. A propósito, só um pequeno comentário: algo me diz que Vitorino deveria ter ficado. Afinal, foi um ano de tratamento e, curado, quem sabe não recuperaria o bom futebol que o trouxe para a Toca?
 Força-Azul | Santos | 10-01-14 20h56min
Caro João Duarte, parabéns por mais uma coluna instigadora de opiniões e obrigado pela homenagem. Vou dar minhas opiniões: 1) Nosso maior reforço foi a manutenção (até agora) do elenco. Quero parabenizar Dr. Gilvan e equipe pelo trabalho. Como diz o Leo Gontijo acima, são outros tempos, os perrelistas já tinham queimado pelo menos meio time, não foi assim em 2004? 2)Quanto aos reforços: Samúdio veio com referências a ser reafirmado nos jogos. Rodrigo Dias é incógnita e vamos aguardar...
 Força-Azul | Santos | 10-01-14 21h07min
Marlone é uma boa aposta, gostei da velocidade dele no Vasco. Moreno teve sua melhor passagem no Cruzeiro e com a identificação com a torcida poderá ser muito útil na Libertas. Vilson é também incognita e com histórico de DM. 3)Duas carências que ainda identifico no time: Na zaga - nosso reserva imediato Leo é bem mais lento que os titulares e podemos ter problema. No meio: Entendo que deveríamos ter um oito com estilo mais "pegador". Pra mim os reservas Souza, Henrique,Tinga não tem este perfil
 Força-Azul | Santos | 10-01-14 21h11min
João Duarte, entendo que a Diretoria fez um caminho muito seguro, mantendo o plantel e contratando pontualmente. Pergunto: Não seria interessante continuar ousando e contratando um jogador que chegasse para ser titular? O avanço no Sócio torcedor mais mídia da Libertadores e outros campeonatos não "bancam" esta ousadia? Particularmente gostaria de ver no Cruzeiro um destes: Arouca ou William do Inter, que teve a melhor estatística de tomada de bola e é bom jogador.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 10-01-14 23h37min
O comentário do FORÇA AZUL vai para a Celeste e Blaugrana.Não estou querendo queimar ninguém do mesmo jeito que acho que haverá determinadas partidas que o Maike deva ser titular e outras em que a experiencia do Ceará é que deverá prevalecer. a mesma coisa com o Lucas Silva.Não estamos querendo acabar com carreira de ninguém.Até porque gosto do muito do Lucas Silva, mas por causa daqueles dois goals que fez e não arriscou mais, exceto umas duas vezes, acharam que ele era craque.Tem de remar mais
 lucio sangue azul | sete lagoas | 11-01-14 15h13min
Ponhamos nossas barbas de molho: O Everton Ribeiro pode sair.O volante Elias que eu queria no cruzeiro,deve reforçar o nosso rival.Volante de nível agora, só o Jucilei.Valeria a pena um patrocinador para buscá-lo.
 raposão do Brasil | Não definido | 11-01-14 15h51min
Boa tarde João e a todos da coluna,sinceramente até agora estou tentando entender a contratação do JBatista,readaptar ao futebol brasileiro?!!! Essa é dificíl de engolir meu caro.Já postei aqui em outras oportunidades o Borges é um bom reserva e só,contratar outro bom reserva mesmo sendo o Moreno jogador que tenho grande estima e confiança mas acho que não é o suficiente.Que tal ao invés de Marlone(nada contra o garoto),não correr atrás do Manoel do ATL do Paraná?O Léo é boa pessoa ,raçudo...
 raposão do Brasil | Não definido | 11-01-14 16h00min
cruzeirense,mas fraquinho.....Quando o Dedé não joga é um Deus nos acuda,quem não se lembra do ultimo clássico,drible da vaca no BR e viradinha de bunda do Léo no chute e 1x0 pras frangas.Se viesse um bom zagueiro pra ser titular e jogar no lugar do BR já me dava por satisfeito,já que não vão tentar o Nilmar mesmo, paciência,abraços a todos..
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 11-01-14 16h09min
Temos um ótimo elenco e tivemos reforços relativamente adequados. Se Martinucio engrenar depois de um ano de recuperação e entrar bem será outro ótimo reforço de meia atacante. Precisamos de praticamente 22 titulares para manter a competitividade em todos os torneios, somos o único time da América latina que se aproxima dessa condição. Por isso acho que falta apenas mais um zagueiro de qualidade, e eu ficaria com D. Renan na reserva que joga nas duas pontas.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 11-01-14 16h22min
Marcelo Oliveira provou a mim e um monte de torcedores que sua visão era muito mais a frente que enchergavamos. Criou um time moderno onde todos principalmente do meio pra frente defendem e marcam gols com eficiência. Essa é nossa caracterīstica e temos um time vencedor adaptado a esse estilo, precisa motiva-los a querer superar todos os limites ao extremo. Tínhamos que superar a marca do SPFW e ganhado das frangas no horto, são situações necessárias já que o campeonato tava garantido.
 mrr | Natal | 11-01-14 23h23min
JDuarte, realmente esta parte do pai do Marcelo não estava ciente, contudo atrapalha na vida profissional do jogador, para o azar dele, esperamos que no Cruzeiro o diretor de esportes consiga manter as coisas separadas. Com relação ao estilo de futebol deste jogador eu concordo plenamente contigo. Minha preocupação neste momento é manter o elenco unido, sem vaidade. Vejo na imprensa Julio querendo titularidade, vejo Marcelo querendo a titularidade, isso me preocupa muito.
 mrr | Natal | 11-01-14 23h26min
Tem que haver o respeito, Julio quer a titularidade? Que trabalhe para isso, pois até o final de 2013 o R. Goulart é titular para mim. Uma pena que a maioria da torcida prefira os medalhinhas. Eu defendi o Everton Ribeiro e Goulart junto titulares o ano todo, e quando isso aconteceu os resultados apareceram , uma pena mesmo a que a torcida não vê isso. É aquele negócio QUEM CARREGA O PIANO NUNCA É RECONHECIDO!
 Alessandro Bruno | Não definido | 11-01-14 23h28min
Prezado João, Você não acha que o Cruzeiro precisa também, contratar pontualmente um goleiro com experiência? Na minha ótica, O goleiro Rafael não foi bem nas vezes que substituiu o Fábio no final do Brasileirão. Achei ele lento e inseguro. E se for preciso utilizá-lo em uma competição como a Libertadores, por exemplo? Grande abraço!
 João Duarte | Vit�ria | 12-01-14 09h31min
Prezado Alessandro Bruno,
Penso exatamente o oposto que você. Confio demais no Rafael. Veja bem que ele e qualquer outro goleiro que vier raramente jogará. A razão é simples. Fábio não dá brecha. Raramente é advertido e não é de contundir. Talvez você tenha ficado com p jogo do Vasco gravado em sua memória, considerando que os gols que ele tomou fossem defensáveis, em especial o 2º gol. mas quero te lembrar que no jogo mais importante do Cruzeiro nos últimos 3 anos, ele esteve lá...
 João Duarte | Vit�ria | 12-01-14 09h34min
Ele pegou algumas geladas :
- Palmeiras em São Paulo na melhor fase do Marcos Assunção como cobrador de faltas. Entrou, defedeu um pênalti aos 45' da etapa final e garantiu o pontinho do empate.
- Cocotas no jogo que decidiria o nosso rebaixamento : Esteve em campo e muito bem por sinal.
- Contra o Vasco em casa o Fábio levou 3 gols. Ele, fora de casa levou 2.
E isto sem ritmo de jogo. Este ano se fez 3 jogos foi muito. E qualquer goleiro que vier experiente ou não viverá o mesmo
 João Duarte | Vit�ria | 12-01-14 09h36min
Portanto, com o Fábio podendo atuar não vejo necessidade de investir em um outro goleiro.
 João Duarte | Vit�ria | 12-01-14 09h41min
Meu prezado Raposão do Brasil,
Tem um zagueiro dando sopa na área, caro e de nome. Com boa passagem pelo Cruzeiro, o Cris está na berlinda no Vasco... gostaria de vê-lo de volta ou prefere esperar a recuperação do Vílson ?... Concordo com o Alexandre Mattos que é melhor tratar o Vílson e já vendo o cara ir incorporando o gosto pela camisa azul estrelada.
Agora é duro num ano com 50 jogos e você se lembrar de uma finta que o Bruno Rodrigo levou do Fernandinho. Forte demais.
 João Duarte | Vit�ria | 12-01-14 09h45min
E sobre o LÉO como já afirmei aqui, ele tem tudo para ser um dos desafetos da vez de parte da torcida do Cruzeiro na INTERNET. Ele e o Tinga serão os alvos, isto considerando que o Francisco Éverton vá sair... Ainda bem que não são do time titular do Cruzeiro. Como jogadores de composição do elenco eu diria que os aprovo. Mas, parte da torcida o coloca como remanescente de 2011, coisa que não faz o menor sentido. Léo não é o pior dos piores, como diria Lélio Gustavo, embora falhe.
 João Duarte | Vit�ria | 12-01-14 09h48min
Tecnicamente a maior falha que vejo no Léo é marcar a bola e não o jogador em lances de bola parada, principalmente.
Não se pode deixar um zagueiro alto adversário correr e tomar impulsão para cabecear, e vimos isto várias vezes.
Outro ponto é na antecipação do que o atacante adversário vá fazer. Beque que se preza, não pode dar espaço para atacante rápido se virar ou colocar a bola na frente.
Mas, tem como mérito saber jogar, não dar chutão a esmo e ser bom nos lances ofensivos.
 João Duarte | Vit�ria | 12-01-14 09h49min
Para a surpresa de muitos, embora jogando menos que os outros fez 4 gols no ano e foi o zagueiro cruzeirense que mais marcou.
 redmosk | Uberl�ndia | 12-01-14 12h53min
João Duarte a torcida pega no pé do Léo , Tinga , Everton ...etc porque quando precisa dos caras eles são uma nulidade !! jogador para compor elenco precisa de um nível próximo do titular eles estão bem abaixo. Sobre Vilson acho ele um jogador razoável porém não tem como ignorar histórico de lesões do jogador ele tem problema crônico joelho,nos ultimos 3 anos fez so 80 jogos pode escrever vai ser contratado é morar Dm,junto Martinuccio aliás tem gente que ainda aposta neste jogador Rss
 Dr.Magno | BH | 12-01-14 13h05min
Amigo João Duarte,
De todos adversários que podem dificultar nossas conquistas esse ano, só vejo o Atlético-Mg(se confirmar a contratação do Elias) e talvez o Santos.
Grêmio, São Paulo, Corinthians estão em crise financeira e enfraqueceram seus elencos.
Sobre o zagueiro Léo, não vejo ele como um reserva a altura dos titulares. Quando precisamos dele na reta final, errou nas maiorias dos jogos que atuou, colocaria ele como moeda de troca e buscaria outro zagueiro.
 Dr.Magno | BH | 12-01-14 13h19min
Quem seria esse zagueiro: André Dias ou Naldo(31 anos)do Wolfsburg da Alemanha. E investiria no Wallace que subiu da base.
Gosto muito do Rafael, mais vejo mais potencial no 3º Goleiro reserva do Flamengo(César Bernardo), buscaria sua contratação pensando no futuro próximo, pois sua multa rescisória é baixa cerca de R$ 1,4 milhões.
 abilio | Belo Horizonte | 12-01-14 15h55min
João te respeito muito, mais defender o Leo não dá. Infelizmente ele é o péssimo dos péssimos e não sairá do Cruzeiro, tem contrato de 3 anos e não aceita proposta para sair, já recusou uma da Franca e agora outra do México. É caso perdido, só rezando para o Marcelo não escalar e dar sequencia ao Wallace. Esse sim pode ate colocar BR no banco. O Vilson foi boa contração, alem de zagueiro pode jogar de volante. Não vai jogar mais que 30 jogos na temporada.
 abilio | Belo Horizonte | 12-01-14 15h55min
O Tinga é um bom jogador, que alguns criticam, por que não prestam atenção na função tática que o jogador executa. Na Libertadores ele será muito útil, pois é o único meia defensivo do elenco. Quando precisar defender resultado, ele entrara como 3º. Volante fechando o meio e o corretor do lado que for escalado.
 raposão do Brasil | Não definido | 12-01-14 16h06min
Boa tarde a todos,não questão de desafeto meu caro João,como vc própio já citou acima ele é inocente e só marca a bola.No caso Cris não dá né João,mesmo gostando muito dele mas já passou sua vez no Cruzeiro.Acho que alguém vai me crucificar mas queria que o zagueiro R.Donato tivesse mais chances e uma sequência maior no time titular e ele é melhor que o Léo,rsrsrsrs.Pense João, 50 jogos e falhar justamente contra as frangas é de esquecer João?Abraço a todos..
 pyxis | BHZ | 12-01-14 21h35min
Não quero crucificar ninguém... afinal cada um torce para seu time em fantasy games contratando, escalando e dispensando como bem entende.
Estava discutindo num post em que alguns cruzeirenses defendiam a contratação do Robinho e a PRINCIPAL argumentação era de que... ´... se o 6a1o tem R10, temos que contratar Robinho ...`
Particularmente, considero uma infantilidade digna de FIFA14.
QUando perguntei QUAL JOGADOR o "debatedor" tiraria do time para entrar o Robinho... cont
 pyxis | BHZ | 12-01-14 21h38min
... ou se o Robinho, na visão do torcedor "antenado", seria contratado para "compor elenco", o cara me sai com esta "torce aí para ele não ser contratado e eu torço para ele ser contratado".
Fico pensando, será que este povo BABA na frente do monitor do videogame??? Que falta de respeito com os profissionais que ganharam o Brasileiro !!! Mas vendo que ainda tem torcedor preso às suas "convicções" e pedindo R.Donato, ei fico até com medo de discutir futebol e discutir sobre o CRUZEIRO.
 PHDF | Brasília | 12-01-14 23h59min
- Crucificar o Léo é um exagero. Não é jogador para ser titular, mas pode compor o elenco. Só não deveria ser o primeiro reserva, pois em jogos do tipo Copa é preciso mais segurança na zaga.
- O volante que poderia fazer também a função de zagueiro e estava livre no mercado foi contratado pelo Grêmio: Edinho.
- Henrique também seria perfeito, mas há de se considerar a inviabilidade financeira. Logo o negócio será achar um outro grande zagueiro para substituir eventualmente um titular.
 João Duarte | Vit�ria | 13-01-14 00h29min
Dr. Magno,
Se eu pudesse ter o Henrique do Palmeiras, o Manoel do Atlético-PR ou o Naldo que era do Juventude e está há anos na Alemanha, claro que estaria super satisfeito. Ocorre que contratar este tipo de jogadores não é fácil e nem tem baixo custo. Até mesmo aquele Naldo que veio da Ponte e passou bem por Cruzeiro e Grêmio não seria visto com maus olhos. Agora contratar um cara só para dizer que trouxe alguém diferente dos que estavam no plantel é besteira da grossa. Ou REFORÇO ou nada.
 João Duarte | Vit�ria | 13-01-14 00h33min
Abílio,
Já que seu negócio é exceção o que me dizer da atuação do Léo nos 6 x 1 jogando de lateral, marcando e anulando o Bernard ?
Mas, não fiz defesa velada do Léo. Você observou que tratei dos erros dele também ? Fiz uma análise com os prós e contras. Creio sim que ele pode ficar na composição do elenco, onde os titulares são Dedé e Bruno Rodrigo.
 pyxis | BHZ | 13-01-14 15h36min
JDuarte, fico admirado de você descobrir algumas coisas somente agora. Torcedor do Cruzeiro, há muitos anos, torce para a opinião dele. É exigente e olha os erros com LUPA dos jogadores que interessa a ele criticar. Faz vista grossa para erros dos jogadores que ele quer ver sua opinião prevalecer. Não vemos mais, em nenhum espaço virtual, debate que as pessoas parem e pensem. Virou artigo de luxo o tal PENSAR na opinião contrária. O advento dos fanasy games então... ferrou tudo... cont
 pyxis | BHZ | 13-01-14 15h38min
... chegamos ao absurdo de que, o M.Oliveira indica que vai continuar no esquema 4-2-3-1. Jogou assim no Brasileiro. TODO MUNDO VIU... até os comentaristas rurais viram. Aí um torcedor que quer dois atacantes e um esquema como 4-4-2 (DETALHE: NÃO EXISTE 4-2-3-1 no Cartola FC !!!) fica nervosinho e chega ao ponto de dizer que o M.Oliveira "... nunca armou o time com o 4-2-3-1 ...". Tem base?
 João Duarte | Vit�ria | 13-01-14 16h24min
Prezado MRR,
Que todos que terminaram titulares no ano passado fiquem espertos porque para cada posição temos uma ótima opção senão vejamos :
1 - Fábio (Rafael)
2 - Ceará (Mayke)
3 - Dedé (Vílson)
4 - Bruno Rodrigo (Wallace)
6 - Egídio (Samúdio)
5 - Nilton (Souza)
8 - Lucas Silva (Henrique)
10- Ricardo Goulart (Júlio Baptista) 7 - Éverton Ribeiro (Élber, Marlone)
9 - Borges (Moreno e Vinícius) 11 - Dagoberto (William e Martinuccio)
 chiabi | Nova Lima | 13-01-14 18h14min
Ótima coluna e debate. Em minha opinião, temos um ótimo elenco, em condições de vencer todos os campeonatos de 2014, mas aí o buraco é mais embaixo. Não temos os 11 titulares definidos. As contratações desse ano foram importantes e pontuais. Discordo apenas da equivalência de $$ Farias e AR, por MM, pois os dois primeiros ainda recebem do Cruzeiro. Finalmente, há que se entender que perderemos jogadores no meio do ano, não porque a diretoria quer, mas porque o atleta almeja jogar na Europa.
 raposão do Brasil | Não definido | 13-01-14 20h54min
Boa noite a todos,tem gente que pensa que é mais cruzeirense que outros né Evandro?Você está sempre passando sua grande sabedoria e capacidade polivalente de torcer,que maravilha!!!Esse espaço é do JD e equanto ele permitir vou continuar opinando,sendo "BABA",tendo tais "convicções" e não vou me importar com rabujicis.Na minha opinião o R.DONATO teve poucas oportunidades já o Léo tem quantos anos de clube?Antes de me esquecer vou te fazer uma perguntinha simples e fácil de responder....
 raposão do Brasil | Não definido | 13-01-14 21h02min
...principalmente para um "esclarecido" como vossa senhoria,vc já jogou futebol?Tem noção do que é marcar a bola ou o jogador?Parece que não,expressar uma opinião não quer dizer desrespeitar um campeão brasileiro ,isso é tolice sua,ou temos todos que concordar com vossa senhoria em todas suas grandes atividades" mentais e supremas"?
 pyxis | BHZ | 13-01-14 22h17min
Raposão do Brasil, Tá satisfeito? Gente psicótica como você é assim mesmo... eu nem citei seu nome, mas você SE ACHA e pensa que escrevo pensando ou me referindo as suas sandices... vai se tratar e deixa o Cruzeiro em paz... São energúmenos como você que me fazem escrever SEMPRE.... Sua opinião sobre mim é LIXO... Cago e ando... e estarei EM QUALQUER ESPAÇO QUE EU quiser, quando EU quiser, para lembrar que sua ignorância não se impõe em lugar nenhum.
 João Duarte | Vit�ria | 14-01-14 01h13min
Meu prezado Chiabi Jr.,
Talvez tenha me expressado mal, mas, notícias dão conta de que :
1 - O Olímpia do Paraguai vai rachar os dispêndios com o Cruzeiro até julho, quando se encerra o contrato de Farias, com uma economia de R$ 600 mil para os cofres do clube.
2 - Anselmo Ramon estará sendo negociado com um clube da China, além de desonerar a folha, ainda vai deixar uns caraminguás no caixa do clube.
 João Duarte | Vit�ria | 14-01-14 01h14min
3 - O Cruzeiro vai pagar os salários do Marcelo Moreno, mas, a informação que recebi é que ele aceitou uma substancial redução no que ganhava para jogar no clube a Taça Libertadores. Não chegará a R$ 300 mil o salário. Você ou algum colega pode confirmar ?
 webber | Belo Horizonte | 14-01-14 09h04min
Concordo que na Libertadores o Cruzeiro deve mudar a forma de jogar. O esquema 4-2-3-1 não tem nada de errado, pode e deve ser utilizado na Libertadores, mas realmente haverá situações de ter que segurar o resultado, com placares mínimos e pouco vacilo. Para isto acredito nos nossos meias, que tem poder de marcação forte, mas também em nosso volantes, que possuem habilidades para também definir jogadas de gol. Depende só do elenco e do treinador. Cruzeiro, um time plural! Vamos Cruzeiro!
 lucio sangue azul | sete lagoas | 15-01-14 08h23min
Não posso me furtar a cumprimentar a diretoria cruzeirense pela forma que vem conduzindo os destinos do clube.Eu acho que voce pode trazer jogadores consagrados para qualificar o elenco, mas também pode buscar jogadores virtualmente promissores como foi o caso do Marlone, Neilton e esse zagueiro do Libertad que está na iminência de vir.Pode dar certo ou não, mas o acerto nos nomes foi muito grande!
 PHDF | Brasília | 15-01-14 15h42min
- Nem tudo que a diretoria faz dá para aplaudir. Esta de trazer o Neiton adquirindo 25% do seu passe não dá para entender. Primeiro porque o time está com excesso de atacantes. Segundo porque se jogar e se valorizar o percentual celeste é mínimo.
- Começo a pensar que o Cruzeiro jogará com time misto o mineiro e a copa do Brasil. Isso justificaria tantos atacantes, sendo alguns bem jovens.
- Para a defesa estão apostando no Wallace. Tomara que estejam certos.
 PHDF | Brasília | 15-01-14 15h55min
Um time reserva:
Rafael, Mayke, Leo, Wallace e Samudio;
Souza e Henrique;
Marlone, Júlio Batista e Willian (Luan); Moreno (Vinicius).
- Vejam que sobram muitos para o ataque e meia. Tinga, Elber, Alisson. A zaga que é um incógnita.
 mrr | Natal | 15-01-14 17h58min
E por falar em contratação e novatos, realmente estou me esforçando bastante apra entender o possível interesse na jovem promessa do Santos. O cara tem deficiências sérias como o chute(técnica) e falta de humildade. ALém do fato do elenco está já inchado no setor. São coisas esas que alimentam coisas como lavagem de dinheiro, investidor sem nome etc...
 mrr | Natal | 15-01-14 17h59min
Bom acerto do Lucca com o Criciúma o garoto não teria oportunidade tão cedo no time.
 mrr | Natal | 15-01-14 17h59min
Bom acerto do Lucca com o Criciúma o garoto não teria oportunidade tão cedo no time.
 João Duarte | Vit�ria | 15-01-14 21h13min
Prezado MRR,
É impressão minha ou você está vendo coisa onde não há motivo para suspeita ?
Neílton é um garoto de 19 anos de idade, uma PROMESSA que tanto pode dar certo, como também pode não dar. Foi da seleção em todas as categorias da base e vinha sendo tratado como diamante no Santos. Só que perto de fazer os 19 anos e 6 meses, como o pessoal do Santos não conseguiu fazer um acordo com ele, já está livre para assinar um pré-contrato com quem quiser. Não é pereba né ?
 João Duarte | Vit�ria | 15-01-14 21h15min
Se ele chegasse ao Cruzeiro falando que tem um interesse ou sondagem do Sevilla com uma proposta de 5 milhões de euros como se chegou a ventilar, com certeza o Alexandre Mattos não teria nem se assentado à mesa com ele.
Para um jovem de 19 anos sair do Brasil e vingar lá fora é muito mais complicado que se imagina. Temos um caso no próprio Cruzeiro. Léo Bonatinni foi para a Juventus e era de seleção e o escambau... acabou-se o ano dele lá e a Juve não se interessou pela renovação. E aí ?
 João Duarte | Vit�ria | 15-01-14 21h18min
O Cruzeiro mostrou a ele a estrutura que oferece, daria a ele a oportunidade de já entrar num grupo vencedor e aos poucos. Além disto tem um histórico de colocação com sucesso de jovens no exterior que raramente voltam após um ou dois anos por lá, porque são preparados para isto. E se alguém acha que o Cruzeiro vai pagar R$ 100 mil por mês, podem ir tirando o cavalinho da chuva que isto não vai acontecer.
 João Duarte | Vit�ria | 15-01-14 21h20min
O que acho razoável é um investimento de R$ 500 mil a título de participação nos direitos econômicos com uma cláusula estipulando que ao final do 1º ano de contrato o Cruzeiro tenha a opção de compra de um valor que chegue pelo menos a 60% dos direitos econômicos e com os direitos federativos por um período de 5 anos. Porque isto nos dará muita chance de recuperar o capital investido.
Claro que é uma aposta que eu, com certeza, faria.
 João Duarte | Vit�ria | 15-01-14 21h24min
Vamos falar sobre o Lucca agora...
Tenho certeza de que se trata de um jogador de muito potencial. Mas, também é justo afirmar que ele não conseguiu se libertar do casulo aqui na Toca da Raposa.
Jamais foi aquele jogador incisivo e insinuante que partia para cima dos adversários, como em seus melhores dias de Criciúma. Então, o Cruzeiro o recoloca no seu clube de origem onde mais maduro pode ser que volte a desenvolver o seu futebol e volte em 2015 com mais bagagem. Colocamos o R. Donato
 lucio sangue azul | sete lagoas | 16-01-14 09h32min
JD, concordo inteiramente com voce sobre o Neilton.E concordo tambem na questão do Lucca. O que eu não concordo é em contratações intermediárias ou aqueles de jogadores de idade muito avançada, exceto se for para o cara ser titular (Ex. Alex talento). Não vejo o plantel inchado assim, pois ja foi dito pelo Marcelo que em varios jogos ele vai preservar o time titular.Os suplentes tem de dar conta do recado.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 16-01-14 09h42min
Nossas competição mais importante é a Libertadores e dentro do possível deve ser priorizada.Temos time para ganhá-la.Só continuo achando que precisando de mais um volante. Diferente da maioria, acho o Lucas silva com pouco poder de marcação.É um belo jogador, mas para a Libertas, acho que precisa de alguém mais pegador, principalmente para jogos fora do pais.Notem:so seria valida a contratação de mais um se for para ser titular, tipo Elias e Jucilei.
 Dr.Magno | BH | 16-01-14 13h24min
João Duarte
NeiltonNUNCA foi convocado pela Seleção Brasileira quando jogava na base do Santos.
Na base do Santos era reserva, até que em 2013 se destacou principalmente pela Copa São Paulo Jr., pelas semifinais da competição contra o Palmeiras. O Santos venceu o jogo por 3x2, e Neilton marcou os três gols do jogo.
Apesar de ter sido decisivo na conquista da Copa São Paulo de juniores em 2013, Neilton nunca empolgou o presidente em exercício, Odílio Rodrigues.
 Dr.Magno | BH | 16-01-14 13h24min
João Duarte
NeiltonNUNCA foi convocado pela Seleção Brasileira quando jogava na base do Santos.
Na base do Santos era reserva, até que em 2013 se destacou principalmente pela Copa São Paulo Jr., pelas semifinais da competição contra o Palmeiras. O Santos venceu o jogo por 3x2, e Neilton marcou os três gols do jogo.
Apesar de ter sido decisivo na conquista da Copa São Paulo de juniores em 2013, Neilton nunca empolgou o presidente em exercício, Odílio Rodrigues.
 mrr | Natal | 16-01-14 13h54min
Obrigado pela resposta. Mas discordo de algumas qualificações dadas ao Neiton, acompanhei este garoto e sinceramente, tem habilidade mas não é um jogador agudo que finaliza, verás rs... Salvo engano foram 2 ou 3 jogos que ele se destacou depois nunca mais. Outro ponto, segundo fontes santistas o cara já se acha estrela e não deu certo no Santos entre outros motivos foi a questão salarial onde queria ganhar mais que todos da base.
 mrr | Natal | 16-01-14 13h55min
Mas esquecendo isso tudo, volto a fazer a pergunta, por que contratar mais um em setor tão cheio? Se o Lucca saiu or falta de oportunidade, acho que dificilmente este ex-santista terá oportunidade, chega ser hilário ouvir que existe pressa na sua contratação por causa da libertadores,rs... Como se o mesmo fosse jogar ha ha ha...
 mrr | Natal | 16-01-14 13h58min
Mas antes sobrando do que faltando né JD rs... E pensar que em 2011 passamos tal sufoco rs... Nenhum time do Brasil tem um elenco tão numeroso e técnico como o nosso. Agora é só Marcelo dirimir os conflitos internos como fez no ano passado que taça será nossa, principalmente por que os demais times do Brasil novamente estão em crise, acredito que somente dois se salvam.
 redmosk | Uberl�ndia | 16-01-14 15h58min
Sobre Neilton acho Elber & Lineker com futebol melhor ou igual dele é muito marketing é pouco futebol,me lembra muito Lulinha quando apareceu no corinthians,Henrique São Paulo por ai vai... se vier de graça com salário no patamar do Vinicius Araujo ok caso contrario não vale pena.Se fosse tão bom o santos não deixaria chegar nesta situação já teria resolvido ano passado para min é bom jogador com potêncial nada demais.
 abilio | Belo Horizonte | 16-01-14 20h07min
João desculpa esta te respondendo somente hoje. Infelizmente temos que aturar o Léo. Lembro-me sem fazer pesquisa alguns jogos que ele falhou; 2o. Jogo da final do mineiro, Criciúma, Vitoria São Paulo e Coritiba. Devo reconhecer que ele fez boas partidas de lateral direito. Mais gostaria de lembrar que em 2011 a zaga que nos salvou da 2a. foi com Guerreiro e Naldo. Como dizia de seu Ênio Andrade “não tenha jogador ruim no elenco, pois ele acabara jogando”. Não sou dono da verdade e nem jogo game
 abilio | Belo Horizonte | 16-01-14 20h08min
continuacao.. Apenas tenho minha opinião e respeito às demais, mais me dou o direito de discordar.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [2 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster