Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

06/01/2014 | Evandro Oliveira
Observatório - O Inédito Ano de 2013

Será que poderemos afirmar que o futebol mineiro e o torcedor cruzeirense evoluiram neste ano inédito de 2013 ?

O futebol mineiro experimentou, na temporada 2013, uma exposição e conquistas nunca antes experimentadas por uma unidade da federação fora do Eixo RJ-SP.

O discurso, especialmente da mídia que atua onde a rivalidade esportiva no futebol é polarizada entre duas equipes, como no caso de Minas Gerais, e que preconizava que uma equipe deveria estar sempre bem para elevar a outra, NUNCA FUNCIONOU. É uma falácia usada pela mídia para enganar os alienados torcedores e suas briguinhas regionais. Como se isto elevasse algum dos times, ou ambos, a patamares superiores.

O ano de 2013 foi marcado pelo fato de que dois times de Minas conquistaram uma grande competição na mesma temporada. Justo no ano em que o presidente de um dos times declarou que sua vida era destinada a “ … destruir o adversário … “. Não é sintomático que, durante todo o tempo em que a mídia pregou o sucesso do “co-irmão” para elevar todos, nunca deu resultado e justamente quando as “manguinhas foram colocadas de fora” os times atingiram algo inédito?

A mídia e até jogadores adversários entraram na onda. Podia-se ver jogadores, de um dos times, indo para os vídeos no Youtube e fazendo referências que nunca tinham sido feitas. Talvez pela garantia de que uma conquista garantida é sinal de imortalidade e outras conquistas.

Dezembro de 2012 era o marco para o FIM DO MUNDO. O que temos visto depois do fim do mundo são evidências bastante apropriadas para acreditar no que previram os Maias.

As tecnologias das redes sociais estão, como diriam os especialistas, destruindo qualquer capacidade intelectual das pessoas. Um iphone ou um tablet é objeto mais conhecido e utilizável do que o cérebro.

Há muito tempo, desde o início das minhas atividades relacionadas ao Cruzeiro na Internet, dissemino a perspectiva de que tratar a rivalidade futebolística de maneira a nos elevarmos é uma furada. Tem uma frase atribuída a Mark Twain que diz que “... Nunca discuta com pessoas burras, elas vão te arrastar ao nível delas e ganharão de você na discussão pois elas tem muito mais experiência em ser ignorantes”. Pois é a frase que vale e que tento dizer aos meus amigos cruzeirenses. Não discutam com os caras... por mais conquistas que tenhamos sobrepondo às deles, estaremos reproduzindo o que disse o escritor estadunidense. Não adianta.

Para piorar, aproprio-me de outra frase, “O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância.”, atribuída a Buda, que reflete o grau de alienação que o torcedor de futebol atingiu no Brasil, especialmente em estados como Minas Gerais. O torcedor não tem a menor medida de como e em qual profundidade é alienado e se mete a discutir antes dos fatos. O torcedor chamado da “Era da Informação”, que eu convencionei chamar de torcedor cibernético, faz questão de falar de todos os assuntos, mesmo que seja completo ignorante. E é este filão que é aproveitado pela mídia.

Alguns dias atrás, tivemos a oportunidade de presenciar um dos maiores absurdos cometidos pela mídia rural, agora em completo desespero pois suas falácias e mentirinhas vão caindo uma-a-uma. A votação do denominado Troféu Guará, deu a exata dimensão de como pensa e age a mídia mineira. A premiação, que deveria ser dos melhores de toda a temporada, não consegue esconder a preferência clubística das editorias, redações e profissionais da imprensa esportiva mineira. Faltou eles premiarem o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF) como o dirigente do ano. Federação que inicia o ano sob intervenção. Talvez els tenham acertado ao dar o prêmio de dirigente do ano a quem disse que iria destruir o adversário e quem chamou de “lebrões velhos” agentes que atuam na FMF. Ah! Mas ele deve ser eleito para algum cargo político pois tem grande espaço junto aos seguidores.

Ao mesmo tempo que jogadores do Cruzeiro são escolhidos como melhores da temporada pela mídia do Eixo RJ=SP e até fora do país, eles são ignorados por absoluta incompetência e descaramento de meia dúzia de “formadores de opinião”.

Fico bastante triste ao ver torcedores do Cruzeiro se rebaixarem e ficarem discutindo quantidade e valoração de títulos para mostrar aos adversários que o Cruzeiro honra mais o nome de Minas Gerais no cenário nacional e mundial. Fico intrigado com a necessidade de torcedores cruzeirenses gastarem energia com quadros, tabelas, rankings e outras bobagens quando deveriam é procurar adversários mais qualificados e não equiparar aos ignorantes e alienados que temos como rivais em Minas.

Será que poderemos afirmar que o futebol mineiro e o torcedor cruzeirense evoluíram neste ano inédito de 2013 a ponto de termos um 2014 com os torcedores de todos os times cientes de suas potencialidades e capacidades?

Acho que não.

No futebol é ótimo brincar e zoar com os adversários, APÓS as derrotas dos mesmos. Quando temos a maior parte dos torcedores se preocupando em mostrar fatos e brigando por versões dos fatos, tudo isto sob os olhos interessados da mídia, é porque muita coisa está errada. A torcida do Cruzeiro precisa sair deste estupor de alienação. Não precisamos desejar e trabalhar pela derrota alheia. Não precisamos torcer e nem comprar camisas de adversários para que eles protagonizem seus próprios vexames. A mídia que protege a eles é nossa garantia. Basta torcermos para o CRUZEIRO. A história não mente !!! JAMAIS vai mudar !!!

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 mrr | Natal | 06-01-14 07h20min
Acredito PYXIS que todo assunto que envolva emoção ou de certo modo fanatismo é uma grande perda de tempo se discutir vide a política, religião e futebol rs... Para alguns discordar é o mesmo que uma ofensa, rs... Realmente vejo muito torcedor mais preocupado com o fracasso alheio do que suas próprias conquistas vide a comemoração após a derrota do CAM no mundial. Não sei se é por que moro longe há muito tempo e não vivêncio mais tal rivalidade, mas como é PEQUENO tudo isso, além de estúpido!
 mrr | Natal | 06-01-14 07h23min
Faço coro a uma frase que o Profexô, Vanderlei Luxemburgo, quando treinou o Cruzeiro disse que devemos torcer para o crescimento do futebol mineiro. Se o rival ganhar seja indiferente ou demonstre alegria pois Minas mais uma vez está em evidência.
 carlos_Almeida | Vitória | 06-01-14 19h51min
Evandro, 2013 foi bom para os dois times, o Atlético colocou desespero e dinheiro na mesa, não conseguiu no ano passado por incompetência, porque tinha time, conseguiram este ano no sofrimento. O título do Cruzeiro foi fruto do controle, da competência, do bom trabalho e para os que acreditam na mística, o Cruzeiro tem estrela de campeão. O Troféu Guará, se foi justo ou injusto a premiação, os cruzeirenses estão pouco se importando devido a falta de credibilidade do Troféu no decorrer de sua ...
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 06-01-14 19h52min
Evandro, tenho por hábito torcer apenas pelo meu time de coração: Cruzeiro e só. Não torço por time de outro Estado e nem contra os demais. Não uso camisa e nem compro de times adversários do nosso rival. Quando estive em Minas em 2009 para ver a final da Libertadores, vi como os torcedores, deste time rival, são patéticos, fazendo um trocadilho com o nome do time deles. Fui ao jogo contra o Grêmio e fiz aquilo que sempre gostei de fazer: ver um bom jogo e vibrar com meu time. E como é bom.
 carlos_Almeida | Vitória | 06-01-14 19h57min
...existência, achei a premiação dentro do gap da justiça, qualquer outro questionamento deve ser feito dentro de outro assunto, não nessa premiação. O mais correto é extinguir o Troféu Guará por ser entendido pelos cruzeirenses como um troféu pra homenagear atleticano. A verdade é que nós rimos muito melhor porque rimos por último, o ano foi bom para os dois times.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 06-01-14 20h03min
A frase de Mark Twain vem a calhar para o que eu sempre pensei de certas pessoas que ficam usando de recursos fúteis para curtir com a cara de torcedor adversário. Estas pessoas ignorantes não discutem futebol nem do presente e muito menos do passado, pois não possuem memória e não se dão ao trabalho de ler e pesquisar. Falam besteiras tal como o presidente do time deles que só se lembrar de falar em fazer o mal e esquece de aproveitar as coisas boas da vida, como curtir as vitórias e títulos.
 alexaug | Belo Horizonte | 06-01-14 20h24min
Acredito que a rivalidade caseira faz parte da torcida se contentar com uma vitória no clássico, o que é pouco. Esse confronto caseiro tem seu lugar mas nunca foi decisivo nas conquistas mais importantes. Títulos já nos escaparam por derrotas e empates em casa para equipes de SP/RJ/RS. Um fato: Sempre que jogou em alto nível contra os principais times o CEC superou o CAM. Outro fato: em 11 anos de pts corridos só o CEC tirou o título do eixo RJ/SP. Não fosse o apito 2010 era nosso...
 alexaug | Belo Horizonte | 06-01-14 20h47min
A mídia local busca fazer o torcedor se sentir numa disputa com o rival local; adoram as comparações e alfinetadas. No canal aberto que transmite os jogos os caras não conseguem transmitir CEC sem falar do CAM. Um programa da rede estatal se perdeu em 2013: CEC na ponta do BR, notícia em todo Brasil, e os caras: Marrocos, Marrocos... Um "analista", convidado no último domingo do ano, disse que o CEC joga exposto e vai passar aperto na Libertadores. Sugeriu que MO escale três volantes... Bobagens
 alexaug | Belo Horizonte | 06-01-14 21h10min
Está difícil achar comentários e análises na mídia local que tratem de futebol, tática e técnica. Adoram mesmo especulações: "nó tático"; "melhor elenco"; "maiores dívidas"; "candidatos ao título"; "torcida mais empolgante"; "altitude"; "caldeirões"... Fofoca e bobagens costumam ser o padrão de qualidade na chamada "mídia de conceitos virais". RGoulart foi um dos mais úteis ao conjunto do CEC no BR2013 e pouco se falou disso, por exemplo...
 alexaug | Belo Horizonte | 06-01-14 21h55min
Copa União 87: 88 mil no Mineirão e vaias para o empate com São Paulo de Pita, Raí, Nelsinho, Zé Teodoro, Müller, Dario Pereira, Bernardo e técnico Cilinho. Isso não ajuda. Em 2013 creio que parte da torcida soube ser paciente, inclusive na derrota. O Clube CEC tem boa leitura da realidade e sabe que CAM, AFC e Mineiro não são bom parâmetro para a dura disputa na Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores. Para pensar: Depois do sacode (5 a 0) em 7 Lagoas, 2011, não houve vaia ao Estudiantes.
 alexaug | Belo Horizonte | 06-01-14 22h12min
A vitória na final do Mineiro do ano passado foi um marco para nossa torcida; assim como foi marco a vitória em 2007 dos garotos da base. Perdemos os dois campeonatos mas jogamos com o time. Penso que, aos poucos, a torcida vai aprender a valorizar mais a luta em campo e não vai sair "derrubando parede", como desejam os que odeiam o Cruzeiro. Aprendi a torcer e a respeitar o CEC numa época muito difícil: Tob, Bendelac, Flamarion, Eli Carlos, Erivelton, Jr Brasília, Nivaldo, Celso Roberto...
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 06-01-14 22h29min
Caro Evandro, o nosso time realmente está muito a frente deles e assim não devemos perder tempo discutindo com eles. Nunca haverá acordo. O interessante que são tão minúsculos que, no ano que conquistaram o título mais importante, quem fechou a temporada com chave de ouro foi o Cruzeiro e eles ficaram com um gosto amargo na boca. A imprensa de BH é "burra".
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 06-01-14 22h33min
Ela deveria se fazer da Internet para produzir informação futebolística de qualidade e atingir o torcedor mineiro que está espalhado por todo Brasil. É o meu caso. Mas não, continuam pequenos e fazendo a mesma coisa: protegendo o zebrado. Eu acessava superesportes até descobrir o Cruzeiro.org. Depois que tive o privilégio de achar esse site na internet eu me livrei deles.
 João Duarte | Vit�ria | 07-01-14 17h26min
Grande Evandro, Uma coluna muito bacana e que realmente espelha a realidade. Quando a gente discute com cocota e espera um mínimo de racionalidade por parte delas, busca um evento impossível... algo como tentar tirar SETE jogando um dado só. Este ano que passou discuti prá valer com uma ROSAna que julgava ter bom senso e tomei na tampa... Por mais argumentos que trazia, o cara fugia e insistia com as argumentações mais furadas do universo. Se tivesse te ouvido não teria dado palanque a ele...
 João Duarte | Vit�ria | 07-01-14 17h29min
Eu o adjetivei de boquirroto e ele passou a me chamar da alcunha que nele havia colocado, porque, não observou o que é ser boquirroto e a arrogância dele começou muito antes de se falar em Libertadores, bastou uma boa campanha no BR2012...
Ficou histérico com a conquista do Mineiro e pirou o cabeção quando eu disse a ele que o time dele vivia da TERCEIRIZAÇÃO de títulos... E que haviam feito isto até no atletismo por pura inveja... Quando ele publicou fotos do VERON : nova alcunha EUNUCOS...
 João Duarte | Vit�ria | 07-01-14 17h32min
E aí começou a apelar e publicou foto dos irmãos Perrela se beijando... rebatida na canela com a foto do Casalberto dando uma dedada de 5' no capitão das cocotas ainda nos tempos de Grêmio... E a cada apelada dele como falar mal do hino do Cruzeiro sobre a presença de VAIDADE. detonei o deles falando das inverdades : Campeão do Gelo... Campeão dos Campeões. Resumindo, fiquei mais burro que a burrice dele...Mas, pelo menos dei boas risadas e o fiz apelar várias vezes... Não valeu a pena. kkkkk
 pyxis | BHZ | 08-01-14 10h18min
mrr, DISCORDO completamente. TODO e QUALQUER assunto deve ser discutido. Todo e qualquer assunto merece ser debatido para que se EVOLUA. O que eu coloco, claramente, e você não deve ter percebido, é que não vale a pena discutir com quem não quer ouvir e acha que sabe mais do que os outros... Discuto qualquer assunto com qualquer um... e isto irrita as pessoas que acham que dou palpite demais... a cada um que fala assim, eu diagnostico que a ignorância tá falando mais alto.
 pyxis | BHZ | 08-01-14 10h26min
Carlos_Almeida, usei o Troféu Guaraná Del Rey como EXEMPLO, um só exemplo basta. Esta premiação é a representação do que pensa e como age a maioria da mídia rural. Um VEXAME que tem o descrédito de POUCAS PESSOAS, nas quais me incluo. E quem se manifesta como eu, sofre retaliações. Mas a torcida (maioria absoluta) e o próprio Cruzeiro "passam recibo" para tudo que a mídia rural produz.
 pyxis | BHZ | 08-01-14 10h34min
Aloisio Mendes, é exatamente isto que venho tentando disseminar ao longe destes últimos 20 anos. NUNCA um adversário rural veio me parabenizar pelas conquistas do CRUZEIRO, quem honraram o nome de MINAS GERAIS. Bastou eles ganharem UMA LIBERTADORES, apareceram aos montes perguntando se eu não ia parabenizá-los. SEM CHANCES !!!
 pyxis | BHZ | 08-01-14 10h37min
AlexAug, durante muitos anos, quando eles ficaram até sete anos sem conquistar NADA oficial, nem ruralito, ouvi deles que "... não interessa, o importante é ganhar o clássico ..."
A mídia colocou isto na cabeça deles... eu NUNCA achei ruim. Achei RUIM com os próprios cruzeirenses que valorizam mais a vitória no clássico do que TÍTULOS. Felício Brandi dizia isto... "... enquanto eles preferem ganhar clássicos, no preferimos títulos ...", mas, infelizmente, muitos cruzeirenses preferem ... cont
 pyxis | BHZ | 08-01-14 10h38min
... preferem descer ao relés nível deles e discutir clássicos, estatísticas da bola da capotão e coisas assim. Culpados são os cruzeirenses que não enxergam tal diferença. E NÃO SE TRATA DE ARROGÂNCIA OU PREPOTÊNCIA como nossos adversário fazem crer. São #FATOS ...
 pyxis | BHZ | 08-01-14 10h42min
Dra Celeste, a mídia rural não está preocupada com o torcedor fora de MG. Ela entende que a torcida do 6a1o a sustenta. São tão míopes que os Diários Associados vem caindo e entrando numa espiral falimentar a anos e não desconfiam que a LINHA EDITORIAL deles na política, no futebol, etc não está agradando aos mineiros. Mas a pompa e circunstância permanecessem. Morrem sustentando os áulicos editores e donos de jornais, rádios e TVS. Mas os próprios cruzeirenses mantêm este povo vivo.
 pyxis | BHZ | 08-01-14 10h45min
Camarada João Duarte, Não vou negar que o que você escreve foi um dos influenciadores para esta coluna. Uma pequena parte da coluna, tem sentido no seu sentimento. Fico feliz em você manifestar que não valeu a pena. NUNCA VALE !!! Mas, o pior, é quando vemos cruzeirenses debatendo com cruzeirenses por estas questões. Duro ver cruzeirenses defendendo este estado de coisas e posicionamento da mídia rural. Mas, aos poucos, vamos tentando inverter este estado de alienação dos cruzeirenses.
 João Duarte | Vit�ria | 08-01-14 21h06min
Evandro,
Quantos telefonemas você recebeu de atleticanos te dando parabéns pelo título do Brasileiro deste ano ?
Em contra-partida quantas vezes você escutou que o Brasileiro deste ano foi o mais fraco ? Que Copa do Brasil é torneio xinfrim ? Que a Libertadores de 1997 foi ganha sem enfrentar argentinos ? Que a Copa Conmebol foi mais importante que a Supercopa ? E que o time cocota, tem 35 vitórias a mais que o Cruzeiro no confronto direto ? Todas estas coisas vem de lá e eles não mudam
 João Duarte | Vit�ria | 08-01-14 21h09min
Então se não tem racionalidade... não vale a pena discutir futebol com eles...
São acostumados à maquiagem...
Veja a raiva que ficaram do tardelli por ter postado na rede que salarioóborogodó... e ter sido o mesmo fato apoiado pelo Léo Silva que depois retirou da rede... Devem os tubos, comem latinha de sardinha e arrotam caviar. Por estas e outras vou mudando a minha forma de encarar. E no final o desequilibrado ainda era eu, Evandro ... Pode um trem destes ???
 João Duarte | Vit�ria | 08-01-14 21h09min
Frangas são histéricas, com raríssimas exceções.
 mrr | Natal | 09-01-14 14h15min
Volto a dizer, as pessoas deveriam torcer para o futebol de MG, exceto nos casos de interesse direto, por exemplo disputando a mesma competição. Mas é como eu disse, estou há muito tempo fora de MG, pode ser que se eu morasse ainda aí se comportasse da mesma forma.
 pyxis | BHZ | 11-01-14 10h09min
mrr, você tentou explicar a sua opinião. Da minha parte, ENTENDI TUDINHO... e a Minha coluna é direcionada a torcedores como você. Mas, parece que você não entendeu. Tentei mostrar que posições equivalentes à sua, muito disseminadas na mídia, NUNCA LEVARAM o Cruzeiro a NADA... o futebol no estado de MInas é reconhecido (pelo menos até 2013) graças ao CRUZEIRO e não aos factóides e falácias perpetradas pela mídia e torcida galinácea. Mas NÃO invejo torcedores como você que insistem na falácia.
 pyxis | BHZ | 11-01-14 10h12min
JDuarte, as frangas são HISTRIÔNICAS, sem exceções. QUalquer que seja o gênero, a idade, a profissão. TODAS!!!
O triste da história é que MUITOS CRUZEIRENSES, se equiparam a estas frangas... daí o recente termo "atleticanização" ter ganhado força nas redes sociais... o discurso das frangas e o fato de que elas saíram do jejum de 42 anos de títulos de verdade, abalou muito a mente de cruzeirenses despreparados como as frangas são. É A REALIDADE.
 mrr | Natal | 11-01-14 23h14min
Pyxis sinto em dizer que entendeu errado, contudo é um direito seu de achar o que lhe convém, principalmente quando esses discordam de algum texto proferido por você. Imediatamente passa a julgar, a se achar a pessoa mais conhecedora não de futebol, mas do intimo do ser humano e seu comportamento. Mas como eu disse eu já te entendi, e por esta razão assim como você procuro ignorar algumas opiniões suas, aproveitando somente o que eu acredito ser útil. No mais vida que segue e que venha 2014.
 mrr | Natal | 11-01-14 23h18min
O fanatismo é interessante, julga os atleticanos, contudo ao afirmar tal coisa no seu post, demonstra ser tão igual aos criticados na sua coluna. Como és controverso rs... Critica alguns a analisar com o fígado, contudo é só que faz quando julga os demais que aqui postam, mais uma vez eu tenho que rs..... Não sou profundo conhecedor de antropologia, psicologia etc...
 mrr | Natal | 11-01-14 23h37min
Não é desmerecedor para um cruzerense se este reconhece os feitos do rival. Afinal tudo é cíclico, pensar diferente, no mínimo é expor o tal fanatismo que prefiro exorcizar. O CAM foi "campeão" do brasileiro, teve grandes jogadores, e é o atual campeão sul americano. O Cruzeiro é o atual campeão brasileiro, mas dizer que nós que elevamos MG é no mínimo um soberba tremenda. Se isso ajuda ou não o Cruzeiro, não importa, o que importa é minha consciência e pode ter certeza que está super tranquila.
 pyxis | BHZ | 12-01-14 21h26min
mrr, já que você passou a falar de mim e não da minha opinião.
Classifico-o como a classifico muitos outros. Eu falo das opiniões, coisas e situações. Não falo da sua pessoa, mas o preconceito dificuldade de compreensão sua é tão grande que você logo corre para se esconder atrás de me acusar disto ou daquilo... escreve "vida que segue" e nem respira para justificar sua ignorância sobre o assunto que escrevi. Tá certo... alguém que se diz cruzeirense falar que é soberba ... cont
 pyxis | BHZ | 12-01-14 21h28min
... da minha parte dizer que O CRUZEIRO É QUEM TIROU OFUTEBOL MINEIRO DO ARRAIAL DO CURRAL DEL REY, ao contrário do que a mídia prega há décadas, é a prova cabal que você quer só polemizar e aparecer... Não sabe da história do CRUZEIRO e do futebol mineiro... Sorry !!! Não tenho argumentos para refutar sua linha de "raciocínio".
P.S. Pode falar o que quiser, mas você CONTINUA me devendo uma aposta... e veio a BHZ e não se apresentou para pagar... Estou errado?
 pyxis | BHZ | 12-01-14 21h43min
mrr, já escrevi inúmeras vezes, para você e muitos outros.
Especialmente para você, que fica criticando o que escrevo e dizendo que não entende (não entende mesmo), vou repetir e fazer o desafio (espero ser claro!).
Quando você achar que tem argumentos para refutar uma OPINIÃO minha ou de qualquer outro colunista, ESCREVA que publicamos no espaço VOZ DA ARQUIBANCADA.
É muito feio ficar fazendo os comentários sobre o que não se conhece e não ter coragem de escrever o que ... cont
 pyxis | BHZ | 12-01-14 21h45min
... diz que conhece. Tente organizar as suas ideias para refutar opiniões contrárias, não precisa ter pressa, envie para arquibancada@cruzeiro.org e publicaremos sua OPINIÃO e FUNDAMENTAÇÃO. Se você conseguir, será um grande avanço... estaremos à postos esperando sua contribuição... o Cruzeiro.Org já tem até exemplos de pessoas que começaram como comentaristas e hoje escrevem blogs ou atuam na mídia esportiva. CORAGEM !!!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster