Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

30/12/2013 | Joao Duarte
Os destaques de 2013

"Fiz a minha seleção dos destaques de 2013. Veja se vocês concordam ou se tem alguma outra categoria a acrescentar".

Mundo Azul,


Os destaques do Cruzeiro em 2013 de A a Z são estes a seguir :

a) O melhor jogador do ano : Éverton Ribeiro, com Nilton pertinho.
b) As 2 melhores contratações : Éverton Ribeiro e Dedé
c) As 2 piores contratações : Nirley e Ananias (*)
(*) Tive que retificar a opção original porque Gilson realmente foi contratação mal-sucedida de 2012. Escolhi agora o Ananias porque o Cruzeiro ficou 5 meses brigando pelo jogador que fez alguns jogos e nem de longe lembrou o jogador de ótimo potencial dos tempos da Portuguesa.
d) As 2 melhores vendas do ano : Montillo para o Santos por R$ 16 milhões e mais o passe de Henrique por 60% dos direitos econômicos e Diego Souza para o Metalist por R$ 12 milhões e mais o empréstimo de William por 1 ano.
e) Os 2 jogos que eu mais me emocionei : Cruzeiro 2 x 1 CAM no jogo da volta na final do Mineiro (ali foi criada a parceria entre time e torcida) e Cruzeiro 3 x 0 Grêmio (pela festa da conquista virtual do título).
f) Os 2 piores jogos do ano : CAM 3 x 0 Cruzeiro e Vasco 2 x 1 Cruzeiro.
g) Crème de la crème : os primeiros 30' do jogo Cruzeiro 4 x 0 Portuguesa

h) Circo dos Horrores : o 2º tempo de Fluminense 1 x 0 Cruzeiro.
i) O símbolo do Cruzeiro em campo : Fábio --> agora quero ver os seus detratores dizerem que ele não ganhou nada com a camisa do Cruzeiro e que é pé-frio. Já está entre os 5 jogadores que mais atuaram com a camisa do Cruzeiro e segue firme no encalço do Mestre Zé Carlos ( o jogador que mais atuou com a nossa camisa). Ele vai firme para a 10ª temporada no clube.
j) Destaque especial para os garotos que vieram da base e se firmaram no elenco profissional : Mayke, Lucas Silva, Élber e Vinícius Araújo (que inclusive contribuíram com gols na campanha do Brasileiro 2013).
k) Oscar Especial : Dr. Gilvan do Pinho Tavares e Alexandre Mattos pela grande acuidade na montagem do elenco.
l) Os 2 fatos mais relevantes na geração de caixa do clube : a arrecadação do Cruzeiro com bilheteria após o advento do Mineirão e o aumento no nº de Sócios do Futebol que passou de 5 mil a 47 mil.
m) Os 2 fatos que mais me entristeceram em 2013 : A briga entre facções do clube que nos deram prejuízo dentro e fora de campo (perda de receita) e o descaso com o qual a Minas Arena veio nos tratando até maio deste ano (sufoco que passamos na abertura do Mineirão sem água, sem orientação só compensado pelo fato de termos ganhado do adversário com 10 em campo e colocar o hino do ex-rival quando a torcida celeste cantava a plenos pulmões reconhecendo a bravura dos nossos jogadores, pela virada no processo e verdadeira injeção de ânimo).
n) Os 2 maiores destaques fora do Mundo do Futebol : o título mundial do Vôlei Masculino do SADA-Cruzeiro sob a batuta do excepcional Marcelo Mendez e a Equipe de Atletismo do Cruzeiro ganhando competições de norte a sul do Brasil sob o comando do grande Alexandre Minardi.
o) Artilheiros do Ano : Borges (19), Everton Ribeiro (15), Dagoberto e Ricardo Goulart (14) e Vinícius Araújo (11).
p) O time que mais teve jogadores do elenco marcando gols na temporada : 23 jogadores do elenco fizeram gols em 2013.
q) O Cruzeiro ganhou 5 Bolas de Prata e 2 Bolas de Ouro da Revista PLACAR em 2013 com Fábio, Mayke, Dedé, Nilton e Éverton Ribeiro por 2013 e as bolas de Ouro de Éverton Ribeiro e DIRCEU LOPES reparando a injustiça de 1971.
r) O Cruzeiro passou a ser o time brasileiro com o maior nº de conquistas oficiais reconhecidas pela CBF e pela CONMEBOL : 54 títulos.
Agora o nosso cartel tem : 2 Libertadores, 2 Supercopas, 1 Recopa Sul-Americana, 1 Copa Ouro, 1 Copa Masters, 3 Brasileiros, 4 Copas do Brasil, 2 Copas Sul-Minas, 1 Copa Centro-Oeste, 28 Campeonatos Mineiros e 9 Campeonatos da Cidade (37 conquistas estaduais). Não contemplei as 2 Copas dos Campeões Mineiros nesta contagem.
s) O ataque do Cruzeiro foi o mais objetivo do Brasil : 142 gols marcados em 63 partidas, com média de 2.25 gols / partida.
t) O Cruzeiro bateu os recordes históricos do Brasileiro : único time a derrotar todos os adversários e o maior saldo de gols da competição (40 gols de saldo). Igualou ao São Paulo em nº de vitórias (23) e na conquista do campeonato com 4 rodadas de antecedência : 34ª Rodada.
u) Aproveitamento do Cruzeiro em 2013 : 76,7 % em 63 partidas (38 Brasileiro, 15 Campeonato Mineiro, 7 Copa do Brasil e 3 Amistosos) com 46 vitórias, 7 empates e apenas 10 derrotas no ano, faz de Marcelo Oliveira o técnico de melhor aproveitamento histórico no comando do Cruzeiro.
v) Média de Gols Sofridos : O Cruzeiro sofreu 54 gols em 63 partidas com média de 0.86 gols / jogo, a melhor histórica do clube nos últimos 20 anos.
x) Fábio com 0.83 gols / jogo levou 51 gols em 61 partidas. Rafael atuou 2 vezes e levou 3 gols com média de 1.50 gols / partida.
y) A média de gols sofridos por Fábio em 2013 no Brasileiro foi de 0.94 gols / jogo e foi a melhor média histórica do Cruzeiro na Competição de Pontos Corridos.
z) Os 5 gols mais bonitos do ano : Éverton Ribeiro contra o Flamengo pela Copa do Brasil, Éverton Ribeiro contra o Santos, Dagoberto contra o Criciúma, Nilton contra o Atlético-PR e Nilton contra o Botafogo.

☺ Homenagem Especial : Jéssica N. C. Duarte, minha filha pelo seu 23º aniversário no dia 25/12.
E as homenagens da coluna hoje vão para : Carlos H. C. Campos (o capitão deste timaço), RoniPeterson, Drª Maria Celeste Gonçalves, Beth Makennel, AraSilva (Espanha), Dr. Magno, Aloísio Mendess, MAIORDEMINAS, FelipeRCardoso, Batista-DF, PHDF, primo Zuloobas e Torcedor_1. O técnico é o Chiabi Jr.
E de Conceição do Mato Dentro-MG : Os meus queridos companheiros em todos os jogos que vi do Cruzeiro este ano : Compadre Zezé Franelli, Otacilinho e Zezé Pequeno, Marcelo Brasileiro, Téo_CMD, Túlio Zander Portilho, Romeu Madureira, Cláudio Almeida (Sarrata), Eurípedes Lima Camargo, José Antônio de Carvalho Souza e Milton Kabutê.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 estrelado campeão | N�o definido | 30-12-13 08h39min
Grande João Duarte, saudações estreladas. Primeiramente ótimo 2014 para você, todos os seus familiares e todos do Cruzeiro.Org. Depois de breve ausência, retorno e de cara apreciando mais uma ótima coluna. Acrescentaria o jogo contra o Botafogo(3x0) na lista dos dois jogos fantásticos de 2013, pois ali colocamos a primeira mão na taça. Antes da partida os cariocas ainda tinham a esperança de retornarem à liderança. Depois do jogo, ninguém tinha dúvida de quem seria o campeão. Abraços meu caro.
 estrelado campeão | Ubá | 30-12-13 08h39min
Grande João Duarte, saudações estreladas. Primeiramente ótimo 2014 para você, todos os seus familiares e todos do Cruzeiro.Org. Depois de breve ausência, retorno e de cara apreciando mais uma ótima coluna. Acrescentaria o jogo contra o Botafogo(3x0) na lista dos dois jogos fantásticos de 2013, pois ali colocamos a primeira mão na taça. Antes da partida os cariocas ainda tinham a esperança de retornarem à liderança. Depois do jogo, ninguém tinha dúvida de quem seria o campeão. Abraços meu caro.
 paulo soares | Belo Horizonte | 30-12-13 11h12min
Assinado!!!!!!! Só um adendo: o mesmo do companheiro POLE. Aquele jogo, contra o Botafogo, foi sensacional ! ! ! ! !
 Carlos Campos | Resende | 30-12-13 13h04min
Grande responsabilidade ser o capitão do time escalado pelo Mestre ! Forte abraço Mestre ! Um ano azul ! Um ano de título brasileiro incontestável ! A MARCA DE VENCER TODOS OS ADVERSÁRIOS DE UM CAMPEONATO DEVE SER RARIDA NO MUNDO INTEIRO ! Isso precisa ser muito bem explorado pelo nosso marketing ! Realmente quando fizemos os 2 a zero com 30 do 1 tempo, FOI UMA GRANDE EMOÇAO NO ANO ! Foi um marco na nossa conquista ! PENSO QUE A ELIMINAÇAO DA COPA DO BRASIL FOI UM DIVISOR DE AGÚAS...
 Carlos Campos | Resende | 30-12-13 13h07min
A contratação de Dedé foi um momento importante do ano! NOSSA DIRETORIA MOSTROU UM PODER IMPRESSIONANTE ! O BRASIL FICOU AOS PÉS DO CRUZEIRO ! E, a rádia se mobilizou ! Como tentaram de tudo para desacreditar nosso zagueiro! E O ANO ACABOU COM OS CARNICEIROS DE PLANTÃO , literalmente com o "rabo entre as pernas". A saída de Diego Souza permitiu a efetivaçao de Ricardo Goulart no time titular, E ISSO FOI DETERMINANTE PARA DESLANCHAR A QUALIDADE DO EVERTON RIBEIRO !
 Carlos Campos | Resende | 30-12-13 13h11min
Mas, o fato GERENCIAL DO ANO, foi o novo mineirão ! Como a irresponsabilidade de um dirigente pode ser acobertada pelos órgãos da mídia? A Minas Arena certamente trabalhou CONTRA O CRUZEIRO NO PRIMEIRO MOMENTO. Acho que existiu uma mobilização das frangas da midia, empresarios, politicos, etc. NINGUEM SABIA COMO TENTAR ESCONDER O FATO DO CRUZEIRO SER O DONO DO NOVO MINEIRÃO. E dado de mão beijada pelo boquirroto róseo galináceo !
 Força-Azul | Santos | 30-12-13 13h31min
Grandes destaques em 2013! Parabéns para todos que dirigem nosso glorioso Cruzeiro. Não só no futebol mas fomos campeões mundiais de Volley com um espetáculo do time do Sada Cruzeiro. Um orgulho para todos os mineiros e brasileiros! Quero destacar como um planejamento bem realizado com uma pitada de ousadia pode fazer a diferença para trazer títulos: As contratações foram fundamentais para que o time encorpasse e pudesse ter o brilho que teve.
 Força-Azul | Santos | 30-12-13 13h36min
A política de sócios com o novo Mineirão aliada a ousadia de boas contratações foram fundamentais. Dedé foi a maior contratação do Cruzeiro e tem tudo para ser mais valorizado com sua ida para o mundial em junho. As chegadas de Nilton, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Egídio, Julio Batista, William (no contrapeso da venda de Diego Souza) foram muito importantes para o título. Também a valorização da base com Mayke, Lucas Silva e Vinicius Araujo.
 Força-Azul | Santos | 30-12-13 13h38min
Como poderemos continuar ganhando e conquistando títulos em 2014? João Duarte será que pode ser sua próxima coluna?
 RoniPeterson | Não definido | 30-12-13 17h00min
JD, Obrigado por me incluir na homenagem, muito legal estar neste timaco! Aproveitando o comentario do colega acima, pediria pra vc incluir uma possivel estrategia do Cruzeiro pros jogos mata-mata, fora de casa! E' minha grande preocupacao em relacao a 2014! Sei que o time ainda esta(va) se ajustando, mas queremos o tri da Libertadores e o Mundial, se possivel com o penta da Copa do Brasil! Sem deixar de lado o Mineiro, so pra nao perder o costume! Feliz 2014 a todos do blog!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-12-13 19h27min
Caro João, parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem. Parabéns também para a Jéssica. Não poderia ter nascido num dia mais lindo.Você sintetizou bem o que foi o ano azul.Comecei a torcer pelo Cruzeiro no início dos anos 70. O time tinha jogadores que eram do principal time da nossa história, o de 66. E foram eles que, no meu modo de ver, mostraram com o jeito "Cruzeiro" de jogar: Toque de bola, gols bonitos, união, amor a camisa.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-12-13 19h33min
E toda vez que o Cruzeiro joga como Cruzeiro, ele arrebenta. O campeonato para mim teve duas partes: a primeira foi até o jogo do segundo turno contra a Portuguesa. Nesse período, me chamaram a atenção: o jogo de estréia com gols de bola parada (fazia anos que o Cruzeiro não era bom nesse quesito), a vitória contra o SP (tudo bem que o time paulista estava ruim, mas nunca precisaram jogar bola para ganhar da gente)foi um bom sinal.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-12-13 19h42min
A vitória contra o Vasco com os gols do Lucas Silva. Vejo o "prata" como um de nós em campo e, por fim, a vitória por nocaute contra a Portuguesa.Depois desse jogo, um irmão, cruzeirense como eu, adoeceu gravemente e eu fiquei sem chão. Acompanhei só os resultados dos jogos e pedaços de um ou outro jogo. Meu irmão venceu e o primeiro jogo dele, pós alta, foi contra o Criciuma. Esse jogo eu comemorei tudo que tinha direito.E foi a partir desse que voltei a ver os jogos inteiros novamente.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-12-13 19h48min
Finalizando: Quando achei que já tinha gasto todas as emoções com o Cruzeiro, me vejo chorando, diante da TV, vendo o DIRCEU receber a bola de ouro. E, sobre os outros esportes: O atletismo representou bem o Cruzeiro. O volei merece uma discussão à parte. Tenho uma amiga de trabalho, ex-jogadora de volei, aqui em Sorocaba. Pois bem, elame disse que por causa do nosso time de volei, quando ela vê o time de futebol em campo, ela assiste e torce. Isso é MKT!!!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-12-13 19h51min
Feliz 2014 para vc e sua família. Que Deus os abençõe. Obrigada pelas orações pela recuperação do meu irmão. Feliz ano novo também para os amigos que aqui escrevem.Abraços.
 pyxis | BHZ | 30-12-13 20h13min
Não posso discordar da maioria dos itens... são factuais e não estão colocados em ordem de importância.
Queria retificar pedindo a inclusão do Mayke no item das revelações da base que se firmaram (parece ser a única cogitada a sair posto que seu agente e diretoria ainda não acertaram as bases salariais - espero que não se repita casos como do Dracena).
Destaco que os itens COLETIVOS é que devem ser enaltecidos, como o de 23 jogadores diferentes marcarem gols... seria inédito e um recorde?
 PHDF | Brasília | 30-12-13 22h45min
- Um ano acima das expectativas iniciais. Campeão brasileiro com sobra. De quebra, campeão mineiro e mundial no voley.
- Valeu, João pela lembrança. Você e a equipe do Cruzeiro.org merecem nossos agradecimentos por ter nos dado este espaço para nossa terapia: informação, crônicas e liberdade para expressarmos.
- Que em 2014 venha o TRI, o TETRA, o PENTA e outras ótimas colunas. Abraços a todos.
 carlos_Almeida | Vitória | 30-12-13 23h19min
JD, gostaria que você fizesse uma coluna de um jogo de Dirceu Lopes que te marcou.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 30-12-13 23h24min
Senhor Duarte. A coluna vale muito pela revisão do que aconteceu. Apenas, gostaria de acrescentar: do lado bom, a vitória sobre o botafogo e pelo lado ruim, a derrota para o framengo, no Rio. Doeu.... Mas, enfim, quero desejar ao Senhor a sua Família, um ano novo muito feliz, cheio de conquistas (e três novos títulos). Os votos, sejam estendidos a toda a equipe do Cruzeiro.Org. Que Deus abençoe a todos.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 31-12-13 00h23min
c) O Gilson seria o lateral? Se for, ele é da era Dimas ainda. Chegou no ano passado, foi mal, terminou o ano no Vitória e foi pro Criciúma nesse ano no negócio do Lucca.

d) O Cruzeiro tem apenas 30% do Henrique. Outros 30% são do Santos. 20% do TEISA e 20% do BMGaylo.

E, pra mim, faltou o segundo gol do Lucas Silva contra o Vasco na lista de mais bonitos.
 João Duarte | Vit�ria | 31-12-13 09h05min
Meu caro Evandro,
Concordo com você e vou retificar a questão do Mayke. Realmente ele se firmou e não diferentemente está cheio de gente interessada nele. Foi muito bem, mostrou desenvoltura e talvez já venha da pré-temporada como titular. Gosto do Ceará, mas, se o menino estiver pedindo passagem pode ter certeza que o Marcelo Oliveira vai abrir a oportunidade no ato.
 João Duarte | Vit�ria | 31-12-13 09h12min
Quanto aos 23 atletas que fizeram gols a lista é a seguinte:
19 gols - Borges
15 gols - Everton Ribeiro
14 gols - Dagoberto e Ricardo Goulart
11 gols - Vinícius Araújo
08 gols - Diego Souza, William e Nilton
06 gols - Luan
05 gols - Júlio Baptista e Bruno Rodrigo
04 gols - Léo
03 gols - Dedé, Paulão, Élber e Anselmo Ramon
02 gols - Mayke, Lucas Silva, Souza, Lucca e Egídio
01 gol. - Tinga, Martinuccio e Marcos Rocha (contra)
 João Duarte | Vit�ria | 31-12-13 09h13min
Evandro,
Tenho quase a certeza de que é recorde, mas, como não posso afirmar preferi só citar.
 João Duarte | Vit�ria | 31-12-13 09h16min
Gílson,
Obrigado pelas contribuições. Faltou também citar o golaço de letra de Ricardo Goulart contra o Criciúma que nos valeu 3 pontinhos...golaço. O do Lucas Silva mais bonito foi o 2º gol dele no jogo...
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 31-12-13 09h37min
João Duarte, para mim o jogo de maior importância foi contra o Grêmio. Lógico que contra o Botafogo foi importante, mais contra o Grêmio foi um jogo especial. O time principal e o elenco foram excepcionais, e destaque também ao Marcelo Oliveira. Você destaca isto muito bem. Desde o início eu acreditava no grupo e revi o primeiro jogo da final do Mineiro e com mais calma vi como o juiz interferiu no resultado. Ele expulsou Bruno Rodrigo num lance em que o Ronaldinho também fez falta. Errou.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 31-12-13 09h43min
Errou mais uma vez contra nós. No início da disputa o Ronaldo dá cotovelada no BR e depois sofre a falta. Se era para expulsar, que fosse os dois e não apenas um. Com isso ele interferiu no resultado da disputa da final, pois jogamos com um a menos. Reverter um resultado de 3 a zero é complicado. Espero que MO tenha aprendido com os erros, pois ficou devendo em mata-mata. Libertadores vem aí e é disputado assim. Abraços e feliz 2014 a você e família,como a todos do Cruzeiro.org.
 João Duarte | Vit�ria | 31-12-13 14h18min
Desculpe-me Douglas,
Fiquei preocupado com o erro do Gilson que troquei as marchas. É outra retificação que terei que fazer na coluna...
 arasilva | Espanha | 31-12-13 14h48min
Muito obrigado pela homenagem e um feliz 2014 para toda china azul. Para mim o melhor jogo 2013 foi a final do mineiro. Meu pai vem acompanha nascimento da neta, o ***** com base montada 2012, ganho 3 a 0 o primeiro jogo. Nos com um bom time que faltava tudo para demostrar, comandado por um técnico que deve ser o maior rejeitado pela torcida no momento da contratação, e para apimentar ainda mais, senta um atleticano(aqui são espécie rara), entre eu e o meu pai...
 arasilva | Espanha | 31-12-13 14h52min
Termina o primeiro tempo, 2 a 0 para cruzeirao e fora o show de bola, e a demonstração do q veríamos em 2013...no segundo tempo eles concertarão a casa deles e impedirão o único gol q falta para o título ... Meu pai ficou muito satisfeito com cruzeiro, e falou q nesse ano levantaríamos um ou 2 caneco.
 helioazulceleste | São Paulo | 31-12-13 16h12min
Caro JOÃO DUARTE! Perfeitos os destaques do nosso CRUZEIRO em 2013 que você apontou, por mim nada a acrescentar. Espero que no final de 2014 você esteja novamente aqui apresentando os destaques e que estes sejam iguais ou até melhores que os deste ano. Um ótimo ano novo a você JOÃO e sua família e a todos cruzeirenses.
 marcelo brasileiro | Vespasiano | 31-12-13 16h37min
Meu amigo João. Com relação a sua coluna, só tenho uma palavra: Sensacional. Espero que você tenha uma ótima passagem de ano, junto a sua familia, na nossa querida Conceição. Com certeza, estaremos juntos em 2014, comemorando mais títulos de nosso amado Cruzeiro. E copiando o encerramento de suas colunas: Cruzeiro, Cruzeiro, querido tão combatido jamais vencido... forte abraço do amigo, Marcelo Brasileiro.
 maior de minas | Pouso Alegre | 01-01-14 20h28min
Alo mestre João Duarte. Fechou com chave de ouro. Parabéns e que em 2014 o sucesso se repita. Grande abraço.
 Nonato06 | Não definido | 02-01-14 01h24min
João, não tem muito a ver com o assunto da coluna, mas é algo que me intriga um pouco e gostaria que vc me esclarecesse. Como será o encaixe do JB nessa temporada? Fico preocupado quando dizem que ele deve jogar no meio, pois ali ele rouba o lugar do empenhado RG e ainda fica longe da área, onde eu acho que ele mais nos ajudaria. Com a chegada do Moreno, e também com Borges, ele deve brigar por uma vaga no meio, mas, você acha isso o melhor pro time? Att.
 Carlos Campos | Resende | 02-01-14 01h27min
MESTRE, 02 DE JANEIRO ! SALVE O CRUZEIRO ESPORTE CLUBE ! Mestre , somente hoje descobri seu outro espaço com outra coluna! EITA PRESENTE BÀO DE ANO NOVO! E lá eu li duas pérolas: "o dia mais feliz da vida"...Mestre, aquela disputa de penaltys transmitida ao vivo para BH quase me matou do coração. Mas, quando cerezo,joaozinho paulista e marcio gugu ISOLARAM AQUELAS BOLAS, o mínimo que fiz foi jogar um fósforo dentro de uma latinha de nescau cheia de bombinhas !RARARAJA..carnaval !
 Carlos Campos | Resende | 02-01-14 01h30min
OUTRA PEROLA MESTRE. Hélio Franga - COM UMA COLUNA TIGRES DE PAPEL que escreveu apos a nossa eliminação da libertadores 75, provou pq tinha espaço na mídia rosinha. Mais um exemplo de torcedor travestido, para manipulação. FATOS QUE VIMOS AOS MILHARES NA IMPRENSA MARROM ( ROSA) de belzonti. E realmente foi um erro histórico a maneira como nossos dirigentes da época desmontaram o nosso time. Mas, liberar a ida de Nelinho para as cocotas, será sempre o maior erro da HISTÓRIA CELESTE.
 João Duarte | Vit�ria | 02-01-14 14h15min
Prezado Carlos Campos, Já escrevo no outro espaço há quase 8 meses. E se você consultar por lá certamente se verá homenageado em algumas colunas. Concordo que a cessão do Nelinho para trazer Yustrich de volta tenha sido uma das piores coisas que fez Felício Brandi. Mas a desmontagem simultanea do time de 76 foi também erro crasso.
 pedrocruzeirense | BELO HORIZONTE | 02-01-14 23h45min
JOão, mudando de assunto, gostaria que voce que viveu a epoca desse seu depoimento sobre a importancia que a libertadores tinha na decada de 70. muitos dizem que tinha menos valor que hoje em dia, que a torcida nao ligava tanto. gostaria que voce falasse um pouco sobre. abraços
 PHDF | Brasília | 03-01-14 10h23min
- Quem diz que na década de 70 a Libertadoras tinha menos importância é porque não conseguiu ganhá-la.
- Acho que é exatamente o contrário. Naquela época era mais valorizada pela dificuldade de conquistá-la. Primeiro porque somente o campeão e o vice do Brasileirão competiam. Depois porque a arbitragem metia a mão nos times brasileiros.
- O time precisava ser fora do comum para ganhar de argentinos, uruguaios e dos árbitros. Por isso somente o Santos de Pelé e o Cruzeiro/76 ganharam.
 PHDF | Brasília | 03-01-14 10h30min
- Com todo respeito aos jogadores, mas o time de 76 era infinitamente superior ao de 97.
- Da década de 90 para cá, além da decadência paulatina do futebol dos times argentinos e uruguaios, as arbitragens passaram a ser mais neutras e até a mesmo a colaborar com times brasileiros.
- Se os campeonatos na década de 70 e antes fossem desvalorizados os times brasileiros não jogariam com os titulares e nem sofreriam com a desclassificação. Basta ver as notícias de cada época.
 PHDF | Brasília | 03-01-14 10h36min
- As rosinhas até hoje lembram de um jogo no Serra Dourada quando foram desclassificadas para o Flamengo. Os torcedores do Inter ainda se lembram da derrota de 5x4 para o Cruzeiro no Mineirão, etc.
- Falar que no passado a Libertadoras era menos valorizada é mesmo que dizer que os 3 primeiros mundiais da seleção brasileira tiveram menos importância. Ou seja, é exatamente inverter a ordem de dificuldade e importância. Mero despeito dos perdedores.
 carlos_Almeida | Vitória | 03-01-14 12h06min
JD, no desmonte de 78, alguns jogadores abandonaram o barco, a televisão mostrou Nelinho na sala de imprensa vestindo a camisa do rival, foi uma cena deprimente, Raul foi para o Flamengo, Vanderlei foi sacrificado(penalt), Piazza parou, Zé Carlos foi considerado velho, Eduardo saiu e Joãozinho permaneceu. O Cruzeiro demorou a formar um time, passaram bons jogadores como Mauro, Roberto César, Douglas, Edmar, Tostão II, Carlinhos mas também passaram Toby, Mariano e alguns que nem gosto de lembrar.
 PHDF | Brasília | 04-01-14 20h49min
Vitor(ino) e Leo estão saindo?
 mrr | Natal | 05-01-14 19h45min
Boa JD , concordo com quase todos os pontos. Mas faço uma observação, como é injusta a função do JOGADOR QUE JOGA PARA O TIME, quase nunca recebe relevância vide Marquinhos Paraná, lógico com suas devidas limitações técnicas, foi um jogador importantíssimo para o clube. Então é neste caso que encaixo o Ricardo Goulart, penso que falta-lhe maior reconhecimento, não me surpreenderá se no início desta temporada o mesmo for negociado, e muitos aqui falarem que não jogava isso tudo, que temos JB etc.
 mrr | Natal | 05-01-14 19h47min
Então vejo como jogadores inegociáveis até o fim da libertadores: Everton Ribeiro, Nilton, Ricardo Goulart, Dagol, Mayke, Lucas Silva e a Zaga titular atual, o resto acho que é facil de achar substituto.
 mrr | Natal | 05-01-14 19h54min
Qual foi o segredo do Cruzeiro de 2013 além da boa administração do esporte? A coletividade é a resposta, conforme foi observado pelo PYXIS e ratificada pelo JD. Por exemplo, o Barcelona é isso aí, não depende de um jogador, embora muitos comentem da dependência do Messi. E é por esta razão que Neymar deverá mudar sua forma de jogar, infelizmente para nós, na Europa se dá mais valor a estratégia do técnico do que a individualidade de cada jogador. Mas voltando ao assunto rs...
 mrr | Natal | 05-01-14 19h56min
Para os destaques da base de 2013, o clube deverá dar mais espaço pois se assim não for temo por perde-los. A exemplo são o Mayke, Lucas Silva e Vinicius Araújo, ao meu todos esses podem assumir a titularidade sem nenhum questionamento, pois os medalhões, Borges, Ceará e Tinga embora muitas vezes prestativos, oneram e muito os cofres e ainda não gerariam grandes retornos futuros!!!!!
 mrr | Natal | 05-01-14 19h59min
Então concordam com a suposta insatisfação de alguns desses jovens ou seus empresários, infelizmente no Cruzeiro já algum tempo vem ganhando a fama de não dar espaço para as crias da casa, ou seja, não deixam os mesmos consolidarem como titulares, ganhando identidade com a torcida, acabam sendo vendidos bem antes por um valor bem abaixo do que deveria.
 PHDF | Brasília | 06-01-14 22h11min
- Das atuais contratações a que parece mais adequada até agora foi a do Samudio. O lateral esquerdo tão necessário para disputar a posição com o Egídio. Vilson e Rodrigo Souza não criam muita expectativa. Marlone uma aposta. Moreno uma incógnita.
- A esperança é o grau de acerto do Alexandre Matos. Vem acertando naqueles que os torcedores pouco esperam, tal como o William.
- E rumo ao TRI (Libertadoras), TETRA (Brasileirao) e PENTA (Copa do Brasil).
 webber | Belo Horizonte | 07-01-14 14h48min
Só mesmo no fotochart, mas para mim o melhor do Cruzeiro foi o Nilton com o ERibeiro seguindo muito de perto. É claro que volante tem menos visibilidade, mas nos jogos que o Nilton não jogou, ele fez mais falta que nos jogos que o Everton não jogou. Depois dos dois vem Fábio e Dedé, também no fotochart, mas um pouco mais para o Fábio. E no mesmo nível que os dois, vou de RGoulart e Willian. Aqui não tem fotochart que determine a diferença. Agora, preciosos, dado o momento em uma partida,...
 webber | Belo Horizonte | 07-01-14 14h52min
são Dagoberto e Borges. Sim, estes são preciosos, rodados, experientes, tenazes, chatos... Jogo difícil é com eles. São raçudos, presentes, mestres em suas tarefas. Não se omitem. Tipo de jogadores que um gol valem 3, porque abrem a porteira, acalmam o time, põe a auto-estima e a confiança nas nuvens. Não desistem nunca.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [3 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster