Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

22/12/2013 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - É Proibido Proibir

Condeno, há muito, as brigas entre as duas torcidas ( e todas as brigas envolvendo as torcidas organizadas do Cruzeiro)...

Existem algumas frases feitas ou ditos populares que são modificadas e adaptadas e que, em determinadas situações, se encaixam como uma luva.

Para o assunto que vou tratar nesta coluna, existem várias, infelizmente, procurei algumas menos duras e críticas. Tá difícil...

Bom... até arrumar uma frase ou pensamento que reflita o que estou sentindo e a minha opinião sobre o assunto, vamos aos fatos e posicionamentos.

A questão é simples.: A decisão da diretoria do Cruzeiro em proibir o uso da marca por qualquer torcida organizada.

Na realidade, a coisa pode ser resumida como “... Os conselheiros apresentaram um documento decidindo proibir o uso da marca, escudo ou qualquer símbolo do Cruzeiro Esporte Clube por qualquer torcida organizada”

A justificativa seria algo em torno do fato de que o Cruzeiro não pode se responsabilizar pelos atos das torcidas organizadas. E que as torcidas organizadas ao usarem o escudo oficial do Cruzeiro (pelo menos é o que o Cruzeiro imagina ser sua “MARCA”, poderia ser responsabilizado além dos limites de responsabilidade objetiva prevista no Estatuto do Torcedor. Segundo a diretoria anunciou, a decisão está valendo desde o término da reunião de conselheiros que, segundo o presidente do Conselho, teve votação unânime, com quase 300 assinaturas no abaixo-assinado.

Bom... enquanto não arrumo adjetivos para desqualificar toda esta falácia proporcionada pelas tais “... 300 assinaturas ...”, me coloco a imaginar o que diriam os diretores e conselheiros do Cruzeiro caso o Poder Judiciário resolvesse condenar o BMG por suas ações em prejuízo de aposentados(as)/pensionistas e outros que caem no conto do vigário dos empréstimos consignados. Ops! A diretoria do Cruzeiro ajuda o BMG ao oferecer cartões de débito pré-pago para os Sócios do Futebol. Melhor mudar as analogias.

Bom... enquanto não arrumo adjetivos para desconstruir esta enganação que o conselho do Cruzeiro apresenta, fico pensando quais as ações a diretoria de marketing do Cruzeiro teria realizado na temporada 2013 sem a ajuda das torcidas organizadas.

Alguns perguntarão: Você está defendendo a Máfia e a Pavilhão?

Respondo antes que perguntem: NÃO!

Condeno, há muito, as brigas entre as duas torcidas ( e todas as brigas envolvendo as torcidas organizadas do Cruzeiro), já fui vítima de algumas ações violentas orquestradas por gente que era PAGA por membros do Conselho e da diretoria para fazerem ações violentas e conheço quase todos os personagens das torcidas organizadas, da diretoria do Cruzeiro e do Conselho Deliberativo,que se envolvem com tais situações, para fazer as afirmações que estou fazendo.

Fico me perguntando o que leva um integrante de torcida organizada, um diretor ou conselheiro a, num determinado momento, pagar para determinadas pessoas de algumas torcidas a fazer isto e aquilo e em outro momento, a assinarem um “abaixo assinado” proibindo todas as torcidas de usarem os símbolos do Cruzeiro.

Antecipo que SOU CONTRA o uso de material do clube nos materiais das torcidas e que respeito todos os direitos de MARCA, desde que devidamente registrados. Neste quesito, o Cruzeiro, através de sua diretoria e funcionários, tem se mostrado INCOMPETENTE nos últimos 25 anos.

Bom...enquanto não arrumo adjetivos que não sejam agressivos e ofensivos para desqualificar a ideia que está sendo proposta, me pergunto se a diretoria do Cruzeiro e seu zeloso Conselho Deliberativo, já providenciou algum tipo de ação contra as fabriquetas de material pirata que usam e abusam do uso indevido da marca CRUZEIRO e provocam prejuízos financeiros incalculáveis ao time.

O Cruzeiro não consegue nem controlar o material pirata e agora aparece uma ação destas contra a própria torcida.

Será que as pessoas que tem estas ideias não sabem nem diferenciar o que venha a ser uma MARCA do Cruzeiro e os símbolos do Cruzeiro?

Creio que a mentalidade, bastante tacanha, de que as torcidas organizadas (TODAS como sugere a ação do Conselho Deliberativo) é obscurecida pela falta de razão.

Que me desculpe o Dr. Gilvan de Pinho Tavares, que está sendo pessimamente assessorado em alguns assuntos. Quando ele declara que “... Eles usam a nossa marca para ganhar dinheiro. O que eles fazem é tirar receita do clube em benefício próprio. E marginais chegam ao comando dessas torcidas, e conseguem arrecadação usando as cores e a marca do clube. Só servem para brigar, não para torcer. São organizadas na hora de agredir ...” mostra que ficou completamente cego ao que proporcionaram as torcidas organizadas (quase TODAS) desde que ele assumiu a presidência do Clube. A maioria destas torcidas organizadas APOIOU a ação do presidente quando cortou os ingressos. A maioria destas torcidas APOIOU a decisão de contratar o técnico Marcelo Oliveira. A posição do Dr. Gilvan é uma falácia: Generalização Apressada.

Certamente, nos intramuros do Barro Preto, tem muita gente recomendando que se insista nesta ação justamente para o presidente Gilvan começar a ter a insatisfação das torcidas organizadas. Num ano de eleição, as torcidas e seus integrantes NÃO VOTAM e Dr. Gilvan estará preocupado com seu colégio eleitoral.

CUIDADO, Dr. GILVAN !!! Existem Quintas Colunas onde menos se espera. Elogios fáceis vem de todos os lados. Uma Velha Raposa deve estar sempre atenta e vigilante. Embora a torcida do Cruzeiro nunca tenha experimentado o direito à democracia celeste, e os reflexos dentro do clube sobre o que pensa a torcida sejam praticamente nulos, no futebol, as coisas podem não ser como a maioria deseja (se bem que muitos dentro do clube cagam e andam para o futebol).

A “decisão” do Conselho é ruim... principalmente porque é inócua e construída sob premissas falsas e falaciosas.

Bom... como não arrumei adjetivos para desqualificar ideias, coisas e pessoas, fico com a certeza de quem muitos ainda não conseguem diferenciar a paixão de torcedores com um time de futebol e a relação consumidor e mercado de oferta e procura. O torcedor, e todas as suas formas de organização, tem evoluído durante as últimas décadas. Parece que os dirigentes não evoluíram nada nos últimos 50 anos.

A condição que estamos presenciando é mais ou menos como a de um filósofo morto: “Nós, torcedores organizados e desorganizados, juramos lealdade a uma bandeira, a uma paixão, a um símbolo que, agora, nos desprezam; nos renegam; nos abandonam... honramos o símbolo e aos homens que os representam agora, amanhã podem ser outros e que, agora, se negam a nos respeitar. Nós sempre estaremos aqui.

Dedico esta coluna a vários torcedores que, integrando torcidas organizadas, viajaram, torceram e deram muito mais do que suor pelo Cruzeiro e hoje, não estão mais entre nós. Cito dois como Ricardo da FAC e Wagner da Jovem. Vocês ainda estão vivos no seio das torcidas organizadas.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 olavo | Belo Horizonte | 22-12-13 10h02min
Acho que você foi muito feliz em abordar a decisão do Conselho do Cruzeiro. Eles sim estão pensando neles e nem querem saber da torcida. Deviam refletir melhor, pois somos nós, estando em organizada ou não, que fazemos o Cruzeiro.
 alexaug | Belo Horizonte | 22-12-13 14h38min
Acredito que muitos brigam, tumultuam, proíbem, restringem, criticam pensando que estão fazendo o bem ao clube. Presidência, diretores, conselheiros, associados, atletas, torcedores organizados ou não, associados e sócio-torcedor precisam de cautela para que não venham à tona as divisões. Proibir nem sempre é bom; prejudicar o Cruzeiro também não. Numa luta dessas não há vitoriosos; SÓ O CLUBE PERDE. Acredito que o equilíbrio virá e todos admitirão erros e excessos: SOMOS CRUZEIRO.
 alexaug | Belo Horizonte | 22-12-13 16h38min
O CRUZEIRO é de milhões de torcedores e, além do incentivo, precisa da colaboração efetiva dos seus. A direção não acerta em sempre, contudo, são estas pessoas que assumem responsabilidades grandes por causa do clube. Vejo a decisão equivocada como uma irritação quando coisas saem do controle em face de uns que se acham no direito de atropelar muitos, inclusive outras organizadas. É uma questão grave e não há receita que não inclua a colaboração dos verdadeiros torcedores.
 alexaug | Belo Horizonte | 22-12-13 17h07min
Acredito que a marca do Cruzeiro possa ser usada pelas organizadas que desejarem mediante assinatura de acordo formal com o clube. Suspender todas não é bom. É tudo uma questão de cumprimento de compromissos visando preservar a instituição. Depois da briga chegam os prejuízos (há um monte de gente doida para prejudicar o Cruzeiro); as contas vão para a diretoria e os que emprestaram seus nomes como fiadores. Aos brigões, que sejam valentes para ajudar a pagar as contas...
 abilio | Belo Horizonte | 22-12-13 17h10min
Não vejo essa importância que dão as organizadas. Em minha opinião elas não acrescentam nada, alem de violência. Vejo os defensores usarem alegações tais com incentivo, ajudar o clube em ações sócias e eventos. Com referencia a incentivo, na maioria das vezes que o Cruzeiro precisou, foi o torcedor comum que empurrou o time. Com referencia a uso de marcas é uma questão legal, que não tenho condições de emitir opinião, pois não tenho formação para saber da legalidade. Cont
 abilio | Belo Horizonte | 22-12-13 17h11min
contin.... Mais sou favorável a qualquer ação que dificultem as organizadas. Na verdade por mim deveriam ser extintas (Sei das questões constitucionais). Não sou um teleguiado, tem consciência da minha opinião. Discordo radicalmente do Evandro nessa questão, apesar de respeitar a opinião dele.
 PHDF | Brasília | 22-12-13 19h49min
-Posicionar-se a favor das torcidas organizadas depois dos problemas ocorridos neste ano não é fácil. Por isso, parabéns Evandro pela coragem.
- Sou contra acabar com qualquer instituição sempre que alguns dos seus membros erram, mas também merece reprovação a inércia dos que podem agir. Vejo muitas críticas à diretoria neste episódio e pouquíssimas sugestões do que fazer. Do jeito que está é que não dá para ficar.
- Proibir o uso da marca é a solução? Não sei, mas é uma tentativa.
 PHDF | Brasília | 22-12-13 20h02min
-Talvez a sugestão de permitir de forma precária o uso da marca e mediante um acordo formal seja uma boa alternativa. Pode inclusive ser obrigada a efetuar uma caução para garantir o comportamento ajustado.
-Assim sempre que uma torcida descumprir o acordo ou tomar atitudes que prejudiquem o clube poderá ser punida com a sua inabilitação ou com uma multa.
-Isso é uma idéia, mas somente quem vivencia a realidade do clube poderá avaliar sua aplicabilidade.
 jfabio | Pouso Alegre | 22-12-13 20h09min
A Diretoria do Cruzeiro e os Conselheiros do clube, estão de parabéns pela decisão acertadíssima. As associações de torcedores denominadas "torcida organizada" já deveriam ter sido extintas a muito tempo. É mais ou menos como a saída do Leandro Guerreiro, um cara legal, ajudou muito o clube, mas chega! Estamos mudando de patamar, a paz nos estádios está diretamente relacionada com o Sócio Torcedor e com o fim das organizadas. Bem vindos ao mundo civilizado!!
 pyxis | BHZ | 22-12-13 20h23min
Olavo, obrigado. Sei da sua proximidade com tudo o que escrevi. Daí a sua compreensão. É muito difícil e as opiniões contrárias são difíceis de aceitar. Falta-lhes FUNDAMENTAÇÂO que não seja aquela das manchetes da mídia. Estamos na luta. O Conselho Deliberativo do Cruzeiro (ou quem incitou a este movimento da diretoria), tem sido MAU conselheiro...
 pyxis | BHZ | 22-12-13 20h26min
Alexaug, não sei qual a sua proximidade e conhecimento do problema e não sei nem se te conheço pessoalmente. Mas uma coisa é certa, você aborda questões relevantes e a principal delas, e que a maioria NÃO PERCEBE, é que a cizânea, ou a guerra fraticida foi exposta como uma ferida difícil de fechar. A Diretoria, ao anunciar uma medida INÓCUA, um verdadeiros "tapa no vento", alimenta esta briga que estava "dormindo" dentro das hostes cruzeirenses, desde a gestão do César Masci(criação da Pavilhão)
 pyxis | BHZ | 22-12-13 20h30min
Abílio, lamento, ao ler o que você escreve sobre as torcidas organizadas não acrescentarem nada e só praticarem violência, reputo como desconhecimento total e completo do que venha a ser o movimento de torcidas organizadas no Brasil e no Cruzeiro. Nem vale a pena tentar argumentar quando a Sua opinião formada e consolidada passa por estes pilares. Se informe melhor. Vá a ao menos UM JOGO no Mineirão novo. Parece que você não foi a nenhum deles. ... cont
 pyxis | BHZ | 22-12-13 20h32min
... Sua opinião sobre o que pode fazer o torcedor comum é de um equívoco insano. Torcedor comum fica gritando para outros torcedores (organizados ou não ficarem sentados e quietos).Alguns setores do estádio ficam completamente calados e só acompanham os cânticos das torcidas orgaznizadas. Não conheço um cântico sequer de arquibancada que tenha sido criada pelo tal torcedor comum. Ajuda aí... veja um jogo na arquibancada... vale a pena.
 pyxis | BHZ | 22-12-13 20h35min
PH, você aborda com propriedade o cerne da questão. Pedir extinção de entidades de associação é ferir, mortalmente, consições do Direito do Cidadão.
Adicionalmente, concordo que UM ACORDO e um chamamento sério a TODAS as torcidas organizadas, seria um passo mais inteligente e DE ÂMBITO INTERNO aos interesses do Cruzeiro. A decisão da diretoria foi unilateral, autoritária, inócua, infiscaliavel, impraticável e construiu uma barreira entre clube e torcida com fins diversos da solução do prob.
 pyxis | BHZ | 22-12-13 20h38min
JFabio, você deve ser daqueles que compra camisa falsificada e vem com discurso inflamado mas não vai fazer nada para ajudar a diretoria do Cruzeiro a encaminhar a decisão que eles não conseguirão tornar efetiva. Só de você misturar dispensa de um determinado jogador com o problema apontado na coluna que escrevi, temos a demonstração que você não sabe do que está falando, mas faz questão de arrotar conhecimento de alguma coisa. Se pedir sugestão para você de como executar ... cont
 pyxis | BHZ | 22-12-13 20h40min
... o que a diretoria está tentando proibir, é capaz de você nem saber o que, DE VERDADE, a diretoria está tentando proibir. Este tipo de ignorância é que atrasa qualquer processo evolutivo. É um tipo de imediatismo pueril que as pessoas com pouco discernimento, acham que "É ISTO MESMO", "TEM QUE PRENDER TODO MUNDO", "TEM QUE TER PENA DE MORTE" e outras sandices, quando na realidade, se a diretoria chamasse TODAS as torcidas e propusse o que chamamos de TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA, ... cont
 pyxis | BHZ | 22-12-13 20h43min
... Direitos, Deveres, Obrigações e Responsabilidades, de parte a parte, e com penalidades objetivas e auto aplicáveis, as coisas poderiam ser diferentes e as PESSOAS (e não associações/instituições) seriam penalizadas.
Mas para aqueles, que deve ser o seu caso, acostumados ou ávidos por defenderem o autoritarismo, o sectarismo, e ditaduras em qualquer sociedade, não conseguem compreender este tipo de propositura.
Ainda estamos muito longe de vivermos democracias neste país.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 22-12-13 21h09min
Evandro, parabéns pela coluna. Foi muito esclarecedora, pois, tenho que confessar, eu tinha outra ideia de torcida organizada. Sua coluna me esclareceu e muito. Após ler(vou reler, passei a entender melhor. E tenho que concordar: torcedor comum não empurra time, tal como uma torcida organizada. Estive no Mineirão no jogo contra o Grêmio e pude comparar com a torcida que estava lá na final contra o Estudiantes(Libertadores de 2009). A atitude da torcida no todo é completamente diferente.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 22-12-13 21h16min
Como uma torcida organizada empurra um time! Quando dizem que é o 12º jogador, é a mais pura verdade. Eu sou torcedor do Cruzeiro desde 1965 e sempre morei longe de BH, por opção profissional, mas sempre fui ao Mineirão, mas nunca participei destas torcidas famosas, mas admiro. Como não sou conhecedor do assunto, penso que não se deve generalizar. GPT, como presidente do Clube, deve ser melhor orientado, ser mais específico e identificar os torcedores responsáveis por tais atitudes e punir.
 abilio | Belo Horizonte | 22-12-13 22h23min
Evandro tem posições contrarias mais respeito sua opinião. Quanto a ir ao Mineirão vou desde o final dos anos 70, época que não era fácil torcer pelo Cruzeiro, fiz parte de torcida uniformizada (é a expressão melhor e mais próxima da verdade). Ia de ônibus e carregava saco cheio de bandeiras e pegava bambu no bar 16. (Infelizmente com as uniformizadas não tem dialogo, já fizeram mais 1000 TAC e nada é cumprido). A violência iniciou no final dos anos 70, e deste ai somente veio aumentando. cont.
 abilio | Belo Horizonte | 22-12-13 22h30min
(Sou da época que as grandes uniformizadas eram Torcida Jovem e CRU CHOPP), A Máfia Azul era uma torcida de bairro, derivada de uma gangue da floresta, com tinha no Prado, na Serra e etc. Essa questão de apoiar fica pequeno perto da insegurança, dos prejuízos causados por punição etc. Você esta em seu lugar e é expulso de seu lugar por é lugar delas, quantas pessoas não vão mais ao estádio, muitos estão proibindo seus filhos de ir ao estádio para beneficiar esses caras?
 abilio | Belo Horizonte | 22-12-13 22h32min
Vc fala em apoio, cansei de ver o Cruzeiro perdendo e as uniformizadas caladas, quando mudava o resultado ai sim era uma festa. Em minha opinião a diretoria esta certa, afinal essas pessoas são torcedores do Cruzeiro ou para elas próprias? Sei que tem torcida legal, mais é legal hoje amanha vira monstro. Não sou ingênuo de acreditar que isso ira resolver os problemas de violência, que é algo endógeno a ser humano, mais temos que fazer alguma coisa para minimizar
 abilio | Belo Horizonte | 22-12-13 22h37min
Essa discussão em alto nível é uma contribuição. Não da mais para passar a mão na cabeça dessas pessoas, acredito que foi o caminho encontrado pela diretoria, pode não ser o mais eficaz, mais pode ter certeza que vai doer no bolso.
 pyxis | BHZ | 23-12-13 00h34min
Abilio, participei, durante muitos anos, de torcidas uniformizadas e organizadas (o nome pouco importa). Não me lembro de nenhum TAC entre as torcidas e a diretoria do Cruzeiro. Na época da ASTOCA, o pau cantava e o Felício foi até obrigado a prestar contas publicamente sobre a situação do Clube. Lembro também, em 1977, de ações da ASTOCA contra o vandalismo das torcidas de nosso adversário citadino. ... cont
 pyxis | BHZ | 23-12-13 00h36min
... nos últimos anos, a Polícia chamava sempre as duas maiores torcidas organizadas (uma de cada time) para fazer simulacros de TACs... verdadeiros "me engana que eu gosto". O racha entre Pavilhão x Mafia começou há mais de 20 anos, como escrevi. Ainda hoje existe conselheiro que compra SF "Cruzeiro Sempre" para passar para torcedor organizado. Mesmo que o Gilvan tenha cortado ingressos para TODAS AS TORCIDAS. Gilvan chegou a ser ameaçado de morte e ele sabe quem ameaçou. ... cont
 pyxis | BHZ | 23-12-13 00h39min
... infelizmente, o ano eleitoral NO CRUZEIRO, em 2014, ainda vai nos trazer algumas surpresas... Apoiei Gilvan, AMattos e MOliveira desde a primeira hora... ele terá problemas, no relacionamento com a torcida e com as torcidas organizadas, se as coisas dentro de campo começarem a não funcionar. Este assunto, REPITO, foi tratado da pior forma possível pois o Cruzeiro vai continuar sem poder fazer NADA... vai processar a torcida X, que nem personalidade jurídica tem, por usar escudo??? Como???
 jfabio | Pouso Alegre | 23-12-13 09h42min
Evandro, quando eu for a BH, te levarei de presente uma camisa oficial do Cruzeiro. Como eu nunca compro camisas de camelô, nem me passou pela cabeça que você (assim como tantos outros) almejasse uma. Sobre o LG, eu dei um exemplo para ilustrar o meu argumento. Não apontei qualquer relação entre jogador e organizadas, não confunda. Sobre a tal VERDADE que você tanto defende, as pessoas continuarão se associando, só não poderão utilizar os símbolos oficiais do Cruzeiro, simples assim.
 arasilva | Espanha | 23-12-13 11h44min
Muito oportuna este post Evandro…principalmente pela sua importância e relevância…esse tema de organizada ou não (violência nos estádios) tem que ser amplamente debatido por todos. A Inglaterra sofreu isso e soube resolver o problema…não sei se a solução deles será suficiente para resolver os nossos. O principal e que agora todos podemos opinar já tendo passado a faze aguda e o julgamento da ultima guerra entra mafia e pavilhão será para 2014. Na verdade quando estava terminando de ler o que
 arasilva | Espanha | 23-12-13 11h44min
você escreveu pensei que estaria só em defender o fim das organizada e acabei ficando surpreso que esta 50/50%( na opinião do q estão postando). O que escreveu alexaug foi a melhor opinião de todo o problema que já li…concorda plenamente. Só não sei se a solução em fazer as organizadas em assinar o compromisso seria o suficiente…mas já e uma opinião das poucas postada ate agora. Uma coisa e certa…a diretoria tinha e tem que fazer algo. Se retira o direito de utilizar o escudo as organizada foi
 arasilva | Espanha | 23-12-13 11h45min
correto ou não, so o tempo dira. Mas eu como cruzeirense sentia que a diretoria estava era demorando em tomar alguma atitude clara e dura…no mínimo no mesmo tom que estão sendo as condenas contra o cruzeiro. Agora falar em fazer isso por dinheiro ou arrecadar mais vendendo camisa oficial não e por ai e tenho certeza que não foi o motivo da punição por parte da diretoria. Fala que a diretoria não e capaz de controlar a venda produto falsificado…o absurdo e quere que a diretoria controle…
 arasilva | Espanha | 23-12-13 11h46min
se fosse assim não existiria os ténis Mike, Mazuno, camizeta com jacaré com boca fechada ou celular da maçã de qualidade e durabilidade duvidosa. Isso não depende da diretoria e do cruzeiro…tomara e que a marca cruzeiro seja cada vez mais falsificada…isso significaria que sua marca e muito mais valiosa e buscada pelo consumidor. O que deveria centra as opiniões e SOLUÇÃO. O que fazer…perguntei o Evandro em outro post, que fui respondido em varias linhas…uma resposta de uma pessoa que sabe muito
 arasilva | Espanha | 23-12-13 11h47min
que sabe muito sobre o tema, mas uma resposta sem plantear soluções…o desafio não e condenar a diretoria de ter tomado uma decisão…para mim foi e tarde…o desafio e plantear solução que seja definitiva. Uma delas poderia ser não tirar o escudo e sim acabar com as organizada…essa ate agora e ate que alguém me prove com outra que pareça ser melhor, seria a minha primeira opção. Estamos vivendo neste momento um grande salto na arrecadação com show que se chama futebol. Não só o socio e bilheteria,
 arasilva | Espanha | 23-12-13 11h49min
mas tb com o q pagão as Tvs. Compara a arrecadação anual do cruzeiro de 2013 com 2011, ou antes de ter fechado o mineirão para reforma e outra realidade. Hoje a maior ameaça na espetacular arrecadação que temos no clube se chama violência. E infelizmente no nosso caso, essa violência e domestica entre duas torcidas que já passou do limite não no ultimo jogo do mineirão, mas a tempos e ate agora sem solução…
 arasilva | Espanha | 23-12-13 11h49min
PHDF…nisso q escreveu assino embaixo(mas também merece reprovação a inércia dos que podem agir. Vejo muitas críticas à diretoria neste episódio e pouquíssimas sugestões do que fazer. Do jeito que está é que não dá para ficar)…o desafio e a solução e nisso que temos q concentrar…
 pyxis | BHZ | 23-12-13 14h35min
JFabio, sua persistência em querer provar que sabe do tema e que tudo é simples e sua opinião consolidada, é louvável.
Se fosse você, qual a sua ideia de controlar o uso da MARCA pelas torcidas organizadas?
Percebe-se, claramente, que você não leu nada e tem a opinião formada.
Vou repetir: Decisão e ação INÓCUA. INAPLICÁVEL. É simples pra você? Vamos ver...
 pyxis | BHZ | 23-12-13 14h37min
Torcedor1, você percebeu bem. o buraco é mais embaixo... MUITO mais embaixo. Veja que a própria mídia prefere dar manchete para a decisão do Conselho do Cruzeiro ao invés de manifestar o que pensam... cheio de rabo preso em todos os lugares.
 pyxis | BHZ | 23-12-13 14h41min
AraSilva, infelizmente você mistura muitos assuntos, o que prejudica a compreensão e entendimento da situação.
Uma coisa é extinguir as torcidas organizadas (que tb sou contra), outra é a decisão do Conselho do Cruzeiro em proibir o uso da MARCA.
Por estas e outras "confusões" e misturas impróprias é que consolidam-se opiniões de "tem que acabar" e não existe debate.
Quando você diz que "não vejo sugestões...", entendo que faz uma crítica às duas colunas que escrevi .... cont
 pyxis | BHZ | 23-12-13 14h43min
... ma sobre extinção e outra sobre uso de marca.
Ressalto que a crítica não procede e você deveria entender que nas entrelinhas e na crítica, existe sugestão de avanço. E muit as sugestões podem ser obtidas pelas críticas, DESDE QUE, saibamos o contexto e cenário de atuação sobre o problema.
A diretoria do Cruzeiro deveria, POR EXEMPLO, chamar TODAS as torcidas para conversar ANTES de uma ação destas que DUAS das torcidas foram protagonistas... afinal, a diretoria quer PUNIR bandidos...
 pyxis | BHZ | 23-12-13 14h46min
... Ou quer colocar no mesmo patamar todos aqueles que participam de algum movimento de torcida organizada?
Emépoca de eleição os candidatos sabem negociar isto muito bem.
Ano que vem tem eleição no Cruzeiro (o colégio eleitoral são os conselheiros) e no país (o colégio eleitoral são os torcedores). Não concordo com a sua crítica sobre falta de sugestões pois as sugestões tem que ser apresentadas aos intervenientes e não para um público que já tem opinião formada, como parece ser seu caso.
 pyxis | BHZ | 23-12-13 14h49min
No geral, o que me deixa mais surpreso é que a maioria dos que desejam a extinção das torcidas organizadas (TODAS) e da proibição do uso da MARCA Cruzeiro pelas torcidas, não sabem como funciona o processo e relação torcida-Cruzeiro, NÃO se manifestam sobre a torcida do Cruzeiro (principalmente organizadas) serem responsáveis por muito do que acontece nas arquibancadas e usam exemplos e analogias completamente fora do contexto e realidade do CRUZEIRO e sua TORCIDA.
 arasilva | Espanha | 23-12-13 17h55min
Pyxis - não entendi que a discursão seria apenas a punição das organizadas em utilizar a marca (escudo) cruzeiro. O que me fez escrever e pela importância do tema, futuro do cruzeiro e de tudo que tem acontecido com as torcidas organizadas. Outra vez tenho q discorda…se vc vai analisar por separado, porque a diretoria tomou essa medida, seria injusto com as outras organizadas. Mas só foi tomada essa decisão por causa do problema que vem acontecendo com duas organizadas que saiu fora do controle
 arasilva | Espanha | 23-12-13 17h56min
(por isso estão unidos os dois temas e talvez eu tenha misturado). Ai nesse caso na minha opinião, acho que apenas retirar o direito de utilizar a marca não ira resolver em nada o da violência dos estádio e principalmente a guerra que esta acontecendo no nosso quintal. Mas já e uma atitude. Para resolver o problema e de forma radical seria acabar com organizada (todas). Essa e minha opinião neste momento e seria muito interessante seguir o debate com outras proposta que possa ser eficaz manter
 arasilva | Espanha | 23-12-13 17h58min
todas organizada, com maior segurança para torcedor comum e principalmente para maior segurança da instituição cruzeiro (não sei em quanto esta a conta do prejuízo dessa briga mafia/pavilhão). Por ultimo e talvez para vc seja mais difícil imaginar pq já esta acostumado ver a festa com as torcidas organizadas. Não seria o fim do mundo. Não seria triste. Não vai ser menos emocionante. Não sei se vc chorou quando cruzeiro ganhou do grémio estando no estadio (2013)…se essa for sua personalidade vc
 arasilva | Espanha | 23-12-13 17h59min
não vai deixa de chorar se a torcida organizadas(todas) não estivesse la. Estive presente (dentro do mineirão no titulo da nossa ultima libertadores e segundo jogo contra Santos em 2003). Para mim foi inesquecível, ver o bandeirão da mafia descendo e a festa que eles fazem era tão impressionante que em muitos momentos deixava de ver o jogo para presta atenção na torcida mafia (principalmente em um vestido de amarelo sempre de costa para torcida e que estava presente nesses 2 jogos…
 arasilva | Espanha | 23-12-13 18h00min
mas me emocionei e vibrei muito, acordei os vizinhos vendo jogo contra o Grémio (2013) sozinho em casa tomando um vinho para esconder do frio. Ir ao mineirão vazio e sem torcida, já e uma experiência impar. Com o programa socio futebol teremos todos jogos em casa com ao menos 25 000 torcedor. Já estive em classico Madrid/atlético madrid, barça/sporting, 2 jogos brasil/ Portugal e em todos esses não vi uma torcida que chegasse a mínima comparação do que faz mafia azul. So q para mim so não foi
 arasilva | Espanha | 23-12-13 18h03min
igual de magico ver esses jogos pq não era o Cruzeiro. Mesmo não estando a mafia ou amarelinho) a festa esta garantida. Então vc não precisa de se preocupar, caso TODAS TORCIDAS ORGANIZADA DO CRUZEIRO desaparece, a festa não vai acabar e não quer dizer que será pior…apenas será diferente...e para quem conseguiu ler ate aqui, desejo um FELIZ NATAL e um 2014 azul e branco para todos nos.
 pyxis | BHZ | 23-12-13 20h24min
AraSilva, me desculpe mas, algumas afirmações SUAS me autorizam a ter a certeza que os longos anos que você mora fora do Brasil e o contato distante que tem do dia-a-dia do cruzeirense, das torcidas organizadas do Cruzeiro e do futebol brasileiro, prejudicam a sua análise. Você discorda de coisas sem que sua linha de fundamentação possa ao menos esbarrar em algo factual ou realístico para o problema.
 abilio | Belo Horizonte | 23-12-13 21h46min
Evandro ficou muito triste com tudo que você confirmou neste dialogo. Quanto mais leio me informo mais decepcionado fico, e mais convicto, que as uniformizadas não deveriam existir. A uma conivência promiscua entre elas e políticos, tanto de clubes como partidárias. Minha opinião era favorável extinção baseada na concepção que o coletivo proporciona ao individuo cometer crimes e sentirem amparados pela organização, consequentemente vivemos essa violência desenfreada. Cont....
 abilio | Belo Horizonte | 23-12-13 21h48min
Mais agora é mais preeminente que se coloque um ponto final. Não precisa extinguir-las juridicamente.Basta não autorizar a entra de nenhuma identificação das uniformizadas. Exigir que cada torcedor sentasse em seu lugar marcado, pressionar para que não utilizar marcas dos clubes, com o tempo serão enfraquecidas, e o poder publico cumpra sua parte. Sei que será muito difícil que isso ocorra, pois isso ira mexer com muitos interesses e com dinheiro (não só nas torcidas como dentro dos clubes)
 abilio | Belo Horizonte | 23-12-13 22h00min
Negociar é mais fácil, ira apenas adiar o problema, por que daqui algum tempo essa bomba voltara a explodir. Sai do assunto marcas e entre no fim das uniformizadas, por que são assuntos interligados. Pode existir soluções melhores e mais democráticas.Tenho a minha a qual acredito, estando aberta a mudança, caso se mostra mais eficazes e realísticas. A minha tem uma falha grave, é que estarmos no Brasil, pois onde existe corrupção e interesse escusos jamais são resolvidos.
 pyxis | BHZ | 23-12-13 22h27min
Abílio, você e os demais defensores da extinção de TODAS as TO´s e da proibição de TODAS as TO´s usarem a marca Cruzeiro, ainda não entenderam a abrangência do problema.
Entendo que é motivo de vocês ficarem desesperados e extrapolarem para temas fora do contexto. A responsabilidade OBJETIVA da diretoria do Cruzeiro NÃO ATINGE extinção e é pouco eficaz na questão da MARCA.
O Poder Público NÃO PODE ditar regulamentos INCONSTITUCIONAIS para agradar segmentos que não entendem o tema.
 mrr | Natal | 05-01-14 19h12min
Boa noite a todos e um ótimo 2014, mais uma vez por motivos de saúde me ausentei do blog. Muito boa sua coluna Evandro alertando para o real objetivo dos conselheiros do clube. O Dr. Gilvan é a bucha de canhão, é aquele soldadinho na trincheira, o primeiro a morrer... Contudo, permita fazer uma analogia: Um criança você orienta 'n' vezes para que não faça uma determinada coisa, até que se dê um basta e resolve se proibi-la totalmente. Embora não sejas o melhor remédio, ainda sim é algum remédio.
 mrr | Natal | 05-01-14 19h18min
Prefiro não viver a utopia de se reunir os líderes das TO`s, se é que esses existem, pois para mim não, por que se assim não fosse, esse problema já teria sido resolvido. O que esperar da polícia? Da justiça? Qual éeééé!!!! Mas é sempre assim, tem mete a cara, sabe que vai apanhar. Então prefiro alguma atitude do que nenhuma, como é o caso dos nossos governantes, que vêem todos dias o estado paralelo aumentando e nada fazem. Então embora que por outros motivos a proibição foi dada, eu apoio!
 mrr | Natal | 05-01-14 19h21min
Mas antes que este colunista despeje toda sua íra, rs.... volto a repetir que compartilho a questão em relação aos reais motivos do conselho deliberativo. Fim de papo!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster