Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

01/12/2013 | Joao Duarte
Prá continuar vencedor

"O Cruzeiro de 2014 tem que se reforçar em nomes, mas, principalmente em espírito. O desafio é crescer mais e sempre."

Mundo Azul,

Que filosofia adotar e o que mudar para continuar a ser vencedor ? - Uma grande dúvida que se tem é a seguinte : "o grupo foi vencedor... devemos manter ou mudar ?"
Para responder a esta questão aqui vão algumas razões :
1 - Sensação de dever cumprido : um grupo para continuar a ser vencedor tem que se motivar em busca de desafios mesmo que o campeonato já tenha sido conquistado. O nosso elenco vai precisar criar brigas e desafios novos para a próxima temporadas. Caras novas sempre são salutares.
2 - Manter uma base é importante ? - Os dados mostram que sim, mas, sem que haja acomodação. O nosso elenco já sabia de antemão que alguns jogadores eram titulares, mas, por mérito. Tanto assim que jogadores da categoria de um Borges, Dagoberto e Júlio Baptista assentaram no banco, aguardando a sua vez de voltar ao time, ou mesmo entrar durante os jogos. Houve grande mérito do Marcelo Oliveira nisto. Mas, continuo a julgar que seja necessário se ter alguém de fora que motive quem é titular a não se descuidar, uma fórmula que deu certo este ano.

3 - E as carências do elenco ?
@ Lateral direita : Ceará foi o titular, Mayke era o reserva. Fontes dizem que a renovação do jovem da base emperrou. E que há gente do ex-rival citadino trabalhando e muito para nos tirarem o menino. Que os nossos homens do futebol trabalhem e bem para manter o rapaz no Cruzeiro. Não há grandes opções de laterais direitos no Brasil. E os que poderiam vir na reposição não são superiores ao Mayke em minha opinião.

@ Lateral esquerda : Egídio teve queda vertiginosa de produção no 2º turno do Brasileiro. De um lateral vibrante, insinuante, destaque nas roubadas de bola e desarmes, que dava boas assistências, passou a ser oscilante. E sabia que Everton, desde que falhou nos 2 gols do time atleticano na final do Mineiro, perdeu de vez a fé do torcedor. É uma posição carente no elenco... requer atenção e trabalho. As minhas indicações são : Kléber ou Fabrício do Inter, Uendel da Ponte Preta, Samúdio do Libertad (Paraguai) ou Emiliano Papa (Velez).

@ Zaga : Acredito que Dedé e Bruno Rodrigo formaram uma boa dupla e deverão permanecer pelos menos até o fim da Libertadores (ambos tem longos contratos). Paulão Caveirão não foi mal em 2013, mas, não está feliz sendo a 4ª opção do elenco e portanto deverá voltar ao futebol chinês ou senão ir para o Inter. Victorino não jogou uma só partida em 2013. A sua continuidade dependerá dele receber propostas ou então realmente poder atuar. Se for para ficar como chefe do DM, melhor fazer uma negociação. O garoto Wallace fica e esperamos que Marcelo Oliveira lhe dê chances. Quem poderia ser REFORÇO ? Manoel (Atlético-PR), Henrique (Palmeiras) e Ernando (Goiás), seriam bons nomes para a composição do elenco.

@ Volante Centralizado : Excetuando-se o ótimo Nilton, todas as outras opções que julgo irão permanecer no elenco é composta de 2ºs volantes (Lucas Silva, Souza, Henrique e Tinga). Já se definiu a subida de Eurico da base, mas, ainda julgo que precisaríamos de um jogador para revezar no meio. As indicações para esta posição são do meu amigo de sangue azul Ademar de Carvalho Barbosa : Fernando (ex-Grêmio), Sandro (Liverpool). A estas eu incluiria Christian (Galatasaray) e os jovens nomes do Marcelo (Vitória-BA), Talisca (Bahia), Jr. Urso (Coritiba), Deivid (Atlético-PR) e do Baraka (Ponte) perfeito para se exercer uma marcação individual sobre um destaque adversário. A situação do Leandro Guerreiro é complexa. Se por um lado é um jogador de grupo, bom caráter, positivo, por outro lado, o ano de 2013 dele foi muito fraco. Há motivos para defender a continuidade e também para sua saída.

@ Centroavante : O Cruzeiro deverá manter Borges e Vinícius Araújo. Anselmo Ramon já se definiu que não fica. Aqui, a ter que se contratar só se for uma oportunidade como Fred (Fluminense está caindo e creio que isto dificulta a vinda dele), Barcos (oportunidade de usar os 50% micados do Kléber) ou investir num bom nome de fora como Ricardo Oliveira ou senão Nilmar. Apesar do Raul ter enchido a bola do Emerson Carioca, o grande Evandrão diz que ele ainda não está pronto, então porque não trazer o Léo Bonatinni de volta do Goiás, para compor o elenco ?

4 - O que fazer com os jogadores que retornam de empréstimos e que não serão aproveitados a princípio pelo treinador Marcelo Oliveira ?
A primeira coisa a se fazer é racionalizar. Quem estaria nesta condição ?
Wéllington Paulista, Amaral, Gilson, Fabinho e Diego Renan (Criciúma), Pedro Ken e Sandro Silva (Vasco), Farias (Independiente), Leandrinho e Thiago Carvalho (BOA), Uchoa (Avaí), Ananias, Charles e Marcelo Oliveira (Palmeiras), além dos jogadores que estão encerrando contratos no clube (Anselmo Ramon, Luan, Souza) e aqueles com contusões e longa inatividade em 2013 (Henrique, Victorino e Martinuccio). São 20 jogadores sendo que alguns tem mercado e podem ser usados na reformulação que se deseja. Outros jogadores a gente vê na rescisão contratual a melhor saída. É preciso se trabalhar com um elenco de 33 jogadores no máximo, considerando-se que o Cruzeiro irá disputar : Mineiro, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores no ano de 2014.

5 - E como fazer se o Cruzeiro receber propostas irrecusáveis pelos principais jogadores do elenco ?
Everton Ribeiro : Falam do interesse do Manchester United no futebol dele, valorizado por ter sido eleito o craque do Brasileiro com 24 anos de idade. Se ele sair ainda ficariam no elenco Dagoberto, Ricardo Goulart, William, Martinuccio, Lucca, Álisson, Élber e Júlio Baptista. A ter que repor só mesmo se fosse com um Alex ou D'Alessandro... Caso contrário, melhor apostar nos garotos da base. Falam em Marlone, mas, não vi nele a excepcionalidade que o faria melhor opção das que já temos no elenco.
Vinícius Araújo : só mesmo poderia sair por proposta irrecusável, mas, uma vez mostrou ter cheiro de gol.
Mayke : Este é outro que não tem fácil reposição. Já comentado.
Lucas Silva : Reposição já está no elenco. Opções acima.
Ricardo Goulart : Só conheço uma pessoa que não vê qualidades nele. Para mim tem sido o ponto de equilíbrio do time neste ano. Não tem fácil reposição.
Dedé : vacilou no episódio do jogo contra o Vasco na opinião de boa parte dos cruzeirenses, embora tenha sido sincero o que para mim vale mais que muita coisa. Só foi rebaixado pelos "falsos moralistas".
Nilton : destaque do time no campeonato. Não pode sair.
Fábio : O objetivo dele é marcar seu nome na história do clube. E creio que vai conseguir. Com mais 2 anos será o jogador com o maior nº de atuações com a nossa camisa... Esperamos que com outros títulos importantes.

Conclusão : Tudo indica que o Cruzeiro vá manter a base do elenco, mas, certamente irá às contratações, especialmente para as posições carentes. O Cruzeiro de 2014 tem que se reforçar em nomes, mas, principalmente em espírito. O desafio é crescer mais e sempre. Não adianta trazer jogador comum. A ter que buscar é preciso que seja um jogador que venha com possibilidades de ser titular e dar dor de cabeça ao treinador. Entretanto, se for jogador que vá provocar racha no elenco, melhor que não venha. Exame de perfil é muito importante e tem que ser avaliado, antes de se contratar. E mais, tem que ser jogador que tenha sede de conquistar títulos importantes.

E não é o Bahia botou água no nosso chopp ?
Mais uma vez o Cruzeiro saiu atrás no placar num lance de contra-ataque com Marquinhos Gabriel ganhando de Ceará e deslocando Fábio, após um erro na saída de bola do Cruzeiro. O Bahia nunca havia conseguido ganhar do Cruzeiro no Mineirão, mas, hoje a coisa não estava mesmo a nosso favor.
O trio de arbitragem veio a campo disposto a nos atrapalhar. Não marcou pênalti escandaloso em Dagoberto, anulou um gol absurdo nosso, depois não deu outro pênalti quando o lateral Mádson cortou com a mão um cruzamento de Dagoberto e finalmente não expulsou Lomba num lance com Vinícius Araújo quando o goleiro do Bahia tocou com a mão na bola fora da área e ainda derrubou o nosso atacante. Não bastasse isto foi absurdamente complascente com a cera do Bahia que forçou o cai-cai o jogo inteiro, especialmente na etapa final.
O Cruzeiro também se fartou em perder chances de gol com Borges (3), Vinícius Araújo (1), Júlio Baptista (2), Dedé (1), Bruno Rodrigo (1) e Souza (1). Já o Bahia foi extremamente eficaz e em 5 chances de gol fez 2.
O Cruzeiro empatou no final, teve a chance de virar com Vinicius Araújo e tomou um gol espírita no final... Mas, outra vez, contra um time da zona de rebaixamento não conseguiu se impor e jogar futebol de campeão. Eu e mais 48.111 torcedores saímos tristes do Mineirão.
E a coisa foi pior lá fora. Duas facções cruzeirenses se envolveram numa briga sem sentido e acabaram por inviabilizar a festa preparada pela diretoria. Os fatos foram tão graves, que terminaram por ser necessário o cancelamento da festa. Creio que seja hora de parar de passar a mão na cabeça de quem dá prejuízo ao clube.
A renda de hoje foi de R$ 2.250 mil, a renda de Uberlândia foi 1/4 disto (cumprimos lá a punição de um 1º jogo). Ou seja, todo este prejuízo e o de mais um jogo do Brasileiro do ano que vem, além do processo de hoje, se deve ao dito fogo amigo. Não dá mais para aliviar para este pessoal.
Prejudicaram a festa dos que foram ao campo. Será que eles não reconhecem que estão prejudicando ao Cruzeiro ? Até onde suportar isto ?
Sugiro que não apenas seja instaurado um processo contra quem está provocando as perdas, mexendo no bolso deles, mas, que se pare este processo de prender e soltar as mesmas pessoas, sempre... É preciso acabar com a impunidade.

E as homenagens especiais da coluna hoje vão para : Miguel Tolentino, Helena, Shara Rodrigues, Sandra Fernandes, Eloíza Ferri, Silvia Carvalho, Walfrido Nascimento Jr., Rômulo Rodrigues de Paula Jr., Andrey Lage, Othon e Bruno Gervásio, Aldo Mourão, Marcelo Mendicino e Isa@c Midway... só sangue azul.
Aqui do Cruzeiro.Org : Pyxis, Estrelado Campeão, MRR, HélioAzulCeleste, Carlos Almeida, Zero Sempre, Gilberto Xavier Filho, Rodrigo Ninja e os grandes craques de Monlevade Paquinha, Tainha e João Coura.
E de Conceição do Mato Dentro-MG : Nem Guimarães, Pico, Henrique Bimbinha, Renatinha Guimarães, João Roberto Lazarinni, João Ávila, Digão Lazarinni, Gilvan e André Cicarelli...
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão combatido, Jamais Vencido



Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 helioazulceleste | São Paulo | 02-12-13 08h42min
JOÃO, ótima coluna, concordo com suas sugestões quanto aos reforços e tambem ás possíveis dispensas. Infelizmente meu comentário hoje vai ser um pouco "azedo", entendi perfeitamente o empate contra a Ponte, defendi com unhas e dentes a derrota para o Vasco, mas ontem fiquei decepcionado com a derrota, pelo menos nesse jogo, com o estádio lotado, o time podia se esforçar um pouco mais para ganhar, era importante uma vitória ontem. Fiquei triste.
 helioazulceleste | São Paulo | 02-12-13 08h51min
Ainda para completar vem esse bando de marginais disfarçados de torcedores e bagunçam com a festa(nem foi realizada) que poderia ser linda. Mas voltando ao time, espero que pelo menos ganhe do Flamengo. Só não concordo em hipótese nenhuma alguem dizer que por causa desses incidentes(brigas de marginais)e pelo episódio, Julio Batista e derrota para o Vasco que o título foi "manchado", isso eu nunca vou concordar. No mais é continuar comemorando com méritos o TRI. Abraços.
 estrelado campeão | N�o definido | 02-12-13 08h53min
Grande João Duarte. Obrigado pela homenagem. Espero que 2014 possamos repetir o exitoso ano de 2013. Precisamos de contratações em algumas posições, mas a grande esperança pra mim, será não perdermos os principais jogadores do elenco. Vamos precisar de um elenco forte e "numeroso" para podermos campeonar na Libertas e novamente no Brasileiro. Como disse o Wilson Flávio, sonho com três grandes temporadas. Precisamos disso para arrebanharmos torcedores iniciantes(6 a 9 anos).
 estrelado campeão | Ubá | 02-12-13 08h53min
Grande João Duarte. Obrigado pela homenagem. Espero que 2014 possamos repetir o exitoso ano de 2013. Precisamos de contratações em algumas posições, mas a grande esperança pra mim, será não perdermos os principais jogadores do elenco. Vamos precisar de um elenco forte e "numeroso" para podermos campeonar na Libertas e novamente no Brasileiro. Como disse o Wilson Flávio, sonho com três grandes temporadas. Precisamos disso para arrebanharmos torcedores iniciantes(6 a 9 anos).
 helioazulceleste | São Paulo | 02-12-13 09h00min
AH! Obrigado pela homenagem. Concordo com voce que fomos "operados" ontem pelo soprador de latinha, infelizmente aquele "poste" que fica atráz do gol nunca faz nada e ontem achou de fazer alguma coisa alertando o juiz que "não foi" penalti no Dagol.
 estrelado campeão | N�o definido | 02-12-13 09h03min
Ontem aqui em Ubá, fizemos uma carreata após o jogo contra o Bahia. Apesar da chuva colocamos cerca de 80 carros e 40 motos. Teve até um trio elétrico improvisado, tipo essas picapes com som turbinado, tocando o hino e as músicas que marcaram a campanha: Vó tô isolado, Dizem que somos loucos, Guerreiros do gramado, etc. Vi muitos garotos de 10 a 12 anos, o que significa renovação da nossa torcida. Esse número seria maior se não fosse o tempo chuvoso, sem falar na turma que foi a BH ver o jogo.
 estrelado campeão | Ubá | 02-12-13 09h03min
Ontem aqui em Ubá, fizemos uma carreata após o jogo contra o Bahia. Apesar da chuva colocamos cerca de 80 carros e 40 motos. Teve até um trio elétrico improvisado, tipo essas picapes com som turbinado, tocando o hino e as músicas que marcaram a campanha: Vó tô isolado, Dizem que somos loucos, Guerreiros do gramado, etc. Vi muitos garotos de 10 a 12 anos, o que significa renovação da nossa torcida. Esse número seria maior se não fosse o tempo chuvoso, sem falar na turma que foi a BH ver o jogo.
 estrelado campeão | N�o definido | 02-12-13 09h12min
Para 2014 realmente nossas maiores carências são as laterais. Um bom reserva para Mayke(titular, Ceará negociado) e um titular para a esquerda, com Egídio compondo o grupo. Nosso quarteto de meio campo está bom e somente um grande figurão e que esteja em plena forma poderia ser incorporado. Para ataque manteria Borges e V Araújo. Se tiver que sair que seja o Borges, com Nilmar para o seu lugar. Não acho que Fred e Alex sejam uma boa, mesmo com o belo passado de ambos por nossas bandas.
 estrelado campeão | Ubá | 02-12-13 09h12min
Para 2014 realmente nossas maiores carências são as laterais. Um bom reserva para Mayke(titular, Ceará negociado) e um titular para a esquerda, com Egídio compondo o grupo. Nosso quarteto de meio campo está bom e somente um grande figurão e que esteja em plena forma poderia ser incorporado. Para ataque manteria Borges e V Araújo. Se tiver que sair que seja o Borges, com Nilmar para o seu lugar. Não acho que Fred e Alex sejam uma boa, mesmo com o belo passado de ambos por nossas bandas.
 estrelado campeão | N�o definido | 02-12-13 09h27min
Dagoberto, Luan e Souza também devem ser mantidos, sem dúvida alguma. Júlio Baptista será útil demais na Libertas e deverá estar e melhor forma em 2014. Victorino tem custo benefício desfavorável ao clube. Leandro Guerreiro pode ser aproveitado também como zagueiro, tal como no final de 2011. O certo é que o futebol está cada vez mais dinâmico, e um bela temporada não é sinônimo de sequência para anos seguintes. Exemplo é Flu(campeão 2012, quase rebaixado em 2013).
 estrelado campeão | Ubá | 02-12-13 09h27min
Dagoberto, Luan e Souza também devem ser mantidos, sem dúvida alguma. Júlio Baptista será útil demais na Libertas e deverá estar e melhor forma em 2014. Victorino tem custo benefício desfavorável ao clube. Leandro Guerreiro pode ser aproveitado também como zagueiro, tal como no final de 2011. O certo é que o futebol está cada vez mais dinâmico, e um bela temporada não é sinônimo de sequência para anos seguintes. Exemplo é Flu(campeão 2012, quase rebaixado em 2013).
 paulinho | Piracicaba | 02-12-13 09h27min
O time parou esse ano. Ficamos duas semanas comemorando, não basta vontade de jogar bem, tem que haver preparo para isso, o maior presente para a torcida foi o título conquistado da forma como foi, triste foi o episódio da briga dos marginais que usam a camisa do Cruzeiro,sobre reforços acho que precisamos de um centroavante para chegar e pegar a 9, lateral esquerdo eu tentaria o Uendel (Ponte), parece ser mais constante que o Egidio.
 estrelado campeão | N�o definido | 02-12-13 09h28min
Mas desta vez temos Alexandre e Gilvan, e neles residem toda nossa esperança de uma grande sequência. Um forte abraço João Duarte.
 estrelado campeão | Ubá | 02-12-13 09h28min
Mas desta vez temos Alexandre e Gilvan, e neles residem toda nossa esperança de uma grande sequência. Um forte abraço João Duarte.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 02-12-13 12h24min
Senhor Duarte, parabéns pela coluna. Sempre lúcida e competente. Só que é preocupante o comportamento medieval de nossas torcidas. Lembra-me a tragédia do estádio de Heysel, onde 38 pessoas morreram pela ação dos hooligans. É preciso tomar medidas etremas, como instalação de câmeras em todo o estádio e a sua volta, prender e excluir definitivamente os culpados. Mas é preciso vontade política. Tem que parar de repassar ingressos às organizadas (ainda que paguem). Enfim, esta é a hora. Ou nunca.
 seixas | Belo Horizonte | 02-12-13 13h03min
Amigos, estou vendo muita gente reclamando de alguns jogadores depois destas derrotas para Vasco e Bahia, pedindo reforços e tal. Com certeza o Cruzeiro vai se reforçar, temos que nos lembrar que o trabalho foi planejado para formar uma base forte para 2014, e deu muito certo.Esse time deu liga, a base correspondeu, o treinador administrou bem o elenco e deu uma forma de jogar ao time. Agora ficou mais facil o trabalho para 2014 e o Cruzeiro chegará na Libertadores ainda mais encorpado. Simples.
 seixas | Belo Horizonte | 02-12-13 13h08min
Não vejo motivo para estardalhaço, isso é coisa de torcedor chinfrim, de pélassacco mesmo rsrsrs, eu não tenho muita paciencia com essa gente, tem hora que dá desãnimo e fico mais ausente dos comentários, mas leio sempre. João Duarte é um dos que, em sua coluna, consegue agregar bons comentários e propor um bom debate, mas mesmo assim tem que ficar "desenhando" para alguns chatos(pra não dizer outra coisa). Então , minha gente, vamos ser mais equilibrados, SOMOS TRI BRASILEIRO, SOMOS CRUZEIRO.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 02-12-13 15h28min
João Duarte, realmente o time parou de jogar. Falta motivação. Eu também fico chateado com derrotas, mas com motivar um time que já é campeão? Concordo contigo com relação a reforços, mas penso que sairão poucos ou nenhum antes do fim da Libertadores. Contrações deverão ser bem estudadas e com prioridade para posições carentes como lateral esquerda e ataque. Pena será se Mayke sair e pior ainda se for para o 6ay1o. Confio na competência de Gilvan e AM para administrar este problema.
 redmosk | Uberl�ndia | 02-12-13 15h32min
Primeiro passo para fracasso é deixar a conquista encobrir os erros,sempre há espaço para melhorar!! precisamos de: zagueiro,Volante,Lateral Esquerdo e Centroavante,mas precisa ser jogador para disputar posição de titular não para compor elenco. Algo que me preocupa é muito para ano que vem são os vacilos que estamos dando nos jogos,em pontos corridos consegue recuperar,já em mata mata não.
 Jonny Azul | araguaina | 02-12-13 17h59min
João Duarte gostei astante da coluna, eu também vejo uma necessidade de reposição em algumas posições (lat.dir-esq,ataque) fazendo isso aliádo a manutenção do elenco temos tudo para conquistar o tri da américa. Quanto ao Mayke podemos ficar tranquilos, acabou de sair no globoesborte.com que o cruzeiro acaba de renovar o seu contrato para 2014, palavras do presidente Gilvan.Saudações celestes
 Jonny Azul | araguaina | 02-12-13 18h01min
Correção: Bastante
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 02-12-13 19h55min
Sobre a LE, saiu essa notícia no SuperFC. http://www.otempo.com.br/superfc/cruzeiro/cruzeiro-desmente-interesse-em-maxi-rodr%C3%ADguez-e-lucas-villalba-1.754481

Alguém acompanha o Independiente e/ou já viu algo desse Lucas Villalba? O Papa é velho de guerra, conhecido, e acho que não vale o investimento mas esse ao menos é novo, então falta saber se é bom.

Pra volante, acho os nomes fora da realidade, muito valorizados lá fora. E Talisca é segundo volante ou meia também. (cont.)
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 02-12-13 19h59min
Gostei do que vi do Junior Urso nesses últimos dois anos. Se não tivesse se lesionado, acho que o Coritiba não teria sofrido tantos gols e consequentemente feito melhor campanha. Deivid e Baraka não são muito melhores que Amaral e Uellinton, que passaram por aqui e não deixaram saudades. Pra mim é uma posição como centroavante, só deveriam contratar se for alguém pra chegar e assumir a posição.

Vários dos que estavam emprestados têm contratos terminando, então não são mais problema nosso.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 02-12-13 22h44min
João parabéns pela coluna. Espero, sinceramente, que o Mayke não saia pelas portas dos fundos. Se isso acontecer, azar o dele. Gosto do futebol dele, mas acho que é cedo para começar a fazer graça. Ele deve ter um daqueles empresários "carniceiros" dos seu lado. E, a propósito, por onde anda o Jonathan?
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 03-12-13 02h36min
@Ceu

Jonathan vem jogando como meia direita pela Inter e parece ter conquistado seu espaço após um início desanimador, seguido de empréstimo ao Parma.

http://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwww.fcinternews.it%2Fil-pallone-d-oro-nerazzurro%2Fjonathan-irraggiungibile-ma-maravilla-rimane-in-vetta-134468&act=url
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 03-12-13 07h17min
Obrigada Douglas. Abs, Celeste.
 João Duarte | Vit�ria | 03-12-13 09h22min
Em resposta ao POLE = Hélio Azul Celeste
Eu estava no estádio e foi um jogo atípico. O Bahia JAMAIS havia vencido o Cruzeiro no gramado do Mineirão.
O Cruzeiro de cara perdeu Ricardo Goulart e depois Éverton Ribeiro, É FATO. Mas, tanto Júlio Baptista quanto William não entraram mal no jogo não. O Cruzeiro criou umas 11 chances de gol claras : Borges (3), Júlio Batista (2), Bruno Rodrigo (1), Souza (1), Vinicius Araújo (2), Dagoberto (1), Dedé (1) com Lomba defendendo demais.
 João Duarte | Vit�ria | 03-12-13 09h25min
O Bahia foi lá umas 5 vezes e guardou 2. O gol da vitória então é o tipo da bola que descreve o que aconteceu no jogo. Não bastasse o juiz, os vigias e a D. Janete Arcanjo que tiveram uma má vontade incrível com o Cruzeiro desde que a bola rolou. Eles não se preocuparam em coibir o anti-jogo dos baianos que a cada minuto comiam 2, com as falsas quedas no gramado simulando contusões inexistentes.
Quanto há uma combinação destas é difícil vencer o jogo...
 helioazulceleste | São Paulo | 03-12-13 11h40min
Realmente JOÃO, quem está no estádio, assim como voce estava consegue ver com mais clareza o que aconteceu, eu assisti pela TV. Mas tudo bem, pensando melhor é até uma injustiça exigir alguma coisa agora, depois que nos deram este maravilhoso e incontestável título. Quero mais é continuar comemorando e vendo a choradeira dos paulistas e cariocas pelas más campanhas deles e tendo que engolir nossa bela campanha, isto não tem preço.
 carlos_Almeida | Vitória | 03-12-13 17h02min
JD, o Cruzeiro deve trazer um "nove" de responsa, seria um ótimo negócio para ambas as partes a troca de Luan por Forlan.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 03-12-13 20h53min
@carlos_Almeida

Forlán não joga nada há anos. Vive até hoje da boa fase na Copa de 2010, sendo que logo depois dela voltou à mesmo forma da maior parte da sua carreira. Jogador velho e caro. Temos que parar de entrar nessa de que tem que ter um jogador que fala com sotaque só pra ter.

Além disso o Luan volta a ser jogador do Palmeiras a partir de Janeiro. Temos que ser gratos pelos serviços prestados naquele início de campeonato e deixá-lo seguir sua vida em outro lugar.
 carlos_Almeida | Vitória | 03-12-13 20h58min
JD, quando falo que a troca é uma boa para ambas as equipes(Cruzeiro e inter), é porque Luan se encaixaria como uma luva no esquema do Inter, e Forlan, que é prejudicado pelo esquema do Inter, será muito favorecido pelo esquema do Cruzeiro, por isso, apesar das diferenças de peso, a troca é boa para ambos.
 carlos_Almeida | Vitória | 03-12-13 21h04min
Douglas, escrevemos no mesmo tempo, mas continuo achando que o esquema do Inter prejudica Forlan, que seria facilitado no Cruzeiro, assim como Barcos que também é um centroavante de peso. Me enganei com o passe de Luan, se ele pertence ao Palmeiras, deve voltar porque não vinga no Cruzeiro.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 03-12-13 22h41min
@carlos_Almeida

Já acho o contrário. No esquema do Cruzeiro, ele faria a função do Ricardo Goulart, parecido com o que faz na Seleção Uruguaia. Ele não tem o físico e nem a disposição tática pra fazer isso, e sempre jogou seu pior como centroavante porque perde o espaço pra pensar e chutar de longe. Mas o fator principal pesando contra são os mais de 500 mil de salários.
 julioctavares | Não definido | 04-12-13 07h51min
Primeira coisa, o Maike é muito melhor do que o Ceara. O Léo, afudou o Cruzeiro nos jogos que entrou, não serve nem pra reserva! Pegue os números da zaga do Cruzeiro antes do Léo começar a entrar no time e depois que ele começou a substituir o Dedé que foi pra seleção e posteriormente ao Bruno Rodrigues, foi uma que espantosa, os números falam por si, não é atoa que ele foi dispensado pelo Palmeiras.Vitorino, Everton, Henrique e L. Guerreiro, totalmente dispensáveis. Paulão tem que ser mantido!
 PHDF | Brasília | 04-12-13 08h13min
- Reforços:
- Volante: Edinho que atualmente está na reserva do Fluminense. Seria uma boa sombra para o Nilton é de estilo bem semelhante.
- Atacante: Fred, Jonas (ex-Grêmio) ou Damião. P/ este, por estar encostado e em má fase no Inter, uma troca por empréstimo de jogadores poderia ser uma boa p/ as duas equipes. Anselmo Ramon e/ou Farias e Leandro Guerreiro poderiam se encaixar bem lá.
- Lateral Esquerdo: Márcio Azevedo - Metalist? Cortês ex-Botafogo? Júnior César? Difícil.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 04-12-13 22h32min
@julioctavares

O Léo, entre Brasileiro e Copa do Brasil, jogou 14 vezes. 9V 1E 4D 29GM 16GS. 66.67% de aproveitamento. 1.14 GS/jogo

O Paulão só jogou 2 jogos pelo Brasileiro mas no primeiro semestre ele jogou bastante e falhou com certa frequência. Acho que os dois se equivalem apesar das características distintas mas o Paulão não é jogador do Cruzeiro. Se a situação fosse inversa e precisássemos pagar pra ficar com o Léo, estaria do mesmo jeito dando adeus sem arrependimento.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 04-12-13 22h37min
Sou totalmente contra essa idéia de contratar por contratar. Pra vir um lateral, zagueiro, volante ou atacante, tem que ser gente pra chegar e jogar. Não vejo ninguém que seja viável e melhor que o Egídio, então preferiria ver alguém da base mesmo, ou o Diego Renan, que se botar a cabeça no lugar e jogar o que sabe, pode ir longe e ainda tem tempo pra isso.

Do mesmo modo não vejo grandes volantes disponíveis. O Edinho - primo do Nilton - já foi um bom jogador mas não é mais o mesmo.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 04-12-13 22h43min
Comentamos várias apostas como o Junior Urso mas essa contratação também não é necessária, seria bem vinda caso surgisse a oportunidade mas não estamos desesperados pra trazer alguém também, então se não surgirem boas oportunidades, que testem o Eurico mesmo.

No ataque, também gostaria de ver o Bonatini aproveitado. Assim como o Vinicius, ele não é um centroavante como o Borges mas tem grande imposição física e também é bom no jogo aéreo, então seriam 3 opções interessantes no elenco...
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 05-12-13 10h55min
DOUGLAS, concordo com seu comentário em relação à Leo x Paulão.
Peguntei aqui várias vezes sem resposta: vc sabe onde se encontra o Thiaguinho?
Ainda está vinculado ao Cruzeiro? A última coisa que sei dele é que tinha ido pro Vasco, mas faz tempo...
 helioazulceleste | São Paulo | 05-12-13 11h48min
LÉO GONTIJO! O Thiaguinho reincindiu o contrato com o Vasco em setembro de 2013 e foi para o Guaratinguetá. Não sei te dizer se ele ainda está lá.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 05-12-13 13h35min
Valeu Helio, obrigado.
Mundo do futebol é mesmo cruel.
Há pouco tempo o garoto foi destaque e revelação.
Agora sumiu e caiu no esquecimento.
Vejamos se não vai acontecer o mesmo com o Bonatini.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 05-12-13 13h38min
Estranhamente, o Thiaguinho foi apenas emprestado pelo Vasco ao Guaratinguetá. Ele fica livre em Dezembro. http://www.cbf.com.br/loadpage.php?p=controller&c=jogador_ficha&cod=165657

Ao que parece, mais um que perdeu a passada e agora vai ter que tentar refazer sua carreira.

Por outro lado, já que estamos falando de ex-cruzeirenses, ano que vem poderemos nos reencontrar com o capitão da Copa SP 2007, Paulinho Dias, que fez parte do elenco dessa surpreendente Chapecoense.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 05-12-13 14h26min
Pois é DOUGLAS, eu tinha notado isso também. O Paulinho Dias reaparecendo agora.
Mas como é complicado ser jogador de futebol profissional.
Como o Tiaghinho, lembro de alguns promissores que foram falados aqui e agora estão completamente sumidos do cenário.
Uchoa
Anderson Lessa (veio do Náutico e pra lá voltou)
Luis Fernando (loirinho camisa 10)
Wellington (zagueiro que fez gol no cam na final do Mineiro)
Joabe (atacante)
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 05-12-13 18h25min
Grande Léo Gontijo e Douglas ,acho que o Paulinho Dias do Chapecoense não é o mesmo do Cruzeiro ,por favor verifiquem !!Falando de mudanças para 2014 , acho que tanto Paulão quanto Léo devem ser dispensados,acho os dois fracos.Com relação a outro L.E. e outro volante ,acho que de inicio deveria ser usado jogador da base mesmo , agora uma posição que deveria ser revista é o reserva do Fábio ,pois não tenho confiança no Rafael !!OBS.sou contra Fred e Alex,se vender o E.R. teremos caixa, cont...
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 05-12-13 18h35min
Continuando ...vendendo E.R. teremos caixa suficiente para reforçar o time como foi feito na ocasião da venda do Montijo. Procurar com bons olhos,como foi feito para contratar ,E.R. , R.G. e Willian. Os jogadores que deveríamos investir com tudo para cima deles são na minha opinião: Marcelo do A.Paranaense e o Ernando do Goiás e teremos de buscar um meia de ligação para substituir o E.R. Este será o grande problema do A.Matos para 2014. Quem vocês indicam para substituir o E.R.??? Abraço
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 05-12-13 18h51min
Léo Gontijo e Douglas , o Paulinho Dias do Chapecoense é o mesmo sim do Cruzeiro ,campeão da Copa São Paulo de 2007 !!!Abraço .
 Nelsao | Brasilia | 06-12-13 10h52min
META GPT: SER PENTA NO MINEIRO PARA ALCANÇAR AS FRANGAS CRUZEIRAO 92 ANOS 37 TITULOS FRANGAS ROSADAS 42 TITULOS COM 105 ANOS
 Nelsao | Brasilia | 06-12-13 10h59min
META GILVAN PINHO TAVARES SER CAMPEAO DO MUNDO E DA SULAMERICANA. PARA PASSARMOS OS BAMBI QUE TEM 19 TITULOS (3MUNDIAIS, 3 LIB, 2 RECOPAS, 1 SULAMERIC, 1 SUPERCOPA, 1 COMEBOL, 1RIO-SP, 1 COPA MASTER, 6 BRASILEIROS)CRUZEIRAOOOOOOOOOOO TEM 17 TITULOS ( 2LIB, 1 RECOPA, 1 COPA OURO, 2 SUPERCOPA, 1CENTROOESTE, 2 SULMINAS, 1 COPA MASTER, 3 BRASILEIRO, 4 COPAS DO BRASIL)
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 06-12-13 11h00min
Prezados DOUGLAS E RODRIGO FERRARI.
Acho que não teremos grandes surpresas.
Zaga: Paulão vai: fim de contrato. Léo fica:simpatia do treinador. Vitorino: esse tem de sair, custoxbenefício horrível. Precisamos de um bom nome.
Laterais: Precisamos de um esquerdo e negociar o Everton. Só.
Volância: LGuerreiro vai: fim de contrato. Souza: vai ou fica? Na minha opinião merece ficar. Precisamos de um bom nome.
Armação: Acho que todos ficam. Mas seria bom emprestar o Alisson.
 PHDF | Brasília | 06-12-13 11h03min
- Até no sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de seleções a bandeira do Cruzeiro está sendo exibida. Vejam no Globo.com. Há rosinhas indignadas, mas a bandeira é de Honduras, idêntica à celeste.
- Seria muito bacana Honduras ficar na Toca I. O símbolo já está em todas as partes.
- Uruguai ou Itália poderia ficar na Toca II - a cor é a mesma. Já na Toca III, todos jogarão lá.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 06-12-13 11h03min
Ataque: Todos ficam, exceto o ARamom: antipatizado e sem espaço. Luan: fim de contrato e interesse do Inter, vai embora.
Gostaria de ver o Léo Bonatini. Talvez mais um nome pra compor.
E é só.
Não creio que o ERibeiro saia antes do fim da Libertadores. Estamos quase prontos pra 2014.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 06-12-13 11h33min
NELSAO, pra ser sincero amigo: eu não consigo pensar tão à frente.
Penso em 2014: pra mim, ser TRI DA LIBERTAS, seria o objetivo pra 2014.
Mineiro, rural, ou qquer outra denominação, me importo bem menos.
 Nelsao | Brasilia | 06-12-13 17h05min
AMIGAO o negocio é planejamento, META, qdo aprendi a viver Cruzeiro, foi qdo o Careca fez um gol de cabeça na final do mineiro de 1990, e de la p ca CRESCEMOS MUITOOOO, logo GPT pense em metas, -------------------------------------------------------------------- JOAO DUARTE QUAL ERA A DIFERENÇA DE MINEIROS NO ANO DE 90?
 Nelsao | Brasilia | 06-12-13 17h07min
. PARA PASSARMOS OS BAMBI QUE TEM 19 TITULOS ----------------- (3MUNDIAIS, 3 LIB, 2 RECOPAS, 1 SULAMERIC, 1 SUPERCOPA, 1 COMEBOL, 1RIO-SP, 1 COPA MASTER, 6 BRASILEIROS)....................................................... CRUZEIRAOOOOOOOOOOO TEM 17 TITULOS ----------------------------- ( 2LIB, 1 RECOPA, 1 COPA OURO, 2 SUPERCOPA, 1CENTROOESTE, 2 SULMINAS, 1 COPA MASTER, 3 BRASILEIRO, 4 COPAS DO BRASIL)
 unico3! | BHte | 06-12-13 18h34min
Ola Galera, O cruzeiro de 2013 foi muito ousado e conseguiu sucesso. Sei que tivemos sorte do time ter se entrosado já no primeiro ano, com a reformulação completa. Para o ano que vem acredito que o cruzeiro poderia: 01 Mandar o Leo(esforçado mas limitado embora) 02 colocar o Wallace ou Victorino como 1 reserva. 03 Contratar um L.Esq top e para deixar a disputa entre ele e Egidio. 04 Contratar um Atacante que esteja esquecido: Rafael Moura ou Marcelo Moreno.Esses dois tem a cara da Libertadores
 unico3! | BHte | 06-12-13 18h35min
É bom também o cruzeiro pensar no time sem o E. Ribeiro, pois se não sair agora pode sair no meio do ano... Então é importante já trabalhar imaginando não contar com ele... De repente 2014 poderemos ter um mundial para disputar.
 ogmios00 | New Jersey | 07-12-13 13h15min
Tenho um amigo Inglês torcedor do Man U que falou que as conversas entre o agente do Everton e o Man U estão bem evoluídas. Diz que o valor conversado e de $15 milhões de Euros, só falta o Cruzeiro aceitar...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster