Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

27/10/2013 | Joao Duarte
Raça, competência ofensiva, força mental e SORTE

"Com a presença destes 4 ingredientes e o comando de Marcelo Oliveira, o Cruzeiro vai caminhando a passos largos para o título"

Mundo Azul,


Para deixar qualquer um doido... hoje foi dose prá tigre - O Cruzeiro fez 30' de futebol de grande intensidade, marcando e recuperando as bolas no campo do adversário, foi criando chances uma atrás da outra, abriu o placar, fez 2 x 0 num golaço de Dagoberto. Viu Éverton Ribeiro que fez uma de suas melhores apresentações com a camisa fuzilar Galatto e este por milagre colocar a córner, Borges ligadíssimo no jogo virou bonito em cima do beque e quase fez... depois meteu outra na trave. Outra exibição de gala se prenunciava.
Aí, o imponderável futebol clube entrou em campo.
Num lance sem muito perigo Léo fez falta desnecessária no volante Henik que já estava adiantando a bola. Fábio fez a barreira invertida temendo um chute de canhoto e viu João Marcos bater certinho no canto oposto e para mim, tomou o gol. Mesmo considerando que a bola tenha sido muitíssimo bem chutada, creio que a formação invertida da barreira o traiu e ele não conseguiu chegar na bola.

Bem, de um time que massacrava o adversário, que trocava passes com eficácia, passamos a ver outro nervoso, que passou a inventar e a errar.
Resultado, de jogo fácil, o Cruzeiro deu ao Criciúma a chance de gostar do jogo.
Erramos numa saída de bola e vimos Marlon cruzar da esquerda, Léo chegar atrasado na bola e ao invés de cortar, ajeitar a redonda para o chute inapelável do ligadíssimo Lins, que ali por volta dos 40' do 1º tempo fez o gol de empate.
O time do Cruzeiro sentiu o abalo psicológico e num erro de saída de bola de Egídio pela esquerda, vimos a bola rodar, Lins abriu para Suéliton que cruzou certo para a "chapa" perfeita de Ricardinho no contrapé de Fábio, para decretar o gol da virada do Criciúma, calando o Mineirão, que não aguentou o regaço e vaiou o time na saída para o Intervalo.
Marcelo Oliveira tinha 2 opções... ou chutava o pau da barraca ou senão mostrava com a calma que lhe é peculiar os caminhos para retomar o comando do placar.
Ele escolheu a 2ª opção que é mais seu estilo.
Não mexeu no time, dizendo que eles tinham que voltar a fazer o que havia sido feito nos primeiros 30'. Pediu atenção com Lins, que desequilibrava e mandou forçar o jogo em cima de Suéliton que havia levado o amarelo no final do 1º tempo. E o time voltou do vestiário bastante pilhado, mas, nervoso. O que era natural.
A nossa defesa não vivia um grande dia, mas, o nosso ataque estava muito bem no jogo. Havia criado várias chances de gol.
E num lance bobo no meio, Suéliton fez a falta em William que valorizou MUITO a jogada e recebeu o amarelo. E desta forma foi expulso do jogo. Argel tirou Ivo e recompôs a defesa com a entrada de Ezequiel.
Não deu muito tempo e Marcelo Oliveira mexeu no time. Tirou Ceará que errara 2 lances seguidos de saída de bola e colocou Mayke. Também tirou Henrique que fazia uma partida "desligada" e colocou Júlio Baptista.
O Cruzeiro aos poucos foi se acalmando em campo e logo numa de suas primeiras incursões ofensivas Mayke centrou, Éverton Ribeiro passou pela bola, mas, Borges não. Ele aparou e virou quase caindo para chutar cruzado e vencer Galatto. Eram 12' do 2º tempo quando o nosso NOVE fez um gol.
O time do Cruzeiro estava enfrentando um time com 2 linhas de 4 que jogava no nosso erro. Só que desta vez, vimos uma diferença. A raça estava encarnada no uniforme azul. Éverton Ribeiro num dia inspiradíssimo jogava de 2º volante e fomos vendo o Cruzeiro sufocar o adversário, mas, nesta fase do jogo, ainda sem se aproveitar com inteligência do fato de ter um homem a mais, porque errava demais os cruzamentos. O Cruzeiro já tinha tido 14 córneres a seu favor e em nenhum deles conseguimos prevalecer a nossa jogada aérea que mesmo sem Nilton e Bruno Rodrigo em campo era fortíssima com Léo, Dedé, Júlio Baptista e Borges.
William embora corresse demais e se doasse ao time não estava em dia inspirado e várias vezes a bola morria em seus pés.
Marcelo Oliveira chamou o seu "amuleto" Élber para entrar em campo. E logo 3' depois de ter adentrado o gramado ele avançou pela direita e centrou certinho para a linda cabeçada de Borges, que desempatou o jogo.
O Cruzeiro fez menção de administrar o jogo e vimos Marcelo falar que queria toque de bola "produtivo". E foi num vacilo de Henik numa disputa de bola com Júlio Baptista quando ambos caíram, ele se levantou primeiro e meteu o peito na bola, só que Dagoberto vinha acompanhando o lance e tomou-lhe a frente. Ele instintivamente agarrou a Dagoberto que caiu e o juiz deu o pênalti.
Dagoberto foi para a bola e fez bola num canto e goleiro no outro.
Aí estava estabelecido o 5 x 3 no placar. E Dagol quase fez o 6º ao dar um lençol em Galatto, pena que Fábio Ferreira em cima da linha cortou.
Caramba, que jogo maluco... me lembrou muito Cruzeiro 5 x 3 Vasco. Que bom que ganhamos outra vez.
Hoje, o ataque segurou as ondas da defesa...indubitavelmente. O time mostrou força mental enorme para vencer a frustração da virada sofrida no 1º tempo, para voltar a campo e fazer 3 gols na etapa final e empreender a revirada no placar. Mas, não bastaram a raça, a força mental e a competência de marcar 5 gols, o time teve sorte, a sorte que acompanha as equipes campeãs.
Com a presença destes 4 ingredientes e o comando de Marcelo Oliveira, o Cruzeiro vai caminhando a passos largos para o título.


☻ As notas para o jogo de hoje

1 - Fábio : nota 6 - Para mim ele poderia ter tido melhor participação no 1º e 3º gols do Criciúma. Dou um desconto porque João Vitor bateu bem a falta e Ricardinho pegou meio de lado, mas, chutou onde era mais natural e o pegou no contrapé. Enfim, hoje não foi uma jornada de inspiração dele.
2 - Ceará : nota 5.0 - Apareceu bem no lance do 1º gol do Cruzeiro, mas, depois passou a errar demais os passes e a dar possibilidade de contra-ataques ao Criciúma. Saiu para dar lugar a Mayke que vem apoiando melhor.
32 - Mayke : nota 6.5 - entrou bem no lugar de Ceará, fechou melhor o seu setor e deu o cruzamento que resultou no 3º gol do Cruzeiro.
26 - Dedé : nota 7.5 - Um monstro no jogo aéreo onde ganhou todas. Tem o mérito de buscar sair jogando ao invés de rifar as bolas. Teve algumas dificuldades, mas, no geral Marcel ou Douglas não ganharam nem uma dele.
3 - Léo - nota 2.0 - Uma atuação muito fraca. Esteve presente na cena do crime nos 3 gols do Criciúma, tendo participação direta no 2º gol. Creio que Marcelo Oliveira possa trabalhar outra alternativa para Santos. Está sem tempo de bola, chega atrasado, marca sempre a bola e não o adversário. Não está bem.
6 - Egídio - nota 4.5 - Uma atuação de pouca inspiração no ataque e ainda perdendo bolas na defesa. Ele tem feito sempre a opção equivocada nos últimos jogos, quando vai à frente. Parece ter perdido a confiança que marcou a sua trajetória aqui no clube. O time já se acostumou a procurá-lo nas saídas de bola. Errou demais os cruzamentos. Não gostei de novo dele.
8 - Henrique - Nota 4.5 - Uma atuação insossa. Não é aquele cara que desarma e ainda não voltou a ser o Henrique dos seus melhores dias no Cruzeiro, pois, errou passes.
16 - Lucas Silva - nota 6.0 - Como de praxe foi muito bem na transição. Ontem pecou umas 2 vezes na saída de bola na fase do apagão do time, mas, depois, cresceu com a mudança de postura da equipe e também pelo fato de ter saído o Ivo do meio para a recomposição do sistema defensivo. Não brilhou, mas, também não foi tão mal quanto alguns quiseram lhe imputar...
10 - Júlio Baptista : nota 6.0 - Entrou e deu mais calma ao time do Cruzeiro. Trocou bem os passes e teve uma grande chance de marcar, mas, chutou mal e fraco para fácil defesa de Galatto. Fez um dublê de 2º volante e meia, aproveitando-se do fato que tínhamos um jogador a mais. Boa substituição de Marcelo Oliveira.
17 - Éverton Ribeiro : nota 9.0 - Uma atuação de gala. Fez gol, deu passes importantes, criou boas jogadas, marcou, recompôs e tirou da cartola lances espetaculares. Uma grande atuação tática e tecnicamente falando.
41 - William : nota 5.0 - Não esteve inspirado. Embora tenha tirado Suéliton do jogo, hoje, não fazia grande apresentação embora lutasse muito. Desde o gol perdido contra o São Paulo o tenho notado muito nervoso e seu jogo não fluiu.
27 - Élber : nota 7.0 - Não fez tanta coisa assim, mas, só o fato de ter achado Borges livre nas costas da defesa do Criciúma, merece uma bonificação em sua nota. Depois da virada ajudou no sistema defensivo também.
9 - Borges : nota 9.0 - Um atuação muito boa dele. Fez 2 gols, criou outras boas chances, chutou uma bola incrível na trave e recuperou a confiança. Eu sempre confiei nele, mesmo quando todos pediam a sua saída. Ele apareceu no dia que o time precisou dele. Isto é ser decisivo.
11 - Dagoberto : nota 9.0- Outra atuação de gala como em seus melhores momentos. Um golaço, entrega, luta, técnica e muito, mas, muito futebol. É o jogador mais destacado do atual elenco do Cruzeiro. Mais craque que Éverton Ribeiro. E não pode ficar de fora do time, estando bem fisicamente.
DT - Marcelo Oliveira : nota 8.0 - Ficou atônito vendo o time mudar do vinho para água dos 30' da etapa inicial aos 45'... Mas, fez um bom trabalho de vestiário e boas substituições que fizeram o time crescer e virar o placar. Mas, hoje tem que acender uma velinha para a SORTE. Mas, não conheço campeão desprovido de sorte.
Agora falta pouco... Com 72 pontos conquistados dificilmente perdemos o título.

☻ Que time vamos mandar a Santos ? - Claro que Marcelo terá os treinamentos da semana para fazer as suas experiências e escolher os melhores para estarem em campo. Mas, com base no que vi até aqui, deixo a minha proposta de escalação : Fábio, Mayke, Dedé, Wallace e Egídio; Nilton e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Júlio Baptista (Élber) e Dagoberto; Borges.

☻ As homenagens da coluna hoje vão para : Raposão do Brasil, Estrelado Campeão, Osmário Neves, JúlioCTavares, Lanza, Dr. Magno, Salvador-Bahia, PHDF, AraSilva (Espanha), Rodrigo Ferrari, Rodrigo Ninja e Lúcio Sangue Azul, em nome dos 37 colegas que enriqueceram a coluna da semana passada. E em especial a Juliane Soares e Geovanne Brugnara (moradores de Itaguara) e que são torcedores entusiasmados do nosso Cruzeiro. Além dos grandes Fernando Campos, Joaquim Albino e Renildo Filho que fazem aniversário neste fim de semana.

☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Eliezer Mattos, Otacilinho Costa Mattos, Evandro Vidigal, Renato Lúcio de Lima Guimarães (Bimbador Incorrigível), Antônio Lúcio Motta (Marrequinho), Rodrigo Lazarinni, Marcelo Brasileiro, Ramon Ferreira, Romeu Madureira, Flávio (Lolê), Fábio e Anacleto Martini Ribeiro.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 27-10-13 12h09min
Alô mestre João. Muito bom o domingão após uma vitória importante como a de ontem. Agora é descansar mais uma semana e preparar bem o time novamente. Será que o Willian precisa de uma parada para recuperar o bom futebol do início do Brasileirão? Vamos estar na vila no próximo domingo torcendo para mais uma vitória do cruzeirão. Grande abraço!
 JP | South River , New Jersey | 27-10-13 12h10min
Otima coluna, Otimo jogo... so que voce esqueceu de dar a nota do Dagoberto... rsrsrs.... acho q o julio batista ajudou muito o cruzeiro, e se eu fosse o MO, viria com Maike, Nilton, e se Bruno Rodrigo nao estiver apto, paulao caveirao... Eu tenho trauma do leo... todas as piores partidas, as piores fases do cruzeiro, ele estava! eh so ele sair que o time cresce!!! lembra do gil e victorino?? ai entrou o leo, e afundou... agora o leo voltou.. credo em cruz!!!! vc acha que 7 pntinhos bastam??
 marco | Curitiba | 27-10-13 12h30min
Caro João, como já foi escrito, faltou a nota do Dagoberto, já me antecipo e dou 8, para ele. No próximo jogo voltaremos a ter Nilton e LS no meio, o que melhora significativamente. Para a zaga, acho que BR ainda não volta. Será que MO vai de Paulão, duvido (infelizmente acho que manterá o Leo). Poderia entrar com Elber no lugar do Wilian visivelmente em má fase, mas novamente duvido. Por que será que TODOS os técnicos tem suas teimosias? Continuamos rumo ao TRI.
 zuloobas | varginha | 27-10-13 12h32min
Assino embaixo. Como faltou a avaliação do Dagol pergunta: Dagol, Willian e Goulart, quem fica de fora? P mim, Willian. Abraço.
 pyxis | BHZ | 27-10-13 12h47min
JDuarte, acho que você tá ficando muito fraco (de outros nem falo pois é "proibido" !!!)... "teste pra cardíaco"? Eu estava na arquibancada e ANTES DO PRIMEIRO GOL falei para o companheiro de arquibancada, que está comigo desde o início do ano: "... vamos marcar 4 ou 5 gols ..." Não era preciso nem bola de cristal... o Criciúma aproveitou 15 minutos de vacilo do Cruzeiro (erros individuais) e fez a festa. Reveja o terceiro gol, desde a perda da bola no ataque e olhe o comportamento ... cont
 pyxis | BHZ | 27-10-13 12h49min
... de cada jogador, individualmente... quem só vê jogo pela TV ouvindo Bobo Farinha, não vai conseguir ver nada...
Olha, eu fico é rindo de algumas "anãlises" e avaliações e perguntando se os caras sabem qual é o esporte e como é praticado.
Uma #DICA: Chama-se Futebol ASSOCIATION
 PHDF | Brasília | 27-10-13 12h55min
- João, mais uma ótima coluna retratando bem o jogo. E obrigado pela homenagem.
- Para o próximo jogo descansaria o Willian e colocaria o Luan para ajudar o Egídio na marcação e já com a previsão do Élber entrar na segunda etapa em seu lugar.
- Também colocaria o Paulão no lugar do Léo, caso o Bruno Rodrigo não possa retornar.
- E rumo ao TRI.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 27-10-13 12h58min
Grande avaliação João D. e obrigado pela homenagem! Em relação ao Leo eu já sabia que ele jogaria mal como eu disse aqui na outra postagem, pois, ele não sabe jogar na esquerda e se fizermos um retrospecto dele no cruzeiro iram perceber que daquele lado ele nunca fez uma partida boa em toda sua trajetória pelo cruzeiro. Ao contrário, costuma ir bem qdo aproveitado pela direita. Precisa melhorar sua explosão pq parece q está jogando com o freio de mão puxado..
 pyxis | BHZ | 27-10-13 13h03min
JDuarte, certamente não vimos o jogo no mesmo canal. Discordo das suas notas e fico até triste ao ver VOCÊ incluir a palavra SORTE no título da coluna... Tem certeza mesmo? precisamos e tivemos SORTE no jogo de ontem?
Minhas notas:
Fábio (5), Ceará (4), Mayke (6), Dedé (5), Leo (4), Egídio (5), Henrique (3), Júlio Baptista (6), Lucas (5), Willian (3), Elber (6), ERibeiro (7), Dagoberto (6), Borges (8). Marcelo Oliveira (8).
E olha que só dei 8 para o Borges pelo espírito COLETIVO.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 27-10-13 13h05min
Assim como vc, eu tb prefiro Wallace a Paulão só q o M.O. n consegue perceber essas coisas e geralmente ele só tira o cara do time qdo perde o campeonato, com isso, vai insistir com Leo caso o Bruno n volte. Outra análise é a seguinte, o time do santos ataca muito forte pela direita com montilho e cia, nesse caso eu penso que deveríamos começar o jogo com ceará pela esquerda e mayke pela direita para neutralizarmos o ataque santista. No lugar de Willian eu colocaria o Ricardo Gular
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 27-10-13 13h07min
Meu grande amigo João Duarte,boa tarde. Ontem vimos o jogo na casa do meu irmao, Marcio(o Savio Batata tambem esteve la). Foi bom pelo resultado, mas com um susto danado. Voce como sempre lendo o jogo com uma maestria incomparavel. Espero que contra a Ponte possamos comemorar o TRI. Forte abraço, Marcelo Brasileiro.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 27-10-13 13h09min
Caro João, o Cruzeiro teve chances de fazer 4x0 até os 30 minutos do primeiro tempo e vencer por nocaute como fez contra a Portuguesa. Assim, num primeiro instante, quem teve sorte foram eles. O futebol não é uma ciência exata, daí o sufoco que passamos, mas no fim venceu o melhor time do campeonato.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 27-10-13 13h11min
Vc se esqueceu das notas de Dagol e de Lucas Silva João, na minha sugestão 8,5 pra dagol e 7 pro Lucas. Esta nota do dagoberto pq ele chamou a responsa pra ele e marcou duas vezes, soube pressionar o árbitro. Eu penso inclusive que ele merecia ser o capitão do time pq o Fábio apesar de ser ídolo é muito apagado e n exerce liderança alguma. E outra, o cara pra ser capitão tem que ter perfil de capitão coisa que Fábio nunca teve.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 27-10-13 13h25min
Eu creio que após esse descanso q teve o R. Gular vai voltar voando. Na minha opinião o Willian, Ceará (caso n for ser utilizado no lugar de egídio)e Borges, deveriam ser poupados e por serem poupados n deveriam nem viajar pra São Paulo, pra serem poupados de verdade! Com isso, faríamos em relação ao Grêmio assim como as frangas fizeram conosco, colocaria uma equipe descansada contra outra exausta e tenderíamos a ganhar só pela saúde. Esta seria minha estratégia p o jogo mais importante do ano!
 pyxis | BHZ | 27-10-13 13h47min
JDuarte, EU estava atrás do gol...
Quando vc escreve "...Fábio fez a barreira invertida temendo um chute de canhoto e viu João Marcos bater certinho no canto oposto e para mim, tomou o gol. Mesmo considerando que a bola tenha sido muitíssimo bem chutada, creio que a formação invertida da barreira o traiu e ele não conseguiu chegar na bola..."
eu nem consigo imaginar no que você estava pensando... você fumou orégano? está se associando aos detratores do Fábio? Ficou DOIDO?
 carlos_Almeida | Vitória | 27-10-13 13h49min
JD, como sempre,mesmo que não concorde totalmente, muito boa a sua análise. Para os que te criticam alegando que você nunca critica, você apontou acertos de quem acertou e erros de quem errou respeitando os atletas. Gostaria que fizesse a perspectiva para este ano e o que vem dos jogadores que estão na mira da torcida( Ceará, LEO, Egídio, HENRIQUE, Borges ou um outro que você acha que vale comentar)
 carlos_Almeida | Vitória | 27-10-13 14h05min
Fábio é um excelente goleiro, em qualquer time do mundo que jogar, o time tá bem servido de goleiro, é tranquilo nos chutes de fora da área, tem ótimo reflexo, boa saída nos cruzamentos, no abafa de cara a cara com o atacante então, nem se fala, é o melhor que já vi. O gol que tomou de falta daquela distância, colocado sem muita força, com barreira ou sem barreira um bom goleiro não pode tomar, mas tem desconto de sobra, mesmo porque não foi frango, acho que foi uma desatenção na hora do chute
 carlos_Almeida | Vitória | 27-10-13 14h07min
que dava pra recuperar, mas tava de 2 a 0...time dando show...
 PHDF | Brasília | 27-10-13 14h59min
- Antigamente, quando o adversário formava uma barreira paralela para prejudicar a visão do goleiro, a regra era alguém dar um empurrão nesta barreira segundos antes da cobrança para que o goleiro ficasse com a visão do cobrador.
- Hoje quase não se pratica isso. Não o motivo.
- Quanto a questão da barreira invertida, também não entendi. Para mim a formação foi normal e a cobrança foi realmente muito bem efetuada. Para qualquer goleiro a chance de defender era pequena, embora possível.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 27-10-13 15h06min
João Duarte,eu não dou notas a jogadores. Para mim, isto é muito relativo. Mas,considero o melhor em campo Everton Ribeiro.Esteve no mesmo nível dele o Borges e ainda com boa atuação o Dagoberto. Para o jogo contra o Santos, acredito que apenas Nilton e Mayke entrarão no time. Eu acho muito precipitado entrar com Wallace na zaga. Pode dar certo, mas caso ele cometa algum erro fatal, poderá ser queimado. Não é prática do MO fazer tais modificações. Acredito numa vitória contra o Santos.
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 15h07min
Ora dileto Prof. Pyxis,
Tenho meu critério de avaliação e V. Sª o seu...
O Criciúma jogou 15' de bom futebol e o Cruzeiro jogou o restante. Será que o nosso ataque criou pouco ontem para receber uma média 6 ~7 como você atribuiu a todos ?
E sobre o lance da barreira do Fábio reveja :
1 - JOão Vitor bate de pé direito em cima da cabeça do homem mais à esquerda de Fábio que era Henrique. Ele cobriu a barreira. Fábio ficou no lado direito da meta e na frente dele 4 jogadores deles.
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 15h09min
Quando ele foi para a bola, já era tarde, pois, a bola foi bem chutada por um destro e cruzada saiu da esquerda para a direita. Onde está o orégano que eu fumei. A minha descrição do lance foi a que todos viram. O que era normal para mim. Fazer a barreira cobrindo o canto direito dele e ele ficar no canto oposto.
Mas, você que diz ser goleiro acha que isto é o errado ?
Porque a minha forma de enxergar a coisa que é a errada ?
 PHDF | Brasília | 27-10-13 15h11min
Falha grotesca saiu no segundo gol quando Henrique desistiu de acompanhar o adversário em uma jogada previsível e para completar o Léo cortou o cruzamento para o meio. Este gol merece ser revisto pelos dois para que se evite a repetição.
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 15h12min
Evandro,
Do mesmo jeito que o Criciúma teve sorte com as defesas do Galatto e as chances perdidas até os 30' do 1º tempo. O Cruzeiro teve sorte, por ter conseguido se reequilibrar e virar um jogo como o de ontem, com algumas peças atuando muito mal, especialmente na defesa...
Borges ontem foi decisivo, estava concentrado e jogou bem Evandro. Sei que você não gosta do jogador e prefere o Vinícius. Sei que ele vinha de uma sequência de más atuações, mas, ontem se superou. Vc reconheceu...
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 27-10-13 15h15min
Assim sendo, uma outra vitória contra o Grêmio nos dará o título antecipado. Já adquiri ingressos para mim e um dos meus filhos. Se eu for de carro levarei o outro. Penso que o título de sua coluna seria melhor assim: "Raça, competência ofensiva, força mental e paciência". O time esperou o momento certo para dar o bote e não saiu no desespero. Estou me referindo ao 2º tempo.O MO soube substituir bem e sacou corretamente. Ceará não marcava e Henrique fazia com o olho. Será apenas reserva.
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 15h16min
Prezados Colegas,
Desculpem a minha falha... Retifiquei a coluna incluindo as notas do Lucas Silva e do Dagoberto... Vamos que vamos...
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 15h22min
Evandro,
Claro que a visão de quem está no campo é muito melhor, não há dúvidas quanto a isto.
Mas, dá para se fazer análise vendo TV também.
Dá prá ver quem parou no lance. A gente sabe quem teria que fazer a cobertura. Como o treinador faz o encaixe de marcação.
Henrique e Léo falharam muito coletivamente no jogo de ontem... E Marcelo Oliveira mexeu super bem...
 raposão do Brasil | Não definido | 27-10-13 16h19min
Boa tarde João e a todos da coluna,mais uma vez grande coluna meu nobre amigo.Analisando tudo q vc postou não mudaria uma virgula,discordo de uma certa opinião mecionada acima de qie não tivemos sorte,meu deus quanta xaropice!!!!!!Pegamos um time q veio com uma conciência tática espetacular e que ganhou do grêmio na arena portanto,não tem nada de bobo.A diferença ontem sem dúvida foi a vontade de ganhar,pois em nossos vaçilos os catarinas foram letais.Ontem sem dúvida o MO mexeu corretamente...
 raposão do Brasil | Não definido | 27-10-13 16h23min
...mas repito suas palavras,a vontade dos jogadores foram vitais para grande jornada além da sorte que só acompanha conpetentes e vencedores.Grande abraço João..
 mrr | Natal | 27-10-13 16h39min
Tudo muito bom pois vencemos e somamos mais 3 pontos!!!! Contudo ainda estamos em uma decrescente, concordo com o João Duarte que o time contou com a sorte, assim como 2 erros gravíssimos da arbitragem, que graças a Deus foram a nosso favor, pois se assim não fosse, sinceramente tenho minhas duvidas se teríamos saído com êxito daquela partida. Só apra lembrar o PYXIS, que mesmo o adversário com um a menos, continuou pressionando o Cruzeiro até não ter mais pernas. Não foi o Cruzeiro que melhorou
 mrr | Natal | 27-10-13 16h40min
Mas sim o Criciuma que tirou o pe, cansou, e olha que vi o jogo pela TV, forma tão criticada pelo Pos Graduado em Futebol Mr. Pyxis.
 jfabio | Pouso Alegre | 27-10-13 17h20min
O sistema defensivo não é composto apenas por zagueiros. Dizer que o Léo foi o único culpado dos gols, inclusive o de bola parada, é um absurdo! As notas dadas foram estas: Fábio 6, Ceará 5, Mayke 6,5; Dedé 7,5; Léo 2, Egídio 4,5; Henrique 4,5 e Lucas Silva 4,5. Observem que a nota média do sistema defensivo (excluindo-se o Léo) é 5,5. E o pior é que o grande culpado desta perseguição levou nota 8. Mas fazer o quê? Segundo os gênios do acontecido, basta tirar o Léo e está tudo bem. Aguardemos..
 gtpzeiro | Belo Horizonte | 27-10-13 17h34min
KKKK.Primeiro turno: Cruzeiro 1X0 Coritiba. "Se o Alex tivesse jogado, a história seria outra"; Segundo turno:Goiás 1X2 Cruzeiro."Se o Walter tivesse jogado, a história era outra";Cruzeiro 5X3 Criciúma: "Se o juiz não tivesse expulsado o Sueliton, a história era outra". Como tem profetas por aqui! Se minha vó fosse homem, não seria vó, seria VÔ. E eu aqui só comemorando.Detalhe:algumas coisas tem que ser revistas para a Liberta do ano que vem.Mas depois a gente pensa nisto!
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 18h17min
Prezado JFábio,
Repare que se eu penalizei a maioria dos jogadores voltados para o sistema defensivo com notas baixas eu estou sendo coerente com o pensamento de que o nosso ataque lavou a cara da defesa. Claro que a defesa começa no ataque. Mas, se escalamos um timos com apenas 2 volantes, com 3 meias e 1 atacante, é porque a nossa filosofia é privilegiar o ataque.
Sim, Marcelo é culpado disto... Os resultados dele são melhores que a retranca de Joel, ou a volantada do Adílson...
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 18h21min
É só observar que o time tem 20 vitórias e marcou 65 gols, que talvez você entenda porque o saldo de gols do Cruzeiro é maior que a artilharia de muitos times no campeonato, alguns deles ENDEUSADOS e endinheirados como o Corinthians, o rei do zero a zero.
Não é só tirar o Léo que resolve, mas, a volta do Nilton vai ajudar muito.
Tomar 3 gols do Criciúma preocupa, sim. E com certeza o Marcelo vai trabalhar bem o sistema defensivo para enfrentar o Santos.
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 18h23min
Grande GTPZeiro,
Concordo integralmente com você. Temos que privilegiar este campeonato. Pensar em Libertadores só após campeonar em 2013...
Para que falar fora este ou aquele, se ainda podemos precisar destes jogadores ?
Eu lembro que o fora Ortigrosso rosnou na área por muito tempo e depois precisamos do cara...
 RoniPeterson | Não definido | 27-10-13 19h18min
JD, De novo mandou no cravo!! hehehe A solucao nao e' apenas tirar Leo, Henrique, Egidio, Ceara, etc!! E' usa-los de forma a nao prejudicar o Cruzeiro!! Recuperar jogadores, dando confianca por serem parte do grupo! Pra mim o Mayke merece ser titular, pena nao termos outro Mayke pra lateral esquerda (ajudaria o Egidio)! o Henrique precisa recuperar a melhor forma e o Leo e' mesmo so' pra compor grupo! Espero que o MO esteja anotando o que ve, pq na Libertadores nao tem moleza!
 RoniPeterson | Não definido | 27-10-13 19h20min
Errou, volta pra casa, ta' fora! Rumo ao titulo! Duas vitorias agora teriam um efeito psicologico imenso pro grupo e pra (cada vez mais distante) escolta!!! Tri a vista, da-lhe Cruzeiro!!
 zuloobas | varginha | 27-10-13 19h23min
3x0 Coritiba, fora o baile. Vms q vms.
 Ronito | Marilia | 27-10-13 19h32min
Como tem colunista bom aqui! Parabéns a todos pelos comentários... cada um complementando o comentário do outro!!! Enquanto isso em Curitiba: COXA 3 x 0 TCHÊ GAROTOS ... E vamo que vamo
 helioazulceleste | São Paulo | 27-10-13 19h51min
João Duarte! Muito boa coluna como sempre. Acho que apesar do susto, o Cruzeiro voltou a jogar quase aquele futebol bonito que o deixou com essa folga na tabela. Entendo que após fazer 2x0 o time deu uma relaxada e o tigre aproveitou e muito bem para nos dar aquele susto, mas também foi só. No segundo tempo foi mostrado quem manda no Mineirão. Tudo indica que vamos fechar esta rodada com 12 pontos na frente de segundo colocado, o título está mais do que ganho. Abraço....
 DERSON | LEME | 27-10-13 19h54min
Ontem realmente foi um jogo atipico, assim digo com toda certeza que a maratona sofrida pelo Cruzeiro(quarta e domingo)na velocidade que o time parte para o ataque reforça a ideia que nossa derrotas era por cansaço fisico, terminar o 1º tempo derrotado e partir para uma vitoria esmagadora no 2º tempo e correndo os 45 minutos sem parar, era mesmo cansaço. Salvo alguns jogadores como Leo(é muito fraco para ser nosso zagueiro),Henrique(ta muito longe do que pode render).
 paulinho | Piracicaba | 27-10-13 19h57min
Coxa 4 x 0 Gremio.Estamos mais do que nunca com o caneco nas mãos.Acho que a partir de agora o Grêmio priorizará a Copa do Brasil.Parabens a todos do elenco.Falta muito pouco para o Tri.Vamos Cruzeiro.
 DERSON | LEME | 27-10-13 20h01min
Temos jogadores melhores para seus lugares e minha esperança que MOliveira o faça. Acredito que contra o Gremio estaremos com a taça nas maos,e,para a valorizar nosso elenco e pensando em 2014 Marcelo coloque alguns reservas para jogar e descansar alguns titulares assim como da chances a Rafael a disputar algumas partidas pelo nosso Cruzeiro. Seria justo com todos de nosso elenco Tri Campeao Brasileiro. Joao como sempre mais uma belissima coluna. Abraços.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 27-10-13 20h43min
João Duarte , obrigado mais uma vez pela homenagem, ontem foi teste para cardíaco depois de um começo igual contra a Lusa tivemos 20 min igual ao jogo contra o SPFW.Não gosto de falar mau de jogador , mais o Léo não dá e ainda mais jogando do lado Esquerdo!!Mais ontem tivemos uma atuação de gala do Dagol e do E.R que nos levou a vitória. E hoje o Coritiba que semana passada nos tirou o embalo , hoje nos ajudou muito , agora são 12 pontos para o 2ºcolocado , vamos rumo ao TRI!!!Abraço
 arasilva | Espanha | 27-10-13 20h44min
Muito feliz... Primeiro, muito obrigado Joao D. pela homenagem. Ontem que eu me lembre, foi o primeiro jogo do cruzeiro do ano que não foi transmitido ou pela globo internacional ou PFC ao vivo...acompanhei pela Itatiaia. Hoje de manha vi o jogo na íntegra pela pfc...foi um show de bola nossa, junto com muita felicidade deles na finalizações em 15 minutos. E olha que durante esses 15 minutos ainda nao jogamos mal, marcamos com pressão e Tb tivemos alguma oportunidade.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 27-10-13 20h51min
Teremos mais uma semana de preparação para o jogo contra o Santos , tomara que o Bruno Rodrigo se recupere , se não der para ele jogar que venha o Paulão ,pois o Léo não dá !!! Ainda neste jogo temos a volta o Nilton descansado . Meu time para domingo ; Fábio , Mayke,Dedé,Paulão e Egydio ; Nilton,Lucas Silva,Everton Ribeiro e Dagol ; Borges e Elber ( Willian )
 arasilva | Espanha | 27-10-13 20h53min
Mesmo vendo na íntegra e sabendo o placar, foi um jogao...digno de não cardíacos. Lembrei de um Cruzeiro/ Botafogo, talvez em 1997, onde placar foi igual. Enfim...sem palavras para tanta alegria e ainda ver o passeio do Alex 10 contra o Grêmio. Muito bom começar uma semana líder absoluto e agora muito, mas muito perto do tri... Uma feliz semana para todos cruzeirense.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 27-10-13 20h55min
Prezado João e amigos.
Que jogo hein? Pra matar do coração.
João, concordo com você quando diz em força mental>
O time voltou muito concentrado pro 2o. tempo.
Mas acho que a expulsão foi inegalvemente um fator decisivo, pois tiveram de tirar um articulador, o que nos permitiu sacar um volante pouco produtivo (Henrique) e colocar um jogador muito experiente como JBatista.
João, também não entendi esse tal de barreira invertida.
Falta bem batida, mas de longe...defensável.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 27-10-13 20h59min
Acho que Léo (o Cristo da vez) Henrique e Ceará destoaram ontem.
Ceará pela idade e a maratona de jogos, mas é um veterano que como o Tinga, agrega muito ao grupo.
Henrique vem de longa inatividade, mas é outro jogador que sabemos que tem bola.
Já o Léo, além de não estar bem, tem cometido erros que comprometem. Seria a hora do Paulão, mas pela lógica do Marcelo o Léo permanece.
Agora que jogaço de Dagol, Borges, Everton Ribeiro.
Elber muito lúcido.
Mayke parece veterano.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 27-10-13 21h04min
Só pra não passar batido pra quem reclama de tudo e de todos mesmo a um passo do título que tem uma relevância monstruosa pois já são 10 (não 40) de uma conquista expresssiva e no ano que o rival conquistou algo importante.
Eu queria registrar:
WPAulista quase rebaixado com Tigre.
Amaral reserva do Tigre.
Fabinho reserva do Tigre.
Gilson dispensado pelo Tigre.
Pedro Ken quase rebaixado com Vasco.
Sandro Silva quase rebaixado com Vasco.
Saudades do Dimas Fonseca???
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 27-10-13 21h13min
Claro, sem contar Ananias, Mateus, Rafael Donato, Rudnei, aquele volante que foi pro Palmeiras junto com o Charles, entre outras pérolas que até pouco tempo vestiam a nossa camisa.


Nossa realidade é outra.
Mudamos pra muito melhor.
Temos um estádio padrão Fifa.
Média de público de quase 30 mil por jogo.
Sócio do futebol com quase 40 mil e tudo reinvestido no futebol.
Não vejo ninguém desconfiado que está se "roubando" dentro do clube.
Rendas muito boas.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 27-10-13 21h16min
Nosso time de vôlei campeão mundial.
Nosso presidente parou de falar pelos cotovelos e mais que a boca.
Nosso diretor de futebol tabalha muito e aparece pouco.
Temos jogador de seleção (Dedé)
Até nosso massagista foi pra seleção.


Meus amigos o fato é que:

O Cruzeiro viveu dois anos de Atletico (11,12) e o Atletico viveu um ano de Cruzeiro (13).

Tudo agora volta ao seu lugar.

Temos orgulho de sairmos às ruas com nossa camisa!
 estrelado campeão | N�o definido | 27-10-13 22h02min
Obrigado pela homenagem João Duarte. Não vi o jogo, estava na zona rural. Sem internet, sem TV a cabo, então o jeito foi o velho e bom radinho. Uma coisa que chamou a atenção durante a transmissão, foi alguém dizer que um jogador do Flamengo fez um comentário a respeito da expulsão do jogador do Criciúma, fazendo alusão a uma possível "ajuda" do juiz. Parece que postou nas redes sociais quando acompanhava o jogo pela TV. O que você fala desse lance?? No mais, exploda-se o jogador do Fla.
 estrelado campeão | Ubá | 27-10-13 22h02min
Obrigado pela homenagem João Duarte. Não vi o jogo, estava na zona rural. Sem internet, sem TV a cabo, então o jeito foi o velho e bom radinho. Uma coisa que chamou a atenção durante a transmissão, foi alguém dizer que um jogador do Flamengo fez um comentário a respeito da expulsão do jogador do Criciúma, fazendo alusão a uma possível "ajuda" do juiz. Parece que postou nas redes sociais quando acompanhava o jogo pela TV. O que você fala desse lance?? No mais, exploda-se o jogador do Fla.
 estrelado campeão | N�o definido | 27-10-13 22h12min
Com a derrota do Grêmio(que agora é terceiro) praticamente selamos o título, embora matematicamente ainda seja possível e difícil a aproximação dos concorrentes(Bota e Grêmio). A coisa é tão favorável que com mais duas vitórias chegamos a 22. Se os concorrentes vencerem as 7 partidas, chegarão também a 22 vitórias e com 74 pontos. Então matematicamente 2 vitórias e 2 empates : título na mão, visto que o nosso saldo de gols(2º critério de desempate) é quase impossível de ser alcançado.
 estrelado campeão | Ubá | 27-10-13 22h12min
Com a derrota do Grêmio(que agora é terceiro) praticamente selamos o título, embora matematicamente ainda seja possível e difícil a aproximação dos concorrentes(Bota e Grêmio). A coisa é tão favorável que com mais duas vitórias chegamos a 22. Se os concorrentes vencerem as 7 partidas, chegarão também a 22 vitórias e com 74 pontos. Então matematicamente 2 vitórias e 2 empates : título na mão, visto que o nosso saldo de gols(2º critério de desempate) é quase impossível de ser alcançado.
 samuelbr | Ipatinga | 27-10-13 22h22min
João, um abraço! Tem muito tempo que não comento aqui, mas nem por isso deixo de ler suas colunas. Quero dizer que já estou com minha bandeira em punho pronto pra soltar o grito de tri nas ruas, muito feliz, parabéns torcida e jogadores por esse incrível ano de 2013 e que possa se repetir muitas e muitas vezes... vou pro mineirão no jogo contra a ponte, Zeeeeerrroooooooooooooo..... Abraço china azul.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 27-10-13 22h36min
João fiquei surpreso ao ver nota 2 para o Leo, sei que ele foi mal mesmo, mas eu não me lembro de algum dia ter dado nota tão baixa a um jogador do Cruzeiro, eu daria ao menos um 4 pra ele, outra coisa 9 para o Borges achei muito também. Bom isto é apenas opinião respeito muito os seus critérios.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 27-10-13 22h36min
João fiquei surpreso ao ver nota 2 para o Leo, sei que ele foi mal mesmo, mas eu não me lembro de algum dia ter dado nota tão baixa a um jogador do Cruzeiro, eu daria ao menos um 4 pra ele, outra coisa 9 para o Borges achei muito também. Bom isto é apenas opinião respeito muito os seus critérios.
 pyxis | BHZ | 27-10-13 22h38min
JDuarte, vai me desculpar... este papo de "critérios diferentes" vale até certo momento... Para justificar sua opinião, ainda mais quando ela vem prefixada com "sorte" e outros subjetivismos, a discussão é por conceitos... critérios sem conceitos definidos vira mero chute ou subjetividade
Te mandei uma imagem do lance da falta. Mas você continua insistindo... tá bem acompanhando... TODOS detratores do Fábio estão com você... Sorry!, meus Critérios são mais qualificados.
 PHDF | Brasília | 27-10-13 22h42min
- Que final de semana bom. Desta vez não foi um degrau, mas uns 2 ou 3 de uma só vez no caminho do título.
- Se Botafogo ou Grêmio ganharem 5 dos 7 jogos restantes eles atingirão 68 pontos, a mesma que o Cruzeiro já poderá obter no próximo jogo.
- É ganhar do Santos e comemorar o título contra o Grêmio. Rumo ao TRI.
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 22h44min
Evandro,
Não sou detrator do Fábio. Tá maluco ?
Só acho que ele errou na montagem da barreira. Ainda atenuei o fato de que o João Vitor pegou bem na bola.
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 22h48min
Toninho Caixeta,
Léo não é uma carniça como muitos querem lhe impor.
No meu entender ele tem 2 coisas que me incomodam muito. Marca mais a bola que o adversário. E nos lances de bola parada, às vezes dá distância suficiente para que o adversário corra e ganhe impulsão. Mas, não é ruim de bola. Tem recursos. É raçudo e embora pareça lento, tem boa leitura de jogo... Tanto é verdade que sempre se deu bem contra o Bernard. Mas, no jogo de ontem, errou demais.
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-13 22h51min
Evandro,
Eu tenho um critério que uso sempre. Parto de uma nota e vou fazendo os meus descontos ou acréscimos. Olho a contribuição do jogador no resultado, seja positiva ou negativamente.
Mas, nunca vi o seu critério. Não sou dado a subjetivismos, muito antes pelo contrário. Talvez seja o mal dos profissionais de engenharia. O único profissional que eu diferencio um pouco é o goleiro, cuja nota de partida é maior...
Não sou preconceituoso, procuro ver o rendimento jogo a jogo.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 27-10-13 23h27min
Meu Grande amigo Léo Gontijo , uma pequena correção , quem foi junto com o Charles para o Palmeiras não Rudnei e sim o Marcelo Oliveira. Abraço
 jfabio | Pouso Alegre | 28-10-13 00h18min
Estimado João Duarte, eu aprendi a contar até 10 quando estou P. da vida por um resultado ruim do Cruzeiro e a procurar algo de bom do time/jogador, principalmente quando o mundo inteiro está a favor da corrente. (..) É verdade que nem sempre eu faço isso que aprendi com você, mas, a sua marca registrada era a sua eterna convicção e pensamento positivo. (..) Como exemplo, durante 2013, eu defendi o Lucas Silva desde o início, e você teve uma postura crítica na 1º oportunidade. Muito triste...
 pyxis | BHZ | 28-10-13 02h14min
é... JDuarte, você já disse, VÁRIAS X, que tem critérios, e eu sei disso. Mas eu já disse que discordo. Entende? Daí eu não disse que você é detrator do Fábio, mas está JUNTINHO com eles (e eles se deleitam) com estes critérios seus que ACHAM que ele arrumou a barreira errado, MESMO QUE EU TENHA TE MANDADO UMA IMAGEM que mostra que a bola estava NO MEIO DO GOL... Qual o lado errado? O que vc viu na TV ou o do goleiro??? Faça-me o favor... você tá PIOR que o MAREF brigando com a imagem... cont
 pyxis | BHZ | 28-10-13 02h16min
... eu estava exatamente atrás do gol. Vi todo o lance da montagem da barreira, INCLUSIVE com jogadores do Criciúma ficando "no meio" de jogadores do Cruzeiro. O cara bate na bola com raríssima felicidade, a bola trisca na trave e entra e você vem falar de goleiro arrumando barreira errada pelo que você viu pela TV...???
Tá certo que são SEUS CRITÉRIOS e SUA ANÁLISE... Você tem opinião formada e NEM IMAGEM QUE TE MANDEI vai te convencer... OK. Só não tente me convencer que vc tá certo.
 pyxis | BHZ | 28-10-13 02h19min
... e outra coisa... nem vou polemizar muito mas as entradas de JBaptista e Élber deram outra cara pro time. Os PIORES em campo foram Willian e Henrique, na opinião MINHA e de mais de 80% dos que estiveram no MIneirão... aí você avalia Leo como o pior e Willian como melhor que MUITOS OUTROS... nem vou falar de outras notas pois, como você disse, são os seus critérios e, PELO VISTO e COMENTÁRIOS, tem muita gente com os "critérios" IGUAIS aos seus... DESISTO... tô muito feliz com o Cruzeiro.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 28-10-13 09h33min
Meus amigos, acho pouco produtiva essa discussão sobre critérios e conceitos.
O futebol não é mesmo uma ciência exata e na avaliação individual entra a subjetividade sem dúvida.

Respeito o ponto de vista de todos.

Mas o que importa mesmo é:

Estamos a 6 pontos do Tri!!!
 pyxis | BHZ | 28-10-13 09h51min
Leo Gontijo, aí que você comprova uma das minha muitas teorias... este papinho de "é improdutivo... " tem qual objetivo? Dizer que você não quer se posicionar? Omitir a suaopinião e os outros devem fazer o mesmo? quEM tá preocupado com "produtividade"??? Presta atenção... qualquer discussão... seja sobre conceitos e concepções leva a algum lugar e normalmente provoca CRESCIMENTO nas pessoas e aumento de massa crítica... quem não aceita discutir é porque não tem conteúdo a discutir... capite?
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 28-10-13 09h52min
Vejamos a situação.
O Cruzeiro no momento de instabilidade.
4 jogos: 3 derrotas.
A diferença em 9 pontos.
O Cruzeiro ganha o jogo sábado.
O Gremio entra sabendo que tem de vencer pra, ao menos, manter a distância.

Aí toma de 4,jogador expulso. Um baile.

Que motivação eles tem pra nos alcançar agora?
Se tivessem jogado bem e perdido no finalzinho, ou com erro de arbitragem.
Mas não. Jogaram mal mesmo.
Não vejo nenhum rival em condições de ameaçar.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 28-10-13 09h57min
Prezado PYXIS, entendi perfeitamente.
Concordo que toda discussão sadia e bem embasada gera crescimento, conhecimento, sem dúvida.
Porém, neste caso, o que eu quis dizer é que vcs vão escrever mil posts um para o outro e nenhum vai mudar a opinião.
Vc manda uma imagem, o João tem um contra argumento e assim vai sem fim.
Ambos tem muito conteúdo, mas também muita convicção.
A fundamentação de ambos é bem forte.
Não acho produtivo ficar discutindo nota de jogador.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 28-10-13 10h03min
Então já que é pra se posicionar, gostaria aqui de dar minha opinião sobre um jogador que destoa no time.
Me refiro a Egídio.
Se joagasse metade da bola que ACHA que joga, seria um craque.
Acho muito deslumbrado. Me lembra o Pablo.
Sempre querendo um drible, escolhendo o caminho mais difícil.
É facilmente driblado, se o volante ou o atacante não lhe ajudar, seu setor certamente vira uma avenida.
A torcida já perdoou seu erro na final do mineiro.
Tem de jogar simples.
 julioctavares | Não definido | 28-10-13 11h33min
João Duarte, se vc tem contato com Marcelo Oliveira, ou algum diretor do Cruzeiro , faz um favor ao Cruzeiro e a toda torcida azul celeste, não é possível que esse pessoal não estão enxergando o quanto a zaga do Cruzeiro simplesmente acabou depois que o péssimo Léo começou a ser escalado. é uma vergonha que exista diretores e técnico ninguém está vendo isso! O Henrique, é um peso morto dentro de campo, não marca erra passe a todo instante. Deixar o Mayke fora do time é uma brincadeira com a torc
 redmosk | Uberl�ndia | 28-10-13 12h31min
Jogamos mal,mas neste momento quero é ser campeão!!não se importando com ajuda de juiz ,sorte ,etc..... Fato que Egidio,Léo,Henrique e willian estão péssimos não entendo se temos um grande elenco porque M.O Não muda nunca? vai acabar queimando jogador com torcida.
 alexaug | Belo Horizonte | 28-10-13 12h48min
O Milton Neves (Galinha Rosa Mor), 3ºTempo Band, conversou "goma" sobre expulsão de jogador que fez falta violenta depois de ter um amarelo. A força ofensiva e a reação do CEC foi esquecida. Muitos "jornalistas" e veículos destacaram a mesma bobagem, entrando na pilha do ridículo Argel. Um absurdo; chegaram a dizer "que não foi falta". Viram um compacto com lances de longe e falam como se estivessem no interior do gramado.
 paulinho | Piracicaba | 28-10-13 13h25min
O gol do Dedé contra o Coritiba ninguém lamentou, a falta que originou o primeiro gol do Criciúma também não foi nada, essas coisas ninguém viu...do gol legal anulado do Criciúma semana passada contra o Corinthians ninguem reclamou...pq será??Estão incomodados por verem o Cruzeiro sobrando no campeonato..mas não acabou,faltam 2 vitórias.
 PHDF | Brasília | 28-10-13 18h07min
- Com estes caras da imprensa paulista ou rosanas achando que a arbitragem está nos ajudando, o sabor do título fica ainda melhor. Deixa eles(as) ficarem chorando.
- Para quem já achou que aquele chute do Gil no Borges não foi pênalti e que o Dedë fez falta no gol contra o Coritiba, o chororô cai bem. Vão todos lamber pirulito e assistir à festa celeste.
 lanza | Vitória | 28-10-13 19h17min
João sem pensar no já ganhamos,mas muito otimista,na sua ótica,qual a possibilidade de mantermos este plantel para o ano que vem?
 avantecruzeiro | Não definido | 28-10-13 20h54min
Que jogo! O time no geral nao foi mal... O cricium foi muito feliz em suas finalizacoes, algo raro para um time fraco e ainda com desfalques!!!Mas defensivamente precisamos melhorar, pois temos elenco pra jogar de diferentes formas, mas o pseudo-treinador MO insiste com certos jogadores para a defesa e meio campo que marcam com os olhos, como o caso de Leo, Henrique e Lucas Silva. O willian e outro que caiu mto por causa desgaste fisico.
 avantecruzeiro | Não definido | 28-10-13 21h01min
Porque nao dar uma oportunidade a Paulao Caveirao, a Souza e a Luan no lugar de Willian que recompoe melhor o setor esquerdo, e ta mais descansado. Ai dependendo da situacao do jogo, ele coloca o willian ou julio baptista. Enfim, o tecnico tem que saber usar o elenco com a caracteristica que cada jogador possui. Isso ate como uma forma de poder surpreender o adversario. Momento agora e de evitar bobeadas como aquela, o desespero esta do outro lado...
 julioctavares | Não definido | 28-10-13 22h19min
Camaradas,o negócio é o seguinte: Fora Léo,esse cara desde que entrou no time o Cruzeiro afundou, não serve para o Ranca Toco futebol clube. Fora Henrique, o cara tá morto em campo, não marca ninguém, não cobre as laterais e fica tocando a bola para trás e de lado, ruim demais! Fora Egídio, todos os adversários do Cruzeiro já vem com propósito de jogar em cima do Egídio porque sabem que ele não marca ninguém. O Maike tem que ser titular!
 estrelado campeão | N�o definido | 28-10-13 22h44min
BAPTISTA DF, o Abel Braga deve estar com dor de cotovelo mesmo. Foi campeão ano passado com Flu e esse ano nem mesmo figura entre os treinadores que estão na disputa. De fato, se houve equívoco da arbitragem, o maior beneficiado foi o seu ex Flu, que briga para não cair com o Criciúma e companhia. Aliás o Flu deve uma segunda divisão, e só ganhou em 2010 por conta de erros de arbitragem na partida Cruzeiro X Gambá, bem como pela entrega dos paulistas. Viva o Tigre e Flu rebaixado.
 estrelado campeão | Ubá | 28-10-13 22h44min
BAPTISTA DF, o Abel Braga deve estar com dor de cotovelo mesmo. Foi campeão ano passado com Flu e esse ano nem mesmo figura entre os treinadores que estão na disputa. De fato, se houve equívoco da arbitragem, o maior beneficiado foi o seu ex Flu, que briga para não cair com o Criciúma e companhia. Aliás o Flu deve uma segunda divisão, e só ganhou em 2010 por conta de erros de arbitragem na partida Cruzeiro X Gambá, bem como pela entrega dos paulistas. Viva o Tigre e Flu rebaixado.
 João Duarte | Vit�ria | 28-10-13 23h55min
Meu bom e prezado amigo Lanza,
Até que a gente defina matematicamente o campeonato prometo que não falarei da constituição do time para 2014.
Mas, assim que botarmos a mão na taça e espero que seja o quanto antes a gente já vai poder expor as idéias de reformulação no elenco. Certamente, vamos vender jogadores muito valorizados para fazer caixa e chegarão outros para a Libertadores... O plantel será reforçado, pode apostar nisto.
 zuloobas | varginha | 29-10-13 11h10min
Corre por aí q Paulão é companheiro de gandaia do Victorino. Foi dito, inclusive, q os 2 foram vistos por torcedores até às 4 h da manhã de quarta-feira na farra. Como Wallace está machucado, a escalação do Leo faz sentido. Embora eu ache q o Marcelo Oliveira dormiu no ponto ao n ter lançado o Wallace já em 2013. E concordo c o JCD, o M. O. contou c muita sorte e n há campeão sem sorte.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 29-10-13 12h33min
Acho que o time que o Marcelo vai mandar à campo neste Domingo será este : Fábio Ceará,Dedé,Léo e Egydio Nilton,Lucas Silva ,Everton Ribeiro e Dagoberto Borges e Willian . Agora o meu time seria Fábio Mayke,Dedé,Paulão e Egydio Nilton,Lucas Silva ,Everton Ribeiro e Dagoberto Borges e Willian .
 lucio sangue azul | sete lagoas | 29-10-13 18h35min
JD, não pude acompanhar o jogo pois estava na roça.Sua análise me mostrou direitinho como foi o jogo.Vi os melhores momentos que não me dão uma ideia precisa de como foi o jogo.Mas pelo que vi e mais sua análise, concordo plenamente com voce EM TUDO.L E discordo totalmente do Pyxis.O meu time para o jogo contra o santos tem duas versões: A primeira é a mesmíssima escalação do Rodrigo Ferrari. A outra, sai o William e entra o Tinga. Explico no outro post.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 29-10-13 18h48min
Penso que não temos obrigação de vencer o Santos. Não precisamos partir pra cima dele.Não podemos perder em hipótese nenhuma!Por isso, coloco o Tinga que é um volante que sabe marcar e é incansável na marcação, mas que tambem tem boa presença do meio pra frente.Seria uma escalaçao que surpreenderia o adversário.Teriamos posse de bola e dominio do jogo e tres pontinhos na sacola.
 PHDF | Brasília | 29-10-13 21h16min
- Uma posição é quase unânime a necessidade: um lateral esquerdo para disputar a posição com Egídio. De preferência com característica de marcação para dar uma opção diferente ao treinador.
- Um centroavante matador para disputar com o Borges? Talvez, pois há o Vinicius, que tende melhorar, e o Júlio Batista.
 mrr | Natal | 29-10-13 23h22min
Espero ver o time voltar a crescer antes de erguermos a taça, pois a impressão atual é de cansaço, tiraram o pé etc... Espero que as vitórias venham, mas por merecimento, sem ajuda de juizinho caseiro. Espero que a taça venha contra o grêmio onde estarei lá prestigiando o meu Cruzeirão.
 pyxis | BHZ | 29-10-13 23h30min
Lucio, Sangue Azul, você não tem ideia da imensa alegria que me proporcionou ao declarar que NÃO VIU e NEM OUVIU o jogo, e que depois ao ver os melhores lances e ler o relato do JDuarte, discorda de mim em TUDO! UFA! que alívio... :-P
 PHDF | Brasília | 30-10-13 10h12min
- Isto é verdade?
- Li uma matéria hoje (Estado de Minas) que afirma que os campos da Toca II tem dimensões superiores ao padrão FIFA (105 x 68). Segundo a notícia na Toca há 4 campos na medida 110 x 75.
- Com o novo Mineirão adaptado às exigências da FIFA, achei estranho esta afirmativa, pois a lógica seria os campos da Toca II repetirem as medidas do Mineirão e até mesmo um deles o tamanho do campo dos adversários para treino na semana em que o time for enfrentá-los fora.
 PHDF | Brasília | 30-10-13 10h21min
- Outro assunto de pouco destaque na imprensa mineira: a média de público no Brasileirão das Rosinhas é inferior até mesmo a de times que estão na zona de rebaixamento ou próximo dela, tais como Náutico, Criciúma e Fluminense.
- A do Cruzeiro é 2,5 superior a delas.
- Se a situação fosse ao contrário, como será que a imprensa mineira estaria tratando deste assunto?
 lucio sangue azul | sete lagoas | 30-10-13 16h06min
PHDF, se a situação fosse o contrário, ou seja, se os patéticos estivessem com uma média de público como a nossa, a atletiaia veicularia isso em todos os seus programas, elogiando "a massa".Como estamos dando um banho neles, todos se calam.Vão ter de nos engolir tambem no jogo contra o Gremio.Vamos estourar bilheteria para a tristeza deles...Enquanto isso, eles ficam mudos, sem mencionar que os pateticanos sumiram...voltaram a ser o que eram.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 30-10-13 17h59min
O EFEITO SUSPENSIVO FOI NEGADO PELO STJD. MAS ALGUÉM ACREDITAVA QUE SERIA CONCEDIDO? LOUCOS COMO ESTÃO OS CARIOCAS JAMAIS CONCORDARIAM EM BENEFICIAR O CRUZEIRO. AGORA, AGRADEÇAMOS AOS IMBECIS TORCEDORES QUE CRIARAM PROBLEMAS.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 30-10-13 19h42min
PHDF concordo com vc e com Zulubas em número gênero e grau. Mayke na direita e tinga no lugar de willian seriam alterações certíssimas. E digo mais, pra segurar o resultado ainda colocaria Henrique no lugar de Tinga no segundo tempo caso fosse necessário. Outra substituição que faria seria do Ceará no lugar de egídio pq sei que por aquele lado Montilho vai deitar e rolar nas costas de Egídio.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 30-10-13 19h44min
Uma sugestão agora aos Administradores do site.. Coloquem uma opção curtir aqui dentro da coluna e outra reprovar para cada comentário feito aqui, penso que seria legal.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 30-10-13 19h54min
Em relação a CBF e ao STJD só tenho uma palavra para defini-los INCOERENTES. João Duarte vai aqui minha sugestão: Quem é advogado sabe que antes da emenda 45 todos os juízes brasileiros se consideravam verdadeiros Deuses e muitas vezes conduziam seus julgamentos sem critérios razoáveis, não motivavam suas decisões, perseguiam advogados etc., aí foi criado o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que funciona como um freio e contrapeso para esses bandidos de torga que até então (cont.)
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 30-10-13 19h58min
(cont.) não sofriam fiscalização nenhuma exceto uma fiscalizaçãozinha branda do próprio tribunal em que na maioria das vezes o que se pesava era o corporativismo. Assim, com o advento do CNJ acabou a farra dos corruptos e outro dia eu já cheguei inclusive a ver um juiz chamar tal entidade de inquisitorial. Com isso, vai aqui a minha ponderação pq os clubes não se unam e criem o CNJD (Conselho Nacional de Justiça Desportiva) p verificar as incoerência da CBF.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 30-10-13 19h59min
Diego costa estamos com vc a CBF não representa o Brasil dos brasileiros então seu ato nunca foi um ato de falta de patriotismo ao contrário um ato nobre de patriotismo isso sim!
 estrelado campeão | N�o definido | 30-10-13 22h52min
CALMA MARCOS MINEIRO. Essa é a posição do STJD. Quem marca o jogo é a CBF. Vamos aguardar a quinta-feira. Acredito que será no Mineirão mesmo.
 estrelado campeão | Ubá | 30-10-13 22h52min
CALMA MARCOS MINEIRO. Essa é a posição do STJD. Quem marca o jogo é a CBF. Vamos aguardar a quinta-feira. Acredito que será no Mineirão mesmo.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 31-10-13 09h10min
Estrelado Campeão, de Ubá: a CBF, como era esperado, determinou o cumprimento da punição no jogo contra o Grêmio. Agora só falta marcarem o jogo em Brasilia, onde há uma horda imensa de gauchos. Com certeza serão maioria no estádio. E é exatamente isso que pretendem os caras da CBF, Globo e outros. O ideal seria que o jogo fosse mesmo em Varginha ou Uberlandia. Pelo menos teríamos maioria no estádio.
 webber | Belo Horizonte | 31-10-13 23h52min
Que se aproveite a lição deste jogo contra o Criciúma e se entenda que o momento exige atenção durante todo o tempo. A ideia de se matar um jogo vale muito no começo de um campeonato, em que adversários têm como pensamento recuperar-se no próximo jogo. Faltando pouco para terminar o campeonato, não há mais como se recuperar no próximo jogo! Matar o jogo agora é manter o padrão e intensidade da maneira como o Cruzeiro joga. Postura de campeão. Isto é dignificar a profissão.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 02-11-13 16h12min
João, meu dileto amigo e irmão. Muito obrigado pela menção. rsrsrs. Li a coluna e não vi a dedicatória, mas sabes que estou sempre por aqui. Deus o abençoe. SEREMOS TRICAMPEÕES.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [3 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster