Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI- Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

11/08/2013 | Joao Duarte
Quais os candidatos ao título do BR2013 ?

"Vamos fazer uma análise dos principais candidatos ao título do Brasileiro deste ano, como prometi ao Sabará5Estrelas"

Mundo Azul,


A avaliação da Performance do Marcelo Oliveira - Foram computadas as notas de 21 cruzeirenses na coluna da semana anterior, com a seguinte distribuição :
DEZ (1), NOVE (1), OITO (9), SETE (5), SEIS (4) e CINCO (1).
A média obtida foi 7,4, ou seja, na avaliação da torcida do Cruzeiro o trabalho do Marcelo Oliveira é BOM. A nota mais comum foi OITO, o que para mim significa que o trabalho dele seria aprovado, mas, que todos ainda enxergam campo para melhorar.
Creio que Marcelo Oliveira aos poucos vai conseguindo vencer a resistência pelo fato de ter sido revelado nas bases do ex-rival citadino. E vai conseguir mais ainda se mantiver o Cruzeiro nas posições de honra deste campeonato, brigando até a última rodada pela conquista do título. Que Assim Seja !!!

Quais são os grandes rivais do Cruzeiro à conquista do título em 2013 ? -
Vamos analisar a tabela de cima para baixo / graduação de favoritismo :

☻ 1 - BOTAFOGO :
Elenco : Tem um ÓTIMO goleiro (Jéfferson), uma dupla de zaga regular (Bolívar e Doria), 2 laterais também apenas regulares (Gilberto e Júlio César), 3 bons volantes (Marcelo Mattos, Gabriel e Renato), 3 meias de aproximação (Vitinho, Lodeiro e Seedorf de ótimo nível) e um centroavante regular (Rafael Marques). As peças básicas de reposição são Renan (gol), André Bahia (zaga), Lima (lateral), Renato (volante), Elias e Alex (ataque).
Opinião : Um dos grandes problemas do Botafogo é a luta constante contra os problemas de atrasos de salários e direitos de imagem dos atletas. Observa-se que o time tem uma ÓTIMA espinha dorsal, à qual faltam claramente boas peças de reposição. Um ponto a favor é que o grupo confia muito na liderança de Oswaldo de Oliveira, Seedorf, Jéfferson e Bolívar.
POSICIONAMENTO : Briga por vaga na Libertadores, pode campeonar se chegar às 5 rodadas finais no bolo.

☻ 2 - CORITIBA :
Elenco : - Tem um bom goleiro (Vanderlei), uma boa dupla de zaga (Leandro Cabeção, Émerson e Chico como opções), bons laterais (Vitor Ferraz, Iberia e Diogo), volantes de contenção regulares (Júnior Urso, Botinelli, William, Gil), meias de ótimo nível (Alex10, Lincoln, Robinho e Vitor Jr.), atacantes de bom nível (Geraldo, Deivid, Bill, o eterno carvão molhado Keirrison e o chatinho Ânderson Aquino). O comando é da revelação Marquinhos Santos.
Opinião : Um dos pontos fortes da equipe Coxa Branca é uma gestão moderna e responsável que assumiu o clube quando do rebaixamento à série B. O time tem uma BOA espinha dorsal (Vanderlei, Emerson, Botinelli, Alex e Deivid) e peças de reposição que não deixam o nível baixar tanto. Prova disto é que mostrou força ao ganhar do Grêmio dentro da Arena Azul sem Alex.
POSICIONAMENTO : Briga pelo título e dá mostras de que vai focar nesta competição, sem brigar na Copa do Brasil. A presença de Alex é handicap, pois, ele sabe como conduzir a equipe às conquistas, é líder e dá exemplo.

☻ 3 - INTER :
Elenco : Tem um goleiro regular (Muriel), uma dupla de zaga experiente, de ótimo nível, mas, lenta (Índio e Juan), os laterais são experientes mas, tem problemas de recomposição (Gabriel e Kléber ou Fabrício), volantes de boa pegada (Airton, Josimar, Bolatti e Willians), meias de aproximação de alto nível (Alex Fala Fina, D'Alessandro, Alan Patrick e Otávio) e ótimas opções de ataque (Scocco, Damião, HeMan, Jorge Henrique e Diego Forlan).
Opinião : O inter tem um elenco de ótima qualidade com boas peças de reposição. Para mim o ponto fraco é a recomposição defensiva. A defesa do Inter com Gabriel, Indio, Juan e Kléber é muito experiente com jogadores com passagem pela Seleção Brasileira, mas, tem perfil LENTO. Pode ser fator de diferenciação negativo, nos jogos que não puder contar com Juan, posto que, Ronaldo Alves ou Moledo nem de longe suprem a falta do titular.
POSICIONAMENTO : O problema é que até agora o Inter não definiu por uma forma de jogar. Ainda estão chegando reforços, elenco sendo reformulado. Creio que o Inter vá brigar apenas pela Libertadores, principalmente porque não confio muito na defesa dos colorados, mesmo tendo DUNGA como comandante. Não vi ainda o sentido de "time". São bons jogadores, sem dúvida. Para brigar pelo título Alex Fala Fina e Scocco teriam que chegar jogando o fino... Não creio nisto.

☻ 4 - Corinthians :
Elenco : - Tem um ÓTIMO goleiro (Cássio), laterais que não acredito muito neles (Alessandro e Fábio Santos), uma zaga boa (Gil e Paulo André), dupla de volantes que marca muito (Ralf, Guilherme + Maldonado e Ibson), meias de aproximação que são espetaculares (Renato Augusto, Danilo, Douglas) e um ataque forte e de muita velocidade (Sheik, Pato, Guerrero e Romarinho).
Opinião : - O Corinthians tem uma das defesas mais difíceis de serem vazadas, muito embora eu não consiga ver graça no futebol dos seus laterais. Mas, a presença de Ralf à frente da zaga é fator de diferenciação. Gil mantém bom nível de atuações. Do meio para a frente o time tem opções muito boas. E tem o comando de Tite há praticamente 3 anos à frente do clube, isto ajuda muito.
Mesmo estando 6 pontos atrás dos líderes é um time que vai crescer ao longo da competição e tem peças de reposição. Mesmo não gostando da qualidade de seus defensores (exceto Gil), não se pode negar que o sistema tático de Tite configura excelente proteção à zaga e é eficaz.
POSICIONAMENTO : Briga pelo título, sem dúvida alguma. E como forte concorrente. Mas, se a defesa cair de rendimento pode parar fora do G4.

♣ 5 - FLUMINENSE :
Elenco : - Tem um BOM goleiro (Cavalieiri), uma zaga pouco confiável (Gum e Leandro Euzébio, que falha por baixo, mas, é boa no jogo aéreo), laterais que marcam e apoiam razoavelmente (Bruno e Carlinhos), volantes de bom nível (Jean, Edinho e Diguinho), meias de grande qualidade, mas, que se machucam muito (Deco, Felipe e Wágner) e bons atacantes (Sóbis e Fred). O comando agora é de Luxemburgo, um ÓTIMO treinador, mas, que precisa mostrar que sua categoria de montar bons times que produzam grandes resultados não virou purpurina.
Opinião : Mesmo estando 10 pontos atrás dos líderes na 12ª rodada, a gente nunca pode desprezar um time que foi o último campeão. Continuo achando que a zaga é muito oscilante e que a proteção dada pelos volantes não tenha a mesma qualidade do ano passado, mas, o time do meio para a frente é muito bom. E tem FRED que desequilibra a favor.
POSICIONAMENTO : Embora seja o atual campeão, neste momento, virou azarão neste campeonato. Se estiver no bolo nas últimas 5 rodadas vai brigar pelo título, hoje acredito mais que vai ficar na zona intermediária da classificação.

♣ 6 - GRÊMIO :
Elenco : Tem hoje um bom goleiro, que já foi espetacular (Dida), laterais regulares (Pará e Alex Telles), zagueiros medianos (Werlei, Bressan e Rodolpho), volantes de contenção que marcam forte mas que não são espetaculares (Adriano, Biteco, Souza e Riveros), meias de ligação experientes e ainda atuando bem (Elano, Zé Roberto e o uruguaio Maxi Rodrigues) e no ataque várias ÓTIMAS opções bem ao estilo de força do time (Kléber Gladiador, Barcos, Yuri Mamute e a velocidade de Weliton e Vargas).
Opinião : O Grêmio teve o elenco montado por Luxemburgo, mas, não formou um time verdadeiramente. A troca por Renato Gaúcho vale pelo carisma, mas, pode ser também uma faca de 2 gumes. Achei o time intranquilo no jogo contra o Coritiba. As contratações caras feitas pelo Luxa não deram resultado técnico e inflaram a folha do time.
POSICIONAMENTO : Claro que o time pode empreender uma grande reação e chegar a disputar as posições de honra do campeonato, mas, sinceramente, para o certame deste ano, não estou acreditando no tricolor gaúcho.

◘ 7, 8 e 9 - Bahia, Vitória e Atlético-PR - Estão hoje a 5 pontos dos líderes e para mim são os famosos azarões. Comandados por Cristóvão Borges, Caio Júnior e Vágner Mancini possuem elencos com jogadores que vivem bom momento (Fernandão no Bahia, Maxi Biancuchi no Vitória e Marcelo Cirilo no AtléticoPR), mas, não acredito na força de elenco de nenhum deles. Podem entretanto brigar por vaga na Libertadores especialmente se os grandes continuarem a ter atuações irregulares como as que presenciamos neste 1/3 inicial do campeonato.

CONCLUSÃO FINAL : Com base na argumentação acima Corinthians e Coritiba neste momento são os times que deverão nos dar mais trabalho, com o Botafogo vindo um pouco mais abaixo. Em suma, se o Cruzeiro mantiver o nível de suas atuações e principalmente este rendimento espetacular como mandante, terá grandes chances de conquista ao final do ano.
Quando a gente analisa as opções dos elencos nota que o Cruzeiro nada fica a dever aos elencos mais caros montados no país, podemos jogar com qualquer um em igual nível, seja dentro ou fora de casa. Sinal de que o trabalho capitaneado pelo Alexandre Mattos é muito bom.
Após o fechamento da janela de transferências no final de Agosto e do fechamento total das transferências na 26ª rodada, a gente poderá ver quem chega ao 1/3 final do campeonato, com força para disputar o título. Faremos esta revisão mais à frente, para ver se nossas previsões se confirmam.

E as homenagens desta coluna hoje vão para : Getúlio-GOV, Cuné, Leo.S.Santos, Léo Gontijo, Tacão Furtado, Nook, Hélio Azul Celeste, Pyxis, Carlos Almeida, JFábio, OLECRAM, Daniel Bitela, H1j4ck e Oséias MOC em nome dos 43 colegas que juntos comigo foram responsáveis por 190 comentários na coluna anterior.
♦ Homenagem Especial : Aos colegas do Cruzeiro.Org que tiveram a graça de deixarem descendentes neste mundão de meu Deus. E à minha esposa Izaura e minhas 3 filhas Jéssica, Juliane e Jordana por fazerem minha vida feliz, hoje e sempre.
E de Conceição do Mato Dentro-MG :Pico Guimarães, Zezé Mattos, Zezé Pequeno, Otacilinho Costa Neto, Sávio Luiz Ferreira de Oliveira (Pezão), Bento Luiz Silva, Sebastião Costa Filho, Marcos José Rajão Costa + Fabinho, Lolê e Anacleto Martini Ribeiro um time só de gente sangue azul.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido







Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 seixas | Belo Horizonte | 11-08-13 14h08min
Salve, salve João Duarte! Pra variar, gostei de mais essa coluna, de sua visão sobre a força dos elencos candidatos. O momento do Cruzeiro é muito bom, e com uma vitória contra o Santos hoje, traz ainda mais o nosso torcedor pro nosso lado, é preciso quebrar logo essa desconfiança sobre MO(uns 10%, chatos pra caramba). Olha só o campeonato que estamos fazendo, escorregões acontecem mas temos uma tendencia de crescimento superior á dos adversários, com o Corinthians como compatível...
 seixas | Belo Horizonte | 11-08-13 14h14min
nós torcedores temos que nos preocupar somente com o Cruzeiro, vamos pro mata-mata da Copa do Brasil fortes, o time começa a respirar ares de decisão e isso vai ser ótimo para nosso elenco, temos jogadores vencedores em suas carreiras, vamos acreditar e apoiar, chega de picuinha, esse ano podemos ganhar 2 grandes títulos e ainda estamos garimpando jovens de futuro, grande trabalho de todos na Toca, vamos fazer nossa parte lotando a Toca III, aderindo ao sócio do futebol.
 seixas | Belo Horizonte | 11-08-13 14h19min
Só sei que estamos chegando de mansinho, mas como GIGANTE, com poder pra passar por cima, nosso treinador é bom, trabalhador, boleiro, tem futuro e grandes possibilidades de trazer conquistas em curto ou medio prazo, nada de ficar murmurando nomes de Abel Braga e Muricy, força ao trabalho realizado que começou no ano passado e que em pouco tempo já é muito respeitado, não há como ignorar. ESTOU JUNTO, FORÇA CRUZEIRO!!!
 marco | Curitiba | 11-08-13 18h03min
Caro João, concordo com suas análises. O que me preocupa é a subida de produção do Corínthians (que sempre tem a ajuda da arbitragem quando necessário) e a nossa queda de produção no ataque nos últimos jogos. Hoje perdemos 2 pontos importantíssimos, bem como os 100% de aproveitamento no Mineirão. O coxa também perdeu em casa então os gambás serão fortíssimos concorrentes. Espero que com a entrada de Julio Batista e a volta de Dagoberto o time encorpe e arranque definitivamente para o título.
 João Duarte | Vit�ria | 11-08-13 18h24min
Súmula : Cruzeiro 0 x 0 Santos
Cruzeiro : Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Souza; Martinuccio (Elber), Ricardo Goulart e Luan (Lucca); Vinícius Araújo (Borges). Técnico: Marcelo Oliveira
Santos : Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Mena; Arouca (Alan Santos), Alison (Leandrinho), Cícero e Montillo; Neilton (Thiago Ribeiro) e Henrique. Técnico: Claudinei Oliveira
Motivo: 13ª rodada Brasileirão +++ Local : Mineirão
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra
 João Duarte | Vit�ria | 11-08-13 18h28min
☻ Continuação da Súmula de Cruzeiro 0 x 0 Santos ☻ Assistentes: Carlos Benkenbrock (SC) e Fábio Rodrigo Rubinho (MT)
(os bandeiras anularam CORRETAMENTE 2 gols do Cruzeiro devido a impedimento de Vinícius Araújo e Ricardo Goulart).

☻ Cartões amarelos : Alison, Edu Dracena, Mena, Thiago Ribeiro e Leandrinho (Santos); Martinuccio e Vinícius Araújo (Cruzeiro)
☻ Público Pagante : 27.444 torcedores.
☻ Renda: R$ 1.322.242,65
 João Duarte | Vit�ria | 11-08-13 18h38min
Os lances mais relevantes da partida :
☻ 2' - Mena avança pela esquerda e cruza. Henrique desvia de dentro da grande área para boa defesa de Fábio. Zaga alivia.
☻ 8' - Montillo levanta na área Neílton desvio e Fábio defende sem dificuldade.
☺ 27' - Primeira chegada de qualidade do Cruzeiro no ataque. Mayke se demora um pouco e lança Vinícius Araújo que desvia para o gol, mas, estava impedido.
☺ 41' - Bola parada. Egídio bate e Ricardo Goulart, impedido, desvia para o gol.
 João Duarte | Vit�ria | 11-08-13 18h48min
☺ 46' - Egídio bate o córner. Bruno Rodrigo sobe, ganha no alto, mas, a bola vai para fora com Aranha fora do lance.
☺ 47' - Vinícius Araújo cruza da direita e Ricardo Goulart conclui, mas, pega mal por baixo da bola, da marca do pênalti.
☺ 50' - De Egídio a Luan na esquerda. Ele cruza para Vinícius Araújo. Aranha faz linda ponte. O Cruzeiro recupera a bola e Souza cruza para Ricardo Goulart que cabeceia mal, por cima.
☺ 51' - Martinuccio cruza e a bola pega na mão de Cicinho. Nada.
 João Duarte | Vit�ria | 11-08-13 18h53min
☻ 54' - Montillo ganha de Egídio vai ao fundo e bate para trás. A bola chegaria a Neílton, mas, Mayke apareceu na cobertura e tirou o pão da boca do cover fraquinho de Neymar.
☺ 62' - Após jogada de Ricardo Goulart a bola sobra para Borges que vira e chuta de canhota, a bola sai forte, mas, no meio do gol para boa defesa de Aranha.
☺ 76' - Combinação entre Nilton e Borges. A bola sobra limpa na frente para Ricardo Goulart, que embora sozinho chuta mal de primeira. A melhor chance do jogo
 João Duarte | Vit�ria | 11-08-13 19h03min
36' - Após lance na área do Santos, Dedé ajeita e Élber bate com a parte de dentro do pé direito, em curva, tira do goleiro, mas, a bola encobre o gol de Aranha.
Síntese do jogo:
- Passes errados : Cruzeiro 35 x 34 Santos
- Defesas Difíceis : 1 x 1
- Finalizações : Cruzeiro 19 x 5 Santos
- Faltas Cometidas : Cruzeiro 14 x 23 Santos
- Roubadas de Bola : Cruzeiro 11 x 18 Santos
 João Duarte | Vit�ria | 11-08-13 19h06min
Sumário do Jogo : Houve clara supremacia das defesas sobre os ataques. O Santos veio bem fechado, marcando forte e matando as jogadas do Cruzeiro com faltinhas sucessivas. O juiz, embora não tenha tido nenhum erro capital, conversa demais. Mas, também deu os descontos devidos à cera do Santos. Bandeiras com ótima atuação. Os dois gols foram muito bem anulados, porque nossos atacantes estavam em impedimento. O Cruzeiro teve mais chances claras de gol, mas, Ricardo Goulart não estava em dia feliz
 João Duarte | Vit�ria | 11-08-13 19h10min
As notas :
Fábio (7.5), Mayke (6.0), Dedé (7.5), Bruno Rodrigo (7.5) e Egídio (6.5); Nilton (7.0), Souza (6.5); Martinuccio (5.5) depois Élber (6.0); Ricardo Goulart (6.5) e Luan (5.5) depois Lucca (5.0); Vinícius Araújo (5.5) depois Borges (5.5). Marcelo Oliveira (6.5) - Escalou o time mantendo a mesma estrutura dos jogos anteriores. Depois fez as substituições conforme o jogo pedia. Mas, não teve sucesso com as trocas. O time não soube sair da retranca santista e perdeu os 100% no Mineirão
 helioazulceleste | São Paulo | 11-08-13 19h25min
João, como sempre ótima coluna. Obrigado pela homenagem. Neste momento do campeonato eu vejo três times com mais condições, são eles: Cruzeiro, Corinthians e Inter. Caso do Botafogo, tem um bom time mas o elenco (reposição) é fraco e ainda pesa problemas extra campo (salários atrasados). Coritiba, acho que não tem gás suficiente. Fluminense não tá jogando o que sua torcida esperava. Gremio também acho que não vai longe. Mas enfim, o torneio é longo e muitas surpresas poderão acontecer.
 helioazulceleste | São Paulo | 11-08-13 19h29min
Quanto ao jogo de hoje, estou feliz pela manutenção da liderança, mas ficou aquele gostinho amargo provocado pelas ciscunstancias que antecederam o jogo que não era tão difícil ganhar o três pontos. O negócio é bola pra frente e trazer esses três pontos lá do sul, não está difícil.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 11-08-13 19h30min
Olá, JD. Coluna com o tema que precisavamos para debatermos o que nos espera.Dos times postos por voce, excluo o Fluminense.Acho que o Gremio ainda vai surgir.Mas o que me preocupa é que o cruzeiro caiu muito de produção a sua parte ofensiva.Um tropeço como esse no jogo de hoje, faz com que ponhamos a bolinha no chao.Se o cruzeiro ganha do santos, todos os demais times jogariam com medo de enfrentá-lo, pois estariam jogando contra o futuro campeao.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 11-08-13 19h35min
Como nao fizemos um bom jogo, acho que o nosso time vai ficar entre os quatro primeiros, mas pelo futebol irregular que fez nas ultimas duas partidas, não dá para voce cravar que seremos campeões.Tinha de ter vencido o Santos. O nosso elenco, quando voce precisa deles, não correspondem.O defeito de chutar de longe, não observando um outro jogador mais bem colocado continua.A MIM, ME PARECE QUE TODOS DO MEIO PRA FRENTE ESTÃO TENTANDO DECIDIR A PARTIDA,AO INVÉS DE MUNICIAR O OUTRO JOGADOR.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 11-08-13 19h45min
COM O ELENCO INCHADO, CADA UM FICA PROCURANDO SE CONSAGRAR.MUITOS ESTAO JOGANDO MAIS PARA SI DO QUE PARA O GRUPO. PODEM OBSERVAR ISSO.ALÉM DISSO, NOSSAS TABELAS PROXIMAS A ÁREA SÃO PÉSSIMAS.PARECE QUE OS JOGADORES ESTAO ANSIOSOS. FALTOU TRANQUILIDADE, FALTOU TOCAR A BOLA DE FORMA ENVOLVENTE.Acho que placar de 8x0 do Barcelona ficou na cabeça de muitos.Não posso deixar de comentar que op time lutou muito, teve garra e muita raça, mas faltou tranquilidade.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 11-08-13 19h46min
JD, para mim o Nilton foi 7,5 tambem.Lutou muito, teve muita raça, marcou muito...
 zuloobas | varginha | 11-08-13 20h04min
JD. Boa coluna. Coloco o Corínthians acima dos demais. O Cruzeiro, por ser um time recém-montado, apesar de estar fazendo campanha brilhante, corre por fora.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 11-08-13 21h05min
Pra mim o grande concorrente do Cruzeiro ao título é o Coríntias, pelo elenco, pelo técnico a muito tempo no comando e principalmente pela ajuda externa dos árbitros e da Globo, que é quem manda no campeonato e não pode ficar sem nenhum time do eixo RJ/SP sem disputar o título, outro que tem um bom elenco e dá pra disputar vaga é o Inter, mas está prejudicado pela falta do Beira-rio, Coritiba e Botafogo são cavalos paraguaios, não chegarão a lugar nenhum.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 11-08-13 21h05min
Pra mim o grande concorrente do Cruzeiro ao título é o Coríntias, pelo elenco, pelo técnico a muito tempo no comando e principalmente pela ajuda externa dos árbitros e da Globo, que é quem manda no campeonato e não pode ficar sem nenhum time do eixo RJ/SP sem disputar o título, outro que tem um bom elenco e dá pra disputar vaga é o Inter, mas está prejudicado pela falta do Beira-rio, Coritiba e Botafogo são cavalos paraguaios, não chegarão a lugar nenhum.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 11-08-13 21h06min
Desculpem não sei porque meus comentários saem duplicados. Só clico uma vez.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 11-08-13 21h06min
Desculpem não sei porque meus comentários saem duplicados. Só clico uma vez.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 11-08-13 22h34min
Alô maior torcida de Minas! Alô mestre João Duarte. Beleza de coluna. Realmente esses times citados por você mostram o quão difícil é essa disputa.São equipes realmente muito fortes. Já estamos ouvindo um alarido em todo Brasil dizendo que o curíntia está chegando. Infelizmente temos que concordar com isso. O nosso cruzeirão foi montado esse ano e a grande maioria confiava no time apenas para 2014. Mas ocorre que estamos na parada. Somos líderes desse Brasileirão.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 11-08-13 22h41min
Se o cruzeiro conseguiu um bom time nesse início, capaz de liderar o campeonato, por quê não podemos ficar otimistas também com o restante? Temos ótimos jogadores esperando uma oportunidade para mostrar serviço. Será que Júlio Batista não conseguirá fazer a diferença a nosso favor? E Dagoberto? E Henrique? E Martinuccio? Borges? O Marcelo Oliveira certamente terá ótimas opções. Que tal "Henrique, Nilton, Éverton Ribeiro e Júlio Batista.Borges e Dagoberto"?
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 11-08-13 22h43min
Opções: Élber, Willian, R. Goulart, V. Araújo, A.Ramon. Xô Curíntia. 2013 e 2014 é do nosso cruzeirão. Aliás, podemos sim vencer o grêmio no próximo jogo. Alguém duvida?
 Bráulio | Salvador | 11-08-13 23h33min
Prezado João Duarte, Além do corinthians e Coritiba, colocaria o Inter nesse grupo dos que irão competir com o Cruzeiro pelo título de 2013. Não chegamos a 1/3 do campeonato, o time tem bom elenco e a diferença de pontos não é tão grande. Sobre o Botafogo, fica uma grande ?.
 Bráulio | Salvador | 11-08-13 23h42min
Com relação ao jogo de hoje, o time receberia no máximo uma nota 6. Ficou nítida a falta do jogador cerebral. O Martinuccio não conseguiu exercer bem a função e o Ricardo Goulart não tem esse perfil. Para piorar a situação, a linha de frente foi toda envolvida. O Vinícius Araújo estava perdido em campo e o Luan sem muitas opções e inspiração. Agora a atitude é a de avaliar e tentar corrigir os erros para uma grande batalha na quarta feira na Arena do Grêmio.
 sabara5estrelas | Sabara MG | 11-08-13 23h56min
Olá JD, MB a coluna. No caso do coxa, acho que não luta pelo titulo, pois não tem força de torcida (tem uma entrevista do Alex(esta semana ao lance) a este respeito) e parece que optaram por jogar a Sulamericana, pois colocaram time reserva na copa br e foram eliminado. Elenco quantitativamente falando também pequeno. No mais assino embaixo.
 redmosk | Uberl�ndia | 12-08-13 01h12min
Esse campeonato talvez seja o mais nivelado é por baixo dos últimos anos,o que nós possibilita já brigar por titulo esse ano mas de forma alguma podemos nos iludir que estamos com grande time, que vamos ganhar sempre no mineirão é bom ter pé no chão. Ricardo Goulart,Lucca é Martinucio tem mais nome que futebol! são úteis mas não passa disso querer protagonismos desses jogadores demais. Alguém notou depois saida Dagol não marcamos mais gols de bola parada? sem contar a falta que ele faz no ataque
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 12-08-13 09h11min
João Duarte, também não acredito no Botafogo e no Coritiba. São dois clubes sem elenco. Veja que perderam pontos para times fracos. O Botafogo empatou com o Goiás e o Coritiba perdeu para o Vasco. Coríntians sim, vai disputar o título até o fim e com ajuda externa. Marcelo Oliveira terá que melhorar a força ofensiva do Cruzeiro e isto só acontecerá com a volta do Dagoberto e a entrada de Júlio Batista. Borges também está fazendo falta. Vamos esperar para ver o que vai dar.
 PHDF | Brasília | 12-08-13 10h02min
- Este negócio de liderança no início de campeonato em certos aspectos é perigoso. O time acha que está acertado e depois na prática, por falta de jogadas preparadas, não consegue superar defesas fechadas.
- Ontem faltou o diferencial. Uma jogada decisiva. Um jogador para entrar e mudar o panorama do jogo.
- Agora, como o time deixou a média de 2 pts jogando em casa, terá que buscá-la fora. E bola pra frente.
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 12-08-13 11h48min
Caro Joao, boa tarde. Fomos Lucas e eu ao Mineirão ontem, e nas partidas que fui este ano(06 no total), foi a pior que eu vi.Claro que não se joga bem todo dia,mas ontem foi dificil,com uma saida de bola lenta,erros de passes, cruzamentos e conclusões.Tenho certeza que contra o Grêmio, será diferente e traremos de lá 03 pontos. Abraço, Marcelo Brasileiro.
 mrr | Natal | 12-08-13 12h03min
Muito boa sua coluna e mais uma vez oportuna, estava olhando a classificação hoje pela manhã, e percebi que o Corinthians vem chagando e forte, acredito que o Cruzeiro, Coritiba e Botafogo estão comendo mosca, como dizem no quartel - marcando passo. Não estamos indo a lugar nenhum e pessoal embaixo está chegando, ou melhor já chegou. Com o que já pude ver até agora, eu colocaria o Corinthians como favorito.
 mrr | Natal | 12-08-13 12h05min
Como dizem alguns treinadores o primeiro segredo para se ganhar uma partida é não levar gol, e neste quesito Corinthians sai na frente, fora isso, uma regularidade no ataque pode resultar em um time campeão, com um futebol sem graça, mas o suficiente para levantar a taça, que lembra outro time paulista(São Paulo) mas que tinha um futebol menos vistoso.
 ribunodocruzeiro | Não definido | 12-08-13 12h16min
Nada a ver ser o Marcelo cria do Galo. O problema está na bagagem. Com o Cruzeiro medroso no campo adversário, perdemos para Botafogo e Fluminense. Ontem com Santos medroso nos domínios do Cruzeiro, o treinador não foi capaz de usar o melhor que tinha em mãos para vencer o jogo. É irritante ver um jogador como Luan ser mantido em campo, sem nenhuma produção, enquanto o treinador retira Martinuccio, que é um jogador que tem drible e movimentação. Demorou também para colocar o Borges.
 mrr | Natal | 12-08-13 12h32min
[ribunodocruzeiro] Aparentemente todo treinador tem que ter suas convicções(teimosias), e o que antes era Everton(LE),DS e LG agora parece que será a vez do Luan, rs... Nada que umas 10 rodadas não ensino ao MO que o Martinuccio é muito mais jogador que o Luan, embora eu acredito que sejam jogadores com características bem diferentes.
 mrr | Natal | 12-08-13 12h39min
Concluindo o tema da coluna, o que falta ao Cruzeiro para ser eleito pela mídia como um favoritíssimo ao título? Além de pertencer ao EIXO, rs... falta lhes entrosamento, coisa que um time criado de vésperas demorará a adquirir. Então João Duarte, diria que o Cruzeiro hoje é um dos fortes candidatos a VAGA NA LIBERTADORES, e devido o peso da camisa em mata-mata é um forte candidato ao TÍTULO DA COPA DO BRASIL, pois este torneio exige apenas o momento e não um campeonato inteiro.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 12-08-13 14h37min
Olá João e amigos,
Muito obrigado pela homenagem!
João, vejo o Corinthians e o Gremio como grandes forças.
Até mesmo por isso, um empate fora na 4a. não será mal resultado.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 12-08-13 14h39min
Concordando com o colega LUCIOSANGUEAZUL, preocupa a queda no rendimento ofensivo.
Talvez com a volta do Dagol e a entrada do Borges e do Julio Batista, mude o panorama.
Porém, se ganharmos de 1x0 já vai estar bom demais.
O Muricy ganhou 3 títulos com o SPFC assim.
No entanto a queda de rendimento preocupa.
 João Duarte | Vit�ria | 12-08-13 15h01min
MRR,
Responderei à sua intrigante dúvida fazendo uma análise REVERSA... Viu só que palavriado bonito ?
A questão é : Porque Luan virou titular do Marcelo Oliveira ? E a resposta é : porque naquele momento com a contusão de Dagoberto, ele passou a ser a melhor opção, porque : 1 - Élber, que era a 1ª opção se contundiu contra o Inter. 2 - Martinuccio - machucado 3 - Lucca voltando de contusão e sem ritmo de jogo. 4 - Luan era da posição e estava inteiro.
Concorda ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-08-13 15h05min
Falar em jogar com Diego Souza, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart ao lado do centroavante (Borges ou ARamon), seria improvisação. Não se esqueça que Vinícius Araújo estava com a sub20 em Toulon. Então, há que se entender as razões. Martinuccio é melhor de bola que Luan... com certeza, mas, todos hão de convir que ele ainda está muitos furos abaixo dos atletas que vem jogando sempre. Quando ele recuperar o condicionamento vai ser uma briga boa porque para estas 3 posições temos 10 caras.
 jrdirceu | Não definido | 12-08-13 17h29min
Para mim, existem 03 favoritos: 1 - Corínthians, 2 - Inter e 3 - Cruzeiro, nesta ordem. Ontem um jogo que acredito irá se repetir ao longo do campeonato: adversário retrancado e fazendo cêra esperando o jogo terminar empatado. E o Santos teve êxito, praticamente não deixando o Cruzeiro jogar, mas também não fazendo nada no ataque. E mesmo com a retranca, o Cruzeiro teve 02 excelentes chances com o RG pra matar o jogo. Não podemos perder esses gols nos jogos em casa. 1 x 0 já começa a ser goleada
 chiabi | Nova Lima | 12-08-13 22h10min
O time a ser batido é o Curingón. Por fora correm Cruzeiro, Inter, Bota e Coxa, nessa ordem, com times ainda instáveis. Observem que após a saída do Dagol, não tivemos mais o belo aproveitamento da nossa bola parada e jogada aérea. Por isso, confio em boa melhora após sua volta. JB é imprevisível. Nossos laterais melhoraram muito (isso também faz grande diferença), assim como a zaga e o meio com a chegada do Souza. Torço muito para que façamos mais 11 ptos em 18 possíveis, para virarmos com 36
 João Duarte | Vit�ria | 12-08-13 22h29min
Chiabi Jr.,
Vamos lá palpitar :
Grêmio (f) : 1 ou zero
Vitória (c) : 3
Ponte (f) : 1
Vasco (c) : 3
Bahia (f) : 3 ou 1
Flamengo (c) : 3
Projeção 11 ou 13 pontos : Viraremos com 36 a 38 pontos ganhos.
 raposão do Brasil | Não definido | 12-08-13 22h47min
Boa noite a todos,caro JD ótima coluna como sempre,vejo q o único concorrente verdadeiro nosso é o cúrinthians pois tem boa defesa,não dá mole pra time fraco depois q embala e como citou um companheiro nosso,vai ter uma ajuda externa como de sempre.O CRUZEIRO precisa melhorar o seu DM,não se pode continuar assim,jogador que fica 3 meses parado como o DAGOL,não tem equipe q suporte isso e vamos ser sinceros com o LUAN e V.A de titulares o nosso treinador está tirando leite de pedra.
 raposão do Brasil | Não definido | 12-08-13 22h56min
e para encerrar,achava melhor gastar dinheiro com a vinda do NILMAR e não do J.BATISTA,nada contra ele mas vai tirar lugar do menino ELBÉR,ALISSON,MARTINÚCCIO E LUCA,siceramente tomara q eu queime minha língua mas para posição dele já tinhámos jogadores de sobra.Com o NILMAR hoje em nosso elenco ganharíamos com sobras ,mas fazer o quê né,agora torcer muito pelo time e apoiar até o final,abraços a todos....
 Sapoazul | Brasília | 13-08-13 11h05min
Prezado JD, mais uma ótima coluna. Acho que o MO vem fazendo um trabalho muito bom. Algumas vezes as alterações não têm dado resultado, mas é o ônus de estar montando um time/grupo/equipe ao londo do campeonato. Por exemplo, as entradas do Wiliam não surtiram efeito. AINDA, penso eu. Mas como não colocá-lo pra jogar? Mas vejo que o MO tem a filosofia de jogar pra frente. Veja que o AB - a quem tenho tb. admiração e respeito - mexia quase sempre para reforçar o meio campo. Cont.
 Sapoazul | Brasília | 13-08-13 11h08min
Já o MO quase sempre mexe para reforçar o ataque. Acho que estamos mantendo uma boa média e é isso que temos de perseguir. Aquela velha conta de 2 pontos por partida. Claro que quero ser líder até o fim do campeonato, mas não podemos nos desesperar por alguns tropeços no meio do caminho. O negócio é focar nessa média, não deixar nenhum time desgarrar e ter força para o sprint final. O Cruzeiro tem tradição, camisa e sobretudo elenco para ser tri! Sds
 mrr | Natal | 13-08-13 12h26min
João Duarte, é por isso que gosto de você rs... Realmente analisando desta forma o Luan era a unica opção do treinador. Mas agora temos Borges que se Deus quiser atuará amanhã pelo menos 45 min, lógico com muito cuidado pois esse jogador possui perna de vidro.
 helioazulceleste | São Paulo | 13-08-13 13h58min
João Duarte, bastante coerente sua projeção para as seis últimas rodadas do primeiro turno, apenas no jogo contra o Gremio algo me diz que iremos fazer um grande jogo e ganharemos os tres pontos. O Gremio não tá com essa bola toda não, perdeu para o Coritiba em casa e contra o Bahia tomou sufoco no primeiro tempo e no segundo tempo após a expulsão do Tite o Bahia se descontrolou todo. E mais, na minha opinião o Gremio está jogando sem seu melhor jogador, Zé Roberto.
 Bráulio | Salvador | 13-08-13 15h11min
Meus palpites: 1) Grêmio: 3 ou 1 - O Grêmio ainda não se acertou em casa e sem Zé Roberto se limitou a dois tipos de jogadas ofensivas apenas. O fator torcida na Arena Grêmio tem peso menor do que no Olímpico. 2) Vitória: 3 - O Vitória não está a moleza que se pensa, mas no Mineirão, com possível estréia do Júlio Baptista, com certeza dará Cruzeiro (2x0). É provável que o Vitória perca o Gabriel Paulista (ótimo zagueiro) para o futebol Inglês. 3) Ponte Preta: 3 ou 1 - Jogo difícil.
 Bráulio | Salvador | 13-08-13 15h20min
4) Vasco: 3 ou 1 - Esse, o do Flamengo e o do Grêmio considero os mais difíceis, mesmo sendo em casa. O time carioca conseguiu arrumar o meio de campo, apresentando bom equilíbrio entre os setores. 5) Bahia: 3 ou 1 - Time apresenta um bom padrão de jogo. Não vejo jogando dessa forma desde 2000. Além da qualidade técnica superior do Cruzeiro, pesa também o fato do time baiano não vencer o Cruzeirão desde 1995 (2x1 em Pituaçú). Estarei na Arena Fonte Nova nesse jogo.
 Bráulio | Salvador | 13-08-13 15h26min
6) Flamengo: 3 ou 1 - O Mano Menezes deu bom padrão de jogo ao time. Seu ponto forte no meu ver é a velocidade do ataque. Teremos que ter muita atenção aos contra ataques. Lógico que se o Cruzeiro jogar o mesmo que jogou contra o Santos, as chances serão muito menores. Domingo faltou cérebro e inspiração ao time.
 João Duarte | Vit�ria | 13-08-13 15h57min
Bráulio,
Pelos seus prognósticos dá para depreender que o Cruzeiro não vai perder nenhuma partida, mas, vitória mesmo só contra o Vitória no Mineirão. - seu prognóstico : 8 a 18 pontos...
Aí fica difícil...
 Bráulio | Salvador | 13-08-13 16h36min
Prezado João, Tudo bem? Se jogarmos de forma equilibrada, com criação e melhor eficiência como jogamos a maior parte dos jogos esse ano, acredito realmente em não perdermos nenhum dos jogos programados até o final do turno. Realmente o que me dá mais certeza de vitória é no jogo contra o rubro negro baiano. Nos demais, sem fanatismo de torcedor, vejo 1 ou 3 pontos.
 Khammus | BH | 13-08-13 16h51min
João, meus palpites somam 36 pontos no 1º turno, próximos jogos são: Grêmio (f) : zero Vitória (c) : 3 Ponte (f) : 3 Vasco (c) : 3 Bahia (f) : 1 Flamengo (c) : 1 A vantagem do Cruzeiro é o returno onde pega Botafogo, Fluminense, Grêmio, São Paulo em casa. Times que teoricamente engrossa o caldo. Estamos com uma tabela muito boa nos 10 últimos jogos comparando-se aos principais concorrentes que você cita acima.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 14-08-13 01h15min
Grande Léo Gontijo, discordo de você com relação aos favoritos,o Corinthians sim é favorito ,por uma serie de coisas : um bom técnico que já está no clube a três anos, um grupo forte que mantém uma base a muito tempo,além é claro da ajuda da CBF !! Agora o Grêmio não acho que seja favorito , vi Grêmio x Coritiba ,e achei o time do Grêmio muito fraco , sem esquema de jogo e acho o Renato muito fraco!! Grande abraço , e aí !!! vamos no encontro do Cruzeiro.org ???
 fabio velame | Governador Valadares | 14-08-13 09h41min
Inter, Corinthians, Gremio e talvez o Botafogo(que devido aos constantes atrasos de salarios pode ficar no meio do caminho).
 rdn1956 | Não definido | 14-08-13 22h53min
Gosto muito do espaço mas só comentei uma vez. Mas hoje só aqui mesmo para desabafar. É muito azar. Cruzeiro jogou muito neste primeiro tempo e além de não fazer a vantagem teve o Souza expulso.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 15-08-13 10h04min
Sr. Duarte, Há alguns anos, quando havia uma expulsão, os bons técnicos, já sabendo que o outro iria colocar mais um atacante, faziam juntar (compactar) mais o time, adiantavam a marcação e colocavam um jogador veloz substituir o expulso. Ontem, não vimos isso. Colocou-se mais um volante, recuou o time e deu no que deu. Até quando será assim, previsível e sem coragem? Agora uma pergunta: por que nossos jogadores não têm mais paixão pelo clube? O último foi Sorin. Nem sujam mais a roupa!!!!!!
 redmosk | Uberl�ndia | 15-08-13 10h56min
Não Gosto M.O,Porém podem trazer Guardiola que esse time vai continuar irregular,não da para montar um time inteiro e querer depois 6 meses regularidade já ano que vem muda,terá que mostrar bem mais. Nosso time perdeu a jogada mais perigosa que tinha a bola parada,alguém notou que depois que Dagol saiu não levamos nenhum perigo ao gol adversário nos escanteios é cruzamentos de bolas paradas? ontem gostei muito Nilton,Dede,Ceará Luan é fraco mas fez bem seu trabalho de pivo na frente.
 mrr | Natal | 15-08-13 13h22min
[redmosk] Por enquanto o custo benefício com Dedé está complicado. Melhorou a zaga, mas para preço (estabelecido pelo marketing da globo) pago, ta saindo muito caroooo.
 estrelado campeão | Ubá  | 15-08-13 16h27min
Olá João Duarte. Temos perdido as partidas quando jogamos melhor contra o adversário, como mais uma vez ontem( considerando o jogo até antes da expulsão). Tá faltando espírito de campeão: o Cruzeiro pode, tem condições, mas tem que desejar o título de forma ardente e sem vacilar. Só um questionamento : você não citou o rival citadino, mesmo atualmente eles tendo um elenco superior ao Fluminense em termos de opções. E O Inter? Qual a razão da não citação desses dois?
 PHDF | Brasília | 16-08-13 08h04min
- Quando o time está forte também nos bastidores, já vi diversos árbitros contemporizarem uma falta para evitar a expulsão, apenas advertindo o atleta, caso o jogador já esteja amarelado e a partida esteja na 1a etapa.
- Dois exemplos recentes ocorridos com as rosinhas:
Na final do Mineiro, o Gaúcho deu uma cabeçada no L.Guerreiro e não foi expulso. No jogo delas contra o Flamengo o Bicharlyson deu um carrinho de frente na canela do jogador do Flamengo e foi apenas advertido verbalmente.
 PHDF | Brasília | 16-08-13 08h11min
- Se o time quiser o título, precisará também agir nos bastidores para evitar ser prejudicado, principalmente quando estiver na liderança, ou melhor, para ter o mesmo tratamento de alguns times do eixo Rio-SP.
- Se considerarmos a média de 2 pts, o time precisará agora de pelo menos duas vitórias seguidas. Não adianta torcer contra os adversários, é necessário focar nesta média de campeão.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 17-08-13 15h54min
Caro JD, boa coluna... na minha opinião, Corinthians, Cruzeiro e Inter, brigam diretamente pelo caneco. Botafogo e Coritiba tentam surpreender, mas axo que o máximo que conseguem é vaga na libertadores. Dos demais, creio que o único que ainda possa chegar com força é o Grêmio. Vejo o Cruzeiro com ótimo elenco, tem a maior qtde de opções entre todos os times, mas sofre mto com as baixas, contra o Grêmio por exemplo, vejo que usamos um time quase reserva, caso tivéssemos todos disponíveis...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 17-08-13 16h03min
... tentaria uma escalação com Fabio, Mayke (jogou Ceará), Victorino (jogou B Rodrigo, q é bom jogador, mas daria uma chance ao uruguaio de finalmente jogar com um bom companheiro de zaga), Dedé, Egídio, Nilton, Henrique (em condições, titular absoluto), Martinuccio (E Ribeiro é bom jogador, mas um tanto inconstante, axo o Martinuccio em forma mais preparado), J Batista (grande esperança de que se encaixe feito uma luva, e tem condições para isso), Dagoberto e Borges. Axo q dá liga!!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 11h46 [0 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster