Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

27/07/2013 | Evandro Oliveira
Observatório - Casa da Mãe Joana

é a indicação do lugar e/ou situação em que cada um faz o que quer, onde imperam a desordem, a desorganização...

Tá no Wikipedia:

Ensina Câmara Cascudo que a expressão “Casa da Mãe Joana” se deve a Joana I de Nápoles, que viveu na Idade Média entre 1326 e 1382 e foi rainha de Nápoles e condessa de Provença. Teve uma vida atribulada e em 1346 passou a residir em Avinhão, na França, segundo alguns autores por ter se envolvido em uma conspiração em Nápoles de que resultou a morte de seu marido André, segundo outros por ter sido exilada pela Igreja por causa de sua vida desregrada e permissiva.

Em 1347, aos 21 anos, Joana regulamentou os bordéis da cidade onde vivia refugiada. Uma das normas dizia: "O lugar terá uma porta por onde todos possam entrar." Transposta para Portugal, a expressão paço-da-mãe-joana virou sinônimo de prostíbulo.

Trazida para o Brasil, o termo paço, por não ser da linguagem popular, foi substituído por casa e Casa-da-mãe-Joana e serviu, por extensão, para indicar o lugar ou situação em que cada um faz o que quer, onde imperam a desordem, a desorganização. Uma variante chula da expressão é Cu-da-mãe-Joana.

Este termo quer dizer também que tal casa não possui janela nem porta, onde todos entram e saem sem pedir licença, imperando, portanto indisciplina, desrespeito, dentre outros.

Pois bem, o Mineirão que era administrado pela ADEMG (TOC TOC TOC), fez uma maquiagem que o tornou estádio “Padrão FIFA” e, efetivamente, melhorou muito e manteve a arquitetura original, como sempre defendi. A reforma custou caro e parece que a conta não “fechou” ainda.

A ADEMG foi substituída por uma PPP (Parceria-Público-Privada) prá lá de suspeita e que, antes mesmo de ser iniciada, alijou os integrantes do Consórcio que representavam a parte que sabia administrar um estádio de futebol nos moldes do “padrão FIFA”. Muitos funcionários da extinta ADEMG foram aquinhoados com cargos na empresa representante do Consórcio vencedor da Concorrência para a PPP.

As lambanças, mandos e desmandos, quase tudo originado na malfadada SECOPA, comandada por um imberbe filhote de político, começaram ANTES da primeira partida.

Após muitos desacertos; após estágio sob gestão da FIFA; após mudança no comando de gestão; após substituições de empresas terceirizadas (comprovadamente incompetentes); após assinatura de contratos com Cruzeiro e América; após quebra de cláusulas contratuais como Cruzeiro logo na primeira oportunidade de conflito de datas, surge uma grande oportunidade da Minas Arena mostrar que aprendeu com a passagem da FIFA pela sua “capitania hereditária da Pampulha”: Uma decisão da segunda competição de futebol de clubes mais importante do planeta.

Surpresa !!!

Não aprenderam NADA! Cláusulas contratuais básicas da PPP foram desrespeitadas, cláusulas da Concorrência continuam sendo desrespeitadas e o processo de averiguação do Ministério Público (MP) está em alguma gaveta.

Agora, o presidente do Cruzeiro ganha seu espaço na mídia. Mas de uma forma que ele ficará desacreditado até pela torcida do Cruzeiro. O presidente do Atlético Mineiro chama de mentirosa a nota oficial da SECOPA que tenta explicar para a patuleia porque deu benesses para um time que nem contrato com a Minas Arena tem.

Enfim, uma putaria, ou casa da mãe joana, como Câmara Cascudo definiu e com a mídia usando e abusando das falácias e das estratégias para enganar o público, segundo Chomsky. Depois da Copa do Mundo, após a FIFA indicar que deixa o espaço físico do Mineirão como legado ao povo mineiro, teremos que nos aguentar com este Consórcio Minas Arena como legado (e todas as suas práticas dignas de tempos ditatoriais, fascistas e autoritários). Vamos aguardar até quando o silêncio obsequioso e cumplicidade ignorante serão a tônica.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 MarceloFox | BELO HORIZONTE | 27-07-13 20h12min
Primeiro o episódio do hino, agora este. GPT vai ter que ir até o fim, pois ao contrário, vai cair em descrédito com a torcida.Jogaram a m**da do ventilador, agora indica os culpados.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 27-07-13 20h17min
Senhor Evandro, perfeitas suas colocações. Em Minas, embora o Cruzeiro tenha a maior torcida (comprovada pelo IBOPE), a maioria dos políticos e dos detentores do capital ainda frequentam o galinheiro e chafurdam o esterco sob os poleiros. Penso que, se usarmos uma parte significativa do patrimônio e algumas parcerias, conseguiremos construir um estádio só nosso, e bem melhor que o horto, embora menor que o Mineirão. PPPs e ONGs são sinônimos de corrupção e ladroagem no Brasil de hoje.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 27-07-13 22h05min
Evandro, o GPT não tem outra saída, agora tem que ir até o fim nesta denúncia. Tem que fazer valer o que está escrito. Não podemos deixar o Bocagrande fazer o que quer com os administradores do Minas Arena.
 sabara5estrelas | Sabara MG | 27-07-13 22h30min
Concordo em gênero nº e grau. As vezes acho que GPT fala demais.(basta colocar um microfone na boca dele que já vem besteira)Este é o típico do assunto que deveria ser tratado internamente, talvez o intuito fosse de pressionar MA, mas acaba nos expondo. O governador (GAYLO) disse que não interferiria por se tratar de um contrato comercial. Cadê os político? (ZZP Aecio e cia?) Só servem para lotar os camarotes em dia de jogos importantes? O estão conosco ou contra nós. Vamos a justiça se preciso.
 pyxis | BHZ | 27-07-13 22h35min
MarceloFox, é isto que estou tentando dizer. Esta "guerrinha" via mídia não significa nada. É jogo de cena. E os cruzeirenses estão embarcando. Virou questão de honra provar que os bocagrandes estão errados. Cruzeirense perdeu o rumo. Pyxis é meu nickname não é por acaso. :-)
 pyxis | BHZ | 27-07-13 22h35min
MarceloFox, é isto que estou tentando dizer. Esta "guerrinha" via mídia não significa nada. É jogo de cena. E os cruzeirenses estão embarcando. Virou questão de honra provar que os bocagrandes estão errados. Cruzeirense perdeu o rumo. Pyxis é meu nickname não é por acaso. :-)
 pyxis | BHZ | 27-07-13 22h39min
Marcos Mineiro, sou CONTRA estádio próprio. Mineirão e Independência deveriam servir aos times da cidade. Mineirão foi criado para isto e Independência foi ASSALTADO pelo Estado e doado de forma IMORAL para as coelhinhas. Não é porque a Minas Arena, SECOPA e Governo Estadual cometem atrocidades e imoralidades que temos que construir um estádio próprio. Os times com estádio próprio, em cidades com mais de um time do mesmo porte, estão em apuros. NO MUNDO INTEIRO. Obrigado!
 pyxis | BHZ | 27-07-13 22h41min
Aloisio Mendess, ERRADO!!! é isto que querem a mídia e quem ela protege. DIVERSIONISMO... O Cruzeiro e o GPT não tem que correr atrás de nada. Até o momento, o Cruzeiro tem sido correto e compreensível, a torcida, influenciada pela mídia, não vê os abusos da Minas Arena e SECOPA. Só quem está indo a campo pode ver. TODOS cruzeirenses tem que entender e apoiar a diretoria sem desacreditá-la.
 pyxis | BHZ | 27-07-13 22h45min
Sabara5Estrelas, obrigado pelo elogio mas, sorry!, você tá redondamente enganado e não entendeu muita coisa. QUem te disse que as discussões que a diretoria do Cruzeiro (E NÃO É O GPT QUE TEM DISCUTIDO) trava com a MInas Arena estão sendo publicizadas??? A torcida do Cruzeiro precisa ser bem tratada, o Cruzeiro precisa ter o melhor contrato ou a torcida do Cruzeiro quer ganhar o Trofeu Guará de boquirroto do ano??? Para com isto. Temos que defender o CRUZEIRO...tão combatido...
 Edazul | Curitiba | 27-07-13 23h32min
Pyxis, parabéns pela ótima coluna! Sobre a Minas Arena, ao que parece, ela só vira "casa da mãe Joana" para o Cruzeiro. Se eu não me engano, esse jogo contra o olímpia, foi o 1° dos patéticos como mandantes no Mineirão, e, mesmo sem contrato, obtiveram mais vantagens que o Cruzeiro que possui fidelidade. Um absurdo. Tudo indica que a truculência do Kanil está dando certo com esse de gente da secopa e afins. Talvez o GPT precise rever a sua estratégia para lidar com essa gente.
 sabara5estrelas | Sabara MG | 28-07-13 15h30min
Normal... nunca entendo nada mesmo... e sempre estou enganado... e redondo. abraços
 zuloobas | varginha | 28-07-13 15h36min
Kalil foi "HONESTO" ao dizer q ia tentar acabar c o Cruzeiro, atravessar nossos negócios, conseguir contratos superiores, privilégios maiores, etc. Perrela, como já disse, chutou o balde cheio de leite. Porém, no princípio de sua gestão, dispensava tratamento adequado ao rival. Kalil, rompeu c a subserviência delas e, c apoio público/privado, impõe inversão. GPT e AM estão trabalhando em alto nível, n resta dúvida. Mas n sei como se sairão ao lidar c as "maldades" do futebol. Tem q ser safo!
 sabara5estrelas | Sabara MG | 28-07-13 18h12min
E tem mais, a alguns dias atrás o GPT disse que o relacionamento com a MA havia mudou da agua para o vinho. O pior de não saber é fingir que sabe e pagar o maior mico. Divergência em contrato tem de ser discutido na justiça o resto é balela. O Cruzeiro não precisa da MA, é ela quem precisa do Cruzeiro. O estádio foi construido com o dinheiro do contribuinte mineiro. Está Secopa é um aborto da natureza, presidido por filho de político. (boçal)
 estrelado campeao | Ubá  | 28-07-13 22h22min
Não restam dúvidas Evandro, é a casa da Mãe Joana. Ao contrário do que disseram alguns não acho que o Gilvan cairá em descrédito. A Minas Arena sim, já está em total descrédito.Até no jogo de bicho(contravenção) vale o que está escrito. E aí Minas Arena, o que vale afinal. Uma coisa que gostaria de saber : a relação completa dos políticos que estão respaldando essas atitudes.
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 29-07-13 08h53min
Já quis no passado q o Cruzeiro construísse estádio próprio. Hoje, vejo isso como uma aposta muito arriscada. Seria um investimento muito puxado, e que dificilmente o clube conseguiria fazer sem parcerias. E considerando a experiência do Grêmio, vejo que 'parceria' pode ser é ROUBADA, mesmo sendo o Cruzeiro determinando os termos do contrato.
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 29-07-13 08h58min
Fora outras questões. A disponibilidade de terrenos na cidade é muito restrita, e nos últimos anos a especulação imobiliária tem piorado esse cenário. O estádio teria de ser construído nas cercanias da RMBH - já na mira dos tentáculos dos empreendedores imobiliários, portanto já encarecendo - portanto muito longe e com complicado acesso. Viabilizar um estádio assim é muito complicado.
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 29-07-13 09h01min
Mas ai pergunto: Descartando então a possibilidade de construir o estádio, que 'trunfos' o Cruzeiro teria para poder tirar da Minas Arena um tratamento melhor? A Minas Arena precisa do Cruzeiro sim, mas considerando que o Cruzeiro não possui alternativas viáveis pra mandar seus jogos, ficamos 'nas mãos' da Minas Arena. Só sobrando as cláusulas do contrato pra tentar obter algo, sendo que nem isso tem se mostrado suficiente.
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 29-07-13 09h03min
Por mais que goste e torça muito pelo sucesso da diretoria do Cruzeiro, não vejo opção para o Cruzeiro. Por mais que brigue, esse embate Cruzeiro vs Minas Arena pende mais pro lado deles. Não consigo ver um caminho por onde o Cruzeiro possa trilhar em busca de melhorias significativas relativas ao Novo Mineirão.
 pyxis | BHZ | 29-07-13 19h44min
Caros,
Não foi minha intenção, nesta coluna, fomentar o debate ou possibilidades de estádio próprio x Mineirão. Fiz isto em outros momentos e a minha opinião sobre o assunto fica, a cada dia, mais confirmada e consolidada.
A questão central da coluna é a palhaçada que tem feito esta Minas Arena, que teremos que aturar até o final da COpa, que PODE piorar após a Copa e o apoio que devemos dar à diretoria do Cruzeiro e o Sócio do Futebol.
 pyxis | BHZ | 29-07-13 19h47min
Edazul, Obrigado pelo comentário e pelo elogio. Vc não está em Minas e não viu nada.
No jogo do 6a1o teve torcedor pulando catraca e entrando sem ingresso, com latão de cerveja na mão e ajudado por um Policial Militar. A foto foi publicada num jornal e, "misteriosamente", SUMIU em menos de 24h. A coisa é muito pior.
 pyxis | BHZ | 29-07-13 19h49min
Sabará5Estrelas, para tudo, exceto a morte, tem jeito. Para enganos e opiniões equivocadas o jeito é simples... abrir a cabeça, despir-se de preconceitos e ver o que os outros tem a dizer... quanto a outros problemas não posso te ajudar. :-P
 pyxis | BHZ | 29-07-13 19h52min
estreladocampeão, tenho minhas dúvidas. Quando vejo que os próprios cruzeirenses contribuem para a vida do Cruzeiro dar errado na Minas Arena, quando vejo discursos radicaloides de cruzeirense que tem a coragem de dizer que só vai a campo em final. EU fico pensando em quem tá com descrédito ou ameaçado. Espero que você esteja certo e o torcedor cruzeirenses veja a situação de forma diferenciada da passada pela mídia e por alguns cruzeirenses.
 pyxis | BHZ | 29-07-13 19h56min
RDish, duas coisas:
1. Existem muitas opções para o Cruzeiro usar o Mineirão de forma mais honesta. NENHUMA delas poderá ser colocada em prática antes do final da Copa do Mundo. O torcedor do Cruzeiro está impaciente e a diretoria um pouco ansiosa para resolver problemas básicos. Não sei se faz parte do "jogo" e de uma possível elitização do futebol. Temos que ficar alertas, vigilantes e ligados em defender O CRUZEIRO e com a certeza de que TUDO não se resolverá amanhã. cont...
 pyxis | BHZ | 29-07-13 19h59min
... Adicionalmente, tenho muitas dúvidas, pelo que já conversei até com dirigentes e conselheiros do Cruzeiro, se a diretoria do Cruzeiro está preparada para estas OPÇÕES e ALTERNATIVAS para a gestão/uso do Mineirão pós Copa do Mundo.
2. Para se comparar Arenas próprias, devemos usar como paradigma TODOS os times que tem estádios próprios entre os 20 maiores do Brasil. Só Arena do Grêmio não serve de parâmetro. Quem fizer isto, seriamente, terá a certeza de que Arena própria é PROBLEMA!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 16-08-13 09h26min
Procuro sempre ler sua coluna, do João Duarte, do Jorge Schulman e do Wilson Flávio. Se tenho tempo comento, mas não deixo de ler. Leio sempre as colunas do Tostão e do PVC, da ESPN. Procuro observar se são bem escritas e sem erros de gramática. Sou professor de Exatas, mas gosto de textos bem escritos. Leio bastante e estimulo meus filhos a lerem e vejo bons resultados nisto. As pessoas devem ler bons textos e com fontes confiáveis para formarem suas opiniões, não é mesmo?
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster