Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI -Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

15/06/2013 | Joao Duarte
Critério para avaliar o Trabalho de um Treinador

"Nosso treinador desde que iniciou o seu trabalho no clube tem sido contestado pelas origens." São justas as críticas ?

Mundo Azul,


Como Avaliar o Trabalho de um Treinador de Futebol ? - É preciso que se tenha um critério para avaliar o trabalho de um treinador. Na inexistência de um que seja universal, reconhecido e avalizado pelos entendidos da matéria, tentei expressar o que penso em 4 grandes tópicos, a saber :

1) Aproveitamento do time : não adianta jogar bem e perder. Porém, o dirigente tem que perceber se o trabalho pode reverter em bons resultados, se os maus resultados são decorrentes de uma má fase ou ausência dos jogadores mais importantes ou de um comando inoperante...
- ganhar uma decisão = + 10% de bonificação
- perder uma decisão = - 10% de bonificação
PESO = 25%

2) Liderança :
a) Criação do espírito de time no grupo de atletas (incentivo à disputa por posições, porém, com percepção de senso de justiça do treinador pelo elenco)
b) Habilidade no Gerenciamento de Crises (Internas e Externas)
c) Relacionamento com os torcedores e a imprensa (Irritabilidade, Ironia, Sinceridade, Atenção, Educação)
d) Defesa do seu grupo de jogadores, não atribuir a culpa de um mau resultado ao desempenho individual de um dos elementos do seu grupo.
e) Não queimar jogadores, antes pelo contrário, recuperá-los. Inserir jogadores descartados no grupo de trabalho.
f) Não temer substituir qualquer jogador do elenco quando for necessidade, mesmo se sujeitando aos gritos de burro, burro, burro.
g) Ter a adesão interna do grupo. Os jogadores demonstrarem confiar nas atitudes do treinador.
PESO = 25%

3) Conhecimento Técnico e Tático :
a) Utilização de sistema tático compatível aos jogadores do elenco.
b) Variações táticas adotadas com o time em vantagem e em desvantagem
c) Movimentação Ofensiva – chances de gol criadas durante as partidas, índice de gols marcados
d) Sistema Defensivo – chances de gol permitidas ao adversário, percepção do sistema de coberturas adotado, índice de gols sofridos.
e) Efetividade das jogadas ensaiadas
f) Consecução dos passes & posse de bola
PESO = 30%

4) Montagem do Elenco
a) Montar um elenco equilibrado (um grupo de 30 jogadores não pode ter mais do que 30% de jogadores com mais de 30 anos e nem a mesma proporção de jogadores até 21 anos de idade), dentro das possibilidades financeiras do clube
b) Dar oportunidades reais aos jovens da base do clube, efetivando-os no elenco e também abrindo espaços na titularidade. Antiguidade e nome, são importantes, mas, não podem ser garantia de presença em campo.
c) Atrair para o grupo jogadores que possam render dinheiro ao clube em eventuais negociações
d) Excesso de jogadores em uma posição e falta em outras.
e) Falta de opções de qualidade em uma função, fazendo com que o treinador tenha que recorrer a improvisações frequentes.
PESO = 20%

☻ CONCEITO FINAL :
Conceito A - maior que 85% - trabalho excelente.
Conceito B - de 75 a 85% - trabalho bom.
Conceito C - de 60 a 74% - trabalho regular.
Conceito D - de 40 a 59% - trabalho insatisfatório, ruim.
CONCEITO E - de 00 a 39% - trabalho péssimo, desclassificante.

Que avaliação pode ser feita do trabalho de Marcelo Oliveira ? - Se eu fosse ouvir o Cléber Costa só avaliaria a atuação do treinador no Campeonato Brasileiro, porque ele afirma que Mineiro não é parâmetro. E mais desprezaria os jogos contra Goiás e Atlético-PR porque estes times não são de 1ª linha. Então teria para analisá-lo o universo de 3 jogos contra o Atlético-MG, além dos jogos contra os times de Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul (ganhou 3, empatou 1 e perdeu 2), que são chamados de "nata do futebol brasileiro". Mas, como não concordo com ele vou analisar a temporada inteira.

Então vamos avaliar o trabalho do nosso treinador dentro destes grandes grupos, aplicando o conceito geral, dentro de cada um deles.

1 - Aproveitamento : São 86% de aproveitamento no geral, com um pênalti de 10% pela perda do título mineiro ou seja, 76% dos 25 pontos distribuídos neste quesito.

2 - Liderança : no meu ranking considerei que Marcelo teve os seguintes conceitos nos sub-itens.
a) A +++ b) B +++ c) B +++ d) A +++ e) A +++ f) A +++ g) B
No geral teve uma média de 85.6% dos pontos neste item.

3) Conhecimento Técnico e Tático :
a) A +++ b) C +++ c) B +++ d) C +++ e) B +++ f) C
No geral teve uma média de 77% dos pontos neste item.

4) Montagem do Elenco :
a) A +++ b) B +++ c) B +++ d) A +++ e) A
No geral uma média de 86% dos pontos

☻ NOTA FINAL - Marcelo Oliveira : 80.7, ou popularmente, nota 8.
Com esta nota o trabalho dele é aprovado.
O critério adotado é objetivo, não subjetivo.
Claro que há pontos a melhorar e para não ficar omisso, cito alguns deles :
♣ A dupla de volantes : ambos deixaram a desejar em alguns jogos e individualmente foram bem em outros. Hoje, o jogador cuja titularidade é mais contestada é Leandro Guerreiro, principalmente porque nas 2 derrotas (Atlético-MG e Botafogo) cometeu falhas importantes, que nos custaram as derrotas e a perda do título.
Nilton começou bem o ano, teve atuações destacadas, mas, nos últimos jogos não andou bem. Errou passes e parece ter se abatido um pouco em função de um lance infeliz contra o Botafogo.
De fato, temos jogadores de performance parecida na função, nenhum titular incontestável, nenhum pangaré também.

♣♣ A dupla de meias : Considerando as opções que temos no elenco : Diego Souza, Éverton Ribeiro, Élber, Ricardo Goulart e Lucca para executar as funções de meias de aproximação, creio que o clube esteja bem servido. Mas, apesar de insistir o ano todo até aqui com Diego Souza e Éverton Ribeiro, creio que a dupla não teve acoplamento perfeito. Tanto assim que me parece que a combinação isolada deles com os outros sempre melhora o time, o que foi comprovado com as invariáveis substituições de um deles em quase todas as partidas do Cruzeiro este ano. Vamos ver o que Marcelo Oliveira fará daqui para a frente, mas, ou mudam as peças, ou as peças melhoram ou senão o Cruzeiro vai continuar a criar pouco de parte de seus jogadores que ocupam a faixa mais nobre na criação.

♣♣♣ A lateral-esquerda : Uns detestam o Francisco Éverton, o acham atabalhoado no apoio e fraco na marcação. E sempre se escoram nos erros de passe dele para as críticas, especialmente na jogada falha do 1º gol das codornas no jogo que nos custou a perda do título mineiro de 2013. Realmente, ele é um jogador voluntarioso, de raça, mas, que tem baixa consecução quando passa do meio-campo (andou fazendo sempre a opção mais complicada).
Egídio bate bem melhor na bola, é mais efetivo no apoio, marca melhor e faz melhor as coberturas, mas, também falhou num lance decisivo no jogo final do Mineiro. Em suma, são jogadores regulares, mas, entre ambos eu ainda fico com o Egídio, com base nas atuações deste ano.

♣♣♣♣ A lateral direita : Ceará é um jogador de time, marca bem e é muito consciente no apoio. Gosto demais dele, mas, é fato que vem forçando a barra, jogando à meia-boca e assim não rende. Mayke vem entrando e dando conta do recado. Neste momento merece ser titular, pois, vem marcando excepcionalmente e vai bem no apoio também.

♣♣♣♣♣ Ataque : Se Dagoberto vem atuando muito bem (infelizmente vai parar por 6 semanas) e apesar dos problemas físicos é a contratação mais efetiva da temporada, o centroavante preocupa, porque Borges não consegue ter uma seqüência. Felizmente volta Vinícius Araújo com o moral elevado da sub20 e Anselmo Ramon, mesmo fazendo bem o pivô, lutando muito, ainda assim não conseguiu fazer o seu jogo fluir no Cruzeiro. E a culpa não é dele. No Cruzeiro os centroavantes com o estilo parecido com o dele, quase nunca se dão bem (só tiro fora o Oséias). Creio que em outro time o futebol dele até possa deslanchar, aqui será difícil. E para substituir Dagoberto o clube tem Lucca, Martinuccio, Élber ou seja ótimas opções no elenco.
Fábio e a dupla de zaga para mim, não são problemas. Estamos bem servidos.

☻ DESAFIO : Agora deixo com vocês as críticas, as discordâncias e as concordâncias. Nenhum sistema é perfeito, mas, fico com o meu critério até aqui alguém apresente outro melhor. O espaço VOZ DA ARQUIBANCADA está aí...
Promessa é dívida...às vezes até posso demorar um pouquinho para pagar, mas, vou pagar. Podem ter certeza disto (rs, rs, rs...).
"Nosso treinador desde que iniciou o seu trabalho no clube tem sido contestado pelas origens." São justas as críticas ?
Eu creio que não.

☻ O time dos homenageados desta semana tem :Marcos Mineiro, MaiordeMinas, Sabara5Estrelas, Sicilia, AldoBMF, Jairo_Curitiba, Marco_Curitiba, Marlúcio, GTPZeiro, Lambertucci e Carlos H. C. Campos, em nome dos 31 comentaristas que postaram junto com o colunista 150 comentários na coluna anterior.
☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Francisco Wilson de Oliveira (Chquinho do Deca), José Vicente (Butão Picolé), Túlio Zânder Portilho, Geraldo Dias de Carvalho (Bigode), Eduardo Carvalho Ferreira, Antônio Lúcio Carvalho Ferreira, Hélder Carvalho Ferreira, João Bosco Costa Lima, Geraldo Reis Maia, Antônio Sadi da Silva, Dr. Herbert José de Almeida Carneiro e para técnico do time Dênio Pires Silva.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 estrelado campeão | Ubá  | 15-06-13 17h26min
Olá João Duarte. Gostei dos critérios pontuados por você, realmente bons parâmetros para avaliação do trabalho de um técnico de futebol à frente de um time. Quanto às avaliações apenas questiono a situação do Anselmo Ramon. Já disse em um comentário do link Notícias que o A Ramon faz bem o papel de pivô, que só não é mais evidenciado porque os seus companheiros para os quais ele tem preparado as jogadas não têm sido eficientes na finalização. Porém, até que ponto isso não é orientação?
 estrelado campeão | Ubá  | 15-06-13 17h30min
Continuando o raciocínio sobre A Ramon : quando joga o Borges o esquema de jogo é pró Borges. Quando joga o A Ramon o esquema é diferente, parecendo claramente que o A Ramon tem que se adaptar ao esquema. Alguém se lembra do primeiro jogo contra o AtléticoMG, a bela jogada do A Ramon dando assistência para o gol do Dagoberto? Então é necessário que o torcedor e a crítica tenham noção dessas pequenas circunstâncias, desses pequenos detalhes, que resultam em diferenciação de rendimento no campo.
 estrelado campeão | Ubá  | 15-06-13 17h47min
A análise da lateral esquerda : muita boa, realmente é isso. Dentro das limitações de cada um o Egídio é superior e está em melhor momento. É uma das posições que teremos que reforçar na medida do possível. Falam em Cortez, dispensado na barca sãopaulina, que jogou muito no Botafogo e depois esqueceu. As falhas individuais ( no caso ambos falharam em momento crucial) também influenciam o trabalho de um treinador. Porém, nesse caso, de quem seria a responsabilidade? Dele ou dos dirigentes??
 estrelado campeão | Ubá  | 15-06-13 17h54min
A culpa poderia recair nos dirigentes, pelo fato de não se ter montado um elenco com boas opções em todas as posições. Entretanto, analisando outros elencos, qual time não tem carência em pelo menos duas posições?? E como competir com potências rivais : Flu recebe 9,1 milhões da Adidas e 90 milhões/ano da UNIMED; Corinthinas 30 milhões da Nike e 31 milhões da CAIXA; São Paulo 35 milhões da Penalty e 23 milhões da Semp Toshiba, Fla 38 milhões da Adidas e 25 milhões da Caixa.
 estrelado campeão | Ubá  | 15-06-13 18h02min
Porém, os aspectos mais importantes que você pontuou dizem respeito à liderança e conhecimento tático, que juntos são os quesitos que diferenciam os treinadores, pois todos terão que lidar com situações de carência em uma ou outra posição. É totalmente racional e extremamente lógica a pedida pelos jovens talentos Lucas Silva e V. Araújo. Tenho certeza que Marcelo os aproveitará no momento certo, sem risco de queimá-los. Um abraço João Duarte, e demais companheiros desse espaço azul.
 João Duarte | Vit�ria | 15-06-13 18h42min
Em resposta ao POLE = Cléber Costa,
Ao que me conste perdemos apenas 2 jogos sob o comando do Marcelo Oliveira. FOM FOM FOM FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMMMM !!!! Ouça o som da corneta.
2 - Anselmo Ramon só foi titular porque Borges se machucou.
3 - Leandro Guerreiro : comentado acima. Você fala muito e entoa pouco.
4 - Diego Souza e Éverton Ribeiro : também comentei acima. Traga alguma coisa nova para o debate.
O seu negócio é clichê... kkkkkk (6) falô MOTOQUINHA ?
 João Duarte | Vit�ria | 15-06-13 18h46min
Grande Estrelado Campeão,
Tem gente que acha que falar mal do Leandro Guerreiro, Anselmo Ramon, Marcelo Oliveira e Diego Souza lhe dá popularidade.
Não conseguem fazer uma análise sem deixar escorrer o veneno pelos cantos da boca...
Acho correto quando se critica um jogador por uma atuação ruim, mas, tem gente aqui que é torcedor condicional do clube.
Tipo assim : Se fulano de tal for escalado, vou torcer para ele errar tudo, aí entros nos BLOGs e arraso : "eu te disse"...
 João Duarte | Vit�ria | 15-06-13 18h48min
Agora, falando sério... eu respeito o gosto dos colegas. Tem gente que prefere o jogador A ao jogador B. Sempre disse que centroavante do tipo TANQUE raramente faz sucesso no clube, mas, ninguém pode falar que eu não tenha tentado valorizar o trabalho do Anselmo Ramon.
Outra coisa... tem gente que acha que jogador da base tenha que ser titular, não é bem por aí, mas, se o menino entra e joga bem, temos SIM que dar força. É o caso do Mayke, neste momento...merece o nosso apoio.
 João Duarte | Vit�ria | 15-06-13 18h52min
E finalmente temos o torcedor incinerador... queima um por rodada, pelo menos...
É a turma que adora escrever FORA fulano e FORA siclano, adora ROTULAR um jogador, mas, fica P*** da vida, quando a bazuca vira para o lado deles... apelam, com força.
Aprendi a conviver com todos os tipos de torcedores. No fundo todos querem o bem do clube que eles amam, só que alguns querem que todas as coisas sejam feitas conforme a cabeça deles e isto não acontecerá na prática. É respeitar, seguir a vida
 João Duarte | Vit�ria | 15-06-13 18h53min
Sobre a garotada no Cruzeiro :
Aposto que, com Marcelo Oliveira ou sem Marcelo Oliveira, pelo menos 2 deles serão titulares até o fim do ano no Cruzeiro.
Olho no Wallace, pois, também joga muita bola.
 alexaug | Belo Horizonte | 15-06-13 19h00min
Está tudo certo no Cruzeiro. O time é ótimo, o treinador ótimo, o aproveitamento é ótimo, a diretoria ótima.
 Edg | Belem | 15-06-13 19h07min
Cadê o Cruzeiro que revelava jogadores????? A quanto tempo não revelamos craques???? O que acontece com os jogadores da base que prometem e chegam no time principal somem. Os grandes do Estado de S. Paulo; qdo um menino faz um gol bonito, é valorizado, é incentivado, há toda uma cumplicidade (dirigentes, comissao tecnica e até mídia) para elevá-lo a condição de revelação, então esse clima ajuda psicologicamente este jovem, q vai entrando, participando e crescendo profissionalmente. Aqui...
 Edg | Belem | 15-06-13 19h11min
Aqui as coisas são diferentes, esperando a hora certa"magica" pra acobtecer. Acorda cruzeiro se fosse Marceli Oliveira tecnico do cruzeiro qdo Ronaldo chegou ao Cruzeiro, até hoje eke estaria no banco...
 Edg | Belem | 15-06-13 19h14min
V. Araujo esta merecendo esta chance. Tem que ser titular. Acorda Cruzeiro.
 zuloobas | varginha | 15-06-13 20h35min
JCD, vou repetir aqui o q disse na coluna do Globo: Sobre o treinador, creio q está realizando trabalho regular. Perdeu o rural, precisou do 2º jg x Resende e, no BR2013, venceu 2 de 5 partidas disputadas. Considerar os nºs do Rural, q o time PERDEU, e da 1ª fase da Copa do Brasil n dá. O q importa é o desempenho x equipes qualificadas, pois temos boas pretensões, afinal, AQUI É CRUZEIRO P... Então, o trabalho é regular. Se houvesse oportunidade de o Muricy vir p a Toca II, n pensava 2 vezes.
 zuloobas | varginha | 15-06-13 20h43min
JCD, em sua réplica ao Cleber Costa disse q AR entrou no lugar do Borges pq este machucou. Quase isso, esqueceu-se do 2º jg da final do rural em q o M. O. tirou o Borges imediatamente após ele quase fazer o 3º gol e o substituiu por A. Ramon, voltando de contusão, c apenas 10 min do 2º tempo e matou o nosso ataque.
 zuloobas | varginha | 15-06-13 20h51min
Sobre a garotada do Cruzeiro. O M.O. chegou sob o argumento de q daria mais oportunidades à base. Qual jogador da base é titular do Cruzeiro? Élber, Alisson e Lucas Silva n chegaram a merecer sequência? W. Mancine e Celso Roth tb davam as msms oportunidades ao Elber. Lucas Silva chegou a ser titular c Roth. Se acompanham de fato futebol, tentem se lembrar qtos jogadores Muricy puxou da base em seus times. Repito, M. O. n é mau treinador. Mas, por favor, não o superestimem. Nota 6.
 zuloobas | varginha | 15-06-13 20h55min
Virtudes do M. O.: É um cara sereno, armou equipe competitiva no Curitiba. É da escola Parreira e A.B. parte do pressuposto de q tem q escolher seus onze e dar a eles sequência p se conseguir conjunto e entrosamento necessários.
 sabara5estrelas | Sabara MG | 15-06-13 21h16min
Olá JB, Muito obrigado pela lembrança. Sobre o critério de avaliação, achei muito interessante, contudo discordo de alguns pontos. Não sei se no lugar do MO eu faria algo diferente. Vejam bem: Alguns reservas que quando entram em campo e botam fogo no jogo, quando começam não apresentam o mesmo futebol vide RG, Elber e outros. Sobre está conversa de que começou no rival para mim é conversa fiada, todo mundo que mexe no futebol é profissional. No meu critério acho q o MO faz um bom trabalho.
 sabara5estrelas | Sabara MG | 15-06-13 21h21min
Vejo também no MO uma certa predileção por jogadores de porte físico mais avantajado. Basta observar a formação do elenco. No ataque o preferido é o Luan. (isso faz do Cruzeiro o time q mais ganha bolas pelo alto no BR13).
 carlos_Almeida | Vitória | 15-06-13 21h21min
JD, avaliando em cima do seu gráfico e de sua análise; 1)APROVEITAMENTO DO TIME: 1ª etapa(CM), se fosse campeão 100%, vice 50%, por coincidência a mesma pontuação da 2ª etapa(CB) portanto PESO = 13% 2)LIDERANÇA: MO é um líder sem ser ditador, tem o feeling de colocar o jogador no momento certo, como aconteceu com Egídio e Dagoberto, esse teve humildade. DS, Dedé, ER e Nilton sabem de suas responsabilidades e as apostas sabem que tem conquistar o espaço e respeitam a hierarq. dos titulares = 25%
 sabara5estrelas | Sabara MG | 15-06-13 21h28min
Para finalizar acho que o BR13 esta nivelado por baixo, grandes times com elencos destroçados, quem sabe com uma ou duas contratações possamos fatura? Não podemos é fazer como o Grêmio com uma folha superior a 6 milhões, assim o futebol não aguenta. Boatos dão conta que AM está na Europa tentando fazer alguma contratação.
 zuloobas | varginha | 15-06-13 21h29min
Deu azar q o Henrique veio bichado. O q vai manter o M. O. no Cruzeiro são os resultados. Se eu fosse destacar uma coisa q me agrada no time do M. O. diria Posse de Bola. O q me incomoda n seu time é a Incontância. N consegue manter a pegada, n tem padrão tático, oscila muito. Em parte, por a equipe estar em formação, mas n se podem justificar as falhas apenas por este fator.
 carlos_Almeida | Vitória | 15-06-13 21h39min
3)CONHECIMENTO TECNICO E TÁTICO: Aplica bem seus conhecimentos, é inteligente e no geral suas substituições foram bem feitas, não o culpo por erros grotescos dos jogadores, pesa muito que errou feio quando não podia errar,= 15% 4)MONTAGEM DO ELENCO: Fábio 18, Ceará 13, Dedé 16, BR 16, Egídio 13, LG 12, Nilton 13, ER 14, DS 14, Dagoberto 17, Borges 14, total 160 pontos, média 14,5% + substitutos a altura e melhoria nas bolas aéreas= 17%, somando os 4 itens MO vale 70%, popular nota 7
 carlos_Almeida | Vitória | 15-06-13 23h24min
JD, eu dei minha opinião, mas o seu post foi de uma categoria de alá Tostão e Dirceu Lopes.
 Zezé | Belo Horizonte | 16-06-13 00h13min
Compadre o trabalho do Marcelo esta se iniciando bem e acredito teremos um time de ponta para disputar a ponta no próximo ano. Temos de parabenizar a diretoria que buscou reforços à altura de nosso nome Diego Souza, Dagoberto, Dedé e os investimentos que são promessas de bom futebol e conseqüentemente retorno financeiro R. Goulart, Lucas, E. Ribeiro.Mas sabemos que para ao menos disputar a Copa de Brasil e a vaga na Libertadores precisamos de algumas peças.(Continua)
 Zezé | Belo Horizonte | 16-06-13 00h13min
Compadre o trabalho do Marcelo esta se iniciando bem e acredito teremos um time de ponta para disputar a ponta no próximo ano. Temos de parabenizar a diretoria que buscou reforços à altura de nosso nome Diego Souza, Dagoberto, Dedé e os investimentos que são promessas de bom futebol e conseqüentemente retorno financeiro R. Goulart, Lucas, E. Ribeiro.Mas sabemos que para ao menos disputar a Copa de Brasil e a vaga na Libertadores precisamos de algumas peças.(Continua)
 Zezé | Belo Horizonte | 16-06-13 00h14min
Precisamos de dois laterais direito e esquerdo e um volante de pegada e não é o Souza, gostaria de ver mais o Uelinton que veio do Vitoria. Além destes reforços, torcer que algumas nossas estrelas brilhem, são minhas apostas: Elber, Vinicius A, Luca, E. Ribeiro, R. Goulart, Dedé, D. Souza e o Dagol não contundir. Esqueci do Martinuccio pode ser uma boa para dar velocidade ao ataque. Minha sugestão seria o retorno do Maicon ou Jonatas e o Cortes para esquerda.
 Zezé | Belo Horizonte | 16-06-13 00h14min
Precisamos de dois laterais direito e esquerdo e um volante de pegada e não é o Souza, gostaria de ver mais o Uelinton que veio do Vitoria. Além destes reforços, torcer que algumas nossas estrelas brilhem, são minhas apostas: Elber, Vinicius A, Luca, E. Ribeiro, R. Goulart, Dedé, D. Souza e o Dagol não contundir. Esqueci do Martinuccio pode ser uma boa para dar velocidade ao ataque. Minha sugestão seria o retorno do Maicon ou Jonatas e o Cortes para esquerda.
 Zezé | Belo Horizonte | 16-06-13 00h15min
Infelizmente o Henrique é só em 2014, tem de achar este volante que de cobertura a zaga e laterais. Quem você sugere?
 Zezé | Belo Horizonte | 16-06-13 00h15min
Infelizmente o Henrique é só em 2014, tem de achar este volante que de cobertura a zaga e laterais. Quem você sugere?
 Carlos Campos | Resende | 16-06-13 01h03min
Parabéns pela construção desse critério objetivo de análise. FALAR POR FALAR, CRITICAR POR CRITICAR É MOLE! Difícil é argumentar! MUITO BOM MESTRE!
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 10h47min
Digníssimo Cléber Costa,
O seu maior engano é querer colocar-me sempre ao lado de seus desafetos. Eu não defendo A, B ou C... muito antes pelo contrário, faço análise do que eu vejo, com olhos diferentes do seu.
Quer falar do Diego Souza ?
Ele realmente trava a bola, mas, é isto que permite que o time suba aos poucos. Há jogadores que aceleram demais o jogo e o time só vai bem de contra-ataque. Mas, se o modelo é posse de bola, há que ter alguém que pise na bola no meio.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 10h49min
Diego Souza para mim está bastante acima do peso, e é por esta razão que não consegue ter a explosão de arrancar do meio e chegar na frente para concluir.
Foi por esta razão que diante da ausência de Borges, com o Vinícius Araújo na sub20 e Anselmo Ramon péssimo em campo, que sugeri a escalação dele mais à frente como um falso centroavante.
Ele tem muito mais bola do que vem mostrando no Cruzeiro, mas, preciso de trabalho em cima dele, para perder peso, sem perder massa muscular.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 10h53min
Vejo este problema na preparação física do Cruzeiro há anos, mais precisamente desde que o Antônio Mello nos deixou em 2004. Conversando com especialistas da área, eles me disseram que a nossa preparação física privilegia a VELOCIDADE e menos a FORÇA. Ter um time veloz é importante, mas, o time tem que aguentar correr não apenas 45', mas, um jogo inteiro e mais uma prorrogação se necessário for. Então tem que ter RESISTÊNCIA também. E me preocupa o elevado número de contusões MUSCULARES do time.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 10h56min
Se o jogador tem técnica, tem qualidade (pois consegue mostrar em determinados momentos do jogo), mas, não tem rendimento uniforme, então há pontos a corrigir. Talvez eu tenha que incluir mais este 5º quesito na minha avaliação, não só do treinador, mas, de uma comissão técnica como um todo.
Enfim, quero dizer que não morro abraçado com jogador nenhum e nem com treinador nenhum, mas, tento ser o mais justo possível na análise.
Você, ao contrário, parece ter prazer de escrever contra...
 ivan.soares | Belo Horizonte | 16-06-13 13h24min
Não estou preocupado com o técnico, que na minha opinião vem fazendo um trabalho muito bom. Mas estou muito preocupado com a preparação física, fisiologia e departamento médico do clube. Como tantos jogadores se machucam no Cruzeiro? No jogo contra o Inter, 3 contundidos, inclusive um jovem de 20 anos que se machucou com 30 minutos em campo, após substituir outro contundido. Vemos times da primira divisão como Corinthians e cocotas onde jogadores mais velhos jogam o nao todo sem ... continua.
 ivan.soares | Belo Horizonte | 16-06-13 13h27min
sem nenhuma contusão. O Ronaldinho Gaucho jogo o ana passado todo e não se machucou nenhuma vez, e ele tem 33 anos. Acredito que a diretoria do Cruzeiro e o técnico Marcelo Oliveira devem avaliar o trabalho desta turma e, se for necessário, contratar profissionais mais qualificados. Não adianta nada termos um plantel grande e qualificado se ao mesmo tempo os dois atacantes mais efetivos estão no DM. Se nao houvesse a paralisação do campeonato agora nossa situação poderia se complicar muito.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 16-06-13 15h11min
A origem do MO não me incomoda. Ele tem direito de ganhar com o Cruzeiro o que não ganhou no cais seco, como ocorreu com Paulo Isidoro, Éder e Luizinho entre outros. Vi os jogos do Cruzeiro no Brasileirão e me incomodou e muito o nosso sistema defensivo.Eu espero que o MO o concerte nesse período de folga. Tirante isso, nada a reclamar. A coluna hoje está professoral. Parabéns João.
 jfabio | Pouso Alegre | 16-06-13 16h07min
JD, boa tarde. Diferente de outras resenhas, nesta você está meio tenso, como se precisasse provar algo. Mas vamos ao que interessa. Imagine uma escola com turmas de 5ª a 9ª. Cada matéria é ministrada por 1 professor e estes podem ministrar mais de 1 matéria. A média bimestral da escola é de 50%. (...) Neste exemplo existe uma regra da instituição, mas os alunos precisam cumprir as metas dos teus pais. Muitos exigirão noventa e tantos %. Prá outros, tanto faz. No futebol também é assim!..
 jfabio | Pouso Alegre | 16-06-13 16h16min
Mesmo que você tenha uma regra própria de avaliação, o máximo que podemos fazer é debater sobre a regra oficial do Cruzeiro. Quais são as expectativas do Cruzeiro? Onde ele quer chegar? Não adianta os caras montarem um time prá 2014 e nós ficarmos aqui nos esgoelando. Existe alguém no Cruzeiro preocupado com a preparação física? Se neste ano nós jogamos menos jogos, não deveríamos estar mais "inteiros"? Sobre o preparação (Velocidade x Resistência) ela não deveria ser feita por atelta?
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 17h23min
JFábio,
Não estou tenso e nem tento provar nada meu amigo. Mas, reconheço que estou ficando cansado do fogo amigo...
Tenho tido vontade de soltar os cachorros para cima de uns & outros que só veem coisa ruim para o nosso lado.
Mas, de outra sorte, a turma das MOTOCAS pode ser chata, mas, serve para nos mostrar que todas questões tem outros ângulos e é preciso se respeitar.
Eu me preocupo sim com o preparo físico, mas, sei que NENHUM TIME aguenta em ritmo fazer pressão 90'
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 17h26min
Respondo que hoje nenhum time no Brasil pode dizer que tem mais de 20% de chances de ser campeão.
O que eu espero do Cruzeiro é que :
Objetivo 1 - ultrapasse a cota 45 por volta da 26ª rodada.
Objetivo 2 - ultrapasse a cota 60 por volta da 33ª rodada. E seja o que Deus quiser nas 5 rodadas finais.
 jfabio | Pouso Alegre | 16-06-13 18h57min
João Duarte, obrigado por responder-me! E não desista nunca meu amigo, da sua grande marca registrada de pautar-se sempre pelas coisas positivas. Um abraço.
 raposão do Brasil | Não definido | 16-06-13 22h02min
BOA NOITE GALERA AZUL,ESTIVE FORA POR UNS TEMPOS POR PROBLEMAS PESSOAIS MAS AGORA ESTOU DE VOLTA,BOA COLUNA MEU CARO JD MAS O OTIMISMO ESTÁ EXAGERADO!!!!!TOMAMOS UM VAREIO DAS GALINHAS NO PRIMEIRO JOGO Q AO MEU POR FALTA DE UM TREINADOR FRACO DE PULSO,SE O TIME DELES ERA TÃO SUPERIOR, PORQUÊ FOMOS TÃO MELHOR NA SEGUNDA PARTIDA?TREINADOR FROXO!!!!PEGUEM LOGO O MURICY E DEIXEM ESSE PALERMA NO COXA...ABRAÇOS A TODOS OS COMPANHEIROS...
 raposão do Brasil | Não definido | 16-06-13 22h07min
ME PERDOEM PELO ERRO (POR CAUSA DE UM TREINADOR FRACO E NÃO POR FALTA).
 Joao Duarte | Vit�ria | 16-06-13 22h55min
Meu prezado Raposao do Brasil, Bom ter voce de volta ao nosso convivio. Mas, gostaria de falar com voce a respeito do classico : Cocotas 3 x 0 Cruzeiro. O treinador escalou de comeco o mesmo time que tinha passado facil pelo Villa Nova. So que justamente naquele dia, varios jogadores nossos aturam muito mal, ao mesmo tempo, especialmente no primeiro tempo. Em especial Leandro Guerreiro, Nilton e Everton Ribeiro, estiveram fora de sintonia. O nosso meio campo marcava mal demais, RG jogava livre.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h01min
O time deles ia tendo chances de gol, mas, ou Fábio salvava ou senão, eles cabeceavam para fora. Nas jogadas de bola parada na nossa área, a gente não ganhava uma de cabeça. Pela leitura labial a gente via o Fábio cobrar do Léo que não deixasse as torres fêmeas correrem de encontro à bola, claramente era orientação da comissão técnica do Cruzeiro a respeito da virtude do time adversário. O Cruzeiro só levou o gol numa falha de Francisco Everton que perdeu a bola para Marcos Rocha por se demorar.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h04min
Mas, não se pode tirar os méritos do adversário que ao retomar a posse de bola, se aproveitou da desorganização da nossa defesa e fez o gol em decorrência de :
a) um ótimo passe de Marcos Rocha a Ronaldinho Gaúcho
b) o espetacular passe de prima do Ronaldinho Gaúcho a Jô
c) O erro de Léo que marcou a Jô, canhoto, pelo lado errado
d) O bom domínio de Jô e a conclusão perfeita vencendo Fábio. É aí que eu não consigo aceitar descarregar toda a culpa do resultado nas costas do M.O.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h07min
O lance contou com a falha do nosso lateral, com os méritos dos 3 jogadores deles no lance e fundamentalmente, com a desorganização de nosso sistema defensivo que se preparava para sair da defesa ao ataque. Erros de passe nesta hora são capitais e decisivos. Quando falha o coletivo o treinador tem maior parcela de culpa, mas, quando a falha é individual, acoplada à qualidade do adversário, creio que tenha que se dar o referido desconto. Pois bem, fomos para o vestiário com 1 x 0 contra.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h10min
Marcel Oliveira tirou os 2 Evertons que estavam mal e colocou Egídio e Ricardo Goulart (que vinha de boas apresentações contra o Villa Nova). O Cruzeiro voltou marcando melhor ao time atleticano e de cara Dagoberto teve uma grande chance. Aí o energúmeno do Luiz Flávio Oliveira (o irmão do PCO que carrega a mesma má vontade com o Cruzeiro do irmão mais velho) resolve me expulsar o Bruno Rodrigo num lance mais que cavado do Ronaldinho Gaúcho, que apitou o jogo e fez o que quis em campo...
 zuloobas | varginha | 16-06-13 23h13min
JCD, dessa vez vou concordar c o Patropi: Pelo menos nessa coluna, o otimismo transborda. Mundo de Poliana. Considerar os nºs da 1ª fase do Mineiro q perdemos é querer ver excelência na desgraça. Sejamos objetivos de fato: Frangas bicampeãs, 2º jg c Resende, derrota p Botafogo, empate c CAP em jogo igual, empate c o Inter em q o adversário foi melhor e vitória do Fábio sobre o Corínthians. N tem como dar nota 8 p esse homem, gente. Até o momento, nota 6. Aguardarei 1 pouco + p dar meu veredito.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h13min
Cumpre dizer que Bruno Rodrigo havia tomado injustamente um cartão amarelo num lance fora da pequena área quando disputou uma bola com o goleiro atleticano, que caiu no chão simulando ter tomado uma cotovelada, lance que não existiu.
Pois bem, ficamos com a desvantagem no PLACAR e também a desvantagem numérica já aos 8' da etapa final.
Foi aí, que julgo que Marcelo Oliveira cometeu o maior erro no jogo, tirando o nosso único atacante de velocidade, para recompor a zaga com Paulão
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h17min
Parece que antevendo o fato, inspirado no erro de Ney Franco contra o mesmo Atlético, no jogo da ida das 8as de finais da Libertadores, TONINHO ALMEIDA nosso grande craque, comentarista do AQUI ESPORTES, havia comentado sobre retirar um atacante para recompor a defesa quando um beque é expulso.
Bastaria recuar Leandro Guerreiro para a função de quarto-zagueiro, recuar Nilton para a cabeça de área, trazer Diego Souza para 2º volante e completar o meio com Ricardo Goulart e Dagoberto.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h20min
Ao ficar sem a opção de velocidade, transformou o nosso time em presa fácil para o adversário. Ficamos à mercê do inimigo e eles fizeram os 3 x 0 com facilidade e ao invés de forçar mais, contra um time desgastado e contra DEZ, resolveram partir para o deboche. Foi um 2º tempo de brio do nosso time, mas, de muita dificuldade. Para complicar o juiz foi substituído e o careca capixaba nos fez o favor de não expulsar Réver que já tinha cartão e parou Ricardo Goulart com falta desleal.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h22min
Num dia em que tantos atuaram mal, colocar a culpa SÓ no treinador é covardia da grossa.
Claro que ele errou e tanto é verdade que eu penalizei a ele pela perda do título mineiro.
Mas, também é preciso se louvar o trabalho dele e o resultado no jogo seguinte. Por pouco o Cruzeiro não devolveu o placar. Se não fosse a infelicidade de Egídio aos 34' da etapa final, não sei se eles iriam conseguir resistir ao abafa final sem tremer.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h27min
Eu penso que é mais fácil o Muricy Ramalho ir treinar o time das Cocotas, porque se as ROSAnas vacilarem na Libertadores e forem eliminadas pelo NEWELL's OLD BOYS, algo me diz que o Cuca vaza no dia seguinte...
Vamos ver o que vai se passar com o Cruzeiro nos 4 jogos após o recesso da Copa das Confederações : Atlético-GO (c), Portuguesa (f), Náutico (c) e Atlético-GO (f).
Aí será um bom balizador para o trabalho do Marcelo Oliveira. Como diria o Adílson Batista, vamos aguaRRRRdaRRRR...
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h31min
Zuloobas,
Então para te agradar consideremos os jogos do Cruzeiro contra os times da série A em 2013 :
1 - 2 x 1 CAM - estréia do Mineirão. mesmo com 10, fomos bem melhores que eles. Marcelo foi corajoso e mesmo com 10 meteu Álisson e Dagoberto em campo, fizemos o gol da virada e só não saiu a goleada porque Nilton perdeu 2 gols feitos.
2 - 0 x 3 CAM - exaustivamente comentado acima.
3 - 2 x 1 CAM - Por pouco não revertemos o placar adverso do 1º jogo.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h34min
4 - 5 x 0 Goiás - Ótima estréia. Gols em jogadas ensaiadas, dedo do treinador.
5 - 2 x 2 Atlético-PR : Jogo em um campo muito ruim. Iniciamos o jogo tomamos 2 gols em 2 descidas deles. Destruir é mais fácil que construir com o campo ruim, mesmo assim, buscamos o empate e só não viramos porque Borges perdeu gol feito e o goleiro deles fez 2 defesas espetaculares em lances de Luan. Marcelo mexeu bem no time.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h36min
6 - 1 x 2 Botafogo - Tipo do resultado injusto. Fomos melhores e perdemos. Demos os 2 gols; O 1º numa falha clamorosa de Leandro Guerreiro. E o 2º pelo excesso de preciosismo do árbitro. Duvido que marcasse a nosso favor um lance daqueles. Vi e revi. O pé do Nilton no máximo faz um vento no lateral do Botafogo que cai no chão como se tivesse tomado uma bicuda na cabeça. Bola na cal e gol deles. Sei que depois disto Egídio tirou uma bola em cima da linha, mas, Everton Ribeiro errou demais antes.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 16-06-13 23h37min
João, como sempre muito boa sua análise, concordo com a avaliação do trabalho do M.Oliveira até aqui, apenas duas derrotas até junho tá muito bom. Quanto aos torcedores "cornetas", me incluo nestes, é porque alguns querem que o time mude da água pro vinho, imediatamente, isso é muito difícil, eu não esqueço a tristeza que era ver jogos do Cruzeiro até o final do ano passado, portanto na minha visão, atualmente o time está bem melhor, e ainda pode melhorar mais ainda.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h40min
E Anselmo Ramon conseguiu a proeza de me perder o gol 2 vezes em um mesmo lance chutando em cima do goleiro leiteiro deles, 2 vezes da pequena área. Culpar o Marcelo pela derrota é exagero, não ?
7 - 1 x 0 Corinthians. Mal no 1º tempo (eles foram parados 4 vezes pelo Fábio e nós só uma vez perturbamos o Cássio) e ótimo no 2º tempo, especialmente após a saída de Everton Ribeiro para a entrada do Elber. O Cruzeiro criou 9 chances de gol na etapa final e o Corinthians nenhuma. Marcelo foi bem.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h43min
8 - 2 x 2 Inter.
O time começou o jogo tendo muitas dificuldades com a movimentação do meio-campo deles. O nosso meio-campo de novo marcava mal, exceto Leandro Guerreiro que acertava tudo na marcação a D'Ale. Everton Ribeiro e Diego Souza, mais Nilton, não conseguiam acertar o posicionamento. Para complicar Dagoberto se machucou de cara (7'), depois de ter tomado uma entrada forte do volante do Inter, que o juiz nem falta deu (rasgo na canela). Depois, abriu o compasso e sentiu a virilha.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h47min
O Inter fez 1 x 0 com Otávio após troca de bola com Fred. E foi após ajuste das peças em campo que Éverton Ribeiro largou a ponta direita e num ótimo passe serviu a Elber que entrou e fez o gol, mas, também se machucou no lance. O Cruzeiro virou o jogo num pênalti bobo do He-Man que Everton Ribeiro bateu bem e controlava bem o jogo. Aí numa vacilada deu espaço na frente da área e tomamos o gol de Gabriel. Ricardo Goulart que havia entrado foi expulso e jogamos os últimos 20' com dez.
 zuloobas | varginha | 16-06-13 23h49min
JCD, responda-me, sobre o M. O. por favor: 1. Aproveita mais a base do q W. Mancine e Celso Roth? 2. É um nome acima de qq suspeita a ponto de ser blindado? 3. Marcou o Ronaldinha por zona? 4. Quem ele já revelou? 5. Q título ganhou? 6. Enxerga bem o jg? 7. Pode realizar um bom trabalho? 8. Faz alguma ressalva ao seu trabalho? Minhas respostas. 1. Não 2. Não. 3. Sim. 4. Sei q L. Donizete, Rafinha e É. Ribeiro foram bem c ele mas n foram revelados por ele. 5. Bi PR, 6. Razoavelmente. 7. Já fiz.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h50min
Então primo Zuloobas se você analisar bem, o nosso desempenho não foi HORROROSO, pois seriam 14 pontos conquistados em 24 disputados (58,3% de aproveitamento), contra times como o Botafogo (campeão carioca), Inter (campeão gaúcho), Corinthians (campeão do mundo e paulista), Goiás (campeão goiano, que ganhou do São Paulo dentro do Morumbi) e finalmente o Atlético-PR (que manteve o time descansado e fez uma longa pré-temporada).
E aí, PATROPI, alguma chance de rever seu julgamento ?
 zuloobas | varginha | 16-06-13 23h51min
7. sim. 8. já fiz as ressalvas.
 João Duarte | Vit�ria | 16-06-13 23h56min
Em resposta ao primo Zuloobas - II
Claro que seus quesitos são totalmente direcionados ao seu objetivo, mas, vamos a eles. 1. Aproveita mais a base do q W. Mancine e Celso Roth?
R - Sim. Com ele já tiveram chances Rafael, Mayke, Lucas Silva, Álisson, Élber, AR e Vinícius Araújo. Com os 2 últimos treinadores Rafael, Diego Renan, AR e Élber. Portanto 7 x 4 para Marcelo Oliveira.
2. É um nome acima de qq suspeita a ponto de ser blindado?
Não. Se não for bem vai dançar fácil.
 zuloobas | varginha | 16-06-13 23h57min
Primo, n disse q ele foi horrível. Dei nota 6 p ele. Nossa diferença são 2 pts. Digamos q fiquei p. c aqueles 0x3 da forma q ocorreu e isso tenha rebaixado um pouco minha nota final. Ainda assim, acho. 8 p ele é demais. Mads vou respeitar sua opinião. Apenas peço q reponda as perguntas q fiz e entenda a NOTA 6 q dou p o M.O.
 João Duarte | Vit�ria | 17-06-13 00h02min
3. Marcou o Ronaldinha por zona?
Discordo. Leandro Guerreiro ficou na marca dele. Só que foi mal no 1º jogo das finais e bem nos 2 jogos no Mineirão, quando o dentuço não arrumou nada.
4. Quem ele já revelou?
Buscou Rafinha no interior de São Paulo. Buscou Emerson em Santa Catarina (eu o havia indicado ao Cruzeiro). Subiu garotos da base no Coxa. Valorizou o Everton Ribeiro comprado por nós. Jonas comprado pelo Vasco. Revelou no Paraná e nas Cocotas (não acompanho muito a base de lá)
 João Duarte | Vit�ria | 17-06-13 00h06min
Mas, é bom frisar que só há uns 4 anos deixou a base do CAM para realmente iniciar sua carreira como treinador. Creio que Marcos Rocha tenha começado com ele. também tem os tais carvões molhados como o Renan Oliveira.
5. Q título ganhou?
- Foi bi-campeão do Paraná com o Coxa e fez 2 boas campanhas levando o time do PR à 2 finais da Copa do Brasil (perdeu para Vasco e Palmeiras).
- Recorde mundial de vitórias consecutivas : 24 vitórias.
Mas, tem que ver o que ele disputou também.
 João Duarte | Vit�ria | 17-06-13 00h08min
1. Aproveita mais a base do q W. Mancine e Celso Roth? 2. É um nome acima de qq suspeita a ponto de ser blindado? 3. Marcou o Ronaldinha por zona? 4. Quem ele já revelou? 5. Q título ganhou? 6. Enxerga bem o jg?
Você há de convir que ele reverteu vários placares e o desempenho do time melhorou com as mudanças feitas por ele. Não tem medo de tirar jogadores de nome quando julga que outro possa fazer mais. Foi audacioso e corajoso em alguns jogos, especialmente no jogo de estréia. ENXERGA SIM.
 João Duarte | Vit�ria | 17-06-13 00h11min
7. Pode realizar um bom trabalho?
Creio que conseguiu montar um grupo que tem as suas carências, especialmente na contenção de meio-campo, mas, que tem boas opções de banco. Ainda não teve TODOS à sua disposição especialmente Victorino, Henrique, Uélinton, Lucca e Martinuccio, Dedé se incorporou recentemente, mas, creio que PODE REALIZAR UM BOM TRABALHO. Aliás, os resultados não são horrorosos como alguns querem pintar.
Não tem nada a ver o fato dele ter sido atleta das ROSAnas.
 João Duarte | Vit�ria | 17-06-13 00h15min
8. Faz alguma ressalva ao seu trabalho?
Creio que ele precisa rever os seus conceitos sobre a montagem de meio-campo.
Para mim, as duas duplas devem ser desfeitas.
Para mim ou é Leandro Guerreiro ou Nilton, e nunca escondi que entre eles neste momento prefiro o Nilton.
Para mim ele deveria desfazer Diego Souza + Everton Ribeiro. Eu começaria os jogos com Élber (Lucca) no lugar de um deles. Creio que Diego Souza precisa perder peso e que Everton Ribeiro tenha que soltar + a bola.
 João Duarte | Vit�ria | 17-06-13 00h19min
Viu só.
Minha opinião diverge da sua em alguns pontos, mas, creio que não se pode classificar o trabalho do Marcelo como ruim até aqui. A metodologia usada aponta para uma nota 8. Talvez o mais justo seja algo na faixa de 7.0 ~ 7.5, mesmo assim, não é um trabalho desclassificante.
Eu proponho aguardar mais 4 jogos, até o jogo da volta contra o Atlético-GO. Se ele for bem fica, senão, creio que poderemos lutar para ter Muricy ou mesmo Dorival Jr. na Toca da Raposa II.
 zuloobas | varginha | 17-06-13 00h43min
Perfeito JCD, fechado.
 carlos_Almeida | Vitória | 17-06-13 12h06min
MO está sendo competente no planejamento e execução do trabalho proposto, só que além disso tem o resultado. No Camp. Mineiro, o 2º jogo foi uma tentativa de superação, MO perdeu o campeonato foi no 1º jogo, por mais explicações que tenha, mesmo que justifique, não isenta a sua responsabilidade, alguma coisa ele errou, ou na escalação... qualquer coisa, o que pesou muito na Avaliação do Trabalho de um Treinador.
 carlos_Almeida | Vitória | 17-06-13 12h13min
Neste início de 2ª etapa do trabalho do MO, a rotina está dentro do proposto, o resultado é que vai colocar em xeque o trabalho do treinador, não adianta nada escolher o bom caminho, andar direito, mas não chegar ao destino.
 mrr | Natal | 17-06-13 13h52min
Ótima análise do técnico João Duarte! Contudo quando tratamos de futebol os números podem as vezes mentir, a não ser que possamos mensurar o nível dos adversários diante das vitórias e derrotas. Se isso for possível ser feito, poderemos sim chegar a um número mais realístico. Gostei da coluna, pois esboça como e quais são seus parâmetros de avaliação. No mais, qualquer coisa que eu disser será repetitiva, portanto ficarem apenas lendo os comentários aqui postados.
 mrr | Natal | 17-06-13 13h55min
Mas como não sou de ferro quero apenas reforçar a ideia de desfazer as duplas, até para ver se dá uma sacudida em alguns jogadores. Agora baseado no que acompanhei até agora em relação ao Marcelo Oliveira dificilmente terá "culhão" para fazer isso. Agora é claro que parto do princípio que técnico escala todos os jogadores sem a intervenção de empresário, diretoria ou conselho.
 mrr | Natal | 17-06-13 13h58min
Quanto ao seu comentário JD que tem vontade as vezes de desistir, não o faça. Somos cricri assim mesmo, isso que é bacana, essa é fórmula deste blog.
 raposão do Brasil | Não definido | 17-06-13 19h32min
Grande JD,muito obrigado pela sua atenção e sua resposta esclarecedora, mas acho q o grande erro do MO naquela partida foi deixar o nosso time entrar desligado no jogo,sem vibração, sem interesse e quando acordaram as galinhas já estavam ganhando de 3 e com 1 a menos meu amigo JÁ ERA!!!!!Vejo q MO ainda está tímido se impondo pouco com os jogadores e hoje isso é MORTAL!!!!Forte abraço a vc JOÃO e todos os amigos da coluna...
 Redmosk | Uberl�ndia | 18-06-13 00h18min
Não queria contratação do M.O,depois de 6 meses minha opinião continua mesma!! o que ele fez até agora qualquer técnico com elenco atual faria,ser vice mineiro,ter aproveitamento de 53,3% no brasileirão é avançar para terceira fase da copa do brasil é minimo que podemos esperar.Na parte tática insisti em jogadores que não dão retorno,não da oportunidade para quem esta jogando melhor é pior não consegue extrair o melhor dos seus comandados.Gostaria Dorival Jr no cruzeiro,Muricy Não.....
 DERSON | LEME | 18-06-13 21h22min
Apos leitura detalhada sua coluna meu caro Joao Duarte tenho apenas uma resalva a fazer, eu buscaria o Cortez que esta afastado no Sao Paulo para a reserva do Egidio colocaria o Francisco Everton como volante junto ao Nilton(revezando a frente), creio que seria mais util que LGuerreiro. No mais abraços. Cruzeiro Sempre.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 19-06-13 11h57min
sobre o tema, vou opinar oportunamente.Mas entrei para comentar que o corriere dello sport afirma que o cruzeiro estaria repatriando o Thiago Ribeiro; outra noticia lida é que o Luisao estaria voltando para o Brasil e que viria para o cruzeiro. alguem sabe alguma coisa sobre isso? JD, seria interessante?
 Dilzeiro | Campinas | 19-06-13 12h25min
Pessoal, muitas criticas neste início de campeonato, na minha avaliação, pelos jogos nesta fase inicial, 7 pontos estariam de bom tamanho, e somente Cruzeiro e Botafogo estão com pontos acima do esperado. Cito exemplo do Fluminense, que no momento está na nossa frente, mas pelos jogos que teve não devia ter 9 pontos, mas sim, 13. O critério é simples, times postulantes ao título: Cruzeiro, galinhas, Grêmio, Inter, São Paulo, Corinthians, Flu e Botafogo.
 Dilzeiro | Campinas | 19-06-13 12h26min
Intermediários: Santos, Atlético-PR, Coritiba, Criciúma, Goiás, Vitória e Flamengo. Rebaixamento: Bahia, Vasco, Portuguesa, Ponte e Náutico. A conta é simples, contra os times de título, empate dentro ou fora de casa pode ser bom resultado. Contra os intermediários, vencer dentro empatar fora. Contra rebaixamento, vencer dentro e fora. Resumindo, estamos bem no campeonato, mas temos obrigação de vencer a Portuguesa no Canindé.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 19-06-13 13h04min
É João, eu fico até com um pé atrás com o MO sendo técnico do Cruzeiro, mas, me parece ele esta trabalhando sério e é de foato um profissional no camando do time. Torço e muito para ele fazer muito sucesso no Cruzeiro pois esta com um bom elenco em mãos e o sucesso dele significa o sucesso do nosso time. Vamos torcer!
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 19-06-13 13h05min
Caro João Duarte, o que você acha e pode ajudar, se for o caso, em fazer um ENOCONTRO Cruzeiro.org, lá no clube do Cruzeiro no Barro Preto? Já conversei por lá com o Hermínio, a princípio, para ver a possibilidade deste Evento e ele se mostrou favorável e disposto a ajudar no que precisar para que aconteça o Evento e de forma tranquila e com permissão do Cruzeiro. O que acha? Vale a pena fazer? Se for o caso, precisamos encontrar as pessoas/equipe certas para coordenar tudo.
 marco | Curitiba | 19-06-13 13h40min
Caro Joao, obrigado pela homenagem. Estou fora do Brasil e o acesso a internet eh limitado e o teclado sem acentos. Por isto vou me limitar a dizer que daria nota 7 ao MO, mas acho que ele pode melhorar.
 zuloobas | varginha | 20-06-13 22h29min
Robinho no Cruzeiro: https://mobile.twitter.com/GagasTavares Foi veiculado q o A. Mattos n medirá esforços p trazer Robinho.
 jrdirceu | Não definido | 21-06-13 11h16min
JD, apesar de ainda achar cedo, já estou perdendo minhas esperanças com o MO. Fui contra sua contratação, mas continuarei apoiando, mesmo já tendo algumas insatisfações. Não sei o que vem ocorrendo com o Cruzeiro, mas fico vendo todos os outros times lançarem jovens de 18 anos em suas formações iniciais, e aqui nada! Maike, Lucas Silva e Elber (nesta ordem) já estão fazendo por merecer uma sequência de no mínimo 05 jogos como titulares.
 jrdirceu | Não definido | 21-06-13 11h19min
Outro ponto diz respeito ao Diego Souza e Everton Ribeiro. No início do ano tinha grandes esperanças nesses 02 jogadores, mas diante das más atuações, passou da hora de um deles ir para o banco! Tanto aqui, quanto no caso dos jogadores da base, acredito que esteja faltando coragem, em outras palavras, colhões. Ora técnico de time grande não pode ter medo de jogadores, tem que ter medo é de futebol e resultados ruins.
 jrdirceu | Não definido | 21-06-13 11h22min
Por fim, hj li que o Cruzeiro sondou o Robinho. Trata-se de grande jogador, mesmo com uma queda de rendimento recente, mas será que o Cruzeiro precisa de mais uma atacante, especialmente com os jovens que estão lá aguardando uma sequência de jogos. Não seria melhor investir em um camisa 10 com bom toque de bola e que ajude a organizar as jogadas de ataque e em um lateral esquerdo mais confiável, que não comprometa a defesa e ainda ajude na saída de bola da defesa?
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 11h46 [0 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster